Sei sulla pagina 1di 2

Aprenda como criar sua prpria rede Wi-Fi sem roteador

Vivian Fiorio Para o TechTudo 1 comentrio Nvel: Intermedirio Material necessrios: Uma conexo de banda larga , um computador com placa de rede sem fio ou adaptador USB para Wi-Fi, sistema operacional Windows 7 ou XP. Nmero de passos: 4 A possibilidade de se acessar a internet de qualquer lugar por redes sem fio se tornou realidade para muita gente. Com uma conexo dessas, voc pode simplesmente carregar o seu notebook para qualquer lugar e usar a internet sem ter que conectar e desconectar cabos o tempo inteiro. Mas o que muita gente ainda no sabe que possvel criar uma rede sem fio na sua casa ou escritrio sem o uso de um roteador Wi-Fi (rede esta tambm conhecida como "ad-hoc"). Antes de comear, importante saber o que voc perde ao abrir mo do roteador: Primeiramente, bom destacar que segurana no o ponto forte desse tipo de rede. Portanto, d preferncia a usar esta rede sem fio em casa, apenas. Tambm necessrio, caso sua mquina seja mais antiga, adquirir um adaptador Wi-Fi para o seu computador (trata-se de uma pecinha USB que pode ser encontrada em qualquer loja do ramo).

Exemp lo de rede com roteador, esquerda, e rede ad-hoc, direita (Foto: Arte/TechTudo) Mas se voc j tem uma conexo de internet e seu computador j possui uma placa de rede sem fio (notebooks geralmente j o tem instalado), mas voc ainda no tem um roteador Wi-Fi, ento acompanhe este tutorial que o TechTudo fez para voc e aprenda como montar a sua prpria rede sem fio. No Windows 7 Passo 1. Abra a "Central de Rede e Compartilhamento" no Painel de Controle do seu computador e selecione a opo "Rede Domstica", caso ela j no esteja marcada.

Passo 2. Clique em "Gerenciar redes sem fio" no menu lateral e depois acesse o boto "Adicionar". Uma nova janela ser exibida, com opes para voc criar sua rede. Basta clicar em "Criar rede ad hoc". Passo 3. A janela seguinte uma introduo para o procedimento de configurao da sua rede sem fio. Apenas avance. Passo 4. Depois disso, voc ter a opo de indicar o nome da rede. Crie um nome que o identifique para voc, quando precisar busc-lo em outros dispositivos. Passo 5. Logo abaixo, deixe selecionada a opo "WPA2-Personal" sobre o tipo de segurana e crie uma senha com pelo menos 8 dgitos. Por fim, marque a opo "Salvar esta rede". Passo 6. Clique em "Avanar" e pronto! Voc criou a rede. Agora vamos compartilhar a conexo de internet. Passo 7. Para permitir que outros computadores tambm tenham acesso internet sem fio, voc deve ativar o "Compartilhamento de Conexo com a Internet" no computador principal da rede. No Windows XP Passo 8. Clique com o boto direito do mouse em Conexo de rede sem fio no painel de controle e depois em Exibir redes sem fio disponveis. Passo 9. Acione o link Alterar configuraes avanadas e depois selecione a opo Redes sem fio Avanado. Passo 10. Entre as opes de conexo, ative a Apenas redes ad-hoc. A partir desta etapa a configurao da rede bem semelhante ao do Windows 7. Basta adicionar uma r rede e definir nome e senha antes de concluir. importante ressaltar que alguns poucos dispositivos no possuem suporte redes adhoc, portanto, verifique se o seu celular ou televiso so capazes de realizar este tipo de conexo, se for o seu caso. Notebooks, netbooks e outros computadores, em geral, no possuem problema algum em reconhecer essas redes. Outro detalhe essencial que no deve ser esquecido que se o computador principal da rede for desligado, a rede ser desligada. obvio, mas no custa nada lembrar.

Potrebbero piacerti anche