Sei sulla pagina 1di 8

DIRIO DE VIAGEM As caractersticas bsicas do gnero dirio de viagem podem ser assim resumidas:

     

Narrador na primeira pessoa do singular ou do plural Verbos no presente (simples e contnuo) e no passado. Registros diferentes ao longo dos dias, semanas, meses, etc. Datas dos eventos narrados ou descritos. Ilustraes, fotografias, etc. Expresses de tempo e conectores do tipo depois, mais tarde em, ento, Expressividade informal Atribuio de franqueza, pelo locutor, ao discurso produzido Presena de referentes afetivos e cognitivos uso constante de adjetivos Carter subjetivo

depois disso, primeiro/primeiramente, segundo, etc.


   

MODELOS DE DIRIO DE VIAGEM JEUDI, OCTOBRE 06, 2 005 Alpes Nossa ultima noite em Salzburg foi um horror. Estvamos cansados, j tnhamos passeado por toda a cidade, e ento resolvemos ir dormir cedo, l pelas dez. Eis que por volta das trs da manh eu acordo com o ronco ensurdecedor de um cidado dormindo na cama na minha diagonal. No me estressei, achei que devia ser so eu que tinha acordado, e fiquei tentando dormir. Impossvel. No adiantava nada enfiar o travesseiro em cima da cabea, entrar pra dentro das cobertas... Incrvel, nunca tinha ouvido um ronco to forte. Resolvi olhar pra cama de baixo, a da Ana, e vi que ela tambm j estava acordada, puta da cara. Antes que nos mexssemos pra fazer algo, um outro cara tambm acordou, pegou alguma coisa de dentro da lata de lixo, que estava do lado da cama dele, e tentou, sem xito, atirar no roncador. Todo o quarto tinha acordado j aquela altura. Desci da minha cama e fui balanar o cara, pra falar pra ele se virar, sei l, fazer alguma coisa, porque daquele jeito no dava. Quem disse que o cidado acordou? Cut quei, balancei, e u nada. Fui ate o banheiro, peguei papel higinico, fiz umas bolinhas e toquei nele da minha cama.

No adiantou nada. A Ana foi l, balanou, cutucou o cara, e nem sinal de vida. Fui eu de novo, e assim por diante, ate a hora que a Ana chegou no ouvido dele e comeou a gritar, enquanto sacudia ele: "Fogo, fogo, o prdio ta pegando fogo! Acorda!". Ai, finalmente, ele acordou e parou de roncar por um tempo (o suficiente pra nos conseguirmos dormir de novo). No outro dia de manha, completamente modos da noite mal dormida, pegamos o trem pra Zurique. Era pra viagem demorar seis horas, mas obvio que com a nossa sorte algo ia acontecer de errado. Um trecho dos trilhos estava trancado entre a ustria e a Sua, e ento tivemos que descer do trem, pegar um nibus e pegar um outro trem em uma mini estao. Mas valeu a pena a viagem. As paisagens eram lindas, atravessamos os Alpes, vimos as montanhas com neve eterna no pico, os lagos refletindo o cu, os riachos de gua verde... muito bonito mesmo. Chegando em Zurique, fomos ao centro de informaes tursticas e no e que o cara que nos atendeu reconheceu, pelo nosso sotaque, que ramos brasileiros?? Ele j tinha passado no sei quantos meses no Nordeste, e esse domingo ia de novo pra l, passar mais seis meses (no sei como ele tem tantas ferias...). Falamos pra ele dar uma passadinha no Sul, nossa dica bsica pra qualquer um que sinalize a possibilidade de ir ao Brasil. Instalamos-nos no albergue e fomos dar uma volta. Ai tivemos nosso primeiro susto na Sua: os preos so absurdos! Tudo e multo caro, carssimo. O menu do Mc custa trs euros a mais que na ustria, a massa - ate a massa! - custa mais que o dobro que no resto da Europa, um horror. Ainda bem que s reservamos cinco dias da viagem pela Sua. De volta ao albergue, j de noite, tivemos nosso segundo e bem mais aterrorizante susto: topamos com o roncador descendo as escadas, e ele vinha do andar do nosso quarto! Pavor total, ainda mais que nosso quarto tinha duas camas livres quando samos. Por sorte, ele no estava l. Achamos que ele estava no quarto ao lado, junto com um paulista chato que conhecemos. Hoje passeamos pelo centro de Zurique. O centro e bem pequeno, bonito, com o rio cortando ele ao meio. Tem certo charme suo no ar... Estamos gostando muito daqui. Um detalhe interessante e que realmente no espervamos e que aqui no centro tem diversos, digamos, centros de meretrizes, alem de cinemas e lojas "no convencionais", com artigos para adultos. Tem fotos das meninas semi nuas nas portas, fazendo a propaganda dos lugares. E eles aceitam ate carto de credito! Mas enfim, a cidade e bonita, e isso e o que importa. Amanha vamos pra Genebra. No achamos nenhum albergue livre por l, mas mesmo assim vamos arriscar. Se tudo der errado, acho que vamos pegar um trem para Strasburgo, na Franca. A nica coisa certa e que domingo chegaremos a Paris, e ai vo faltar s sete dias pro nosso voo de volta...

http://marilzavernireis.blogspot.com/2010/10/diario-e-diario-de-viagem.htm

DIRIO DE VIAGEM

O dirio de viagem um gnero antigo e bem definido; foi praticado por navegantes, como Colombo; naturalistas, como Jos Longinos (Dirio das expedies s Califrnias) ou Darwin (Dirio de viagem de um naturalista ao redor do mundo); peregrinos, como Jacinto Verdaguer (Dietari dn pelegr a Terra Santa), escritores testemunhas de guerra, como George Sand ou Pedro Antonio de Alarcn, e simples viajantes. Pode tratar-se de um documento puramente pessoal, o equivalente escrito aos antigos desenhos ou s modernas fotografias (que tambm podem ser incorporadas), ou pode ser algo mais: o embrio de um livro.

http://odeporica.blogspot.com/2009/07/diarios-de-viagem.html

Vozes do Verbo D-se o nome de voz forma assumida pelo verbo para indicar se o sujeito gramatical agente ou paciente da ao. So trs as vozes verbais: a) Ativa: quando o sujeito agente, isto , pratica a ao expressa pelo verbo. Por exemplo: Ele sujeito agente fez ao o trabalho. objeto (paciente)

b) Passiva: quando o sujeito paciente, recebendo a ao expressa pelo verbo. Por exemplo: O trabalho sujeito paciente foi feito ao por ele. agente da passiva

c) Reflexiva: quando o sujeito ao mesmo tempo agente e paciente, isto , pratica e recebe a ao. Por exemplo: O menino feriu-se. Obs.: no confundir o emprego reflexivo do verbo com a noo de reciprocidade. Por exemplo: Os lutadores feriram-se. (um ao outro)

FORMAO DA VOZ PASSIVA A voz passiva pode ser formada por dois processos: analtico e sinttico.

1- Voz Passiva Analtica Constri-se da seguinte maneira: Verbo SER + particpio do verbo principal. Por exemplo: A escola ser pintada. O trabalho feito por ele.

Obs. : o agente da passiva geralmente acompanhado da preposio por, mas pode ocorrer a construo com a preposio de. Por exemplo: A casa ficou cercada de soldados. - Pode acontecer ainda que o agente da passiva no esteja explcito na frase. Por exemplo: A exposio ser aberta amanh. - A variao temporal indicada pelo verbo auxiliar (SER), pois o particpio invarivel. Observe a transformao das frases seguintes: a) b) c) Ele fez o trabalho. (pretrito perfeito do indicativo) O trabalho foi feito por ele. (pretrito perfeito do indicativo) Ele faz o trabalho. (presente do indicativo) O trabalho feito por ele. (presente do indicativo) Ele far o trabalho. (futuro do presente) O trabalho ser feito por ele. (futuro do presente)

- Nas frases com locues verbais, o verbo SER assume o mesmo tempo e modo do verbo principal da voz ativa. Observe a transformao da frase seguinte: O vento ia levando as folhas. (gerndio) As folhas iam sendo levadas pelo vento. (gerndio) Obs.: menos frequente a construo da voz passiva analtica com outros verbos que podem eventualmente funcionar como auxiliares. Por exemplo: A moa ficou marcada pela doena. 2- Voz Passiva Sinttica A voz passiva sinttica ou pronominal constri-se com o verbo na 3 pessoa, seguido do pronome apassivador SE. Por exemplo: Abriram-se as inscries para o concurso. Destruiu-se o velho prdio da escola.
http://www.soportugues.com.br/secoes/mor/morf72.php

CONCORDNCIA VERBAL Estudar a concordncia verbal , basicamente, estudar o sujeito, pois com este que o verbo concorda. Se o sujeito estiver no singular, o verbo tambm o estar; se o sujeito estiver no plural, o mesmo acontece com o verbo. Ento, para saber se o verbo deve ficar no singular ou no plural, deve-se procurar o sujeito, perguntando ao verbo Que(m) que pratica ou sofre a ao? ou Que(m) que possui a qualidade? A resposta indicar como o verbo dever ficar. 01) Coletivo: Quando o sujeito for um substantivo coletivo, como, por exemplo, bando, multido, matilha, arquiplago, trana, cacho, etc., ou uma palavra no singular que indique diversos elementos, como, por exemplo, maioria, minoria, pequena parte, grande parte, metade, poro, etc., podero ocorrer trs circunstncias: A) O coletivo funciona como sujeito, sem acompanhamento de qualquer restritivo: Nesse caso, o verbo ficar no singular, concordando com o coletivo, que singular. Ex. A multido invadiu o campo aps o jogo. O bando sobrevoou a cidade. A maioria est contra as medidas do governo. B) O coletivo funciona como sujeito, acompanhado de restritivo no plural: Nesse caso, o verbo tanto poder ficar no singular, quanto no plural. Ex. A multido de torcedores invadiu / invadiram o campo aps o jogo. O bando de pssaros sobrevoou / sobrevoaram a cidade. A maioria dos cidados est / esto contra as medidas do governo. C) O coletivo funciona como sujeito, sem acompanhamento de restritivo, e se encontra distante do verbo: Nesse caso, o verbo tanto poder ficar no singular, quanto no plural. Ex. A multido, aps o jogo, invadiu / invadiram o campo. O bando, ontem noite, sobrevoou / sobrevoaram a cidade. A maioria, hoje em dia, est / esto contra as medidas do governo. Um milho, um bilho, um trilho: Com um milho, um bilho, um trilho, o verbo dever ficar no singular. Caso surja a conjuno e, o verbo ficar no plural. Ex. Um milho de pessoas assistiu ao comcio Um milho e cem mil pessoas assistiram ao comcio. 02) Mais de, menos de, cerca de, perto de: quando o sujeito for iniciado por uma dessas expresses, o verbo concordar com o numeral que vier imediatamente frente. Ex. Mais de uma criana se machucou no brinquedo. Menos de dez pessoas chegaram na hora marcada. Cerca de duzentos mil reais foram surripiados.

Quando Mais de um estiver indicando reciprocidade ou com a expresso repetida, o verbo ficar no plural. Ex. Mais de uma pessoa agrediram-se. Mais de um carro se entrechocaram. Mais de um deputado se xingaram durante a sesso. 03) Nome prprio no plural: Nos casos em que o artigo se encontrar no plural, o verbo ir para o plural. Ex. Os Lusadas imortalizaram Cames. Os Estados Unidos se transformaram numa potncia mundial. B) Se for nome de lugar - cidade, estado, pas... - o verbo concordar com o artigo; caso no haja artigo, o verbo ficar no singular. Ex. Os Estados Unidos comandam o mundo. Campinas fica em So Paulo. Os Andes cortam a Amrica do Sul. 04) Qual de ns / Quais de ns: quando o sujeito contiver as expresses ...de ns, ...de vs ou ...de vocs, deve-se analisar o elemento que surgir antes dessas expresses: A) Se o elemento que surgir antes das expresses estiver no singular (qual, quem, cada um, algum, algum...), o verbo dever ficar no singular. Ex. Quem de ns ir conseguir o intento? Quem de vs trar o que pedi? Cada um de vocs deve ser responsvel por seu material. B) Se o elemento que surgir antes das expresses estiver no plural (quais, alguns, muitos...), o verbo tanto poder ficar na terceira pessoa do plural, quanto concordar com o pronome ns ou vs. Ex. Quantos de ns iro / iremos conseguir o intento? Quais de vs traro / trareis o que pedi? Muitos de vocs no se responsabilizam por seu material. Pronomes Relativos: Quando o pronome relativo exercer a funo de sujeito, deveremos analisar o seguinte: A) Pronome Relativo que: o verbo concordar com o elemento antecedente. Ex. Fui eu que quebrei a vidraa. (Eu quebrei a vidraa) Fomos ns que telefonamos a voc. (Ns telefonamos a voc)

Estes so os garotos que foram expulsos da escola. (Os garotos foram expulsos) B) Pronome Relativo quem: Quando o sujeito o pronome relativo "quem", utiliza-se o verbo na terceira pessoa do singular, ou este concorda com o seu antecedente, ou seja, flexionado de acordo com o sujeito. Ex: Fui eu quem trouxe os presentes. Fomos ns quem respondemos s questes. http://www.brasilescola.com/gramatica/concordancia-verbal.htm

Potrebbero piacerti anche