Sei sulla pagina 1di 6

Toxicologia

a cincia que estuda as intoxicaes, os venenos que as produzem, seus sintomas, seus efeitos, seus antdotos e seus mtodos de anlise. O termo txico vem do grego toxicon que quer dizer flecha envenenada.

Histrico Diviso Metodolgica da Toxicologia (Como Cincia) Fatores que influenciam na Toxicidade Principais Agentes Txicos Causas mais freqentes de Intoxicaes Precaues a serem adotadas no manuseio de Inseticidas Providncias no caso de Vazamentos Equipamentos de Proteo Primeiros Socorros Tratamento e Sintomatologia de alguns Ingredientes Ativos

Inseticidas clorados Inseticidas fosforados Piretro e Piretrides

Parmetros Toxicolgicos Bibliografia Fase do descobrimento - Teve incio com o homem primitivo em seu contato com a natureza como meio de sobrevivncia, que em seu dia a dia tomou contato com plantas e animais, surgindo deste contato a identificao de substncias que eram ou no benficas a sua vida. Fase primitiva - talvez a parte mais importante, pois estuda os venenos como meio de suicdio, de homicdio e at punitivo, trazendo importantes concluses inclusive para a moderna toxicologia. Fase moderna - Incio a partir de 1800, com o surgimento de mtodos de estudos para identificao de venenos, com o que, diminuiu sua atuao criminosa, porm a partir deste conhecimento houve um aumento significativo de intoxicaes acidentais (ex. uso de agrotxicos). Toxicologia clnica - Estuda os sintomas e sinais clnicos, visando diagnosticar envenenamentos e orientar terapia. Toxicologia profiltica - Estuda a poluio da gua, terra, ar e alimentos, procurando manter e aumentar a segurana para a vida sade humana. Toxicologia industrial - Estuda as enfermidades industriais e a insalubridade do ambiente de trabalho. Toxicologia analtica - Visa a anlise dos produtos txicos objetivando determinar sua toxicidade, sua concentrao txica, metabolismo, etc. Toxicologia forense - Estuda os aspectos mdico-legais procurando esclarecer a causa-mortis em intoxicaes, visando o esclarecimento a justia da causa das intoxicaes.

Histrico

Diviso Metodolgica da Toxicologia (Como Cincia)

Fatores que infuenciam na Toxicidade

Fatores que dependem do sistema biolgico - Idade, peso corpreo, temperatura, fatores genticos, estados nutricionais e patolgicos. Quantidade ou concentrao do agente txico. Estado de disperso - Importante a forma e o tamanho das partculas. Afinidade pelo tecido ou organismo humano. Solubilidade nos fludos orgnicos. Sensibilidade do tecido ou organismo humano. Fatores da substncia em si. Txicos Gasosos Txicos Volteis Txicos Orgnicos Fixos Txicos Orgnicos Metlicos Txicos Orgnicos Solveis Outros Falhas de tcnicas, como vazamentos dos equipamentos, preparao e aplicao dos produtos sem a utilizao de equipamento adequado de segurana, aplicao contra o vento. Trabalhadores que no trocam diariamente de roupa e no tomam banho dirio. Trabalhadores que tomam banho em gua quente, que dilata os poros facilitando a absoro do produto. Trabalhadores que nos horrios de descanso se alimentam sem lavar as mos, armazenamento inadequado dos produtos. Outras causas, aplicao de produtos nas horas de maior temperatura, onde o calor intenso dilata os poros e facilita a absoro da pele, trabalhadores que voltam a trabalhar aps uma intoxicao, ou em perodos de repouso de ouras doenas, trabalhadores com baixa resistncia fsica so mais suscetveis, trabalhadores que fazem aplicaes sozinhos e em caso de intoxicao no recebem ajuda imediata, crianas e animais que tem contato com produtos qumicos. As esposas dos operrios que se intoxicam ao lavar as roupas utilizadas na aplicao e muitas outras formas. Seguir sempre a orientao de um tcnico. Ler o rtulo com ateno, seguindo rigorosamente as instrues do fabricante. Utilizar produtos qumicos somente quando necessrio. No aplicar produtos qumicos sozinho, pois ema caos de intoxicao o operador pode necessitar de ajuda. Utilizar equipamentos para aplicao em boas condies de uso sem vazamentos e bem calibrados. Abrir as embalagens com cuidado, para evitar respingos, derramamento do produto, ou levantamento de p. Ao preparar e aplicar produtos qumicos utilizar macaco ou camisa de manga comprida, chapu de abas largas e botas impermeveis, utilizando tambm luvas, culos, e mascaras adequadas, de acordo com a recomendao do rtulo. No efetuar misturas de produtos sem orientao tcnica. No retirar os defensivos de suas embalagens originais. Guardar os defensivos em depsito fechado, isolado do acesso de crianas, animais domsticos, alimentos, raes e medicamentos.

Principais Agentes Txicos

Causas mais freqentes de Intoxicaes

Precaues a serem adotadas no Manuseio de Inseticidas

No permitir a presena de crianas, animais ou pessoas estranhas ao trabalho, durante a aplicao de produtos qumicos. No aplicar defensivos quando houver ventos fortes, contra o vento, dando preferncia as horas de temperatura mais amena. Nas aplicaes areas use somente produtos e formulaes permitidas para esta finalidade, tomando o mximo cuidado para evitar a contaminao de rios, lagos, fontes, casas, depsitos ou propriedades vizinhas. Observar rigorosamente o intervalo recomendado entre a ltima aplicao e a colheita, conforme indicao no rtulo. Nunca utilize as embalagens vazias dos produtos para outro fim. Ao terminar o trabalho, tome banho frio com bastante gua e sabo. A roupa de servio deve ser trocada e lavada diariamente. No fume, no beba e nem se alimente durante a aplicao de qualquer produto qumico. No lance restos de produtos, nem limpe equipamentos ou embalagens de produtos em cursos dgua ou junto a poos de gua potvel. Evite a entrada de animais ou pessoas desprotegidas na rea tratada durante 7 dais aps a aplicao. Nunca transporte alimentos, raes, animais ou pessoas junto ou sobre produtos qumicos. No caso de intoxicao procure imediatamente um mdico, levando a ele o rtulo do produto. Durante a poca de aplicao de produtos qumicos, providencie exames mdicos peridicos em todos os que estiverem envolvidos nessa operao Normas para armazenamento de produtos qumicos Os depsitos para o armazenamento de produtos qumicos devem reunir as seguintes condies: 1. Estar devidamente cobertos de maneira a protegerem os produtos contra as intempries. 2. Ter boa ventilao. 3. Estar localizados o mais distante possvel de habitaes ou locais onde se conservem ou se consumam alimentos, bebidas, drogas ou outros materiais, que possam entrar em contato com pessoas ou animais. 4. Propiciar a separao de diferentes produtos.

5. As embalagens dentro do depsito no devem estar em contato direto com o


piso,evitando assim a ao da umidade. 6. As embalagens para lquidos devem ser armazenadas com o fecho voltado para cima. 7. O empilhamento das embalagens ou recipientes no deve exceder as recomendaes tcnicas do fabricante. No utilizar os veculos que transportam produtos qumicos antes da descontaminao dos mesmos. Deve-se evitar que o veculo de transporte tenha pregos e ou parafusos sobresalientes nos espaos onde sero colocadas as embalagens. Suspenda todo tipo de manobras, feche o veculo e isole a rea contaminada, vigie para que ningum entre na rea contaminada. Espere instrues e chegada de pessoal especializado para a descontaminao. Em depsitos os funcionrios encarregados da manipulao dos produtos devem estar equipados com equipamentos de segurana correspondentes.

Providncias no caso de Vazamentos

Em todos os casos em que as embalagens no estejam visveis devem ser colocados, em lugares visveis, etiquetas cujo desenho e texto se ajustem categoria toxicolgica do defensivo. Em casos de emergncia estacionar o veculo em local onde o vazamento no possa atingir riachos, rios, lagoas ou fontes de gua. Em seguida munido de equipamento de segurana isolar o vazamento com terra ou serragem evitando que o produto se espalhe e afastar os curiosos. Notificar o fabricante ou representante mais prximo e pedir intruses. Em caso de incndio sinalizar o acidente e afastar curiosos, ficar longe da carga incendiada e fora do alcance de fumaa, comunicar o corpo de bombeiros e o fabricante. Mscara, luvas, botas, galochas, chapus, camisas de mangas compridas, cala de tecido pouco absorvente e avental impermevel Aps a utilizao, todo e qualquer equipamento de proteo dever ser recolhido, descontaminado, cuidadosamente limpo e guardado. Se alguma pessoa apresentar sintomas de intoxicao retir-la imediatamente da rea contaminada e seguir as instrues de primeiros socorros. Em seguida, encaminhar a pessoa ao servio mdico mais prximo, juntamente com o rtulo completo do produto. Retirar a vtima de intoxicao do local de trabalho, banhar a vtima com gua fria e sabo, trocar sua roupa, procurar imediatamente assistncia mdica, juntamente com o rtulo completo do produto. Em caso de ingesto acidental s provoque vmito com recomendao e instrues constantes no rtulo do produto. Caso seja recomendado observar se a pessoa est consciente, lcida, com capacidade para deglutir e se realmente est intoxicada por ingesto. Em casos de contato com os olhos, caso isto acontea, lave-os imediatamente com gua corrente durante 15 minutos e se houver irritao, procure um mdico. Para casos de inalao do produto, leve a pessoa para um local arejado, se houver sinais de intoxicao procure um mdico. Em contatos com apele, lave as partes atingidas imediatamente com gua e sabo em abundncia e se houver sinais de irritao procure o mdico. No fazer frices ou massagens, a excitao pode vir a agravar o quadro clnico facilitando a absoro do produto pela pele. Todo sistema sensorial do intoxicado est ativo, evitar despertar o paciente com tapinhas na face ou com chamados. Mant-lo em local escuro, evitar rudos, evitar movimentaes desnecessrias do intoxicado. Afastar curiosos. No dar leite, pois em muitos casos ele agrava o quadro de intoxicao. Os organoclorados absorvem-se com facilidade em presena de leite. Para inseticidas fosforados e carbamatos, quando houver demora de atendimento mdico, aplicar sulfato de atropina intramuscular, subcutnea ou endovenosa.

Equipamentos de Proteo

Primeiros Socorros

Tratamento e Sintomatologia de alguns Ingredientes Ativos Inseticidas clorados So substncias que caracterizam-se pela ao crnica nos organismos, longa persistncia e efeito residual no ambiente, com grande solubilidade em lipdeos onde se armazenam nos organismos, causam srias leses hepticas e renais, atuando principalmente sobre o sistema nervoso central e no de defesa do organismo. Os sintomas gerais apresentados so: dilatao da pupila e fotofobia; plpebras trmulas; dores de cabea, cefalia, alucinaes; intumescimento da lngua; agressividade; convulses e

coma; se forem absorvidos por inalao apresentam tosse e edema pulmonar; por ingesto clicas e diarria; por via drmica dermatites. Tratamento - se a pessoa no respira ou respira com dificuldade, fazer respirao artificial utilizando um pano fino; induzir ao vmito; se o veneno for ingerido proceder uma lavagem gstrica; se a pele est contaminada, lavar com gua e sabo; se h convulso, administrar diazepnicos; se est inconsciente, transport-la ao centro mdico mais prximo, juntamente com a embalagem ou rtulo do produto. Inseticidas fosforados So steres do cido fosfrico e seus derivados, constituem substncias qumicas que atuam bloqueando ou inibindo a colinesterase. Os efeitos so de maneira geral os seguintes: espasmos intestinais; estimulao das glndulas salivares e lacrimais e convulses. Os sintomas gerais apresentados so: reduo do dimetro das pupilas; lacrimejamento e rinite aguada; sudao intensa; vmito e tonturas; dores musculares e caibras; presso arterial instvel; confuso mental, clicas e diarrias, o aparecimento dos sintomas de intoxicao ocorre, em mdia, nas primeiras doze horas; a morte ocorre geralmente nas primeiras 48 horas; a recuperao normalmente completa se no ocorre falta de oxigenao no crebro. Tratamento - descontaminao do paciente; injetar inicialmente de 4 a 6 mg de sulfato de atropina; nunca aplicar oxinas em caso de intoxicao com carbamatos; so contra indicados tratamentos com morfina, teofilina, aminofilina, succinilcolina, fenotiazina, reserpina e tranquilizantes; no utilizar atropina como preventivo; dar especial ateno ao pulmo, pelo risco de secrees pulmonares; se a intoxicao for muito forte e passar de 5 dias necessrio traqueotomia; para lavagem estomacal, recomendada uma soluo a 5% de carbonato de sdio mais 15 a 30 g de sulfato de sdio em 0,51 de gua. Entubar o paciente antes da lavagem. Piretro e Piretrides O piretro um produto de origem vegetal, extrado da flor do Chrysanthemum cinerariefolium, tem basicamente dois grupos de princpios ativos as piretrinas e cinerinas. Estas substncias so pouco txicas por via inalatria. Por ingesto, oferecem algum risco, porm so rapidamente excretadas pela urina. Podem exercer irritaes de pele dependendo da sensibilidade de cada pessoa. Pessoas mais sensveis podem apresentar dores abdominais, naseas, vmitos e algumas vezes diarrias. Em casos de ingesto principalmente por crianas ocorre cefalia, incoordenao motora, excitao, convulses e morte por paralisia respiratria. os principais sintomas destes produtos so: dermatites e conjuntivites; parestesias periorbitais e labial; espirros, desnimo, tosse, febre, secreo nasal cerosa e obstruo nasal; eritema leve; reaes de hipersensibilidade; broncoespasmos; excitao dos sistema nervoso; convulso. O tratamento prev: descontaminao do paciente; tratamento sintomtico; anti-histamnicos para processos alrgicos; vitaminas A, B e C; compostos diazepnicos para crises neurotxicas. Parmetros Toxicolgicos

Toxicidade aguda - aquela produzida por uma nica dose, seja por via oral, dermal ou pela inalao dos vapores. Toxicidade crnica - aquela que resulta da exposio contnua a um defensivo, sendo que este no pode causar no causa toxicidade aguda por apresentar-se em baixas concentraes. A toxicidade crnica mais importante que a toxicidade aguda, pois normalmente ocorre pela contaminao de alimentos ou lentamente no seu ambiente de trabalho. Veneno - todo e qualquer produto natural ou sinttico, biolgicamente ativo, que introduzido no organismo e absorvido, provoca distrbios da sade, inclusive morte, ou, se aplicado sobre tecido vivo e capaz de destrudo. Toxicidade - a capacidade de uma substncia qumica produzir leses, sejam elas fsicas, qumicas, genticas ou neuropsquicas, com repercusses comportamentais. Intoxicao - um estado deletrio manifestado pela introduo no organismo de produto potencialmente danoso.

DL50 (Dose Letal) - a dose letal mdia de um produto puro em mg/Kg do peso do corpo. Esta terminologia pode ser empregada para intoxicao oral, dermal ou inalatria. Dosagem Diria Aceitvel (DDA) - Quantidade mxima de composto que, ingerida diariamente, durante toda a vida, parece no oferecer risco aprecivel sade. Carncia - Compreende o perodo respeitado entre a aplicao do agrotxico e a colheita dos produtos. Efeito Residual - Tempo de permanncia do produto nos produtos, no solo, ar ou gua podendo trazer implicaes de ordem toxicolgica. Antdoto - Toda substncia que impede ou inibe a ao de um txico chamada antdoto. Toxicidade Aguda - O processo txico em que os sintomas aparecem nas primeiras 24 horas aps a exposio s substncias. Toxicidade Crnica - Processo txico em que os sintomas aparecem aps as primeiras 24 horas, ou mesmo de semanas ou meses aps a exposio as substncias. Toxicidade Recndita - o processo txico em que ocorrem leses, sem manifestaes clnicas. GUERRA, M. S.; SAMPAIO, D. P. DE A. Receiturio Agronmico. Editora Globo. Rio de Janeiro, 1988. 436 p. LIMA, A. F; RACCA FILHO, F. Dicionrio de Pragas e Praguicidas; aspectos legais, toxicolgicos e recomendaes tcnicas. Edio dos Autores. Rio de Janeiro, 1987. 122 p. MARICONI, F. A. M. Inseticidas e seu emprego no combate s pragas; como uma introduo sobre o estudo dos insetos. Tomo I, 3a edio. Editora Nobel. So Paulo, 1977. 305 p. VERNALHA, M. M.; DA SILVA, R. P; GABARDO, J. C.; RODRIGUES DA COSTA, F. A. Toxicologia dos inseticidas. Volume 7. Universidade Federal do Paran, Setor de Cincias Biolgicas. Curitiba - PR, 1977. 55 p.

Bibliografia

Potrebbero piacerti anche