Sei sulla pagina 1di 196

Plano de Curso

Ensino Fundamental 6 a 9 ano

2007

Prefeitura Municipal de Santos


SECRETARIA DE EDUCAO DEPARTAMENTO PEDAGGICO
ESTNCIA BALNERIA

Plano de Curso
Ensino Fundamental Matemtica 6 a 9 ano
2007

APRESENTAO (...) Protege-me das incurses obrigatrias que sufocam o prazer da descoberta e com o silncio ( intimamente sbio ) das tuas palavras e dos teus gestos ajuda-me serenamente a ler e a escrever a minha prpria vida.
Ademar Ferreira. In: ALVES, Rubem. A escola com que sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir.

Caro(a) professor(a), Mais um ano letivo se inicia, trazendo novos desafios que nortearo sua prtica docente. Desse modo, com o intuito de auxiliar o planejamento de suas aes didtico-pedaggicas, a curto, mdio e longo prazo, apresentamos o Plano de Curso do 6 ao 9 ano. As sugestes de alterao que vocs nos enviaram foram analisadas criteriosamente e contempladas quando pertinentes. Ressaltamos que este documento, como o prprio nome diz, trata-se de um plano, e no de um planejamento, permitindo, assim, certa flexibilidade, ainda que apresente uma diviso bimestral dos contedos. Dessa forma, caber a voc, professor, aps o perodo de conhecimento de seu grupo-classe, o que compreende os diferentes procedimentos diagnsticos, estudar este plano a fim de estabelecer o melhor percurso pedaggico junto a seus alunos, ou seja, elaborar o planejamento propriamente dito. Similarmente ao ano de 2005, os contedos apresentam-se divididos em conceituais ( que se referem ao conhecimento de conceitos, fatos e princpios ), procedimentais ( que se referem a um saber fazer ) e atitudinais ( que esto associados a valores, atitudes e normas ). Cabe ainda dizer que, em razo dos contedos conceituais, manteve-se a diviso por disciplinas, o que, no entanto, no invalida a abordagem interdisciplinar do trabalho em sala de aula. Resguardadas as especificidades de cada rea do conhecimento, o que, em sua maioria, constri-se por meio dos contedos conceituais, por intermdio da aprendizagem dos outros contedos os procedimentais e os atitudinais que a interdisciplinaridade ocorre. Certos procedimentos tambm se aplicam com exclusividade a uma disciplina, porm, em sua maioria, assim como as atitudes a serem desenvolvidas pelas crianas, esses perpassam todas as reas do conhecimento, em maior ou menor escala, durante certa etapa de sua aprendizagem. nesse sentido, portanto, professor, que seu planejamento deve se orientar, buscando garantir a construo dos saberes prprios de cada disciplina, concomitantemente dos que se apreendem de uma forma transversal. Importa dizer que, ao falarmos dos conceitos mais especficos de cada disciplina, no estamos dizendo que o vnculo entre esses saberes no possa ser estabelecido, at porque ele existe naturalmente nos conhecimentos institudos, mas sim que h conceitos prprios de Lngua Portuguesa, os quais no dizem respeito Matemtica e vice-versa. Portanto, no necessrio forar tal aproximao, criando situaes de aprendizagem vazias de significado. Por outro lado, h conceitos que pertencem a mais de uma rea, demandando, assim, que sejam construdos interdisciplinarmente.

Indicamos, no fim deste documento, algumas sugestes de referncias bibliogrficas para aprofundamento dos temas aqui expostos. Sugerimos tambm que voc acesse o site do nosso Departamento Pedaggico, no qual poder encontrar subsdios terico-prticos para download, alm de outras informaes interessantes ( http://www.santos.sp.gov.br; clique em Educao, depois em DEPED ON LINE ). Lembramos ainda que estamos disposio para esclarecer eventuais dvidas, apontar sugestes, analisar coletivamente as dificuldades, a fim de colaborar na escolha dos percursos pedaggicos mais adequados para a efetiva aprendizagem de nossas crianas. Nossa inteno fortalecer, cada vez mais, a parceria entre ns, educadores, cujo objetivo comum a excelncia da qualidade de ensino e o desenvolvimento pleno e feliz das potencialidades de nossos alunos. Bom trabalho a todos! Departamento Pedaggico. Fevereiro de 2007.

6 Ano
2007

6 ANO

1 Bimestre

CINCIAS E TECNOLOGIA (Cin / Mat / Info)

MATEMTICA

CONTEDOS CONCEITUAIS PROCEDIMENTAIS ATITUDINAIS

NMEROS E OPERAES Numerao e contagem. Histria dos nmeros. Sistema de numerao decimal: sistema decimal posicional. Nmeros Naturais. Conjunto N dos nmeros naturais: identificao. Sucessor e antecessor. Representao na reta numrica. Operaes com Nmeros Naturais e nomenclatura. Adio de nmeros naturais. Propriedades estruturais da adio. Subtrao de nmeros naturais. Relao fundamental da subtrao. Multiplicao de nmeros naturais. Propriedades da multiplicao. Diviso de nmeros naturais. Relao fundamental da diviso. Potenciao de nmeros naturais. Raiz quadrada de um nmero natural. Expresses numricas e situaes-problema envolvendo operaes em N.

Leitura e escrita dos nmeros do nosso sistema decimal e de outras culturas e reconhecimento de sua importncia nas outras reas de conhecimento. Uso das operaes fundamentais com nmeros naturais adio, subtrao, multiplicao, diviso, potenciao e raiz quadrada na soluo de situaes-problema. Coleta e organizao de dados, interpretao, soluo e verificao de resultados. Investigao de padres, regularidades e modelos nas situaes-problema apresentadas em discusses. Levantamento de problemas que envolvam o contedo estudado. Observao da presena da geometria no cotidiano.

Desenvolvimento da capacidade de aceitao da opinio de todos e/ou contraargumentao. Desenvolvimento do respeito, da cooperao e da colaborao entre todos. Desenvolvimento do hbito de pensar, aprender e construir matemtica. Desenvolvimento do esprito crtico. Desenvolvimento da criatividade.

GEOMETRIA Origem da Geometria. A idia de ponto, reta e plano. Figuras geomtricas. Slidos geomtricos. Segmento de reta. Grandezas e medidas. Resoluo de situaes-problema envolvendo grandezas e as respectivas unidades padronizadas de medida, mais usuais, para efetuar clculos e expressar resultados. TRATAMENTO DA INFORMAO Tabelas e grficos (colunas ou barra). Organizao e anlise de informaes. Leitura e interpretao de dados expressos em tabelas e grficos.

2 Bimestre

6 ANO

CINCIAS E TECNOLOGIA
(Cin / Mat / Info) MATEMTICA

CONTEDOS CONCEITUAIS NMEROS E OPERAES Nmeros naturais: Noo e critrios de divisibilidade (2, 3, 5, 10 e 100); Fatores ou divisores de um nmero natural; Nmeros: primos e compostos; Decomposio de um nmero natural em fatores primos; Mltiplos de um nmero natural; Divisores comuns de dois ou mais nmeros naturais; Clculo do maior divisor comum (m.d.c); Mltiplos comuns de dois ou mais nmeros naturais (m.m.c); Clculo do m.m.c de dois ou mais nmeros naturais; Resoluo de situaes-problema envolvendo mltiplos e divisores. Nmeros racionais e sua forma fracionria: Origem dos nmeros racionais; Idia de nmero fracionrio e suas representaes, inclusive na reta numrica; Fraes equivalentes; Simplificao de fraes; PROCEDIMENTAIS Uso dos mltiplos e divisores de um nmero natural na resoluo de situaes- problema. Utilizao, no contexto social, dos nmeros racionais na forma fracionria. Uso das operaes fundamentais com nmeros racionais na forma fracionria adio, subtrao, multiplicao, diviso, potenciao e raiz quadrada na soluo de situaes-problema. Utilizao do nmero racional na forma fracionria para a resoluo de situaes-problema que envolvam o clculo de porcentagem. Observao da presena da geometria no cotidiano. Utilizao dos polgonos (tringulos e quadrilteros) em resoluo de situaesproblema. Uso do transferidor e esquadros. Coleta e organizao de dados, interpretao, soluo e verificao de resultados. Investigao de padres, regularidades e modelos nas situaes-problema apresentadas em discusses. Levantamento de problemas que envolvam o contedo estudado. ATITUDINAIS Desenvolvimento da capacidade de aceitao da opinio de todos e/ou contra- argumentao. Desenvolvimento do respeito, da cooperao e da colaborao entre todos. Desenvolvimento do hbito de pensar, aprender e construir matemtica. Desenvolvimento do esprito crtico. Desenvolvimento da criatividade.

Reduo de fraes a um mesmo denominador; Comparao de fraes; Representao na reta numrica;


Operao com nmeros racionais: Adio e subtrao; Multiplicao e diviso; Potenciao; Raiz quadrada exata; As fraes e a porcentagem; Resoluo de situaes-problema envolvendo operaes em Q+; GEOMETRIA ngulos e polgonos: ngulos: identificao; ngulos: reto, agudo e obtuso; ngulos: medidas (grau); Polgonos: identificao; Polgonos: tringulos e quadrilteros. Grandezas e medidas: Resoluo de situaes-problema envolvendo grandezas e as respectivas unidades padronizadas de medida, mais usuais, para efetuar clculos e expressar resultados. TRATAMENTO DA INFORMAO Tabelas e grficos (colunas ou barras segmentos ou linhas): Organizao e anlise de informaes; Leitura e interpretao de dados expressos em tabelas e grficos. e

3 Bimestre

6 ANO

CINCIAS E TECNOLOGIA
(Cin / Mat) MATEMTICA

CONTEDOS CONCEITUAIS PROCEDIMENTAIS Utilizao, no contexto social, dos nmeros ATITUDINAIS

NMEROS E OPERAES Nmeros racionais e sua forma decimal: Frao decimal; Representao decimal de uma frao; Representao na reta numrica; Operaes com nmeros racionais na sua forma decimal: adio; subtrao; multiplicao; diviso e potenciao. Nmeros racionais, sua forma decimal e porcentagem. GEOMETRIA Circunferncia e crculo: o A forma circular; o Circunferncia e crculo: identificao. GRANDEZAS E MEDIDAS Tabelas e grficos (colunas segmentos ou linhas). ou barras e

racionais na forma decimal. Resoluo de situaes-problema envolvendo operaes com nmeros racionais na forma decimal e porcentagens; Utilizao do nmero racional na forma decimal para a resoluo de situaes-problema que envolvam o clculo de porcentagem. Observao da presena da geometria no cotidiano. Utilizao da circunferncia e do crculo em resoluo de situaes-problema. Resoluo de situaes-problema envolvendo grandezas e as respectivas unidades padronizadas de medida, mais usuais, para efetuar clculos e expressar resultados. Coleta e organizao de dados, interpretao, soluo e verificao de resultados. Leitura e interpretao de dados expressos em tabelas e grficos. Investigao de padres, regularidades e modelos nas situaes-problema apresentadas em discusses. Levantamento de problemas que envolvam o contedo estudado.

Desenvolvimento da capacidade de aceitao da opinio de todos e/ou contraargumentao. Desenvolvimento do respeito, da cooperao e da colaborao entre todos. Desenvolvimento do hbito de pensar, aprender e construir matemtica. Desenvolvimento do esprito crtico. Desenvolvimento da criatividade.

4 Bimestre

6 ANO

CINCIAS E TECNOLOGIA
(Cin / Mat) MATEMTICA

CONTEDOS CONCEITUAIS PROCEDIMENTAIS ATITUDINAIS

NMEROS, OPERAES e GEOMETRIA Sistema decimal de medidas e Geometria: comprimento: quilmetro (km), metro (m),decmetro (dm), centmetro (cm) e milmetro (mm); permetro de um polgono; superfcie: quilmetro quadrado (km), metro quadrado (m) e centmetro quadrado (cm); regio: quadrada, retangular, triangular; rea de figuras geomtricas planas: quadrado, retngulo, paralelogramo e tringulo; volume: metro cbico (m), decmetro cbico (dm) e centmetro cbico (cm); volume: paraleleppedo retngulo e cubo; capacidade: litro ( l ) e mililitro (ml); massa de um corpo: tonelada (t), quilograma (kg), grama (g) e miligrama (mg); TRATAMENTO DA INFORMAO Tabelas e grficos segmentos ou linhas) (colunas ou barras e

Transformao de uma unidade de medida de comprimento, rea, volume, capacidade e massa em outra unidade, aplicando a relao decimal existente entre as diversas unidades. que Resoluo de situaes-problema envolvam medidas de comprimento e superfcie, inclusive permetro e reas de polgonos. que Resoluo de situaes-problema relacionam as unidades de volume, de capacidade e de massa. Clculo do volume de determinados slidos. Resoluo de situaes-problema envolvendo grandezas e as respectivas unidades padronizadas de medida, mais usuais, para efetuar clculos e expressar resultados. Coleta e organizao de dados, interpretao, soluo e verificao de resultados. Leitura e interpretao de dados expressos em tabelas e grficos. Investigao de padres, regularidades e modelos nas situaes-problema apresentadas em discusses. Levantamento de problemas que envolvam o contedo estudado.

Desenvolvimento da capacidade de aceitao da opinio de todos e/ou contraargumentao. Desenvolvimento do respeito, da cooperao e da colaborao entre todos. Desenvolvimento do hbito de pensar, aprender e construir matemtica. Desenvolvimento do esprito crtico. Desenvolvimento da criatividade.

7 Ano
2007

7 ANO
1 Bimestre

CINCIAS E TECNOLOGIA (Cin / Mat / Info)

MATEMTICA CONTEDOS CONCEITUAIS PROCEDIMENTAIS ATITUDINAIS

NMEROS E OPERAES Nmeros inteiros (Conjuntos Z) Conceito e identificao. Nmeros positivos e nmeros negativos. A reta numrica inteira. Mdulo de um nmero inteiro. Nmeros opostos ou simtricos. Comparao de nmeros inteiros. Operaes com nmeros inteiros Adio e subtrao. Multiplicao e diviso. Potenciao. Raiz quadrada exata. Resoluo de situaes-problema envolvendo operaes em Z. GEOMETRIA ngulos Conceito e identificao. Elementos de um ngulo. Medida de um ngulo: o grau. ngulos: reto, agudo e obtuso. Retas perpendiculares.

Utilizao, no contexto social, dos nmeros inteiros. Colocao dos nmeros inteiros em ordem crescente e decrescente. Uso das operaes fundamentais com nmeros inteiros adio, subtrao, multiplicao, diviso, potenciao e raiz quadrada na resoluo de problemas. Coleta e organizao de dados, interpretao, soluo e verificao de resultados. Investigao de padres, regularidades e modelos nas situaes-problema apresentadas em discusses. Levantamento de problemas que envolvam o contedo estudado. Observao da presena da geometria no cotidiano. Uso do transferidor.

Desenvolvimento da capacidade de aceitao da opinio de todos e/ou contraargumentao. Desenvolvimento do respeito, da cooperao e da colaborao entre todos. Desenvolvimento do hbito de pensar, aprender e construir matemtica.

Grandezas e medidas Resoluo de situaes-problema envolvendo grandezas e as respectivas unidades padronizadas de medida, mais usuais, fazendo converses adequadas para efetuar clculos e expressar resultados. TRATAMENTO DA INFORMAO Tabelas e grficos (colunas ou barras) Leitura e interpretao de informaes. Organizao e tabulao de dados expressos em tabelas. Construo de grficos.

2 Bimestre

7 ANO

CINCIAS E TECNOLOGIA (Cin / Mat / Info)

MATEMTICA CONTEDOS CONCEITUAIS NMEROS E OPERAES Nmeros racionais relativos: Conceito e identificao; Mdulo ou valor absoluto de um nmero racional relativo; A reta numrica racional; Operaes com nmeros racionais relativos: Adio e subtrao; Multiplicao e diviso; Potenciao; Raiz quadrada exata ; Expresses numricas; Resoluo de situaes-problema envolvendo operaes em Q; GEOMETRIA ngulos: Medida de um ngulo; Transformao de unidades; Operaes com medidas de ngulos: Adio e subtrao; Multiplicao por um nmero natural; Diviso por um nmero natural. ngulos consecutivos e adjacentes; Bissetriz de um ngulo; ngulos complementares e suplementares; PROCEDIMENTAIS Utilizao, no contexto social, dos nmeros racionais relativos. Uso das operaes fundamentais com nmeros racionais relativos adio, subtrao, multiplicao, diviso, potenciao e raiz quadrada na resoluo de situaesproblema. Observao da presena da geometria no cotidiano. Uso das operaes com ngulos adio, subtrao, multiplicao e diviso por um nmero natural na resoluo de situaesproblema. Utilizao dos ngulos consecutivos adjacentes complementares, suplementares, opostos pelo vrtice e bissetriz de um ngulo na resoluo de situaes-problema. Uso do compasso. Coleta e organizao de dados, interpretao, soluo e verificao de resultados. Investigao de padres, regularidades e modelos nas situaes-problema apresentadas em discusses. Levantamento de problemas que envolvam o contedo ATITUDINAIS Desenvolvimento da capacidade de aceitao da opinio de todos e/ou contra- argumentao. Desenvolvimento do respeito, da cooperao e da colaborao entre todos. Desenvolvimento do hbito de pensar, aprender e construir matemtica. Desenvolvimento do esprito crtico. Desenvolvimento da criatividade.

ngulos opostos pelo vrtice; Resoluo de situaes-problema, envolvendo


ngulos e suas medidas. Grandezas e medidas: Resoluo de situaes-problema envolvendo grandezas e as respectivas unidades padronizadas de medida, mais usuais, fazendo converses adequadas para efetuar clculos e expressar resultados. TRATAMENTO DA INFORMAO Tabelas e grficos (segmentos ou linhas) Leitura e interpretao de informaes; Organizao e tabulao de dados expressos em tabelas; Construo de grficos.

3 Bimestre

7 ANO

CINCIAS E TECNOLOGIA (Cin / Mat)

MATEMTICA CONTEDOS CONCEITUAIS PROCEDIMENTAIS Resoluo de situaes-problema por meio de ATITUDINAIS

NMEROS E OPERAES Equaes de 1 grau em Q: o Igualdades; o Conceito e identificao de uma equao; o Razes de uma equao; o Equaes equivalentes; o Equaes do 1 grau com uma incgnita. Inequaes do 1 grau em Q: o Desigualdades; o Conceito e identificao de ineqao; o Ineqaes do 1 grau com incgnita. Polgonos: o Conceito e identificao. Tringulos: o Elementos de um tringulo; o Reconhecimento de tringulos; o Relao entre as medidas dos ngulos de um tringulo.

uma uma

equaes do 1 grau. Resoluo de situaes-problema por meio de inequaes do 1 grau. Resoluo de situaes-problema envolvendo grandezas e as respectivas unidades padronizadas de medida, mais usuais, fazendo converses adequadas para efetuar clculos e expressar resultados. Observao da presena da geometria no cotidiano. Utilizao dos polgonos, tringulos e quadrilteros (elementos e propriedades) em resoluo de situaes-problema. Resoluo de situaes-problema que envolvam equaes do 1 grau, relacionando as medidas dos ngulos internos de um tringulo ou quadriltero. Leitura e interpretao de informaes. Organizao e tabulao de dados expressos em tabelas. Construo de grficos. Investigao de padres, regularidades e modelos nas situaes-problema apresentadas em discusses. Levantamento de problemas que envolvam o contedo.

Desenvolvimento da capacidade de aceitao da opinio de todos e/ou contraargumentao. Desenvolvimento do respeito, da cooperao e da colaborao entre todos. Desenvolvimento do hbito de pensar, aprender e construir matemtica. Desenvolvimento do esprito crtico. Desenvolvimento da criatividade.

o o

Elementos de um quadriltero; Relao entre as medidas dos ngulos de um quadriltero.

GRANDEZAS E MEDIDAS Tabelas e grficos (colunas ou barras e segmentos ou linhas):

4 Bimestre

7 ANO

CINCIAS E TECNOLOGIA (Cin / Mat)

MATEMTICA CONTEDOS CONCEITUAIS PROCEDIMENTAIS Representao e clculo de algumas razes ATITUDINAIS

NMEROS E OPERAES Proporcionalidade Razo: identificao; Razo entre dois nmeros racionais; Razo entre duas grandezas de mesma espcie. Razes especiais Escala; Densidade demogrfica; Velocidade mdia.

Razo na forma percentual; Taxa percentual e a porcentagem; Juro simples. Proporo Idia de proporo; Propriedade fundamental e outras propriedades das propores; Grandezas proporcionais Grandezas diretamente proporcionais; Grandezas inversamente proporcionais.

especiais: escala, densidade demogrfica e velocidade mdia. Resoluo de situaes-problema que envolvam o clculo da taxa percentual e / ou da porcentagem e juro simples, grandezas diretamente proporcionais ou inversamente proporcionais, por meio de estratgias variadas, incluindo a regra de trs. Resoluo de situaes-problema envolvendo grandezas e as respectivas unidades padronizadas de medida, mais usuais, fazendo converses adequadas para efetuar clculos e expressar resultados. Identificao das formas circulares em slidos geomtricos (cilindro e cone) ou em objetos do cotidiano. Representao da circunferncia e do crculo, destacando seus elementos. que Resoluo de situaes-problema envolvam circunferncia e crculo. Coleta e organizao de dados, interpretao, soluo e verificao de resultados.

Desenvolvimento da capacidade de aceitao da opinio de todos e/ou contraargumentao. Desenvolvimento do respeito, da cooperao e da colaborao entre todos. Desenvolvimento do hbito de pensar, aprender e construir matemtica. Desenvolvimento do esprito crtico. Desenvolvimento da criatividade.

Regra de trs: Regra de trs simples. GEOMETRIA A forma circular: Circunferncia e crculo: Identificao e elementos; Posies relativas de reta e circunferncia; Posies relativas de duas circunferncias. GRANDEZAS E MEDIDAS: TRATAMENTO DA INFORMAO Tabelas e grficos (setores ou circulares).

Leitura e interpretao de dados expressos em tabelas e grficos. Construo de grficos. Investigao de padres, regularidades e modelos nas situaes-problema apresentadas em discusses. Levantamento de problemas que envolvam o contedo estudado.

8 Ano
2007

8 ANO
1 Bimestre

CINCIAS E TECNOLOGIA (Cin / Mat / Info) MATEMTICA CONTEDOS

CONCEITUAIS

PROCEDIMENTAIS

ATITUDINAIS

NMEROS E OPERAES Potncias e razes em Q Potncia de um nmero racional. Propriedades da potenciao. Aplicao das propriedades da potenciao. Expoente inteiro negativo. Nmeros quadrados perfeitos. Raiz quadrada exata e aproximada de um nmero racional. Nmeros racionais e irracionais (conjunto R) Nmeros racionais: identificao e representao decimal na reta real; nmeros irracionais: identificao e representao na reta real. Nmeros reais: anlise, interpretao e resoluo de situaes-problema, compreendendo os diferentes significados das operaes. GEOMETRIA Paralelismo Retas paralelas. Retas reversas. ngulos formados por retas paralelas cortadas por transversais e suas relaes. ngulos correspondentes e paralelismo. Critrio de paralelismo e construo da reta paralela. ngulos alternos e ngulos colaterais. ngulos opostos pelo vrtice.

Utilizao, no contexto social, dos nmeros reais. Uso das operaes fundamentais com nmeros reais adio, subtrao, multiplicao, diviso, potenciao e raiz quadrada na soluo de situao-problema. Organizao para a resoluo de situaesproblema: coleta e organizao de dados, interpretao, soluo e verificao de resultados. Investigao de padres, regularidades e modelos nas situaes-problema apresentadas em discusses. Uso dos procedimentos corretos e das formas corretas de representao das resolues de um problema. Levantamento de problemas que envolvam o contedo estudado. Observao da presena da geometria no cotidiano. Uso da rgua, compasso e esquadro.

Desenvolvimento da capacidade de aceitao da opinio de todos e/ou contraargumentao. Desenvolvimento do respeito, da cooperao e da colaborao entre todos. Desenvolvimento do hbito de pensar, aprender e construir matemtica. Desenvolvimento do esprito crtico. Desenvolvimento da criatividade.

Grandezas e medidas Resoluo de situaes-problema envolvendo grandezas e as respectivas unidades padronizadas de medida mais usuais, fazendo converses adequadas para efetuar clculos e expressar resultados. TRATAMENTO DA INFORMAO Tabelas e grficos (colunas ou barras) Leitura, interpretao e anlise de informaes. Organizao e tabulao de dados expressos em tabelas. Construo de grficos.

2 Bimestre

8 ANO

CINCIAS E TECNOLOGIA (Cin / Mat / Info) MATEMTICA CONTEDOS

CONCEITUAIS NMEROS E OPERAES Clculo algbrico: Letras como representao de um nmero; Expresses literais ou algbricas; Valor numrico de uma expresso algbrica. Monmios (ou termos algbricos): Identificao; Grau; Reduo de termos semelhantes (ou adio algbrica); Multiplicao; Diviso; Potenciao. Polinmios: Identificao; Grau; Adio algbrica; Multiplicao e diviso. GEOMETRIA Polgono: Polgono: conceito e identificao; Nome dos polgonos; Polgonos nas figuras espaciais;

PROCEDIMENTAIS

ATITUDINAIS Desenvolvimento da capacidade de aceitao da opinio de todos e/ou contra- argumentao. Desenvolvimento do respeito, da cooperao e da colaborao entre todos. Desenvolvimento do hbito de pensar, aprender e construir matemtica. Desenvolvimento do esprito crtico. Desenvolvimento da criatividade.

Utilizao, no contexto social, do clculo algbrico, monmios e polinmios. Uso das operaes fundamentais com monmios e polinmios na resoluo de situaes-problema. Observao da presena da geometria nos objetos do cotidiano. Utilizao dos polgonos, seus elementos e propriedades na resoluo de situaes-problema. Coleta e organizao de dados, interpretao, soluo e verificao de resultados. Investigao de padres, regularidades e modelos nas situaes-problema apresentadas em discusses. Levantamento de problemas que envolvam o contedo

Diagonais de um polgono; Permetro de um polgono; Polgono regular; ngulos de um polgono convexo; Soma das medidas dos ngulos internos de um tringulo; Soma das medidas dos ngulos internos e externos de um polgono qualquer; ngulos de um polgono regular.

Grandezas e medidas: Resoluo de situaes-problema envolvendo grandezas e as respectivas unidades padronizadas de medida mais usuais, fazendo converses adequadas para efetuar clculos e expressar resultados. TRATAMENTO DA INFORMAO Tabelas e grficos (segmentos ou linhas): Leitura, interpretao e anlise de informaes; Organizao e tabulao de dados expressos em tabelas; Construo de grficos.

3 Bimestre

8 ANO

CINCIAS E TECNOLOGIA (Cin / Mat) MATEMTICA CONTEDOS

CONCEITUAIS

PROCEDIMENTAIS Utilizao, no contexto social, dos produtos

ATITUDINAIS

NMEROS E OPERAES Polinmios: o Produtos notveis; o Fatorao: o Fator comum em evidncia; o Agrupamento; o Diferena de dois quadrados; o Trinmio quadrado perfeito.
Frao algbrica: o Identificao; o Simplificao; o Operaes: adio, subtrao, multiplicao

e diviso.

GEOMETRIA Tringulo: conceito e identificao; o Elementos de um tringulo; tringulos quanto aos o Classificao dos lados; o Condies de existncia de um tringulo; o Os ngulos nos tringulos (internos e externos); o Classificao dos tringulos quanto aos ngulos; o Elementos do tringulo: alturas, medianas e bissetrizes internas;

notveis, dos casos de fatorao e das fraes algbricas. Uso dos produtos notveis, dos casos de fatorao e das fraes algbricas, na resoluo de situaes-problema. Observao da presena da geometria nos objetos do cotidiano. Utilizao dos tringulos dos produtos notveis, dos casos de fatorao e das fraes algbricas, seus elementos e propriedades na resoluo de situaes-problema. Resoluo de situaes-problema envolvendo grandezas e as respectivas unidades padronizadas de medida mais usuais, fazendo converses adequadas para efetuar clculos e expressar resultados. Leitura, interpretao e anlise de informaes. Organizao e tabulao de dados expressos em tabelas. Construo de grficos. Investigao de padres, regularidades e modelos nas situaes-problema apresentadas em discusses. Levantamento de problemas que envolvam o contedo

Desenvolvimento da capacidade de aceitao da opinio de todos e/ou contraargumentao. Desenvolvimento do respeito, da cooperao e da colaborao entre todos. Desenvolvimento do hbito de pensar, aprender e construir matemtica. Desenvolvimento do esprito crtico. Desenvolvimento da criatividade.

o Congruncia

de tringulos: conceito, identificao e clculo das medidas dos lados e dos ngulos.

GRANDEZAS E MEDIDAS TRATAMENTO DA INFORMAO Tabelas e grficos (colunas ou segmentos ou linhas): barras e

4 Bimestre

8 ANO

CINCIAS E TECNOLOGIA (Cin / Mat) MATEMTICA CONTEDOS

CONCEITUAIS

PROCEDIMENTAIS

ATITUDINAIS

NMEROS E OPERAES Equaes do 1 grau e sistema de equaes do 1 grau: Equao do 1 grau (reviso); Equaes fracionrias do 1 grau com uma incgnita; Equaes literais do 1 grau com uma incgnita; Equaes do 1 grau com duas incgnitas; Sistemas de equaes do 1 grau com duas incgnitas.

GEOMETRIA Quadriltero, circunferncia e crculo: Quadriltero: conceito e identificao; Soma das medidas dos ngulos internos de um quadriltero; Paralelogramos: identificao e propriedades retngulo, losango e quadrado; Trapzios: identificao e propriedades; Circunferncia e crculo: conceito, identificao e representao.

Resoluo de equaes literais e fracionrias do 1 grau com uma incgnita. Resoluo de sistemas de equaes do 1 grau com duas incgnitas (mtodos da adio e da substituio). Interpretao e resoluo grfica de sistemas de equaes do 1 grau com duas variveis. Identificao de quadrilteros, circunferncia e crculo, observando figuras e objetos do cotidiano. Resoluo de situaes-problema que envolvam quadrilteros, circunferncia e crculo e suas propriedades. Resoluo de situaes-problema envolvendo grandezas e as respectivas unidades padronizadas de medida mais usuais, fazendo converses adequadas para efetuar clculos e expressar resultados. Leitura, interpretao e anlise de informaes. Organizao e tabulao de dados expressos em tabelas. Construo de grficos. Investigao de padres, regularidades e modelos nas situaes-problema apresentadas em discusses. Levantamento de problemas que envolvam o contedo estudado.

Desenvolvimento da capacidade de aceitao da opinio de todos e/ou contraargumentao. Desenvolvimento do respeito, da cooperao e da colaborao entre todos. Desenvolvimento do hbito de pensar, aprender e construir matemtica. Desenvolvimento do esprito crtico. Desenvolvimento da criatividade.

Reta tangente a uma circunferncia; Propriedades da reta tangente; Arco de circunferncia, ngulo central e ngulo inscrito; ngulos cujos vrtices no pertencem circunferncia.

GRANDEZAS E MEDIDAS TRATAMENTO DA INFORMAO Tabelas e grficos (setores ou circulares).

9 Ano
2007

9 ANO
1 Bimestre

CINCIAS E TECNOLOGIA (Cin / Mat / Info)

MATEMTICA CONTEDOS CONCEITUAIS PROCEDIMENTAIS ATITUDINAIS

NMEROS E OPERAES Potenciao Propriedades (reviso). Notao cientfica. Simplificao. Radicais Raiz ensima de um nmero real. Potncia com expoente racional. Radical aritmtico e suas propriedades. Simplificao de radicais: extrao de fatores do radicando. Introduo de um fator externo no radicando. Adio algbrica de dois ou mais radicais. Multiplicao com radicais de mesmo ndice. Diviso com radicais de mesmo ndice. Reduo de dois ou mais radicais ao mesmo ndice. Potenciao com radicais: produtos notveis. Racionalizao de denominadores de uma expresso fracionria.

Utilizao da fatorao para representar um nmero em forma de potncia. Uso das operaes com radicais adio, subtrao, multiplicao, diviso, potenciao (utilizao dos produtos notveis) e racionalizao, na soluo de situaesproblema. Coleta e organizao de dados, interpretao, soluo e verificao de resultados. Investigao de padres, regularidades e modelos nas situaes-problema apresentadas em discusses. Levantamento de problemas que envolvam o contedo estudado. Uso do Teorema de Tales e da bissetriz interna do tringulo em situaes do cotidiano. Uso de rgua, compasso e esquadro.

Desenvolvimento da capacidade de aceitao da opinio de todos e/ou contraargumentao. Desenvolvimento do respeito, da cooperao e da colaborao entre todos. Desenvolvimento do hbito de pensar, aprender e construir matemtica.

Simplificao de expresses com radicais.

GEOMETRIA Proporcionalidade Propriedade fundamental das propores (reviso). Razo entre dois segmentos. Segmentos proporcionais. Feixe de retas paralelas e propriedade. Teorema de Tales. Teorema da bissetriz interna de um tringulo. Grandezas e medidas Resoluo de situaes-problema envolvendo grandezas e as respectivas unidades padronizadas de medida, mais usuais, fazendo converses adequadas para efetuar clculos e expressar resultados. TRATAMENTO DA INFORMAO Estatstica Definio. Organizao e interpretao de dados em tabelas. Construo de tabelas.

2 Bimestre

9 ANO

CINCIAS E TECNOLOGIA (Cin / Mat / Info)

MATEMTICA CONTEDOS CONCEITUAIS NMEROS E OPERAES Equaes do 2 grau: Conceito e identificao; Equao do 2 grau com uma incgnita; Equaes completas e incompletas do 2 grau; Razes de uma equao do 2 grau; Relaes entre as razes e os coeficientes de uma equao do 2 grau; Equaes biquadradas; Equaes irracionais; Sistemas de equaes do 2 grau; Situaes-problema envolvendo equaes de 2 grau. Plano cartesiano: As coordenadas cartesianas no plano. GEOMETRIA Semelhana: Figuras semelhantes. Polgonos semelhantes. Conceito de semelhana. Tringulos semelhantes. Razo de semelhana. Utilizao da equao do 2 grau, seus elementos e propriedades na resoluo de situaesproblema. Uso das coordenadas cartesianas em situaes do cotidiano Observao da presena da geometria em objetos do cotidiano. Utilizao dos polgonos semelhantes, seus elementos e propriedades em resoluo de situaes-problema. Coleta e organizao de dados, interpretao, soluo e verificao de resultados. Investigao de padres, regularidades e modelos nas situaes-problema apresentadas em discusses. Levantamento de problemas que envolvam o contedo Desenvolvimento da capacidade de aceitao da opinio de todos e/ou contra- argumentao. Desenvolvimento do respeito, da cooperao e da colaborao entre todos. Desenvolvimento do hbito de pensar, aprender e construir matemtica. Desenvolvimento do esprito crtico. Desenvolvimento da criatividade. PROCEDIMENTAIS ATITUDINAIS

Propriedade

dos permetros em polgonos semelhantes. Teorema fundamental da semelhana de tringulos.

Grandezas e medidas: Resoluo de situaes-problema envolvendo grandezas e as respectivas unidades padronizadas de medida mais usuais, fazendo converses adequadas para efetuar clculos e expressar resultados. TRATAMENTO DA INFORMAO Estatstica: Construo de tabelas e grficos (colunas ou barras).

3 Bimestre

9 ANO

CINCIAS E TECNOLOGIA (Cin / Mat)

MATEMTICA CONTEDOS CONCEITUAIS PROCEDIMENTAIS Utilizao, no contexto social, da funo do 1 ATITUDINAIS

NMEROS E OPERAES Funo: o A noo de funo; o Funo polinominal do 1 grau; o Grfico da funo polinomial do 1 grau; o Zero da funo polinomial do 1 grau. GEOMETRIA GRANDEZAS E MEDIDAS Teorema de Pitgoras: o Conceito e identificao; o Relaes mtricas no tringulo retngulo; o Relaes trigonomtricas no tringulo retngulo. TRATAMENTO DA INFORMAO Estatstica: Mdia aritmtica.

grau. Utilizao da funo do 1 grau, seus elementos e grficos na resoluo de situaes-problema. Observao da presena da geometria em objetos do cotidiano. Utilizao do Teorema de Pitgoras, das relaes mtricas e trigonomtricas no tringulo retngulo em resoluo de situaes-problema. Resoluo de situaes-problema envolvendo grandezas e as respectivas unidades padronizadas de medida, mais usuais, fazendo converses adequadas para efetuar clculos e expressar resultados. Utilizao do clculo da mdia aritmtica em resoluo de situaes-problema. Construo de tabelas e grficos (segmentos ou linhas). Coleta e organizao de dados, interpretao, soluo e verificao de resultados. Investigao de padres, regularidades e modelos nas situaes-problema apresentadas em discusses. Levantamento de problemas que envolvam o contedo

Desenvolvimento da capacidade de aceitao da opinio de todos e/ou contraargumentao. Desenvolvimento do respeito, da cooperao e da colaborao entre todos. Desenvolvimento do hbito de pensar, aprender e construir matemtica. Desenvolvimento do esprito crtico. Desenvolvimento da criatividade.

4 Bimestre

9 ANO

CINCIAS E TECNOLOGIA (Cin / Mat)

MATEMTICA CONTEDOS CONCEITUAIS PROCEDIMENTAIS Utilizao, no contexto social, da funo do 2 grau. Utilizao da funo do 2 grau, seus elementos e ATITUDINAIS Desenvolvimento da capacidade de

NMEROS E OPERAES Funo polinomial do 2 grau ou quadrtica: Funo polinomial do 2 grau; Grfico da funo quadrtica no plano cartesiano; Zeros da funo quadrtica; Estudo do grfico da funo quadrtica GEOMETRIA Relaes mtricas (circunferncia, crculo e polgonos): Relaes mtricas na circunferncia; Clculo do comprimento de uma circunferncia; Polgonos regulares inscritos na circunferncia; Elementos de um polgono regular inscrito; Propriedades dos polgonos regulares; Relaes mtricas em polgonos regulares; reas do: retngulo; paralelogramo; tringulo; losango; quadrado; trapzio e regies circulares. GRANDEZAS E MEDIDAS TRATAMENTO DA INFORMAO Estatstica: Mdia ponderada.

grficos na resoluo de situaes-problema. Observao da presena da geometria em objetos do cotidiano. Utilizao das relaes mtricas dos polgonos, da circunferncia e do crculo em resoluo de situaesproblema. Reconhecer e utilizar os elementos e propriedades dos polgonos regulares em resoluo de situaes-problema. Utilizar os clculos das reas do retngulo, paralelogramo, tringulo, quadrado, losango, trapzio e regies circulares em resoluo de situaes-problema. Resoluo de situaes-problema envolvendo grandezas e as respectivas unidades padronizadas de medida, mais usuais, fazendo converses adequadas para efetuar clculos e expressar resultados. Utilizao do clculo da mdia aritmtica em resoluo de situaes-problema. Construo de tabelas e grficos (segmentos ou linhas, setores ou circulares). Leitura, interpretao e anlise de informaes. Organizao e tabulao de dados expressos em tabelas. Construo de grficos e tabelas (setores ou circulares). Investigao de padres, regularidades e modelos nas situaes-problema apresentadas em discusses. Levantamento de problemas que envolvam o contedo estudado.

aceitao da opinio de todos e/ou contra- argumentao. Desenvolvimento do respeito, da cooperao e da colaborao entre todos. Desenvolvimento do hbito de pensar, aprender e construir matemtica. Desenvolvimento do esprito crtico. Desenvolvimento da criatividade.

Prefeitura Municipal de Santos


SECRETARIA DE EDUCAO DEPARTAMENTO PEDAGGICO
ESTNCIA BALNERIA

Plano de Curso
Ensino Fundamental Cincias 6 a 9 ano
2007

APRESENTAO (...) Protege-me das incurses obrigatrias que sufocam o prazer da descoberta e com o silncio ( intimamente sbio ) das tuas palavras e dos teus gestos ajuda-me serenamente a ler e a escrever a minha prpria vida.
Ademar Ferreira. In: ALVES, Rubem. A escola com que sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir.

Caro(a) professor(a), Mais um ano letivo se inicia, trazendo novos desafios que nortearo sua prtica docente. Desse modo, com o intuito de auxiliar o planejamento de suas aes didtico-pedaggicas, a curto, mdio e longo prazo, apresentamos o Plano de Curso do 6 ao 9 ano. As sugestes de alterao que vocs nos enviaram foram analisadas criteriosamente e contempladas quando pertinentes. Ressaltamos que este documento, como o prprio nome diz, trata-se de um plano, e no de um planejamento, permitindo, assim, certa flexibilidade, ainda que apresente uma diviso bimestral dos contedos. Dessa forma, caber a voc, professor, aps o perodo de conhecimento de seu grupo-classe, o que compreende os diferentes procedimentos diagnsticos, estudar este plano a fim de estabelecer o melhor percurso pedaggico junto a seus alunos, ou seja, elaborar o planejamento propriamente dito. Similarmente ao ano de 2005, os contedos apresentam-se divididos em conceituais ( que se referem ao conhecimento de conceitos, fatos e princpios ), procedimentais ( que se referem a um saber fazer ) e atitudinais ( que esto associados a valores, atitudes e normas ). Cabe ainda dizer que, em razo dos contedos conceituais, manteve-se a diviso por disciplinas, o que, no entanto, no invalida a abordagem interdisciplinar do trabalho em sala de aula. Resguardadas as especificidades de cada rea do conhecimento, o que, em sua maioria, constri-se por meio dos contedos conceituais, por intermdio da aprendizagem dos outros contedos os procedimentais e os atitudinais que a interdisciplinaridade ocorre. Certos procedimentos tambm se aplicam com exclusividade a uma disciplina, porm, em sua maioria, assim como as atitudes a serem desenvolvidas pelas crianas, esses perpassam todas as reas do conhecimento, em maior ou menor escala, durante certa etapa de sua aprendizagem. nesse sentido, portanto, professor, que seu planejamento deve se orientar, buscando garantir a construo dos saberes prprios de cada disciplina, concomitantemente dos que se apreendem de uma forma transversal. Importa dizer que, ao falarmos dos conceitos mais especficos de cada disciplina, no estamos dizendo que o vnculo entre esses saberes no possa ser estabelecido, at porque ele existe naturalmente nos conhecimentos institudos, mas sim que h conceitos prprios de Lngua Portuguesa, os quais no dizem respeito Matemtica e vice-versa. Portanto, no necessrio forar tal aproximao, criando situaes de aprendizagem vazias de significado. Por outro lado, h conceitos que pertencem a mais de uma rea, demandando, assim, que sejam construdos interdisciplinarmente.

Indicamos, no fim deste documento, algumas sugestes de referncias bibliogrficas para aprofundamento dos temas aqui expostos. Sugerimos tambm que voc acesse o site do nosso Departamento Pedaggico, no qual poder encontrar subsdios terico-prticos para download, alm de outras informaes interessantes ( http://www.santos.sp.gov.br; clique em Educao, depois em DEPED ON LINE ). Lembramos ainda que estamos disposio para esclarecer eventuais dvidas, apontar sugestes, analisar coletivamente as dificuldades, a fim de colaborar na escolha dos percursos pedaggicos mais adequados para a efetiva aprendizagem de nossas crianas. Nossa inteno fortalecer, cada vez mais, a parceria entre ns, educadores, cujo objetivo comum a excelncia da qualidade de ensino e o desenvolvimento pleno e feliz das potencialidades de nossos alunos. Bom trabalho a todos! Departamento Pedaggico. Fevereiro de 2007.

6 Ano
2007

6 ANO
1 Bimestre

CINCIAS E TECNOLOGIA (Cin / Mat / Info)

CINCIAS CONTEDOS CONCEITUAIS PROCEDIMENTAIS ATITUDINAIS

Terra como planeta: atmosfera, hidrosfera e litosfera. gua: ocorrncia e tipos. Composio e propriedades da gua. Ciclo natural da gua. gua e os seres vivos: gua no corpo, ganho e perda da gua (transpirao e desidratao). Energia produzida pela gua (hidroeltrica). Mananciais e Tratamento da gua. Questes Ambientais: Poluio das guas (mar, rios, represas). Balneabilidade das praias. Contaminao da gua (rios, mangue, mar e canais pelo esgoto domstico e industrial). Doenas provocadas pela gua (microorganismo e verminose).

Elaborao de textos e cartazes informativos sobre os temas em estudo. Coleta, organizao e interpretao de informaes, na forma de textos, fotografias ou outros meios, sobre transformaes nos ambientes provocados pelos resduos provenientes da atividade humana, particularmente da regio em que vive o estudante. Verificao, por meio de experimentos simples, de certos fenmenos naturais.

Postura crtica frente s diferentes formas de desperdcio. Valorizao da prtica cotidiana de hbitos de higiene favorveis sade. Exerccio de seu direito e do direito de todos a uma vida plena, num ambiente cuidado e saudvel. Interesse pelas idias cientficas e pela Cincia como maneira de entender melhor o mundo que nos cerca. Valorizao da preservao ambiental.

6 ANO
2 Bimestre

CINCIAS E TECNOLOGIA (Cin / Mat / Info)

CINCIAS CONTEDOS CONCEITUAIS PROCEDIMENTAIS Elaborao de textos e cartazes informativos sobre os temas em estudo. Coleta, organizao e interpretao de informaes, na forma de textos, fotografias ou outros meios, sobre transformaes nos ambientes provocados pelos resduos provenientes da atividade humana, particularmente da regio em que vive o estudante. Verificao, por meio de experimentos simples, de certos fenmenos naturais. Construo de uma maquete, utilizando materiais caseiros, como forma de representao. ATITUDINAIS Postura crtica frente s diferentes formas de desperdcio. Valorizao da prtica cotidiana de hbitos de higiene favorveis sade. Interesse pelas idias cientficas e pela Cincia como maneira de entender melhor o mundo que nos cerca. Valorizao da preservao ambiental. Valorizao de formas conservativas de extrao, transformao e uso dos recursos naturais. Participao nas atividades voltadas coleta diferenciada ou seletiva e reciclagem.

Terra como planeta: crosta terrestre, magma e

ncleo Ao dos fatores de formao do solo Rochas (origem, modificao e formao) Tipos de solo (hmico, de mangue, arenoso, argiloso, solo de encostas) Intemperismo e eroso (modificao das paisagens: natural e provocada) Problemas principais com o solo (escorregamento dos morros, fundaes de edifcios, guas subterrneas) Poluio do solo (contaminao por fossas, lixo domstico e industrial, esgoto, agrotxicos etc) Doenas transmitidas por meio do solo Solo e seres vivos componentes dos ecossistemas (fsicos e biolgicos) Preservao do solo (mangue, morros etc)

6 ANO
3 Bimestre

CINCIAS E TECNOLOGIA (Cin / Mat)

CINCIAS CONTEDOS CONCEITUAIS PROCEDIMENTAIS ATITUDINAIS

Atmosfera e suas camadas (nfase na camada de oznio) Composio do ar Propriedades do ar: Presso atmosfrica (Torricelli, Otto von Guerike) Ar comprimido e ar rarefeito Combusto Oxidao Ventos: Formao Tipos de vento e brisa do mar/terra Aplicaes da energia dos ventos Circulao atmosfrica regional (massas de ar fria e quente) Tempo e clima regional (chuva, escorregamento) Previso do tempo (instrumentos, satlites, bales, sondas)

Elaborao de textos e cartazes informativos sobre os temas em estudo. Coleta, organizao e interpretao de informaes, na forma de textos, fotografias ou outros meios, sobre transformaes nos ambientes provocados pelos resduos provenientes da atividade humana, particularmente da regio em que vive o estudante. Verificao, por meio de experimentos simples, de certos fenmenos naturais. Construo de uma maquete, utilizando materiais caseiros, como forma de representao. Verificao de dados sobre mtodos de previso do tempo como importante recurso para atividades humanas.

Postura crtica frente s diferentes formas de desperdcio. Valorizao da prtica cotidiana de hbitos de higiene favorveis sade. Exerccio de seu direito e do direito de todos a uma vida plena, num ambiente cuidado e saudvel. Interesse pelas idias cientficas e pela Cincia como maneira de entender melhor o mundo que nos cerca. Valorizao da preservao ambiental. Postura crtica frente s diferentes formas de desperdcio. Participao nas atividades voltadas coleta diferenciada ou seletiva e reciclagem.

6 ANO
4 Bimestre

CINCIAS E TECNOLOGIA (Cin / Mat)

CINCIAS CONTEDOS CONCEITUAIS PROCEDIMENTAIS ATITUDINAIS

Ar e seres vivos (respirao, fotossntese) Questes ambientais: o Poluio do ar (plo industrial de Cubato, ar nas grandes cidades) o Efeito estufa o Chuva cida o Camada de oznio o Inverso trmica Ar contaminado: o Viroses transmitidas pelo ar o Preveno de doenas (vacinas, hbitos de sade) Universo: o Formao do Universo o Sistema Solar e Lei de gravitao universal o Sol, fonte de energia Conquista do espao: o A conquista da Lua o Instrumentos para estudos espaciais

Elaborao de textos e cartazes informativos sobre os temas em estudo. Coleta, organizao e interpretao de informaes, na forma de textos, fotografias ou outros meios, sobre transformaes nos ambientes provocadas pelos resduos provenientes da atividade humana, particularmente da regio em que vive o estudante. Verificao, por meio de experimentos simples, de certos fenmenos naturais. Construo de uma maquete, utilizando materiais caseiros, como forma de representao.

Postura crtica frente s diferentes formas de desperdcio. Valorizao da prtica cotidiana de hbitos de higiene favorveis sade. Exerccio de seu direito e do direito de todos a uma vida plena, num ambiente cuidado e saudvel. Interesse pelas idias cientficas e pela Cincia como maneira de entender melhor o mundo que nos cerca. Apreciao da educao ambiental como forma de preservao do nosso planeta, praticando-a em todos os lugares que freqenta.

7 Ano
2007

7 ANO
1 Bimestre

CINCIAS E TECNOLOGIA (Cin / Mat / Info)

CINCIAS CONTEDOS CONCEITUAIS PROCEDIMENTAIS ATITUDINAIS

Origem e evoluo dos seres vivos. Caractersticas dos seres vivos. Natureza e Meio Ambiente. Biomas: (mata Atlntica, mangue, praias, costo rochoso). Cadeia e teia alimentar. Biodiversidade e Classificao dos seres vivos. Vrus. Reinos Monera, Protista e Fungi.

Coleta de dados e elaborao de tabelas comparativas sobre os temas em estudo. Observao e obteno de informaes cientficas. Constatao experimental de certos fenmenos cientficos.

Apreciao da vida em sua diversidade. Valorizao da observao como importante meio para obter informaes. Adoo de atitudes de proteo e conservao dos ambientes naturais.

2 Bimestre

7 ANO

CINCIAS E TECNOLOGIA (Cin / Mat / Info)

CINCIAS CONTEDOS CONCEITUAIS PROCEDIMENTAIS Observao e obteno de informaes cientficas. Constatao experimental de certos fenmenos cientficos. Coleta de informaes, utilizando diferentes fontes (revistas, livros, jornais, Internet etc.). Coleta, organizao e avaliao de textos, informaes, na forma de fotografias ou outros meios, sobre os temas em estudo. Coleta de dados e elaborao de tabelas comparativas sobre os temas em estudo. Utilizao de tabelas informativas sobre doenas relacionadas com invertebrados para avaliao de atitudes e procedimentos para controle. ATITUDINAIS Apreciao da vida em sua diversidade. Valorizao da observao como importante meio para obter informaes. Interesse pelas idias cientficas e pela Cincia como maneira de entender melhor o mundo que nos cerca. Apreciao da educao ambiental como forma de preservao do nosso planeta, e praticando-a em todos os lugares que freqenta. Valorizao da prtica cotidiana de hbitos de higiene favorveis sade.

Estudo comparativo (principais

caractersticas dos invertebrados)

Adaptaes e seus ambientes Importncia dos invertebrados (mdica,


econmica e ambiental)

Invertebrados causadores de doenas

(nfase para Dengue e Clera) Controle biolgico Interveno do homem (contaminao e destruio dos mangues, praias, esturios e mata Atlntica).

3 Bimestre

7 ANO

CINCIAS E TECNOLOGIA (Cin / Mat)

CINCIAS CONTEDOS CONCEITUAIS PROCEDIMENTAIS ATITUDINAIS

Estudo comparativo (principais caractersticas dos vertebrados) Adaptaes dos vertebrados e seus ambientes Importncia dos vertebrados (mdica, econmica e ambiental) Fauna tpica da regio (praia, mangue, mata Atlntica)

Relaes entre os seres vivos e o homem: Animais em extino Caa e pesca predatria

Coleta de dados e elaborao de tabelas comparativas sobre os temas em estudo. Observao e obteno de informaes cientficas. Observao e obteno de informaes cientficas. Coleta de informaes, utilizando diferentes fontes (revistas, livros, jornais, Internet etc.). Coleta, organizao e avaliao de textos, informaes, na forma de fotografias ou outros meios, sobre os temas em estudo.

Apreciao da vida em sua diversidade. Valorizao da observao como importante meio para obter informaes. Adoo de atitudes de proteo e conservao dos ambientes naturais. Apreciao da vida em sua diversidade. Interesse pelas idias cientficas e pela Cincia como maneira de entender melhor o mundo que nos cerca. Apreciao da educao ambiental como forma de preservao do nosso planeta, praticando-a em todos os lugares que freqenta.

4 Bimestre

7 ANO

CINCIAS E TECNOLOGIA (Cin / Mat)

CINCIAS CONTEDOS CONCEITUAIS PROCEDIMENTAIS ATITUDINAIS

Estudo comparativo dos vegetais o rgos e funes dos vegetais (raiz, caule, folha, flor, fruto e semente) o Adaptaes dos vegetais aos ambientes o Flora tpica da regio (praia, mangue, Mata Atlntica). o Importncia dos vegetais (mdica, econmica e ambiental). Alimentos e tecnologia Interveno do homem (contaminao e destruio dos mangues, praias, esturios e Mata Atlntica).

Coleta de dados e elaborao de tabelas comparativas sobre os temas em estudo. Coleta de informaes, utilizando diferentes fontes (revistas, livros, jornais, Internet etc.). Coleta, organizao e avaliao de textos, informaes, na forma de fotografias ou outros meios, sobre os temas em estudo.

Apreciao da vida em sua diversidade. Valorizao da observao como importante meio para obter informaes. Adoo de atitudes de proteo e conservao dos ambientes naturais. Apreciao da vida em sua diversidade. Interesse pelas idias cientficas e pela Cincia como maneira de entender melhor o mundo que nos cerca. Valorizao de formas conservativas de extrao, transformao e uso dos recursos naturais. Apreciao da educao ambiental como forma de preservao do nosso planeta, praticando-a em todos os lugares que freqenta.

8 Ano
2007

8 ANO
1 Bimestre

CINCIAS E TECNOLOGIA (Cin / Mat / Info) CINCIAS CONTEDOS

CONCEITUAIS

PROCEDIMENTAIS

ATITUDINAIS

Evoluo humana e sua ao nos ecossistemas. Diferenas e semelhanas entre o homem e os outros animais. Clula, tecido (nfase pele), rgos e sistemas. Alimentos e nutrientes. Nutrio e sade.

Coleta de informaes, utilizando diferentes fontes (revistas, livros, jornais, Internet etc.). Coleta, organizao e avaliao de textos, informaes, na forma de fotografias ou outros meios, sobre os temas em estudo. Construo de uma maquete, utilizando materiais caseiros, como forma de representao. Observao e avaliao de informaes nutricionais fornecidas nos rtulos de produtos alimentcios. Utilizao de tabelas informativas sobre nutrientes para avaliao do contedo calrico de uma dieta diria. Elaborao de textos, cartazes informativos entre outros suportes, sobre os temas em estudo. Coleta de dados por meio de entrevistas.

Apreciao da vida em sua diversidade. Valorizao da alimentao variada e adequada manuteno da sade. Postura crtica diante de propaganda de produtos alimentcios, prazos de validade, acondicionamento e conservao dos alimentos. Interesse pelos prprios direitos de consumidor. Valorizao do autocuidado com a sade. Respeito pelos hbitos alimentares de outras culturas. Valorizao dos progressos da Cincia e suas aplicaes mdicas como agentes do bem-estar humano. Repdio ao desperdcio de alimentos. Respeito ao pensamento e s opinies de outros.

8 ANO
2 Bimestre

CINCIAS E TECNOLOGIA (Cin / Mat / Info) CINCIAS CONTEDOS

CONCEITUAIS

PROCEDIMENTAIS Coleta de informaes, utilizando diferentes fontes (revistas, livros, jornais, Internet etc.). Coleta, organizao e avaliao de textos, informaes, na forma de fotografias ou outros meios, sobre os temas em estudo. Construo de uma maquete, utilizando materiais caseiros, como forma de representao. Utilizao de tabelas informativas sobre nutrientes para avaliao do contedo calrico de uma dieta diria. Elaborao de textos, cartazes informativos entre outros suportes, sobre os temas em estudo. Coleta de dados por meio de entrevistas.

ATITUDINAIS Apreciao da vida em sua diversidade. Valorizao do autocuidado com a sade. Respeito pelos hbitos alimentares de outras culturas. Valorizao dos progressos da Cincia e suas aplicaes mdicas como agentes do bem-estar humano. Respeito ao pensamento e s opinies de outros. Postura crtica frente a qualquer contato com fumo, lcool e drogas. Valorizao de atividades fsicas como sendo uma prtica importante para a sade. Valorizao dos avanos tecnolgicos e cientficos empregados na rea da sade.

Funo de nutrio. Sistema digestrio. Sistema circulatrio. Sistema respiratrio. Sistema excretor. Principais doenas do sistema de nutrio.

8 ANO
3 Bimestre

CINCIAS E TECNOLOGIA (Cin / Mat) CINCIAS CONTEDOS

CONCEITUAIS

PROCEDIMENTAIS

ATITUDINAIS

Funo de reproduo: reproduo e sexualidade. Clulas reprodutivas e fecundao Sistema genital feminino e masculino Ciclo menstrual Gravidez e parto Herana biolgica Puberdade e adolescncia DST (AIDS, herpes etc) Drogas

Coleta de informaes, utilizando diferentes fontes (revistas, livros, jornais, Internet etc.). Coleta, organizao e avaliao de textos, informaes, na forma de fotografias ou outros meios, sobre os temas em estudo. Elaborao de textos, cartazes informativos, entre outros suportes, sobre os temas em estudo. Coleta de dados por meio de entrevistas. Realizao de pesquisa sobre o uso e a eficincia dos mtodos contraceptivos

Apreciao da vida em sua diversidade. Valorizao dos progressos da Cincia e suas aplicaes mdicas como agentes do bem-estar humano. Respeito ao pensamento e s opinies de outros. Valorizao do autocuidado com a sade. Postura crtica frente a qualquer contato com fumo, lcool e drogas. Valorizao de atividades fsicas como sendo uma prtica importante para a sade. Valorizao dos avanos tecnolgicos e cientficos empregados na rea da sade. Valorizao do respeito e consentimento nos relacionamentos. Conscientizao sobre as mudanas comportamental, anatmica e fisiolgica que ocorrem durante a adolescncia.

8 ANO
4 Bimestre

CINCIAS E TECNOLOGIA (Cin / Mat) CINCIAS CONTEDOS

CONCEITUAIS

PROCEDIMENTAIS

ATITUDINAIS

Funo de coordenao: o Sistema nervoso. o Sistema glandular. Funo de relao: o Sistema locomotor. o rgos dos sentidos. Principais doenas do sistema de relao O Homem e a relao com o ambiente

Coleta de informaes, utilizando diferentes fontes (revistas, livros, jornais, Internet etc.). Coleta, organizao e avaliao de textos, informaes, na forma de fotografias ou outros meios, sobre os temas em estudo. Elaborao de textos, cartazes informativos, entre outros suportes, sobre os temas em estudo. Coleta de dados por meio de entrevistas.

Apreciao da vida em sua diversidade. Valorizao dos progressos da Cincia e suas aplicaes mdicas como agentes do bem-estar humano. Respeito ao pensamento e s opinies de outros. Valorizao do autocuidado com a sade. Postura crtica frente a qualquer contato com fumo, lcool e drogas. Valorizao de atividades fsicas como uma prtica importante para a sade. Valorizao dos avanos tecnolgicos e cientficos empregados na rea da sade.

9 Ano
2007

9 ANO
1 Bimestre

CINCIAS E TECNOLOGIA (Cin / Mat / Info)

CINCIAS CONTEDOS CONCEITUAIS PROCEDIMENTAIS ATITUDINAIS

Natureza e seus materiais Matria, corpo e objeto. Propriedades gerais e especficas da matria. Fenmenos qumicos e fsicos. Substncias e misturas. Processos de separao de misturas. Recursos naturais renovveis e no renovveis.

Uso de materiais caseiros a fim de realizar demonstraes simples sobre certos fenmenos. Realizao de clculos e converses de matemtica que envolvam as unidades de medida (massa, peso e volume etc). Visitas a indstrias, farmcias de manipulao etc, para coleta de dados e informaes. Elaborao de textos e cartazes informativos sobre os temas em estudo. Observao de substncias qumicas utilizadas no cotidiano.

Valorizao de medidas de proteo ambiental como promotoras da qualidade de vida. Valorizao de formas conservativas de extrao, transformao e uso dos recursos naturais. Demonstrao de interesse pela Cincia como formas de compreender melhor o ambiente ao nosso redor. Rejeio participao em atos de destruio do ambiente. Respeito ao pensamento e s opinies de outros. Valorizao dos progressos da Cincia e suas aplicaes industriais como agentes do bem-estar humano.

2 Bimestre

9 ANO

CINCIAS E TECNOLOGIA (Cin / Mat / Info)

CINCIAS CONTEDOS CONCEITUAIS Constituio da matria Elementos qumicos Classificao dos elementos Ligaes qumicas Reaes qumicas (combinaes) Aplicaes da qumica na rotina diria Energia e Tecnologia: o Energia nuclear o Energia nuclear no Brasil o Questes Ambientais: o Lixo atmico o Impactos Ambientais PROCEDIMENTAIS Uso de materiais caseiros a fim de realizar demonstraes simples sobre certos fenmenos. Visitas a indstrias, farmcias de manipulao etc, para coleta de dados e informaes. Elaborao de textos e cartazes informativos sobre os temas em estudo. Observao de substncias qumicas utilizadas no cotidiano. Coleta de informaes, utilizando diferentes fontes (revistas, livros, jornais, Internet etc.). Coleta, organizao e avaliao de textos, informaes, na forma de fotografias ou outros meios, sobre os temas em estudo. ATITUDINAIS Valorizao de medidas de proteo ambiental como promotoras da qualidade de vida. Valorizao de formas conservativas de extrao, transformao e uso dos recursos naturais. Demonstrao de interesse pela Cincia como forma de compreender melhor o ambiente ao nosso redor. Rejeio participao em atos de destruio do ambiente. Respeito ao pensamento e s opinies de outros. Valorizao dos progressos da Cincia e suas aplicaes industriais como agentes do bem-estar humano. Valorizao dos avanos tecnolgicos e cientficos empregados na rea da sade.

3 Bimestre

9 ANO

CINCIAS E TECNOLOGIA (Cin / Mat)

CINCIAS CONTEDOS CONCEITUAIS PROCEDIMENTAIS ATITUDINAIS

Dinmica do Universo: A evoluo histrica das idias concebidas de Universo Teorias heliocntricas e geocntricas Estudo do movimento Estudo das foras As Leis de Newton Massa, peso e gravidade Trabalho e potncia Mquinas simples e complexas

Uso de materiais caseiros a fim de realizar demonstraes simples sobre certos fenmenos. Realizao de clculos e converses de matemtica que envolvam as unidades de medida (massa, peso e volume etc). Visitas a indstrias, farmcias de manipulao etc, para coleta de dados e informaes. Elaborao de textos e cartazes informativos sobre os temas em estudo. Coleta, organizao e avaliao de textos, informaes, na forma de fotografias ou outros meios, sobre os temas em estudo.

Valorizao de medidas de proteo ambiental como promotoras da qualidade de vida. Valorizao de formas conservativas de extrao, transformao e uso dos recursos naturais. Demonstrao de interesse pela Cincia como formas de compreender melhor o ambiente ao nosso redor. Rejeio participao em atos de destruio do ambiente. Respeito ao pensamento e s opinies de outros. Valorizao dos progressos da Cincia e suas aplicaes industriais como agentes do bem-estar humano. Valorizao dos avanos tecnolgicos e cientficos empregados na rea da sade.

4 Bimestre

9 ANO

CINCIAS E TECNOLOGIA (Cin / Mat)

CINCIAS CONTEDOS CONCEITUAIS PROCEDIMENTAIS ATITUDINAIS

A energia de movimento Eletricidade Fontes energticas ( usinas hidroeltricas e termoeltricas ) O consumo e a conservao da energia eltrica Fontes convencionais e alternativas de energia Calor e temperatura Propagao e efeitos do calor Magnetismo Luz e cor

Uso de materiais caseiros a fim de realizar demonstraes simples sobre certos fenmenos. Visitas a indstrias, farmcias de manipulao etc, para coleta de dados e informaes. Elaborao de textos e cartazes informativos sobre os temas em estudo. Coleta, organizao e avaliao de textos, informaes, na forma de fotografias ou outros meios, sobre os temas em estudo. Coleta de informaes sobre a questo da necessidade de energia no mundo atual e os principais problemas associados a diferentes fontes de energia. Leitura e interpretao de dados expressos em tabelas e grficos.

Valorizao de medidas de proteo ambiental como promotoras da qualidade de vida. Valorizao de formas conservativas de extrao, transformao e uso dos recursos naturais. Demonstrao de interesse pela Cincia como formas de compreender melhor o ambiente ao nosso redor. Rejeio participao em atos de destruio do ambiente. Respeito ao pensamento e s opinies de outros. Valorizao dos progressos da Cincia e suas aplicaes industriais como agentes do bem-estar humano. Valorizao dos avanos tecnolgicos e cientficos empregados na rea da sade.

Prefeitura Municipal de Santos


SECRETARIA DE EDUCAO DEPARTAMENTO PEDAGGICO
ESTNCIA BALNERIA

Plano de Curso
Ensino Fundamental Histria 6 a 9 ano
2007

APRESENTAO (...) Protege-me das incurses obrigatrias que sufocam o prazer da descoberta e com o silncio ( intimamente sbio ) das tuas palavras e dos teus gestos ajuda-me serenamente a ler e a escrever a minha prpria vida.
Ademar Ferreira. In: ALVES, Rubem. A escola com que sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir.

Caro(a) professor(a), Mais um ano letivo se inicia, trazendo novos desafios que nortearo sua prtica docente. Desse modo, com o intuito de auxiliar o planejamento de suas aes didtico-pedaggicas, a curto, mdio e longo prazo, apresentamos o Plano de Curso do 6 ao 9 ano. As sugestes de alterao que vocs nos enviaram foram analisadas criteriosamente e contempladas quando pertinentes. Ressaltamos que este documento, como o prprio nome diz, trata-se de um plano, e no de um planejamento, permitindo, assim, certa flexibilidade, ainda que apresente uma diviso bimestral dos contedos. Dessa forma, caber a voc, professor, aps o perodo de conhecimento de seu grupo-classe, o que compreende os diferentes procedimentos diagnsticos, estudar este plano a fim de estabelecer o melhor percurso pedaggico junto a seus alunos, ou seja, elaborar o planejamento propriamente dito. Similarmente ao ano de 2005, os contedos apresentam-se divididos em conceituais ( que se referem ao conhecimento de conceitos, fatos e princpios ), procedimentais ( que se referem a um saber fazer ) e atitudinais ( que esto associados a valores, atitudes e normas ). Cabe ainda dizer que, em razo dos contedos conceituais, manteve-se a diviso por disciplinas, o que, no entanto, no invalida a abordagem interdisciplinar do trabalho em sala de aula. Resguardadas as especificidades de cada rea do conhecimento, o que, em sua maioria, constri-se por meio dos contedos conceituais, por intermdio da aprendizagem dos outros contedos os procedimentais e os atitudinais que a interdisciplinaridade ocorre. Certos procedimentos tambm se aplicam com exclusividade a uma disciplina, porm, em sua maioria, assim como as atitudes a serem desenvolvidas pelas crianas, esses perpassam todas as reas do conhecimento, em maior ou menor escala, durante certa etapa de sua aprendizagem. nesse sentido, portanto, professor, que seu planejamento deve se orientar, buscando garantir a construo dos saberes prprios de cada disciplina, concomitantemente dos que se apreendem de uma forma transversal. Importa dizer que, ao falarmos dos conceitos mais especficos de cada disciplina, no estamos dizendo que o vnculo entre esses saberes no possa ser estabelecido, at porque ele existe naturalmente nos conhecimentos institudos, mas sim que h conceitos prprios de Lngua Portuguesa, os quais no dizem respeito Matemtica e vice-versa. Portanto, no necessrio forar tal aproximao, criando situaes de aprendizagem vazias de significado. Por outro lado, h conceitos que pertencem a mais de uma rea, demandando, assim, que sejam construdos interdisciplinarmente.

Indicamos, no fim deste documento, algumas sugestes de referncias bibliogrficas para aprofundamento dos temas aqui expostos. Sugerimos tambm que voc acesse o site do nosso Departamento Pedaggico, no qual poder encontrar subsdios terico-prticos para download, alm de outras informaes interessantes ( http://www.santos.sp.gov.br; clique em Educao, depois em DEPED ON LINE ). Lembramos ainda que estamos disposio para esclarecer eventuais dvidas, apontar sugestes, analisar coletivamente as dificuldades, a fim de colaborar na escolha dos percursos pedaggicos mais adequados para a efetiva aprendizagem de nossas crianas. Nossa inteno fortalecer, cada vez mais, a parceria entre ns, educadores, cujo objetivo comum a excelncia da qualidade de ensino e o desenvolvimento pleno e feliz das potencialidades de nossos alunos. Bom trabalho a todos! Departamento Pedaggico. Fevereiro de 2007.

6 Ano
2007

6 ANO
1 Bimestre

SOCIEDADE (Hist / E Rel / Geo)

HISTRIA CONTEDOS CONCEITUAIS O homem em sociedade: vida social e dependncia. Regras sociais e valores. Diferenas sociais. Histria, instrumento de mudana: A Histria e o tempo. A contagem do tempo. Os nossos antepassados. As teorias de povoamento. O homo sapiens povoou o mundo. As armas, magia e arte na luta pela sobrevivncia. O homem:coletor/caador/agricultor/criador. Da aldeia tribo. Metais, riqueza e poder. O processo de formao dos primeiros aglomerados humanos e o surgimento das cidades (Mesopotmia). - conceito de cidade como espao de desigualdades sociais. PROCEDIMENTAIS Construo de regras sociais para o ambiente escolar. Coleta de dados sobre diferentes sociedades (europia, africana, oriental e americana) Registro de relatos, experincias e produtos de pesquisa. Utilizao da cronologia para compreenso dos processos histricos. Anlise comparada de textos. Identificao de diferentes formas de conhecimento histrico (oralidade, escrita, desenho). Percepo de que conhecimentos tecnolgicos possibilitaram a sobrevivncia do homem tiveram incio no continente africano. Construo do conceito de simultaneidade dos processos que originaram o surgimento das sociedades organizadas. ATITUDINAIS Questionamento responsvel diante do respeito s normas sociais. Integrao ao processo histrico. Compreenso do homem como agente histrico. Respeito diversidade cultural, tnica e social.

2 Bimestre

6 ANO

SOCIEDADE
(Hist / E Rel / Geo)

HISTRIA CONTEDOS CONCEITUAIS PROCEDIMENTAIS Leitura para coleta de dados e construo do conhecimento. Construo de regras sociais para o ambiente escolar. Coleta de dados sobre diferentes sociedades. Registro de relatos, experincias e produtos de pesquisa. Utilizao da cronologia para compreenso dos processos histricos. Anlise comparada de textos. Observao e comparao de dados. Estabelecimento e demonstrao de relaes de causa, efeito, interao entre homens e meio ambiente. Percepo que as civilizaes abordadas no foram as nicas existentes no perodo, enfocando que grande parte delas se desenvolveram no continente africano (ex: Axum, Nbia). ATITUDINAIS Cuidado com o material utilizado, tanto individual quanto coletivo. Capricho na apresentao de trabalhos e pesquisas. Questionamento responsvel diante do respeito s normas sociais. Integrao ao processo histrico. Compreenso do homem como agente histrico. Respeito diversidade cultural, tnica e social.

As primeiras grandes civilizaes (sociedade e economia): - os egpcios; - os fencios - os hebreus - os persas A civilizao grega: - a formao do povo grego; - os genos; - as cidades-estados: Atenas e Esparta; - a democracia; - a sociedade escravista; - a religio e a mitologia; - a arte grega; - Jogos Olmpicos

O declnio da civilizao grega e sua relao com o surgimento de novas formas de organizao poltica, social e econmica.

3 Bimestre

6 ANO

SOCIEDADE
(Hist / Geo)

HISTRIA CONTEDOS CONCEITUAIS As sociedades africanas clssicas - grupos africanos organizados, formados a partir da lngua e/ou religio, utilizando-se da prtica do comrcio e de tecnologia: - Axum - Nbia - Bantos Roma: - A formao do povo romano; - A expanso romana; - A reforma agrria; - Cultura romana; - O Direito romano; - Arte e arquitetura; - Do politesmo ao monotesmo; - O cristianismo; - Crise e decadncia romana. Os brbaros: - A invaso do Imprio romano do ocidente pelos povos germnicos. O imprio Carolngio: - O reino Franco - O governo de Carlos Magno - A fragmentao do Imprio Carolngio PROCEDIMENTAIS Leitura para coleta de dados e construo do conhecimento. Construo de regras sociais para o ambiente escolar. Coleta de dados sobre diferentes sociedades. Registro de relatos, experincias e produtos de pesquisa. Utilizao da cronologia para compreenso dos processos histricos. Anlise comparada de textos. Observao e comparao de dados. Estabelecimento e demonstrao de relaes de causa, efeito, interao entre homens e meio ambiente. ATITUDINAIS Cuidado com o material utilizado, tanto individual quanto coletivo. Capricho na apresentao de trabalhos e pesquisas. Questionamento responsvel diante do respeito s normas sociais. Integrao ao processo histrico. Compreenso do homem como agente histrico. Respeito diversidade cultural, tnica e social.

4 Bimestre

6 ANO

SOCIEDADE
(Hist / Geo)

HISTRIA CONTEDOS CONCEITUAIS O Feudalismo: - A formao do feudalismo. - A sociedade feudal. - O predomnio do poder local. - O declnio do Feudalismo. Oriente: - China: organizao poltica, econmica, social e cultural. - rabes: organizao poltica dos povos, o surgimento e a expanso do Islamismo. Contrastes entre o mundo muulmano e a Europa crist (religio, comrcio, poltica) PROCEDIMENTAIS Leitura para coleta de dados e construo do conhecimento. Construo de regras sociais para o ambiente escolar. Coleta de dados sobre diferentes sociedades. Registro de relatos, experincias e produtos de pesquisa. Utilizao da cronologia para compreenso dos processos histricos. Anlise comparada de textos. Observao e comparao de dados. Estabelecimento e demonstrao de relaes de causa, efeito, interao entre homens e meio ambiente. ATITUDINAIS Cuidado com o material utilizado, tanto individual quanto coletivo. Capricho na apresentao de trabalhos e pesquisas. Questionamento responsvel diante do respeito s normas sociais. Integrao ao processo histrico. Compreenso do homem como agente histrico. Respeito diversidade cultural, tnica e social.

7 Ano
2007

7 ANO
1 Bimestre

SOCIEDADE (Hist / E Rel / Geo)

HISTRIA CONTEDOS CONCEITUAIS O renascimento comercial e urbano na Europa. Portugal. - Formao do reino. - O pioneirismo portugus. - A Escola de Sagres. - A expanso martima portuguesa. Espanha. - A formao do reino espanhol. - A expanso martima espanhola. - O Tratado de Tordesilhas. Os imprios africanos (formao poltica, econmica, social e cultural): - Zimbabwe - Imprio de Gana - Reinado Yorub e Hauss (Nigria) - Estado Fon (Daom) Contato entre europeus e africanos existente antes do processo de escravizao Moderna (ex: relaes comerciais). PROCEDIMENTAIS Coleta de dados, utilizando fontes diversas. Registro de relatos, experincias e produtos de pesquisa. Utilizao da cronologia para compreenso dos processos histricos. Anlise comparada de textos diversificados. ATITUDINAIS Questionamento de regras estabelecidas por diferentes sociedades. Integrao ao processo histrico. Postura crtica sobre a utilizao de novas tecnologias. Compreenso do homem como agente histrico. Respeito diversidade cultural, tnica e social.

2 Bimestre

7 ANO

SOCIEDADE
(Hist / E Rel / Geo)

HISTRIA CONTEDOS CONCEITUAIS PROCEDIMENTAIS Leitura para coleta de dados e construo do conhecimento. Construo de regras sociais para o ambiente escolar. Coleta de dados sobre diferentes sociedades. Registro de relatos, experincias e produtos de pesquisa. Utilizao da cronologia para compreenso dos processos histricos. Anlise comparada de textos. Observao e comparao de dados. Estabelecimento e demonstrao de relaes de causa, efeito, interao entre homens e meio ambiente. ATITUDINAIS Cuidado com o material utilizado, tanto individual quanto coletivo. Capricho na apresentao de trabalhos e pesquisas. Questionamento responsvel diante do respeito s normas sociais. Integrao ao processo histrico. Compreenso do homem como agente histrico. Respeito diversidade cultural, tnica e social.

Brasil: - pr-histria: Santos/Brasil; - a vida dos povos primitivos; - a chegada dos portugueses; - o choque de culturas; - o extrativismo do pau-brasil; - os franceses no Brasil. Os povos pr-colombianos: maia, asteca e inca. A administrao portuguesa no Brasil: - capitanias hereditrias; - governo-geral; - o domnio espanhol no Brasil; Administrao municipal.

3 Bimestre

7 ANO

SOCIEDADE
(Hist / Geo)

HISTRIA CONTEDOS CONCEITUAIS A Europa, uma nova cultura: - Humanismo. - Racionalismo. - Renascimento. A Reforma Religiosa: - As origens do movimento reformista. - Os precursores da Reforma. - O reformismo de Lutero. - O Calvinismo. - Anglicanismo. - A Contra-reforma. Brasil - A sociedade do acar: - Latifndio, monocultura e escravido. - Senhores e escravos. - O pacto colonial. PROCEDIMENTAIS Leitura para coleta de dados e construo do conhecimento. Construo de regras sociais para o ambiente escolar. Coleta de dados sobre diferentes sociedades. Registro de relatos, experincias e produtos de pesquisa. Utilizao da cronologia para compreenso dos processos histricos. Anlise comparada de textos. Observao e comparao de dados. Estabelecimento e demonstrao de relaes de causa, efeito, interao entre homens e meio ambiente. Percepo de que os povos africanos trazidos para o Brasil na condio escrava tinham ricas e diversificadas culturas e que as mesmas influenciaram na formao da cultura brasileira. ATITUDINAIS Cuidado com o material utilizado, tanto individual quanto coletivo. Capricho na apresentao de trabalhos e pesquisas. Questionamento responsvel diante do respeito s normas sociais. Integrao ao processo histrico. Compreenso do homem como agente histrico. Respeito diversidade cultural, tnica e social.

Escravido: - Formas de escravido - Origem e cultura da populao negra trazida na condio escrava.

4 Bimestre

7 ANO

SOCIEDADE
(Hist / Geo)

HISTRIA CONTEDOS CONCEITUAIS A expanso territorial brasileira: - A pecuria. - A ocupao da Amaznia. - As bandeiras. - A ocupao do Sul. - Expedies militares. - Questo de fronteiras: o Tratado de Madri. Brasil - as revoltas no perodo colonial: - Beckman e Mascates. - Formas de resistncia dos negros no Brasil Colonial (percepo que a escravido no foi um processo tranqilo e que os negros resistiram situao impostas pelos colonizadores ). Brasil - a sociedade do ouro: - As transformaes promovidas pela minerao (classes sociais mais miscigenadas, desbravamento de reas ocupadas por ndios, enriquecimento a partir do comrcio de metais e pedras preciosas) - As revoltas na regio das minas: Guerra dos Emboabas e Revolta de Felipe dos Santos. - A decadncia da minerao. PROCEDIMENTAIS Leitura para coleta de dados e construo do conhecimento; Construo de regras sociais para o ambiente escolar. Coleta de dados sobre diferentes sociedades. Registro de relatos, experincias e produtos de pesquisa. Utilizao da cronologia para compreenso dos processos histricos; Anlise comparada de textos; Observao e comparao de dados. Estabelecimento e demonstrao de relaes de causa, efeito, interao entre homens e meio ambiente. Conhecimento e valorizao da Histria Oral como fonte de conhecimento. ATITUDINAIS Cuidado com o material utilizado, tanto individual quanto coletivo. Capricho na apresentao de trabalhos e pesquisas. Questionamento responsvel diante do respeito s normas sociais. Integrao ao processo histrico. Compreenso do homem como agente histrico. Respeito diversidade cultural, tnica e social.

8 Ano
2007

8 ANO
1 Bimestre

SOCIEDADE (Hist / E Rel / Geo) HISTRIA CONTEDOS

CONCEITUAIS Revoluo Industrial. - Pioneirismo ingls. - A mquina e a fbrica. - A explorao do trabalhador. - Movimento Cartista. O Iluminismo. - O Iluminismo e a Contestao do Antigo Regime. - Filsofos iluministas: Rousseau, Voltaire e Montesquieu. - Dspotas esclarecidos. A liberdade no continente americano. - Independncia das 13 colnias. - Conjurao mineira. - Conjurao baiana. Revoluo Francesa. - O fim da Monarquia. - A Repblica. - Ditadura Jacobina. - Retomada do poder pela burguesa.

PROCEDIMENTAIS Coleta de dados e pesquisa, utilizando fontes diversas. Registro de relatos, experincias e produtos de pesquisa. Utilizao da cronologia para compreenso dos processos histricos. Anlise comparada de textos diversificados.

ATITUDINAIS Questionamento de regras estabelecidas por diferentes sociedades. Integrao ao processo histrico. Postura critica sobre a utilizao de novas tecnologias. Compreenso do homem como agente histrico. Respeito diversidade cultural, tnica e social.

8 ANO
2 Bimestre

SOCIEDADE
(Hist / E Rel / Geo) HISTRIA CONTEDOS

CONCEITUAIS

PROCEDIMENTAIS Leitura para coleta de dados e construo do conhecimento. Construo de regras sociais para o ambiente escolar. Coleta de dados sobre diferentes sociedades. Registro de relatos, experincias e produtos de pesquisa. Utilizao da cronologia para compreenso dos processos histricos. Anlise comparada de textos. Observao e comparao de dados. Estabelecimento e demonstrao de relaes de causa, efeito, interao entre homens e meio ambiente.

ATITUDINAIS Cuidado com o material utilizado, tanto individual quanto coletivo. Capricho na apresentao de trabalhos e pesquisas. Questionamento responsvel diante do respeito s normas sociais. Integrao ao processo histrico. Compreenso do homem como agente histrico. Respeito diversidade cultural, tnica e social.

Napoleo Bonaparte: - o progresso econmico; - o retrocesso na poltica; - confronto coma Inglaterra; - Napoleo e o Congresso de Viena. Famlia Real no Brasil: - bloqueio continental; - mudanas econmicas no Brasil: fim do pacto colonial; - Brasil-Reino. A Independncia da Amrica Espanhola - explorao e opresso; - movimento de libertao; - caudilhismo. Expansionismo dos Estados Unidos: - a corrida para oeste; - o extermnio dos ndios; - a Guerra da Secesso.

8 ANO
3 Bimestre

SOCIEDADE
(Hist / Geo) HISTRIA CONTEDOS

CONCEITUAIS Brasil - independncia poltica: - a atuao de Jos Bonifcio; - as medidas recolonizadoras - o 7 de setembro. O Primeiro Reinado: - a resistncia portuguesa; - o reconhecimento da independncia; - a Constituio outorgada; - a Confederao do Equador; - a abdicao de D. Pedro. Perodo Regencial: - Balaiada; - Cabanagem; - Sabinada; - Farroupilha. - Palmares um smbolo da resistncia dos negros escravido. O movimento social dos trabalhadores: - o mundo do trabalho; - o socialismo; - a transformao pela luta de classes. O Segundo Reinado: - o parlamentarismo; - a Revoluo Praieira; - a economia no Segundo Reinado: o caf; - o fim do trfico negreiro; -a imigrao;

PROCEDIMENTAIS Leitura para coleta de dados e construo do conhecimento. Construo de regras sociais para o ambiente escolar. Coleta de dados sobre diferentes sociedades. Registro de relatos, experincias e produtos de pesquisa. Utilizao da cronologia para compreenso dos processos histricos. Anlise comparada de textos. Observao e comparao de dados. Estabelecimento e demonstrao de relaes de causa, efeito, interao entre homens e meio ambiente.

ATITUDINAIS Cuidado com o material utilizado, tanto individual quanto coletivo. Capricho na apresentao de trabalhos e pesquisas. Questionamento responsvel diante do respeito s normas sociais. Integrao ao processo histrico. Compreenso do homem como agente histrico. Respeito diversidade cultural, tnica e social.

8 ANO
4 Bimestre

SOCIEDADE
(Hist / Geo) HISTRIA CONTEDOS

CONCEITUAIS A poltica das nacionalidades: - Unificao italiana. - Unificao alem. A segunda Revoluo Industrial: - Consolidao do capitalismo. O neocolonialismo: - Os novos domnios europeus. - O domnio norte-americano. - A presena do capital estrangeiro no Brasil e o desenvolvimento da indstria. - A diviso da frica entre as potncias europias.

PROCEDIMENTAIS Leitura para coleta de dados e construo do conhecimento; Construo de regras sociais para o ambiente escolar. Coleta de dados sobre diferentes sociedades. Registro de relatos, experincias e produtos de pesquisa. Utilizao da cronologia para compreenso dos processos histricos; Anlise comparada de textos; Observao e comparao de dados. Estabelecimento e demonstrao de relaes de causa, efeito, interao entre homens e meio ambiente. Conhecimento e valorizao da Histria Oral como fonte de conhecimento.

ATITUDINAIS Cuidado com o material utilizado, tanto individual quanto coletivo. Capricho na apresentao de trabalhos e pesquisas. Questionamento responsvel diante do respeito s normas sociais. Integrao ao processo histrico. Compreenso do homem como agente histrico. Respeito diversidade cultural, tnica e social.

9 Ano
2007

9 ANO
1 Bimestre

SOCIEDADE (Hist / E Rel / Geo)

HISTRIA CONTEDOS CONCEITUAIS O declnio da Monarquia. - O movimento abolicionista e a libertao dos escravos: a participao da cidade de Santos no movimento abolicionista. - O ideal republicano. - A Igreja contra o Estado. - A questo militar. - A proclamao da Repblica: a Repblica da Espada. A Primeira Guerra Mundial. - Os conflitos que geraram a guerra. - A expanso alem. - O Tratado de Versalhes. - Os efeitos da guerra. Brasil - a Repblica Oligrquica. - O poder dos coronis. - A poltica dos governadores. - A poltica do caf-com-leite. - A economia durante a Repblica. - O crescimento da indstria. - Conflitos sociais no Brasil: as lutas operrias e o sindicalismo. Rssia: o comunismo no poder. - A Rssia antes da Revoluo. - O domingo sangrento. - O fim do czarismo. - Os bolcheviques tomam o poder. A Guerra Civil. PROCEDIMENTAIS Coleta de dados e pesquisa, utilizando fontes diversas. Registro de relatos, experincias e produtos de pesquisa. Utilizao da cronologia para compreenso dos processos histricos. Anlise comparada de textos diversificados. ATITUDINAIS Questionamento de regras estabelecidas por diferentes sociedades. Integrao ao processo histrico. Postura crtica sobre a utilizao de novas tecnologias. Compreenso do homem como agente histrico. Respeito diversidade cultural, tnica e social. Impresses sobre guerra, poder e paz e as conseqncias na sociedade atual.

2 Bimestre

9 ANO

SOCIEDADE
(Hist / E Rel / Geo)

HISTRIA CONTEDOS CONCEITUAIS PROCEDIMENTAIS Leitura para coleta de dados e construo do conhecimento. Construo de regras sociais para o ambiente escolar. Coleta de dados sobre diferentes sociedades. Registro de relatos, experincias e produtos de pesquisa. Utilizao da cronologia para compreenso dos processos histricos. Anlise comparada de textos. Observao e comparao de dados. Estabelecimento e demonstrao de relaes de causa, efeito, interao entre homens e meio ambiente. Reflexo sobre o papel das guerras na histria do homem. ATITUDINAIS Cuidado com o material utilizado, tanto individual quanto coletivo. Capricho na apresentao de trabalhos e pesquisas. Questionamento responsvel diante do respeito s normas sociais. Integrao ao processo histrico. Compreenso do homem como agente histrico. Respeito diversidade cultural, tnica e social. Adoo da cultura pela paz.

A queda da Repblica Oligrquica: - o tenentismo contra o coronelismo; - o movimento cultural de 1922; - a Coluna Prestes; - o capitalismo em crise: 1929; - a Revoluo de 1930. Os regimes totalitrios na Europa: - surgimento e ascenso do fascismo; - surgimento e ascenso do nazismo. Brasil - a era Vargas: - o Governo Provisrio e a Revoluo Constitucionalista; - o Governo Constitucional; - o Estado Novo; - a interveno do Estado na economia. A Segunda Guerra Mundial: - o nazismo e o fascismo; - a guerra na Europa e no mundo; - o Brasil na guerra; - a guerra no Pacfico; - o acordo de paz; - a nova ordem mundial.

3 Bimestre

9 ANO

SOCIEDADE
(Hist / Geo)

HISTRIA CONTEDOS CONCEITUAIS Descolonizao: - da frica; - da sia; - independncia das colnias portuguesas. Guerra Fria: - o mundo dividido; - conflitos da Guerra Fria; - Cuba: um pas socialista nas Amricas. A democracia no Brasil: - a Constituio de 1946; - o governo populista de Getlio Vargas; - a poltica desenvolvimentista de JK; - A crise do populismo: Jnio Quadros. Brasil - Estado Autoritrio: - AI 5; - milagre econmico; - as formas de resistncia, pacfica e armada, ao regime militar. PROCEDIMENTAIS Leitura para coleta de dados e construo do conhecimento. Construo de regras sociais para o ambiente escolar. Coleta de dados sobre diferentes sociedades. Registro de relatos, experincias e produtos de pesquisa. Utilizao da cronologia para compreenso dos processos histricos. Anlise comparada de textos. Observao e comparao de dados. Estabelecimento e demonstrao de relaes de causa, efeito, interao entre homens e meio ambiente. Reflexo sobre o papel das guerras na histria do homem. ATITUDINAIS Cuidado com o material utilizado, tanto individual quanto coletivo. Capricho na apresentao de trabalhos e pesquisas. Questionamento responsvel diante do respeito s normas sociais. Integrao ao processo histrico. Compreenso do homem como agente histrico. Respeito diversidade cultural, tnica e social. Adoo da cultura pela paz.

4 Bimestre

9 ANO

SOCIEDADE
(Hist / Geo)

HISTRIA CONTEDOS CONCEITUAIS Brasil - a redemocratizao: - A Constituio Federal de 1988. - O processo democrtico em 1989. Impeachment. - Governo Fernando Henrique Cardoso. - O governo Lula. - Polticas pblicas de incluso (pessoas com necessidades especiais, negros, idosos, mulheres). Tenses e conflitos no mundo atual: - Terrorismo. - Fanatismo religioso. A globalizao: - Conceituao. - Globalizao e sociedade de consumo. - Globalizao e excluso social. PROCEDIMENTAIS Leitura para coleta de dados e construo do conhecimento; Construo de regras sociais para o ambiente escolar. Coleta de dados sobre diferentes sociedades. Registro de relatos, experincias e produtos de pesquisa. Utilizao da cronologia para compreenso dos processos histricos; Anlise comparada de textos; Observao e comparao de dados. Estabelecimento e demonstrao de relaes de causa, efeito, interao entre homens e meio ambiente. Conhecimento e valorizao da Histria Oral como fonte de conhecimento. Reflexo sobre o papel das guerras na histria do homem. ATITUDINAIS Cuidado com o material utilizado, tanto individual quanto coletivo. Capricho na apresentao de trabalhos e pesquisas. Questionamento responsvel diante do respeito s normas sociais. Integrao ao processo histrico. Compreenso do homem como agente histrico. Respeito diversidade cultural, tnica e social. Adoo da cultura pela paz;

Prefeitura Municipal de Santos


SECRETARIA DE EDUCAO DEPARTAMENTO PEDAGGICO
ESTNCIA BALNERIA

Plano de Curso
Ensino Fundamental Geografia 6 a 9 ano
2007

APRESENTAO (...) Protege-me das incurses obrigatrias que sufocam o prazer da descoberta e com o silncio ( intimamente sbio ) das tuas palavras e dos teus gestos ajuda-me serenamente a ler e a escrever a minha prpria vida.
Ademar Ferreira. In: ALVES, Rubem. A escola com que sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir.

Caro(a) professor(a), Mais um ano letivo se inicia, trazendo novos desafios que nortearo sua prtica docente. Desse modo, com o intuito de auxiliar o planejamento de suas aes didtico-pedaggicas, a curto, mdio e longo prazo, apresentamos o Plano de Curso do 6 ao 9 ano. As sugestes de alterao que vocs nos enviaram foram analisadas criteriosamente e contempladas quando pertinentes. Ressaltamos que este documento, como o prprio nome diz, trata-se de um plano, e no de um planejamento, permitindo, assim, certa flexibilidade, ainda que apresente uma diviso bimestral dos contedos. Dessa forma, caber a voc, professor, aps o perodo de conhecimento de seu grupo-classe, o que compreende os diferentes procedimentos diagnsticos, estudar este plano a fim de estabelecer o melhor percurso pedaggico junto a seus alunos, ou seja, elaborar o planejamento propriamente dito. Similarmente ao ano de 2005, os contedos apresentam-se divididos em conceituais ( que se referem ao conhecimento de conceitos, fatos e princpios ), procedimentais ( que se referem a um saber fazer ) e atitudinais ( que esto associados a valores, atitudes e normas ). Cabe ainda dizer que, em razo dos contedos conceituais, manteve-se a diviso por disciplinas, o que, no entanto, no invalida a abordagem interdisciplinar do trabalho em sala de aula. Resguardadas as especificidades de cada rea do conhecimento, o que, em sua maioria, constri-se por meio dos contedos conceituais, por intermdio da aprendizagem dos outros contedos os procedimentais e os atitudinais que a interdisciplinaridade ocorre. Certos procedimentos tambm se aplicam com exclusividade a uma disciplina, porm, em sua maioria, assim como as atitudes a serem desenvolvidas pelas crianas, esses perpassam todas as reas do conhecimento, em maior ou menor escala, durante certa etapa de sua aprendizagem. nesse sentido, portanto, professor, que seu planejamento deve se orientar, buscando garantir a construo dos saberes prprios de cada disciplina, concomitantemente dos que se apreendem de uma forma transversal. Importa dizer que, ao falarmos dos conceitos mais especficos de cada disciplina, no estamos dizendo que o vnculo entre esses saberes no possa ser estabelecido, at porque ele existe naturalmente nos conhecimentos institudos, mas sim que h conceitos prprios de Lngua Portuguesa, os quais no dizem respeito Matemtica e vice-versa. Portanto, no necessrio forar tal aproximao, criando situaes de aprendizagem vazias de significado. Por outro lado, h conceitos que pertencem a mais de uma rea, demandando, assim, que sejam construdos interdisciplinarmente.

Indicamos, no fim deste documento, algumas sugestes de referncias bibliogrficas para aprofundamento dos temas aqui expostos. Sugerimos tambm que voc acesse o site do nosso Departamento Pedaggico, no qual poder encontrar subsdios terico-prticos para download, alm de outras informaes interessantes ( http://www.santos.sp.gov.br; clique em Educao, depois em DEPED ON LINE ). Lembramos ainda que estamos disposio para esclarecer eventuais dvidas, apontar sugestes, analisar coletivamente as dificuldades, a fim de colaborar na escolha dos percursos pedaggicos mais adequados para a efetiva aprendizagem de nossas crianas. Nossa inteno fortalecer, cada vez mais, a parceria entre ns, educadores, cujo objetivo comum a excelncia da qualidade de ensino e o desenvolvimento pleno e feliz das potencialidades de nossos alunos. Bom trabalho a todos! Departamento Pedaggico. Fevereiro de 2007.

6 Ano
2007

6 ANO
1 Bimestre

SOCIEDADE (Hist / E Rel / Geo)

GEOGRAFIA CONTEDOS CONCEITUAIS Introduo Geografia. Definio. Diviso. Relacionamento da Geografia com as disciplinas cientficas. Homem, paisagens e espao geogrfico. Trabalho e tecnologia na transformao das paisagens. Universo. Sistema Solar e suas caractersticas. Terra um planeta no espao. Lua nosso satlite natural. Fases da Lua. Formas e movimentos da Terra. Orientao no espao. Meios de orientao sobre a superfcie terrestre. Rosa-dos-ventos. Localizao no espao. Coordenadas geogrficas. Fusos horrios. Zonas climticas da Terra. Atualidades: aes antrpicas, alteraes climticas, novas descobertas no espao sideral. PROCEDIMENTAIS Observao, coleta e comparao de dados. Estabelecimento e demonstrao de relaes de causa, efeito, interao entre homens e meio ambiente. Estabelecimento e demonstrao de relaes entre a cincia geogrfica e as demais cincias (ou saberes humanos). Explorao e uso de espaos prximos. Autopercepo enquanto agente transformador de paisagens. Percepo de tecnologia e trabalho humano alterando paisagens. Pesquisa em fontes diversas: observao e escolha de textos, mapas, cones e tabelas simples; consulta a ndices e sumrios, inclusive de atlas; localizao, descrio e comparao de informaes; elaborao de hipteses (mesmo que muito simples), busca de comprovao das mesmas; coleta de mais dados; anlise, diferenciao, unio ou descarte de dados, seleo final e concluso. Projeo de diferentes trajetos em mapas simples, com referencial de sua realidade prxima. Aplicao de lateralidade. Produo de smbolos como representao. Projeo espacial para o universo e simulao tridimensional dos movimentos relativos de nosso planeta (uso de mbiles, maquetes, dramatizao ou outros modelos concretos). ATITUDINAIS Organizao do pensamento e do estilo. Desenvolvimento do dilogo, da cooperao, da segurana e da assuno de suas atitudes. Desenvolvimento da responsabilidade pelo ambiente coletivo, do apego e do afeto por lugares de sua convivncia; do cuidar dos espaos que ocupa. Aperfeioamento de sua atuao social, da convivncia com diferenas, do respeito a terceiros e de seu autoconhecimento (pontos de referncia, extenso). Visualizar-se enquanto cidado global. Organizao de diversos materiais para consulta e para trabalhos simultneos. Descoberta de prazeres em estudar geografia, em melhor entender o mundo e em nele agir de forma solidria/cidad.

Projeo espacial e representao sobre o mundo segundo a Rosa-dos-ventos, as coordenadas geogrficas e os quadrantes e hemisfrios. Generalizao para espaos crescentes com o estabelecimento de comunicao de fatos, fenmenos e conceitos. Aplicao criativa desses procedimentos em novas situaes. Composio de argumentao pessoal.

2 Bimestre

6 ANO

SOCIEDADE
(Hist / E Rel / Geo)

GEOGRAFIA CONTEDOS CONCEITUAIS PROCEDIMENTAIS Explorao e representao de espaos prximos e de modelos concretos, com diferentes dimenses. Estabelecimento e demonstrao de relaes de causa, efeito, interao entre homens e meio ambiente. Percepo de tecnologia e trabalho humano alterando relevos e paisagens. Estabelecimento e demonstrao de relaes entre a cincia geogrfica e as demais cincias (ou saberes humanos). Observao de usos comuns de rochas e de minerais na realidade prxima. Pesquisa: observao, coleta e comparao de dados em fontes diversas (mapas, cones e tabelas simples, livros, atlas ou imprensa, computador); interpretao conjunta de textos e atlas: localizao, descrio e comparao de informaes; elaborao de hipteses (mesmo que muito simples), busca de comprovao das mesmas; anlise, diferenciao, seleo final, concluso e argumentao pessoal. Projeo de diferentes trajetos em mapas simples, com referencial de sua realidade prxima. Produo e aplicao de smbolos como representao cartogrfica. ATITUDINAIS Organizao do pensamento para aprimorar o dilogo, a produo escrita e a desenhada. Ampliao da cooperao, da segurana e da assuno de suas atitudes. Desenvolvimento da responsabilidade pelo ambiente coletivo; do apego e do afeto por lugares de sua convivncia; do cuidar dos espaos que ocupa. Aperfeioamento de sua atuao social, de sua convivncia com diferenas, do respeito a terceiros e de seu autoconhecimento (pontos de referncia, extenso, escalas e limites). Organizao de diversos materiais para consulta e para trabalhos simultneos. Descoberta do prazer em estudar geografia, em melhor entender o mundo e em nele agir de forma solidria/cidad. Visualizao de si prprio enquanto cidado global.

Tipos de mapas. Convenes cartogrficas. Escalas. Tipos de escalas. Do interior da Terra estrutura da superfcie terrestre. Importncia das rochas e dos minerais para a sociedade. Tipos de rochas. Movimentos da crosta terrestre. Placas tectnicas. Agentes modificadores do relevo: internos e externos. Formas de relevo. Formas fundamentais do relevo brasileiro. Relevo santista: ilhas, morros, serra, plancie, esturio, relevo submarino. Atualidades: relaes entre relevo e ocupao antrpica em Santos e adjacncias.

3 Bimestre

6 ANO

SOCIEDADE
(Hist / Geo)

GEOGRAFIA CONTEDOS CONCEITUAIS Hidrosfera: -- presena e importncia da gua na superfcie terrestre; -- causas e efeitos da poluio das guas. Oceanos e mares: -- movimentos: ondas, mars e correntes martimas; -- litoral brasileiro: extenso, importncia. Hidrografia do planeta: -- bacia hidrogrfica: componentes e limites; -- principais rios do mundo; -- relaes entre regimes fluviais e climas; -- o papel dos rios e bacias hidrogrficas brasileiros na ocupao do territrio nacional. Distino entre tempo e clima; -- fatores da variao da temperatura do ar; -- efeito estufa: origem e ampliao; -- elementos do clima e relaes com a geografia; -- tipos de clima do Brasil e suas caractersticas. Vegetao no Brasil: -- tipos e caractersticas; -- degradao das formaes vegetais. Autopercepo enquanto agente transformador de paisagens. Atualidades: relaes entre clima, guas e vegetao em Santos. PROCEDIMENTAIS Observao, pesquisa e comparao de dados de fontes diversas. Estabelecimento e demonstrao de relaes de causa, efeito, interao entre homens e meio ambiente. Estabelecimento e demonstrao de relaes entre as guas superficiais, entre estas e as variaes climticas e as formaes vegetais. Explorao de usos das guas por seres humanos a partir de espaos prximos. Percepo de tecnologia e trabalho humano alterando a hidrografia, o clima, o ecossistema no mundo atual. Autopercepo enquanto agente poluidor ou agente cuidador da qualidade das guas e do ambiente. Projeo de diferentes trajetos em mapas com referencial de sua realidade prxima. Produo de smbolos como representao. Projeo espacial e simulao tridimensional dos movimentos relativos das bacias hidrogrficas brasileiras (maquetes ou outros modelos concretos). Generalizao para espaos crescentes com o estabelecimento de comunicao de fatos, fenmenos e conceitos. Projeo e representao sobre o mundo por Rosados-ventos, coordenadas geogrficas, hemisfrios. Aplicao criativa desses procedimentos em novas situaes. Composio de argumentao pessoal. ATITUDINAIS Organizao do pensamento para aprimorar o dilogo, a produo escrita e a desenhada. Ampliao da cooperao, da segurana e da assuno de suas atitudes. Desenvolvimento da responsabilidade pelo ambiente coletivo; do apego e do afeto por lugares de sua convivncia; do cuidar dos espaos que ocupa. Aperfeioamento de sua atuao social, de sua convivncia com diferenas, do respeito a terceiros e de seu autoconhecimento (pontos de referncia, extenso, escalas e limites). Organizao de diversos materiais para consulta e para trabalhos simultneos. Descoberta do prazer em estudar geografia, em melhor entender o mundo e em nele agir de forma solidria/cidad. Visualizao de si prprio enquanto cidado global. Amadurecimento em todas essas atitudes.

4 Bimestre

6 ANO

SOCIEDADE
(Hist / Geo)

GEOGRAFIA CONTEDOS CONCEITUAIS Atividades econmicas: Agricultura e silvicultura: . tipos e caractersticas; . importncia da irrigao; . produo agrcola brasileira; . relaes entre agricultura, meio natural e indstria. Pecuria e demais criaes: . principais tipos de gado; . atividades pesqueiras e avcolas; . relaes entre sistemas de criao e meio natural; . produo brasileira, espacialidade e grandes rebanhos; . relaes entre criao, campo, cidade e consumo. - Indstria: . velocidade de transformao de matrias-primas em produtos; . dinamismo nas relaes entre espao natural e social; . atividade industrial brasileira. Tecnologia em redes atuais: . comrcio, . porto, . transportes, . turismo, . propaganda, . informtica, . meios de comunicao. - Atualidades: exemplos da Regio Metropolitana da Baixada Santista. PROCEDIMENTAIS Observao, pesquisa e comparao de dados de fontes diversas. Estabelecimento e demonstrao de relaes de causa, efeito, interao entre homem e meio. Estabelecimento e demonstrao de relaes entre tipos de agricultura, de pecuria e outras criaes com variaes climticas, hdricas e topogrficas. Explorao dos usos de espaos prximos quanto a atividades agropecurias, de pesca, porto, comrcio, turismo e industriais. Percepo de tecnologia e trabalho humano alterando o ecossistema no mundo atual. Autopercepo enquanto agente poluidor ou agente cuidador da qualidade do meio ambiente. Projeo e representao de diferentes trajetos em mapas com referencial de sua realidade prxima. Produo de smbolos como representao. Projeo espacial e simulao tridimensional de relaes entre reas fornecedoras de matriaprima, indstrias, transportes, meios de comunicao, comrcio e mercados consumidores. Generalizao para espaos crescentes com o estabelecimento de comunicao de fatos, fenmenos e conceitos. Aplicao criativa desses procedimentos em novas situaes. Composio de argumentao pessoal. ATITUDINAIS Organizao do pensamento para aprimorar o dilogo, a produo escrita e a desenhada. Percepo de linhas e redes de produo e sua adaptao particular ao cotidiano. Ampliao da cooperao, da segurana e da assuno de suas atitudes. Desenvolvimento da responsabilidade pelo ambiente coletivo; do apego e do afeto por lugares de sua convivncia; do cuidar dos espaos que ocupa. Aperfeioamento de sua atuao social, de sua convivncia com diferenas, do respeito a terceiros e de seu autoconhecimento (pontos de referncia, extenso, escalas e limites). Organizao de diversos materiais para consulta e para trabalhos simultneos. Descoberta do prazer em estudar geografia, em melhor entender o mundo, a natureza e em neles agir de forma solidria/cidad. Visualizao de si prprio enquanto cidado global. Amadurecimento em todas essas atitudes.

7 Ano
2007

7 ANO
1 Bimestre

SOCIEDADE (Hist / E Rel / Geo)

GEOGRAFIA CONTEDOS CONCEITUAIS O Brasil no mundo. Extenso e localizao. Pases de maior extenso territorial que o Brasil. Pontos extremos do Brasil. Domnios morfoclimticos do Brasil (Aziz Nacib abSaber) Populao brasileira e sua distribuio. Populao absoluta e relativa. Caractersticas do crescimento populacional brasileiro e sua relao com a urbanizao. Elementos formadores do povo brasileiro: o ndio, o negro e o branco. Movimentos migratrios: imigrao, xodo rural, transumncia. Urbanizao: rede urbana, metrpoles nacionais, metrpoles regionais e regies metropolitanas com destaque nossa. Declnio do crescimento populacional brasileiro. Atualidades: regio metropolitana da Baixada Santista. PROCEDIMENTAIS Observao, coleta e comparao de dados na realidade e num globo terrestre. Estabelecimento e demonstrao de relaes de causa, efeito, interao entre homem e meio, seja morfoclimticas ou quanto a movimentos populacionais. Estabelecimento e demonstrao de relaes entre a cincia geogrfica e as demais cincias (ou saberes humanos). Uso de rguas (incluindo as de telas de computador) e diferentes aplicaes de escalas e tabelas. Organizao e elaborao de legendas e tabelas. Deciso sobre a convenincia de um ou de outro tipo de mapa para localizao e representao de determinado fato, ou conceito, ou fenmeno. Anlise integrada dessas diferentes linguagens. Explorao e uso de espaos prximos como pontos de referncia e na organizao de seu prprio trabalho. Autopercepo enquanto agente sobre espaos menores que integram (e interagem com) espaos maiores. Delimitao de espaos (ou regionalizao). Projeo espacial sobre o mundo segundo a Rosa-dos-ventos, as coordenadas geogrficas e os quadrantes e hemisfrios. ATITUDINAIS Organizao do pensamento e do estilo. Desenvolvimento do dilogo, da cooperao, da segurana e da assuno de suas atitudes. Desenvolvimento da responsabilidade pelo ambiente coletivo; do apego e do afeto por lugares de sua convivncia; do cuidar dos espaos que ocupa. Aperfeioamento de sua atuao social, da convivncia com diferenas, do respeito a terceiros e de seu autoconhecimento (pontos de referncia, extenso). Visualizar-se enquanto cidado global. Organizao de diversos materiais para consulta e para trabalhos simultneos. Descoberta de prazeres em estudar geografia, em melhor entender o mundo e em nele agir de forma solidria/cidad. Amadurecimento nessas atitudes todas.

Pesquisas em fontes diversas = observao, escolha, manuseio de textos, mapas, cones e tabelas simples; consulta a ndices e sumrios, inclusive de atlas; localizao, descrio e comparao de informaes; elaborao de hipteses (mesmo que simples), busca de comprovao das mesmas; coleta de mais dados; anlise, diferenciao, unio ou descarte de dados; seleo final e concluso. Projeo de diferentes trajetos em mapas temticos do Brasil. Confeco de mapas representando algumas caractersticas do Brasil combinadas, constando a cidade de Santos como referencial prximo. Argumentao e defesa de seu ponto de vista sob argio.

2 Bimestre

7 ANO

SOCIEDADE
(Hist / E Rel / Geo)

GEOGRAFIA CONTEDOS CONCEITUAIS PROCEDIMENTAIS Delimitao de espaos (ou: regionalizao). Pesquisa: observao, coleta e comparao de dados obtidos em diversas fontes e linguagens (livros, imprensa, internet, programas televisivos, atlas e fontes vivas), elaborao de hipteses, anlise, concluso e argumentao. Estabelecimento e demonstrao de relaes de causa, efeito, interao entre homem e meio, justificando a adoo de uma ou outra das regionalizaes do Pas. Estabelecimento e demonstrao de relaes entre industrializao e urbanizao e entre cincia geogrfica e as demais cincias ou saberes humanos. Deciso sobre a convenincia de um ou outro tipo de mapa para localizao e representao de determinado fato, ou conceito, ou fenmeno. Combinao de dados obtidos por meio de pesquisa para a conseqente confeco de mapas. Organizao e elaborao de legendas e tabelas. Explorao e uso de espaos prximos como pontos de referncia. Autopercepo enquanto agente sobre espaos menores que integram (e interagem com) espaos maiores. Projeo espacial sobre o Nordeste do Brasil, tendo Santos como referencial. ATITUDINAIS Organizao do pensamento em argumentao textual, verbal e cartogrfica. Desenvolvimento do dilogo, da cooperao, da segurana e da assuno de suas atitudes. Desenvolvimento da responsabilidade pelo ambiente coletivo; do apego e do afeto por lugares de sua convivncia; do cuidar dos espaos que ocupa. Aperfeioamento de sua atuao social, de sua convivncia com diferenas, do respeito a terceiros e de seu autoconhecimento (pontos de referncia, extenso, escalas e limites). Organizao de diversos materiais para consulta e para trabalhos simultneos. Descoberta do prazer em estudar geografia, em melhor entender a nao brasileira, o mundo e em neles agir de forma solidria/cidad. Visualizao de si prprio enquanto cidado global. Amadurecimento quanto s atitudes propostas.

Diviso regional oficial do Brasil IBGE. Diviso do Brasil em trs Complexos Regionais.
NORDESTE

O papel do Nordeste na economia brasileira. Caractersticas econmicas: baixo

nvel socioeconmico, concentrao de propriedade e de renda. Caractersticas histrico-econmicas da organizao do espao nordestino: cana-de-acar, pecuria e algodo. As quatro sub-regies do Nordeste e suas caractersticas. Relaes entre os elementos naturais e as atividades econmicas da regio. Problemas socioeconmicos da sub-regio de clima semi-rido. Indstria da seca; novas solues propostas. Atividades da agricultura e da pecuria. Recursos minerais e fontes de energia da regio: minrios, sal-marinho, petrleo e gs natural. Relaes entre industrializao e urbanizao. Atualidades: turismo, agricultura para exportao, biodiesel do Nordeste.

3 Bimestre

7 ANO

SOCIEDADE
(Hist / Geo)

GEOGRAFIA CONTEDOS CONCEITUAIS Centro-Sul O papel central na economia brasileira, em termos econmicos, financeiros, tecnolgicos e educacionais. Caractersticas do relevo, da vegetao, do clima, da hidrografia e suas relaes com as atividades econmico-sociais. Fatores histrico-econmicos da organizao do espao na regio, concentrao e distribuio de renda. Caractersticas do processo de urbanizao e seu impacto para o ambiente formao de metrpoles, crescimento das cidades mdias, alteraes no campo. Efeitos danosos da ao do homem sobre o ambiente exemplos nas Serra do Mar, Mata Atlntica e Baixada Santista. Papel de destaque do eixo Rio-So Paulo nas relaes econmicas do Brasil com a economia internacional exemplos no Porto de Santos. Caractersticas da agricultura e da pecuria do Centro-Sul. Principais plos industriais, fontes de energia e recursos minerais da regio. Atualidades: turismo, tecnologia, petrleo, gs natural, comrcio, exportao, qualidade ambiental. PROCEDIMENTAIS Observao, pesquisa, coleta e comparao de dados na realidade e num globo terrestre. Estabelecimento e demonstrao de relaes de causa, efeito, interao entre homem e meio ambiente. Estabelecimento e demonstrao de relaes histricoeconmicas com fatores morfoclimticos, com o substrato geolgico-mineralgico e com a hidrografia da regio. Estabelecimento e demonstrao de relaes entre movimentos populacionais, matrizes do povo brasileiro, urbanizao e outras apropriaes de espaos rurais. Anlise integrada de diferentes linguagens. Projeo espacial, organizao e elaborao de legendas e tabelas. Deciso sobre a convenincia de um ou de outro tipo de mapa para localizao e representao de determinado fato, conceito ou fenmeno. Delimitao de espaos (ou regionalizao). Explorao e uso de espaos prximos como pontos de referncia e na organizao de seu prprio trabalho. Confeco de mapas representando algumas caractersticas do Brasil combinadas, constando a cidade de Santos como referncia. Autopercepo enquanto agente sobre espaos menores que integram (e interagem com) espaos maiores. Argumentao e defesa de seu ponto de vista sob argio. ATITUDINAIS Organizao do pensamento em argumentao textual, verbal, dialgica e cartogrfica. Ampliao da cooperao, da segurana e da assuno de suas atitudes. Desenvolvimento da responsabilidade pelo ambiente coletivo; do apego e do afeto por lugares de sua convivncia; do cuidar dos espaos que ocupa. Aperfeioamento de sua atuao social, de sua convivncia com diferenas, do respeito a terceiros e de seu autoconhecimento (pontos de referncia, extenso, escalas e limites). Organizao de diversos materiais para consulta e para trabalhos simultneos. Descoberta do prazer em estudar geografia, em melhor entender a nao brasileira, o mundo e em neles agir de forma solidria/cidad. Visualizao de si prprio enquanto cidado global. Amadurecimento quanto s atitudes propostas.

4 Bimestre

7 ANO

SOCIEDADE
(Hist / Geo)

GEOGRAFIA CONTEDOS CONCEITUAIS Amaznia: reas abrangidas pela Amaznia Legal, pela Amaznia Internacional, pelo Complexo Regional da Amaznia e pela Regio Norte. Aspectos naturais da Amaznia e sua interdependncia destaque para a bacia hidrogrfica, a topografia e a floresta. Friagem - fenmeno singular. Aspectos histricos da ocupao da Amaznia, problemas socioeconmicos e propostas de soluo. Indgenas e a luta dos povos da floresta. Grandes projetos minero-industriais (Carajs, Jari, Calha Norte) e o SIVAM. Belm e Manaus: ilhas de desenvolvimento. Extrativismo sustentvel e ecoturismo. Atualidades: devastao, preservao e tecnologia na floresta. PROCEDIMENTAIS Observao, pesquisa, coleta e comparao de dados na realidade e num globo terrestre. Estabelecimento e demonstrao de relaes de causa, efeito, interao entre homem e meio ambiente. Estabelecimento e demonstrao de relaes histricoeconmicas com fatores morfoclimticos, com o substrato geolgico-mineralgico e a hidrografia da regio. Estabelecimento e demonstrao de relaes entre movimentos populacionais, urbanizao e outras apropriaes de espaos rurais. Anlise integrada de diferentes linguagens. Projeo espacial, organizao e elaborao de legendas e tabelas. Regionalizao, ou seja: delimitao de espaos. Deciso sobre a convenincia de um ou de outro tipo de mapa para localizao e representao de determinado fato, conceito ou fenmeno. Explorao e uso de espaos prximos como pontos de referncia e na organizao de seu prprio trabalho. Autopercepo enquanto agente sobre espaos menores que integram (e interagem com) espaos maiores. Confeco de mapas representando algumas caractersticas do Brasil combinadas, constando a cidade de Santos como referncia. Argumentao e defesa de seu ponto de vista sob argio. ATITUDINAIS Organizao do pensamento em argumentao textual, verbal e cartogrfica. Desenvolvimento do dilogo, da cooperao, da segurana e da assuno de suas atitudes. Desenvolvimento da responsabilidade pelo ambiente coletivo; do apego e do afeto por lugares de sua convivncia; do cuidar dos espaos que ocupa. Aperfeioamento de sua atuao social, da convivncia com diferenas, do respeito a terceiros e de seu autoconhecimento (pontos de referncia, extenso, escalas e limites). Organizao de diversos materiais para consulta e para trabalhos simultneos. Descoberta do prazer em estudar geografia, em melhor entender a nao brasileira, o mundo e em neles agir de forma solidria, cidad. Visualizao de si prprio enquanto cidado global. Amadurecimento quanto s atitudes propostas.

8 Ano
2007

8 ANO
1 Bimestre

SOCIEDADE (Hist / E Rel / Geo)

GEOGRAFIA CONTEDOS CONCEITUAIS Espao geogrfico mundial; cartografia do mundo. Atual diviso do mundo: blocos econmicos regionais. Pases subdesenvolvidos ou perifricos e desenvolvidos ou centrais. Mundo subdesenvolvido: localizao e origens histricas formas de colonizao. Paisagens naturais do continente americano. Diviso Internacional do Trabalho e suas caractersticas na economia global. Caractersticas das populaes do mundo subdesenvolvido, indicadores sociais e econmicos (IDH). O papel dos Organismos Internacionais nos pases subdesenvolvidos (Banco Mundial, ONU, FMI, OCDE). A Guerra Fria. Globalizao, atual estgio da expanso capitalista. Revoluo tecnocientfica. Atualidades: relaes do Brasil com blocos econmicos regionais; tecnologia nacional. PROCEDIMENTAIS Observao, coleta e comparao de dados na realidade e num globo terrestre. Estabelecimento e demonstrao de relaes de causa, efeito, interao entre homem e meio ambiente. Uso e anlise integrada de diversas linguagens. Organizao e elaborao de mapas, tabelas, grficos. Deciso sobre a convenincia do uso de um ou de outro tipo de mapa, grfico e/ou texto para explicao de fatos, conceitos ou fenmenos geogrficos. Autopercepo enquanto agente transformador de paisagens e sua transposio espao-temporalhistrica ao longo das vrias paisagens americanas. Percepo de diferentes tecnologias alterando paisagens segundo diversidade tecnolgicoeconmica e segundo graus de desenvolvimento. Projeo espacial generalizada, aplicao criativa de procedimentos anteriores a novas situaes, sem perder o referencial de nossa cidade. Projeo de diferentes trajetos em mapas, globo terrestre e computador, em visitao a diferentes blocos econmicos regionais, aos pases perifricos e aos centrais. ATITUDINAIS Organizao do pensamento e do estilo. Desenvolvimento do dilogo, da cooperao, da segurana e da assuno de suas atitudes. Desenvolvimento da responsabilidade pelo ambiente coletivo; do apego e do afeto por lugares de sua convivncia; do cuidar dos espaos que ocupa. Aperfeioamento de sua atuao social, da convivncia com diferenas, do respeito a terceiros e de seu autoconhecimento (pontos de referncia, extenso). Visualizar-se enquanto cidado global. Organizao de diversos materiais para consulta e para trabalhos simultneos. Descoberta de prazeres em estudar geografia, em melhor entender o mundo e em nele agir de forma solidria/cidad. Amadurecimento em todas essas atitudes, alm de segurana quanto a se expressar em pblico e em conservar o ambiente, o patrimnio histrico e cultural.

Consulta a ndices e sumrios de enciclopdias, atlas e de informtica; localizao, descrio e comparao de informaes; elaborao de roteiros de pesquisa e de hipteses, busca de comprovao das mesmas. Pesquisa em fontes diversas: observao, escolha, manuseio de textos, mapas, fotos, tabelas, modelos tridimensionais; anlise, diferenciao, unio ou descarte de dados; seleo final, concluso e argumentao. Debate e sustentao de opinio prpria embasada na concluso da pesquisa (individual ou coletiva).

8 ANO
2 Bimestre

SOCIEDADE
(Hist / E Rel / Geo) GEOGRAFIA CONTEDOS

CONCEITUAIS

PROCEDIMENTAIS Observao, coleta e comparao de dados da atualidade em diversas fontes e linguagens; localizao das informaes; elaborao de roteiros de pesquisa e de hipteses, busca de comprovao das mesmas; anlise, diferenciao, unio ou descarte de dados; seleo final, concluso e argumentao. Estabelecimento e demonstrao de relaes de causa, efeito, interao entre homem e meio ambiente. Deciso sobre a convenincia do uso de um ou outro tipo de mapa, grfico, tabela e/ou texto para explicao de fatos, conceitos ou fenmenos geogrficos; confeco dos mesmos. Projeo de diferentes trajetos em mapas, globo terrestre e computador, em visitao a diferentes blocos econmicos regionais e a pases latinoamericanos, sem perder o referencial de nossa cidade. Percepo de diferentes tecnologias interferindo na paisagem, na economia e no desenvolvimento. Debate e sustentao de opinio prpria embasada na concluso da pesquisa (individual ou coletiva).

ATITUDINAIS Organizao do pensamento em argumentao textual, verbal e cartogrfica. Aprimoramento do dilogo, da cooperao, da segurana e da assuno de suas atitudes. Desenvolvimento da responsabilidade pelo ambiente coletivo; do apego e do afeto por lugares de sua convivncia; do cuidar dos espaos que ocupa. Aperfeioamento de sua atuao social, de sua convivncia com diferenas, do respeito a terceiros e de seu autoconhecimento (pontos de referncia, extenso, escalas e limites). Organizao de diversos materiais para consulta e para trabalhos simultneos. Composio de argumentao pessoal. Descoberta do prazer em estudar geografia, em melhor entender a latinidade americana, em perceber a presena latina no mundo. Amadurecimento quanto s atitudes propostas, alm da segurana quanto a se expressar em pblico e em conservar o ambiente, o patrimnio histrico e o cultural. Visualizao de si prprio enquanto cidado global.

Amrica Latina na Globalizao dependncia

econmica X produo tecnolgica. Desigualdades regionais na Amrica Latina; desenvolvimento industrial diferenciado; relaes socioeconmicas e ambientais. Amrica Central: subdesenvolvimento; problemas polticos e ambientais. Turismo como alimento da economia na Amrica Central. Cuba: espao poltico, econmico e social diferenciado no continente americano. Atualidades.

8 ANO
3 Bimestre

SOCIEDADE
(Hist / Geo) GEOGRAFIA CONTEDOS

CONCEITUAIS Estados Unidos da Amrica: origens da formao da superpotncia mundial. Produtividade agrcola dos Estados Unidos. Tecnologia industrial norte-americana. Megalpoles norte-americanas: velhos problemas e novos desafios. Canad: origens da integrao com a economia dos Estados Unidos. Produo econmica canadense. Subsolo canadense, riquezas minerais, reservas de gua para o futuro. Produtividade agrcola X diversidade climtica. Globalizao: fluxos de comrcio e de capitais da globalizao no continente americano da Amrica rica Amrica exportadora de produtos primrios NAFTA, MERCOSUL e ALCA. Atualidades.

PROCEDIMENTAIS Observao, pesquisa, coleta e comparao de dados na realidade e num globo terrestre. Estabelecimento e demonstrao de relaes de causa, efeito, interao entre homem e meio ambiente. Uso e anlise integrada de diversas linguagens. Organizao e elaborao de mapas, tabelas, grficos. Deciso sobre a convenincia do uso de um ou outro tipo de mapa, grfico e/ou texto para explicao de fatos, conceitos ou fenmenos geogrficos. Autopercepo enquanto agente transformador de paisagens americanas e sua transposio espaotemporal-histrica ao longo das vrias paisagens canadenses e norte-americanas. Percepo de diferentes tecnologias alterando paisagens segundo diversidade tecnolgicoeconmica, determinando variados graus de desenvolvimento. Projeo de diferentes trajetos em mapas, globo terrestre e computador. Aplicao criativa de procedimentos anteriores a novas situaes, em visitao a diferentes blocos econmicos regionais, sem perder o referencial de nossa cidade. Anlise de formas e de integrao de pases perifricos e centrais. Debate e sustentao de opinio prpria embasada na concluso de pesquisa (individual ou coletiva).

ATITUDINAIS Organizao do pensamento em argumentao textual, verbal e cartogrfica. Aprimoramento do dilogo, da cooperao, da segurana e da assuno de suas atitudes. Desenvolvimento da responsabilidade pelo ambiente coletivo; do apego e do afeto por lugares de sua convivncia; do cuidar dos espaos que ocupa. Aperfeioamento de sua atuao social, de sua convivncia com diferenas, do respeito a terceiros e de seu autoconhecimento (pontos de referncia, extenso, escalas e limites). Organizao de diversos materiais para consulta e para trabalhos simultneos. Composio de argumentao pessoal. Descoberta do prazer em estudar geografia, em melhor entender a presena americana no mundo e em nele agir de forma solidria/cidad. Amadurecimento quanto s atitudes propostas, alm da segurana quanto a se expressar em pblico e em conservar o ambiente, o patrimnio histrico e o cultural. Visualizao de si prprio enquanto cidado global.

8 ANO
4 Bimestre

SOCIEDADE
(Hist / Geo) GEOGRAFIA CONTEDOS

CONCEITUAIS Oceania o Colonizao e povoamento. o Austrlia: um pas continente. o Produo econmica e integrao da Oceania no Pacfico Sul. o Meio ambiente natural. o Turismo. Terras Polares o Ocupao diferenciada desses espaos. o Como vivem os homens nas regies polares. o Riscos ambientais: o perigo da explorao econmica predatria. o Antrtida: o Caractersticas naturais e econmicas. o Pesquisas cientficas. Atualidades.

PROCEDIMENTAIS Observao, pesquisa, coleta e comparao de dados na realidade e no globo terrestre. Estabelecimento e demonstrao de relaes de causa, efeito, interao entre homem e meio ambiente. Uso e anlise integrada de diversas linguagens. Organizao e elaborao de mapas, tabelas, grficos. Deciso sobre a convenincia do uso de um ou outro tipo de mapa, grfico e/ou texto para explicao de fatos, conceitos ou fenmenos geogrficos. Autopercepo enquanto agente transformador do meio ambiente. Transposio espao-temporal-histrica ao longo de paisagens to diversas de nossa realidade. Percepo da importncia das pesquisas cientficas para a adaptao do homem a diversos ambientes e para seu melhor aproveitamento. Projeo de diferentes trajetos em mapas, globo terrestre e computador. Aplicao criativa de procedimentos anteriores a novas situaes, em visitao a diferentes regies, sem perder o referencial de nossa cidade. Debate e sustentao de opinio prpria embasada na concluso de pesquisa individual (ou coletiva).

ATITUDINAIS Organizao do pensamento em argumentao textual, verbal e cartogrfica. Aprimoramento do dilogo, da cooperao, da segurana e da assuno de suas atitudes. Desenvolvimento da responsabilidade pelo ambiente coletivo; do apego e do afeto por lugares de sua convivncia; do cuidar dos espaos que ocupa. Aperfeioamento de sua atuao social, de sua convivncia com diferenas, do respeito a terceiros e de seu autoconhecimento (pontos de referncia, extenso, escalas e limites). Organizao de diversos materiais para consulta e para trabalhos simultneos. Composio de argumentao pessoal. Descoberta do prazer em estudar geografia, em melhor entender sua presena no mundo e em nele agir de forma solidria/cidad. Amadurecimento quanto s atitudes propostas, alm da segurana quanto a se expressar em pblico e em conservar o ambiente, o patrimnio histrico e o cultural. Visualizao de si prprio enquanto cidado global.

9 Ano
2007

9 ANO
1 Bimestre

SOCIEDADE (Hist / E Rel / Geo)

GEOGRAFIA CONTEDOS CONCEITUAIS PROCEDIMENTAIS ATITUDINAIS Organizao do pensamento e do estilo. Aprimoramento do dilogo, da cooperao, da segurana e da assuno de suas atitudes. Desenvolvimento da responsabilidade pelo ambiente coletivo; do apego e do afeto por lugares de sua convivncia; do cuidar dos espaos que ocupa. Aperfeioamento de sua atuao social, da convivncia com diferenas, do respeito a terceiros e de seu autoconhecimento (pontos de referncia, extenso). Visualizar-se enquanto cidado global. Organizao de diversos materiais para consulta e para trabalhos simultneos. Descoberta de prazeres em estudar geografia, em melhor entender o mundo e em nele agir de forma solidria/cidad. Amadurecimento em todas essas atitudes, alm de segurana quanto a se expressar em pblico e em conservar o ambiente, o patrimnio histrico e cultural. Conscincia sobre seu autocontrole no processo de aprendizagem. Atitudes positivas quanto paz mundial, contra a marginalizao e os preconceitos.

Binmio: Novo Mundo X Velho Mundo. Continente Europeu: paisagens naturais. Origem e distribuio da populao na Europa. Impacto do desenvolvimento industrial sobre a populao europia. Conflitos tnicos e religiosos; tenses quanto imigrao e ao racismo na Europa. Regionalizao europia. Blocos econmicos do mundo atual: Unio Europia, CECA, COMECON, APEC, OTAN e BENELUX. A adoo do Euro como marco fundamental da poltica na Europa. Atualidades.

Generalizao de conhecimentos procedimentais anteriores e sua aplicao quanto a situaes e lugares do Velho Mundo, com destaque Europa. Debate e exposio em Seminrios de resultado de pesquisas geogrficas embasadas em mtodo cientfico. Reflexo sobre procedimentos adotados, explicao dos passos que englobam e justificao de sua escolha pessoal para aplicao em determinadas situaes.

2 Bimestre

9 ANO

SOCIEDADE
(Hist / E Rel / Geo)

GEOGRAFIA CONTEDOS CONCEITUAIS PROCEDIMENTAIS al Generalizao de conhecimentos procedimentais anteriores e sua aplicao em situaes e lugares da Europa com destaque atual regionalizao. ATITUDINAIS Organizao do pensamento em argumentao textual, verbal e cartogrfica. Aprimoramento do dilogo, da cooperao, da segurana e da assuno de suas atitudes. Desenvolvimento da responsabilidade pelo ambiente coletivo; do apego e do afeto por lugares de sua convivncia; do cuidar dos espaos que ocupa. Aperfeioamento de sua atuao social, de sua convivncia com diferenas, do respeito a terceiros e de seu autoconhecimento (pontos de referncia, extenso, escalas e limites). Organizao de diversos materiais para consulta e para trabalhos simultneos. Descoberta de prazer em estudar geografia, em melhor entender o mundo e em nele agir de forma solidria/cidad. Amadurecimento quanto s atitudes propostas, alm da segurana quanto a se expressar em pblico e em conservar o ambiente, o patrimnio histrico e o cultural. Assuno de atitudes positivas quanto paz mundial, contra a marginalizao e os preconceitos. Visualizao de si prprio enquanto cidado global. Conscientizao sobre seu autocontrole no processo de aprendizagem.

Leste europeu: transio econmica do final do


sculo XX para o sculo XXI. URSS e da Iugoslvia.

Novas fronteiras e novos pases: desintegrao da Federao Russa e seu espao econmico. CEI - Comunidade dos Estados Independentes. Alemanha: fragmentao e reunificao. Atualidades socioeconmicas e ambientais.

Reflexo sobre os passos que englobam seus

procedimentos; explicao e justificao de sua escolha pessoal para aplicao de um ou outro procedimento em determinadas situaes. pesquisas geogrficas embasadas em mtodo cientfico.

Debate, exposio em seminrio de resultado de


3 Bimestre

9 ANO

SOCIEDADE
(Hist / Geo)

GEOGRAFIA CONTEDOS CONCEITUAIS Continente Asitico - o maior continente: - quadro natural e sua diviso fsica; - desertos asiticos. sia - quadro humano e econmico; - principais troncos religiosos do mundo; - Islamismo. Oriente Mdio localizao, pases integrantes; - o ouro negro; - OPEP; - conflitos no Oriente Mdio. ndia - subcontinente indiano: diversidade cultural e ambiental. China - o gigante em ascenso: - problemas da populao; - economia - produtos made in China; - transformaes recentes. Japo - a grande potncia industrial. Tigres Asiticos e seus aspirantes. Atualidades. PROCEDIMENTAIS ATITUDINAIS Organizao do pensamento em argumentao textual, verbal e cartogrfica. Aprimoramento do dilogo, da cooperao, da segurana e da assuno de suas atitudes. Desenvolvimento da responsabilidade pelo ambiente coletivo; do apego e do afeto por lugares de sua convivncia; do cuidar dos espaos que ocupa. Aperfeioamento de sua atuao social, de sua convivncia com diferenas, do respeito a terceiros e de seu autoconhecimento (pontos de referncia, extenso, escalas e limites). Organizao de diversos materiais para consulta e para trabalhos simultneos. Descoberta de prazer em estudar geografia, em melhor entender o mundo e em nele agir de forma solidria/cidad. Amadurecimento quanto s atitudes propostas, alm da segurana quanto a se expressar em pblico e em conservar o ambiente, o patrimnio histrico e o cultural. Assuno de atitudes positivas quanto paz mundial, contra a marginalizao e os preconceitos. Visualizao de si prprio enquanto cidado global. Conscientizao sobre seu autocontrole no processo de aprendizagem.

Generalizao de conhecimentos procedimentais

anteriores e sua aplicao em situaes e lugares do continente asitico. Percepo da rica e complexa diversidade regional da sia. Anlise da atualidade asitica (quanto ao meio fsico ou a aspectos sociopoltico-econmicos). Autopercepo enquanto agente transformador de paisagens e sua transposio espao-temporalhistrica ao longo de paisagens e regies da sia. Reflexo sobre os passos que englobam seus procedimentos; explicao dos passos e justificao de sua escolha pessoal para aplicao de um ou outro procedimento em determinadas situaes. Debate e exposio em seminrio de resultado de pesquisas geogrficas embasadas em mtodo cientfico.

4 Bimestre

9 ANO

SOCIEDADE
(Hist / Geo)

GEOGRAFIA CONTEDOS CONCEITUAIS frica: o caractersticas do ambiente natural do rio Nilo ao processo de desertificao; o disporas (disperso de povos) africanas: na origem humana e na escravizao por europeus; o colonizao, descolonizao, subdesenvolvimento regional: causas e conseqncias; o contrastes no continente: riqueza natural X pobreza social, agricultura de plantation X fome crnica, safris X AIDS; o regionalizao: frica Branca X frica Negra ou frica do Norte, Ocidental, Central, Oriental e Meridional? o frica do Sul: geopoltica do Apartheid. Atualidades. PROCEDIMENTAIS ATITUDINAIS Organizao do pensamento em argumentao textual, verbal e cartogrfica. Aprimoramento do dilogo, da cooperao, da segurana e da assuno de suas atitudes. Desenvolvimento da responsabilidade pelo ambiente coletivo; do apego e do afeto por lugares de sua convivncia; do cuidar dos espaos que ocupa. Aperfeioamento de sua atuao social, da convivncia com diferenas, do respeito a terceiros e de seu autoconhecimento (pontos de referncia, extenso, escalas e limites). Organizao de diversos materiais para consulta e para trabalhos simultneos. Descoberta de prazer em estudar geografia, em melhor entender o mundo e em nele agir de forma solidria/cidad. Amadurecimento quanto s atitudes propostas, alm da segurana quanto a se expressar em pblico e em conservar o ambiente, o patrimnio histrico e o cultural. Assuno de atitudes positivas quanto paz mundial, contra a marginalizao e os preconceitos. Visualizao de si prprio enquanto cidado global. Conscientizao sobre seu autocontrole no processo de aprendizagem.

Generalizao de conhecimentos procedimentais

anteriores e sua aplicao em situaes e lugares do continente africano. Percepo da rica e complexa diversidade regional da frica. Anlise da atualidade africana (quanto ao meio fsico ou a aspectos socioeconmico e polticos). Reflexo sobre o Apartheid e sobre outras formas de preconceito em seu cotidiano prximo. Transposio espao-temporal-histrica ao longo de paisagens e regies da frica. Autopercepo enquanto agente transformador de paisagens. Reflexo e explicao dos passos que englobam seus procedimentos; justificao de sua escolha pessoal para aplicao de um ou outro procedimento em determinadas situaes. Debate e exposio em seminrio de resultado de pesquisas geogrficas embasadas em mtodo cientfico.

Prefeitura Municipal de Santos


SECRETARIA DE EDUCAO DEPARTAMENTO PEDAGGICO
ESTNCIA BALNERIA

Plano de Curso
Ensino Fundamental Lngua Portuguesa 6 a 9 ano
2007

APRESENTAO (...) Protege-me das incurses obrigatrias que sufocam o prazer da descoberta e com o silncio ( intimamente sbio ) das tuas palavras e dos teus gestos ajuda-me serenamente a ler e a escrever a minha prpria vida.
Ademar Ferreira. In: ALVES, Rubem. A escola com que sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir.

Caro(a) professor(a), Mais um ano letivo se inicia, trazendo novos desafios que nortearo sua prtica docente. Desse modo, com o intuito de auxiliar o planejamento de suas aes didtico-pedaggicas, a curto, mdio e longo prazo, apresentamos o Plano de Curso do 6 ao 9 ano. As sugestes de alterao que vocs nos enviaram foram analisadas criteriosamente e contempladas quando pertinentes. Ressaltamos que este documento, como o prprio nome diz, trata-se de um plano, e no de um planejamento, permitindo, assim, certa flexibilidade, ainda que apresente uma diviso bimestral dos contedos. Dessa forma, caber a voc, professor, aps o perodo de conhecimento de seu grupo-classe, o que compreende os diferentes procedimentos diagnsticos, estudar este plano a fim de estabelecer o melhor percurso pedaggico junto a seus alunos, ou seja, elaborar o planejamento propriamente dito. Similarmente ao ano de 2005, os contedos apresentam-se divididos em conceituais ( que se referem ao conhecimento de conceitos, fatos e princpios ), procedimentais ( que se referem a um saber fazer ) e atitudinais ( que esto associados a valores, atitudes e normas ). Cabe ainda dizer que, em razo dos contedos conceituais, manteve-se a diviso por disciplinas, o que, no entanto, no invalida a abordagem interdisciplinar do trabalho em sala de aula. Resguardadas as especificidades de cada rea do conhecimento, o que, em sua maioria, constri-se por meio dos contedos conceituais, por intermdio da aprendizagem dos outros contedos os procedimentais e os atitudinais que a interdisciplinaridade ocorre. Certos procedimentos tambm se aplicam com exclusividade a uma disciplina, porm, em sua maioria, assim como as atitudes a serem desenvolvidas pelas crianas, esses perpassam todas as reas do conhecimento, em maior ou menor escala, durante certa etapa de sua aprendizagem. nesse sentido, portanto, professor, que seu planejamento deve se orientar, buscando garantir a construo dos saberes prprios de cada disciplina, concomitantemente dos que se apreendem de uma forma transversal. Importa dizer que, ao falarmos dos conceitos mais especficos de cada disciplina, no estamos dizendo que o vnculo entre esses saberes no possa ser estabelecido, at porque ele existe naturalmente nos conhecimentos institudos, mas sim que h conceitos prprios de Lngua Portuguesa, os quais no dizem respeito Matemtica e vice-versa. Portanto, no necessrio forar tal aproximao, criando situaes de aprendizagem vazias de significado. Por outro lado, h conceitos que pertencem a mais de uma rea, demandando, assim, que sejam construdos interdisciplinarmente.

Indicamos, no fim deste documento, algumas sugestes de referncias bibliogrficas para aprofundamento dos temas aqui expostos. Sugerimos tambm que voc acesse o site do nosso Departamento Pedaggico, no qual poder encontrar subsdios terico-prticos para download, alm de outras informaes interessantes ( http://www.santos.sp.gov.br; clique em Educao, depois em DEPED ON LINE ). Lembramos ainda que estamos disposio para esclarecer eventuais dvidas, apontar sugestes, analisar coletivamente as dificuldades, a fim de colaborar na escolha dos percursos pedaggicos mais adequados para a efetiva aprendizagem de nossas crianas. Nossa inteno fortalecer, cada vez mais, a parceria entre ns, educadores, cujo objetivo comum a excelncia da qualidade de ensino e o desenvolvimento pleno e feliz das potencialidades de nossos alunos. Bom trabalho a todos! Departamento Pedaggico. Fevereiro de 2007.

6 Ano
2007

6 ANO
1 Bimestre

LINGUAGENS (A Mus / L Port / Ing / Art / Mov)

LNGUA PORTUGUESA CONTEDOS CONCEITUAIS PROCEDIMENTAIS ATITUDINAIS

Linguagem e participao social (leituras variadas e interpretao). Elementos da comunicao: emissor, receptor, mensagem, cdigo, canal. Textos de diferentes gneros/categorias. Literrios: conto de fada, fbula, poesia, histria em quadrinhos. Prticos: palavras cruzadas, horscopo, roteiro de viagem. Informativos: dicionrio. Extraverbais: pintura, escultura. Leitura (suportes diferenciados): autnoma; colaborativa; em voz alta pelo professor; programada; de escolha pessoal, com observao da descrio. Intertextualidade (articulao entre os diferentes tipos de texto: prticos, informativos, literrios e extraverbais). Interdisciplinaridade. Roteiro para anlise literria de livros paradidticos (autor, obra, edio, editora, local, data de publicao); nfase na descrio de personagens, cenrios e objetos. Produo de textos. Descrio de personagem, cenrios e objetos.

Leitura para coleta de dados e construo de conhecimento. Leitura como ponto de partida para observao de diferentes gneros textuais. Uso da linguagem oral como elemento que fundamenta a comunicao, promovendo a interao entre seus pares. Consulta a dicionrios, enciclopdias ou busca de informaes pelas variadas tecnologias. Produo de textos em quadrinhos. Construo do texto de estrutura potica.

Cuidado com o material utilizado, tanto individual quanto coletivo. Capricho na apresentao das atividades. Valorizao das novas tecnologias no aprendizado. Respeito s prprias idias e s alheias. Leitura e escrita como fonte de prazer, informao e comunicao.

Narrao de histria. Itens da gramtica formal:fonema, letra e slaba. Ordem alfabtica. Tipos de frase(declarativas:afirmativas/negativas; interrogativa; exclamativa). Pontuao final. Encontro voclico: ditongo, tritongo e hiato. Encontro consonantal e dgrafo. Sinnimo e antnimo. Classificao da slaba tnica/acentuao (oxtona, paroxtona e proparoxtona). Acentuao. Classificao das palavras quanto ao nmero de slabas. Paragrafao. Ortografia. Consulta a fontes diversas para busca de informaes complementares (dicionrio, enciclopdia, biblioteca, entre outras). Elaborao de um projeto (sugestes): confeco de encarte/roteiro turstico; produo de fita-cassete de contos ou poemas lidos; produo de vdeos; coletnea dos melhores textos de diversos gneros para a produo de uma antologia individual e do grupo/classe portflio; produo de um livro sobre um tema pesquisado pelo grupo/classe; revista sobre vrios temas estudados, mural, jornal, folheto informativo, entre outros. Tecnologias da informao (sugestes): rdio, televiso, vdeo e/ou computador, CD Rom, multimdia, hipertexto, entre outras.

2 Bimestre

6 ANO

LINGUAGENS
(A Mus / L Port / Ing / Art / Ed. Fs)

LNGUA PORTUGUESA CONTEDOS CONCEITUAIS PROCEDIMENTAIS Comparao da linguagem humana com outros sistemas de comunicao e seus cdigos. Observao de como se d a comunicao fora do ambiente escolar, relacionando-a com o que acontece em sala de aula. Criao de situaes de comunicao diversas e adequao quanto ao vocabulrio. Contextualizao de manifestaes artsticas (plsticas, literrias,...), situando-as no espao e no tempo. Utilizao do dicionrio de sinnimos em busca de significados de palavras desconhecidas. Utilizao de outros dicionrios (de rimas, por exemplo) como auxlio para a produo de textos. Experimentao da prpria voz, quando da leitura em voz alta, a fim de aprimorar a dico e articulao das palavras. Elaborao de roteiros de suas leituras e exposio para o grupo. Elaborao de narrativas utilizando mecanismos prprios desse gnero. Aplicao da morfossintaxe em seus vrios nveis de articulao, enquanto possibilitadora da expresso escrita do pensamento. Caracterizao e descrio de personagens e cenrios da histria criada. ATITUDINAIS Valorizao da leitura como forma de sentir, conhecer e interpretar o mundo. Sensibilizao pelos temas abordados nos textos e estender suas reflexes para fora do ambiente escolar. Respeito diversidade de opinies. Respeito ordem nos momentos de manifestarse. Apreciao da atividade artstica como maneira de expressar-se e comunicar-se com o mundo. Reconhecimento da norma culta como necessria em determinadas situaes de comunicao.

Textos de diferentes gneros/categorias: Literrios: conto de fada, crnica, histria em

quadrinhos. Prticos: bilhete, convite, receita culinria. Informativos: texto jornalstico. Extraverbais: dramatizao. Leitura (suportes diferenciados): autnoma; colaborativa; em voz alta pelo professor; programada; de escolha pessoal, com observao da descrio e narrao. Intertextualidade (articulao entre os diferentes tipos de texto: prticos, informativos, literrios e extraverbais). Interdisciplinaridade. Roteiro para anlise literria de livros paradidticos (autor, obra, edio, editora, local, data de publicao);nfase na observao dos principais fatos. Produo de textos: o Crnica. Itens de gramtica formal: o substantivo - identificao; classificao (comum e prprio; coletivo; concreto e abstrato); formao (simples e composto; primitivo e derivado); gnero, nmero e grau;

adjetivos (locuo adjetiva, adjetivo ptrio); gnero, nmero e grau do adjetivo; artigo (flexo); ortografia. Fontes diversas para busca de informaes complementares (dicionrio, enciclopdia, biblioteca, entre outras). Elaborao de um projeto (sugestes): confeco de gibis; produo de fita cassete de crnicas ou contos de fadas lidos; produo de vdeos; coletnea dos melhores textos de diversos gneros para a produo de uma antologia individual e do grupo/classe - portfolio; produo de um livro sobre um tema pesquisado pelo grupo/classe; revista sobre vrios temas estudados, mural, jornal, folheto informativo, entre outros). Tecnologias da informao (sugestes): rdio, televiso, vdeo e/ou computador, CD Rom, multimdia, hipertexto, entre outras).
o o o o

Planejamento dos passos de construo da narrativa. Releitura do texto pronto e refaco se necessrio. Diviso das slabas a fim de compreender as partes que compem a palavra escrita. Relacionamento da palavra falada com sua representao escrita a fim de distinguir fonema e letra. Aplicao do ordenamento alfabtico a situaes de uso prtico (lista de alunos de um grupo de trabalho, aniversariantes da sala, etc.). Criao de frases e emprego da pontuao de acordo com a mensagem e a emoo que se quer imprimir. Reconhecimento dos encontros consonantais e voclicos. Autocorreo do texto escrito, com base nas regras de acentuao. Diviso do texto em pargrafos e articulao da coneco entre eles. Observao da diferena entre classes de palavras e funo sinttica. Experimentao da flexo do substantivo. Modificao do substantivo com palavras que o caracterizem. Adequao da flexo dessas palavras ao substantivo.

3 Bimestre

6 ANO

LINGUAGENS
(A Mus / L Port / Ing / Art / Ed. Fs)

LNGUA PORTUGUESA CONTEDOS CONCEITUAIS Textos de diferentes gneros/ categorias: o Literrios: poesia, parlenda, adivinha, travalngua (com observao das unidades de construo do poema). o Prticos: anncio, letra de msica. Informativos: texto jornalstico, classificados. o Extraverbais: declamao. Leitura (suportes diferenciados): autnoma; colaborativa; em voz alta pelo professor; programada; de escolha pessoal, com observao da estrutura do poema. Intertextualidade (articulao entre os diferentes tipos de texto: prticos, informativos, literrios e extraverbais). Roteiro para anlise literria de livros paradidticos (sntese da obra). Produo de textos: Poema: estrutura (verso, estrofe, rima). Verbo: identificao, conceituao, estrutura (radical; 1, 2 e 3 conjugaes) e tempos do Indicativo. Pronome (reto, oblquo, de tratamento, possessivo, demonstrativo, interrogativo, indefinido, relativo). Ortografia. Fontes diversas para busca de informaes complementares (dicionrio, enciclopdia, biblioteca, entre outras). PROCEDIMENTAIS Articulao das palavras para a construo de poemas. Uso dos conceitos de verso, rima e estrofe em situaes prticas de construo de textos poticos. Aplicao dos conhecimentos verbais (tempos e modos) Uso dos pronomes adequando-os situao que se queira, para demonstrar, interrogar, relacionar e outras. Comparao da linguagem humana com outros sistemas de comunicao e seus cdigos. Observao de como se d a comunicao fora do ambiente escolar, relacionando-a com o que acontece em sala de aula. Criao de situaes de comunicao diversas e adequao quanto ao vocabulrio. Contextualizao de manifestaes artsticas (plsticas, literrias,...), situando-as no espao e no tempo. Utilizao do dicionrio de sinnimos em busca de significados de palavras desconhecidas. Utilizao de outros dicionrios (de rimas, por exemplo) como auxlio para a produo de textos. Experimentao da prpria voz, quando da leitura em voz alta, a fim de aprimorar a dico e a articulao das palavras. Elaborao de roteiros de suas leituras e exposio para o grupo. ATITUDINAIS Valorizao da leitura como forma de sentir, conhecer e interpretar o mundo. Sensibilizao pelos temas abordados nos textos, estendendo suas reflexes para fora do ambiente escolar. Respeito diversidade de opinies. Respeito ordem nos momentos de manifestarse. Apreciao da atividade artstica como maneira de expressar-se e comunicar-se com o mundo. Reconhecimento da norma culta como necessria em determinadas situaes de comunicao.

Elaborao de um projeto (sugestes): exposio de produes no mural e/ou produo de fita cassete de poesias, parlendas, adivinhas, trava-lnguas; produo de vdeos; coletnea dos melhores textos de diversos gneros para a produo de uma antologia individual e do grupo/classe portfolio; produo de um livro sobre um tema pesquisado pelo grupo/classe; revista sobre vrios temas estudados, jornal, folheto informativo, entre outros). Tecnologias da informao (sugestes): rdio, televiso, vdeo e/ou computador, CD ROM, multimdia, hipertexto, entre outras).

4 Bimestre

6 ANO

LINGUAGENS
(A Mus / L Port / Ing / Art / Ed. Fs)

LNGUA PORTUGUESA CONTEDOS CONCEITUAIS Textos de diferentes gneros/categorias: o Literrios:piada, saudao, texto autobiogrfico. o Prticos: carta, bula. o Informativos: enciclopdia. o Extraverbais: depoimento. Leitura (suportes diferenciados): autnoma; o colaborativa; em voz alta pelo professor; o programada; de escolha pessoal, com observao da carta e do dirio. Roteiro para anlise literria de livros paradidticos, com nfase na reproduo da histria. Produo de textos: o Carta e pginas de dirio. Verbo: modo subjuntivo. Sujeito: noes; identificao. Predicado: noes; identificao. Pontuao (uso da vrgula). Ortografia. Fontes diversas para busca de informaes complementares (dicionrio, enciclopdia, biblioteca, entre outras). Tecnologias da informao (sugestes): rdio, televiso, vdeo e/ou computador, CD-ROM, multimdia, hipertexto, entre outras. PROCEDIMENTAIS Simulao de situaes que privilegiem o registro escrito, priorizando a produo e organizao de textos adaptados estrutura dos gneros carta (pessoal/comercia) e dirio. Aplicao dos conhecimentos verbais (tempos e modos) Aplicao do modo verbal subjuntivo adequado a situaes que denotem dvidas ou possibilidades marcadas no enunciado. Elaborao de enunciados verbais e nominais com nfase nos termos essenciais da orao. Uso da pontuao como recurso de organizao textual. Auto-avaliao das produes. Comparao da linguagem humana com outros sistemas de comunicao e seus cdigos. Observao de como se d a comunicao fora do ambiente escolar, relacionando-a com o que acontece em sala de aula. Criao de situaes de comunicao diversas e adequao quanto ao vocabulrio. Contextualizao de manifestaes artsticas (plsticas, literrias etc), situando-as no espao e no tempo. Utilizao do dicionrio de sinnimos em busca de significados de palavras desconhecidas. ATITUDINAIS Valorizao da leitura como forma de sentir, conhecer e interpretar o mundo. Sensibilizao pelos temas abordados nos textos, estendendo suas reflexes para fora do ambiente escolar. Respeito diversidade de opinies. Respeito ordem nos momentos de manifestarse. Apreciao da atividade artstica como maneira de expressar-se e comunicar-se com o mundo. Reconhecimento da norma culta como necessria em determinadas situaes de comunicao.

Elaborao de um projeto (sugestes): intercmbio de cartas e mensagens; produo de fita cassete de piadas, saudaes e textos autobiogrficos; produo de vdeos; coletnea dos melhores textos de diversos gneros para a produo de uma antologia individual e do grupo/classe portflio; produo de um livro sobre um tema pesquisado pelo grupo/classe; revista sobre vrios temas estudados, mural, jornal, folheto informativo, entre outros.

Utilizao de outros dicionrios (de rimas, por exemplo) como auxlio para a produo de textos. Experimentao da prpria voz, quando da leitura em voz alta, a fim de aprimorar a dico e a articulao das palavras. Elaborao de roteiros de suas leituras e exposio para o grupo.

7 Ano
2007

7 ANO
1 Bimestre

LINGUAGENS (A Mus / L Port / Ing / Art / Mov)

LNGUA PORTUGUESA CONTEDOS CONCEITUAIS PROCEDIMENTAIS ATITUDINAIS

Linguagem e participao social (leituras variadas e interpretao). Textos de diferentes gneros/categorias: Literrios: conto de fada, lenda e crnica (com observao dos elementos descritivos e da estrutura narrativa). Prticos: calendrio. Informativos: dicionrio. Extraverbais: mmica, dramatizao/teatro Leitura (suportes diferenciados): autnoma; colaborativa; em voz alta pelo professor; programada; de escolha pessoal, com observao da descrio. Intertextualidade (articulao entre os diferentes tipos de texto: prticos, informativos, literrios e extraverbais). Interdisciplinaridade. Roteiro para anlise literria de livros paradidticos (autor, obra, edio, editora, local, data de publicao); nfase no perfil dos personagens. Produo de textos: descrio fsica/psicolgica de personagens e narrao (conflito, clmax, desfecho). Itens de gramtica formal: sujeito (classificao): simples, composto, indeterminado, oculto, orao sem sujeito.

Leitura para coleta de dados e construo de conhecimento em diferentes tipos de texto. Observao de elementos descritivos que compem o texto narrativo. Comparao das diversas estruturas textuais. Produo de textos descritivos.

Cuidado com o material utilizado, tanto individual quanto coletivo. Respeito pelo trabalho prprio e pelo alheio. Reconhecimento da influncia dos meios de comunicao na formao de opinies. Expresso oral em pblico. Leitura e escrita como bases para o dilogo, troca de conhecimentos assimilados e comunicao.

Predicado verbal. Advrbio (conceito e classificao). Locuo adverbial. Uso de: Por que...?; Por qu?; porque; o porqu. Acento diferencial (verbo).

2 Bimestre

7 ANO

LINGUAGENS
(A Mus / L Port / Ing / Art / Ed. Fs)

LNGUA PORTUGUESA CONTEDOS CONCEITUAIS PROCEDIMENTAIS Comparao da linguagem humana com outros sistemas de comunicao e seus cdigos. Observao de como se d a comunicao fora do ambiente escolar, relacionando-a com o que acontece em sala de aula. Criao de situaes de comunicao diversas e adequao quanto ao vocabulrio. Contextualizao de manifestaes artsticas (plsticas, literrias,...), situando-as no espao e no tempo. Utilizao do dicionrio de sinnimos em busca de significados de palavras desconhecidas. Utilizao de outros dicionrios (de rimas, por exemplo) como auxlio para a produo de textos. Experimentao da prpria voz, quando da leitura em voz alta, a fim de aprimorar a dico e articulao das palavras. Elaborao de roteiros de suas leituras e exposio para o grupo. Aplicao da morfossintaxe em seus vrios nveis de articulao, enquanto possibilitadora da expresso escrita do pensamento. Elaborao de crnicas com assuntos do dia-a-dia. Aplicao dos discursos direto e indireto nos textos narrativos. Produo de dilogos entre personagens empregando corretamente o discurso direto / indireto. ATITUDINAIS Valorizao da leitura como forma de sentir, conhecer e interpretar o mundo. Sensibilizao pelos temas abordados nos textos e estender suas reflexes para fora do ambiente escolar. Respeito diversidade de opinies. Respeito ordem nos momentos de manifestarse. Apreciao da atividade artstica como maneira de expressar-se e comunicar-se com o mundo. Reconhecimento da norma culta como necessria em determinadas situaes de comunicao

Textos de diferentes gneros/categorias:

o literrios - crnica, parbola; o prticos - propaganda, cartaz, histria em quadrinhos; o informativos - dicionrio; o extraverbais - pintura, teatro, desenho, dramatizao. Leitura (suportes diferenciados): autnoma; colaborativa; em voz alta pelo professor; programada; de escolha pessoal, com observao da pontuao, do dilogo e dos elementos da narrativa. Intertextualidade (articulao entre os diferentes tipos de texto: prticos, informativos, literrios e extraverbais). Interdisciplinaridade. Roteiro para anlise literria de livros paradidticos com nfase no tempo, ambiente, conflito, clmax,desfecho. Produo de textos: o narrao com dilogo (elementos: personagem principal, caractersticas fsicas e psicolgicas, tempo, ambiente, conflito, clmax e desfecho). Itens da gramtica formal: o discurso direto e indireto.

verbal; o complementos verbais (objeto direto e indireto); o verbos auxiliares - ser/estar/ter/haver; o locuo verbal; o preposio (contrao e combinao). Fontes diversas para busca de informaes complementares (dicionrio, enciclopdia, biblioteca, entre outras). Elaborao de um projeto (sugestes): dramatizao de parbolas; produo de fita cassete de crnicas e parbolas; produo de vdeos; coletnea dos melhores textos de diversos gneros para a produo de uma antologia individual e do grupo/classe portfolio; produo de um livro sobre um tema pesquisado pelo grupo/classe; revista sobre vrios temas estudados, mural, jornal, folheto informativo, entre outros. Tecnologias da informao (sugestes): rdio, televiso, vdeo e/ou computador, CD Rom, multimdia, hipertexto, entre outras.

o predicado verbal (classificao) - transitividade

Implantao dentro da narrativa de um momento crtico, de maior interesse, a fim de despertar ou aumentar a curiosidade do leitor. Elaborao de desfechos para as narrativas usando da criatividade para surpreender o leitor. Construo de oraes com palavras que completem o verbo

3 Bimestre

7 ANO

LINGUAGENS
(A Mus / L Port / Ing / Art / Ed. Fs)

LNGUA PORTUGUESA CONTEDOS CONCEITUAIS Textos de diferentes gneros/categorias: o Literrios: adivinhao, trava-lngua, carta literria, autobiografia. o Prticos: recado, carta para jornal coluna do leitor. Informativos: texto jornalstico, dicionrio. o Extraverbais: mmica, dana. Leitura (suportes diferenciados): autnoma; colaborativa; em voz alta pelo professor; programada; de escolha pessoal, com observao da estrutura da carta e da autobiografia. Intertextualidade (articulao entre os diferentes tipos de texto: prticos, informativos, literrios e extraverbais). Roteiro para anlise literria de livros paradidticos com nfase na transformao do foco narrativo. Produo de textos: Carta e autobiografia. Predicado nominal predicativo do sujeito. Transitividade verbal (reviso). Complementos verbais (reviso). Conjuno. Interjeio. Fontes diversas para busca de informaes complementares (dicionrio, enciclopdia, biblioteca, entre outras). PROCEDIMENTAIS Elaborao de narrativas experimentando a mudana de foco narrativo. Observao das mudanas significativas das predicaes (nominal/verbal) na construo de frases e suas significaes. Elaborao de cartas, observando as diferenas estilsticas entre as comerciais e as pessoais. Composio de oraes explorando a transitividade verbal e as exigncias para seu uso. Observao e uso da conjuno enquanto elemento de coneco e coeso. Aplicao das interjeies de acordo com as emoes que se queira imprimir, indicadas pela contextualizao. Comparao da linguagem humana com outros sistemas de comunicao e seus cdigos. Observao de como se d a comunicao fora do ambiente escolar, relacionando-a com o que acontece em sala de aula. Criao de situaes de comunicao diversas e adequao quanto ao vocabulrio. Contextualizao de manifestaes artsticas (plsticas, literrias,...), situando-as no espao e no tempo. Utilizao do dicionrio de sinnimos em busca de significados de palavras desconhecidas. Utilizao de outros dicionrios (de rimas, por exemplo) como auxlio para a produo de textos. ATITUDINAIS Valorizao da leitura como forma de sentir, conhecer e interpretar o mundo. Sensibilizao pelos temas abordados nos textos, estendendo suas reflexes para fora do ambiente escolar. Respeito diversidade de opinies. Respeito ordem nos momentos de manifestarse. Apreciao da atividade artstica como maneira de expressar-se e comunicar-se com o mundo. Reconhecimento da norma culta como necessria em determinadas situaes de comunicao.

Elaborao de um projeto (sugestes): pesquisa sobre a vida e obras de escritores; produo de fita cassete de autobiografias e cartas literrias; produo de vdeos; coletnea dos melhores textos de diversos gneros para a produo de uma antologia individual e do grupo/classe portfolio; produo de um livro sobre um tema pesquisado pelo grupo/classe; revista sobre vrios temas estudados, mural, jornal, folheto informativo, entre outros). Tecnologias da informao (sugestes): rdio, televiso, vdeo e/ou computador, CD ROM, multimdia, hipertexto, entre outras).

Experimentao da prpria voz, quando da leitura em voz alta, a fim de aprimorar a dico e a articulao das palavras Elaborao de roteiros de suas leituras e exposio para o grupo.

4 Bimestre

7 ANO

LINGUAGENS
(A Mus / L Port / Ing / Art / Ed. Fs)

LNGUA PORTUGUESA CONTEDOS CONCEITUAIS Textos de diferentes gneros/categorias: o Literrios: poesia, piada, saudao. o Prticos: lembrana de aniversrio, casamento e carto de natal; receita. o Informativos: texto jornalstico, enciclopdia, classificado, dicionrio, gramtica. o Extraverbais: msica, escultura. Leitura (suportes diferenciados): autnoma; o colaborativa; em voz alta pelo professor; o programada; de escolha pessoal, com observao dos elementos que compem o poema (verso, rima, estrofe). Intertextualidade (articulao entre os diferentes tipos de texto: prticos, informativos, literrios e extraverbais). Roteiro para anlise literria de livros paradidticos com nfase na seqncia dos fatos. Produo de texto: o Criao de poemas. Predicado nominal verbo de ligao e predicativo do sujeito (reviso). Predicado verbo-nominal verbo transitivo direto e predicativo do objeto. Fontes diversas para busca de informaes complementares (dicionrio, enciclopdia, biblioteca, entre outras). PROCEDIMENTAIS Articulao das palavras para a construo de poemas. Uso dos conceitos de verso, rima e estrofe em situaes prticas de construo de textos poticos. Diviso do texto em pargrafos e articulao da conexo entre eles. Observao da diferena entre classes de palavras e funo sinttica. Aplicao dos conhecimentos verbais (tempos e modos). Elaborao de enunciados verbais e nominais com nfase nos termos essenciais da orao. Construo de enunciados verbais e manejo de suas transitividades. Auto-avaliao das produes. Comparao da linguagem humana com outros sistemas de comunicao e seus cdigos. Observao de como se d a comunicao fora do ambiente escolar, relacionando-a com o que acontece em sala de aula. Criao de situaes de comunicao diversas e adequao quanto ao vocabulrio. Contextualizao de manifestaes artsticas (plsticas, literrias,...), situando-as no espao e no tempo. Utilizao do dicionrio de sinnimos em busca de significados de palavras desconhecidas. ATITUDINAIS Valorizao da leitura como forma de sentir, conhecer e interpretar o mundo. Sensibilizao pelos temas abordados nos textos, estendendo suas reflexes para fora do ambiente escolar. Respeito diversidade de opinies. Respeito ordem nos momentos de manifestarse. Apreciao da atividade artstica como maneira de expressar-se e comunicar-se com o mundo. Reconhecimento da norma culta como necessria em determinadas situaes de comunicao.

Elaborao de um projeto (sugestes): varal de poesias, acrsticos; produo de fita cassete de poesias; produo de vdeos; coletnea dos melhores textos de diversos gneros para a produo de uma antologia individual e do grupo/classe portflio; produo de um livro sobre um tema pesquisado pelo grupo/classe; revista sobre vrios temas estudados, mural, jornal, folheto informativo, entre outros. Tecnologias da informao (sugestes): rdio, televiso, vdeo e/ou computador, CD-ROM, multimdia, hipertexto, entre outras.

Utilizao de outros dicionrios (de rimas, por exemplo) como auxlio para a produo de textos. Experimentao da prpria voz, quando da leitura em voz alta, a fim de aprimorar a dico e a articulao das palavras. Elaborao de roteiros de suas leituras e exposio para o grupo.

8 Ano
2007

8 ANO
1 Bimestre

LINGUAGENS (A Mus / L Port / Ing / Art / Mov)

LNGUA PORTUGUESA CONTEDOS CONCEITUAIS PROCEDIMENTAIS ATITUDINAIS

Linguagem e participao social (leituras variadas e interpretao). Textos de diferentes gneros/categorias: Literrios: conto e crnica. Prticos: ficha de leitura (obra, autor, editora, edio, nmero de captulos, nmero de pginas). Informativos: crnica de jornal e revista. Extraverbais: pintura, teatro, dramatizao. Leitura (suportes diferenciados): autnoma; colaborativa; em voz alta pelo professor; programada; de escolha pessoal, com observao da importncia da descrio para a coerncia da narrao. Intertextualidade (articulao entre diferentes tipos de texto: prticos, informativos, literrios e extraverbais). Interdisciplinaridade. Roteiro para anlise literria de livros paradidticos: enredo (resumo); unidade dramtica (conflito, complicao, intriga); clmax (momento de tenso, suspense); desfecho (resoluo de conflito);tempo (marcao);

Leitura para coleta de dados e construo de conhecimento. Leitura autnoma de diferentes tipos de texto. Comparao dos diferentes focos narrativos. Observao da presena de elementos descritivos na narrao. Organizao de informaes para exposio oral. Consulta a dicionrios e busca de informaes pelas variadas tecnologias. Produo de textos narrativos-descritivos.

Cuidado com o material utilizado, tanto individual quanto coletivo. Respeito pelas idias individuais e pelas normas de funcionamento das atividades em grupo. Reconhecimento da influncia dos meios de comunicao na formao de opinies. Considerao ante a diversidade lingstica. Valorizao da leitura e escrita como fonte de aprendizagem, objetivando a comunicao essencial.

poca; espao (lugares onde ocorre a ao); ambiente (espao com caractersticas sociais, econmicas, morais, psicolgicas); foco narrativo (ponto de vista do narrador 1 ou 3 pessoa). Opinio. Linguagem (regional, coloquial, termos de poca). Produo de texto: narrativo / descritivo. Itens da gramtica formal: sujeito e predicado (reviso). Termos da orao e classes de palavras (reviso): substantivo; adjetivo; pronome; verbo; artigo; numeral; advrbio; preposio; conjuno; interjeio. Adjunto adnominal. Adjunto adverbial. Fontes diversas para busca de informaes complementares (dicionrio, enciclopdia, biblioteca, entre outras). Elaborao de um projeto (sugestes): anlise literria a partir de filmes; produo de fita-cassete de contos e crnicas; coletnea dos melhores textos de diversos gneros para a produo de uma antologia individual e do grupo/classe portfolio; produo de um livro sobre um tema pesquisado pelo grupo/classe; revista sobre vrios temas estudados, mural, jornal, folheto informativo, entre outros. Tecnologias da informao (sugestes): rdio, televiso, vdeo e/ou computador, CD Rom, multimdia, hipertexto, entre outras.

2 Bimestre

8 ANO

LINGUAGENS
(A Mus / L Port / Ing / Art / Ed. Fs)

LNGUA PORTUGUESA CONTEDOS CONCEITUAIS PROCEDIMENTAIS Comparao da linguagem humana com outros sistemas de comunicao e seus cdigos. Observao de como se d a comunicao fora do ambiente escolar, relacionando-a com o que acontece em sala de aula. Criao de situaes de comunicao diversas e adequao quanto ao vocabulrio. Contextualizao de manifestaes artsticas (plsticas, literrias,...), situando-as no espao e no tempo. Utilizao do dicionrio de sinnimos em busca de significados de palavras desconhecidas. Utilizao de outros dicionrios (de rimas, por exemplo) como auxlio para a produo de textos. Experimentao da prpria voz, quando da leitura em voz alta, a fim de aprimorar a dico e articulao das palavras. Elaborao de roteiros de suas leituras e exposio para o grupo. Aplicao da morfossintaxe em seus vrios nveis de articulao, enquanto possibilitadora da expresso escrita do pensamento. Criao de crnicas a partir de acontecimentos cotidianos e atuais. Elaborao de pea publicitria (propaganda, slogans), divulgando um produto. Experimentao das vozes verbais na construo de oraes. ATITUDINAIS Valorizao da leitura como forma de sentir, conhecer e interpretar o mundo. Sensibilizao pelos temas abordados nos textos e estender suas reflexes para fora do ambiente escolar. Respeito diversidade de opinies. Respeito ordem nos momentos de manifestarse. Apreciao da atividade artstica como maneira de expressar-se e comunicar-se com o mundo. Reconhecimento da norma culta como necessrias em determinadas situaes de comunicao

Textos de diferentes gneros/ categorias:

o literrios - histria em quadrinhos; charge; o prticos - propaganda; anncio; o informativos - texto jornalstico, notcia; o extraverbais - entrevista. Leitura (suportes diferenciados): autnoma; colaborativa; em voz alta pelo professor; programada; de escolha pessoal, com observao da linguagem publicitria e estrutura da notcia. Intertextualidade (articulao entre diferentes tipos de texto: prticos, informativos, literrios e extraverbais). Interdisciplinaridade. Roteiro para anlise literria de livros paradidticos: o enredo (resumo) e propaganda do livro. Produo de texto: o crnica (aprofundamento); o propaganda e notcia. Itens da gramtica formal: o predicado verbo-nominal (reviso);

complemento nominal; aposto e vocativo; verbo-imperativo; vozes do verbo - agente da passiva, formao da voz passiva, voz passiva analtica e sinttica. Fontes diversas para busca de informaes complementares (dicionrio, enciclopdia, biblioteca, entre outras).
o o o o

Elaborao de um projeto (sugestes): elaborao

de entrevistas; produo de fita cassete de propagandas e notcias; coletnea dos melhores textos de diversos gneros para a produo de uma antologia individual e do grupo/classe portflio; produo de um livro sobre um tema pesquisado pelo grupo/classe; revista sobre vrios temas estudados, mural, jornal, folheto informativo, entre outros. televiso, vdeo e/ou computador, CD Rom, multimdia, hipertexto, entre outras.

Tecnologias da informao (sugestes): rdio,

3 Bimestre

8 ANO

LINGUAGENS
(A Mus / L Port / Ing / Art / Ed. Fs)

LNGUA PORTUGUESA CONTEDOS CONCEITUAIS Textos de diferentes gneros/categorias: o Literrios: novela. o Prticos: agenda esportiva; resenha; programao de jornal (ndice). o Informativos: texto jornalstico (artigos reflexivos e de opinio). o Extraverbais: jornal falado. Leitura (suportes diferenciados): autnoma; colaborativa; em voz alta pelo professor; programada; de escolha pessoal, com observao da linguagem jornalstica (opinies, pontos de vista, intencionalidade). Intertextualidade (articulao entre diferentes tipos de texto: prticos, informativos, literrios e extraverbais). Roteiro para anlise literria de livros paradidticos com observao de questes sociais e opinio. Produo de texto: Dissertativo (argumentativo/de opinio). Predicado verbo-nominal (reviso). Predicativo do sujeito (reviso). Predicativo do objeto.(reviso) Crase. Verbos irregulares: nfase em dar (1 conjugao); ver; pr (2 conjugao) e ir (3 conjugao). Fontes diversas para busca de informaes complementares (dicionrio, enciclopdia, biblioteca, entre outras). PROCEDIMENTAIS Elaborao de textos que explicitem um ponto de vista sobre temas diversos. Articulao de argumentos e fatos para sustentao do ponto de vista adotado. Aplicao da estrutura estilstica do gnero dissertativo. Observao das mudanas significativas das predicaes (nominal/verbal) na construo de frases e suas significaes. Observao das irregularidades verbais. Comparao da linguagem humana com outros sistemas de comunicao e seus cdigos. Observao de como se d a comunicao fora do ambiente escolar, relacionando-a com o que acontece em sala de aula. Criao de situaes de comunicao diversas e adequao quanto ao vocabulrio. Contextualizao de manifestaes artsticas (plsticas, literrias...), situando-as no espao e no tempo. Utilizao do dicionrio de sinnimos em busca de significados de palavras desconhecidas. Utilizao de outros dicionrios (de rimas, por exemplo) como auxlio para a produo de textos. Experimentao da prpria voz, quando da leitura em voz alta, a fim de aprimorar a dico e a articulao das palavras. Elaborao de roteiros de suas leituras e exposio para o grupo. ATITUDINAIS Valorizao da leitura como forma de sentir, conhecer e interpretar o mundo. Sensibilizao pelos temas abordados nos textos, estendendo suas reflexes para fora do ambiente escolar. Respeito diversidade de opinies. Respeito ordem nos momentos de manifestarse. Apreciao da atividade artstica como maneira de expressar-se e comunicar-se com o mundo. Reconhecimento da norma culta como necessria em determinadas situaes de comunicao.

Elaborao de um projeto (sugestes): confeco de jornal; produo de fita cassete de texto jornalstico, programaes e agendas esportivas; coletnea dos melhores textos de diversos gneros para a produo de uma antologia individual e do grupo/classe portfolio; produo de um livro sobre um tema pesquisado pelo grupo/classe; revista sobre vrios temas estudados, mural, jornal, folheto informativo, entre outros). Tecnologias da informao (sugestes): rdio, televiso, vdeo e/ou computador, CD ROM, multimdia, hipertexto, entre outras).

4 Bimestre

8 ANO

LINGUAGENS
(A Mus / L Port / Ing / Art / Ed. Fs)

LNGUA PORTUGUESA CONTEDOS CONCEITUAIS Textos de diferentes gneros/categorias: o Literrios: parbolas. o Prticos: tabelas, grficos, estatsticas, diagramas. o Informativos: enciclopdia (pesquisa). o Extraverbais: debate. Leitura (suportes diferenciados): autnoma; o colaborativa; em voz alta pelo professor; o programada; de escolha pessoal, com observao da unidade temtica/idias centrais. Roteiro para anlise literria de livros paradidticos com observao das questes sociais e opinio. Produo de texto: o Dissertao (a partir de um tema). Perodo simples e perodo composto (por coordenao). o Oraes coordenadas sindticas e assindticas (classificao). Conjuno (reviso). Formas nominais do verbo. Fontes diversas para busca de informaes complementares (dicionrio, enciclopdia, biblioteca, entre outras). PROCEDIMENTAIS Elaborao de textos que explicitem um ponto de vista sobre temas diversos. Articulao de argumentos e fatos para sustentao do ponto de vista adotado. Aplicao da estrutura estilstica do gnero dissertativo. Elaborao de oraes, aplicando a coordenao entre elas. Aplicao dos conhecimentos verbais (tempos e modos). Uso das conjunes como recurso de organizao textual. Auto-avaliao das produes. Comparao da linguagem humana com outros sistemas de comunicao e seus cdigos. Observao de como se d a comunicao fora do ambiente escolar, relacionando-a com o que acontece em sala de aula. Criao de situaes de comunicao diversas e adequao quanto ao vocabulrio. Contextualizao de manifestaes artsticas (plsticas, literrias,...), situando-as no espao e no tempo. Utilizao do dicionrio de sinnimos em busca de significados de palavras desconhecidas. ATITUDINAIS Valorizao da leitura como forma de sentir, conhecer e interpretar o mundo. Sensibilizao pelos temas abordados nos textos, estendendo suas reflexes para fora do ambiente escolar. Respeito diversidade de opinies. Respeito ordem nos momentos de manifestarse. Apreciao da atividade artstica como maneira de expressar-se e comunicar-se com o mundo. Reconhecimento da norma culta como necessria em determinadas situaes de comunicao.

Elaborao de um projeto (sugestes): produo/apresentao de vdeo (documentrio); debate; registros diversos de opinies (tabelas, grficos e diagramas); produo de fita cassete de parbolas; coletnea dos melhores textos de diversos gneros para a produo de uma antologia individual e do grupo/classe portflio; produo de um livro sobre um tema pesquisado pelo grupo/classe; revista sobre vrios temas estudados, mural, jornal, folheto informativo, entre outros). Tecnologias da informao (sugestes): rdio, televiso, vdeo e/ou computador, CD-ROM, multimdia, hipertexto, entre outras.

Utilizao de outros dicionrios (de rimas, por exemplo) como auxlio para a produo de textos. Experimentao da prpria voz, quando da leitura em voz alta, a fim de aprimorar a dico e a articulao das palavras. Elaborao de roteiros de suas leituras e exposio para o grupo.

9 Ano
2007

9 ANO
1 Bimestre

LINGUAGENS (A Mus / L Port / Ing / Art / Mov)

LNGUA PORTUGUESA CONTEDOS CONCEITUAIS PROCEDIMENTAIS ATITUDINAIS

Linguagem e participao social (leituras variadas e interpretao). Textos de diferentes gneros/ categorias. Literrios: crnica. Prticos: frase inacabada; letra de msica. Informativos: texto jornalstico. Extraverbais: msica; debate. Leitura (suportes diferenciados): autnoma; colaborativa; em voz alta pelo professor; programada; de escolha pessoal, com observao da opinio/intencionalidade. Intertextualidade (articulao entre diferentes tipos de texto: prticos, informativos, literrios e extraverbais). Interdisciplinaridade. Roteiro para anlise literria de livros paradidticos : resenha (sntese e opinio) Produo de texto: dissertativo/de opinio. Itens da gramtica formal: concordncia verbo-nominal. Colocao pronominal. Linguagem conotativa e denotativa. Introduo: figuras de linguagem noes. Fontes diversas para busca de informaes complementares (dicionrio, enciclopdia, biblioteca, entre outras). Elaborao de um projeto (sugestes): confeco de cartazes (reflexo crtica); registros diversos de opinies; produo de fita-cassete de crnicas, msicas; coletnea dos melhores textos de diversos gneros para a produo de uma antologia individual e do grupo/classe portfolio; produo de um livro sobre um tema pesquisado pelo grupo/classe; revista sobre vrios temas estudados, mural, jornal, folheto informativo, entre outros). Tecnologias da informao (sugestes): rdio, televiso, vdeo e/ou computador, CD Rom, multimdia, hipertexto, entre outras.

Leitura para coleta de dados e construo de conhecimento. Observao dos diferentes gneros textuais. Enumerao dos elementos que caracterizam a crnica. Coleta de vrias linguagens figuradas pela exposio oral do grupo. Organizao de informaes. Discusso em grupo para relacionar informaes organizadas. Consulta a vrias fontes de informao. Produo de textos jornalsticos e de folhetos informativos.

Cuidado com o material utilizado, tanto individual quanto coletivo. Respeito pelo trabalho prprio e alheio. Considerao pelas idias individuais, pelo grupo e ante a diversidade lingstica. Observao da influncia dos meios de comunicao e da tecnologia no aprendizado. Valorizao da leitura e escrita como fonte de informao, aprendizagem e comunicao.

2 Bimestre

9 ANO

LINGUAGENS
(A Mus / L Port / Ing / Art / Ed. Fs)

LNGUA PORTUGUESA CONTEDOS CONCEITUAIS PROCEDIMENTAIS Comparao da linguagem humana com outros sistemas de comunicao e seus cdigos. Observao de como se d a comunicao fora do ambiente escolar, relacionando-a com o que acontece em sala de aula. Criao de situaes de comunicao diversas e adequao quanto ao vocabulrio. Contextualizao de manifestaes artsticas (plsticas, literrias,...), situando-as no espao e no tempo. Utilizao do dicionrio de sinnimos em busca de significados de palavras desconhecidas. Utilizao de outros dicionrios (de rimas, por exemplo) como auxlio para a produo de textos. Experimentao da prpria voz, quando da leitura em voz alta, a fim de aprimorar a dico e articulao das palavras. Elaborao de roteiros de suas leituras e expor para o grupo. Aplicao da morfossintaxe em seus vrios nveis de articulao, enquanto possibilitadora da expresso escrita do pensamento. Elaborao de narrativas utilizando mecanismos prprios desse gnero. Caracterizao e descrio de personagens e cenrios da histria criada. Planejamento dos passos de construo da narrativa. Releitura do texto pronto e refaco se necessrio. Debate sobre certas situaes e problemas. ATITUDINAIS Valorizao da leitura como forma de sentir, conhecer e interpretar o mundo. Sensibilizao pelos temas abordados nos textos e estender suas reflexes para fora do ambiente escolar. Respeito diversidade de opinies. Respeito ordem nos momentos de manifestar-se. Apreciao da atividade artstica como maneira de expressar-se e comunicarse com o mundo. Reconhecimento da norma culta como necessria em determinadas situaes de comunicao.

Textos de diferentes gneros/categorias:

o literrios - poesia social; o prticos - fotos, mapa-mndi poltico; o informativos - jornais, enciclopdia, texto cientfico; o extraverbais - debate. Leitura (suportes diferenciados): autnoma; colaborativa; em voz alta pelo professor; programada; de escolha pessoal, com observao dos procedimentos argumentativos e organizao do texto narrativo (marcadores sintticos/coeso textual). texto: prticos, informativos, literrios e extraverbais). Interdisciplinaridade. Roteiro para anlise literria de livros paradidticos: resenha.

Intertextualidade (articulao entre diferentes tipos de

Produo de texto dissertativo (argumentativo/expositivo). Itens da gramtica formal:


o pronomes relativos;

o perodo composto por subordinao; o orao subordinada substantiva desenvolvidas e reduzidas; o orao subordinada adjetiva desenvolvidas e reduzidas. Fontes diversas para busca de informaes complementares (dicionrio, enciclopdia, biblioteca, entre outras). debates; registros diversos de opinies; produo de fita cassete de poesias sociais; coletnea dos melhores textos de diversos gneros para a produo de uma antologia individual e do grupo/classe portfolio; produo de um livro sobre um tema pesquisado pelo grupo/classe; revista sobre vrios temas estudados, mural, jornal, folheto informativo, entre outros. vdeo e/ou computador, CD Rom, multimdia, hipertexto, entre outras.

Planejamento das argumentaes para defesa de uma idia. Produo escrita para registro das opinies e argumentaes. Construo de perodos compostos na produo escrita. Uso de palavras conectivas para juno das oraes.

Elaborao de um projeto (sugestes): organizao de

Tecnologias da informao (sugestes): rdio, televiso,

3 Bimestre

9 ANO

LINGUAGENS
(A Mus / L Port / Ing / Art / Ed. Fs)

LNGUA PORTUGUESA CONTEDOS CONCEITUAIS Textos de diferentes gneros/categorias: o Literrios: saudao. o Prticos: comunicao formal (carta); telegrama. o Informativos: gramtica, dicionrio. o Extraverbais: msica, cinema. Leitura (suportes diferenciados): autnoma; colaborativa; em voz alta pelo professor; programada; de escolha pessoal, com observao da linguagem formal. Intertextualidade (articulao entre diferentes tipos de texto: prticos, informativos, literrios e extraverbais). Roteiro para anlise literria de livros paradidticos com nfase nos nveis de linguagem. Produo de texto: Redao oficial: requerimento; abaixo-assinado; procurao. Redao comercial: carta de apresentao; currculo. Orao subordinada adverbial desenvolvidas e reduzidas. Regncia verbal e nominal. Fontes diversas para busca de informaes complementares (dicionrio, enciclopdia, biblioteca, entre outras). PROCEDIMENTAIS Observao das diferenas estilsticas dos textos comerciais/oficiais requerimentos, currculos, abaixo-assinados, etc. Aplicao das estruturas dos textos oficiais quando na produo destes. Elaborao de oraes, aplicando a subordinao entre elas. Uso dos verbos e nomes aplicando o conceito e a regncia desses termos. Comparao da linguagem humana com outros sistemas de comunicao e seus cdigos. Observao de como se d a comunicao fora do ambiente escolar, relacionando-a com o que acontece em sala de aula. Criao de situaes de comunicao diversas e adequao quanto ao vocabulrio. Contextualizao de manifestaes artsticas(plsticas, literrias,...), situando-as no espao e no tempo. Utilizao do dicionrio de sinnimos em busca de significados de palavras desconhecidas. Utilizao de outros dicionrios (de rimas, por exemplo) como auxlio para a produo de textos. Experimentao da prpria voz, quando da leitura em voz alta, a fim de aprimorar a dico e articulao das palavras. Elaborao de roteiros de suas leituras e exposio para o grupo. ATITUDINAIS Valorizao da leitura como forma de sentir, conhecer e interpretar o mundo. Sensibilizao pelos temas abordados nos textos, estendendo suas reflexes para fora do ambiente escolar. Respeito diversidade de opinies. Respeito ordem nos momentos de manifestar-se. Apreciao da atividade artstica como maneira de expressar-se e comunicarse com o mundo. Reconhecimento da norma culta como necessria em determinadas situaes de comunicao.

Elaborao de um projeto (sugestes): pesquisa com eixo em trabalho (mercado, vocaes, profisses); registro de opinies sobre filmes assistidos; produo de fita cassete de msicas; coletnea dos melhores textos de diversos gneros para a produo de uma antologia individual e do grupo/classe portfolio; produo de um livro sobre um tema pesquisado pelo grupo/classe; revista sobre vrios temas estudados, mural, jornal, folheto informativo, entre outros). Tecnologias da informao (sugestes): rdio, televiso, vdeo e/ou computador, CD ROM, multimdia, hipertexto, entre outras).

4 Bimestre

9 ANO

LINGUAGENS
(A Mus / L Port / Ing / Art / Ed. Fs)

LNGUA PORTUGUESA CONTEDOS CONCEITUAIS Textos de diferentes gneros/categorias: o Literrios: conto; poesia. o Prticos: letra de msica. o Informativos: texto jornalstico, dicionrio. o Extraverbais: msica, obra de arte, pintura, escultura. Leitura (suportes diferenciados): autnoma; colaborativa; em voz alta pelo professor; programada; de escolha pessoal, com observao dos recursos lingsticos. Intertextualidade (articulao entre diferentes tipos de texto: prticos, informativos, literrios e extraverbais). Roteiro para anlise literria de livros paradidticos com observao dos recursos estilsticos utilizados. Produo de texto: o Textos diversos (utilizao das figuras de linguagem). Estrutura e formao de palavras (derivao e composio; abreviao e sigla); Figuras de linguagem (comparao; metfora; anttese; metonmia; eufemismo; hiprbole; pleonasmo; aliterao).(reviso) Homnimo e parnimo. Fontes diversas para busca de informaes complementares (dicionrio, enciclopdia, biblioteca, entre outras). PROCEDIMENTAIS Articulao das palavras para a construo de poemas. Uso dos conceitos de verso, rima e estrofe em situaes prticas de construo de textos poticos. Aplicao dos conhecimentos verbais (tempos e modos). Comparao da linguagem humana com outros sistemas de comunicao e seus cdigos. Uso de figuras de linguagem para imprimir estilo de escrita. Auto-avaliao das produes. Observao de como se d a comunicao fora do ambiente escolar, relacionando-a com o que acontece em sala de aula. Criao de situaes de comunicao diversas e adequao quanto ao vocabulrio. Contextualizao de manifestaes artsticas (plsticas, literrias etc), situando-as no espao e no tempo. Utilizao do dicionrio de sinnimos em busca de significados de palavras desconhecidas. Utilizao de outros dicionrios (de rimas, por exemplo) como auxlio para a produo de textos. Experimentao da prpria voz, quando da leitura em voz alta, a fim de aprimorar a dico e a articulao das palavras. Elaborao de roteiros de suas leituras e exposio para o grupo. ATITUDINAIS Valorizao da leitura como forma de sentir, conhecer e interpretar o mundo. Sensibilizao pelos temas abordados nos textos, estendendo suas reflexes para fora do ambiente escolar. Respeito diversidade de opinies. Respeito ordem nos momentos de manifestar-se. Apreciao da atividade artstica como maneira de expressar-se e comunicarse com o mundo. Reconhecimento da norma culta como necessria em determinadas situaes de comunicao.

Elaborao de um projeto (sugestes): elaborao de antologia potica; produo de fita cassete de msicas; coletnea dos melhores textos de diversos gneros para a produo de uma antologia individual e do grupo/classe portflio; produo de um livro sobre um tema pesquisado pelo grupo/classe; revista sobre vrios temas estudados, mural, jornal, folheto informativo, entre outros. Tecnologias da informao (sugestes): rdio, televiso, vdeo e/ou computador, CD-ROM, multimdia, hipertexto, entre outras.

Prefeitura Municipal de Santos


SECRETARIA DE EDUCAO DEPARTAMENTO PEDAGGICO
ESTNCIA BALNERIA

Plano de Curso
Ensino Fundamental Ingls 6 a 9 ano
2007

APRESENTAO (...) Protege-me das incurses obrigatrias que sufocam o prazer da descoberta e com o silncio ( intimamente sbio ) das tuas palavras e dos teus gestos ajuda-me serenamente a ler e a escrever a minha prpria vida.
Ademar Ferreira. In: ALVES, Rubem. A escola com que sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir.

Caro(a) professor(a), Mais um ano letivo se inicia, trazendo novos desafios que nortearo sua prtica docente. Desse modo, com o intuito de auxiliar o planejamento de suas aes didtico-pedaggicas, a curto, mdio e longo prazo, apresentamos o Plano de Curso do 6 ao 9 ano. As sugestes de alterao que vocs nos enviaram foram analisadas criteriosamente e contempladas quando pertinentes. Ressaltamos que este documento, como o prprio nome diz, trata-se de um plano, e no de um planejamento, permitindo, assim, certa flexibilidade, ainda que apresente uma diviso bimestral dos contedos. Dessa forma, caber a voc, professor, aps o perodo de conhecimento de seu grupo-classe, o que compreende os diferentes procedimentos diagnsticos, estudar este plano a fim de estabelecer o melhor percurso pedaggico junto a seus alunos, ou seja, elaborar o planejamento propriamente dito. Similarmente ao ano de 2005, os contedos apresentam-se divididos em conceituais ( que se referem ao conhecimento de conceitos, fatos e princpios ), procedimentais ( que se referem a um saber fazer ) e atitudinais ( que esto associados a valores, atitudes e normas ). Cabe ainda dizer que, em razo dos contedos conceituais, manteve-se a diviso por disciplinas, o que, no entanto, no invalida a abordagem interdisciplinar do trabalho em sala de aula. Resguardadas as especificidades de cada rea do conhecimento, o que, em sua maioria, constri-se por meio dos contedos conceituais, por intermdio da aprendizagem dos outros contedos os procedimentais e os atitudinais que a interdisciplinaridade ocorre. Certos procedimentos tambm se aplicam com exclusividade a uma disciplina, porm, em sua maioria, assim como as atitudes a serem desenvolvidas pelas crianas, esses perpassam todas as reas do conhecimento, em maior ou menor escala, durante certa etapa de sua aprendizagem. nesse sentido, portanto, professor, que seu planejamento deve se orientar, buscando garantir a construo dos saberes prprios de cada disciplina, concomitantemente dos que se apreendem de uma forma transversal. Importa dizer que, ao falarmos dos conceitos mais especficos de cada disciplina, no estamos dizendo que o vnculo entre esses saberes no possa ser estabelecido, at porque ele existe naturalmente nos conhecimentos institudos, mas sim que h conceitos prprios de Lngua Portuguesa, os quais no dizem respeito Matemtica e vice-versa. Portanto, no necessrio forar tal aproximao, criando situaes de aprendizagem vazias de significado. Por outro lado, h conceitos que pertencem a mais de uma rea, demandando, assim, que sejam construdos interdisciplinarmente.

Indicamos, no fim deste documento, algumas sugestes de referncias bibliogrficas para aprofundamento dos temas aqui expostos. Sugerimos tambm que voc acesse o site do nosso Departamento Pedaggico, no qual poder encontrar subsdios terico-prticos para download, alm de outras informaes interessantes ( http://www.santos.sp.gov.br; clique em Educao, depois em DEPED ON LINE ). Lembramos ainda que estamos disposio para esclarecer eventuais dvidas, apontar sugestes, analisar coletivamente as dificuldades, a fim de colaborar na escolha dos percursos pedaggicos mais adequados para a efetiva aprendizagem de nossas crianas. Nossa inteno fortalecer, cada vez mais, a parceria entre ns, educadores, cujo objetivo comum a excelncia da qualidade de ensino e o desenvolvimento pleno e feliz das potencialidades de nossos alunos. Bom trabalho a todos! Departamento Pedaggico. Fevereiro de 2007.

6 Ano
2007

6 ANO
1 Bimestre

LINGUAGENS (A Mus / L Port / Ing / Art / Mov)

INGLS

CONTEDOS CONCEITUAIS PROCEDIMENTAIS ATITUDINAIS

Greetings (Good morning, good afternoon, good evening, good night). Dialogues (How are you?; Hi!; Hello!; Whats your name?...). Verb to be: Simple Present (affirmative, negative, interrogative). Subject pronouns. Possessive adjectives: my, your. Interrogative pronouns: what, who. Short answers. Demonstrative pronouns (this, that). Indefinite articles. Vocabulary: classroom objects. Numbers: 1 to 20. Definite article: the. Linguagem e participao social. Textos de categorias diferentes: prticos, informativos, literrios, extraverbais. Pr-leitura, leitura, ps-leitura. Intertextualidade/Interdisciplinaridade. Pesquisa. Dicionrio. Projetos. Tecnologias da informao.

Uso de greetings, de perguntas simples e do verbo to be, de forma oral e escrita, nos dilogos. Aplicao de possessive adjectives, interrogative pronouns, demonstrative pronouns, indefinite e definite article, subject pronouns em contextos diferentes de comunicao. Uso do dicionrio. Escrita dos nmeros. Observao de vrios tipos de textos

Valorizao e respeito outras culturas. Trabalho em equipe. Respeito s prprias idias e s alheias. Cooperao com os colegas. Observao crtica de como a lngua estrangeira est presente no nosso dia-adia. Responsabilidade com o desenvolvimento das atividades.

2 Bimestre

6 ANO

LINGUAGENS
(A Mus / L Port / Ing / Art / Ed. Fs) INGLS CONTEDOS

CONCEITUAIS Dialogues (How are you?; Hi!; Hello! What is your name?, Whats your address?/ telephone number/job/age/surname). Numbers (20 to 100). Days of the week. Months of the year. Dialogues (How old are you? Are you married/single/divorced/widow/widower?). Please. Excuse me. Thank you. Verb to be simple present (review). Short answers. Vocabulary: pets; colors. Demonstrative pronouns (plural: these/those). Adjectives (big/small; fat/thin; tall/short; beautiful/ugly; handsome; rich/poor; expensive/cheap; easy/difficult; hot/cold; happy/sad). Pr-leitura, leitura, ps-leitura. Textos de categorias diferentes: prticos, informativos, literrios, extraverbais. Pesquisa. Dicionrio. Projetos. Tecnologias da informao.

PROCEDIMENTAIS Elaborao de frases para dar e pedir informaes pessoais. Produo de textos escritos curtos e simples sobre assuntos familiares aos alunos. Avaliao de textos de categorias diferentes: prticos, informativos, literrios, extraverbais. Pesquisa em mdias diversas. Uso do dicionrio. Participao e colaborao em projetos. Uso das tecnologias da informao.

ATITUDINAIS Valorizao de outras culturas. Reconhecimento da importncia do trabalho em equipe. Respeito s prprias idias e s alheias. Cooperao com os colegas. Observao crtica de como a lngua estrangeira est presente no nosso dia-a-dia. Responsabilidade com o desenvolvimento das atividades.

3 Bimestre

6 ANO

LINGUAGENS
(A Mus / L Port / Ing / Art / Ed. Fs) INGLS CONTEDOS

CONCEITUAIS Numbers (review). There to be Prepositions of place: in, on, at, with. The interrogative pronoun: where. Possessive adjectives: my, your, his, her, its, our, your, their. Vocabulary: family members( mother, father, brother, sister, grandmother, uncle, aunt, cousins, stepfather, stepmother). Pr-leitura, leitura, ps-leitura. Textos de categorias diferentes: prticos, informativos, literrios, extraverbais. Pesquisa. Dicionrio. Projetos. Tecnologias da informao.

PROCEDIMENTAIS Leitura e produo de textos escritos curtos e simples sobre assuntos familiares aos alunos, usando as estruturas aprendidas. Anlise de textos de categorias diferentes: prticos, informativos, literrios, extraverbais. Pesquisa em mdias diversas. Uso do dicionrio. Participao e colaborao em projetos. Uso das tecnologias da informao.

ATITUDINAIS Valorizao de outras culturas. Reconhecimento da importncia do trabalho em equipe. Respeito s prprias idias e s alheias. Cooperao com professor e colegas. Observao crtica de como a lngua estrangeira est presente no nosso dia-a-dia. Responsabilidade com o desenvolvimento das atividades quanto ao prazo e forma de execuo.

4 Bimestre

6 ANO

LINGUAGENS
(A Mus / L Port / Ing / Art / Ed. Fs) INGLS CONTEDOS

CONCEITUAIS There to be (review). Prepositions of place: in, on, at, with (review). This is/These are; That is/Those are (review). The interrogative pronoun: when. Vocabulary: school subjects. Textos de categorias diferentes: prticos, informativos, literrios, extraverbais. Pr-leitura, leitura, ps-leitura. Intertextualidade/Interdisciplinaridade. Pesquisa. Dicionrio. Projetos. Tecnologias da informao.

PROCEDIMENTAIS Leitura e produo de textos escritos curtos e simples sobre assuntos familiares aos alunos, usando as estruturas aprendidas. Anlise de textos de categorias diferentes: prticos, informativos, literrios, extraverbais. Pesquisa em mdias diversas. Uso do dicionrio. Participao e colaborao em projetos. Uso das tecnologias da informao.

ATITUDINAIS Valorizao de outras culturas. Reconhecimento da importncia do trabalho em equipe. Respeito s prprias idias e s alheias. Cooperao com professor e colegas. Observao crtica de como a lngua estrangeira est presente no nosso dia-a-dia. Responsabilidade com o desenvolvimento das atividades quanto ao prazo e forma de execuo.

7 Ano
2007

7 ANO
1 Bimestre

LINGUAGENS (A Mus / L Port / Ing / Art / Mov)

INGLS CONTEDOS CONCEITUAIS PROCEDIMENTAIS ATITUDINAIS

Verb to be (simple present) review. Possessive adjectives (review). Personal pronouns. Short answers. Interrogative words: when, who, what, where. Demonstrative pronouns (review). Telling the time. Vocabulary: Countries/nationalities. Linguagem e participao social. Textos de categorias diferentes: prticos, informativos; literrios; extraverbais. Pr-leitura, leitura, ps-leitura. Intertextualidade/Interdisciplinaridade Pesquisa. Dicionrio. Projetos. Tecnologias da informao.

Uso do verbo to be nos dilogos orais e escritos. Aplicao do possessive adjectives, personal pronouns e demonstrative pronouns no contexto. Uso de respostas curtas. Aplicao correta da forma interrogativa. Produo de textos orais e escritos, explorando tempo e espao. Uso do dicionrio. Leitura e observao de diferentes tipos de textos.

Valorizao de outras culturas e respeito. Trabalho em equipe. Respeito s prprias idias e s alheias. Cooperao com os colegas. Observao critica de como a lngua estrangeira est no nosso dia-a-dia. Responsabilidade com o desenvolvimento das atividades presentes.

2 Bimestre

7 ANO

LINGUAGENS
(A Mus / L Port / Ing / Art / Ed. Fs)

INGLS CONTEDOS CONCEITUAIS Dialogues (How are you?; Hi!; Hello! What is your name?, My names Paul. Im 36. Im married. Ive got a small/large family. My father is 70) Vocabulary: relatives. Imperative (commands; signs; orders). Present Continuous Tense. Verbs: to work; to study; to write; to read; to do; to dance; to play; to go; to wear; to watch; to listen; to wash; to brush; to take; to comb; to eat; to drink; to have. Interrogative words: who, what, when, where (review). Telling the time (review). Clothing/weather. Sports. Textos de categorias diferentes: prticos; informativos; literrios; extraverbais. Pr-leitura, leitura, ps-leitura. Intertextualidade/Interdisciplinaridade. Pesquisa. Dicionrio. Projetos. Tecnologias da informao. PROCEDIMENTAIS Elaborao de frases para dar e pedir informaes pessoais sobre tempo livre e preferncias esportivas. Produo de textos escritos curtos e simples sobre assuntos familiares aos alunos e sobre o mundo ao redor. Uso de instrues, ordens, comandos. Expresso de aes que esto em desenvolvimento. Avaliao de textos de categorias diferentes: prticos, informativos, literrios, extraverbais. Pesquisa em mdias diversas. Uso do dicionrio. Participao e colaborao em projetos. Uso das tecnologias da informao. ATITUDINAIS Valorizao de outras culturas. Reconhecimento da importncia do trabalho em equipe. Respeito s prprias idias e s alheias. Cooperao com os colegas. Observao crtica de como a lngua estrangeira est presente no nosso dia-a-dia. Responsabilidade com o desenvolvimento das atividades.

3 Bimestre

7 ANO

LINGUAGENS
(A Mus / L Port / Ing / Art / Ed. Fs)

INGLS CONTEDOS CONCEITUAIS PROCEDIMENTAIS Leitura e produo de textos escritos curtos e simples sobre assuntos familiares aos alunos, sobre o mundo ao redor e sobre opinies pessoais, justificando-as. Anlise de textos de categorias diferentes: prticos, informativos, literrios, extraverbais. Pesquisa em mdias diversas. Uso do dicionrio. Participao e colaborao em projetos. Uso das tecnologias da informao. ATITUDINAIS Valorizao de outras culturas. Reconhecimento da importncia do trabalho em equipe. Respeito s prprias idias e s alheias. Cooperao com professor e colegas. Observao crtica de como a lngua estrangeira est presente no nosso dia-a-dia. Responsabilidade com o desenvolvimento das atividades quanto ao prazo e forma de execuo.

Prepositions: behind, between, next to, far from, in front of, inside, outside, in, on. Interrogative word: where. Simple Present Tense. Nouns: singular and plural. Why/Because. Parts of a house. Buildings. Textos de categorias diferentes: prticos; informativos; literrios; extraverbais. Pr-leitura, leitura, ps-leitura. Intertextualidade/Interdisciplinaridade. Pesquisa. Dicionrio. Projetos. Tecnologias da informao.

4 Bimestre

7 ANO

LINGUAGENS
(A Mus / L Port / Ing / Art / Ed. Fs)

INGLS CONTEDOS CONCEITUAIS Would you like a cup of coffee ? Yes, please/No, thank you. Simple Present Tense (review). Adverbs of frequency (seldom, often, usually, rarely, sometimes, never). How many/How much/Some/Any. Countable/uncountable nouns. Plural of nouns (review). Vocabulary: food. Parts of the body/Sicknesses. Textos de categorias diferentes: prticos, informativos, literrios, extraverbais. Pr-leitura, leitura, ps-leitura. Intertextualidade/Interdisciplinaridade. Pesquisa. Dicionrio. Projetos. Tecnologias da informao. PROCEDIMENTAIS Leitura e produo de textos escritos curtos e simples sobre assuntos familiares aos alunos, sobre o mundo ao redor e sobre opinies pessoais, justificando-as. Anlise de textos de categorias diferentes: prticos, informativos, literrios, extraverbais. Pesquisa em mdias diversas. Uso do dicionrio. Participao e colaborao em projetos. Uso das tecnologias da informao. ATITUDINAIS Valorizao de outras culturas. Reconhecimento da importncia do trabalho em equipe. Respeito s prprias idias e s alheias. Cooperao com professor e colegas. Observao crtica de como a lngua estrangeira est presente no nosso dia-a-dia. Responsabilidade com o desenvolvimento das atividades quanto ao prazo e forma de execuo.

8 Ano
2007

LINGUAGENS

8 ANO
1 Bimestre

(A Mus / L Port / Ing / Art / Mov)

INGLS CONTEDOS CONCEITUAIS PROCEDIMENTAIS ATITUDINAIS

Simple Present Tense (review). Adverbs of frequency (seldom, often, usually, rarely, sometimes, never) review. Genitive case (s). Possessive adjectives and pronouns (review). Whose. Vocabulary: relatives (review). How many/How much/Some/Any (review). A little/a few/a lot of/lots of/much/many. Prepositions (review). Dates. Ordinal numbers. Linguagem e participao social. Textos de categorias diferentes: prticos; informativos; literrios; extraverbais. Pr-leitura, leitura, ps-leitura. Intertextualidade/Interdisciplinaridade. Pesquisa. Dicionrio. Projetos. Tecnologias da informao.

Uso do simple present tense no dilogo e na escrita. Aplicao de adverbs of frequency, possessive adjectives and pronouns, prepositions, vocabulrio relativo a How many, How much, some, any a little, a few, a lot of, lots of, much, many, em contextos diferentes de comunicao. Uso oral e escrito dos nmeros ordinais. Uso do dicionrio. Observao e construo dos diferentes tipos de textos. Busca de informaes pelas variadas tecnologias.

Valorizao de outras culturas e respeito. Trabalho em equipe. Respeito s prprias idias e s alheias. Cooperao com os colegas. Observao crtica de como a lngua estrangeira est presente no nosso dia-adia. Responsabilidade com o desenvolvimento das atividades.

2 Bimestre

8 ANO

LINGUAGENS
(A Mus / L Port / Ing / Art / Ed. Fs)

INGLS CONTEDOS CONCEITUAIS Can/Cant. Imperative (review). Object pronouns (me, you, him, her, it, us, you, them). Countries/Nationalities (review). Sports (review). Simple Future (will). Future with going to. Pr-leitura, leitura, ps-leitura. Intertextualidade/Interdisciplinaridade. Pesquisa. Dicionrio. Projetos. Textos de categorias diferentes: prticos; informativos; literrios; extraverbais. Revista sobre vrios temas estudados, mural, jornal, folheto informativo, entre o outros. Tecnologias da informao. PROCEDIMENTAIS Elaborao de frases para dar e pedir informaes pessoais e informaes sobre pases e nacionalidades. Representao de fatos, intenes ou promessas (coisas que se pretende fazer no futuro). Indicao de possibilidades e expresso de habilidades. Produo de textos escritos curtos e simples sobre assuntos familiares aos alunos e sobre o mundo ao redor. Avaliao de textos de categorias diferentes: prticos, informativos, literrios, extraverbais. Pesquisa em mdias diversas. Uso do dicionrio. Participao e colaborao em projetos. Uso das tecnologias da informao. ATITUDINAIS Valorizao de outras culturas. Reconhecimento da importncia do trabalho em equipe. Respeito s prprias idias e s alheias. Cooperao com os colegas. Observao crtica de como a lngua estrangeira est presente no nosso dia-a-dia. Responsabilidade com o desenvolvimento das atividades.

3 Bimestre

8 ANO

LINGUAGENS
(A Mus / L Port / Ing / Art / Ed. Fs)

INGLS CONTEDOS CONCEITUAIS o Simple Future (will) review. Future with going to review. Simple Past (to be). Degrees of adjectives (comparative of superiority/comparative and superlative). Vocabulary: clothes (review). Size/model/prices. Pr-leitura, leitura, ps-leitura. Intertextualidade/Interdisciplinaridade. Pesquisa. Dicionrio. Projetos. Textos de categorias diferentes: prticos; informativos; literrios; extraverbais. Revista sobre vrios temas estudados, mural, jornal, folheto informativo, entre outros. Tecnologias da informao. PROCEDIMENTAIS Leitura e produo de textos escritos curtos e simples sobre assuntos familiares aos alunos e sobre o mundo ao redor usando as estruturas aprendidas. Anlise de textos de categorias diferentes: prticos, informativos, literrios, extraverbais. Pesquisa em mdias diversas. Uso do dicionrio. Participao e colaborao em projetos. Uso das tecnologias da informao. ATITUDINAIS Valorizao de outras culturas. Reconhecimento da importncia do trabalho em equipe. Respeito s prprias idias e s alheias. Cooperao com professor e colegas. Observao crtica de como a lngua estrangeira est presente no nosso dia-a-dia. Responsabilidade com o desenvolvimento das atividades quanto ao prazo e forma de execuo.

4 Bimestre

8 ANO

LINGUAGENS
(A Mus / L Port / Ing / Art / Ed. Fs)

INGLS CONTEDOS CONCEITUAIS Past Continuous. Simple Past (regular verbs). Action verbs. Adverbs: yesterday; last month; last week; last year; last weekend etc. What/where/how/when/who (review). Why/Because (review). Textos de categorias diferentes: prticos, informativos, literrios, extraverbais. Pr-leitura, leitura, ps-leitura. Intertextualidade/Interdisciplinaridade. Pesquisa. Dicionrio. Projetos. Tecnologias da informao. PROCEDIMENTAIS Leitura e produo de textos escritos curtos e simples sobre assuntos familiares aos alunos e sobre o mundo ao redor usando as estruturas aprendidas. Anlise de textos de categorias diferentes: prticos, informativos, literrios, extraverbais. Pesquisa em mdias diversas. Uso do dicionrio. Participao e colaborao em projetos. Uso das tecnologias da informao. ATITUDINAIS Valorizao de outras culturas. Reconhecimento da importncia do trabalho em equipe. Respeito s prprias idias e s alheias. Cooperao com professor e colegas. Observao crtica de como a lngua estrangeira est presente no nosso dia-a-dia. Responsabilidade com o desenvolvimento das atividades quanto ao prazo e forma de execuo.

9 Ano
2007

LINGUAGENS

9 ANO
1 Bimestre

(A Mus / L Port / Ing / Art / Mov)

INGLS CONTEDOS CONCEITUAIS PROCEDIMENTAIS ATITUDINAIS

Simple past regular verbs (review). Simple Past (irregular verbs). Object Pronouns (review). Reflexive pronouns. Too + adjectives. Sports (review). Feelings. Linguagem e participao social. Textos de categorias diferentes: prticos; informativos; literrios; extraverbais. Pr-leitura, leitura, ps-leitura. Intertextualidade/Interdisciplinaridade. Pesquisa. Dicionrio. Projetos. Tecnologias da informao

Uso do verbo no simple past (regular e irregular), object pronouns, reflexive pronouns, no dilogo e na escrita. Construo de textos de diferentes categorias. Busca de informaes pelas variadas tecnologias. Elaborao de projetos propostos. Uso do dicionrio. Leitura.

Valorizao de outras culturas e respeito. Trabalho em equipe. Respeito s prprias idias e s alheias. Cooperao com os colegas. Observao crtica de como a lngua estrangeira est presente no nosso dia-adia. Responsabilidade com o desenvolvimento das atividades.

2 Bimestre

9 ANO

LINGUAGENS
(A Mus / L Port / Ing / Art / Ed. Fs)

INGLS CONTEDOS CONCEITUAIS Modal verbs: May/might/must/should. Conditionals If......will / If......would Question tags. Adjective + enough. Why/because. Short answers. Vocabulary: places. Textos de categorias diferentes: informativos; literrios; extraverbais. Pr-leitura, leitura, ps-leitura. Intertextualidade/Interdisciplinaridade. Pesquisa. Dicionrio. Projetos. Tecnologias da informao. PROCEDIMENTAIS Elaborao de frases para pedir / dar permisso, indicar possibilidades, pedir / dar sugestes e pedir / dar conselhos, exprimir dever/obrigaes, situaes hipotticas e confirmar informaes. Produo de textos escritos curtos e simples sobre assuntos familiares aos alunos e sobre o mundo ao redor. Avaliao de textos de categorias diferentes: prticos, informativos, literrios, extraverbais. Pesquisa em mdias diversas. Uso do dicionrio. Participao e colaborao em projetos. Uso das tecnologias da informao. ATITUDINAIS Valorizao de outras culturas. Reconhecimento da importncia do trabalho em equipe. Respeito s prprias idias e s alheias. Cooperao com os colegas. Observao crtica de como a lngua estrangeira est presente no nosso dia-a-dia. Responsabilidade com o desenvolvimento das atividades.

prticos;

3 Bimestre

9 ANO

LINGUAGENS
(A Mus / L Port / Ing / Art / Ed. Fs)

INGLS CONTEDOS CONCEITUAIS Conditionals If......will / If......would (review) Present Perfect Tense. Short answers. Vocabulary: Internet(e-mail; download; Chat room; log in; log out; site; link; homepage). Textos de categorias diferentes: prticos; informativos; literrios; extraverbais. Pr-leitura, leitura, ps-leitura. Intertextualidade/Interdisciplinaridade. Pesquisa. Dicionrio. Projetos. Tecnologias da informao. PROCEDIMENTAIS Produo de textos escritos curtos e simples sobre assuntos familiares aos alunos e sobre o mundo ao redor usando as estruturas aprendidas. Anlise de textos de categorias diferentes: prticos, informativos, literrios, extraverbais. Pesquisa em mdias diversas. Uso do dicionrio. Participao e colaborao em projetos. Uso das tecnologias da informao. Coleta e uso crtico de informaes encontradas em sites. ATITUDINAIS Valorizao de outras culturas. Reconhecimento da importncia do trabalho em equipe. Respeito s prprias idias e s alheias. Cooperao com professor e colegas. Observao crtica de como a lngua estrangeira est presente no nosso dia-a-dia. Responsabilidade com o desenvolvimento das atividades quanto ao prazo e forma de execuo.

4 Bimestre

9 ANO

LINGUAGENS
(A Mus / L Port / Ing / Art / Ed. Fs)

INGLS CONTEDOS CONCEITUAIS Conditionals If......will / If......would (review) Present Perfect Tense. Short answers. Vocabulary: Internet(e-mail; download; Chat room; log in; log out; site; link; homepage). Textos de categorias diferentes: prticos; informativos; literrios; extraverbais. Pr-leitura, leitura, ps-leitura. Intertextualidade/Interdisciplinaridade. Pesquisa. Dicionrio. Projetos. Tecnologias da informao. PROCEDIMENTAIS Produo de textos escritos curtos e simples sobre assuntos familiares aos alunos e sobre o mundo ao redor usando as estruturas aprendidas. Anlise de textos de categorias diferentes: prticos, informativos, literrios, extraverbais. Pesquisa em mdias diversas. Uso do dicionrio. Participao e colaborao em projetos. Uso das tecnologias da informao. Coleta e uso crtico de informaes encontradas em sites. ATITUDINAIS Valorizao de outras culturas. Reconhecimento da importncia do trabalho em equipe. Respeito s prprias idias e s alheias. Cooperao com professor e colegas. Observao crtica de como a lngua estrangeira est presente no nosso dia-a-dia. Responsabilidade com o desenvolvimento das atividades quanto ao prazo e forma de execuo.

Prefeitura Municipal de Santos


SECRETARIA DE EDUCAO DEPARTAMENTO PEDAGGICO
ESTNCIA BALNERIA

Plano de Curso
Ensino Fundamental Educao Fsica 6 a 9 ano
2007

APRESENTAO (...) Protege-me das incurses obrigatrias que sufocam o prazer da descoberta e com o silncio ( intimamente sbio ) das tuas palavras e dos teus gestos ajuda-me serenamente a ler e a escrever a minha prpria vida.
Ademar Ferreira. In: ALVES, Rubem. A escola com que sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir.

Caro(a) professor(a), Mais um ano letivo se inicia, trazendo novos desafios que nortearo sua prtica docente. Desse modo, com o intuito de auxiliar o planejamento de suas aes didtico-pedaggicas, a curto, mdio e longo prazo, apresentamos o Plano de Curso do 6 ao 9 ano. As sugestes de alterao que vocs nos enviaram foram analisadas criteriosamente e contempladas quando pertinentes. Ressaltamos que este documento, como o prprio nome diz, trata-se de um plano, e no de um planejamento, permitindo, assim, certa flexibilidade, ainda que apresente uma diviso bimestral dos contedos. Dessa forma, caber a voc, professor, aps o perodo de conhecimento de seu grupo-classe, o que compreende os diferentes procedimentos diagnsticos, estudar este plano a fim de estabelecer o melhor percurso pedaggico junto a seus alunos, ou seja, elaborar o planejamento propriamente dito. Similarmente ao ano de 2005, os contedos apresentam-se divididos em conceituais ( que se referem ao conhecimento de conceitos, fatos e princpios ), procedimentais ( que se referem a um saber fazer ) e atitudinais ( que esto associados a valores, atitudes e normas ). Cabe ainda dizer que, em razo dos contedos conceituais, manteve-se a diviso por disciplinas, o que, no entanto, no invalida a abordagem interdisciplinar do trabalho em sala de aula. Resguardadas as especificidades de cada rea do conhecimento, o que, em sua maioria, constri-se por meio dos contedos conceituais, por intermdio da aprendizagem dos outros contedos os procedimentais e os atitudinais que a interdisciplinaridade ocorre. Certos procedimentos tambm se aplicam com exclusividade a uma disciplina, porm, em sua maioria, assim como as atitudes a serem desenvolvidas pelas crianas, esses perpassam todas as reas do conhecimento, em maior ou menor escala, durante certa etapa de sua aprendizagem. nesse sentido, portanto, professor, que seu planejamento deve se orientar, buscando garantir a construo dos saberes prprios de cada disciplina, concomitantemente dos que se apreendem de uma forma transversal. Importa dizer que, ao falarmos dos conceitos mais especficos de cada disciplina, no estamos dizendo que o vnculo entre esses saberes no possa ser estabelecido, at porque ele existe naturalmente nos conhecimentos institudos, mas sim que h conceitos prprios de Lngua Portuguesa, os quais no dizem respeito Matemtica e vice-versa. Portanto, no necessrio forar tal aproximao, criando situaes de aprendizagem vazias de significado. Por outro lado, h conceitos que pertencem a mais de uma rea, demandando, assim, que sejam construdos interdisciplinarmente.

Indicamos, no fim deste documento, algumas sugestes de referncias bibliogrficas para aprofundamento dos temas aqui expostos. Sugerimos tambm que voc acesse o site do nosso Departamento Pedaggico, no qual poder encontrar subsdios terico-prticos para download, alm de outras informaes interessantes ( http://www.santos.sp.gov.br; clique em Educao, depois em DEPED ON LINE ). Lembramos ainda que estamos disposio para esclarecer eventuais dvidas, apontar sugestes, analisar coletivamente as dificuldades, a fim de colaborar na escolha dos percursos pedaggicos mais adequados para a efetiva aprendizagem de nossas crianas. Nossa inteno fortalecer, cada vez mais, a parceria entre ns, educadores, cujo objetivo comum a excelncia da qualidade de ensino e o desenvolvimento pleno e feliz das potencialidades de nossos alunos. Bom trabalho a todos! Departamento Pedaggico. Fevereiro de 2007.

6 Ano
2007

LINGUAGENS

6 ANO
1 Bimestre

(A Mus / L Port / Ing / Art / Ed. Fsica)

EDUCAO FSICA
CONTEDOS CONCEITUAIS PROCEDIMENTAIS ATITUDINAIS

Esportes individuais e coletivos. Exerccios com movimentos ginsticos globais. Criao de jogos com adaptao de espaos materiais. Jogos cooperativos e recreativos. Atividades em sala de aula. Jogos pr-desportivos com fundamentos bsicos: arremessos, lanamentos e passes. Circuito com habilidades e capacidades motoras.

Uso das capacidades fsicas bsicas. Uso adequado da postura corporal. Uso das atividades corporais para a sade fsica e psquica. Demonstrao de sentimentos e emoes na prtica de exerccios corporais. Uso da cultura corporal para expresso de afetos, sentimentos, emoes, como possibilidade de obter prazer, comunicao e interao.

Valorizao da cooperao, da solidariedade e do dilogo. Respeito s regras, aos materiais e aos espaos. Valorizao do desempenho esportivo de forma geral. Respeito s diferenas. Respeito com o prprio corpo e o corpo dos outros. Postura crtica sobre atitudes de rivalidade e agressividade no esporte.

2 Bimestre

6 ANO

LINGUAGENS
(A Mus / L Port / Ing / Art / Ed. Fs)

EDUCAO FSICA CONTEDOS CONCEITUAIS Esportes individuais e coletivos. Exerccios com movimentos ginsticos globais. Jogos com adaptao de espaos e materiais. Jogos pr-desportivos, cooperativos e recreativos. Atividades em sala de aula. Jogos pr-desportivos com fundamentos bsicos: arremessos, lanamentos e passes. Circuito com habilidades e capacidades motoras. Ordem Unida: marchas e evolues. Exerccios de expresso corporal, danas folclricas, regionais e populares. Tcnicas e tticas de jogos individuais e coletivos. Percepo das alteraes corporais nos exerccios que envolvam esforo, elevao dos batimentos cardacos, excesso de excitao e cansao. Noes de higiene e sade. Noes de atitudes corporais do gesto e da postura em situaes cotidianas. Atividades competitivas respeitando o grau de dificuldade da criana. PROCEDIMENTAIS Participao em jogos coletivos. Criao de jogos adaptados. Explicao e demonstrao de jogos aprendidos em contexto extra-escolares. Resoluo de problemas corporais individualmente. Discusso das regras dos jogos. Resoluo de situaes de conflito por meio do dilogo, com ajuda do professor. Utilizao de habilidades (correr, saltar, arremessar, rolar, bater, rebater, amortecer, chutar, girar) durante jogos e danas. Experimentao de atividades de dana simples ou adaptadas pertencentes a manifestaes populares e folclricas. Reconhecimento da importncia do cuidado com o prprio corpo. Localizao no espao percebendo seus limites e do outro. Uso da ateno, observao e memria. Observao dos limites impostos pelas regras dos jogos e brincadeiras, respeitando as diferenas. Utilizao de diferentes tcnicas e tticas para se atingir os objetivos. ATITUDINAIS Respeito s regras. Reconhecimento, valorizao e sustentao da participao de todas as diferenas, adotando atitudes de cooperao e solidariedade. Respeito as suas possibilidades e limitaes corporais. Valorizao dos momentos de reflexo Responsabilidade com sua sade e a dos outros. Valorizao e apreciao de danas e brincadeiras pertencentes cultura brasileira. Valorizao da convivncia solidria. Valorizao das diferentes manifestaes de cultura corporal presentes no cotidiano. Cuidado com o prprio corpo, por meio de adoo de hbitos saudveis como um dos aspectos bsicos da qualidade de vida, agindo com responsabilidade em relao a sua sade e sade coletiva. Valorizao e apreciao de danas pertencentes a cultura brasileira. Adoo de atitudes de respeito mtuo, dignidade e solidariedade em situaes competitivas, repudiando qualquer espcie de violncia. Reconhecimento das diferentes maneiras de soluo de conflito.

3 Bimestre

6 ANO

LINGUAGENS
(A Mus / L Port / Ing / Art / Ed. Fs)

EDUCAO FSICA CONTEDOS CONCEITUAIS PROCEDIMENTAIS Participao em jogos coletivos. Criao de jogos adaptados. Explicao e demonstrao de jogos aprendidos em contexto extra-escolares. Resoluo de problemas corporais individualmente. Discusso das regras dos jogos. Resoluo de situaes de conflito por meio do dilogo, com ajuda do professor. Utilizao de habilidades (correr, saltar, arremessar, rolar, bater, rebater, amortecer, chutar, girar) durante jogos e danas. Experimentao de atividades de dana simples ou adaptadas pertencentes a manifestaes populares e folclricas. Localizao no espao percebendo seus limites e do outro. Uso da ateno, observao e memria Observao dos limites impostos pelas regras dos jogos e brincadeiras, respeitando as diferenas. Utilizao de diferentes tcnicas e tticas para se atingir os objetivos. Reflexo sobre a importncia do cuidado com o prprio corpo. ATITUDINAIS Respeito s regras. Reconhecimento, valorizao e sustentao da participao de todas as diferenas, adotando atitudes de cooperao e solidariedade. Respeito as suas possibilidades e limitaes corporais. Valorizao dos momentos de reflexo Responsabilidade com sua sade e a dos outros. Valorizao e apreciao de danas e brincadeiras pertencentes cultura brasileira. Valorizao da convivncia solidria. Valorizao das diferentes manifestaes de cultura corporal presentes no cotidiano. Cuidado com o prprio corpo, por meio de adoo de hbitos saudveis como um dos aspectos bsicos da qualidade de vida, agindo com responsabilidade em relao a sua sade e sade coletiva. Valorizao e apreciao de danas pertencentes a cultura brasileira. Adoo de atitudes de respeito mtuo, dignidade e solidariedade em situaes competitivas, repudiando qualquer espcie de violncia. Reconhecimento das diferentes maneiras de soluo de conflito. Reconhecimento da possibilidade da igualdade de oportunidades.

Esportes individuais e coletivos. Exerccios com movimentos ginsticos globais. Jogos com adaptao de espaos e materiais. Jogos pr-desportivos, cooperativos e recreativos. Atividades em sala de aula. Jogos pr-desportivos com fundamentos bsicos: arremessos, lanamentos e passes. Circuito com habilidades e capacidades motoras. Ordem Unida: marchas e evolues. Exerccios de expresso corporal, danas folclricas, regionais e populares. Tcnicas e tticas de jogos individuais e coletivos. Percepo das alteraes corporais nos exerccios que envolvam esforo, elevao dos batimentos cardacos, excesso de excitao e cansao. Noes de higiene e sade. Noes de atitudes corporais do gesto e da postura em situaes cotidianas. Atividades competitivas respeitando o grau de dificuldade da criana. Jogos educativos e motores

4 Bimestre

6 ANO

LINGUAGENS
(A Mus / L Port / Ing / Art / Ed. Fs)

EDUCAO FSICA CONTEDOS CONCEITUAIS Esportes individuais e coletivos. Exerccios com movimentos ginsticos globais. Jogos com adaptao de espaos e materiais. Jogos pr-desportivos, cooperativos e recreativos. Atividades em sala de aula. Jogos pr-desportivos com fundamentos bsicos: arremessos, lanamentos e passes. Circuito com habilidades e capacidades motoras. Ordem Unida: marchas e evolues. Exerccios de expresso corporal, danas folclricas, regionais e populares. Tcnicas e tticas de jogos individuais e coletivos. Percepo das alteraes corporais nos exerccios que envolvam esforo, elevao dos batimentos cardacos, excesso de excitao e cansao. Noes de higiene e sade. Noes de atitudes corporais do gesto e da postura em situaes cotidianas. Atividades competitivas respeitando o grau de dificuldade da criana. Jogos educativos e motores PROCEDIMENTAIS Participao em jogos coletivos. Criao de jogos adaptados. Explicao e demonstrao de jogos aprendidos em contexto extra-escolares. Resoluo de problemas corporais individualmente. Discusso das regras dos jogos. Resoluo de situaes de conflito por meio do dilogo, com ajuda do professor. Utilizao de habilidades (correr, saltar, arremessar, rolar, bater, rebater, amortecer, chutar, girar) durante jogos e danas. Experimentao de atividades de dana simples ou adaptadas pertencentes a manifestaes populares e folclricas. Localizao no espao percebendo seus limites e do outro. Uso da ateno, observao e memria Observao os limites impostos pelas regras dos jogos e brincadeiras, respeitando as diferenas. Utilizao de diferentes tcnicas e tticas para se atingir os objetivos. Uso de situaes aprendizagem de maneira interdisciplinar. Percepo de seu prprio desempenho nas atividades corporais, estabelecendo relao com o grau de dificuldade estabelecida. ATITUDINAIS Respeito s regras. Reconhecimento, valorizao e sustentao da participao de todas as diferenas, adotando atitudes de cooperao e solidariedade. Respeito as suas possibilidades e limitaes corporais. Valorizao dos momentos de reflexo Responsabilidade com sua sade e a dos outros. Valorizao e apreciao de danas e brincadeiras pertencentes cultura brasileira. Valorizao da convivncia solidria. Valorizao das diferentes manifestaes de cultura corporal presentes no cotidiano. Cuidado com o prprio corpo, por meio de adoo de hbitos saudveis como um dos aspectos bsicos da qualidade de vida, agindo com responsabilidade em relao a sua sade e sade coletiva. Valorizao e apreciao de danas pertencentes a cultura brasileira. Adoo de atitudes de respeito mtuo, dignidade e solidariedade em situaes competitivas, repudiando qualquer espcie de violncia. Reconhecimentos das diferentes maneiras de soluo de conflito. Reconhecimento da possibilidade da igualdade de oportunidades. Incorporao das prticas desenvolvidas ao longo do ano.

7 Ano
2007

7 ANO
1 Bimestre

LINGUAGENS (A Mus / L Port / Ing / Art / Mov)

EDUCAO FSICA
CONTEDOS CONCEITUAIS PROCEDIMENTAIS ATITUDINAIS

Esportes individuais e coletivos. Jogos cooperativos e recreativos. Jogos pr-desportivos com fundamentos bsicos: saques, passes e arremessos. Atividades em sala de aula. Criao de jogos com adaptao de espaos e materiais. Circuito relacionado s capacidades fsicas e habilidades motoras. Exerccios ginsticos globais. Noes de higiene e alimentao.

Uso das capacidades fsicas bsicas. Uso adequado da postura corporal. Uso das atividades corporais para a sade fsica e psquica. Demonstrao de sentimentos e emoes na prtica de exerccios corporais. Uso da cultura corporal para expresso de afetos, sentimentos, emoes, como possibilidade de obter prazer, comunicao e interao. Participao em jogos, luta e esporte dentro do contexto escolar, de forma recreativa, competitiva e cooperativa. Experimentao dos variados papis assumidos no contexto esportivo (goleiro, defesa, ataque, tcnico, torcedor, juiz).

Valorizao da cooperao, da solidariedade e do dilogo. Respeito s regras, aos materiais e aos espaos. Valorizao do desempenho esportivo de forma geral. Respeito s diferenas. Respeito com o prprio corpo e o corpo dos outros. Postura crtica sobre atitudes de rivalidade e agressividade no esporte. Predisposio para experimentar situaes que envolvam novas aprendizagens. Valorizao do prprio desempenho em situaes competitivas desvinculadas do resultado.

7 ANO
2 Bimestre

LINGUAGENS
(A Mus / L Port / Ing / Art / Ed. Fs)

EDUCAO FSICA CONTEDOS CONCEITUAIS PROCEDIMENTAIS Participao em jogos coletivos. Criao de jogos adaptados Explicao e demonstrao de jogos aprendidos em contexto extra-escolares. Resoluo de problemas corporais individualmente. Discusso das regras dos jogos. Resoluo de situaes de conflito por meio do dilogo, com ajuda do professor. Utilizao de habilidades (correr, saltar, arremessar, rolar, bater, rebater, amortecer, chutar, girar) durante jogos, brincadeiras e danas. Experimentao de atividades de dana simples ou adaptadas e brincadeiras pertencentes a manifestaes populares e folclricas. Reconhecimento da importncia do cuidado com o prprio corpo. Localizao no espao percebendo seus limites e do outro. Uso da ateno, observao e memria. Observao dos limites impostos pelas regras dos jogos e brincadeiras, respeitando as diferenas. Utilizao de diferentes tcnicas e tticas para se atingir os objetivos. ATITUDINAIS Respeito s regras. Reconhecimento, valorizao e sustentao da participao de todas as diferenas, adotando atitudes de cooperao e solidariedade. Respeito as suas possibilidades e limitaes corporais. Valorizao dos momentos de reflexo Responsabilidade com sua sade e a dos outros. Valorizao e apreciao de danas e brincadeiras pertencentes cultura brasileira. Valorizao da convivncia solidria. Valorizao das diferentes manifestaes de cultura corporal presentes no cotidiano. Cuidado com o prprio corpo, por meio de adoo de hbitos saudveis como um dos aspectos bsicos da qualidade de vida, agindo com responsabilidade em relao a sua sade e sade coletiva. Valorizao e apreciao de danas pertencentes a cultura brasileira. Adoo de atitudes de respeito mtuo, dignidade e solidariedade em situaes competitivas, repudiando qualquer espcie de violncia. Reconhecimento das diferentes maneiras de soluo de conflito.

Esportes individuais e coletivos. Jogos cooperativos e recreativos. Jogos pr-desportivos com fundamentos bsicos:
saques, passes e arremessos.

Atividades em sala de aula. Jogos com adaptao de espaos e materiais. Circuito relacionado s capacidades fsicas e
habilidades motoras. Exerccios ginsticos globais. Noes de higiene e alimentao. Ordem Unida: marchas e evolues. Danas folclricas, regionais e populares. Tcnicas e tticas de jogos individuais e coletivos. Percepo das alteraes corporais nos exerccios que envolvam esforo, elevao dos batimentos cardacos, excesso de excitao e cansao. Noes de higiene e sade. Noes de atitudes corporais do gesto e da postura em situaes cotidianas. Atividades competitivas respeitando o grau de dificuldade da criana.

7 ANO
3 Bimestre

LINGUAGENS
(A Mus / L Port / Ing / Art / Ed. Fs)

EDUCAO FSICA CONTEDOS CONCEITUAIS PROCEDIMENTAIS ATITUDINAIS Respeito s regras. Reconhecimento, valorizao e sustentao da participao de todas as diferenas, adotando atitudes de cooperao e solidariedade. Respeito as suas possibilidades e limitaes corporais. Valorizao dos momentos de reflexo Responsabilidade com sua sade e a dos outros. Valorizao e apreciao de danas e brincadeiras pertencentes cultura brasileira. Valorizao da convivncia solidria. Valorizao das diferentes manifestaes de cultura corporal presentes no cotidiano. Cuidado com o prprio corpo, por meio de adoo de hbitos saudveis como um dos aspectos bsicos da qualidade de vida, agindo com responsabilidade em relao a sua sade e sade coletiva. Valorizao e apreciao de danas pertencentes a cultura brasileira. Adoo de atitudes de respeito mtuo, dignidade e solidariedade em situaes competitivas, repudiando qualquer espcie de violncia. Reconhecimento das diferentes maneiras de soluo de conflito. Reconhecimento da possibilidade da igualdade de oportunidades.

Esportes individuais e coletivos. Exerccios com movimentos ginsticos globais. Jogos com adaptao de espaos e materiais. Jogos pr-desportivos, cooperativos e recreativos. Atividades em sala de aula. Jogos pr-desportivos com fundamentos bsicos: arremessos, lanamentos e passes. Circuito com habilidades e capacidades motoras. Ordem Unida: marchas e evolues. Exerccios de expresso corporal, danas folclricas, regionais e populares. Tcnicas e tticas de jogos individuais e coletivos. Percepo das alteraes corporais nos exerccios que envolvam esforo, elevao dos batimentos cardacos, excesso de excitao e cansao. Noes de higiene e sade. Noes de atitudes corporais do gesto e da postura em situaes cotidianas. Atividades competitivas respeitando o grau de dificuldade da criana. Jogos educativos e motores

Participao em jogos coletivos. Criao de jogos adaptados. Explicao e demonstrao de jogos aprendidos em contexto extra-escolares. Resoluo de problemas corporais individualmente. Discusso das regras dos jogos. Resoluo de situaes de conflito por meio do dilogo, com ajuda do professor. Utilizao de habilidades (correr, saltar, arremessar, rolar, bater, rebater, amortecer, chutar, girar) durante jogos e danas. Experimentao de atividades de dana simples ou adaptadas pertencentes a manifestaes populares e folclricas. Reflexo sobre a importncia do cuidado com o prprio corpo. Localizao no espao percebendo seus limites e do outro. Uso da ateno, observao e memria Observao dos limites impostos pelas regras dos jogos e brincadeiras, respeitando as diferenas. Utilizao de diferentes tcnicas e tticas para se atingir os objetivos. Reflexo sobre a importncia do cuidado com o prprio corpo.

7 ANO
4 Bimestre

LINGUAGENS
(A Mus / L Port / Ing / Art / Ed. Fs)

EDUCAO FSICA CONTEDOS CONCEITUAIS Esportes individuais e coletivos. Exerccios com movimentos ginsticos globais. Jogos com adaptao de espaos e materiais. Jogos pr-desportivos, cooperativos e recreativos. Atividades em sala de aula. Jogos pr-desportivos com fundamentos bsicos: arremessos, lanamentos e passes. Circuito com habilidades e capacidades motoras. Ordem Unida: marchas e evolues. Exerccios de expresso corporal, danas folclricas, regionais e populares. Tcnicas e tticas de jogos individuais e coletivos. Percepo das alteraes corporais nos exerccios que envolvam esforo, elevao dos batimentos cardacos, excesso de excitao e cansao. Noes de higiene e sade. Noes de atitudes corporais do gesto e da postura em situaes cotidianas. Atividades competitivas respeitando o grau de dificuldade da criana. Jogos educativos e motores. PROCEDIMENTAIS Participao em jogos coletivos. Criao de jogos adaptados. Explicao e demonstrao de jogos aprendidos em contexto extra-escolares. Resoluo de problemas corporais individualmente. Discusso das regras dos jogos. Resoluo de situaes de conflito por meio do dilogo, com ajuda do professor. Utilizao de habilidades (correr, saltar, arremessar, rolar, bater, rebater, amortecer, chutar, girar) durante jogos e danas. Experimentao de atividades de dana simples ou adaptadas pertencentes a manifestaes populares e folclricas. Localizao no espao percebendo seus limites e do outro. Uso da ateno, observao e memria Observao dos limites impostos pelas regras dos jogos e brincadeiras, respeitando as diferenas. Utilizao de diferentes tcnicas e tticas para se atingir os objetivos. Uso de situaes de aprendizagem de maneira interdisciplinar. Percepo de seu prprio desempenho nas atividades corporais, estabelecendo relao com o grau de dificuldade estabelecido. ATITUDINAIS Respeito s regras. Reconhecimento, valorizao e sustentao da participao de todas as diferenas, adotando atitudes de cooperao e solidariedade. Respeito as suas possibilidades e limitaes corporais. Valorizao dos momentos de reflexo Responsabilidade com sua sade e a dos outros. Valorizao e apreciao de danas e brincadeiras pertencentes cultura brasileira. Valorizao da convivncia solidria. Valorizao das diferentes manifestaes de cultura corporal presentes no cotidiano. Cuidado com o prprio corpo, por meio de adoo de hbitos saudveis como um dos aspectos bsicos da qualidade de vida, agindo com responsabilidade em relao a sua sade e sade coletiva. Valorizao e apreciao de danas pertencentes a cultura brasileira. Adoo de atitudes de respeito mtuo, dignidade e solidariedade em situaes competitivas, repudiando qualquer espcie de violncia. Reconhecimentos das diferentes maneiras de soluo de conflito. Reconhecimento da possibilidade da igualdade de oportunidades. Reconhecimento de suas possibilidades em relao as atividades propostas. Incorporao das prticas desenvolvidas ao longo do ano.

8 Ano
2007

8 ANO
1 Bimestre

LINGUAGENS (A Mus / L Port / Ing / Art / Mov)

EDUCAO FSICA
CONTEDOS CONCEITUAIS PROCEDIMENTAIS ATITUDINAIS

Jogos cooperativos e recreativos. Jogos esportivos com fundamentos bsicos de passes, dribles e arremessos. Circuito de capacidades fsicas tais como: resistncia aerbica, fora, velocidade e resistncia. Exerccios com percepo da contrao muscular: tenso e relaxamento. Exerccios com percepo da circulao cardiovascular: freqncia respiratria. Exerccios com percepo de algumas relaes: freqncia cardaca/intensidade/esforo. Exerccios de alongamento e conscientizao sobre a musculatura relacionada ao equilbrio postural. Observao e pesquisa de diversas atividades relacionadas com a cultura corporal do movimento.

Participao em jogos, lutas e esporte dentro do contexto escolar, de forma recreativa, competitiva e cooperativa. Experimentao dos variados papis assumidos no contexto esportivo (goleiro, defesa, ataque, tcnico, torcedor, juiz). Uso das capacidades fsicas bsicas. Construo do condicionamento fsico e desenvolvimento das capacidades fsicas. Observao dos efeitos das atividades fsicas sobre o organismo e a sade. Coleta de dados sobre os aspectos histricos e sociais dos jogos e esportes. Uso da tcnica para resolues de problemas em situaes de jogo (tcnica e ttica individual).

Valorizao da cooperao, da solidariedade e do dilogo. Respeito s regras, aos materiais e aos espaos. Respeito s normas de funcionamento, s idias dos demais, colaborao e iniciativa prpria e alheia. Predisposio para experimentar situaes que envolvam novas aprendizagens. Respeito s desigualdades associadas idade, ao sexo, s condies sociais e econmicas.

2 Bimestre

8 ANO

LINGUAGENS
(A Mus / L Port / Ing / Art / Ed. Fs)

EDUCAO FSICA CONTEDOS CONCEITUAIS Jogos esportivos com fundamentos bsicos de passes, dribles e arremessos. Circuito de capacidades fsicas tais como: resistncia aerbica, fora, velocidade e resistncia. Exerccios com percepo de algumas relaes: freqncia cardaca / intensidade / esforo. Exerccios de alongamento e conscientizao sobre a musculatura relacionada ao equilbrio postural. Observao e pesquisa de diversas atividades relacionadas com a cultura corporal do movimento. Danas populares com a utilizao de coreografias simples. Exerccios de Ordem Unida: marchas e evolues. Esportes individuais e coletivos Atividades em sala de aula. Tcnicas e tticas de jogos individuais e coletivos. PROCEDIMENTAIS Participao em jogos coletivos. Resoluo de problemas corporais individualmente. Discusso das regras dos jogos. Resoluo de situaes de conflito por meio do dilogo, com ajuda do professor. Utilizao de habilidades (correr, saltar, arremessar, rolar, bater, rebater, amortecer, chutar, girar) durante jogos, brincadeiras e danas. Experimentao de atividades de dana simples ou adaptadas pertencentes a manifestaes populares e folclricas. Reconhecimento da importncia do cuidado com o prprio corpo. Localizao no espao percebendo seus limites e do outro. Uso da ateno, observao e memria. Observao dos limites impostos pelas regras dos jogos e brincadeiras, respeitando as diferenas. Utilizao de diferentes tcnicas e tticas para se atingir os objetivos. ATITUDINAIS Respeito s regras. Reconhecimento, valorizao e sustentao da participao de todas as diferenas, adotando atitudes de cooperao e solidariedade. Respeito as suas possibilidades e limitaes corporais. Valorizao dos momentos de reflexo Responsabilidade com sua sade e a dos outros. Valorizao e apreciao de danas pertencentes cultura brasileira. Valorizao da convivncia solidria. Valorizao das diferentes manifestaes de cultura corporal presentes no cotidiano. Cuidado com o prprio corpo, por meio de adoo de hbitos saudveis como um dos aspectos bsicos da qualidade de vida, agindo com responsabilidade em relao a sua sade e sade coletiva. Valorizao e apreciao de danas pertencentes a cultura brasileira. Adoo de atitudes de respeito mtuo, dignidade e solidariedade em situaes competitivas, repudiando qualquer espcie de violncia. Reconhecimento das diferentes maneiras de soluo de conflito.

3 Bimestre

8 ANO

LINGUAGENS
(A Mus / L Port / Ing / Art / Ed. Fs)

EDUCAO FSICA CONTEDOS CONCEITUAIS Jogos esportivos com fundamentos bsicos de passes, dribles e arremessos. Circuito de capacidades fsicas tais como: resistncia aerbica, fora, velocidade e resistncia. Exerccios com percepo de algumas relaes: freqncia cardaca / intensidade / esforo. Exerccios de alongamento e conscientizao sobre a musculatura relacionada ao equilbrio postural. Observao e pesquisa de diversas atividades relacionadas com a cultura corporal do movimento. Danas populares com a utilizao de coreografias simples. Exerccios de Ordem Unida: marchas e evolues. Esportes individuais e coletivos Atividades em sala de aula. Tcnicas e tticas de jogos individuais e coletivos. Desenvolvimento das capacidades fsicas e habilidades motoras por meio das prticas da cultura corporal de movimentos. Analisar alguns dos padres de beleza, sade e desempenho presentes no cotidiano. PROCEDIMENTAIS Participao em jogos coletivos. Resoluo de problemas corporais individualmente. Discusso das regras dos jogos. Resoluo de situaes de conflito por meio do dilogo, com ajuda do professor. Utilizao de habilidades (correr, saltar, arremessar, rolar, bater, rebater, amortecer, chutar, girar) durante jogos, brincadeiras e danas. Experimentao de atividades de dana simples ou adaptadas pertencentes a manifestaes populares e folclricas. Reflexo sobre a importncia do cuidado com o prprio corpo. Localizao no espao percebendo seus limites e do outro. Uso da ateno, observao e memria Observao dos limites impostos pelas regras dos jogos e brincadeiras, respeitando as diferenas. Utilizao de diferentes tcnicas e tticas para se atingir os objetivos. Uso de suas possibilidades corporais de fora, velocidade e resistncia. Utilizao do senso crtico dentro da sua realidade cultural. ATITUDINAIS Respeito s regras. Reconhecimento, valorizao e sustentao da participao de todas as diferenas, adotando atitudes de cooperao e solidariedade. Respeito as suas possibilidades e limitaes corporais. Valorizao dos momentos de reflexo Responsabilidade com sua sade e a dos outros. Valorizao e apreciao de danas pertencentes cultura brasileira. Valorizao da convivncia solidria. Valorizao das diferentes manifestaes de cultura corporal presentes no cotidiano. Cuidado com o prprio corpo, por meio de adoo de hbitos saudveis como um dos aspectos bsicos da qualidade de vida, agindo com responsabilidade em relao a sua sade e sade coletiva. Valorizao e apreciao de danas pertencentes a cultura brasileira. Adoo de atitudes de respeito mtuo, dignidade e solidariedade em situaes competitivas, repudiando qualquer espcie de violncia. Reconhecimento das diferentes maneiras de soluo de conflito.

4 Bimestre

8 ANO

LINGUAGENS
(A Mus / L Port / Ing / Art / Ed. Fs)

EDUCAO FSICA CONTEDOS CONCEITUAIS Jogos esportivos com fundamentos bsicos de passes, dribles e arremessos. Circuito de capacidades fsicas tais como: resistncia aerbica, fora, velocidade e resistncia. Exerccios com percepo de algumas relaes: freqncia cardaca / intensidade / esforo. Exerccios de alongamento e conscientizao sobre a musculatura relacionada ao equilbrio postural. Observao e pesquisa de diversas atividades relacionadas com a cultura corporal do movimento. Danas populares com a utilizao de coreografias simples. Exerccios de Ordem Unida: marchas e evolues. Esportes individuais e coletivos Atividades em sala de aula. Tcnicas e tticas de jogos individuais e coletivos. Desenvolvimento das capacidades fsicas e habilidades motoras por meio das prticas da cultura corporal de movimentos. Analisar alguns dos padres de beleza, sade e desempenho presentes no cotidiano. PROCEDIMENTAIS Participao em jogos coletivos. Resoluo de problemas corporais individualmente. Discusso das regras dos jogos. Resoluo de situaes de conflito por meio do dilogo, com ajuda do professor. Utilizao de habilidades (correr, saltar, arremessar, rolar, bater, rebater, amortecer, chutar, girar) durante jogos, brincadeiras e danas. Experimentao de atividades de dana simples ou adaptadas pertencentes a manifestaes populares e folclricas. Localizao no espao percebendo seus limites e do outro. Uso da ateno, observao e memria Observao dos limites impostos pelas regras dos jogos e brincadeiras, respeitando as diferenas. Utilizao de diferentes tcnicas e tticas para se atingir os objetivos. Uso de situaes de aprendizagem de maneira interdisciplinar. Percepo de seu prprio desempenho nas atividades corporais, estabelecendo relao com o grau de dificuldade estabelecido. ATITUDINAIS Respeito s regras. Reconhecimento, valorizao e sustentao da participao de todas as diferenas, adotando atitudes de cooperao e solidariedade. Respeito as suas possibilidades e limitaes corporais. Valorizao dos momentos de reflexo Responsabilidade com sua sade e a dos outros. Valorizao e apreciao de danas pertencentes cultura brasileira. Valorizao da convivncia solidria. Valorizao das diferentes manifestaes de cultura corporal presentes no cotidiano. Cuidado com o prprio corpo, por meio de adoo de hbitos saudveis como um dos aspectos bsicos da qualidade de vida, agindo com responsabilidade em relao a sua sade e sade coletiva. Valorizao e apreciao de danas pertencentes a cultura brasileira. Adoo de atitudes de respeito mtuo, dignidade e solidariedade em situaes competitivas, repudiando qualquer espcie de violncia. Reconhecimento das diferentes maneiras de soluo de conflito. Incorporao das prticas desenvolvidas ao longo do ano.

9 Ano
2007

LINGUAGENS

9 ANO
1 Bimestre

(A Mus / L Port / Ing / Art / Mov)

EDUCAO FSICA
CONTEDOS CONCEITUAIS PROCEDIMENTAIS ATITUDINAIS

Aspectos histricos e sociais dos esportes: contribuio cultural. Circuito de capacidades tais como: resistncia aerbica, fora, velocidade. Jogos esportivos com fundamentos bsicos de passes, chutes e arremessos. Jogos cooperativos e recreativos. Exerccios com percepo da contrao muscular: tenso e relaxamento. Exerccios com percepo da circulao cardiovascular: freqncia respiratria. Exerccios com percepo de algumas relaes: freqncia cardaca/intensidade/esforo. Exerccios de alongamento e conscientizao sobre a musculatura relacionada ao equilbrio postural. Circuitos de exerccios educativos prdesportivos. Observao e pesquisa de diversas atividades relacionadas com a cultura corporal de movimento.

Uso das capacidades fsicas bsicas. Construo do condicionamento fsico e desenvolvimento das capacidades fsicas. Construo de regras aplicadas aos jogos e esportes. Observao da incluso e excluso da mulher em determinados esportes e momentos histricos. Observao e aplicao de suas funes orgnicas relacionadas com a atividade motora: contrao muscular tenso e relaxamento; circulao cardiovascular freqncia cardaca; capacitao de oxignio freqncia respiratria. Avaliao da freqncia cardaca e respiratria como indicadores da intensidade e do esforo.

Valorizao da cooperao, da solidariedade e do dilogo. Respeito s regras, aos materiais e aos espaos. Respeito s normas de funcionamento, s idias dos demais, colaborao e iniciativa prpria e alheia. Predisposio para experimentar situaes que envolvam novas aprendizagens. Respeito s desigualdades associadas idade, ao sexo, s condies sociais e econmicas. Cuidados relacionados com a sade e qualidade de vida. Predisposio para criar, transformar e adaptar regras na criao de jogos e atividades rtmicas e expressivas.

2 Bimestre

9 ANO

LINGUAGENS
(A Mus / L Port / Ing / Art / Ed. Fs)

EDUCAO FSICA CONTEDOS CONCEITUAIS Aspectos histricos e sociais dos esportes: contribuio cultural. Circuito de capacidades, tais como: resistncia aerbica, fora, velocidade. Jogos esportivos com fundamentos bsicos de passes, chutes e arremessos. Exerccios com percepo de algumas relaes: freqncia cardaca / intensidade / esforo. Exerccios de alongamento e conscientizao sobre a musculatura relacionada ao equilbrio postural. Circuitos de exerccios educativos pr-desportivos. Observao e pesquisa de diversas atividades relacionadas com a cultura corporal de movimento. Danas populares com a utilizao de coreografias simples. Exerccios de Ordem Unida: marchas e evolues. Esportes individuais e coletivos Atividades em sala de aula. Tcnicas e tticas de jogos individuais e coletivos. PROCEDIMENTAIS Participao em jogos coletivos. Resoluo de problemas corporais individualmente. Discusso das regras dos jogos. Resoluo de situaes de conflito por meio do dilogo, com ajuda do professor. Utilizao de habilidades (correr, saltar, arremessar, rolar, bater, rebater, amortecer, chutar, girar) durante jogos, brincadeiras e danas. Experimentao de atividades de dana simples ou adaptadas pertencentes a manifestaes populares e folclricas. Reconhecimento da importncia do cuidado com o prprio corpo. Localizao no espao percebendo seus limites e do outro. Uso da ateno, observao e memria. Observao dos limites impostos pelas regras dos jogos e brincadeiras, respeitando as diferenas. Utilizao de diferentes tcnicas e tticas para se atingir os objetivos. ATITUDINAIS Respeito s regras. Reconhecimento, valorizao e sustentao da participao de todas as diferenas, adotando atitudes de cooperao e solidariedade. Respeito as suas possibilidades e limitaes corporais. Valorizao dos momentos de reflexo Responsabilidade com sua sade e a dos outros. Valorizao e apreciao de danas pertencentes cultura brasileira. Valorizao da convivncia solidria. Valorizao das diferentes manifestaes de cultura corporal presentes no cotidiano. Cuidado com o prprio corpo, por meio de adoo de hbitos saudveis como um dos aspectos bsicos da qualidade de vida, agindo com responsabilidade em relao a sua sade e sade coletiva. Valorizao e apreciao de danas pertencentes a cultura brasileira. Adoo de atitudes de respeito mtuo, dignidade e solidariedade em situaes competitivas, repudiando qualquer espcie de violncia. Reconhecimento das diferentes maneiras de soluo de conflito.

3 Bimestre

9 ANO

LINGUAGENS
(A Mus / L Port / Ing / Art / Ed. Fs)

EDUCAO FSICA CONTEDOS CONCEITUAIS Jogos esportivos com fundamentos bsicos de passes, dribles e arremessos. Circuito de capacidades fsicas tais como: resistncia aerbica, fora, velocidade e resistncia. Exerccios com percepo de algumas relaes: freqncia cardaca / intensidade / esforo. Exerccios de alongamento e conscientizao sobre a musculatura relacionada ao equilbrio postural. Observao e pesquisa de diversas atividades relacionadas com a cultura corporal do movimento. Danas populares com a utilizao de coreografias simples. Exerccios de Ordem Unida: marchas e evolues. Esportes individuais e coletivos Atividades em sala de aula. Tcnicas e tticas de jogos individuais e coletivos. Desenvolvimento das capacidades fsicas e habilidades motoras por meio das prticas da cultura corporal de movimentos. Analisar alguns dos padres de beleza, sade e desempenho presentes no cotidiano. PROCEDIMENTAIS Participao em jogos coletivos. Resoluo de problemas corporais individualmente. Discusso das regras dos jogos. Resoluo de situaes de conflito por meio do dilogo, com ajuda do professor. Utilizao de habilidades (correr, saltar, arremessar, rolar, bater, rebater, amortecer, chutar, girar) durante jogos, brincadeiras e danas. Experimentao de atividades de dana simples ou adaptadas pertencentes a manifestaes populares e folclricas. Reflexo sobre a importncia do cuidado com o prprio corpo. Localizao no espao percebendo seus limites e do outro. Uso da ateno, observao e memria Observao dos limites impostos pelas regras dos jogos e brincadeiras, respeitando as diferenas. Utilizao de diferentes tcnicas e tticas para se atingir os objetivos. Uso de suas possibilidades corporais de fora, velocidade e resistncia. Utilizao do senso crtico dentro da sua realidade cultural. ATITUDINAIS Respeito s regras. Reconhecimento, valorizao e sustentao da participao de todas as diferenas, adotando atitudes de cooperao e solidariedade. Respeito as suas possibilidades e limitaes corporais. Valorizao dos momentos de reflexo Responsabilidade com sua sade e a dos outros. Valorizao e apreciao de danas pertencentes cultura brasileira. Valorizao da convivncia solidria. Valorizao das diferentes manifestaes de cultura corporal presentes no cotidiano. Cuidado com o prprio corpo, por meio de adoo de hbitos saudveis como um dos aspectos bsicos da qualidade de vida, agindo com responsabilidade em relao a sua sade e sade coletiva. Valorizao e apreciao de danas pertencentes a cultura brasileira. Adoo de atitudes de respeito mtuo, dignidade e solidariedade em situaes competitivas, repudiando qualquer espcie de violncia. Reconhecimento das diferentes maneiras de soluo de conflito.

4 Bimestre

9 ANO

LINGUAGENS
(A Mus / L Port / Ing / Art / Ed. Fs)

EDUCAO FSICA CONTEDOS CONCEITUAIS Jogos esportivos com fundamentos bsicos de passes, dribles e arremessos. Circuito de capacidades fsicas tais como: resistncia aerbica, fora, velocidade e resistncia. Exerccios com percepo de algumas relaes: freqncia cardaca / intensidade / esforo. Exerccios de alongamento e conscientizao sobre a musculatura relacionada ao equilbrio postural. Observao e pesquisa de diversas atividades relacionadas com a cultura corporal do movimento. Danas populares com a utilizao de coreografias simples. Exerccios de Ordem Unida: marchas e evolues. Esportes individuais e coletivos Atividades em sala de aula. Tcnicas e tticas de jogos individuais e coletivos. Desenvolvimento das capacidades fsicas e habilidades motoras por meio das prticas da cultura corporal de movimentos. Analisar alguns dos padres de beleza, sade e desempenho presentes no cotidiano. PROCEDIMENTAIS Participao em jogos coletivos. Resoluo de problemas corporais individualmente. Discusso das regras dos jogos. Resoluo de situaes de conflito por meio do dilogo, com ajuda do professor. Utilizao de habilidades (correr, saltar, arremessar, rolar, bater, rebater, amortecer, chutar, girar) durante jogos, brincadeiras e danas. Experimentao de atividades de dana simples ou adaptadas pertencentes a manifestaes populares e folclricas. Localizao no espao percebendo seus limites e do outro. Uso da ateno, observao e memria Observao dos limites impostos pelas regras dos jogos e brincadeiras, respeitando as diferenas. Utilizao de diferentes tcnicas e tticas para se atingir os objetivos. Uso de situaes de aprendizagem de maneira interdisciplinar. Percepo de seu prprio desempenho nas atividades corporais, estabelecendo relao com o grau de dificuldade estabelecido. ATITUDINAIS Respeito s regras. Reconhecimento, valorizao e sustentao da participao de todas as diferenas, adotando atitudes de cooperao e solidariedade. Respeito as suas possibilidades e limitaes corporais. Valorizao dos momentos de reflexo Responsabilidade com sua sade e a dos outros. Valorizao e apreciao de danas pertencentes cultura brasileira. Valorizao da convivncia solidria. Valorizao das diferentes manifestaes de cultura corporal presentes no cotidiano. Cuidado com o prprio corpo, por meio de adoo de hbitos saudveis como um dos aspectos bsicos da qualidade de vida, agindo com responsabilidade em relao a sua sade e sade coletiva. Valorizao e apreciao de danas pertencentes a cultura brasileira. Adoo de atitudes de respeito mtuo, dignidade e solidariedade em situaes competitivas, repudiando qualquer espcie de violncia. Reconhecimento das diferentes maneiras de soluo de conflito. Reconhecimento de suas possibilidades em relao as atividades propostas. Incorporao das prticas desenvolvidas ao longo do ano.

Prefeitura Municipal de Santos


SECRETARIA DE EDUCAO DEPARTAMENTO PEDAGGICO
ESTNCIA BALNERIA

Plano de Curso
Ensino Fundamental Informtica 6 a 9 ano
2007

APRESENTAO (...) Protege-me das incurses obrigatrias que sufocam o prazer da descoberta e com o silncio ( intimamente sbio ) das tuas palavras e dos teus gestos ajuda-me serenamente a ler e a escrever a minha prpria vida.
Ademar Ferreira. In: ALVES, Rubem. A escola com que sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir.

Caro(a) professor(a), Mais um ano letivo se inicia, trazendo novos desafios que nortearo sua prtica docente. Desse modo, com o intuito de auxiliar o planejamento de suas aes didtico-pedaggicas, a curto, mdio e longo prazo, apresentamos o Plano de Curso do 6 ao 9 ano. As sugestes de alterao que vocs nos enviaram foram analisadas criteriosamente e contempladas quando pertinentes. Ressaltamos que este documento, como o prprio nome diz, trata-se de um plano, e no de um planejamento, permitindo, assim, certa flexibilidade, ainda que apresente uma diviso bimestral dos contedos. Dessa forma, caber a voc, professor, aps o perodo de conhecimento de seu grupo-classe, o que compreende os diferentes procedimentos diagnsticos, estudar este plano a fim de estabelecer o melhor percurso pedaggico junto a seus alunos, ou seja, elaborar o planejamento propriamente dito. Similarmente ao ano de 2005, os contedos apresentam-se divididos em conceituais ( que se referem ao conhecimento de conceitos, fatos e princpios ), procedimentais ( que se referem a um saber fazer ) e atitudinais ( que esto associados a valores, atitudes e normas ). Cabe ainda dizer que, em razo dos contedos conceituais, manteve-se a diviso por disciplinas, o que, no entanto, no invalida a abordagem interdisciplinar do trabalho em sala de aula. Resguardadas as especificidades de cada rea do conhecimento, o que, em sua maioria, constri-se por meio dos contedos conceituais, por intermdio da aprendizagem dos outros contedos os procedimentais e os atitudinais que a interdisciplinaridade ocorre. Certos procedimentos tambm se aplicam com exclusividade a uma disciplina, porm, em sua maioria, assim como as atitudes a serem desenvolvidas pelas crianas, esses perpassam todas as reas do conhecimento, em maior ou menor escala, durante certa etapa de sua aprendizagem. nesse sentido, portanto, professor, que seu

planejamento deve se orientar, buscando garantir a construo dos saberes prprios de cada disciplina, concomitantemente dos que se apreendem de uma forma transversal. Importa dizer que, ao falarmos dos conceitos mais especficos de cada disciplina, no estamos dizendo que o vnculo entre esses saberes no possa ser estabelecido, at porque ele existe naturalmente nos conhecimentos institudos, mas sim que h conceitos prprios de Lngua Portuguesa, os quais no dizem respeito Matemtica e vice-versa. Portanto, no necessrio forar tal aproximao, criando situaes de aprendizagem vazias de significado. Por outro lado, h conceitos que pertencem a mais de uma rea, demandando, assim, que sejam construdos interdisciplinarmente. Indicamos, no fim deste documento, algumas sugestes de referncias bibliogrficas para aprofundamento dos temas aqui expostos. Sugerimos tambm que voc acesse o site do nosso Departamento Pedaggico, no qual poder encontrar subsdios tericoprticos para download, alm de outras informaes interessantes ( http://www.santos.sp.gov.br; clique em Educao, depois em DEPED ON LINE ). Lembramos ainda que estamos disposio para esclarecer eventuais dvidas, apontar sugestes, analisar coletivamente as dificuldades, a fim de colaborar na escolha dos percursos pedaggicos mais adequados para a efetiva aprendizagem de nossas crianas. Nossa inteno fortalecer, cada vez mais, a parceria entre ns, educadores, cujo objetivo comum a excelncia da qualidade de ensino e o desenvolvimento pleno e feliz das potencialidades de nossos alunos. Bom trabalho a todos! Departamento Pedaggico. Fevereiro de 2007.

6 ao 9 ANO FASE FINAL

CINCIAS E TECNOLOGIA ( Cin / Mat / Inf ) INFORMTICA

CONCEITUAIS:

PROCEDIMENTAIS:

ATITUDINAIS: Interao com seu grupo de forma cooperativa, trabalhando coletivamente na busca de novos conhecimentos por meio dos softwares e aplicativos. Responsabilidade no manuseio dos equipamentos. Desenvolvimento de habilidades na resoluo de desafios. Uso responsvel da Internet como ferramenta de apoio educacional, de comunicao e convvio social. Valorizao do uso das TICs na vida diria e no ambiente escolar.

Hardwares: Estabilizador Gabinete Monitor Teclado Mouse Impressora Scanner Sistemas Operacionais: Windows / Linux Softwares aplicativos: CDs (multimdia), Processador de texto e apresentao. Navegao Internet

Uso da linguagem computacional (Processamento, hardware e software); Manuseio adequado de perifricos (scanner, impressora, mquina digital etc); Organizao adequada em arquivos na rea de disco (pastas e subpastas); Comunicao via internet (e-mail, home page, blog). Uso dos diversos softwares e aplicativos para complementar as atividades do contedo curricular de maneira interdisciplinar. Utilizao dos recursos de multimdia para pesquisa. Uso dos recursos de informao e comunicao disponibilizados pela Internet de modo a promover navegaes seguras, transformando informaes em conhecimento. Reconhecimento das atividades ldicas como forma de aprendizagem.

Potrebbero piacerti anche