Sei sulla pagina 1di 18

1

XV Congresso Brasileiro de Sociologia

26 a 29 de julho de 2011, Curitiba (PR)

Grupo de Trabalho: Ensino de Sociologia Ensino de Sociologia, Estado Nacional e Reflexividade: A Formao de um Campo.

Amurabi Oliveira Universidade Federal de Alagoas

Ensino de Sociologia, Estado Nacional e Reflexividade: A Formao de um Campo.

Amurabi Oliveira1 (UFAL) Resumo


A sociologia constitui-se numa presena instvel no currculo escolar, tensionada em torno das relaes de poder estabelecidas. Por outro lado devemos considerar a intima relao que se estabelece entre a sociologia e o processo de constituio de um Estado Nacional no Brasil no incio do sculo XX. Argumentamos aqui, que para se compreender a gnese da sociologia no currculo escolar, devemos considerar a relao estabelecida entre Estado, Modernidade e Reflexividade em torno desta cincia, partindo, neste sentido, das categorias cunhadas por Giddens ainda que apropriadas aqui de forma crtica de modo que possibilitemos uma contextualizao terica em torno do porqu de sua introduo. Visamos ainda trazer tona a dicotomia estabelecida entre a formao de bacharis, considerados os experts das cincias sociais, e de licenciados. Partiremos de Giddens, bem como Bourdieu, Apple etc. Palavras-Chave: Ensino de Sociologia; Sociologia da Educao; Educao e Modernidade; Histria da Sociologia.

Sociologia, Educao e Poder: Palavras Introdutrias A Sociologia foi definida no sculo XIX, por Durkheim (2002), como a cincia que estuda os fatos sociais, sendo o seu mtodo o comparativo, de l para c muitas coisas mudaram. Para alm do positivismo, do funcionalismo, ou do marxismo, emergem a etnometodlogia, o interacionismo simblico, o estruturalismo, a teoria crtica, os estudos pscoloniais, os estudos culturais, dentre outras tantas abordagens tericas e metodolgicas. No entanto, desde as abordagens consideras mais conservadoras, at aquelas consideradas mais liberais (ou revolucionrias para alguns), todas convergem para um processo de desvelamento da realidade social, e de desnaturalizao da mesma. Talvez a premissa da dialtica hegeliana em que a essncia e a
1

Licenciado e Mestre em Cincias Sociais (UFCG), Doutorando em Sociologia (UFPE), professor de Estgio Supervisionado em Cincias Sociais da Universidade Federal de Alagoas.

3 aparncia das coisas encontram-se em contradio, de modo que o conhecimento busca ultrapassar esta superfcie no tenha estado presente s na obra de Marx, mas em todo o pensamento social, que buscou desbravar o emaranhado que se apresenta na tessitura do social. Enquanto uma resposta intelectual a seu tempo, que buscou compreender um mundo em mudanas, a sociologia configurou-se em um campo, enquanto uma cincia, dotada de uma episteme prpria. Enquanto tal, possui singularidades, e uma relao mais visceral com outras reas do conhecimento, bem como com outras instncias sociais. Bourdieu (2007) nos chama a ateno para o fato de que, a autonomia que um campo possui pode ser averiguara pela sua capacidade de refratar as influncias externas, ou seja, de outros campos. De modo que, uma cincia que possa ser pensada como de direita, ou de esquerda, seria uma cincia pouco autnoma. Assim como a sociologia, o campo educacional poderia ser classificado como um pouco autnomo, logo, sobre a sua dinmica circunscrevem-se questes de cunho econmico, poltico, cultural, dentre outros. A interface estabelecida entre estes dois campos configura-se, portanto, como uma esfera marcada por interferncias diversas, neste sentido, o ensino de sociologia atrela-se aos humores polticos e sociais, partindo desta abordagem terica, mais que o ensino de outras cincias na estrutura curricular da educao bsica. Diversos autores tm demonstrado uma crtica contundente aos aspectos reprodutores da instituio escolar, de modo que tanto as presenas, quanto as ausncias, no currculo, e nas prticas educativas, confluiriam para o processo de reproduo da ordem social posta. Durkheim (1978) apontou para tal questo, destacando o carter moral e socializador da escola, leitura esta diametralmente oposta quela adotada por Althusser (1998), que denuncia o carter ideolgico da instituio escolar. Bourdieu e Passeron (2006, 2008), apontam outras questes ainda no exploradas nem pelas leituras marxistas, nem pelas liberais, situando o processo de reproduo do sistema de ensino, apontando como o mesmo aprofunda as desigualdades existentes, destacando, para alm do aspecto

4 econmico, a relevncia do capital cultural, para a reproduo das desigualdades de classe, nesta realidade. Apple (2002) nos chama a ateno para uma falha nestas teorias, que debatem o processo de reproduo, na realidade escolar, para o autor estas simplificam demasiadamente o fenmeno, por dois aspectos: primeiro, encara os atores sociais envolvidos no processo educativo, em especial os alunos, como sujeitos passivos ante as questes postas, como se houvesse uma reproduo direta e perfeita com relao o que posto pelo currculo oculto2, o que incorre em uma inverdade; segundo, negligencia o fato de que as relaes sociais no capitalismo so inerentemente contraditrias, o que se reverbera nas instituies dominantes, incluindo a a escola. Interessa-nos esta discusso em torno da reproduo atravs da instituio escolar, na medida em que, compreendermos que o silenciamento, ao qual lanada a sociologia durante anos, no currculo da educao bsica brasileira, remete a uma estratgia de reproduo das prticas sociais. Mas tambm a sua presena no pode ser simplificada a uma guinada poltica e institucional, como se, por si mesma, a incluso da sociologia no currculo escolar representasse uma mudana paradigmtica, em termos tanto polticos quanto epistemolgicos, na realidade brasileira. Sua introduo comea a ser discutida j no sculo XIX, por Rui Barbosa, e iria substituir a disciplina de Direito Natural, a Reforma Benjamin Constant a inclui, porm isso no chega a se efetivar, apenas com as Reformas Francisco Campo, e Capanema, j nos anos 20 do sculo XX, que ela toma um espao significativo no currculo escolar, acompanhando, neste momento, uma grande profuso de manuais para o seu ensino (MEUCCI, 2000). Argumentamos aqui que tanto a presena, quanto a ausncia da sociologia, no currculo do ensino mdio, representa demarcaes de poder, que em boa parte do momento histrico, tem sido utilizado como estratgia de dominao e reproduo social.
2

Segundo Bernestein (apud SILVA, 1999), Bernstein, o currculo oculto, conceito fundamental na teoria do currculo, constitui-se daqueles aspectos do ambiente escolar que, sem fazer parte do currculo oficial explcito, contribui de forma implcita para aprendizagens sociais relevantes (p. 78).

5 Buscamos, neste trabalho, desenvolver uma anlise acerca da relao entre Estado Nacional, Modernidade e Reflexividade, de modo que possamos elaborar uma chave heurstica de interpretao do processo de institucionalizao da sociologia na educao bsica, em especial nos seus anos iniciais. Demonstrando os processos de aproximaes e distanciamentos, estabelecidos entre o conhecimento cientfico e a formao do Estado Nacional, bem como a relao hierarquizada que se estabelece entre o bacharelado e a licenciatura, na formao dos experts, ou peritos, do saber sociolgico. Estado Nacional e Pensamento Social: Legitimidade e Contradies A formao do Estado Nacional pressupe o processo de legitimao social, como j expuseram autores como Weber (1999) e Bobbio (1992), tal processo pode se dar atravs das mais diversas formas, no entanto, as instituies sociais ocupam um lugar central na legitimao da dominao do Estado, que compe o seu prprio processo de formao. Tal Estado, na concepo que aqui estamos tomando, figura-se a partir da modernidade, de modo que tal categoria mostra-se fundamental para a compreenso de nossa anlise. A Modernidade, tal qual concebida por Giddens (1991), refere-se a estilo, costume de vida ou organizao social que emergiram na Europa a partir do sculo XVII e que ulteriormente se tornaram mais ou menos mundiais em sua influncia. (Ibidem, p. 11). Notoriamente tal definio de modernidade mostra-se limitada, na medida em que, refere-se a uma concepo eurocntrica de mundo. No entanto, uma das caractersticas que o autor nos aponta, acerca da modernidade, que nos chama mais a ateno, diz respeito ao lugar que a tradio ocupa no mundo moderno, e sua relao com processo de legitimidade. Segundo o autor, nas sociedades pr-modernas a tradio que cimenta as relaes sociais, legitimando as prticas, para o autor: (...) a tradio uma orientao para o passado, de tal forma que o passado tem uma pesada influncia ou, mais precisamente, constitudo para ter uma

6 pesada influncia para o presente. (GIDDENS, 1997, p. 80). Podemos apontar, segundo o modelo explicativo weberiano, que nestas sociedades prevalece a dominao tradicional. Giddens (1997, 2010) no realiza apontamentos em torno da dissoluo da tradio nas sociedades modernas, no entanto, situa que nestas sociedades ao invs dos guardies, que possuam uma verdade revelada, os peritos passam a possuir um saber assentado na confiana moderna, esta que d credibilidade a determinado conhecimento, que tido como correto, este saber tende a ser universalizante, ainda que os especialistas tendam a discordar entre si, como nos aponta Popper (1972), a cincia assentada na areia movedia. Em meio a este cenrio, o processo de legitimao perpassa o discurso intelectual, de modo que a nascente cincia social passa a ser utilizada, por vezes, como instrumento de legitimidade. H de se destacar que, o cenrio da emergncia da sociologia no Brasil marcado pela presena do positivismo, enquanto principal corrente terica explicativa (CNDIDO, 2006), de modo que sua articulao epistemolgica marca este momento inicial desta relao entre a sociologia e o Estado. Ainda na Modernidade, h que se dar relevo ao fato de que ao invs da segurana ontolgica trazida pela comunidade os indivduos modernos assentam sua confiana em sistemas abstratos, e em instituies impessoais. Ainda segundo o autor:
A modernidade, pode-se dizer, rompe o referencial protetor da pequena comunidade e da tradio, substituindo-as por organizaes muito maiores e impessoais. O indivduo se sente privado e s num mundo em que lhe falta o apoio psicolgico e o sentido de segurana oferecidos em ambientes mais tradicionais. (GIDDENS, 2002: 38)

Logo, a legitimidade do Estado perpassa uma relao em que o discurso dos peritos se faz necessrio, tal discurso encontra-se tanto de forma explcita, como no caso da obra de Zweig (2006), que chegou a ser recebido por Getlio Vargas, j que sua leitura da realidade social brasileira estava em consonncia com a o perfil ideolgico da Era Vargas, mas tambm o discurso intelectual pode se encontrar dissolvido nas instituies sociais modernas, como no caso da prpria escola e do currculo escolar.

7 Sendo o Estado Nacional, na forma de instituio abstrata e impessoal, uma instituio eminentemente moderna, ele necessitou, para o seu processo de legitimidade, apresentar-se como tal. O currculo como espao de tenso e expresso das relaes de poder, numa dada sociedade (APPLE, 2006), transparece tal dinmica. O processo de introduo da sociologia, no currculo escolar, na primeira metade do sculo XX, representou este esforo. Sarandy (2004), ao analisar os manuais de sociologia para o ensino mdio, aponta como, neste tipo de produo, a sociologia apontada com uma cincia que emerge da crise das sociedades industriais, sendo, neste sentido, uma cincia capaz de explic-la, e propensa a intervir nessa realidade. Na interpretao do autor isto indica uma preponderncia da leitura da sociologia como cincia, sobre a de disciplina escolar. Em todo o caso, a relao entre modernidade e currculo escolar se d de forma estreita, desse modo, introduze-se a sociologia no currculo para que com isso o Estado assuma uma postura moderna, tornando o currculo mais cientfico. Sua presena atrela-se ao processo de legitimidade institucional mais ampla, h um significado imbudo na presena escolar da sociologia. Ao passo que os anos 20, do sculo XX, estavam marcados pela introduo da sociologia na educao bsica, a partir dos anos 30 surgem as primeiras graduaes em cincias sociais, primeiramente na Escola Livre de Sociologia e Poltica de So Paulo ELSP, e, posteriormente, na Universidade de So Paulo USP. Assim como neste processo de institucionalizao a legitimidade da disciplina encontrava-se mais assentada no seu carter cientfico, e no seu potencial explicativo sobre a gnese e estrutura do social, a preocupao com estes primeiros cursos tambm deixavam de lado a questo do ensino, forma-se, primeiramente, cientistas, e no professores. Segundo Simes (2009):
[...] a Escola de Sociologia e Poltica surgia como um centro de estudos voltados para a compreenso cientfica da realidade brasileira e que visava formar quadro tcnicos qualificados em cincias sociais para atuarem nas nascentes instituies pblicas de

8
planejamento econmico e desenvolvimento social. (SIMES, 2009, p. 37)

O nascente campo das cincias sociais emergia sob a batuta do bacharelismo, como explicar que num momento em que o ensino da disciplina encontrava-se consolidado no pas, em que mesmo grandes intelectuais chegaram a lecionar na educao bsica, como Gilberto Freyre, Fernando Azevedo, Carneiro Leo (MEUCCI, 2000), no haver um compromisso com a formao de professores? H de se destacar, neste cenrio, a preponderncia da cultura do bacharel em nossa sociedade. O universo do bacharel aquele que pertence s classes mais abastardas, no mbito das polticas educacionais, na primeira metade do sculo XX, cabe s classes menos favorecidas caminharem para os cursos tcnicos, e quelas positivamente privilegiadas (para usar um termo weberiano) cabia-lhes o mundo do bacharelado, que tambm implicava em situar o seu lugar no mundo, o seu lugar no comando desta realidade social (FREITAG, 1985). Holanda (1995) nos oferece uma interpretao acerca da relevncia que a cultura bacharelesca toma no Brasil, apontando para o percurso histrico e o significado que o diploma de bacharel vai representar na sociedade brasileira. Para o autor:
Apenas, no Brasil, se fatores de ordem econmica e social comum a todos os pases americanos devem ter contribudo largamente para o prestgio das profisses liberais, convm no esquecer que o mesmo prestgio j as cercava tradicionalmente na me ptria. Em quase todas as pocas da histria portuguesa uma carta de bacharel valeu quase tanto como uma carta de recomendao nas pretenses a altos cargos pblicos. (...) De qualquer modo, ainda no vcio do bacharelismo ostenta-se tambm nossa tendncia para exaltar acima de tudo a personalidade individual como valor prprio, superior s contingncias. A dignidade e importncia que confere o ttulo de doutor permitem ao individuo atravessar a existncia com discreta compostura e, em alguns casos, podem libert-lo da necessidade de uma caa incessante aos bens materiais, que subjuga e humilha a personalidade. (HOLANDA, 1995, p. 157)

Ou seja, para alm de uma legitimidade de carter epistemolgico, a

9 sociologia, ao atrelar-se essencialmente ao mundo do bacharel, mostra-se tambm como uma forma de legitimao social. Sua introduo, no implicou na introduo de uma disciplina de carter escolar, mas, acima de tudo, a introduo de uma disciplina cientfica. Afirmando, por um lado, o carter moderno do Estado Nacional, tambm incipiente em termos republicanos, e por outro, o carter elitista e bacharelesco que o prestgio da disciplina trazia em seu mago. Nos anos que se seguiram, no que tange ao ensino de sociologia, houve um afastamento ainda mais gradual entre a acadmica (bacharelesca) e a esfera da formao de professores, na rea das cincias sociais (MORAES, 2008). Reflexividade e Ensino: Para que Serve a Sociologia? Ao atrelarmos a introduo da sociologia ao processo de legitimidade do Estado Nacional, que por sua liga-se ao carter moderno de tal cincia. No entanto, tal anlise poderia cair num simplismo, uma que ela no explica totalmente a questo. Afinal, outras estratgias poderiam ser lanadas para legitimar o Estado, atravs do currculo escolar. Devemos destacar tambm, as possibilidades trazidas pela sociologia para a vida dos sujeitos, Giddens (2005) nos chama a ateno para o fato de que A imaginao sociolgica nos permite ver que muitos eventos que parecem dizer respeito somente ao indivduo, na verdade, refletem questes mais amplas. (Ibidem, p. 25). O autor ainda destaca outras possibilidades que a sociologia abre, como a conscincia das diferenas culturais, permitindo ver o mundo social a partir de outro ponto de vista que no o nosso, ou mesmo a prtica na avaliao dos resultados de iniciativas polticas, e, notoriamente, o autoesclarecimento. Para alm desta questo, buscando destacar aqui o carter reflexivo da sociologia, e como esta caracterstica traz novas possibilidades da mesma na realidade escolar, ampliando e alargando horizontes. Giddens (1991) aponta a relfexividade como uma das fontes do dinamismo da modernidade, o que implica em dizer que as prticas sociais

10 modernas so enfocadas, organizadas e transformadas, luz do conhecimento constantemente renovado sobre estas prprias prticas. Conhecer na modernidade implica numa dvida constante, voltamos, neste ponto, metfora de Popper, sobre a cincia estar assentada na areia movedia, h, desse modo, a uma contnua gerao de autoconhecimento sistemtico. O conhecimento, tanto cientfico quanto especializado e leigo, aplicado atividade social, filtrado pelos seguintes aspectos: 1) Poder diferencial: a depender da capacidade individual, ou de grupos, de se apropriar de conhecimento especializado; 2) Papel dos valores: valores e conhecimento emprico se vinculam atravs de uma rede de influncia mtua; 3) Impacto das conseqncias no-pretendidas: o conhecimento sobre a vida social transcende as intenes dos sujeitos; 4) Circulao do conhecimento social: o conhecimento aplicado altera as circunstncias s quais ele originalmente se referia. O conhecimento relfexivo acaba por com o ideal iluminista, que pretendia superar as supersties, a tradio e o mito, atingindo um conhecimento verdadeiro, trazendo, com isso, a segurana ontolgica, no entanto, o conhecimento reflexivo assenta no nas permanncias, mas nas mudanas, num saber que se metamorfoseia constantemente, luz de um novo conhecimento. Devemos destacar ainda o carter reflexivo da sociologia, tanto enquanto cincia, quanto como disciplina escolar.
Consideremos, portanto, essas esferas: a sociologia como estudo das sociedades modernas e a modernidade marcada pela reflexividade. Em verdade, podemos afirmar que a sociologia essencialmente reflexiva, seu conhecimento sempre reformulado visando a uma nova compreenso de si; situa-se, desse modo, numa posio que lhe permite realizar um salto qualitativo no processo educacional. No que as demais disciplinas do currculo no possam reivindicar a dimenso reflexividade; a sociologia, porm, possui este carter de forma epistemolgica bem como ontolgica. (OLIVEIRA, 2010, p. 58)

11 Ou seja, a sociologia ocupa um lugar singular enquanto conhecimento escolar, claro que o seu papel perpassa tambm seu lcus no mbito cientfico, porm, interessa-nos aqui destacar a sua relao coma a realidade educacional. Sua presena no currculo mostra-se imprescindvel , considerando-se a singularidade de sua episteme, que se volta especificamente para a reflexo em torno das sociedades modernas. Tal caractersticas, segundo Giddens (2003) demarca a prpria diferenciao da sociologia com relao s demais teorias sociais.
[...] emprego a expresso teoria social para abranger questes que sustento serem do interesse de todas as cincias sociais. Essas questes relacionam-se com a natureza da ao humana e do self atuante; com o modo como a interao deve ser conceituada e sua relao com as instituies; e com a apreenso das conotaes prticas da anlise social. Em contrapartida, entendo que a sociologia no uma disciplina genrica que se ocupa do estudo das sociedades humanas como um todo, mas aquele ramo da cincia social que concentra seu foco particularmente sobre as sociedades modernas ou avanadas (GIDDENS, 2003, p. XVII-XVIII)

O currculo escolar, enquanto instancia da realidade educacional que reflete seu tempo, traz em sua gnese a necessidade de se posicionar ante a um mundo em transformaes. O lugar do conhecimento escolar, para alm das reprodues das condies sociais de uma dada sociedade, situase tambm na apreenso e na reflexo em torno da transformao social, de modo que possamos pensar tambm uma educao para a mudana. No implica em dizer que a sociologia seja sempre uma sociologia da mudana social, a proposta terica de Parsons (1974), por exemplo, situase numa posio diametralmente oposta de tal assertiva, no entanto, toda teoria sociolgica ao buscar a desnaturalizao da realidade social, questiona sua permanncia, pois a situa no mbito da construo humana, e, enquanto tal, efmera. O lugar da sociologia, neste currculo, reflete uma necessidade histrica. No afirmamos aqui que sua introduo, nos idos dos anos 20, situou-se enquanto preocupao no alargamento a viso de mundo, e na

12 busca pelo autoconhecimento, dos alunos da educao bsica, no entanto, as aes histricas possuem efeitos no intencionais. Se a sua introduo perfaz uma um percurso atrelado a legitimao institucional do Estado, em que a modernidade se apresenta como um imperativo, que deve ser incorporado, sua dinmica reflete um campo de disputas, em que, o momento histrico viabiliza mais ou menos a sua estadia. Interessa-nos destacar que no decorrer do sculo XX, a sociologia, enquanto disciplina escolar, apresentou um percurso caudaloso, marcados por idas e vindas. No defendemos aqui que sua presena esteve sempre atrelada a contextos democrticos, e suas ausncias, a contextos ditatoriais, claro que os humores polticos e sociais sempre pesaram sobre sua figurao na educao bsica, no entanto, tal simplificao constitui uma falcia. Houve momentos democrticos em que ela esteve ausente, e momentos de ditadura em que ela esteve ausente (SILVA, 2008), como na Era Vargas, em que mesmo no Estado Novo ela esteve presente nos cursos de formao de professores (SANTOS, 2002), ou no processo de redemocratizao em que seu retorno chegou a ser vetado em 2001, pelo ento presidente da repblica, ironicamente socilogo. inegvel, contudo, a sua ausncia durante o perodo ditatorial, em que com o processo mais amplo de tecnificao do currculo escolar, a sociologia, juntamente com a filosofia, foram relegadas enquanto disciplinas que na prtica no aconteciam, sendo substitudas pelas disciplinas Educao Moral e Cvica, e Organizao Social e Poltica do Brasil. Com o final da ditadura houve uma volta tmida, marcada por um retorno pontual em alguns estados, e com uma presena tmida na Lei de Diretrizes e Bases da Educao LDB de 1996, atravs da qual os conhecimentos de sociologia e de filosofia foram apontados como imprescindveis para os egressos do ensino mdio, para o exerccio da cidadania. A tentativa de retorno no ano de 2001, como j apontado, foi vetada pelo ento presidente da repblica. Em 2006, atravs do parecer CNE n 38/06, e posteriormente com a lei n 11648, a sociologia (juntamente com a filosofia), tornou-se obrigatria em todas as sries do

13 ensino mdio. Sua introduo, neste momento histrico, tambm aponta interesses singulares, que orbitam em torno de um discurso democrtico, que atrela-se a questo da cidadania, as polticas educacionais brasileiras, na primeira dcada do sculo XXI, mostram-se como um campo de disputa entre setores mais liberais e mais conservadores da sociedade brasileira (FRIGOTTO, CIAVATTA, RAMOS, 2005) . O argumento da lei 11648 se d neste sentido, utilizando-se como referncia a LDB, ela faz meno a possibilidade da sociologia preparar o aluno para a cidadania, ainda que tal discursos, por vezes, mostre-se vago e reducionista (MOTA, 2003, 2005). A ideia de preparar algum para cidadania mostra-se infrutfera, na medida em que denota uma negao de sua cidadania no presente, alando o outro a um lugar de dependncia. No negamos, com isso, que a sociologia auxilie neste processo, na vivncia cidado, no entanto, consideramos que seu carter reflexivo muito mais esclarecedor com relao a sua razo de ser no currculo da educao bsica. No contexto contemporneo a sociologia mais nos permitir saltar de uma cidadania apenas participativa, ou mesmo meramente crtica, para uma cidadania reflexiva, que considere o escopo das mudanas em curso. Para no Concluir (As Questes Inconclusas) Sendo a sociologia uma cincia da modernidade, ela tambm uma disciplina escolar da modernidade, ainda que no haja uma relao mecnica, entre estas duas esferas, h uma interligao considervel entre as mesmas. Suas intermitncias refletem humores polticos, mas tambm interpretaes em torno da concepo de currculo e de educao, bem como a prpria interpretao da modernidade. Suas possibilidades, na educao bsica, devem ser confrontadas tambm com os seus limites, ou ao menos com os seus desafios, que vo desde o nvel epistemolgico (OLIVEIRA, 2011a), passando pela prpria identidade dos cursos de cincias sociais, no pas, que historicamente no

14 se pensam como cursos de formao de professores (OLIVEIRA, 2011b). Sua reflexividade epistemolgica remete a sua prpria ontologia, enquanto conhecimento cientfico, que nasce no bojo das transformaes das sociedades industriais, todavia, seu fazer reflexivo remete a uma prxis educacional, que ocorrer de forma contextual. Queremos afirmar, com isso, que por mais que a sociologia seja uma cincia reflexiva, isso no implica dizer que ela seja, automaticamente, uma disciplina escolar reflexiva, pois isto remete a um esforo maior, que no dado como um a priori. A prxis educacional sempre contingencial, de modo que remete a uma possibilidade de articulao entre os conceitos sociolgicos, as teorias, e os temas, estes, apresentam-se enquanto aporte imprescindvel para se tocar a realidade do aluno. Tal dinmica remete ao prprio reconhecimento das limitaes das categorias sociolgicas, como nos aponta Wallerstein (2006). Sua capacidade de gerar polmicas, que outras disciplinas acadmicas jamais geraram (GIDDENS, 2001) deve ser utilizada a seu favor, enquanto fomentador reflexivo de uma prtica pedaggica emancipadora. Seu percurso histrico transparece as tramas sociais e polticas de seu tempo, bem como as tramas intelectuais, e como todas estas se entremeiam e se reverberam no currculo escolar, e, em ltima instancia, nas prticas educativas. Anda h muito que se avanar no debate, at mesmo porque houve aps os anos 60 um afastamento considervel, em termos de produo acadmica, por parte das cincias sociais com relao educao (SILVA, BRANCO, PERA, 2010), de modo que apenas na primeira dcada deste sculo que vem ganhando mais flego a produo em torno do ensino de sociologia (HANDFAS, 2011). A pesquisa em torno do ensino de sociologia no Brasil, apresenta-se, assim, como uma necessidade acadmica, representando, tambm, um esforo aproximativo entre as cincias sociais e o campo da formao de professores, o que, por si mesmo, tambm transparece uma mudana nas relaes de poder estabelecidas no campo acadmico.

15 Referncias APPLE, Michael W. Educao e Poder. Porto Alegre: Artes Mdicas, 2002. ______. Ideologia e Currculo. Porto Alegre: Artmed, 2006. ALTHUSSER, Louis. Aparelhos Ideolgicos do Estado. Rio de Janeiro: Graal, 1998. BOBBIO, Noberto. O Futuro da Democracia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992. BOURDIEU, Pierre. Os Usos Sociais da Cincia. So Paulo: Editora UNESP, 2007. BOURDIEU, Pierre, PASSERON, Jean-Claude. A Reproduo: Elementos para uma Teoria do Sistema de Ensino. Petrpolis, RJ: Vozes, 2008. ______. Les Heritiers: Les tudiants et La Culture. Paris: Les ditions de Minuit, 2006. CANDIDO, Antnio. A sociologia no Brasil. Tempo soc., Jun 2006, vol.18, no.1, p.271-301. DURKHEIM, mile. As Regras do Mtodo Sociolgico. So Paulo: Martin Claret, 2002. ______. Educao e Sociologia. So Paulo: Melhoramentos, 1978. FREITAG, Barbara. Escola, Estado e Sociedade. So Paulo: Brasiliense, 1985. FROGOTTO, Gaudncio, CIAVATTA, Maria e RAMOS, Marise. A poltica

16 de educao profissional no Governo Lula: um percurso histrico

controvertido. Educ. Soc., Out 2005, vol.26, n.92, p.1087-1113. GIDDENS, Anthony. A Constituio da Sociedade. So Paulo: Martins Fontes, 2003. ______.A Vida em Uma Sociedade Ps-Tradicional. In: BECK, Ulrich; GIDDENS, Anthony; LASH, Scott. Modernizao Reflexiva: Poltica, Tradio e Esttica na Ordem Social. So Paulo: Editora UNESP, 1997. ______. As Conseqncias da Modernidade. So Paulo: Editoria UNESP, 1991. ______. Em Defesa da Sociologia: Ensaio, Interpretaes e Trplicas. So Paulo: Editora UNESP, 2001. ______. Modernidade e Identidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2002. ______. Mundo em Descontrole. Rio de Janeiro: Record, 2010. ______. Sociologia. Porto Alegre: Artmed, 2005. HANDFAS, Anita. O Estado da Arte do Ensino de Sociologia na Educao Bsica: Um Levantamento Preliminar da Produo Acadmica. InterLegere. N 8 (jan/jun), 2011 MEUCCI, Simone (2000). A Institucionalizao da Sociologia no Brasil: Primeiros Manuais e Cursos. Dissertao (Mestrado em Sociologia) UNICAMP, Campinas. MORAES, Amaury Cesar. O que temos de aprender para ensinar cincias sociais?. Cronos (Natal), v. 8, p. 395- 402, 2008.

17 MOTA, Kelly Cristine Corra da Silva. Os lugares da sociologia na formao de estudantes do ensino mdio: as perspectivas de professores. Rev. Bras. Educ., Ago 2005, no.29, p.88-107. ______. (2003), Os lugares da Sociologia na educao escolar de jovens do ensino mdio: formao ou excluso da cidadania e da crtica?. Dissertao (Mestrado em Educao). UNISINOS. So Leopoldo-RS OLIVEIRA, Amurabi. Ensino de Sociologia: Desafios epistemolgicos para o ensino mdio. Revista Espao Acadmico (UEM), v. Ano x, p. 115-121, 2011. ______. Sentidos e Dilemas do Ensino de Sociologia: Um Olhar Sociolgico. Inter-Legere. N 8 (jan/jun), 2011. _______. Sociologia do Ensino de Sociologia no Brasil: Contribuies a partir de Anthony Giddens. Inter-ao (UFG. Impresso), v. 35, p. 53-62, 2010 PARSONS, Talcott. O Sistema das Sociedades Modernas. So Paulo: Pioneira, 1974. POPPER, Karl. A Lgica da Pesquisa Cientifica. So Paulo: Cultrix, 1972. SANTOS, Mrio (2002). A Sociologia no Ensino Mdio: O que pensam os professores da Rede Pblica do Distrito Federal. Dissertao (Mestrado em Sociologia). UnB, Braslia DF. SARANDY, Flvio Marcos Silva (2004). A Sociologia Volta Escola: Um Estudo dos Manuais de Sociologia Para o Ensino Mdio no Brasil. Dissertao (Mestrado em Sociologia e Antropologia) UFRJ, Rio de Janeiro. SILVA, Ileizi. A Sociologia no Ensino Mdio: Os desafios institucionais e

18 epistemolgicos para a consolidao da disciplina.. Cronos (Natal), v. 8, p. 403-427, 2008. SILVA, Ileizi L. F. ; BRANCO, Carolina ; PERA, Carolina Branco Ferreira e Karina de Souza . O ensino das Cincias Sociais: mapeamento do debate em peridicos das CIncias Sociais e da Educao de 1940 a 2001.. In: CARVALHO, Cesar Augusto de. (Org.). A Sociologia no Ensino Mdio: Uma Experincia. 1 ed. Londrina: EDUEL, 2010, v. 1, p. 64-83. SILVA, Tomaz Tadeu da. Documento de Identidade: Uma Introduo s Teorias do Currculo. Belo Horizonte: Autntica, 1999. SIMES, J. A.. Um ponto de vista sobre a trajetria da Escola de Sociologia e Poltica. In: Iris KANTOR; Dbora Maciel; SIMES, Jlio Assis,. (Org.). A Escola Livre de Sociologia e Poltica: anos de formao 1933-1953: depoimentos. So Paulo: Escuta, 2009, p. 13-18. WALLERSTEIN, Immanuel. Impensar as Cincias Sociais: Os Limites dos Paradigmas do Sculo XIX. Aparecida, SP: Ideias & Letras, 2006. WEBER, Max. Economia e Sociedade Vol. 1. So Paulo/Braslia:Imprensa Oficial do Estado de So Paulo/Editora da Unb, 1999. ZWEIG, Stefan. Brasil, Um Pas do Futuro. So Paulo: L&PM Pocket, 2006.

Potrebbero piacerti anche