Sei sulla pagina 1di 3

PENAL GERAL - PROF. CLEBER 03/08/11 - PRINCIPIOS DO DIREITO PENAL 1.

Conceito: Principios so valores fundamentais, premissas ticas que inspiram a cr iao e aplicao do direito penal. -Sempre antecedem a lei; -Positivados (ou no) existem muitos principios positivados em lei, porm ex istem principios que ainda no foram positivados, no exite lei. Ex.: Principio da I nsignificancia (no h lei). -Compatveis com o ordenamento jurdico. 2.Principio da Reserva Legal ou da Estrita Legalidade ou da Legalidade):

No h crime sem lei anterior que o define, no h pena sem cominao legal. O imprio, a exclusividade para criao de crimes e cominao de penas da lei. S lei pode criar crimes e cominar penas. -Fundamentos do PRL ou PEL: ` 1. Jurdico: Taxatividade. A lei penal deve descrever de forma precisa um conteudo minimo da conduta criminal. Esse conteudo minimo serve para compatibili zar PRL com os crimes culposos, tipos abertos (Ex. Ato obsceno,no muito preciso, bem amplo, o que um ato obsceno? O conteudo minimo da lei j basta) e leis penais em branco. por isso que no cabe Analogia in malan parten no direito Penal, porque o julgador no pode ir alm do que est na lei em prejuzo do ru. A lei penal taxativa. 2.Poltico: O cdigo penal a magna carta do direito positivo (Franz Von Linz t). Surgiu em 1215, na Inglaterra, sob o rei Joo sem terra. um garantia do ser hu mano contra o arbitrio do Estado. H um corrente que considera o PRL como Direitos Humanos de primeira gerao, que protege o indivduo contra o arbitrio. Obs.: Reserva Legal x Legalidade: RL: Art.5, XXXIX Lei em Sentido Estrito Formal ( aquela criada em sintonia com o processo legislativo definido na constituio) e Material (de Matria, cuida de con tedo constitucionalmente reservado lei). L: Art.5, II - Lei em sentido amplo, Art. 59 da CF Obs.: Medidas Provisorias cabem no D. Penal? STF: pode ser utilizada quando forem favorveis ao ru. Ex. Estatuto do Desa rmamento. Est livre de crime quem entrega voluntriamente sua arma. EC 32/2001 Art.62,1, I, a Medida provisoria no pode tratar de assunto de di reito Penal. - MANDADOS (constitucionais) DE CRIMINALIZAO: Mandados so ordens emitidas pela constituio ao legislador ordinrio no sentid o da incriminao de determinados comportamentos. Expressos ordem expllicita da CF. (Ex.: Art. 225 3) Tcitos A ordem implicita. (No h lei que obrigue a prender um corrupto, mas existe na CF previsao de legalidade e moralidade na Ad. Publica)

3. Principio da Anterioridade: _______________ >>>>>_________________ A lei Penal deve ser anterior ao fato cuja punio se pretende, cujo fato pr etende-se punir. Se um crime for praticado entre a publicao e a entrada em vigor , durante a vacatio legis. H crime? O STF declama que a lei esteja em vigor para que haja c rime e sua punio. Publicao Vacatio Legis vigor

4. Princpio da Insignificncia ou da Criminalidade da Bagatela: Roma: De minimus non curat praetor os tribunas no se ocupam do que mnimo. Em 1970, Claus Roxin introduziu no Brasil esse modelo, falando que o D. Penal no deve se ocupar de condutas insignificantes. Condutas Insignificantes so a quelas incapazes de lesar ou por em perigo o bem jurdico penalmente tutelado.

>>Qual a natureza juridica (grupo, categoria, famlia que pertence determi nado instituto) do principio da Insignificancia? R: Causa Supralegal (porque no e st prevista em lei, construo doutrinria e jurisprudencial) de excluso da Tipicidade. - T. Formal: o juizo de adequao entre o fato e a norma. O fato se encaixa na lei. - T. Material: a leso ou perigo de leso ao bem jurdico. O PI depende de requisitos subjetivos e objetivos. - Objetivos: relacionados ao fato; - Subjetivos: relacionaos vtima ou aos agentes; O PI aplicvel a qualquer crime que com ele seja compatvel e no somente aos crimes patrimoniais. Ex.: Furto. Crime Patrimonial / Descaminho. Crime Tributrio, no recolher tributos devidos. Os crimes tributrios admitem o Principio da Insigni ficancia quando o tributo devido e sonegado no ultrapasse a msera quantia de R$ 10 .000,00. (lei 10.522/01 Regula a Atuao da PGFN os PF no devem executar causas menor es que 10.000,00 porque o custo processual chega a esse valor. indicado seu arqu ivamento. Com esse calculo da PFN, em materia fiscal, o STF acabou entendendo qu e insgificante a criminalizao de algum que sonega 10.000,00. (absurdo?...) - Crimes incompatives com o PI: -Crime contra a vida; -Crime de roubo ou os praticados com violencia e grave ameaa; (Ex.Roubo d e um bon de R$5,00, mas a arma na cabea da pessoa no insignificante). -Crimes contra a f pblica; -Crimes contra a Adm. Publica. A posio do MP, STJ e STF. Porm nesse ano a 2 turma admitiu Insiginificancia num crime de Peculato. julgado isolado, mas que p ode cair na prova. -Crimes contra a Lei de Drogas. Ainda que para usurio. H um julgado isolad o no STF sobre drogas (Art. 290, CPMilitar). Mas no crime da lei de drogas, mas s im do CPM. -Crimes Ambientais - a posio majoritria pela inadimissibilidade. O STJ, porm , comeou a aplicar o PI em casos realmente pequenos. Ex. : Turista pescar peixe e m poca proibida.

5. Pincipio da Bagatela Imprpria (PBI)

Potrebbero piacerti anche