Sei sulla pagina 1di 4

Princpios Geralmente Aceitos na Contabilidade Sociedades Annimas

Campo Mouro, 11 de maio de 2011. Princpios de contabilidade geralmente aceitos so os preceitos resultantes do desenvolvimento da aplicao prtica dos princpios tcnicos emanados daContabilidade, de uso predominante no meio em que se aplicam, proporcionando interpretao uniforme das demonstraes financeiras.

Os princpios contbeis permitem aos usurios fixar padres de comparao e de credibilidade, de acordo com o reconhecimento dos critrios adotados para a elaborao das demonstraes financeiras, aumentam a utilidade dos dados fornecidos e facilitam a adequao entre empresas do mesmo setor. Princpios contbeis podem ser conceituados como premissas bsicas acerca dos fenmenos econmicos contemplados pela contabilidade, premissas que so a cristalizao da anlise e observao da realidade econmica. No mbito dessa complexa realidade, o observador analisa as caractersticas principais do sistema e chega a certas concluses quanto ao seu funcionamento. So eles: Princpio da Entidade: define a entidade contbil, dando, a esta vida e personalidade prpria, pois determina que o patrimnio de toda e qualquer unidade econmica que manipula recursos econmicos, independente da finalidade de gerar ou no lucros, de ser pessoa fsica ou jurdica, de direito pblico ou privado, no deve se confundir com a riqueza patrimonial de seus scios ou acionistas, ou proprietrio individual e nem sofrer os reflexos das variaes nela verificadas. Princpio de Continuidade: determina que a entidade um empreendimento em andamento, com inteno de existncia indefinida, ou por tempo de durao indeterminado, devendo sobreviver aos seus prprios fundadores e ter seu patrimnio avaliado pela sua potencialidade de gerar benefcios futuros, e no pela sua capacidade imediata de ser til somente entidade. Princpio do Custo como base de valor: sua aplicao importante para a Contabilidade na medida em que ele descarta a possibilidade do uso de valores subjetivos para o registro dos bens, estabelecendo que seja utilizado o valor que a entidade sacrificou no momento de sua aquisio. Princpio da Realizao da Receita e Confrontao da Despesa: determina o momento em que a receita deve ser considerada como realizada para compor o resultado do exerccio social. Da mesma forma, determina que a despesa que foi necessria obteno daquela receita seja igualmente confrontada na apurao do resultado. De acordo com a teoria contbil do lucro, as receitas so consideradas realizadas no momento da entrega do bem ou do servio para o cliente e neste momento, todas as despesas que foram necessrias realizao daquelas receitas devem ser computadas na apurao do resultado. Assim, ao relacionar as despesas com as receitas, o resultado estar sendo apurado e poder refletir o mais prximo possvel a realidade da entidade. Como exemplo temos a incorporao de imveis, pois quando a legislao estabelece que as receitas recebidas antecipadamente sero

registradas como receitas futuras, e na medida em que a entidade vai incorrendo em despesas, d-se a realizao gradativa das receitas. Este procedimento evita que a entidade tenha em um exerccio excesso de receitas e no tenha ainda incorrido em despesas correspondentes realizao daquelas receitas. Este princpio impede que as entidades registrem suas receitas em regime de caixa, devendo obedecer ao regime de competncia dos exerccios, no qual as receitas e as despesas, realizadas e incorridas em cada exerccio social, devem ser levadas apurao do resultado daquele exerccio social independente de terem sido recebidas, ou pagas. Princpio do Denominador Comum Monetrio: estabelece que a Contabilidade seja processada em uma nica moeda, oferecendo maior consistncia aos registros e maior confiabilidade s informaes constantes nos relatrios contbeis. Considerando que as entidades realizam transaes com base em outras moedas, esse princpio torna-se muito importante por estabelecer que as transaes sejam convertidas em moeda nacional no momento do registro contbil, evitando a impossibilidade de se comparar os diversos fenmenos patrimoniais e de reuni-los em um s balano demonstrativo, pois no se podem somar ou comparar coisas heterogneas. Princpio da Competncia: estabelece que as receitas e as despesas devem ser atribudas aos perodos de sua ocorrncia, independentemente de recebimento e pagamento. Como exemplo temos a folha de pagamento de funcionrios no ms de dezembro, que ser registrada como despesa de dezembro, mesmo que na prtica o pagamento s seja efetuado no incio do ms de janeiro.

Sociedade Por Aes:

o tipo de sociedade que melhor se ajusta multiplicao do capital das empresas que necessitam, continuamente, de recursos financeiros para atender execuo de seus planos de expanso. As caractersticas bsicas da Sociedade Por Aes, tambm denominada Sociedade Annima ou Companhia compreendem: a) Abertura ou democratizao do Capital Social, permitindo a participao de milhares de pessoas nos lucros da sociedade; b) Limitao da responsabilidade dos acionistas ao valor contbil de suas aes; c) Critrios de ao, com ou sem valor nominal; d) Existncia mnima de duas pessoas para a formao do Capital Social, revogando-se disposio da legislao societria que exigia,anteriormente, nmero mnimo de sete pessoas; e) Gesto da empresa exercida por acionista ou no. H um tipo de Sociedade Annima conhecida porIntegral, cuja propriedade das aes pode ser atribuda a um nico acionista, desde que: a) A sociedade seja constituda por escritura pblica; b) O nico acionista seja sociedade brasileira

DEMONSTRAES FINANCEIRAS O Art. 176 da Lei 6.404/76 estabelece que ao trmino de cada exerccio social, a Administrao da empresa faa elaborar com base na sua escriturao mercantil, as Demonstraes Financeiras ( Contbeis ), que devero exprimir com clareza a situao patrimonial e as mutaes ocorridas no perodo. As demonstraes que compem o Balano do Exerccio sero publicadas com os valores referentes ao perodo encerrado, mais a indicao dos valores correspondentes ao exerccio imediatamente anterior, os quais podero ser expressos em unidades de milhar, e, compreende as seguintes demonstraes: a) Demonstrao do Balano Patrimonial - DBP; b) Demonstrao do Resultado do Exerccio - DRE; c) Demonstrao de Lucros ou Prejuzos Acumulados DLPA; d) Demonstrao das Mutaes do Patrimnio Lquido - DMPL ( opcionalmente, em substituio a DLPA); e) Demonstrao das Origens e Aplicaes de Recursos - DOAR; f) Notas Explicativas.

Potrebbero piacerti anche