Sei sulla pagina 1di 34

LEI N 5116 DE 21 DE MARO DE 2011. INSTITUI O CDIGO DE OBRAS E EDIFICAES DO MUNICPIO DE BETIM E D OUTRAS PROVIDNCIAS.

O Povo do Municpio de Betim, por seus representantes, aprovou e eu, Prefeita Municipal, sanciono a seguinte Lei: CAPTULO I DISPOSIES PRELIMINARES Art. 1 - Esta Lei estabelece as disposies gerais que regulam a aprovao de projetos, o licenciamento de obras e a execuo, manuteno e conservao de obras no Municpio de Betim, sem prejuzo das normas estaduais e federais aplicveis. Art. 2 - So princpios bsicos desta lei: I - Conscientizar a populao sobre o exerccio da cidadania e dos direitos de vizinhana atravs de aes voltadas educao urbana; II - Modernizar os parmetros construtivos das edificaes, adequando-os s necessidades atuais, em especial aquelas voltadas preservao do meio-ambiente e aos direitos dos cidados; III - Definir as responsabilidades das partes envolvidas nos processos de licenciamento de obras no Municpio de Betim; IV - Garantir as liberdades individuais dos responsveis pela elaborao dos projetos licenciados e pela execuo das obras sem prejuzo dos interesses da coletividade; V - Normatizar e simplificar os procedimentos para o licenciamento das obras; VI - Promover e incentivar as melhorias sociais no Municpio de Betim atravs da regularizao das edificaes j consolidadas, em especial aquelas ocupadas pela populao mais carente. Art. 3 - So partes integrantes desta lei: I - Anexo I - Tabela de Infraes e Penalidades Cabveis; II - Anexo II - Modelo de Projeto Simplificado; III - Anexo III - Glossrio. CAPTULO II DAS RESPONSABILIDADES Seo I Do Profissional e Da Empresa Art. 4 - Somente profissional ou empresa legalmente habilitados podero projetar e construir. 1 - O profissional legalmente habilitado poder atuar individual ou coletivamente, como responsvel tcnico pela elaborao do projeto de edificao ou pela execuo da obra. 2 - O profissional responsvel de que trata o pargrafo anterior declarar e assumir sua responsabilidade em requerimento especfico. Art. 5 - A responsabilidade sobre projetos, instalaes e execues cabe, em sua totalidade, exclusivamente aos profissionais conforme as Anotaes de Responsabilidade Tcnica - ART. Art. 6 - So deveres dos responsveis tcnicos, nos limites das respectivas competncias:

I - Prestar informaes ao Municpio de forma correta e inequvoca; II - Elaborar os projetos em observncia s disposies previstas nesta lei; III - Executar obra licenciada de acordo com o projeto aprovado pelo Municpio e com a legislao vigente; IV - Cumprir as exigncias legais, tcnicas e normativas impostas pelos rgos competentes municipais, estaduais e federais, conforme o caso; V - Dar o suporte necessrio s vistorias e fiscalizao das obras, permitindo ao IPPUB o livre acesso ao canteiro de obras e apresentando a documentao tcnica sempre que solicitado. Art. 7 - A substituio ou a transferncia do responsvel tcnico dever ser comunicada ao Municpio em novo requerimento, imediatamente sua ocorrncia. Pargrafo nico - Caso a substituio ocorra durante a execuo da obra, a mesma dever ser interrompida at que outro profissional legalmente habilitado assuma a responsabilidade tcnica. Seo II Do Proprietrio Art. 8 - So deveres do proprietrio do imvel: I - Prestar informaes ao Municpio de forma correta e inequvoca; II - Providenciar os projetos e obras devidamente licenciados e executados por responsvel tcnico; III - Dar o suporte necessrio s vistorias e fiscalizao das obras, permitindo ao IPPUB o livre acesso ao canteiro de obras e edificao, apresentando a documentao tcnica sempre que solicitado; IV - Manter o imvel e seus fechamentos em bom estado de conservao; V - Manter a integridade do projeto aprovado e promover sua conveniente utilizao com manuteno das condies de salubridade e segurana, mesmo aps o vencimento da responsabilidade tcnica e a concluso da obra. 1 - O proprietrio declarar e assumir sua responsabilidade em requerimento especfico. 2 - O proprietrio ou seu representante legal dever comunicar aos rgos competentes do Municpio situao de risco iminente que comprometa a segurana e a sade dos ocupantes e de terceiros, assim como dever adotar providncias no sentido de san-las. 3 - A depredao por terceiro ou a ocorrncia de acidente no isentam o proprietrio da manuteno do bom estado de conservao do imvel e de seus fechamentos. 4 - As obrigaes previstas nesta lei para o proprietrio estendem-se ao possuidor do imvel, assim entendido como a pessoa fsica ou jurdica, bem como seu sucessor a qualquer ttulo, que tenha de fato o exerccio pleno ou no de usar e ocupar o imvel objeto da obra. Seo III Do Municpio Art. 9 - responsabilidade do Municpio, atravs do Instituto de Pesquisa e Poltica Urbana de Betim - IPPUB, aprovar os projetos, licenciar e fiscalizar a execuo das obras, certificar a concluso das mesmas e aplicar as penalidades cabveis, visando ao cumprimento da legislao vigente, no se responsabilizando por qualquer sinistro ou acidente decorrente de deficincias do projeto, da execuo ou da utilizao da obra ou da edificao concluda.

1 - Caber ao IPPUB apenas a aprovao do projeto da edificao conforme descrito nos arts. 15 e 16, no procedendo aprovao de projetos complementares, entendidos como aqueles no necessrios constatao de conformidade da edificao perante o Plano Diretor de Betim, as leis de parcelamento, uso e ocupao do solo, o Cdigo de Posturas e as demais exigncias contidas nesta lei, conforme o caso. 2 - O IPPUB poder fiscalizar as edificaes de qualquer natureza, aps a concesso da Certido de habite-se e baixa de construo, visando a garantir o disposto no inciso V do art. 8 sem prejuzo das sanes cabveis. CAPTULO III DA APROVAO DE PROJETOS E LICENCIAMENTO DE OBRAS Seo I Disposies Gerais Art. 10 - A execuo das obras pblicas ou privadas de edificaes condicionada obteno de licena outorgada pelo IPPUB, precedida da aprovao dos respectivos projetos e do pagamento das taxas pblicas pertinentes. 1 - Esto sujeitas aprovao de projeto de edificao e ao licenciamento as obras de: I - construo; II - modificao. 2 - Esto sujeitas apenas ao licenciamento as demolies, a construo de muros de arrimo e as reformas e obras de infra-estrutura particulares que interfiram na vizinhana e em reas pblicas, devidamente acompanhadas pelo responsvel tcnico nos termos desta lei. 3 - O processamento do pedido de licenciamento para obras pblicas ter prioridade sobre quaisquer outros pedidos de licenciamento. Art. 11 - Esto dispensadas da aprovao de projeto e do licenciamento as seguintes obras: I - Construo de muros; II - Instalao de canteiro e barraco de obras em obras licenciadas, desde que no ocupem rea pblica; III - Modificaes internas s unidades residenciais e no-residenciais que no gerem alterao da rea construda, nos termos da Lei de Uso e Ocupao do Solo; IV - Reformas, exceto as que se enquadram no 2 do art. 10; V - Instalao de grades de proteo; VI - Construo de abrigos para animais domsticos; VII - Centrais de GLP, casa de bombas e afins; VIII - Escadas e rampas descobertas sobre terreno natural, respeitados os parmetros da legislao vigente; IX - Impermeabilizao de lajes; X - Instalaes provisrias como estande de vendas, circos e afins,desde que no ocupem rea pblica. Pargrafo nico - A dispensa da aprovao do projeto no desobriga o interessado do cumprimento das normas pertinentes, nem da responsabilidade penal e civil perante terceiros. Seo II

Das Informaes Bsicas Art. 12 - Qualquer cidado poder solicitar junto ao IPPUB as informaes bsicas do terreno ou lote, que consistem nos parmetros urbansticos e construtivos legais, bem como a certido de rea, limites e confrontaes do terreno. Pargrafo nico - O IPPUB dever fornecer as informaes bsicas no prazo mximo de 15 (quinze) dias contados da solicitao. Seo III Da Aprovao de Projeto Subseo I Disposies Gerais Art. 13 - A aprovao de projeto de edificao dar-se- via procedimento administrativo, mediante pagamento das taxas e preos pblicos correspondentes e do atendimento s disposies estabelecidas nesta Lei e na legislao urbanstica vigente. 1 - So documentos indispensveis para abertura do procedimento: I - Requerimento de abertura conforme descrito no 2 do art. 4 e 1 do art. 8; II - Registro do imvel atualizado ou ttulo de domnio, pleno ou til, de posse, sob qualquer modalidade, em nome do interessado, com firma reconhecida em cartrio e acompanhado do registro do imvel atualizado; III - Cpia de documento de identidade do proprietrio ou possuidor; IV - ART-CREA do projeto arquitetnico assinada e quitada; V - Uma via do projeto da edificao; VI - Memria de clculo das reas construdas e permeveis. 2 - O IPPUB poder solicitar documentao complementar, dentre outras: I - Levantamento planialtimtrico, com curvas de nvel de 1 (um) em 1(um) metro, indicao de divisas, nveis em suas extremidades, locao e especificao de construes existentes, espcies arbreas, corpos d'gua e suas reas de preservao e demais elementos naturais, para terrenos: a) Com reas iguais ou maiores que 5.000m (cinco mil metros quadrados); b) Com declividades superiores a 15% (quinze por cento); c) No indicados em planta cadastral de parcelamento aprovado pelo Municpio; d) Nos casos previstos no art. 23 desta Lei. II - Contrato ou estatuto social quando o proprietrio for pessoa jurdica; III - Documento de concessionrias de vias, dutos e outros quanto s faixas de domnio e no-edificantes; IV - ART-CREA do levantamento planialtimtrico, dos projetos de iluminao e ventilao artificiais, de combate e preveno ao incndio e pnico e de equipamentos de transportes mecanizados, conforme o caso; V - Licena ambiental, nos termos da legislao em vigor. 3 - No sero passveis de aprovao, projetos cujos imveis possuam dbitos com o errio municipal. Art. 14 - Para atender aos interesses da coletividade, o projeto de edificao dever estar em rigorosa conformidade com as prescries desta lei, com as demais normas urbansticas do Municpio e com as estabelecidas pela Associao Brasileira de Normas Tcnicas - ABNT.

Pargrafo nico - O IPPUB definir, por meio de Portaria, o padro de representao grfica de projetos de aprovao e licenciamento, no prazo de 90 dias aps a entrada em vigor desta lei. Art. 15 - Do projeto de edificao dever constar, obrigatoriamente: I - Planta da localizao da edificao no terreno, na escala de 1:200, que registre as dimenses do terreno, a indicao das vias e lotes confrontantes, as dimenses, posio e projeo total da edificao relativamente s linhas de divisa do terreno, constando cotas dos afastamentos de todos os elementos salientes e reentrantes e as reas permeveis; II - Perfis longitudinais e transversais do terreno, na escala de 1:200, que contenham os nveis de suas extremidades e dos pontos onde a edificao venha a encostar nas divisas; III - Plantas dos pavimentos, na escala de 1:50, que indiquem os destinos de cada pavimento e compartimento e suas dimenses, as espessuras das paredes, as esquadrias e vos, a rea construda do pavimento, as dimenses e fechamentos do terreno, os afastamentos devidamente cotados, as reas permeveis e de estacionamento, o passeio e o rebaixo do meio-fio, os nveis de piso e do terreno, os acessos e circulaes e qualquer elemento necessrio ao atendimento desta lei; IV - Cortes longitudinais e transversais, na escala de 1:50, convenientemente cotados, contendo a altura dos ps-direitos, dimenses das esquadrias e aberturas de iluminao, altura das barras impermeveis, nveis de piso, a altura total da edificao bem como suas alturas nas divisas quando houver; V - Planta de cobertura, na escala de 1:100; VI - Elevaes externas, na escala de 1:50, incluindo pelo menos as fachadas, muros e gradis voltados para os logradouros pblicos. Art. 16 - Do projeto de edificao simplificado, assim considerado as edificaes unifamiliares, multifamiliares horizontais com acessos independentes para o logradouro pblico, industriais e de propriedade da Administrao Pblica, dever constar, obrigatoriamente: I - Planta de localizao da edificao no terreno, na escala de 1/100, que registre a posio e as dimenses da edificao relativamente s linhas de divisa do terreno, as cotas de recuos de todos os elementos salientes e reentrantes, as reas permeveis, a indicao das vias e lotes confrontantes e o rebaixamento do meio-fio; II - Perfis transversais e longitudinais do terreno, na escala de 1/200, que contenham os nveis de suas extremidades e dos pontos onde a edificao venha a encostar nas divisas; III - Elevaes necessrias para a indicao de todas as alturas nas divisas e da altura total da edificao, na escala de 1/50; IV - Memria de clculo das projees de cada pavimento, na escala de 1/100, com a respectiva indicao da quantidade de cmodos. 1 - Outros elementos grficos que venham a ser apresentados no projeto das edificaes mencionadas no caput no sero analisados e no recebero aprovao por parte do IPPUB, sendo os mesmos destinados apenas para arquivo. 2 - O Anexo II desta lei apresenta o modelo de projeto simplificado descrito no caput. Subseo II Procedimento de Anlise de Projetos Art. 17- A anlise do projeto de edificao levar em conta os parmetros que afetam a paisagem urbana e a qualidade de vida da coletividade, em especial: I - Coeficiente de aproveitamento; II - Cota de terreno por unidade habitacional; III - Taxas de ocupao e permeabilidade; IV - Afastamentos frontais, laterais, de fundos e entre edificaes;

V - Altura na divisa e da edificao; VI - reas de estacionamento; VII - Iluminao e ventilao dos compartimentos; VIII - Circulaes verticais e horizontais coletivas; IX - P-direito; X - Acessibilidade; XI - Demais parmetros definidos no Captulo V desta lei, conforme o uso da edificao. 1 - A aprovao do projeto ser deferida com base nos documentos apresentados e projetos devidamente elaborados pelo responsvel tcnico, de acordo com a legislao vigente. 2 - A anlise dos projetos por parte do IPPUB ser precedida de uma pr-anlise, cujo resultado ser devidamente retratado em documento especfico. Art. 18 - Para a anlise do projeto, o IPPUB poder solicitar manifestao dos rgos e unidades da Administrao Direta e Indireta do Municpio envolvidos na aprovao, conforme o caso. Pargrafo nico - Compete ao Responsvel Tcnico pelo projeto da edificao providenciar a manifestao dos rgos estaduais e federais, bem como das concessionrias de servios pblicos que devero se pronunciar acerca da aprovao do projeto. Art. 19 - O prazo mximo para o Municpio concluir a anlise do projeto, aprovando ou emitindo laudo acerca das ofensas s normas e erros tcnicos cometidos, de at 45 (quarenta e cinco) dias, contados da data de seu protocolo. 1 - O responsvel tcnico e o proprietrio devero ser comunicados, por escrito, das decises proferidas. 2 - Esto includos nos prazos determinados neste artigo os dias que se fizerem necessrios para manifestao de todos os rgos e unidades da Administrao Direta e Indireta do Municpio envolvidos na aprovao. Art. 20 - Os projetos que estiverem em desacordo com a legislao vigente ou contiverem erros tcnicos devero ser corrigidos pelo responsvel tcnico, conforme laudo, e reapresentados ao IPPUB para anlise, no prazo de 45 (quarenta e cinco) dias, a partir da data de notificao para as correes, sob pena de indeferimento. 1 - Ao IPPUB compete verificar as correes apresentadas de que trata o caput, no prazo de 25 (vinte e cinco) dias, contados de sua apresentao, podendo aprovar ou emitir novo laudo, ocasio em que ser concedido o prazo de 25 (vinte e cinco) dias para a realizao das novas correes por parte do responsvel tcnico, sob pena de indeferimento do pedido de aprovao. 2 - Das correes de que trata o pargrafo anterior, caber ao IPPUB, no prazo de 25 dias, emitir deciso final do pedido de aprovao do projeto, aprovando ou indeferindo. Art. 21 - Decorridos os prazos previstos para o Municpio sem que as anlises sejam proferidas, o proprietrio poder notificar o Presidente do IPPUB para solicitar, no prazo de 15 (quinze) dias as suas decises. 1 - Esgotado o prazo previsto no caput sem que haja a deciso do IPPUB, fica o responsvel tcnico autorizado a dar incio obra, mediante notificao ao Presidente. 2 - O disposto no pargrafo anterior no isenta o proprietrio e o responsvel tcnico pela obra do cumprimento do disposto nesta lei e na legislao pertinente, bem como da sujeio s penalidades previstas no Anexo I desta lei.

Art. 22 - Cada projeto ser distribudo a um nico servidor, que ficar responsvel por toda a anlise at sua concluso. Pargrafo nico - Poder haver transferncia da anlise do projeto a outro servidor nos seguintes casos: I - afastamento legal do servidor que efetuou a anlise anterior; II- por determinao expressa do Presidente do IPPUB. Art. 23 - Na aprovao do projeto podero ser aceitas divergncias entre as dimenses do lote, do conjunto de lotes ou do terreno constantes da planta de aprovao do parcelamento em relao ao levantamento planialtimtrico, respeitadas as dimenses do logradouro pblico. 1 - Constatada a divergncia, os parmetros definidos na Lei de Uso e Ocupao do Solo e nesta lei sero aplicados da seguinte maneira: I - De acordo com o levantamento planialtimtrico se este apontar dimenses menores que as constantes da planta do parcelamento aprovada; II - De acordo com planta do parcelamento aprovada se as dimenses constantes do levantamento planialtimtrico estiverem maiores que ela. 2 - Para o clculo do potencial construtivo e da taxa de permeabilidade definidos pela Lei de Uso e Ocupao do Solo vigente, na hiptese descrita no inciso I do 1 deste artigo prevalecer a rea constante da planta de parcelamento aprovada. 3 - Para fins do disposto no caput os lotes ou terrenos adjacentes devem estar includos em planta de parcelamento aprovada pelo Municpio e apresentar as divisas divergentes consolidadas. 4 - Para fins do disposto no caput no sero aceitas divergncias se o imvel, lote ou terreno for confrontante com reas pblicas. 5 - A aprovao do projeto de edificao no significa o reconhecimento da legitimidade dos direitos de propriedade, posse, domnio ou quaisquer outros sobre o imvel. Seo IV Da Licena de Construo Art. 24 - Nenhuma obra poder ser iniciada sem a emisso do respectivo alvar de licena de construo, salvo na hiptese prevista no 1 do art. 21 desta lei. 1 - Considera-se iniciada a obra ao ser promovida a execuo das fundaes e alicerces da edificao. 2 - Antes de expedir o alvar de licena de construo, o IPPUB poder vistoriar as condies do terreno onde se pretende construir a edificao. 3 - A concesso do alvar de licena de construo depender da prvia indicao do responsvel tcnico pela execuo da obra, atravs da apresentao da respectiva ARTCREA. 4 - A aprovao do projeto implicar a concesso do alvar de licena de construo, sendo facultado ao proprietrio ou ao responsvel tcnico obstar sua retirada, mediante requerimento, pelo prazo de at um ano, contado da data de aprovao do projeto. 5 - Na hiptese do pargrafo anterior, ser emitida certido de aprovao de projeto, com indicao do prazo para requerer expedio do alvar de licena de construo, sob pena de ser tornada nula a aprovao do projeto.

Art. 25 - Toda e qualquer edificao dever ser obrigatoriamente construda segundo o projeto aprovado pelo IPPUB. Pargrafo nico - Caso seja constatada divergncia com as informaes prestadas pelo responsvel tcnico e a legislao vigente, caber ao IPPUB: I - Notificar o proprietrio e o responsvel tcnico sobre as divergncias encontradas; II- Exigir que as divergncias sejam sanadas nos prazos desta lei; III - Encaminhar para a fiscalizao pertinente; IV - Encaminhar denncia ao CREA - Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia - e Assessoria Jurdica do Instituto de Pesquisa e Poltica Urbana de Betim, se constatada a possvel prtica de crime, nos termos da legislao penal. Art. 26 - O alvar de licena de construo ter o prazo de validade de 04 (quatro) anos, a partir da data de sua expedio. 1 - Findo o prazo previsto no caput sem que a obra tenha sido concluda, observarse- o seguinte: I - O alvar de licena de construo poder ser revalidado por mais 04 (quatro) anos, desde que no tenha havido alterao na legislao municipal pertinente; II - Na ocorrncia de alterao na legislao, o alvar de licena de construo poder ser revalidado apenas para a concluso da parte correspondente estrutura j executada, por perodo de mais 04 (quatro) anos. 2 - O prazo mencionado no caput no correr durante impedimento judicial, desde que devidamente comprovada sua durao por documento hbil. 3 - Na hiptese do inciso II do 1 deste artigo, o projeto que inclua complementao da estrutura no executada dever ser reapresentado para aprovao, de acordo com os critrios da nova legislao. 4 - O alvar de licena de construo poder ser cancelado mediante solicitao do proprietrio. 5 - O alvar de licena de construo ser cassado quando constatada irregularidade no procedimento de aprovao. Art. 27 - A aprovao de projeto de edificao em substituio a outro j aprovado implica o cancelamento do alvar de licena de construo em vigor. Seo V Da Regularizao da Edificao Art. 28 - A regularizao de edificao executada sem prvia licena ou em desacordo com o projeto aprovado ser feita mediante requerimento especfico e pagamento das respectivas taxas e preos pblicos, de acordo com os procedimentos e exigncias definidos nesta lei para aprovao de projeto. 1 - Antes de analisar o projeto de regularizao, o IPPUB realizar vistoria na edificao para verificao das informaes apresentadas. Caso vistoria constate divergncia entre as informaes apresentadas e a edificao, caber ao IPPUB: I - Notificar o proprietrio e o responsvel tcnico sobre as divergncias encontradas; II - Exigir que as divergncias sejam sanadas nos prazos desta lei, sob pena de ser tornada nula a regularizao; III - Encaminhar para a fiscalizao pertinente;

IV - Encaminhar denncia ao CREA e Assessoria Jurdica do Instituto de Pesquisa e Poltica Urbana de Betim, se constatados possveis indcios de prtica de crime, nos termos da legislao penal. 2 - A regularizao de que trata esta lei refere-se s normas edilcias e urbansticas da edificao, no se aplicando ao uso ou atividade exercida na mesma. 3 - Concluda a regularizao, ser concedida a certido de habite-se e baixa de construo, nos termos desta lei. Art. 29 - As edificaes concludas que foram executadas em desacordo com a legislao urbanstica vigente sero objetos de regularizao onerosa cujas disposies sero definidas nesta lei. 1 - Entende-se por edificao concluda aquela em que a rea objeto de regularizao tenha sido executada com as condies mnimas definidas no inciso II, do pargrafo primeiro, do art. 56, at a data de publicao desta lei. 2 - O IPPUB proceder comprovao da exigncia do pargrafo anterior atravs de: I - Levantamento aerofotogramtrico oficial do Municpio, com referncia da data do vo, para os imveis localizados na Zona Urbana e na Zona de Expanso Urbana, definidas no Art. 9 da Lei Municipal 4574, de 02 de outubro de 2007 - Plano Diretor do Municpio de Betim; II - Imagem satlite ou foto area de rgo oficial reconhecido por rgos pblicos, com referncia da data, para os imveis localizados na Zona Rural definida no Art. 9 da Lei Municipal 4574, de 02 de outubro de 2007 - Plano Diretor do Municpio de Betim. 3 - Para as edificaes cuja comprovao de concluso no seja possvelnos termos do pargrafo anterior, o proprietrio dever apresentar ao IPPUB pelo menos um dos seguintes documentos: I - Lanamento no Cadastro Tributrio Imobilirio Municipal; II - Certido negativa de dbito - CND, da obra; III - Laudo emitido pelo CREA; IV - Declarao por escrito de no mnimo 2 (dois) proprietrios vizinhosconfrontantes; V - Termo de recebimento provisrio de obra, para edificaes pblicas. 4 - Podero ser regularizadas uma ou mais edificaes no mesmo lote desde que tenham condies mnimas de higiene, segurana de uso, estabilidade e acessibilidade. 5 - O IPPUB poder exigir obras de adequao para garantir a estabilidade, a acessibilidade, a segurana, a higiene e a salubridade da edificao. 6 - Em caso de construo situada em terreno ou lote no aprovado, a regularizao do parcelamento do solo dever preceder regularizao da edificao. 7 - Depender de prvia anuncia ou autorizao do rgo competente a regularizao das edificaes: I - Tombadas, preservadas ou contidas em permetro de rea protegida; II - Situadas em rea de proteo dos mananciais e rea de Preservao Permanente; III - Situadas em rea de proteo ambiental e nas reas de Interesse Ambiental AIA, definidas no Art. 22 da Lei Municipal 4574 de 02 de outubro de 2007 - Plano Diretor do Municpio de Betim. Art. 30 - No passvel de regularizao, para os efeitos da aplicao do disposto nesta lei, a edificao que esteja implantada: I - Em rea de risco, exceto quando comprovada a estabilidade e segurana da edificao por laudo tcnico, assinado por profissional legalmente habilitado e acompanhado da respectiva ART-CREA;

II - Em faixa de domnio de vias, dutos e outros e em rea considerada non aedificandi; III - Em rea pblica, inclusive a destinada implantao de sistema virio ou em rea de projeto virio prioritrio, nos termos da legislao urbanstica; IV - Em rea que esteja sub judice em decorrncia de litgio entre particulares, relacionado execuo de obras irregulares. Art. 31 - A regularizao onerosa de edificao ser calculada de acordo com o tipo de irregularidade e o uso da edificao, conforme o seguinte: I - A construo de rea acima do permitido pelo Coeficiente de Aproveitamento ser passvel de regularizao, mediante o recolhimento do valor em reais, a ser calculado da seguinte forma: a) 11% (onze por cento) do resultado da multiplicao da rea irregular construda pelo valor do metro quadrado do terreno, em caso de edificao unifamiliar ou multifamiliar horizontal; b) 25% (vinte e cinco por cento) do resultado da multiplicao da rea irregular construda pelo valor do metro quadrado do terreno, para as demais edificaes. II - A construo de rea acima do permitido pela Taxa de Ocupao ser passvel de regularizao, mediante o recolhimento do valor em reais, a ser calculado da seguinte forma: a) 5% (cinco por cento) do resultado da multiplicao da rea irregular construda pelo valor do metro quadrado do terreno, em caso de edificao unifamiliar ou multifamiliar horizontal; b) 30% (trinta por cento) do resultado da multiplicao da rea irregular construda pelo valor do metro quadrado do terreno, para as demais edificaes. III - O no atendimento aos afastamentos frontal, laterais, de fundo e entre edificaes, mnimos, ser passvel de regularizao, mediante o recolhimento do valor em reais, a ser calculado da seguinte forma: a) 4,5% (quatro e meio por cento) do valor do metro quadrado do terreno, multiplicado pelo volume invadido, em metros cbicos ou frao, a partir da limitao imposta, no caso de edificao unifamiliar oumultifamiliar horizontal; b) 10% (dez por cento) do valor do metro quadrado do terreno, multiplicado pelo volume invadido, em metros cbicos ou frao, a partir da limitao imposta, para as demais edificaes. IV - O no atendimento altura mxima na divisa ser passvel de regularizao, mediante o recolhimento do valor em reais, a ser calculado da seguinte forma: a) 7,5% (sete e meio por cento) do valor do metro quadrado do terreno, multiplicado pela rea do plano vertical excedente, no caso de edificao unifamiliar ou multifamiliar horizontal; b) 15% (quinze por cento) do valor do metro quadrado do terreno, multiplicado pela rea do plano vertical excedente, para as demais edificaes. V - O no atendimento taxa de permeabilidade ser passvel de regularizao, desde que possua anuncia do Conselho Municipal de Desenvolvimento Ambiental do Municpio de Betim - CODEMA, mediante o recolhimento do valor em reais, a ser calculado da seguinte forma: a) 5% (cinco por cento) do resultado da multiplicao da rea permevel no atendida pelo valor do metro quadrado do terreno, no caso de edificao unifamiliar ou multifamiliar horizontal; b) 30% (trinta por cento) do resultado da multiplicao da rea permevel no atendida pelo valor do metro quadrado do terreno, para as demais edificaes.

VI - O no atendimento ao nmero mnimo de vagas para estacionamento de veculos ser passvel de regularizao, mediante o recolhimento do valor em reais, a ser calculado pela multiplicao do nmero de vagas no atendidas por 2 (duas) vezes o valor do metro quadrado do terreno. VII - O descumprimento de outros preceitos desta lei no especificados nos incisos anteriores ser passvel de regularizao, mediante o recolhimento do valor de 0,2 (zero vrgula dois) UFBE - Unidade Fiscal de Betim - por metro quadrado da rea objeto de regularizao. 1 - O valor a ser pago pela regularizao da edificao corresponder soma dos clculos referentes a cada tipo de irregularidade, de acordo com os critrios definidos neste artigo. 2 - A avaliao do terreno ser feita pela auditoria de valores imobilirios do Municpio, segundo os critrios de avaliao utilizados para clculo do Imposto de Transmisso de Bens Intervivos - ITBI - no ano em que o imvel for vistoriado. 3 - O contribuinte que, de sua livre e espontnea vontade, denunciar a irregularidade existente no seu imvel, ser beneficiado com o parcelamento do seu dbito, na forma definida em regulamentao especfica. 4 - Esto isentas dos valores a serem pagos pela regularizao de que trata este artigo: I - As edificaes unifamiliares com rea total construda no superior a 100m (cem metros quadrados); II - As edificaes no residenciais com rea total construda no superior a 100m (cem metros quadrados); III - As edificaes de uso misto, cujas partes residencial e no residencial se enquadrem no disposto nos incisos I e II deste pargrafo. IV - edificaes de templos religiosos e de associaes civis sem fins lucrativos, desde que reconhecidas de utilidade pblica municipal. Art. 32 - Para a regularizao de edificao com aberturas a menos de 1,50m (um metro e cinquenta centmetros) das divisas laterais e de fundos, ser necessria anuncia expressa do proprietrio do terreno limtrofe. Art. 33 - A regularizao de imvel de propriedade da Administrao Pblica ser realizada por meio de procedimento simplificado, nos termos desta lei, isenta de qualquer tipo de taxa ou preo pblico. Seo VI Das Modificaes Art. 34 - A anlise dos projetos de modificao ser feita mediante requerimento especfico e pagamento das respectivas taxas e preos pblicos, de acordo com os procedimentos e exigncias definidos nesta lei para aprovao de projeto. Pargrafo nico - Quando se tratar de modificao de edificao existente e aprovada que no atenda s exigncias previstas nesta lei, somente sero permitidas obras, nos seguintes casos: I - Quando tiverem por finalidade tornar a edificao mais compatvel com tais exigncias; II - Quando se destinarem a melhorar as condies de higiene, conforto, acessibilidade e segurana da edificao; III - Tratando-se de acrscimos, se no prejudicarem as partes existentes nem aumentarem sua desconformidade.

Seo VII Das Plantas Populares Art. 35 - O IPPUB fornecer plantas populares para moradias destinadas populao de baixa renda, visando a assistir a demanda habitacional existente, com projetos adequados s exigncias desta lei e demais normas urbansticas vigentes. Art. 36 - O interessado para ser considerado apto ao recebimento de planta popular dever se enquadrar nos seguintes requisitos: I - Ser legtimo proprietrio ou possuidor de imvel no municpio, comprovado atravs de registro do imvel atualizado ou ttulo de domnio pleno ou til de posse, sob qualquer modalidade, em seu nome, com firma reconhecida em cartrio e, acompanhado do registro do imvel atualizado; II - Possuir renda lquida mensal igual ou inferior a 3 (trs) salrios mnimos. III - Possuir lote ou terreno livre de quaisquer nus para com o Municpio; IV - Possuir lote ou terreno com rea, limites e confrontaes de acordo com a planta cadastral de parcelamento aprovado e/ou conforme descrito no Registro do Imvel; V - Possuir lote ou terreno vago, exceto na hiptese do 1 do Art. 39; VI - Possuir lote ou terreno com declividade mxima de 15% (quinze por cento). Art. 37 - Os projetos de plantas populares obedecero s seguintes exigncias: I - rea construda mxima de 60m (sessenta metros quadrados) distribudos em um nico pavimento e cobertos com telhado; II - Conter, obrigatoriamente, planta de localizao com todos os elementos necessrios correta implantao da edificao no imvel. Art. 38 - A planta popular ser fornecida mediante abertura de procedimento administrativo especfico com os seguintes documentos mnimos: I - Requerimento especfico, contendo os dados do interessado e do imvel, o modelo do projeto padro escolhido e o croquis com a localizao do modelo dentro do imvel; II - Cpia de documento de identidade e CPF do proprietrio ou possuidor do imvel; III - Comprovante de propriedade ou posse, conforme descrito no inciso I do art. 36; IV - Comprovante de rendimentos mensais em nome do proprietrio do imvel, ou declarao de autnomo ou desempregado, devidamente identificada e assinada, conforme descrito no inciso II do art. 36; V - Comprovante de pagamento da taxa especfica. Art. 39 - A cada interessado somente poder ser fornecido um nico projeto. 1 - Em lotes em que haja comprovao legal de dois ou mais proprietrios ou possuidores interessados que tenham condies de obter a planta popular, ser fornecido um nico projeto a cada um, desde que a sua frao do terreno corresponda a uma rea igual ou superior ao lote mnimo permitido para desmembramento naquele zoneamento. 2 - Caso a frao de rea seja inferior ao lote mnimo, os interessados devero providenciar a conveno de condomnio. Seo VIII Da Licena de Demolio Art. 40 - A demolio de qualquer construo dever ser licenciada e certificada pelo IPPUB, acompanhada por responsvel tcnico legalmente habilitado e mediante pagamento da taxa respectiva.

1 - A demolio de imvel de interesse de preservao depende da anuncia do Conselho Deliberativo do Patrimnio Cultural de Betim. 2 - Constatada a demolio em curso ou concluda de imvel de interesse de preservao sem o devido licenciamento, ou de imvel tombado, o valor da multa corresponder ao respectivo valor venal do imvel, acrescido do valor definido no Anexo I. Art. 41 - O pedido de alvar de licena para demolio dar-se- via procedimento administrativo mediante pagamento das taxas ou preos pblicos correspondentes e do atendimento s disposies estabelecidas nesta lei e na legislao urbanstica vigente. 1 - So documentos indispensveis para abertura do procedimento de licenciamento de demolio: I - Requerimento especfico devidamente assinado pelo proprietrio da edificao e pelo profissional responsvel; II - Registro do imvel atualizado; III - Cpia de documento de identidade do proprietrio; IV - ART-CREA da execuo da demolio devidamente assinada e quitada; V - Planta de localizao do terreno contendo as edificaes e suas respectivas reas a serem demolidas, bem como ART-CREA devidamente assinada e quitada. 2 - O IPPUB poder solicitar documentao complementar nos casos em que haja situaes especficas para a demolio. Art. 42 - O prazo para incio e execuo da demolio, bem como dos servios de remoo dos excedentes construtivos e limpeza do terreno, ser definido pelo proprietrio ou pelo responsvel tcnico e contar a partir da data de emisso do alvar de licena de demolio. Art. 43 - O IPPUB exigir do responsvel pela demolio todas as medidas que julgar conveniente para preservar a segurana dos operrios, do pblico, do trnsito de veculos e pedestres, dos logradouros e das propriedades e benfeitorias vizinhas. 1 - Os responsveis pela demolio devero dar destinao final aos excedentes construtivos gerados, em locais autorizados, nos termos da legislao em vigor. 2 - Executadas as aes descritas no pargrafo anterior, o terreno dever ser mantido conforme o descrito no art. 49 at que seja providenciada sua nova ocupao. Art. 44 - Concluda a demolio, o proprietrio dever solicitar a respectiva certido de demolio, a ser expedida aps a constatao, mediante vistoria, das aes previstas no art. 42. Art. 45 - Para as edificaes demolidas sem o devido licenciamento, o proprietrio dever, via procedimento administrativo correspondente, requerer a certido de demolio, sendo dispensada a apresentao do documento previsto no inciso IV do 1 do art. 41. Seo IX Da Licena de Reconstruo Art. 46 - Ser concedido o alvar de licena de reconstruo total ou parcial para edificao regularmente aprovada e possuidora da certido de habite-se e baixa de Construo desde que tenha sido vitimada por sinistro ou que esteja em situao de risco iminente, comprovados por meio de laudo tcnico. Seo X Das Notas de Alinhamento e Nivelamento

Art. 47 - Para iniciar a construo de qualquer edificao, os interessados podero solicitar junto ao IPPUB as notas de alinhamento e nivelamento, mediante requerimento especfico e pagamento das taxas pblicas respectivas. Pargrafo nico - A indicao das notas de alinhamento e nivelamento decorre da necessidade de assegurar que a edificao seja construda em concordncia com a via pblica. Art. 48 - As notas de alinhamento e nivelamento sero fornecidas em forma de croquis, que indicaro os pontos piqueteados no terreno por servidor municipal competente, bem como, pelo menos, uma referncia de nvel - RN. 1 - Os piquetes colocados pelo IPPUB devero ser mantidos em seus lugares. 2 - A validade do croquis de alinhamento e nivelamento de 6 (seis) meses. Seo XI Do Fechamento de Lotes e Terrenos Art. 49 - O lote ou terreno lindeiro a logradouro pblico dever ser mantido limpo, drenado e fechado, conforme disposto nesta lei e demais normas aplicveis. 1 - Entende-se por drenado o lote em condies de escoamento de guas pluviais, preservadas as eventuais nascentes, cursos d'gua existentes e suas condies naturais de escoamento. 2 - O fechamento dever ser capaz de impedir o carreamento de material do lote para o logradouro pblico, sendo vedada a utilizao de formas de fechamento que causem danos ou incmodos aos transeuntes. 3 - O lote no edificado dever ser fechado no alinhamento com altura mnima de 1,80m (um metro e oitenta centmetros) e mxima de 5m (cinco metros), e observado o disposto na Lei de Uso e Ocupao do Solo. 4 - O fechamento de lote no edificado dever ter elementos vazados, de forma a permitir sua completa visualizao, e possuir porto de acesso. 5 - No lote edificado facultado o fechamento no alinhamento, devendo, contudo, respeitar a altura mxima de 5m (cinco metros). 6 - No lote edificado facultado o fechamento nas divisas laterais e de fundo, devendo, contudo, ser respeitada a altura mxima na divisa estabelecida pela Lei de Uso e Ocupao do Solo. 7 - Na concordncia das esquinas, dever existir, alternativamente: I - Chanfro, que dever ser perpendicular bissetriz do ngulo da esquina e ter comprimento externo mnimo de 2,50m (dois metros e cinquenta centmetros) medidos na horizontal; II - Canto arredondado, que dever formar raio externo mnimo de 2,50m (dois metros e cinquenta centmetros); III- No caso de parcelamentos aprovados com raio definido, este dever ser respeitado. 8 - As alturas dos fechamentos frontais mencionadas nos 3 e 5 deste artigo sero medidas ponto a ponto, tendo como referncia o nvel do passeio ou de sua continuidade no recuo frontal lindeiro a ele. Seo XII

Numerao Predial Art. 50 - A numerao das edificaes, bem como das unidades distintas existentes em um mesmo terreno ou edificao ser definida pelo IPPUB aps aprovao do projeto de edificao e ser certificada mediante certido de nmero. 1 - obrigatria a colocao da placa com o nmero oficial definido pelo IPPUB, em local visvel, no muro do alinhamento ou na fachada. 2 - Os proprietrios dos imveis sem placa de numerao oficial, com placa em mau estado ou que contenha numerao em desacordo com a oficialmente definida, sero notificados para regularizar a situao. CAPTULO IV DAS OBRAS Seo I Do Canteiro de Obras Art. 51 - Para o incio da obra obrigatria a instalao de placa de identificao que atenda padronizao estabelecida pelo IPPUB, em posio visvel a partir do logradouro pblico. Pargrafo nico - Esto isentas da exigncia descrita no caput as edificaes unifamiliares com rea total construda no superior a 70m (setenta metros quadrados). Art. 52 - O responsvel tcnico dever manter, no canteiro de obras, cpia do alvar de licena de construo ou demolio e do projeto aprovado, em local de fcil acesso fiscalizao. Art. 53 - O canteiro de obras, suas instalaes e equipamentos, bem como os servios preparatrios e complementares, respeitaro o disposto nesta lei e nas Normas Tcnicas Brasileiras pertinentes, na legislao sobre segurana e medicina do trabalho, no Cdigo de Posturas, ao direito de vizinhana. Art. 54 - Durante a execuo de obra, reforma ou demolio, o responsvel tcnico e o proprietrio, visando proteo dos operrios, dos pedestres e das edificaes vizinhas, devero instalar dispositivos de segurana, tais como tapumes, andaimes, telas de proteo dentre outros. Art. 55 - Qualquer edificao a ser construda ou demolida dever ser obrigatoriamente protegida por tapumes ou outro elemento que proporcione o isolamento e proteo da obra, satisfeitos, ainda, os seguintes requisitos: I - Serem executados no alinhamento do terreno ou; II - Em edificaes localizadas no alinhamento, no ocupar mais da metade de largura do passeio. 1 - A colocao de tapumes dever ser feita antes do incio dos trabalhos e depende do alvar de licena de construo ou do alvar de licena de demolio. 2 - Os tapumes devero ser mantidos enquanto perdurarem as obras. 3 - No caso em que for tecnicamente indispensvel, para a execuo da obra, maior ocupao do passeio do que a prevista no presente artigo, o responsvel pela execuo da obra dever solicitar autorizao junto Transbetim, apresentando a correspondente justificativa. 4 - Do lado de fora dos tapumes, somente ser permitida a ocupao na projeo do passeio acima de 2,30m (dois metros e trinta centmetros), devendo todo o passeio at essa altura permanecer livre entre o tapume e a face interna do meio-fio, mantendo perfeitas condies de trnsito para os pedestres.

5 - No caso de ser indispensvel a poda em rvores do logradouro para colocar tapumes ou facilitar a construo ou a demolio, o interessado dever requerer autorizao da Secretaria de Meio-Ambiente do Municpio. 6 - Os tapumes devero garantir efetiva proteo s rvores, aparelhos de iluminao pblica, postes e outros dispositivos existentes nos logradouros. Seo II Da Concluso da Obra Art. 56 - A edificao somente poder ser habitada, ocupada ou utilizada aps a emisso da certido de habite-se e baixa de construo. 1 - As certides referidas no caput somente sero concedidas para as obras concludas, assim consideradas as que atendam cumulativamente: I - Concordncia com o projeto aprovado; II - Apresentem as seguintes condies mnimas: a) Instalaes prediais executadas e devidamente ligadas rede pblica; b) Pisos e paredes acabados, bem como impermeabilizados, em ambientes de preparo de alimentos e higiene; c) Cobertura concluda; d) Revestimento externo acabado; e) Esquadrias instaladas; f) Condies de acessibilidade garantidas de acordo com a legislao vigente; g) Vagas de estacionamento demarcadas; h) A rea permevel vegetada; i) Placa de numerao do edifcio colocada; j) Passeios pblicos executados ao longo do meio-fio em frente ao lote, conforme exigncias tcnicas da legislao em vigor. 2 - Em edificaes residenciais multifamiliares verticais que possuam unidades autnomas com rea construda maior que 70m (setenta metros quadrados) poder ser emitida a certido de habite-se e baixa de construo, desde que possuam: I - Piso e paredes acabados na reas comuns; II - Contrapisos concludos e paredes rebocadas nas reas privativas; III - Pisos e paredes impermeabilizados em ambientes de preparo de alimentos e higiene. 3 - A certido de habite-se e baixa de construo para lojas poder ser concedida independentemente do revestimento do piso, a ser executado juntamente com as necessrias instalaes. 4 - As condies de habitabilidade somente sero certificadas de acordo com a responsabilidade do municpio, nos termos desta lei. Art. 57 - Aps a concluso da obra, o proprietrio dever solicitar, mediante requerimento especfico e pagamento de taxas e preos pblicos correspondentes, certido de habite-se e baixa de construo, acompanhado dos seguintes documentos: I - ART-CREA da execuo da obra ou laudo de vistoria atestando a correta execuo da obra, assinado por profissional habilitado e acompanhado de sua respectiva ART-CREA; II - Laudo de vistoria do Corpo de Bombeiros referente s instalaes de preveno e combate a incndio executadas, quando necessrio. 1 - Caso a edificao tenha sido concluda com alteraes em relao ao projeto aprovado, dever o proprietrio apresentar levantamento da situao existente, para verificao pelo IPPUB quanto ao atendimento da legislao em vigor.

2 - Nos casos previstos no pargrafo anterior, a vistoria para concesso de certido de habite-se e baixa de construo apenas ser realizada se as alteraes empreendidas ao projeto aprovado no impliquem desrespeito legislao em vigor. Art. 58 - Para a anlise do pedido de certido de habite-se e baixa de construo, o IPPUB realizar vistoria do imvel e constatado que a obra foi concluda conforme disposto no 1 do art. 56, a certido ser concedida. 1 - O resultado da vistoria de que trata o caput dever ser apresentado ao proprietrio no prazo mximo de 30 (trinta) dias contados da data do requerimento. 2 - Esgotado o prazo previsto no pargrafo anterior sem que seja apresentado o resultado da vistoria, a edificao poder ser habitada, ocupada ou utilizada, sem prejuzo das responsabilidades do proprietrio e dos responsveis tcnicos definidas nesta lei. Art. 59 - Caso vistoria constate que a edificao est em desacordo com o projeto aprovado ou levantamento, os proprietrios e responsveis tcnicos sero notificados para efetuar a devida regularizao. Pargrafo nico. Ser concedido o prazo de 90 (noventa) dias para a regularizao, sob pena de indeferimento do pedido de certido de habite-se e baixa de construo, ficando o proprietrio sujeito s penalidades cabveis. Art. 60 - permitida a emisso de certido de habite-se parcial para construo inacabada, desde que em condies de ser ocupada, observado o seguinte: I - Constituam unidades ou pavimentos autnomos; II - Atendam ao disposto no 1 do art. 56 desta lei; III - Estejam concludas as reas comuns. 1 - Somente ser emitida a certido de habite-se parcial para obras que possuam alvar de licena de construo em vigor. 2 - Para as edificaes de natureza comercial e de prestao de servios bem como parte da mesma natureza nas edificaes de uso misto, poder ser concedido o habitese parcial, desde que estejam concludas as reas comuns vinculadas. 3 - Para a emisso da certido de habite-se parcial dever ser apresentada a respectiva conveno de condomnio do imvel, se for o caso, em conformidade com a legislao e normas tcnicas pertinentes, acompanhada de sua ART-CREA, para a devida descrio das unidades solicitadas. Art. 61- Aps a emisso da certido de habite-se e baixa de construo, o IPPUB encaminhar o processo Secretaria Municipal de Fazenda para que os elementos de interesse da tributao municipal sejam transcritos no cadastro fiscal. Seo III Das Obras Paralisadas Art. 62 - A paralisao dos servios de edificao ou de demolio dever ser obrigatoriamente comunicada ao IPPUB. Pargrafo nico - A comunicao referida no caput suspende o prazo do alvar de licena de construo ou do alvar de licena de demolio. Art. 63 - Ocorrendo paralisao de obra, o tapume dever ser mantido em bom estado de conservao e o passeio dever permanecer desobstrudo, pavimentado e limpo. Pargrafo nico - Na hiptese do inciso II do art. 55, o tapume dever ser recuado at o alinhamento.

Art. 64 - Decorridos 60 (sessenta) dias de paralisao das obras, o IPPUB far a necessria vistoria a fim de verificar a segurana da edificao, intimando o proprietrio a executar, no prazo estipulado no Anexo I, as medidas que se fizerem necessrias. Art. 65 - O proprietrio de obra paralisada ou de edificao abandonada ser diretamente responsvel pelos danos ou prejuzos causados ao Municpio e a terceiros, em decorrncia da paralisao ou abandono da mesma. CAPTULO V DAS NORMAS PARA EDIFICAES Seo I Dos Elementos Construtivos, dos Equipamentos e dos Materiais de Construo Art. 66 - O responsvel tcnico responde pela escolha e pela correta utilizao dos materiais, equipamentos e elementos construtivos, estruturais ou no, de acordo com as Normas Tcnicas Brasileiras relativas resistncia ao fogo, isolamento trmico, isolamento e condicionamento acstico, resistncia estrutural, durabilidade e impermeabilidade. 1 - So elementos construtivos de uma edificao: as fundaes, a estrutura, as paredes, as lajes e os telhados. 2 - O responsvel tcnico deve sempre preferir a utilizao de materiais e tecnologias que: I - Tenham sido gerados de forma respeitosa com a preservao dos recursos naturais; II - Promovam a melhor eficincia em termos de consumo de energia; III - Promovam o bom uso e a economia de gua; IV - Promovam o conforto nos ambientes internos sem prejudicar o ambiente externo, especialmente quanto emisso de gases geradores de efeito estufa ou outros poluentes. 3 - Sempre que o desenvolvimento da cincia e da tcnica permitir que se crie condies ambientais idnticas s asseguradas pela natureza, ou utilizar, com o mesmo resultado, outras frmulas, materiais ou equipamentos que no os estabelecidos nesta seo, poder o IPPUB admitir solues diversas das prescritas nesta lei. Art. 67 - As estruturas de fundao ou outras estruturas devero ficar inteiramente dentro dos limites do lote ou terreno de modo a garantir, na execuo da obra, a segurana das pessoas e das edificaes vizinhas, de forma a evitar, obrigatoriamente, quaisquer danos a logradouros pblicos e instalaes de servios. Art. 68 - As coberturas devero ser feitas de modo a impedir o despejo de guas pluviais nos terrenos vizinhos e logradouros pblicos, bem como sero canalizadas e com seus condutores ligados a sarjetas, a sistemas de escoamento de guas pluviais ou caixa de captao, respeitadas as disposies da legislao civil vigente. Art. 69 - Todas as chamins devero ter localizao e altura suficientes para que os efluentes no incomodem ou prejudiquem os circunvizinhos, respeitadas as disposies da legislao civil vigente. Pargrafo nico - O IPPUB determinar, em qualquer tempo, acrscimos ou modificaes que a condio descrita no caput venha a exigir. Art. 70 - As estruturas e paredes aparentes edificadas nas divisas do lote devero ter as faces externas acabadas.

Pargrafo nico - Fica isenta do cumprimento do disposto no caput a estrutura e parede aparente edificada em divisa cujo proprietrio do imvel confrontante mesma der anuncia, nos termos da legislao civil vigente. Seo II Das Fachadas e da Esttica dos Edifcios Art. 71 - As fachadas das edificaes devero ser mantidas em bom estado de conservao e podero ter salincias e marquises, desde que observado o disposto nesta lei e na Lei de Uso e Ocupao do Solo. 1 - As marquises devero atender, cumulativamente, s seguintes exigncias: I - Altura mnima de 3m (trs metros) contados de qualquer ponto do piso; II - Executadas com caimento em direo fachada e serem dotadas de calhas e condutores encaminhando as guas pluviais sob o passeio, para a sarjeta do logradouro; III - No possuir pilares de sustentao, grades, peitoris ou guardacorpos. 2 - Em salincias utilizadas para a instalao de sistemas de ar-condicionado, obrigatrio haver dispositivo que impea o gotejamento ou despejo de resduos sobre a vizinhana e ou logradouro pblico. Art. 72 - A depredao por terceiros ou a ocorrncia de acidente no isentam o proprietrio da manuteno do bom estado de conservao das fachadas do imvel. Seo III Dos Compartimentos Art. 73 - Os compartimentos tero sua destinao considerada pela sua finalidade lgica decorrente da disposio em planta e tambm pela sua designao no projeto, e devero atender aos parmetros tcnicos correspondentes s funes que neles sero desempenhadas, conforme definido nesta lei. 1 - Em caso de conflito, prevalece, para fins de aprovao de projeto, a finalidade lgica do compartimento em relao designao constante no projeto. 2 - As funes a que se refere o caput podero ocorrer em espao sem compartimentao fsica, desde que sejam respeitados os parmetros tcnicos mnimos exigidos para cada compartimento. Art. 74 - Os compartimentos das edificaes so classificados em: I - de permanncia prolongada; II - de utilizao transitria. 1 - Os compartimentos de permanncia prolongada so aqueles destinados a, pelo menos, uma das seguintes funes: I - Repouso; II - Estar ou lazer; III - Tratamento ou recuperao de sade; IV - Trabalho, reunio, ensino; V - Preparo e consumo de alimentos; VI - Recreao, prtica de esportes ou exerccio fsico. 2 - Os compartimentos de utilizao transitria so aqueles destinados a, pelo menos, uma das seguintes funes: I - Circulao e acesso de pessoas;

II - Higiene; III - Guarda de veculos; IV - Guarda de pertences, objetos e materiais diversos. 3 - As edificaes residenciais devero possuir para cada unidade autnoma, pelo menos um compartimento destinado ao repouso ou estar, e compartimentos destinados ao preparo de alimentos e higiene, sendo este dotado de rea de servio e instalao sanitria. 4 - Para as edificaes destinadas habitao coletiva, como quitinetes, albergues estudantis e afins, ser exigido, na forma do pargrafo anterior, pelo menos um compartimento destinado ao repouso ou estar, e uma instalao sanitria. Art. 75 - Os ps-direitos dos compartimentos tero as seguintes alturas mnimas: I - 2,60m (dois metros e sessenta centmetros), para os de permanncia prolongada; II - 2,30m (dois metros e trinta centmetros), para os de utilizao transitria; III - 2,60m (dois metros e sessenta centmetros), para as lojas ou 5m (cinco metros) quando essas possurem sobreloja; IV - 2,30m (dois metros e trinta centmetros), no mnimo, e 3m (trs metros), no mximo, para as sobrelojas, desde que possam guardar a altura de 2,60m (dois metros e sessenta centmetros) debaixo de si; V - 4m (quatro metros), para galpes; VI - 2,10m (dois metros e dez centmetros), para rampas e escadas. Pargrafo nico - Para qualquer tipo de edificao, aplica-se o seguinte: I - Nos casos de teto inclinado, o p direito definido pela mdia das alturas mxima e mnima do compartimento; II - Os vos de acesso no podero ter altura inferior a 2,10m (dois metros e dez centmetros). Seo IV Das Edificaes de Uso Residencial Unifamiliar Art. 76 - As edificaes destinadas ao uso residencial unifamiliar sero analisadas apenas quanto ao atendimento aos parmetros mnimos descritos nos incisos I a VI do art. 17. Seo V Das Edificaes de Uso Residencial Multifamiliar Art. 77 - Quando se pretender edificar empreendimentos residenciais multifamiliares, devero ser observados os seguintes parmetros: I - Atender as seguintes dimenses e reas mnimas de compartimentos: a) Cozinha: largura mnima de 1,60m (um metro e sessenta centmetros) e rea mnima de 4m2 (quatro metros quadrados); b) Sala: largura mnima de 2,50m (dois metros e cinquenta centmetros) e rea mnima de 10m2 (dez metros quadrados); c) Quartos: largura mnima de 2,40m (dois metros e quarenta centmetros) e rea mnima de 7m (sete metros quadrados); d) Instalaes sanitrias: largura mnima de 1m (um metro) e rea mnima de 2m (dois metros quadrados) para a instalao sanitria principal, e largura mnima de 1m (um metro) e rea mnima de 1,50m (um vrgula cinquenta metros quadrados) para a instalao sanitria secundria, sendo o box de chuveiro com largura mnima de 0,80m (oitenta centmetros); e) rea de servio: rea mnima de 2m (dois metros quadrados).

II - Os vos de acesso aos compartimentos devero ser dotados de portas, respeitando as seguintes larguras mnimas: a) 0,80m (oitenta centmetros) para acessos s unidades autnomas e compartimentos de uso comum; b) 0,70m (setenta centmetros) para compartimentos de estar, repouso, trabalho e preparo e consumo de alimentos; c) 0,60m (sessenta centmetros) para instalaes sanitrias. 1 - O empreendimento que tiver mais de 30 (trinta) unidades habitacionais dever, ainda, observar os seguintes parmetros: I - Possuir espao comum coberto, com piso impermeabilizado e rea de 0,40m (zero vrgula quarenta metros quadrados) por unidade habitacional, sendo no mnimo de 30m2 (trinta metros quadrados); II - Reservar espao contnuo com infra-estrutura, destinado ao lazer coletivo, com rea mnima de 3m (trs metros quadrados) por unidade habitacional, onde obrigatoriamente dever estar includo o espao comum coberto, conforme disposto no inciso anterior; III - Ser dotado de guarita com instalao sanitria. 2 - Para empreendimentos considerados de impacto, assim definidos na Lei de Uso e Ocupao do Solo, podero ser estabelecidas diretrizes especificas, de forma a reluzilos. 3 - Na conjugao ou conformao de compartimentos, distinta da prevista no inciso I deste artigo, as dimenses e a rea total mnima sero consideradas pelo somatrio das exigidas para cada compartimento. 4 - facultada a instalao de lavatrio externo instalao sanitria, com rea mnima de 1m (um metro quadrado), podendo ser includo no clculo definido na alnea d do inciso I deste artigo. 5 - A anlise das residncias multifamiliares horizontais com acessos independentes ao logradouro pblico, sem rea comum, equipara-se das edificaes residenciais unifamiliares, conforme definido no art.76, sem prejuzo do cumprimento do disposto neste artigo e nas demais normas para edificaes previstas nesta Lei. Seo VI Das Edificaes de Uso No Residencial Art. 78 - As edificaes destinadas a uso no residencial devero dispor de, no mnimo, um lavabo em cada pavimento que atenda a todas as unidades autnomas. Pargrafo nico - As instalaes sanitrias destinadas a uso comum devero atender s diretrizes contidas na legislao de medicina e segurana do trabalho e acessibilidade e, quando derem acesso a compartimentos destinados a trabalho, refeitrio ou consumo de alimentos, sero providas de antecmara ou anteparo. Art. 79 - As Edificaes de Uso Coletivo, nos termos desta lei, destinadas s atividades de natureza comercial, cultural, esportiva, turstica, recreativa, social ou religiosa, com rea total construda superior a 2.000m (dois mil metros quadrados), devero possuir fraldrio. Art. 80 - Nos projetos industriais destinados a postos de servios, abastecimento de veculos e depsitos de inflamveis sero exigidas plantas de localizao dos equipamentos e instalaes, acompanhados de notas explicativas referentes s suas funes. Art. 81 - Devero obrigatoriamente ser dotadas de tratamento acstico as edificaes cujo uso seja fonte de poluio sonora.

Art. 82 - As Edificaes de Uso Pblico e de Uso Coletivo, nos termos desta lei, devero obedecer, ainda, s demais normas dos rgos municipais, estaduais e federais competentes, cabendo ao interessado providenciar o licenciamento do projeto nessas instncias. Art. 83 - As edificaes destinadas a uso industrial e as de propriedade da Administrao Pblica sero analisadas apenas quanto ao atendimento aos parmetros mnimos descritos nos incisos I a VI do art. 17, sem prejuzo do cumprimento das demais normas para edificaes previstas nesta lei. Seo VII Das Circulaes em Edificaes de Uso Residencial Multifamiliar e No Residencial Art. 84 - As circulaes horizontais e verticais e os halls das edificaes sero classificados como de uso privativo, quando pertencerem a unidades autnomas, e de uso comum, quando destinadas ao acesso a mais de uma unidade autnoma, quando houver uso pblico ou coletivo. Art. 85 - Quanto circulao em edificaes residenciais multifamiliares e no residenciais devero ser observados os seguintes parmetros: I - As circulaes de uso comum devero ter largura mnima de 1,20m (um metro e vinte centmetros); II - As circulaes de uso privativo devero ter largura mnima de 0,90m (noventa centmetros); III - O acesso de pedestres no poder ser em comum com o acesso de veculos; IV - As rampas para acesso de veculos no podero ter inclinao superior a 25% (vinte e cinco por cento); V - As rampas para acesso de pedestres devero atender s exigncias de acessibilidade definidas na seo VIII deste captulo. Art. 86 - As escadas coletivas devero observar as seguintes exigncias: I - A altura do degrau no deve ser maior que 18,5cm (dezoito centmetros e meio), e o piso no deve ter menos que 27cm (vinte e sete centmetros) de comprimento, ressalvadas as normas de segurana para as escadas coletivas; II - No sero permitidos degraus vazados; III - Os pisos no devem ser escorregadios, nem apresentar ressaltos em sua superfcie. Seo VIII Da Acessibilidade das Edificaes Art. 87 - A construo e modificao de edificaes obedecero s disposies previstas na legislao federal, estadual e municipal referentes acessibilidade de pessoa portadora de deficincia ou com mobilidade reduzida, bem como s normas tcnicas pertinentes. 1 - No caso de modificao de edificao anteriormente licenciada, os requisitos de acessibilidade devero ser exigidos apenas na parte da edificao em alterao. 2 - Para efeito do disposto no caput, consideram-se pertinentes as Normas Tcnicas de Acessibilidade da ABNT. Art. 88 - O percurso acessvel, quando exigido, alm de atender as normas fixadas na ABNT, dever estar livre de barreiras arquitetnicas e possuir piso antiderrapante e contnuo, sendo vedada a utilizao de piso intertravado.

Pargrafo nico - exceo das residncias unifamiliares, deve ser garantido pelo menos um percurso acessvel s pessoas portadoras de deficincia, do logradouro ao interior da edificao e de suas reas de uso comum. Art. 89 - O sanitrio adaptado s pessoas portadoras de deficincia, quando exigido, dever garantir os requisitos mnimos previstos na ABNT. 1 - Nas Edificaes de Uso Pblico, nos termos desta lei, deve ser garantido pelo menos um sanitrio adaptado, para cada sexo, em cada pavimento. 2 - Nas Edificaes de Uso Coletivo, nos termos desta lei, exceo daquelas destinadas s atividades de natureza comercial e industrial, deve ser garantido pelo menos um sanitrio adaptado em cada pavimento. I - Nas Edificaes de Uso Coletivo, nos termos desta lei, destinadas s atividades de natureza comercial e industrial, ser obrigatrio pelo menos um sanitrio adaptado quando: a) A rea construda da unidade autnoma destinada atividade de natureza comercial for superior a 300m (trezentos metros quadrados); b) Existir sanitrio de uso comum ou aberto ao pblico nas atividades de natureza industrial; 3 - Nas Edificaes de Uso Privado, nos termos desta lei, quando houver rea comum coberta destinada ao lazer e recreao, dever ser garantido, no mnimo, um sanitrio adaptado. Art. 90 - As vagas de estacionamento de veculos para uso de pessoas portadoras de deficincia devero atender, alm dos determinados da ABNT, os seguintes requisitos: I - Localizarem-se prximas ao acesso da edificao; II - Possurem percurso entre a vaga e a entrada da edificao totalmente acessvel e sinalizado, e com piso contnuo e antiderrapante, sendo vedado o piso intertravado; III - Serem de fcil acesso, no configurando vagas presas. Art. 91 - As edificaes destinadas a servios de alojamento e a uso residencial multifamiliar com mais de 100 (cem) unidades residenciais devero possuir, no mnimo, 2% (dois por cento) de suas acomodaes ou unidades autnomas adaptadas s pessoas portadoras de deficincia. Seo IX Da Iluminao e Ventilao dos Compartimentos Art. 92 - Todo compartimento dever possuir vos que o comuniquem com o exterior, garantindo iluminao e ventilao proporcionais sua funo, com rea mnima de: I - 1/6 (um sexto) da rea do piso do compartimento, se de permanncia prolongada; II - 1/8 (um oitavo) da rea do piso do compartimento, se de permanncia transitria. 1 - Um compartimento no pode ser iluminado e ventilado por outro, com exceo da situao prevista no inciso III do art. 93 desta lei. 2 - Ficam dispensados de possurem vos para iluminao ou ventilao naturais: I - Despensas, closets, depsitos, lavabos e outros de funo semelhante, desde que suas reas no ultrapassem 3m (trs metros quadrados); II - Circulaes horizontais at 5m (cinco metros) de comprimento. 3 - Ser permitida a adoo de dispositivos especiais para iluminao e ventilao artificiais em:

I - lavabos; II - Compartimentos destinados a funes cuja natureza ou tipologia arquitetnica imponha a ausncia de iluminao ou ventilao naturais; III - Circulaes horizontais que do acesso a elevadores instalados. Art. 93 - A iluminao e a ventilao do compartimento devero observar as seguintes condies: I - Nenhum ponto do compartimento deve distar do vo de iluminao mais que duas vezes e meia o seu p-direito; II - O vo de iluminao e ventilao somente poder ser aberto para reentrncia cuja profundidade mxima seja igual sua largura; III - Quando o compartimento for iluminado e ventilado atravs de varandas e rea de servio, dever: a) Possuir vos de iluminao e ventilao com distncia mxima de 3m (trs metros) da face externa da varanda ou da rea de servio; b) A profundidade do compartimento, medida a partir da parede onde se encontra o vo de iluminao, limitada a duas vezes o seu p-direito; c) Os vos de iluminao e ventilao do compartimento e da varanda ou rea de servio podero ser fechados por esquadria, desde que respeitadas s demais normas legais pertinentes. Pargrafo nico - Na hiptese do inciso III deste artigo, as relaes definidas no art. 92 passam a ser de: I - 1/5 (um quinto), para compartimentos de permanncia prolongada; II - 1/6 (um sexto), para compartimentos de permanncia transitria. Art. 94 - O vo de iluminao e ventilao dos compartimentos de permanncia transitria poder ser voltado para fosso ou rea de iluminao e ventilao fechada. 1 - O fosso ou rea de iluminao e ventilao fechada dever ter rea mnima de 6m (seis metros quadrados) e permitir a inscrio de um crculo de dimetro mnimo de 1,50m (um metro e cinquenta centmetros). 2 - A partir do segundo pavimento, ao nvel de cada pavimento, o fosso ou rea de iluminao e ventilao fechada dever permitir a inscrio de um crculo de dimetro mnimo D dado pela frmula D =1,50m + (A - 5,30m) / 10, onde A representa a distncia em metros entre a laje de cobertura do pavimento considerado e o piso do primeiro pavimento iluminado atravs da rea. Seo X Das Instalaes e Equipamentos em Edificaes de Uso Residencial Multifamiliar e No Residencial Subseo I Disposies Gerais Art. 95 - As instalaes e os equipamentos das edificaes sero projetados, calculados e executados por profissionais habilitados, de acordo com as Normas Tcnicas Brasileiras, a legislao vigente e as especificaes dos fabricantes, de modo a garantir segurana, higiene e conforto dos usurios, inclusive no que diz respeito aos limites de rudos, vibraes e calor. Pargrafo nico - As exigncias descritas no caput estendem-se s reformas, conservao e modernizao dos mesmos.

Subseo II Dos Elevadores e Aparelhos de Transporte Art. 96 - obrigatria a instalao de elevadores, aparelhos de transporte ou escadas rolantes quando a circulao vertical de qualquer unidade autnoma atingir um desnvel superior a 10m (dez metros), em relao a um dos acessos da edificao, s reas comuns e ao estacionamento de veculos. 1 - Entende-se por elevadores ou aparelhos de transporte quaisquer equipamentos destinados ao deslocamento realizado mecanicamente. 2 - No caso de rea de estacionamento de veculos ser considerado, para efeito do disposto no caput, o desnvel entre essa e a unidade a ela vinculada. Subseo III Das Instalaes de Preveno e Combate a Incndio e Pnico Art. 97 - As edificaes devero conter condies de preveno e combate a incndio e pnico, nos termos da legislao em vigor. Pargrafo nico - Excetuam-se da exigncia do caput as residncias unifamiliares e multifamiliares horizontais com acessos independentes ao logradouro pblico e com instalaes de gs individuais. Subseo IV Das Instalaes de Lixo Art. 98 - As edificaes de uso residencial, no residencial e misto, devero dispor de compartimentos ou equipamentos para estocagem de lixo, com capacidade adequada para acomodar os diferentes recipientes dos resduos de forma a priorizar a coleta seletiva, em local desimpedido, impermevel e de fcil acesso, obedecendo aos regulamentos de limpeza urbana, ao Cdigo Sanitrio e ao Cdigo de Posturas. 1 - Excetuam-se da exigncia do caput as residncias unifamiliares e multifamiliares horizontais com acessos independentes ao logradouro pblico. 2 - Sempre que for adotada a construo de Abrigo Externo de Armazenamento de Resduos Slidos - ARS, devero ser atendidos os seguintes requisitos mnimos: I - A dimenso linear mnima do ARS de 1,20 m (um metro e vinte centmetros) seja qual for a sua rea; II - O ARS dever possuir abertura para ventilao dotada de tela tipo mosquiteiro ou porta com veneziana, desde que a sua rea corresponda a pelo menos 1/10 (um dcimo) da rea do piso do abrigo; III - obrigatria a indicao de impermeabilizao de piso, paredes e teto; IV - Nas edificaes condominiais, o ARS dever ser acessvel para a coleta interna em de rea de uso comum; V - O ARS dever ser acessvel para a coleta externa em rea que permita circulao, e que atenda aos seguintes requisitos: a) Livre de escadas ou degraus isolados; b) Com largura mnima de 1,20m (um metro e vinte centmetros); c) Por meio de rampa com declividade igual ou menor que 6% (seis por cento), em caso de desnvel.

VI - O ARS deve ser acessvel por porta de largura mnima de 0,80m (oitenta centmetros), exceto para edificaes destinadas a servios de sade ou similares, para as quais a largura mnima da porta dever ser de 1,20m (um metro e vinte centmetros); VII - O ARS dever possuir torneira baixa e ralo, de forma a permitir a sua limpeza e higienizao. 3 - A exigncia descrita no caput para aprovao de projetos de modificao fica condicionada a laudo favorvel da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Subseo V Das Caixas de Captao Art. 99 - A caixa de captao de gua pluvial, definida na Lei de Uso e Ocupao do Solo, dever recolher as guas provenientes das reas impermeabilizadas e das lajes ou telhados da edificao, apresentando, preferencialmente, uma das seguintes caractersticas: I - Permitir a infiltrao da gua recolhida no solo; II - Sendo impermevel, ter capacidade para guardar a gua recolhida para uso, possuir acesso para manuteno e sistema de esvaziamento atravs de sada no fundo da caixa; Subseo VI Da Alimentao Predial de gua Potvel Art. 100 - Todas as edificaes multifamiliares devero possuir medidor de leitura individual da gua potvel para cada unidade autnoma. CAPTULO VI DAS INFRAES E PENALIDADES Seo I Disposies Gerais Art. 101 - A ao ou a omisso que resulte em inobservncia s regras desta lei constitui infrao, que poder ser classificada em leve, grave e gravssima, conforme o disposto no Anexo I. 1 - So autoridades para notificar infraes os fiscais do IPPUB ou outros servidores municipais para tanto designados. 2 - Qualquer cidado igualmente legtimo para notificar possveis infratores, devendo a mesma ser enviada ao IPPUB para os fins de direito. Art. 102 - A contagem dos prazos estabelecidos neste Captulo ser feita em dias corridos, a partir: I - do primeiro dia til seguinte data do recebimento da notificao, pessoalmente ou por via postal atravs de Aviso de Recebimento - AR; II - do primeiro dia til seguinte data de publicao da notificao no Dirio Oficial do Municpio ou jornal de ampla divulgao, quando o infrator estiver em local incerto e no sabido ou furtar-se notificao. Art. 103 - Na aplicao das penalidades previstas nesta lei sero observados os princpios do contraditrio, da ampla defesa, da proporcionalidade e da razoabilidade. Seo II

Das Infraes e Penalidades Art. 104 - O cometimento de infrao implicar a aplicao das seguintes penalidades: I - advertncia por escrito; II - multa; III - embargo de obra; IV - cassao de documento de licenciamento; V - interdio de edificao; VI - demolio; VII - suspenso de novo licenciamento. 1 - Quando o infrator praticar, simultaneamente, duas ou mais infraes, ser-lhe-o aplicadas, cumulativamente, as penalidades pertinentes. 2 - A aplicao das penalidades previstas nesta lei no isenta o infrator da obrigao de reparar totalmente o dano resultante da infrao. 3 - Responder solidariamente com o infrator quem, de qualquer modo, concorrer para sua prtica ou dela se beneficiar. Art. 105 - Ser aplicada nas infraes de natureza leve a advertncia por escrito, na forma de medida educativa. 1 - Na hiptese descrita no caput, poder ser exigido o comparecimento do notificado ao IPPUB para as orientaes tcnicas cabveis. 2 - A desobedincia s obrigaes de fazer ou no fazer preconizadas no ato de advertncia implicar na lavratura do auto de infrao. Art. 106 - A multa ser aplicada nas infraes de natureza grave ou gravssima, em caso de impossibilidade de regularizao do ocorrido ou quando o infrator no sanar a irregularidade no prazo fixado na notificao. 1 - A multa ser fixada em UFBE - Unidade Fiscal de Betim, de acordo com os seguintes valores base: I - Infrao grave: 65 (sessenta e cinco) UFBE; II - Infrao gravssima: 165 (cento e sessenta e cinco) UFBE. 2 - Em cada reincidncia, o valor da multa corresponder ao valor da anterior acrescido de seu valor base. 3 - A reincidncia ser caracterizada quando constatado: I- O cometimento, pela mesma pessoa, da mesma infrao. II - A permanncia da irregularidade apontada na notificao, aps o transcurso do prazo para san-la. 4 - Poder o Presidente do IPPUB, mediante requerimento da parte interessada, conceder remisso total ou parcial da multa imposta nos autos de infrao, desde que fundamentado e comprovado nos autos a hipossuficincia financeira do infrator, aplicvel apenas nos casos de primariedade. 5 - Os valores de multa sero reajustados periodicamente, nos termos da legislao especfica em vigor.

6 - A multa no quitada em at 30 (trinta) dias aps a lavratura do auto de infrao, ou, em caso de recurso, aps deciso administrativa definitiva pela aplicao da penalidade, ser inscrita em dvida ativa. Art. 107 - A penalidade de embargo de obra em andamento ser aplicada quando: I - Executada sem o respectivo licenciamento, ressalvado o disposto no 1 do art. 21 desta lei; II - Em desacordo com o projeto de edificao aprovado pelo IPPUB; III - Sem acompanhamento por responsvel tcnico; IV - Colocar em risco a estabilidade da obra e a segurana dos vizinhos e vias pblicas, conforme atestado atravs de laudo especfico; V - Nas demais hipteses previstas no Anexo I. 1 - Durante o prazo em que vigorar o embargo, somente podero ser executadas as obras necessrias garantia da segurana da edificao ou dos imveis vizinhos, e as necessrias para fins de regularizao, mediante autorizao do IPPUB. 2 - A desobedincia ao auto de embargo acarretar ao infrator a aplicao da pena de multa, conforme previsto no Anexo I. Art. 108 - A penalidade de cassao do alvar de licena de construo ser aplicada, obedecidos o devido processo legal e a ampla defesa quando: I - Decorridos 3 (trs) meses do embargo, na hiptese de no terem sido efetivadas as providncias para regularizao da obra; II - Em caso de desvirtuamento da licena; III - Em caso de interesse pblico, atestado por meio de parecer tcnico ou jurdico. IV - Nas demais hipteses previstas no Anexo I. Pargrafo nico - Para efeito do disposto neste artigo, considera-se desvirtuamento da licena: I - A mudana de uso em relao ao projeto aprovado; II - A mudana de nvel de implantao em relao ao projeto aprovado. Art. 109 - A interdio da edificao dar-se- quando houver desrespeito ao auto de embargo e nas demais hipteses previstas no Anexo I. 1 - A desobedincia ao auto de interdio acarretar ao infrator a aplicao da pena de multa, conforme Anexo I. 2 - Podero ser realizadas obras para a garantia da segurana e regularizao da edificao, mediante requerimento do interessado ou por determinao do IPPUB, devendo ser apresentado laudo tcnico com ART-CREA. Art. 110 - A penalidade de demolio, total ou parcial, de obra ou edificao poder ser imposta quando se tratar de: I - Construo irregular, desde que essa no seja passvel de regularizao; II - No realizadas pelo proprietrio ou o responsvel tcnico as modificaes necessrias, nem preencher as exigncias legais determinadas, no prazo fixado, no caso de obras ou instalaes passveis de regularizao; III - Construo considerada em situao de risco iminente, conforme laudo tcnico de profissional devidamente habilitado, em que o proprietrio no queira ou no possa reparar; IV - Obra paralisada, conforme previsto no art. 64 desta lei. 1 - A demolio observar o disposto no inciso VIII do art. 888 do Cdigo de Processo Civil.

2 - Caso o infrator no proceda demolio da edificao no prazo determinado pelo IPPUB, o Municpio dar incio aos procedimentos legais com vistas demolio do imvel, correndo os custos por conta do proprietrio. Art. 111 - Em caso de reincidncia, por 10 (dez) vezes em um perodo inferior a 12 (doze) meses, ainda que em obras diferentes, ficar o infrator impedido de aprovar projeto, licenciar e executar obras pelo prazo de 12 (doze) meses seguintes ltima autuao. Seo III Da Aplicao das Penalidades, das defesas e dos Recursos Art. 112 - A notificao implica a obrigatoriedade de o infrator sanar a irregularidade dentro do prazo fixado, conforme Anexo I. Art. 113 - No sanada a irregularidade dentro dos prazos previstos no Anexo I, o infrator ser autuado, aplicando-lhe a penalidade correspondente infrao. 1 - A penalidade de embargo poder ser aplicada no momento da notificao, conforme os casos descritos no Anexo I. 2 - As penalidades previstas para as infraes de natureza grave e gravssima podero ser aplicadas a partir de 6 (seis) meses da data de publicao desta lei, devendo o IPPUB nesse perodo iniciar campanha educativa de ampla divulgao. Art. 114 - So requisitos dos autos de notificao ou infrao: I - A identificao do infrator; II - A descrio da ao ou omisso tida por ilegal ou irregular; III - O dispositivo legal infringido; IV - O prazo fixado para que a irregularidade seja sanada, quando for o caso; V - O nvel de graduao da infrao, de acordo com a sua gravidade; VI - A penalidade cominada ou aplicada, conforme o caso; VII - A identificao do fiscal e do rgo responsvel pelo ato; VIII - A identificao da reincidncia, quando for o caso. Art. 115 - Os autos de notificao e infrao sero: I - Entregues pessoalmente ou por via postal com Aviso de Recebimento - AR, ao infrator ou a seu preposto; II - Publicados no Dirio Oficial do Municpio e/ou em jornal de grande circulao, quando se tratar de pessoa em local incerto e no sabido, ou que tenha se furtado notificao. Art. 116 - O infrator poder apresentar, na forma escrita, conforme regulamento: I - Defesa, em primeira instncia: a) Contra a notificao, no prazo de 05 (cinco) dias, contados do recebimento ou da publicao do ato; b) Contra a autuao, no prazo de 15 (quinze) dias, contados do recebimento ou da publicao do ato; II - Recurso, em segunda instncia, no prazo de 15 (quinze) dias, a partir do recebimento da comunicao da deciso de primeira instncia ou da publicao da mesma. 1 - A interposio de defesa ou recurso no suspende o prosseguimento da ao fiscal correspondente, somente o prazo para o pagamento da multa. 2 - As decises proferidas pelas Juntas de primeira e segunda instncias sero publicadas no Dirio Oficial do Municpio.

Art. 117 - As defesas sero protocolizadas na Administrao Regional de onde se deu a infrao e sero dirigidas s Juntas Administrativas de Defesas de Infraes Urbansticas, a quem cabe julg-las, conforme regulamento, ficando a notificao ou a autuao declarada insubistente no caso de seu deferimento. 1 - Ficam criadas as Juntas Administrativas de Defesa de Infraes Urbansticas, em primeira instncia, que tero cada uma, no mnimo, 05 (cinco) integrantes, obedecidos os seguintes critrios para sua a sua composio: I - Um representante da respectiva Administrao Regional; II - Um representante do IPPUB; III - Um representante da Secretaria Municipal de Meio Ambiente; IV - Um representante da TRANSBETIM; V - Um representante da comunidade, residente na respectiva Regional. 2 - Da deciso de primeira instncia caber recurso Junta de Recursos de Infraes Urbansticas, rgo de segunda instncia. Art.118 - Os recursos de que trata o pargrafo segundo do artigo anterior sero protocolizados na sede do IPPUB. 1 - Fica criada a Junta de Recursos de Infraes Urbansticas que ter, no mnimo, 5 (cinco) integrantes, obedecidos os seguintes critrios para sua a sua composio: I - Um representante do IPPUB; II - Um representante da Secretaria Municipal de Meio Ambiente; III - Um representante da TRANSBETIM; IV - Dois representantes de entidade de classe ligada rea de urbanismo. CAPTULO VII DISPOSIES FINAIS E TRANSITRIAS Art. 119 - Passam a vigorar os seguintes parmetros urbansticos para as edificaes a serem aprovadas fora do permetro da rea Central do Municpio de Betim, definida pela Lei n 1744 de 22 de agosto de 1986, at que seja publicada nova Lei de Uso e Ocupao do Solo: I - As edificaes residenciais tero, no mximo, taxa de ocupao de 50% (cinquenta por cento), ou 55% (cinquenta e cinco por cento) em se tratando de esquina; II - A regra do inciso anterior se aplica parte residencial das edificaes de uso misto; III - Quando se pretender edificar compartimentos de destinao comercial e residencial em um nico pavimento, a taxa de ocupao total no poder ultrapassar de 50% (cinquenta por cento), ou 55% (cinquenta e cinco por cento) em se tratando de esquina; IV - No sero admitidas edificaes afastadas a menos de 3m (trs metros) do alinhamento frontal; V - Nas edificaes cujo pavimento trreo se destinar ao uso comercial, o afastamento frontal dever dar continuidade ao passeio; VI - Nas edificaes residenciais, acima do pavimento trreo, sero admitidas salincias, ressaltos de vigas, sacadas e varandas balanceadas vedadas apenas por guardacorpo, dentro do afastamento frontal de 3m (trs metros), desde que no ultrapassem 60cm (sessenta centmetros), medidos em projeo horizontal perpendicularmente fachada; VII - Sero admitidas guaritas e abrigos dentro do afastamento frontal, desde que no possuam rea construda superior a 4m (quatro metros quadrados); VIII - A altura mxima nas divisas ser de 5,60m (cinco metros e sessenta centmetros), considerando-se que: a) No caso de terrenos com divisas em nveis iguais ou inferiores ao alinhamento, o nvel de referncia dever ser o nvel do alinhamento no seu encontro com cada divisa;

b) No caso de terrenos em nveis superiores aos do alinhamento, o nvel de referncia dever ser igual mdia dos nveis do terreno, correspondentes aos pontos extremos da edificao em cada divisa; IX - Os afastamentos laterais e de fundos das edificaes com at 2 (dois) pavimentos e altura mxima de 8,50m (oito metros e cinquenta centmetros) sero de 1,5m (um metro e cinquenta centmetros); X - Os afastamentos laterais e de fundos devero ser acrescidos em 25cm (vinte e cinco centmetros) para cada pavimento e poro de 2,70m (dois metros e setenta centmetros) ou frao de altura alm dos definidos no inciso anterior; XI - A distncia mnima entre edificaes com mais de um pavimento ser definida pela somatria dos afastamentos laterais exigidos para cada uma, definidas nos incisos IX e X; XII - Edificaes com alturas menores ou iguais a 5,60m (cinco metros e sessenta centmetros) e com paredes cegas voltadas para as divisas laterais ou de fundos podero ser construdas com afastamentos para estas divisas iguais ou maiores que 0,90m (noventa centmetros); XIII - As edificaes devero conter rea de estacionamento, respeitando-se o seguinte: a) Cada vaga dever ter, no mnimo, 2,30m (dois metros e trinta centmetros) de largura e 4,50m (quatro metros e cinquenta centmetros) de comprimento; b) A largura exigida para manobra dever ser compatvel com o direcionamento das vagas; c) As edificaes destinadas ao uso residencial devero conter uma vaga para cada unidade habitacional; d) As edificaes destinadas aos usos no residenciais devero conter uma vaga para cada 75m (setenta e cinco metros quadrados) ou frao de rea lquida construda, atendendo ao mnimo de uma vaga para cada unidade no residencial; e) Em nenhuma hiptese sero admitidas vagas no recuo frontal; f) No podero existir vagas presas nas edificaes destinadas ao uso residencial, a menos que sejam excedentes em relao ao nmero mnimo exigido. Pargrafo nico - No so considerados pavimentos para efeito de escolha dos afastamentos laterais e de fundos das edificaes: o subsolo, o sto e a sobreloja. Art. 120 - As edificaes devero rebaixar o meio-fio para acesso de veculos, respeitando o mximo de 40% (quarenta por cento) da testada do lote, devendo manter-se a distncia mnima de 5m (cinco metros) entre trechos rebaixados. 1 - Os rebaixamentos para acesso de veculos devero ser feitos com rampa interior ao passeio e junto ao meio fio, com largura mxima de 50cm (cinquenta centmetros). 2 - No sero permitidas rampas adentrando o logradouro e nem tampouco passeios com inclinao superior a 7% (sete por cento) no sentido transversal. Art. 121 - Sempre que o nmero de unidades residenciais ultrapassar a 100 (cem) devero ser respeitadas as seguintes quotas de terreno, de acordo com o adensamento demogrfico definido no Art. 16 da Lei Municipal 4574 de 02 de outubro de 2007 - Plano Diretor do Municpio de Betim, a saber: I - 50m (cinquenta metros quadrados) por unidade habitacional quando o terreno estiver localizado em alta densidade; II - 60m (sessenta metros quadrados) por unidade habitacional quando o terreno estiver localizado em mdia densidade. Art. 122 - Em empreendimentos considerados de impacto podero ser estabelecidas diretrizes especificas, de forma a reduzir os impactos gerados na infraestrutura existente no local.

Pargrafo nico - So considerados empreendimentos de impacto, de que trata o caput: I - Residenciais multifamiliares com 100 (cem) ou mais unidades; II - No residenciais com rea construda igual ou superior a 950,00 m (novecentos e cinqenta metros quadrados) quando situados em ZRM e com rea construda igual ou superior a 2.000,00 m (dois mil metros quadrados) quando situados em ZAE, definidas no Art. 10 da Lei Municipal 4574 de 02 de outubro de 2007 - Plano Diretor do Municpio de Betim; III - Atividades especficas, conforme descrio abaixo: a) Postos de gasolina; b) Escolas, faculdades e universidades; c) Hotis e motis; d) Hospitais e postos de sade; e) Aterros sanitrios, usinas de reciclagem e estaes de tratamento de gua e esgoto; f) Autdromos, hipdromos e estdios esportivos; g) Cemitrios e necrotrios; h) Matadouros e abatedouros; i) Presdios; j) Quartis; k) Terminais rodovirios, aerovirios e ferrovirios; l) Transportadoras; m) Distritos e zonas industriais. Art. 123 - O alvar de licena de construo emitido antes da vigncia desta lei ter validade de 18 (dezoito) meses, contados da data de sua emisso, podendo ser renovado uma nica vez, por igual perodo. Pargrafo nico - O procedimento de aprovao de projetos iniciado antes da vigncia desta lei ser analisado com base no Decreto Municipal n 233 de 02 de maio de 1969 e suas alteraes, bem como nas demais normas e legislao aplicveis, podendo o interessado optar pela aplicabilidade imediata desta lei. Art. 124 - Ficam revogados: I - O Decreto n 233 de 02 de maio de 1969 e suas alteraes; II - Os artigos 110 e 144 a 147 e o inciso I do artigo 111 da Lei n 909 de 30 de outubro de 1969; III - A Lei n 1084 de 26 de Fevereiro de 1975; IV - A Lei n 1199 de 12 de maio de 1978 e os Decretos ns 1654 de 07 de novembro de 1978 e 2408 de 05 de novembro de 1983; V - O 2 do artigo 1 e o inciso II do artigo 3 da Lei 4204 de 01 de agosto de 2005. Art. 125 - Esta lei entra em vigor na data de sua publicao, revogadas as disposies em contrrio. Prefeitura Municipal de Betim, 21 de maro de 2011 Maria do Carmo Lara Perptuo Prefeita Municipal OBS: FALTA ANEXO I E II. ANEXO III GLOSSRIO

Acessibilidade - Possibilidade e condio igualitrias de acesso e uso, sem barreiras arquitetnicas e obstculos, para todo cidado, especialmente para pessoas com necessidades especiais. Alinhamento - Limite divisrio entre o lote e o logradouro pblico. Alvar de Licena de Construo - Documento que concede a licena para edificar. Alvar de Licena de Demolio - Documento que concede a licena para demolir. rea de iluminao e ventilao - rea livre descoberta destinada iluminao e ventilao dos diversos compartimentos da edificao. rea de iluminao e ventilao fechada - rea descoberta confinada por paredes e muros de divisa. rea de uso comum - rea da edificao ou do terreno destinada utilizao coletiva dos ocupantes da mesma. ART - Anotao de Responsabilidade Tcnica. Auto de Infrao - Ato administrativo que aplica penalidade quanto a uma infrao cometida. Canteiro de obras - Espao onde so desenvolvidos os trabalhos de uma construo, armazenagem dos materiais e alojamento provisrio dos operrios. Certido de habite-se e baixa de construo - Documento relativo comprovao de que a edificao foi concluda e construda conforme o projeto aprovado. Compartimento - Espao coberto, no necessariamente delimitado por paredes ou qualquer elemento fsico, com destinao especfica. Construir / Edificar - Executar qualquer obra nova ou inicial. Demolio - Destruio, parcial ou integral, de qualquer edificao. Depsito - Compartimento no habitvel destinado guarda de utenslios e provises. Divisa - Linha que separa o lote ou o terreno da propriedade confinante. Edificao - Construo destinada a abrigar quaisquer atividades humanas. Edificao de Uso Pblico - aquela administrada por entidades da administrao pblica, direta e indireta, ou por empresas prestadoras de servios pblicos e destinada ao pblico em geral. Edificao de Uso Coletivo - aquela destinada s atividades de natureza comercial, hoteleira, cultural, esportiva, financeira, turstica, recreativa, social, religiosa, educacional, industrial e de sade, inclusive a edificao de prestao de servios de atividades da mesma natureza. Edificao de Uso Privado - aquela destinada habitao, que pode ser classificada como unifamiliar ou multifamiliar. Embargo - Ato administrativo que determina a paralisao imediata de uma obra. Empresa legalmente habilitada - pessoa jurdica constituda por profissionais legalmente habilitados, registrada junto ao Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia CREA, respeitadas as atribuies e limitaes consignadas por esse organismo e possuidora de alvar de localizao expedido pelo Municpio. Estrutura - Conjunto de elementos construtivos de sustentao da edificao, abrangendo fundaes, pilares, alvenaria autoportante, vigas e lajes. Informao Bsica - Documento fornecido pelo Municpio, com a finalidade de subsidiar o proprietrio do imvel, seu arquiteto ou engenheiro na elaborao do projeto de edificao. A Informao Bsica conter os parmetros urbansticos e construtivos constantes no Plano Diretor de Betim, na Lei de Uso e Ocupao de Solo e nesta lei, bem como a certido de rea, limites e confrontaes do terreno. Instalao sanitria - Ambiente de higiene isolado dos demais compartimentos das edificaes e dotado de vaso sanitrio, chuveiro e lavatrio. Considera-se instalao sanitria principal a mnima exigida nesta lei, e secundria as excedentes. Lavabo - Instalao sanitria composta de lavatrio e vaso sanitrio. Licena - Ato administrativo que reflete a manifestao de vontade da Administrao em consentir que o particular exera certa atividade. Logradouro pblico - Espao livre destinado pela municipalidade circulao, parada ou estacionamento de veculos, ou ao trnsito e recreao de pedestres. Loja - Compartimento ou ambiente destinado ao uso comercial. Lote - Poro de territrio parcelado, resultante de aprovao de projeto de parcelamento do solo, com frente para o logradouro pblico e no identificada como parte de lote. Marquise - Cobertura em balano destinada exclusivamente proteo de transeuntes, no podendo ser utilizada como piso.

Modificao - Conjunto de obras destinadas a alterar uma edificao existente e aprovada pela Prefeitura, atravs de alteraes que consistam em aumentar ou diminuir rea construda. Movimento de entulho - Deslocamento de materiais inutilizados. Movimento de terra - Modificao das condies topogrficas do terreno, podendo gerar ou no transporte ou deslocamento externamente ao mesmo. Muro - Elemento construtivo que serve de vedao de terrenos. NBR - Normas Brasileiras. Normas Tcnicas Brasileiras - Normas da Associao Brasileira de Normas Tcnicas ABNT. Notificao - Ato administrativo que precede a aplicao da penalidade, informando o prazo para a correo da irregularidade. P-direito - Distncia vertical entre o piso acabado e o teto de um compartimento, ou na ausncia do ltimo, do elemento de cobertura mais baixo. Perfil natural do terreno- superfcie de terreno na situao em que se apresenta ou se apresentava na natureza ou na conformao dada por ocasio da execuo do loteamento. Piso - Plano ou superfcie de fechamento inferior de um pavimento. Profissional legalmente habilitado - pessoa fsica registrada junto ao Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia - CREA, respeitadas as atribuies e limitaes consignadas por esse organismo e devidamente cadastrado pelo Municpio. Reconstruir - Refazer, no mesmo lugar, total ou parcialmente, uma construo, respeitada a forma primitiva. Reentrncia - Espao aberto que fica recuado do plano da fachada onde se situa. Reforma - o conjunto de reparos efetuados em uma edificao Zj existente, que no implique alterao da rea construda. Regularizao (projeto) - Levantamento arquitetnico de uma edificao executada sem o devido licenciamento ou em desacordo com a legislao urbanstica e edilcia vigente. Residncia unifamiliar - uso residencial em edificaes destinadas habitao permanente, correspondendo a uma habitao por lote ou conjunto de lotes. Residncia multifamiliar horizontal - uso residencial em edificaes destinadas habitao permanente, correspondendo a mais de uma habitao por lote ou conjunto de lotes, agrupadas horizontalmente. Residncia multifamiliar vertical - uso residencial em edificaes destinadas habitao permanente, correspondendo a mais de uma habitao por lote ou conjunto de lotes, agrupadas verticalmente. Responsvel Tcnico pelo projeto de edificao - profissional/empresa legalmente habilitado responsvel pela elaborao e acompanhamento dos projetos, que responder pelo contedo das peas grficas e descritivas e pela exeqibilidade de seu trabalho. Responsvel Tcnico pela execuo da obra - profissional/empresa encarregado pela direo tcnica das obras, desde seu incio at sua total concluso. RT - Responsvel Tcnico Salincia - Elemento arquitetnico da edificao que avana em relao ao plano de uma fachada, como brises, jardineiras, elementos decorativos, estruturais, sistemas de ar condicionado e plataformas tcnicas. Sobreloja - Piso elevado e integrado a uma loja. Tapume - Vedao provisria utilizada durante o perodo da obra. Teto - plano ou superfcie acabada de fechamento superior de um compartimento. Unidade autnoma - parte da edificao vinculada ao uso privativo. Vistoria - diligncia efetuada com o objetivo de verificar as condies tcnicas da edificao, a observncia legislao urbanstica e ao projeto aprovado.

Potrebbero piacerti anche