Sei sulla pagina 1di 15

1

Formao de Educadores do Campo

INVESTIGANDO AS CONDIES PARA UMA EDUCAO DO CAMPO: UMA ANLISE DA SITUAO EDUCACIONAL E SCIO-ECONMICA DOS PROJETOS DE ASSENTAMENTO DO INCRA NO RIO GRANDE DO NORTE.
Aline de Pinho Dias alin.dias@uol.com.br Depto. de Educao, GEPEM, UFRN

Ariane Rochelle Mendona Cinthia Heloise da Silva Gomes Evelyn Santos de Sousa Julie Idlia Arajo Macdo Kilvia Kalidia Sales de Lima

Depto. de Educao, GEPEM, UFRN

INTRODUO
Os assentamentos rurais surgiram como resposta do Governo Federal s reivindicaes feitas nos movimentos de trabalhadores rurais na luta pela terra e melhor condio de vida, luta esta que ganhou mpeto nos anos 80 e 90. Uma implementao mais sistemtica de assentamentos rurais teve impulso nos anos 80, em todas as regies do pas. No entanto, segundo (Norder apud Bergamasco, 1997) so projetos criados muito mais para resolver situaes de conflitos localizados do que situaes de pobreza e excluso social, ou mesmo para resgatar o potencial produtivo da agricultura familiar.

No Rio Grande do Norte, parte dos assentamentos rurais tem origem em grandes tenses e conflitos, em especial os assentamentos do Territrio Mato Grande, no litoral do Estado. Segundo Fernandes (2010) as lutas pela terra em nosso Estado surgem no final dos anos 80, com a entrada do MST na Microrregio do vale do Au. Sobre as ocupaes (COSTA apud FERNANDES, 2010, p.31) afirma:

Foram registradas as primeiras ocupaes de latifndios nos municpios de Barana, Cear-Mirim, Joo Cmara, Mossor e Touros. Algumas dessas ocupaes ocorreram sem grandes conflitos, j em outras, estes foram muito intensos. Ainda que j ocorressem conflitos histricos em diversas reas do estado, num perodo de transio das relaes de trabalho estabelecidas entre proprietrio e morador, estes ltimos estavam integrados a relaes de parceria exploratrias como o sistema de meia, tera, cambo e sendo expulsos da terra.

Os Projetos de Assentamento, essa nova alternativa para os trabalhadores rurais do Rio Grande do Norte, vm trazer luz ao sonho por melhores condies de vida e de trabalho. No entanto, tambm exigem significativas mudanas por parte dos assentados, para que possam lidar com a nova realidade e os desafios que esta os prope. Parte destes desafios desvela-se quando observamos mais de perto as particularidades de cada assentamento. Uma parte dos Projetos de Assentamentos rurais caracteriza-se como um espao ambguo, heterogneo, e carente de um projeto forte e comum de desenvolvimento. Uma investigao mais apurada, tambm desvela fatores dificultadores da implementao da proposta de Educao do Campo. Pesquisadores da Educao do Campo, tm se deparado e discutido sobre a universalidade da proposta de Educao do campo, o que transformou esta questo em pauta de discusso e objeto de estudo.

Neste artigo, defendemos a idia de que a soluo para a adequao do conceito de Educao do Campo s diversas realidades do campo, passa pela investigao cuidadosa dessas realidades. Na primeira parte, apresentamos a concepo e discusso crtica acerca do conceito de Educao do Campo. Em seguida, na segunda parte, trazemos uma anlise crtica dos dados coletados na pesquisa realizada nos Projetos de Assentamento do INCRA no Rio Grande do norte. A referida pesquisa teve o propsito de realizar um estudo preliminar da realidade scio-econmica, educacional e ambiental dos referidos assentamentos, com intuito de obter subsdios para reflexo sobre a adequao dos Princpios de Educao do Campo realidade investigada. Ao final, apontamos aspectos peculiares realidade investigada que podero ser utilizados em favor daquilo que fundamental na proposta de Educao do Campo, a saber, a emancipao do campo e do homem do campo.

1. PRESSUPOSTOS E REFERNCIAS PARA UMA EDUCAO DO CAMPO


No Brasil, a institucionalizao de um espao educacional, em reas ditas no urbanas, teve incio na primeira metade do Sc. XX. No entanto, ela segue marcada por acentuadas deficincias no que se refere a aspectos como: adequao dos espaos escolares e distribuio geogrfica das escolas; disponibilidade, formao e salrios de professores; organizao curricular adequada realidade dos discentes. Estas deficincias decorrem das concepes, valores e polticas de um capitalismo em pleno desenvolvimento, disseminador de um discurso em favor da urbanizao e superao da diviso sociocultural entre campo e cidade. Um reforo precarizao da educao nos espaos no urbanos foi empreendido quando do golpe militar de 1964, com o fechamento dos canais de participao e representao social e o controle das diversas formas de manifestao do pensamento (educao, cultura, organizaes sociais, imprensa etc.).

As reaes ao autoritarismo e lutas sociais pela democratizao vieram associadas reivindicao de direitos e preocupao com a conscientizao dos indivduos sobre suas condies, evidenciados principalmente nas aes de educao popular como formao de lideranas, educao de jovens e adultos, formao sindical e comunitria. Os anos seguintes ditadura militar foram marcados por importantes conquistas populares e abertura de espaos de participao da populao em polticas pblicas. Na educao, um grande avano foi a proposio de medidas de adequao da escola vida no campo - artigo 28 da Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional (LDB, Lei n 9.394 de dezembro de 1996). Em 2002, a aprovao das Diretrizes Operacionais para a Educao Bsica nas Escolas do Campo soma-se s conquistas populares. Em 2003, deu-se incio, por parte do governo Lula, elaborao de um plano de implementao de poltica estratgica para enfrentamento da crise social e pobreza no campo. A referida poltica envolveu reforma agrria, valorizao da agricultura familiar, estmulo economia solidria, e educao para emancipao e cidadania. Ainda em 2003, o governo instituiu um Grupo Permanente de Trabalho encarregado de divulgar, esclarecer e refletir sobre as Diretrizes Operacionais para Educao Bsica nas Escolas do Campo bem como articular aes do Ministrio da Educao referentes Educao do Campo.

Essa trajetria de esforos para empreender mudanas na vida dos povos do campo ocorreu como parte dos movimentos sociais de luta pela terra e reforma agrria, nos quais, dentre as diversas reivindicaes, estava a presso por uma poltica educacional especfica. A proposta de Educao do Campo a materializao da luta contra uma concepo de campo, povos do campo, e da

relao campo-cidade, que denigre e avassala tudo o que se refere vida no campo, a saber, aquela guiada pela lgica do campo como negcio.

A partir da referida lgica, o campo pensado como espao de produo de mercadorias com a misso de promover o desenvolvimento do pas. Para isso h uma valorizao prioritria de aspectos como: produtividade, tecnologia para produo em larga escala, escolas para formao de mo de obra qualificada, e conhecimento tcnico-cientfico. O campo visto como um espao inferior, atrasado e que depende inteiramente do que produzido no espao urbano. Em outras palavras, o espao urbano precisa ceder sua cultura, seus valores, seu conhecimento, e seu modelo de desenvolvimento para promover condies de vida melhores ao povo do campo, que, por si s, no capaz de faz-lo.

A proposta de Educao do Campo traz uma compreenso distinta do campo, seus povos e sua relao com a cidade, bem como do papel da educao neste espao. O campo entendido como espao com particularidades, rico, diverso, produto e produtor de cultura, e, portanto, no inferior cidade. Os povos do campo so diversos e tem o territrio como base da sua existncia. A relao campo-cidade dever dar-se no sentido de interdependncia, complementaridade e no de hierarquia e submisso do campo cidade. Ao contrrio do que se tem propagado, no campo so produzidas formas de vida que merecem um olhar atento e aberto no sentido de apreender outros modos de pensar a realidade e a relao homem-natureza, diferentes formas de organizao social e produtiva, e conhecimentos especficos prprios dos povos do campo. Portanto, temos sim, muito a aprender com o campo e os povos que nele vivem.

A Educao do Campo nega a misria no campo, a idia de inferioridade do campo, o desprezo ao conhecimento produzido pelos camponeses, e uma concepo de educao que se restrinja escola formal. Assim, ela passa fundamentalmente pelo entendimento do modo de vida, dos interesses, necessidades, conhecimentos e valores do homem do campo. preciso compreender, considerar e valorizar a lgica interna e prpria da vida no campo, lgica esta que significativamente distinta da lgica urbana. Esse entendimento dever gerar um novo projeto de vida e desenvolvimento do campo que o valorize e promova a emancipao de seus povos. Esta a razo pela qual a proposta de Educao do Campo est alicerada em trs pilares: campo, polticas pblicas, e educao. O pilar denominado Campo, diz respeito reflexo crtica e compreenso do campo e dos diversos povos do campo para alm de preconceitos, ideologias, e estereotipias, a fim de que, a partir desse entendimento iluminado por um conhecimento crtico e complexo, trabalhem-se os

pilares Polticas Pblicas e Educao de modo a construir um projeto de desenvolvimento do campo que leve em considerao a realidade desses povos, valorizando-os e emancipando-os.

Uma excelente sistematizao do que o Movimento de Educao do Campo, encontramos nas palavras de Caldart1 (2008, p.75), segundo a qual este se constitui de trs momentos distintos, mas complementares e simultneos:
A Educao do campo negatividade (grifo nosso) denncia/resistncia, luta contra Basta! De considerar natural que os sujeitos trabalhadores do campo sejam tratados como inferiores, atrasados, pessoas de segunda categoria; que a situao de misria seja seu destino; que no campo no tenha escola, que seja preciso sair do campo para freqentar uma escola; que o acesso educao se restrinja escola, que o conhecimento produzido pelos camponeses seja desprezado como ignorncia... A Educao do campo positividade (grifo nosso) a denncia no espera passiva, mas se combina com prticas e propostas concretas do que fazer, do como fazer: a educao, as polticas pblicas, a produo, a organizao comunitria, a escola... A Educao do Campo superao (grifo nosso) projeto/utopia: projeo de uma outra concepo de campo, de sociedade, de relao campo e cidade, de educao, de escola. Perspectiva de transformao social e de emancipao humana.

Segundo o documento Referncias para uma poltica Nacional de educao do campo (2004) do Governo Federal, o projeto da Educao do Campo deve possibilitar transformaes no campo e em seus povos. Dentre elas destacamos:

Possibilitar renovao de valores, atitudes, conhecimentos e prticas de pertena terra; Preservar a identidade dos povos do campo e valorizar os diferentes saberes no processo educativo, formando sujeitos emancipados; Desenvolver potencialidades dos sujeitos do campo a fim de que produzam seus prprios espaos, seu prprio pensamento; Entender a educao como algo que ocorre tambm fora dos espaos escolares onde os indivduos constroem conhecimentos nas relaes familiares, na produo, na convivncia social, no lazer, nos movimentos sociais etc.;

Vincular a educao realidade dos sujeitos (experincias de vida; aspectos sociais e culturais);

Texto Sobre Educao do Campo, parte do documento intitulado Educao do Campo: polticas pblicas. Bernardo Manano Fernandes...et.al.;organizadora, Clarice Aparecida dos Santos; Braslia/DF: INCRA;MDA,2008.

Valorizar o respeito natureza e contribuir para o desenvolvimento sustentvel do campo; Investir numa compreenso de realidade que possibilite a construo de conhecimentos capazes de possibilitar criao de novos modelos de agricultura e matrizes tecnolgicas, e produo econmica de relaes de trabalho solidrias;

Aproveitar as potencialidades do local, valorizar o coletivo e a participao popular; Estabelecer novas relaes no hierrquicas, mas horizontais e solidrias, entre campo e cidade; Formar sujeitos crticos em diferentes campos do conhecimento de modo que possam criar e gerir projetos alternativos no campo, tendo a terra sempre como o foco central de suas preocupaes.

Ainda citando o documento Referncias para uma poltica Nacional de educao do campo (2004, p.35), encontramos, na discusso sobre identidade das escolas do campo, uma lista de alguns dos chamados povos do campo. So eles: agricultores/as familiares, assalariados/as, assentados/as, ribeirinhos, caiaras, extrativistas, pescadores, indgenas, remanescentes de quilombos .... O que se observa uma enorme diversidade nesses povos e em seus espaos o que implica em dificuldades no momento de estabelecer um conceito universal de Educao do Campo que oriente as aes de educao e o estabelecimento de polticas pblicas para o campo.

Existem crticas noo de Educao do Campo por ela no dar conta de todas as particularidades encontradas na realidade atual dos trabalhadores do campo. Estes crticos defendem a necessidade de pensar a Educao do Campo a partir de cada uma dessas particularidades. O conceito de Educao do Campo passa por tenses como esta. Segundo Caldart (2008), no possvel fechar um conceito de Educao do Campo em um conjunto de palavras, uma vez que isso contraria a noo de movimento da realidade que o referido conceito tem a funo de apreender. No entanto, este, no pode ser arbitrrio.

Entendemos que a melhor forma de lidar com a realidade dinmica do campo considerar o que h de essencial na concepo de Educao do Campo e que perpassa todas as diferentes realidades do campo. A partir disso e da investigao mais apurada dos diversos contextos do campo, poderemos construir um projeto comum de vida no campo que, alm de considerar as particularidades, tambm d conta de sua insero no pas e no mundo. Mas quais seriam esses aspectos essenciais na noo de Educao do Campo?

O que h de mais fundamental no Projeto de Educao do Campo a proposta de emancipao do campo e do homem do campo. Assim, todas as especificidades de cada realidade do campo e cada povo do campo, sejam assentados, povos indgenas, ribeirinhos, assalariados etc., devem ser pensadas considerando esta proposta. No estudo de contextos especficos do campo um primeiro passo seria o mapeamento dos elementos favorveis e desfavorveis a uma proposta de Educao do campo. o que ser realizado a seguir na investigao dos Projetos de Assentamento no Rio Grande do Norte.

2. OBSERVANDO SITUAES PARTICULARES NO CAMPO


2.1 AS PECULIARIDADES DOS PROJETOS DE ASSENTAMENTO DO INCRA NO RIO GRANDE DO NORTE

O estudo realizado foi do tipo descritivo, com a finalidade de mapear as principais peculiaridades dos Projetos de Assentamento do Rio Grande do Norte, e identificar aspectos divergentes e/ou impedidores de uma proposta de Educao do Campo, segundo a Poltica Nacional de Educao do Campo apresentada em 2003, pelo Ministrio da Educao. Para tanto, procedeu-se aplicao de questionrios, com questes fechadas e abertas, e realizao de entrevistas pessoais, in loco, semiestruturadas, em 29 Projetos de Assentamento no Estado do Rio Grande do Norte. O processo de coleta de dados foi efetivado junto ao beneficirio de cada famlia assentada. Os dados coletados povoaram um banco de dados base para o estudo estatstico. Foram aplicadas tcnicas descritivas univariadas, na anlise dos dados. Alm disso, foi realizada entrevista com o beneficirio de cada residncia a fim de obter informaes qualitativas que pudessem subsidiar inferncias acerca dos dados coletados nos questionrios.

Dos 230 Projetos de Assentamento existentes no Estado, foram investigados 29. So eles: 7 de Junho, Vale do Lrio, Barreira Vermelha, Lagoa do Sal, Logradouro, Mata Verde, Olho Dgua Escada, Rancho Pereiro, Santa Clara, Santa Luzia, So Jos II, Terra Nova, Tio Carlos, Vila Nova, Zumbi dos Palmares, guas Vivas, Barreto, Canto de Varas, Ccero Anselmo, Gonalo Soares, Ouro Branco, Ouro Verde, Quilombo dos Palmares, Santa Elza, Santa Maria, Santos Reis, So Joo, So Sebastio II, Terra Nossa. O critrio de escolha dos assentamentos foi a no existncia de licenciamento ambiental.2 No que se refere distribuio geogrfica, os assentamentos elencados esto dispersos por todo do Estado do Rio Grande do Norte o que evidencia a representatividade da
2

Trata-se de estudo em parceria com o INCRA, o qual provocou a investigao com equipes interdisciplinares, a fim de captar subsdios para preparao dos referidos assentamentos para obteno do licenciamento ambiental.

amostra no que se refere s diferentes realidades encontradas no Estado. Veja mapa de localizao dos projetos de Assentamento investigados no Estado do Rio Grande do Norte

Fonte: Dep. Geologia da UFRN/Lab. de Anlise Estratigrfica/ Grupo Estudos de Anlogos e Reservatrios Petrolferos (GEA).

A anlise dos dados foi realizada considerando 4 categorias: origem, cultura, modo de vida, educao. Segue o esclarecimento de cada uma delas: Origem informaes sobre a origem dos beneficirios dos assentamentos. Cultura informaes sobre espaos recreativos e manifestaes culturais dos assentados. Modo de Vida informaes sobre valor da renda mensal dos assentados, tipo de produo agropecuria, escoamento da produo, fontes de renda, participao em associaes, localizao dos PAs em relao aos centros urbanos. Educao informaes sobre presena de escola no assentamento, escolaridade dos assentados, localizao das escolas, nmero de assentados na escola. A anlise dos dados organizados em cada uma dessas categorias tem como orientao fundamental observar a relao dos assentados com o urbano, ou seja, investigamos sobre o nvel de aproximao e familiaridade dos assentados com o espao urbano e o quanto se aproximam e se distanciam do modo de vida do campo.

No que se refere categoria Origem, observamos que embora no seja o maior percentual, h uma parte das famlias assentadas que vieram de espaos urbanos e no do campo. Isso indica a possibilidade de detectarmos, nos assentamentos, a presena de crenas, idias, valores, e modos de vida que no so genuinamente do campo.

Origem dos Assentados 400 300 200 100 0 Zona rural Zona urbanaOutro Estado

Fonte: Departamento de Educao UFRN/ Grupo de Estudos de prticas Educativas em Movimento (GEPEM)

Na categoria Cultura, encontramos evidncias da utilizao de espaos recreativos que tambm so comuns ao meio urbano, bem como manifestaes culturais semelhantes quelas do espao urbano. Em relatrios qualitativos detectamos que, a maior parte daquilo que os entrevistados denominavam festas referiam-se a encontros em bares e locais de dana (forrs). Ver grficos abaixo:

Fonte: Departamento de Educao UFRN/ Grupo de Estudos de prticas Educativas em Movimento (GEPEM)

Quanto categoria Modo de Vida, detectamos um grande percentual de assentados vivendo da agricultura de subsistncia, e, tendo como segunda maior fonte de sobrevivncia, os programas sociais. No entanto, h tambm significativa variedade de atividades e/ou fontes das quais os assentados retiram suas rendas, e que no se caracterizam como prprias do campo. As modalidades de trabalho apresentam-se cada vez menos atravs do trabalho agrcola exclusivo. H uma tendncia

10

de combinao entre o trabalho feito nos lotes, especialmente a agricultura de subsistncia (obrigatria), com modalidades de trabalho no-agrcola, caracterizando o que se chama de pluriatividade.

Fonte: Departamento de Educao UFRN/ Grupo de Estudos de prticas Educativas em Movimento (GEPEM)

No trabalho agrcola, as produes mais expressivas so de feijo e milho. Dos assentados que produzem excedentes, h forte relao com intermedirios para os quais vendem sua produo. Isto significa que no h entre eles vnculos solidrios e organizaes cooperativas.

Fonte: Departamento de Educao UFRN/ Grupo de Estudos de prticas Educativas em Movimento (GEPEM)

A distncia dos Projetos de Assentamento das cidades sede , em mdia, de 16 km. Esta proximidade possibilita forte relao dos assentados com o espao urbano. Nas entrevistas pudemos perceber que muitos dos assentados tm relaes informais de trabalho na cidade e esto constantemente em contato com o espao urbano. No h, por parte das famlias assentadas, investimento em experincias participativas, de dilogo e trabalho coletivo. As associaes, por exemplo, so, em geral, pouco aproveitadas pelas famlias. Segundo Fernandes (2010), em entrevistas com os lderes das associaes, detectou-se alguns fatores que geram esse desinteresse. So eles: variadas formas de trabalho voltadas para fora do

11

assentamento; expectativa de melhoria de vida voltada para fora do assentamento; falta de estmulo por parte dos prprios lderes das associaes. Ainda com relao ao modo de vida, alguns assentados alegam falta de alternativas viveis de trabalho. Em algumas falas o que se percebe uma grande dificuldade em lidar com a autonomia, com espaos democrticos de dilogo e tomada de deciso. Isso faz com que as famlias deixem de investir na construo de um projeto de vida comum, dentro do assentamento, assumam a postura individualista, prpria dos espaos urbanos, de cuidar da prpria vida e sobrevivncia. Veja citao:
No muito raro, as associaes so identificadas pelos assentados como espao de confuso, picuinha e discrdia, onde as pessoas trazem toda sorte de assuntos para tratar nos momentos de discusso, durante reunies e assemblias. A maneira que lidam com questes que salientam diferenas internas entre as famlias, o que pode conduzir ao aprimoramento das experincias ou esvaziamento do sentido de participao. (FERNANDES, 2010, p.108)

Em relao categoria Educao, constatou-se que parte da populao na faixa etria de 06 a 14 anos que freqenta a escola, est equiparada aos padres urbanos de acesso ao ensino escolar, aproximando-se de 100%. A maior parte delas estuda na cidade e tem acesso a transporte escolar regular. No que se refere aos beneficirios dos assentamentos, a maior parte no freqentou a escola, seguido de outra poro significativa que possui baixo nvel de escolaridade. Tomando agora no mais as categorias acima citadas, mas uma viso qualitativa geral dos Projetos de Assentamento, podemos observar ainda, segundo Fernandes (2010), as seguintes caractersticas:

Despreparo dos assentados para lidar com a mudana de morador a proprietrio de terra; Famlias com trajetrias bem diversas e diferentes habilidades participativas; Traos culturais diversos; Pouca experincia com agricultura, alm do regime domstico de produo; Assentados que se distanciam da noo clssica do campons3; Indivduos que vivem a tenso entre o projeto de vida particular e o projeto de vida do assentamento;

Os elementos investigados tambm apontam para dificuldades especficas nos casos em que os assentamentos no possuem sustentabilidade prpria. Os assentados passam a possuir forte relao
3

Noo de pertencimento terra, trabalho agrcola para consumo prprio, auto-suficincia, autonomia familiar.

12

com o espao urbano, deixando margem sua cultura, valores e histria de vida. Passam a se submeter s relaes de trabalho e modo de vida urbana, o que parece dificultar o projeto de educao do campo e suas propostas emancipadoras, solidrias e democrticas.

CONSIDERAES FINAIS

As descries, caracterizaes e anlises apresentadas neste estudo no devem ser entendidas como fatores destruidores de uma proposta de Educao do Campo, e sim, como desafios que devero ser transformados em favor da referida proposta. O problema no a existncia de aspectos entendidos como dificultadores da implementao da Educao do campo, mas o desconhecimento deles. Uma vez identificados e pensados com apuro e critrio, poderemos encontrar neles prprios caminhos fortalecedores da Educao do Campo.

Apesar do despreparo dos assentados em lidar com a passagem de morador para dono de terra, h um elemento relevante nesta situao que a disponibilidade dos assentados para a luta e para a mudana. So pessoas com uma trajetria de vida marcada pelas mudanas constantes. preciso resgatar nestes indivduos suas vivncias e/ou suas razes na luta coletiva por melhores condies de vida, os laos afetivos estabelecidos nesse processo, vivncias e histrias de companheirismo e solidariedade.

A existncia de famlias com trajetrias diversas, diferentes experincias de participao coletiva, e traos culturais diversos, trazem a possibilidade de aprendizado e troca de experincias. Essa diversidade de modo algum malfica para o grupo.

A tenso vivida pelos assentados entre o projeto de vida particular e o projeto de vida do

assentamento, revela o forte interesse destes indivduos em realizar um projeto de melhoria das condies de vida que vai alm da conquista da terra. Este um fator positivo de unio destes indivduos numa proposta emancipadora comum.

Estes so apenas alguns dos fatores, aparentemente nocivos ao projeto de Educao do Campo, mas que revelam demandas, valores, vivncias que so extremamente valiosos quando se busca a unio destes indivduos na construo de um projeto comum.

13

PALAVRAS-CHAVE: Assentamentos Rurais, Educao do Campo, Adequao Realidade.

RESUMO:
Neste artigo, defendemos a idia de que a soluo para a adequao do conceito de Educao do Campo s diversas realidades do campo, passa pela investigao cuidadosa dessas realidades a fim de transformar as aparentes adversidades em elementos favorveis ao projeto de Educao do campo. Na primeira parte, apresentamos a concepo e discusso crtica acerca do conceito de Educao do Campo. Em seguida, na segunda parte, trazemos uma anlise crtica dos dados coletados na pesquisa realizada nos Projetos de Assentamento do INCRA no Rio Grande do norte. A referida pesquisa teve o propsito de realizar um estudo preliminar da realidade scio-econmica, educacional e ambiental dos referidos assentamentos, com intuito de obter subsdios para reflexo sobre a adequao dos Princpios de Educao do Campo realidade investigada. Ao final, apontamos aspectos peculiares realidade investigada que podero ser utilizados em favor daquilo que fundamental na proposta de Educao do Campo, a saber, a emancipao do campo e do homem do campo.

14

REFERNCIAS
ANTONIO, C. A. Currculo e escolas do campo: questes poltico-pedaggicas em superao. Educao. V.33, n.1, p. 73-92, jan/abr.2008. Disponvel em: http://www.ufsm.br/ce/revista. Acesso em: 16 ago.2009. ARROYO, Miguel Gonzalez ; CALDART, Roseli Salete ; MOLINA, Mnica Castagna (organizadores). Por uma educao do campo. 3.ed. Petrpolis, RJ: Vozes, 2008.

BAPTISTA, Francisca Maria Carneiro. BAPTISTA, Naidison de Quintella. Educao Rural: sustentabilidade do campo. Feira de Santana, BA: MOC; UEFS; PE: SERTA,2003. BRASIL. Ministrio da Educao. Lei de diretrizes e bases da educao. N 9394 de 20 dezembro 1996. Disponvel em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 16 ago. 2009. BRASIL. Ministrio da Educao. Conselho Nacional de Educao. Resoluo CNE/CEB n.1 de 3/04/2002. Diretrizes Operacionais para a Educao Bsica nas Escolas do Campo. Disponvel em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CEB012002.pdf. Acesso em: 16 ago.2009.

BRASIL. Ministrio da Educao. Grupo Permanente de Trabalho de Educao no Campo. Referncias para uma poltica nacional de educao do campo. Braslia, 2003. Disponvel em: http://www.inep.gov.br/download/imprensa/Miolo_Seminario_Ed_Campo.pdf Acesso em: 16 ago.2009. BRASIL. Ministrio da Educao. Secretaria de Educao Continuada, Alfabetizao e Diversidade SECAD. Diretrizes operacionais para a educao bsica nas escolas do campo. BRASLIA: Resoluo CNE/CEB N1 de 3 de Abril de 2002. BELTRAME, Sonia Aparecida Branco; ZANCANELLA, Yolanda. Os desafios da formao dos educadores que atuam no campo. Educao. v.33, n.1, p. 141-156, jan/abr.2008. Disponvel em: http://www.ufsm.br/ce/revista. Acesso em: 16 ago.2009. BELTRAME, Sonia Aparecida Branco. Formao de professores na prtica poltica do MST: a construo da conscincia orgulhosa. Educao e Pesquisa, v.28, n.2, jul./dez.2002. Disponvel em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022002000200010. Acesso em: 16, ago. 2009. BERGAMASCO, Snia Maria P.P. A realidade dos assentamentos rurais por detrs dos nmeros.

Estudos Avanados. Vol.11, n31, So Paulo Set/Dec.1997, in: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-40141997000300003&script=sci_arttext. Acesso em: 01/05/2010.
CALDART, Roseli. Por uma Educao do Campo: traos de uma identidade em construo. IN : Educao do Campo: identidade e polticas pblicas. In: Educao do Campo: identidade e polticas pblicas. Coleo por uma Educao do Campo, n 04, D.F.2002. DAMASCENO, Maria Nobre; BESERRA, Bernadete. Estudos sobre educao rural no Brasil: estado da arte e perspectivas. Educao e pesquisa, v.30, N.1, p.73-89, jan./abr. 2004. Disponvel em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v30n1/a05v30n1.pdf. Acesso em: 16 ago.2009. FERNANDES, Melquisedeque Oliveira de. A encruzilhada da vida poltica em assentamentos de reforma agrria no Rio Grande do Norte. Dissertao. Cincias Sociais, Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN, Natal/RN, 2010.

15 FIGUEIREDO, Tnia M. Mares. Educao do campo: uma nova possibilidade para antigas necessidades. In: Encontro mineiro de educao no campo FAE/UFMG. Belo Horizonte, julho/2009. Disponvel em: http://www.lfti.com.br/EMEC/trabalhos/92/EDUCACAO%20DO%20CAMPO%20TEXTO%20P%20UF MG.pdf. Acesso em: 16 ago. 2009. GADOTTI, Moacir. Educao para o desenvolvimento sustentvel: o que precisamos aprender para salvar o planeta. Educao e contemporaneidade. Salvador, v.16, n.28, p.699-90, jul./dez. 2007. MARTINS, Fernando Jos. Organizao do trabalho pedaggico e Educao do Campo. Educao, v.33, n.1, p. 93-106, jan/abr.2008. Disponvel em: http://www.ufsm.br/ce/revista. Acesso em: 16 ago.2009. MOHR, Naira Estela R; VENDRAMINI, Clia R. A formao tcnico-profissional no contexto do MST. Educao, v.33, n.1, p.107-126, jan./abr. 2008. Disponvel em: http://www.ufsm.br/ce/revista. Acesso em: 16 ago.2009. MOLINA, Mnica Castagna; JESUS, Sonia Meire S. Azevedo de (org.), et.al. Educao do Campo: contribuies para a construo de um Projeto de Educao do Campo.vl.5. Braslia/DF: INCRA:MDA,2004. MUNARIN, Antonio. Trajetria do movimento nacional de educao do campo no Brasil. Educao, v.33, n.1, p. 57-72, jan/abr.2008. Disponvel em: http://www.ufsm.br/ce/revista. Acesso em: 16 ago.2009. SANTOS, Claride Aparecida de (org.), et.. al. Educao do Campo: polticas pblicas. Vl.7. Braslia/DF: INCRA:MDA,2008. SOUZA, Maria Antnia de. Educao do campo: polticas, prticas pedaggicas e produo cientfica. Educao e Sociedade. Campinas, v.29, n. 105, p.1089-1111, set./dez.2008. Disponvel em: http://www.scielo.br/pdf/es/v29n105/v29n105a08.pdf. Acesso em: 16 ago.2009. __________. Educao do campo: propostas e prticas pedaggicas do MST. Petrpolis,RJ: Vozes, 2006.

Potrebbero piacerti anche