Sei sulla pagina 1di 12

O Jeitinho Brasileiro uma forma de corrupo?

Por Pense e Exista

Seguindo os posts sobre corrupo, temos agora a discusso sobre o famoso jeitinho brasileiro. Ele uma forma de corrupo? Ao pesquisar o termo na internet encontrei milhares de respostas. Algumas delas bem interessantes, que utilizarei aqui para embasar nossa discusso. () O que levamos desta vida intil Tanto vale se A glria, a fama, o amor, a cincia, a vida, Como se fosse apenas A memria de um jogo bem jogado E uma partida ganha a um jogador melhor A glria pesa como um fardo rico, A fama como a febre, O amor cansa porque a srio e busca, A cincia nunca encontra, E a vida passa e di porque o conhece O jogo de xadrez Prende a alma toda, mas perdido, pouco Pesa, pois no nada () Ricardo Reis (Fernando Pessoa) Comeo com uma poesia de Fernando Pessoa. Ela inicia tambm um artigo de Fernando C. Prestes Motta e Rafael Alcadipani sobre o jeitinho. O artigo descreve uma situao do jeitinho bastante ilustrativa. Vejamos: Sujeito a quase um ano desempregado, casado, trs filhos, vivendo do dinheiro de faxinas espordicas da mulher, descobre que uma loja est precisando de carregador. Vai at a loja, conversa com o dono, que gosta muito dele. Existem mais 13 pessoas na busca pela vaga. Depois de conversar com a esposa do dono da loja, consegue o emprego. Para tanto, precisa estar na loja no dia seguinte s 8 horas com a carteira de trabalho, caso contrrio, perde a vaga.

Volta para casa feliz e contente com o emprego conquistado. Procura a carteira de trabalho e, para seu desespero, percebe que a perdeu. Como precisa do documento impreterivelmente no dia seguinte, vai Junta do Trabalho para fazer um novo. Vale destacar que a maioria dos rgos governamentais do servio pblico no Brasil parece retirada de um conto de Kafka, tamanha a lentido e a burocracia que apresenta. L chegando, aps ficar duas horas e meia na fila para ser atendido, a funcionria, com um mal humor mpar, informa que o documento somente ficar pronto dentro de um ms, j que esse o procedimento padro pelo qual todos, sem excees, devem passar. Nosso personagem fica desesperado e conta toda sua histria, com rigor de detalhes, para a funcionria. Ela pra, pensa, repensa e discute, fala que no tem como Mas, depois da persistncia de nosso ex-desempregado, passa o caso dele na frente de todos os demais e consegue a carteira de trabalho em 45 minutos. Ele agradece e vai embora feliz. Para ns, brasileiros, deu-se um jeitinho para o ex-desempregado. O jeitinho brasileiro o genuno processo brasileiro de uma pessoa atingir objetivos a despeito de determinaes (leis, normas, regras, ordens etc.) contrrias. No blog Crticas e Reflexes, temos a definio de jeitinho como: a malandragem histrica do nosso povo. Malandragem com a qual temos contato desde pequenos e ouvimos constantemente nos meios de comunicao e, indiretamente, presenciamos nos atos das pessoas. H quem tenha orgulho do jeitinho, que por ser to comum, at prefiro omitir as aspas. No entanto, a idia do malandro est associada esperteza, como se houvesse algo de esperto em dizer odeio poltico ladro, mas se estivesse no poder, tambm roubaria. O cidado heroicamente afirma que tem orgulho de ser brasileiro e por isso naturalmente faz uso do jeitinho, mas no percebe que esta marca nacional uma das impulsoras do nosso regresso. Por falar em malandragem, no podemos deixar de lembrar do nosso Z Carioca, papagaio Jos Carioca, criado no comeo da dcada de 40 pelos estdios Walt Disney em uma turn pela Amrica Latina, que fazia parte dos esforos dos Estados Unidos para reunir aliados durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Que saudade do z lia muitos gibis com suas histrias Roberto Damatta, no artigo da Revista de Histria da Biblioteca Nacional, escreve que o jeitinho se confunde com corrupo porque desiguala o que deveria ser tratado com igualdade.

J Leonardo Avritzer, tambm na mesma revista, destaca, alm da posio de Roberto Damatta, o lado positivo da capacidade de adaptao em diferentes situaes. Isso d ao pas uma flexibilidade poltica e uma capacidade de inovao desejveis. Alis essa uma das caractersticas (a do jeitinho) mais reconhecidas nos CEOs brasileiros em todo mundo. Ainda no sei o motivo de estarmos to atrs no ranking de inovao no mundo. Segundo a revista The Economist, o Brasil fica em 49 posio. Com a 6 maior economia mundial, acho que poderamos estar melhores classificados. No Blog Mula sem Cabea: (Des)construindo o existir escreve um texto interessantssimo que menciona a posio de Alberto Guerreiro Ramos, que o jeitinho uma categoria central da sociedade brasileira. No que ele atribua a um carter exclusivamente do Brasil. Ele define o jeitinho, e outros mecanismos, como processos crioulos caractersticos de povos latino-americanos. Essa caracterstica, o jeitinho, segundo Guerreiro, resultado de uma discrepncia existente entre nossas instituies sociais, polticas e jurdicas e as prticas sociais, isto , entre o que est prescrito, regulamentado, e as prticas reais tanto do Governo como da sociedade. Quanto ao aspecto histrico do jeitinho, estaria ligado ao que alguns historiadores chamam de feudalismo tardio, caracterstica comum em vrios pases da Amrica Latina. Nas relaes feudais, havia uma profunda desigualdade jurdica, sendo que as leis s eram aplicadas com rigores aos servos e vassalos, enquanto que havia uma flexibilidade para a elite da poca. Nenhuma novidade, n?! Porm, alguns autores defendem que a questo da desigualdade no sistema jurdico no est obrigatoriamente numa estrutura feudal mas sim numa viso hierrquica do mundo. E o blog da Mula continua: Existem variados fatores que explicam o fato do jeitinho brasileiro ser tal como , mas nenhum deles justificaJ se perguntaram por que existem tantos corruptos no poder? J se perguntaram por que quem no est no poder gostaria de estar para fazer seu pde- meia? Porque somos um povo corrupto, que formou um Estado corrupto e que hoje ainda acredita que a corrupo faz parte do processo de progredir, aceitando como verdade absurdos do estilo Rouba mas faz alguma coisa. A funo do cidado fazer isso, alguma coisa, ele pago para isso e no para enriquecer s custas do trabalho rduo de um povo inteiro. Pera a, se um cidado em uma empresa rouba, o cara ta ferrado. J era! Se um cara faz alguma trangresso no Japo, tempos depois o cidado se mata. Se um cara no Brasil rouba uma nao inteira, afastado, anos depois ele vira senador e tem grande influncia nos crculos do poder. Somos corruptos, volto a frisar isso novamente, principalmente ns cidados justos e honestos por vermos essa palhaada no pas inteiro e nada fazermos alm de dizer que muito maior que ns

Lembro mais uma vez a frase de Gandhi que diz que devemos ser a mudana que queremos ver no mundo. Se continuarmos com o jeitinho, os polticos iro continuar com o jeitinho deles. No posso deixar de terminar o post com o texto que se segue, retirado tambm do Blog acima citado: No estar na hora de transformar o jeitinho brasileiro em o jeito do Brasil? Um jeito que representa um povo sofrido, esmagado por uma elite local e estrangeira corrupta, mas que, acima de tudo, um povo cordial, alegre, que ri das prprias desgraas e nunca perde a f que as coisas vo melhorar, mesmo quando no existe nem ao menos um lampejo de luz no final do tnel. Um povo guerreiro que nunca abandona a peleja levando consigo, somente, a esperana aquela que nunca morre No preciso dizer mais nada n. Boas Reflexes. Faa algo pelo mundo hoje: no d jeitinho.

O jeitinho brasileiro
Robson Stigar Introduo Embora o termo "Jeitinho Brasileiro" seja muito utilizado no nosso cotidiano, quase no se dispe de bibliografias que tratem do assunto. Isto se explica pelo pouco interesse que o tema desperta entre os pesquisadores, como socilogos, antroplogos, psiclogos etc. Foi ento que resolvemos nos utilizar principalmente da investigao scio -antropolgica de Lvia Barbosa que realiza uma leitura crtica de algumas produes anteriores dela - para tentar detectar alguns aspectos importantes e relevantes dessa prtica social conhecida e legitimada por todos os segmentos sociais.Claro que tambm outras bibliografias de autores como Gilberto Freyre, Srgio Buarque de Holanda e outros, tambm foram utilizados para melhor dar suporte discusso. As questes fundamentais que sero levantadas e analisadas por Lvia Barbosa seriam as seguintes: Porque o drama do jeitinho est relacionado com o subdesenvolvimento e se transformando em paradigma de nossa identidade? Segundo, se o jeitinho um mecanismo de ajuste, por que a sociedade brasileira lana mo deste em determinadas situaes? E em terceiro lugar, por que nas ltimas dcadas com todo o desenvolvimento e avano da tcnica, da indstria, da racionalidade, o jeitinho est to presente nos meios de comunicao e no nosso cotidiano? Para ela, a resposta a essas questes est na adoo de uma perspectiva que privilegia o significado simblico, isto , deve-se desvendar o sentido real desse mecanismo e qual o valor que lhe atribudo. Assim, deve-se partir de uma anlise na qual o jeitinho existe enquanto uma categoria nativa de identidade social e nacional que identifica determinados espaos e mecanismos situados entre o legal e o ilegal. Essas so as discusses que pretendemos realizar no decorrer do presente trabalho. Formalismo e Jeitinho Em sua obra "Administrao e Estratgia de Desenvolvimento" (1966), o autor afirma que "o jeitinho uma categoria central da sociedade brasileira" (p.12).Mas no que ele atribua a um carter nacional, mesmo porque o jeitinho e outros mecanismos que ele denomina de "processos crioulos" tambm so caractersticos de outros povos latino-americanos. Essa afirmao deixa claro que para Guerreiro esses processos so comuns a vrios pases porque possuem uma mesma raiz: o formalismo. O formalismo seria uma estratgia de sobrevivncia dessas sociedades, no sentido de superar uma fase de subdesenvolvimento na qual se encontram. E segundo Guerreiro, os pases que se utilizam desse mecanismo as tenses sociais existentes podem ser adiadas atravs da criao de leis e decretos que impliquem em modificaes formais de aspectos sociais, polticos e econmicos. Essa caracterstica seria ento resultada de "uma discrepncia existente entre nossas instituies sociais, polticas e jurdicas e as prticas sociais", isto , entre o que est prescrito, regulamentado e as prticas reais do governo como da sociedade. A partir de mudanas principalmente do ponto de vista social e econmico - as sociedades latinoamericanas alcanariam o desenvolvimento. Principalmente com o processo de industrializao, que acarreta o surgimento de classes sociais diferenciadas, exigindo assim, do Estado a adoo de normas e leis mais eficazes. Somente com estes procedimentos e com o predomnio da racionalidade nas relaes sociais, chegar-seia a adoo de estruturas legais mais realistas, fatores imprescindveis para o desenvolvimento de um pas. Ainda baseando-se em argumentos acima citados, o autor diz acreditar que o jeitinho estaria condenado ao desaparecimento. No caso da sociedade brasileira, o jeito j teria sido mais comum, mas hoje cara em

desuso. Isto porque ele acredita que fatores que influenciariam a continuidade dessa categoria, como o imprio dos cls e das famlias nas sociedades, estaria comprometido. Outro fator de influncia que colaboraria para o desaparecimento do jeitinho seria a crescente impessoalidade das relaes sociais, fruto direto do processo de industrializao da sociedade brasileira. Outra crtica feita por Lvia, o fato de o autor relacionar jeitinho com a questo do subdesenvolvimento social e econmico, principalmente tratando-se do processo de industrializao, deixando de lado a complexidade do ingresso do Brasil ao processo de desenvolvime nto. Pois ele se d no eixo oposto da racionalidade e do econmico, isto , o sistema burocrtico baseado em critrios diversos que se deixam influenciar por relaes e valores de ordem impessoal. Ao contrrio do que afirma Guerreiro, o jeitinho est longe de ser fruto de "estruturas de relaes arcaicas, familiares clnicas e pr-industriais", e que por este motivo estaria fadado ao desaparecimento. O que percebemos que ainda nos dias de hoje o jeitinho permanece presente "nos domnios urbanos e impessoais, onde impera a representao da racionalidade e a igualdade" (p.14). Ele nasce do encontro da regra impessoal com a pessoalidade do sistema. No ensaio A Tcnica e o Riso, o Senador Roberto de Oliveira Campos (1966) traa um paralelo entre as sociedades de origem anglo-sax e as latinas e constata trs diferenas bsicas: o namoro nas sociedades latinas - para a qual as sociedades anglo-saxs nem mesmo tm um termo lingstico; a existncia da Rua como local de sociabilidade - para os latinos - e a existncia do "jeitinho". Para ele "o jeitinho no uma instituio legal e nem ilegal" (p.14), ela simplesmente o que ele ir chamar de sistema "paralegal", e que precisa-se levar em conta a existncia de trs fatores principais que esto ligados s suas razes. O aspecto histrico seria para Roberto Campos um fator de origem para o jeitinho. Este estaria ligado ao fato do feudalismo ter perdurado por muito mais tempo nos pases latinos. Nas relaes feudais, havia uma profunda desigualdade jurdica, sendo que as leis s eram aplicadas com rigores aos servos e vassalos, enquanto que havia uma flexibilidade para a elite da poca. O segundo ponto diz respeito forma como as duas sociedades encaravam a questo da lei, e esta seria outra justificativa do autor para a causa do aparecimento do jeitinho. Por exemplo, para o povo Ingls a lei vista como uma "cristalizao dos costumes", enquanto que para os latinos "o Direito Civil um sistema apriorstico e formal de relaes" (p.14). Isto , desde seus primrdios, as leis foram normativas, regulamentadas, formalizadas. Mas no final das contas acabam por criar um descompasso entre o comportamento e a norma. Ou seja, o indivduo acaba descumprindo a lei como uma condio de sobrevivncia e de preservao do corpo social. Outra causa estaria ligada ao cunho religioso. Segundo o autor o protestantismo anglo-saxo, nascido sobre o signo do revisionismo, contm em si um carter utilitrio e complacente. Ao passo que as sociedades latinas regidas pelo catolicismo dogmtico e de rgidos controles ticos e morais, possui uma maior plasticidade de adaptao ao desenvolvimento dos povos e das instituies. No entanto, o protestantismo ao invs de recorrer ao mecanismo do jeitinho, procura evitar a tenso social atravs da modificao de normas ticas, ao passo que "o dogmatismo catlico cria condies para o surgimento do jeitinho" (p.15) como vlvula de escape e como forma de contornar as tenses sociais. Por ltimo o autor acredita que "esta instituio paralegal", no pode ser amputada da sociedade, pois se isso viesse a acontecer "teramos uma grande tenso social". Lvia Barbosa afirma que esta obra, mesmo no tendo sido baseada em uma pesquisa emprica, nos traz problemas recorrentes para a anlise sobre o jeitinho. No entanto, preciso apontar algumas observaes. Em primeiro lugar o autor acredita que o jeitinho caracterstica exclusiva e comum dos pases latinos. Mesmo que existam situaes que "se paream ao jeito, em pases como Espanha, Portugal e Itlia, no

significa que seja o prprio" (p.15). Isto porque, a autora acredita que para existir o jeitinho preciso que "haja uma escolha social, em peso social atribudo a esse tipo de mecanismo" (p.15). E mais ainda, quando utilizamos dessa instituio para definir o estilo de uma determinada populao, que a usa como mecanismo para lidar com certos problemas sociais - que o caso do Brasil, alm de caracterizar uma situao especfica, "isto ir apresentar-se como um elemento de identidade social" (p.16). As consideraes feitas sobre "as prticas feudais", Lvia argumenta que elas no se deram da mesma forma em todos os pases, principalmente tratando-se de Portugal. E parece que a questo da desigualdade no sistema jurdico no est obrigatoriamente numa estrutura feudal "mas sim numa viso hierrquica do mundo" (p.16). Parece que o estatuto do jeito s tem funo significativa quando as excees desaparecem do sistema legal e esse adquire uma roupagem universalizante, enquanto a prtica social continua a legi timar tratamentos diferenciados dos homens entre si e perante a lei. Com relao s razes religiosas apontadas por Roberto Campos, Lvia somente acrescenta algumas sugestes. Ela utiliza-se de argumentos weberianos (em a tica Protestante e o Esprito do Capitalismo) para concordar quanto questo da plasticidade do catolicismo e a rigidez do protestantismo. O rompimento de Lutero com a Igreja catlica deu-se justamente por conta dessa "tolerncia" do catolicismo. No caso do protestantismo deve haver uma coerncia nos valores aplicados tanto em casa, na rua, no trabalho, enfim implica numa prtica social mais uniforme. J o dispositivo da confisso e do perdo refora essa prtica social mais malevel que historicamente caracterizou o catolicismo. Juntamente com a absolvio e a penitncia a vivncia dos fiis abrandada, no havendo necessidade de uma coerncia permanente de condutas. Do ponto de vista da autora, o dogma catlico no o que orienta o cotidiano dos fiis, discordando assim de Roberto. Ela acredita que exemplos como os dez mandamentos, os sacramentos, os santos e etc que dariam diretrizes bsicas na conduo da vida do fiel catlico.

Adaptao ao Inesperado.
Em Interpretao da Realidade Brasileira (1973) Joo Camilo de Oliveira Torres analisa o jeito como uma maneira de ser tipicamente brasileira, condicionada por fatoresparticulares e histricos que nos moldaram nesta filosofia de vida. O autor identifica dois tipos, o jeito prtico e o terico. O primeiro se traduz na capacidade de adaptao a situaes difceis ou inesperadas; e o segundo embora mencionado nesta classificao, no torna a aparecer em seu texto, portanto ficamos sem saber a que o autor se referia. Segundo Oliveira Torres o jeitinho brasileiro incorpora vrias causas, podemos encontra-las no tipo de formao que recebemos como tambm nos desafios encontrados aqui pelos colonizadores. Encontra -se, como enfatiza o autor, na formao humanstica dada pelos jesutas, mas tambm na crena brasileira nos dons naturais e nas qualidades inatas das pessoas. Oliveira tambm traa um paralelo com o tipo de imigrao que ocorreu nos Estados Unidos, l este processo aconteceu ocorreu em grupos familiares que adaptaram sua cultura ao novo Pas. Ao passo que aqui a migrao era feita por indivduos isolados e que aqui tiveram que se adaptar aos costumes locais. Tambm a mestiagem vista neste prisma como fator a influenciar este trao do nosso "carter", porm, embora use de variadas formas de abordagem, Oliveira peca pela superficialidad ao no aprofundar e e desenvolver suficientemente suas teses, o que torna impossvel o estabelecimento de uma ligao entre tudo o que foi dito com as reais causas do jeitinho brasileiro. Outra parte forte geradora do jeitinho pode ser encontrada no "carter portugus", que segundo o autor, possui uma "tolerncia com a corrupo", j famosa na Europa desde o sculo XVII. Essa tolerncia com a corrupo pode ser encontrada na prpria imagem dos polticos hoje, como observa o autor ao citar o slogan de Ademar de Barros, interventor e governador de so Paulo: "Rouba, mas faz". Isso gera um subproduto: uma baixa expectativa de servio pblico honesto.

Outro aspecto do carter portugus seria a falta de "responsabilidade civil", que se resume na nfase acentuada nas relaes pessoais de amizade, as obrigaes se impem acima da norma impessoal, abstrata e legal. Da o to conhecido ditado: "Aos amigos tudo, aos indiferentes nada, aos inimigos os rigores da lei" (p.22). Segundo as anlises de causas histricas o autor procura demonstrar que o jeito implica em "custos e benefcios" para a sociedade brasileira. Do ponto de vista econmico, o jeito provoca alocao de recursos, aumentando os custos da produo ou na m qualidade do produto, alm da injustia social ao permitir que certas empresas e indivduos no obedeam lei atravs do pagamento de gorjetas e de conexes familiares. Os aspectos corruptos do jeito "retardam tambm a eficincia administrativa", alm de causar prejuzo moral grande, expresso no desrespeito constante s leis. Tambm, pelo fato dessa instituio funcionar como vlvula de escape, ela acaba por impedir o surgimento de uma presso social efetiva que leve a mudanas to necessrias no nosso aparato legal e administrativo. Por outro lado, os benefcios do jeito podem ser encontrados nos aspectos em que ele proporciona um mecanismo mais eficiente no processo de desenvolvimento, ao permitir que se solucionem impasses legais e administrativos a um custo relativamente baixo. Mas o principal benefcio do jeito, segundo Rosen, que ele permite a uma sociedade em vias de desenvolvimento ganhar tempo para resolver seus problemas institucionais sem qualquer grande ruptura poltica ou social. Desse ponto de vista o jeito ento "tem sido de um valor incalculvel ao permitir que o sistema brasileiro opere sem conflitos violentos" (p.24). Primeiro por considerar o jeitinho apenas por um lado "aquele concernente a seu aspecto de instituio paralela ao nosso sistema jurdico e legal, a partir de uma classificao feita s categorias do autor sem referncia ao sistema de classificao local" (p.25). Tambm o que a evidncia emprica nos indica que o jeito , no sistema de classificao "nativo", diferente de corrupo. Pois existe um segmento de populao que no o v mantendo qualquer tipo de ligao com a corrupo. Se a afirmao de que existe uma ligao ntima entre esse mecanismo "paralegal" e uma prtica social corrupta envereda por um caminho de argumentos moralizantes. Ainda, segundo a observao de Lvia, o jeitinho brasileiro no s um mecanismo de ajuste realidade institucional brasileira, mas tambm um elemento de identidade social positiva e negativa. Ele percebido e reconhecido nos definindo como pas e como povo. Portanto, "longe de ser algo escuso, embaraoso, o jeitinho reconhecido, admitido, louvado e condenado" (p.26).

Recursos de Poder
De todos os trabalhos comentados, este o nico que se baseia em uma pesquisa emprica e que abandona as causas histricas do jeito como tema central, procura conjugar uma tica antropolgica e a teoria da administrao na anlise do jeitinho e tenta estabelecer suas ligaes com a estrutura de poder da sociedade brasileira. A tese central deste artigo que o jeitinho um recurso de poder, e baseia-se em argumentos tericos que vo de Guerreiro Ramos a Roberto DaMatta. Segundo Lvia Barbosa, todo este trabalho esta calcado numa pesquisa feita com vinte pessoas dos mais diferentes nveis sociais e que participavam, de alguma forma, de alguma instituio burocrtica. E que a concluso, baseada nesta pesquisa, pode ser resumida nos seguintes aspectos: Embora inove um pouco, este texto no desvenda muito mais acerca do tema, e muitas de suas concluses tambm so compartilhadas pelas opinies que o senso comum veicula a muito acerca desta faceta do povo brasileiro. O mapa social do jeitinho Brasileiro

Na pesquisa realizada por Lvia Barbosa sobre o jeitinho brasileiro, a pesquisadora entrevistou 200 pessoas em diferentes cidades do Brasil no perodo de 1984 a 1986. O trabalho de campo usou questionrios e entrevistas com os mais diferentes segmentos e faixas etrias da sociedade brasileira. Tambm foram utilizados jornais, rdio, televiso, msica popular e literatura. Entre os objetivos da pesquisa estavam: definir o jeitinho, seus domnios, seus idiomas, suas tcnicas, identificar seus principais personagens e estabelecer relaes que pudessem explicar o significado do jeitinho no interior da sociedade brasileira. Todos os entrevistados relataram que conhecem, praticam ou fazem uso das expresses jeitinho brasileiro ou dar um jeito. O jeitinho brasileiro algo universal dentro da sociedade brasileira. Alm do termo jeitinho, outros sinnimos so usados pelos entrevistados como quebra-galho, malandragens, jogo de cintura e ginga. Segundo a pesquisa o jeitinho utilizado desde por um simples faxineiro, at pelo presidente do pas, e a diferena entre um e outro seria o que cada um consegue mobilizar. O jeitinho foi definido como uma forma "especial" de se resolver algum problema ou situao difcil ou proibida; ou uma soluo criativa para alguma emergncia, seja sob a forma de burla a alguma regra ou norma preestabelecida, seja sob a forma de conciliao, esperteza ou habilidade. Para se fazer uso do jeito necessita-se de um acontecimento imprevisto e adverso aos objetivos do indivduo, e assim, preciso uma soluo rpida e eficiente para resolver o problema, ou seja, "especial". Definir o jeitinho de uma forma objetiva e com poucas palavras difcil devido s vrias formas de interpretar o assunto pelos entrevistados. O jeito se distingue de favor e corrupo por alguns fatores, mas estabelecer onde comea um e termina o outro com exatido difcil. Se o favor for considerado como algo positivo e a corrupo como algo negativo, o jeitinho estaria entre os dois, sendo visto tanto de uma perspectiva positiva como negativa. O que caracteriza a passagem de uma categoria para outra muito mais o contexto em que a situao ocorre e o tipo de relao existente entre as pessoas envolvidas, do que propriamente a situao em si. O favor implica em reciprocidade. Quem recebe um favor fica devedor de quem o fez e se sente obrigado a retribu-lo na primeira oportunidade. No jeitinho a reciprocidade criada de um outro tipo. A noo de que sempre que surge uma oportunidade as pessoas do um jeitinho, pois segundo dizem, hoje ele, mas amanh pode ser eu. O jeitinho se pede a qualquer um, j o favor no, necessrio que haja confiana entre as pessoas. O favor no envolve a transgresso de alguma norma ou regra preestabelecida, j o jeitinho quase sempre envolve algum tipo de infrao. O favor est ligado a um comportamento mais formal, as pessoas se conhecem a mais tempo,o jeitinho est ligado a um comportamento mais informal, as pessoas no se conhecem ou se conhecem a pouco tempo. Na prtica o jeito e o favor se encontram bem misturados. Pede-se a algum para quebrar um galho sem que nenhuma norma seja infringida, assim como se pede um favor a algum onde normas so infringidas. A diferena entre jeito e corrupo a existncia ou no de alguma vantagem material advinda da situao. A maioria das pessoas faz uso do jeitinho, sendo que os argumentos a favor da prtica eram calcados mais na experincia emprica das pessoas. E a minoria que no faz uso, diz que injusto, usando argumentos de cunho tico e moral. A burocracia o domnio do jeitinho. A burocracia teoricamente racional, impessoal, annima e faz uso de categorias intelectuais, j o jeito faz uso de categorias emocionais. Atravs do emocional, estabelecese um espao pessoal (jeito) no domnio impessoal (burocracia). De imediato sempre possvel fazer uso do jeito em qualquer domnio. Em alguns casos mais difcil como nas doenas e na morte. Os outros domnios onde difcil dar um jeito seriam aqueles em que o contato pessoal estaria excludo. Segundo a maioria dos entrevistados, o sexo um dos fatores que mais influi na obteno ou no do jeitinho. Quando a situao envolve pessoas do sexo oposto, as coisas ficam mais fceis. Quando a pessoa que se encontra na posio de dar o jeito for do sexo masculino, e a que vai receber do sexo feminino, a situao fica bem mais fcil para a mulher, pois fatores como o charme, a seduo e a paquera esto presentes. Alm disso, a mulher mais delicada e tem mais tato para lidar com esse tipo de situao.

Quando a situao envolve duas mulheres as coisas ficam mais imprevisveis, pois existe o lado da competio entre as mulheres, que dificultaria a realizao do jeito, assim como a questo da cumplicidade, que facilitaria a realizao do jeito. Quando a situao envolve dois homens no ocorrem tais problemas segundo os entrevistados, pois os homens no se discriminam entre si. No caso da situao envolver uma mulher na posio de ceder o jeito, o homem necessita ser muito hbil e simptico, pois as mulheres tm fama de serem rgidas e inflexveis no que diz respeito a infringir regras, apesar de envolver sexos opostos essa situao mais difcil de ser resolvida. A obteno do jeito exige que a pessoa seja simptica, cordial, humilde e principalmente, que saiba falar. Pessoas arrogantes, autoritrias, impositivas e grosseiras dificilmente conseguem alguma coisa.Termos como meu irmo(), amigo(a), companheiro(a) e querido(a) so muito usados na tentativa de se obter o jeito, e outro fator observado que ter bons argumentos ou dinheiro nem sempre suficiente. A tcnica utilizada na obteno do jeito procura envolver a situao com o emocional. A estratgia envolver emocionalmente a pessoa a respeito do problema a ser resolvido. Procura-se enfatizar a precariedade da situao em que nos encontramos e a necessidade urgente que se tem de resolv -la. Transferir a responsabilidade individual terceiros tambm utiliza para justificar o jeito. Quanto aos do personagens tpicos do jeitinho encontra-se o malandro, segundo os entrevistados ele considerado a personificao do jeitinho. O carioca em oposio ao paulista tambm considerado um personagem do jeitinho pelos entrevistados. O jeitinho Falado como um idioma, uma tcnica, aprovada por alguns e reprovada por outros, a qual leva as digresses sobre a sociedade brasileira e o modo de ser do povo brasileiro. O jeitinho pode ser classificado de duas maneiras, sendo uma atravs de um discurso positivo que o aprova, e a outra que usa um discurso negativo e o reprova. Os valores do discurso positivo esto vinculados a contextos e domnios paradigmticos quando se refere ao pas. O discurso negativo quando se refere s esferas polticas e econmicas evidencia distores institucionais e o aspecto negativo do jeitinho. Por outro lado o discurso positivo, quando se refere s relaes sociais, considerado como um mecanismo salutar, que humaniza as regras a partir da igualdade moral entre os homens e das desigualdades sociais. O discurso do jeitinho pode ocorrer de forma positiva, negativa ou um misto dos dois, dependendo do contexto a que a pessoa estiver se referindo: da prtica ou da representao. Na composio interna o discurso positivo utilizado por pessoas de nvel educacional inferior ao das pessoas que o usam o discurso negativo, os burgueses e universitrios. O discurso negativo se encaixa com perfeio em um conjunto de valores partilhado pela elite intelectual e poltica do pas e apresentado como discurso de vanguarda, de mudana, em resumo "moderno". Identidade Nacional Sabe-se que o Brasil foi um pas colonizado por portugueses, os quais invadiram toda uma cultura em virtude das intenes advindas dos ideais europeu. Com isso, nasce uma nao completamente heterognea que sofre constantes preconceitos pela sua falta de homogeneidade. Dessa maneira, importante analisar o processo de construo da nao, para isso, se faz necessrio compreender que a identidade social define-se como diferentes formas de percepo que se constroem no interior das sociedades delineando, assim, as caractersticas de um dado povo. As identidades sociais so, portanto, construes culturais que permeiam uma sociedade. O carter de identidade nacional surge quando essas diferentes classes de identidades sociais juntam -se para formar uma categoria nica de representatividade, nesse caso sua caracterstica homogeneizante. A partir do conhecimento da formao histrica do Brasil, percebe-se que grandes estudiosos contriburam para a formao de idias a respeito da questo que permeia essa discusso, a identidade nacional.

Gilberto Freyre, em "Casa Grande e Senzala" (1933), apresenta o marco inaugural da anlise da cultura brasileira, procurando caracterizar a famlia patriarcal, considerada como a clula da sociedade escravista colonial. Aborda a mestiagem como marca distintiva da civilizao brasileira, fator esse de extrema importncia para se compreender a formao hbrida da sociedade brasileira. A obra de Srgio Buarque de Holanda "Razes do Brasil" (1936) marca o incio de uma histria cultural madura e rigorosa do ponto de vista terico e metodolgico. As razes ibricas da tradio colonial brasileira so vistas sem trao de nostalgia ou grandeza, como entraves democracia; legou excessiva ruralizao e o personalismo.Razes do Brasil analisa os fundamentos do destino histrico brasileiro a partir de nossas origens europias, da colonizao, do personalismo e da falta de coeso social da nossa cultura. O homem cordial, descrito por Buarque, aquele generoso, de bom trato, que para confiar em algum precisa conhec-lo primeiro.Todos so amigos em todos os lugares. O rigor totalmente afrouxado.A intimidade chega a ser desrespeitosa; ex. Chamar pelo sufixo "inho", apelidos, etc. Nessa perspectiva, o Brasil constitui uma sociedade onde o Estado apropriado pela famlia, os homens pblicos so formados no crculo domstico, os laos familiares so transportados para o ambiente do Estado; o homem age mais pelo corao e tem medo de ficar sozinho. O que vem a se chamar de "Novos Tempos" o fato de a sociedade brasileira ter ainda um apego muito forte ao recinto domstico. H um grande desejo em alcanar prestgio e dinheiro sem esforo. A democracia, nesse sentido, um mal entendido. A revoluo brasileira um processo demorado por ter seu marco na abolio da escravatura, dessa forma, o Brasil pode ser definido como um pas pacfico e brando, o que para Buarque traduz-se numa cordialidade que dificilmente chegar revoluo. A cultura brasileira , na verdade, uma grande "mistura" de vrias culturas. E devemos nos orgulhar disto. a partir do estudo da formao do povo brasileiro que se chega s discusses sobre o "jeitinho brasileiro", fator que envolve uma anlise critica do agir do brasileiro; no entanto, discutir esses pressupostos requer cuidado e ateno para a prpria formao do povo brasileiro. Dessa forma, o que se vem discutindo a respeito do "jeitinho brasileiro" por Lvia Barbosa e Renato Ortiz refere-se justamente ao fato de existir no Brasil uma heterogeneidade cultural, a qual estabelece no prprio brasileiro uma forma de agir bastante cordial. No entanto, o fato de o Brasil ser um pas hibrido no justifica coloca-lo como subalterno ou inferior, uma vez que tal pressuposto nasce com o senso comum; se se partir de uma anlise crtica e embasada, logo, ser perceptvel compreender a formao do povo brasileiro luz de uma cultura heterognea, o que no permitir de forma alguma colocar o brasileiro num patamar inferiorizado. O contraste cultural no Brasil, portanto, rico pelos smbolos que carrega, necessrio desmistificar atitudes preconceituosas a respeito da construo de um pas e compreender que o hibridismo e sincretismo produzem novas formas de culturas e no culturas piores.

Concluso
notrio, a partir de toda a discusso arrolada, que o "jeitinho brasileiro", abordado por Lvia Barbosa, caracteriza-se como uma faceta essencial do brasileiro. No entanto, fica ntido na obra da autora o apontamento de um aspecto muito importante que a pesquisadora enfatiza: a distino entre os dois aspectos do "jeitinho", que tinham sido tratados at ento como uma nica coisa. Embora estejam interligados, eles no se equivalem. O primeiro "Dar um Jeitinho" - (tratado enquanto drama social) - o segundo o "Jeitinho Brasileiro" - (elemento tomado em determinados contextos para nos definir como pas e como povo). Nessa perspectiva, "dar um jeitinho" traduz-se num artifcio entre o "legal" e o "ilegal". Independentemente da situao, o "jeitinho", nesse caso, se manifesta como uma soluo harmoniosa, satisfatria num determinado momento, muitas vezes, ignorando a gravidade do problema. Em suma, numa sociedade viciada pela instituio do "jeitinho", aquilo que num sistema democrtico deviria se construir em direitos passa a ser favores. Noutro momento, Barbosa realiza um recorte histrico do Brasil procurando explicar os fenmenos culturais envolvidos que constroem a questo do "jeitinho brasileiro". Tal fator possibilita uma viso mais detalhada sobre o processo de formao do povo brasileiro, compreendendo a questo da mestiagem, bem como das seqelas de uma colonizao. Esses assuntos podem buscar maior preciosidade em detalhamentos com Gilberto Freyre e Srgio Buarque de Holanda,

estudiosos que, embora pertencentes a pensamentos antagnicos, realizam uma anlise histrica, contribuindo para o estudo sobre a questo da identidade nacional brasileira. Ao se compreender a problemtica do "jeitinho brasileiro" faz-se necessrio desmistificar conceitos reducionistas acerca de sua definio apontando para uma viso histrica de anlise percebendo, assim, que o jeitinho brasileiro encontra suas razes no cerne da construo da identidade nacional sendo, portanto, um fenmeno cultural que abarca uma formao social hbrida.

6. REFERNCIAS
BARBOSA, Lvia. O Jeitinho Brasileiro. Rio de Janeiro, Campus, 1992. BUARQUE, Srgio. Razes do Brasil. 26.ed. So Paulo: Companhia das Letras, 1995. MATTA, Roberto da. O que faz o brasil, Brasil? Rio de Janeiro: Rocco, 1986. FREYRE, Gilberto. Casa Grande & Senzala. Rio de Janeiro, Record, 2002. MRCIA, Kupstas (org.). Identidade nacional em debate. So Paulo: Moderna, 1997. ORTIZ, Renato. Cultura brasileira e identidade nacional. So Paulo: Brasiliense, 1985.

Leia mais em: http://www.webartigos.com/articles/6105/1/O-JeitinhoBrasileiro/pagina1.html#ixzz1Tn0PZsE0

Potrebbero piacerti anche