Sei sulla pagina 1di 2

Temos a conscincia de que nosso planeta no agenta mais o atual ritmo de consumo e as exigncias cada vez mais altas

e prementes de nosso modo de vida. Para isso, a soluo que os estudiosos encontraram o uso inteligente e comedido dos recursos naturais. Mas, para que isso saia do papel e torne-se uma realidade em nossas vidas, preciso que a conscincia do empresrio seja despertada para a necessidade de tornar os empreendimentos sustentveis uma prtica corriqueira.

Pensar que as coisas mudaro da noite para o dia uma iluso infantil. importante que a criao de uma conscincia sustentvel no empresariado seja estimulada por uma presso popular poderosa que s ser possvel atravs da divulgao do conhecimento das reais necessidades ambientais e do perigo que corremos ao desprez-las. Combater o desperdcio de materiais; garantir a economia de recursos importantes como gua e energia. Para isso, todos os empreendimentos que desejam serem certificados como sustentveis devem seguir algumas normas e parmetros especficos em sua elaborao e construo. Aspectos arquitetnicos e do uso de materiais envolvidos e no tratamento de seus resduos devem ser levados em considerao para garantir que cada empreendimento; seja de que natureza for, ter uma harmoniosa e correta integrao com o meio ambiente e com a sociedade no qual estiver inserido. Assim, os investimentos necessrios devem ser feitos desde o incio da concepo do projeto. A tomada de deciso j deve ter como ponto principal premissa de que osempreendimentos sero sustentveis. A opo pelo uso de modernas tecnologias inovadoras ou por solues prticas e de baixo custo j deve estar na mente dos projetistas para evitar improvisaes e problemas com a execuo do empreendimento. Os empreendimentos sustentveis so a nica forma de garantirmos que os recursos naturais planetrios conseguiro sustentar a humanidade por muitas geraes ainda. Se levarmos em considerao que um tero da populao mundial consome o que seria necessrio para manter todo o planeta; percebemos claramente que o consumo global, principalmente nos pases ricos, est muito alm do que o planeta comporta. Para mantermos esse nvel de consumo nos parmetros atuais; seriam necessrios cinco planetas iguais ao nosso para garantir que a humanidade pudesse comer, beber e respirar por mais alguns anos na atual taxa de crescimento populacional e de volume de consumo. Obviamente; isso impossvel. Portanto, a alternativa mais inteligente (e na verdade a nica) usarmos os recursos de que dispomos hoje com mais racionalidade e eficincia. Por isso, os empreendimentos sustentveis so a sada para todos os problemas ambientais, sociais e econmicos que temos nos dias de hoje. E a formao dessa cultura sustentvel a nica oportunidade de podermos ter as futuras geraes caminhando pela face da Terra por muitas e muitas eras. Aos poucos, os empreendimentos sustentveis comeam a ser mais freqentemente adotados e a vicejar por toda parte. Envolvendo as mais diversas reas do conhecimento humano. A presso das entidades que se preocupam com o meio ambiente; dos cientistas e da populao preocupado com as bvias demonstraes de que temos srios problemas em relao a preservao desses recursos preciosos e sem os quais no podemos viver , sem sombra de dvida o fator decisivo para que esse novo comportamento se espalhe e frutifique.

Empreendimentos sustentveis so a bola da vez

Na busca pela responsabilidade socioambiental, empresas competem para se mostrarem mais verdes do que a concorrncia. As causas desse movimento sero explicadas durante palestra no Encontro Brasileiro de Responsabilidade Socioambiental.
Especialistas acreditam que 2007 j um ano de quebra de paradigma. O requisito de percepo de responsabilidade socioambiental passa a superar o de bom atendimento na escolha entre um produto ou servio de uma empresa. Os empreendimentos sustentveis j so uma realidade e despontam como uma das mais interessantes tendncias mundiais. Harmonizados com o meio ambiente e com a comunidade, os empreendimentos sustentveis proporcionam melhor retorno para seus investidores e proprietrios, menores custos e melhor sade, conforto e produtividade para seus ocupantes. "Os empreendimentos sustentveis esto ajudando as corporaes a criar nos seus potenciais clientes uma percepo de responsabilidade socioambiental, tornando suas sedes em unidades Green Buildings", destaca Newton Figueiredo, presidente da SustentaX, empresa de engenharia de sustentabilidade de empreendimentos. O empresrio participar da palestra "Materializando a Responsabilidade Socioambiental atravs de Empreendimentos Sustentveis", na quinta-feira (16), durante o Encontro Brasileiro de Responsabilidade Socioambiental em Florianpolis. Segundo Figueiredo, em funo do grande impacto que o setor da construo civil causa na produo de gases efeito estufa, a construo de prdios sustentveis a forma mais eficaz de se combater o aquecimento global. De um lado, o mercado consumidor dar mais preferncia para produtos e servios desenvolvidos com responsabilidade socioambiental. J as empresas que desenvolverem empreendimentos sustentveis tero mais facilidade para obteno de crditos e captao de recursos em bolsa. "Os empreendimentos sustentveis certificados tero mais facilidade para encontrar compradores e financiadores", prev o presidente da SustentaX. Os empreendimentos sustentveis no necessariamente custam mais caro. Em muitos casos, pode-se economizar muitos recursos para os investidores. "Os Green Buildings oferecem tambm baixos custos operacionais, melhor sade e produtividade para os ocupantes, ambientes mais confortveis e de melhor bem-estar", explica Figueiredo. Caractersticas dos empreendimentos sustentveis: energeticamente eficiente: sem desperdcio de energia sem desperdcio de gua: com uma conscincia e medidas para utilizao e reuso econmico da gua controle da qualidade do ar interno dentro de padres para conforto e higienizao descarte controlado de resduos de materiais, disponibilizao de procedimentos para reciclagem de materiais harmonizado com o meio ambiente nos processos de interao com o exterior

Potrebbero piacerti anche