Sei sulla pagina 1di 6

Coisas Maravilhosas para Aprender, Fazer e se Divertir

Rosemary Davidson
Ilustraes de Natacha Ledwidge

Sumrio
Introduo Cientista em casa Dez pssaros que toda garota deve conhecer Maravilhas com morangos Como fazer um caderno Como fazer um rato de feltro De olho nas nuvens Flores de croch Como fazer cristais Vamor bordar? Truques com gua Aulas bsicas de violo Como fazer po integral A pipa est no ar! Festa do sorvete Quem quer pudim? A arte de fazer pedidos 6 8 11 25 33 36 40 50 62 65 70 72 78 80 88 96 98 Sopa de urtiga Colar de jornal Dobraduras Diverso ao ar livre Pintura em vidro Unindo retalhos O que diz o arco-ris? Receitas eternas Teatro de sombras Biscoitos caseiros Saia para iniciantes Tomates na horta Vamos escrever uma carta? Agradecimentos 104 106 108 114 120 123 130 134 140 144 146 154 156 160

INTRODUO ]

IntroDuo
H dias que parecem curtos demais, diante de tantos compromissos: ir escola, fazer a lio de casa, praticar um esporte, arrumar o quarto... Isso sem falar em nossos programas favoritos, como sair com uma amiga, assistir a um filme no cinema ou simplesmente passear. Mas tambm existem aqueles dias que parecem no terminar nunca de to chatos. Dias em que, alm de no termos nenhuma atividade bacana programada na agenda, ficamos com a impresso de que nada pode levantar nosso astral. O livro Coisas Maravilhosas para Fazer, Aprender e se Divertir foi criado para acabar de vez com esses dias modorrentos. As pginas seguintes esto recheadas de sugestes de atividades, como a criao de peas artesanais, receitas de gostosuras culinrias, dicas de organizao para uma festa e brincadeiras para curtir ao ar livre, em dias de sol (ou dentro de casa, nas tardes chuvosas). Com este manual antimonotonia nas mos, voc vai descobrir que s no se diverte quem no quer!

CIENTISTA EM CASA ]

estetoscpio caseiRo
Sempre d para encostar o ouvido no peito de amigos ou familiares para escutar as batidas de seus coraes. Mas voc j ouviu seu prprio corao? Com este estetoscpio caseiro voc vai poder, enfim, saciar sua curiosidade. Para fazer um estetoscpio voc precisa dos seguintes materiais: ] 1 funil ] 1 mangueira fina ] fita adesiva

Cientista em casa
Quem j no pensou, um dia, em ser cientista? Uma forma divertida de conhecer um pouco mais sobre essa atividade fazer experincias, como as sugeridas a seguir. Mas ateno: nunca invente nada que represente algum perigo ou possa estragar mveis ou objetos de sua casa!
]

No esquea de que essencial que a grossura da mangueira seja compatvel com a sada do funil. Encaixe o funil na mangueira com firmeza e prenda bem, com fita adesiva. Pronto! Agora s conferir como anda o corao o seu e o de quem mais estiver por perto. Lembre-se: para um exame correto, posicione o estetoscpio no lado esquerdo do peito!

] CIENTISTA EM CASA

Disco Das coRes


Voc j ouviu falar sobre a formao das cores? Pois as cores que vemos de forma to intensa, como amarelo, laranja, azul ou verde, quando misturadas viram... branco! Quem descobriu isso foi um fsico ingls chamado Isaac Newton. Para comprovar essa teoria, basta fazer uma experincia simples. Voc vai precisar dos seguintes materiais: ] 1 crculo de cartolina ] rgua ] canetas coloridas ] 1 espeto para churrasco
]

Dez pssaros que toda garota deve conhecer


Em todos os lugares, fcil encontrar um pssaro saudando o novo dia. At nas cidades grandes existem diversas espcies que podem ser observadas. No preciso sequer sair de seu bairro. Basta prestar ateno. Os pssaros so criaturas curiosas. As aves migratrias, por exemplo, percorrem todos os anos centenas de quilmetros em busca de locais mais quentes (sem se perder nem errar o caminho!). Depois, no vero seguinte, voltam ao lugar onde nasceram para fazer o ninho e cuidar dos filhotes. Outros pssaros avisam que a estao est prestes a mudar porque trocam as penas e alteram o canto, e h ainda aqueles que nos alertam para mudanas meteorolgicas, como a chegada de uma tempestade, por exemplo, apenas por se esconder ou procurar abrigo, movidos pelo instinto.

Prepare um crculo de cartolina com 6 cm de dimetro. Com uma rgua, divida-o em seis fatias iguais e pinte-as nas cores do arco-ris: amarelo, laranja, vermelho, violeta, anil, azul e verde ( importante seguir essa ordem). Faa uma abertura no meio do crculo e encaixe o espeto de madeira, com a ponta afiada para baixo. Quando voc girar o crculo, as cores vo desaparecer!

] DEZ PSSAROS QUE TODA GAROTA DEVE CONHECER

DEZ PSSAROS QUE TODA GAROTA DEVE CONHECER ]

andorinha
]

Beija-flor
]

Esta ave da famlia Hirundinidae uma insacivel devoradora de insetos. Chega a comer mais de dois mil deles em um nico dia. Como insetos gostam de calor, a andorinha cruza o mundo atrs dos climas quentes e, desde a antiguidade, associa-se a presena desse pssaro no cu ao anncio do fim do inverno. Mas a andorinha nunca voa s de dezembro a fevereiro, por exemplo, o Brasil recebe mais de cem milhes dessas aves. O hbito de voar em grandes bandos inspirou o filsofo grego Aristteles: sua frase uma andorinha s no faz vero converteu-se, com o tempo, em ditado popular que traduz a ideia de que uma pessoa, isoladamente, no tem como mudar o rumo das coisas. O passarinho tambm ajuda na previso do tempo: se estiver voando bem alto, sinal de que os insetos foram levados para cima por uma corrente de ar quente e mido prepare o guarda-chuva.

Uma das nicas aves capazes de voar para trs e de ficar parada em pleno voo, o beija-flor, da diversificada famlia Trochilidae, chega a bater as asas mais de 70 vezes por segundo, o que produz um zumbido tpico e significa imenso gasto de energia. Da a necessidade imperiosa de caar insetos no ar e de, fazendo jus ao nome, distribuir nutritivas beijocas pelos jardins: com seu bico fino e lngua comprida, o passarinho suga o nctar de mais de mil flores por dia. O beija-flor abelha, uma das espcies da famlia, considerado a menor ave do mundo, medindo 6 centmetros da cauda at o bico. Tamanho, porm, no documento para o beija-flor: ao defender uma fonte de alimento, d rasantes ameaadores e persegue sem trgua aves bem maiores at mesmo gavies.

Potrebbero piacerti anche