Sei sulla pagina 1di 15

UNIVERSIDADE POTIGUAR UNP CST PETRLEO E GS CAMPUS MOSSOR TURMA: 4NB PROF.

FELIPE FORMIGA

CONTROLE AUTOMTICO DE PROCESSOS

MOSSORO-RN 22/12/2010

-1-

ENNUS METUSAEL LUANA PAULA THAYZA FERNANDES VANESSA KARLA MX ROGERIO

CONTROLE AUTOMTICO DE PROCESSOS

Trabalho apresentado como exigncia da disciplina , ministrada pelo Professor Felipe Lira, no CST em Petrleo e Gs, na turma 4NB, para obteno da nota da Recuperao, no perodo letivo de 2010.2.

MOSSORO-RN 22/12/2010

-2-

OBJETIVO GERAL Facilitar a compreenso sobre assuntos relacionados a Controle Automtico e seus sistemas, Partes de um sistema, Estabilidade de sistemas, seu funcionamento e seus modos. Elaborando um desenvolvimento simples e especfico, para um melhor aprendizado.

-3-

OBJETIVO ESPECFICO Desenvolver metodos matemticos dinmicos de processos que auxiliaro na anlise, no projeto e na operao de sistemas de controle. Compreender como funcionam os componentes bsicos de sistemas de controle.

-4-

INTRODUO
Ao inicio desde trabalho, mostrar os Sistemas e controles que foram criados para produzirem um determinado resultado com pouca ou nenhuma superviso humana. os objetivos de todos processos que veremos a seguir aumentar a eficincia, maximizar a produo com o menor consumo de energia ou matrias primas, menor emisso de resduos de qualquer espcie, melhores condies de segurana, seja material, humana ou das informaes referentes a esse processo, ou ainda, de reduzir o esforo ou a interferncia humana sobre esses processos ou sistemas. O que veremos a seguir parte integral da sociedade moderna e sabemos que inmeras aplicaes esto presentes no nosso dia a dia.

-5-

DESENVOLVIMENTO

O controle Automtico tem como finalidade a manuteno de uma certa varivel ou condio num certo valor ( fixo ou variante). Este valor que pretendemos o valor desejado. Para atingir esta finalidade o sistema de controle automtico opera do seguinte modo: A- Medida do valor atual da varivel que se quer regular. B- Comparao do valor atual com o valor desejado (sendo este o ltimo indicado ao sistema de controle pelo operador humano ou por um computador). Determinao do desvio. C- Utilizao do desvio ( ou erro ) para gerar um sinal de correo. D- Aplicao do sinal de correo ao sistema a controlar de modo a ser eliminado o desvio, isto , de maneira a reconduzir-se a varivel ao valor desejado. O sinal de correo introduz pois variaes de sentido contrrio ao erro. Podemos definir Controle Automtico como a manuteno do valor de uma certa condio atravs da sua mdia, da determinao do desvio em relao ao valor desejado, e da utilizao do desvio para se gerar e aplicar uma ao de controle capaz de reduzir ou anular o desvio. O estudo do controle de processos se relaciona com instrumentao e controle, ou seja, nos setores como, projeto, operao manuteno e pesquisa. O principal objetivo do controle automtico de processo conseguir que uma varivel dinmica se mantenha constante em um valor especfico, mas para a realizao de um controle eficiente so utilizados conceitos bsicos, que esto associados s tcnicas de controle se dividem em duas Controle realimentado (Feedback) onde se constitui no recurso mais utilizado em controle de processos, complementado por tcnicas avanadas como controle antecipatrio (Feedforward), o controle antecipatrio modificar o valor da varivel manipulada. O controle de processo automtico tambm trabalha com um conjunto de componentes, que gera uma configurao capaz de promover uma resposta desejada pelo no medir a varivel controlada, dependendo exclusivamente da preciso da relao estabelecida entre as variveis de carga medidas para

-6-

sistema, ou seja, esses sistemas so apresentados em bloco, esse bloco sintetizado por um sinal de entrada, que modificado, onde resultar em um sinal de sada. A funo bsica de um sistema de controle proporcionar uma sada e uma entrada, ou seja, o sistema de malha aberta que consiste de um subsistema chamado de transdutor de entrada que converte a forma da entrada para aquela usada pelo controlador, a caracterstica que distingue os sistemas de malha aberta a sua inabilidade de compensar qualquer distrbio que eventualmente se some ao sinal de acionamento do controlador, sendo assim os Sistemas em malha aberta so, portanto simples, incapazes de promover compensao, e so acionados somente pelo sinal de referncia, e freqentemente utilizado nas discusses dos sistemas de controle, para indicar que est se investimento a dinmica do processo em uma condio no controlada, ou seja, investiga-se apenas a dinmica do processo. Neste tipo de sistema de controle no so utilizadas informaes sobre evoluo do processo para a determinar o sinal de controle a ser aplicado em um determinado instante. Mais especificamente, o sinal de controle no calculado a partir de uma medio do sinal de sada.

O segundo sistema o sistema de malha fechada, nesse processo tpico de troca de calor a funo fundamental do sistema de controle em malha fechada, a manipulao a relao entrada/ sada de energia ou material, de maneira que a varivel controladora do processo seja mantida dentro dos limites estabelecidos onde o sistema de malha fechada regula a temperatura do fluido aquecido na sada do trocador. Sendo assim, o sinal de controle determinado de forma a corrigir este desvio entre a sada e o sinal de referncia. O dispositivo que utiliza o sinal de erro para determinar ou calcular o sinal de controle a ser aplicado planta chamado de controlador ou compensador, dessa maneira o controle de malha fechada, permite entre outros: aumentar a preciso do sistema, rejeitar o efeito de perturbaes externas, melhorar a dinmica do sistema e, eventualmente, estabilizar um sistema naturalmente instvel em malha aberta e diminuir a sensibilidade do sistema a variaes dos parmetros do processo, ou seja, tornar o sistema robusto.

-7-

Sistemas em malha fechada, portanto possuem a vantagem bvia de permitir uma preciso maior que sistemas de malha aberta.

O sistema de controle tambm composto por alcunhas partes como; Processo; elemento primrio; transmissor; controlador e elemento final de controle. O processo caracterizado por desenvolver a parte do sistema que tem alguma funo, pode ser mecnico, qumico, eltrico ou uma combinao desses. Podemos citar como exemplo, o processo de nvel de um lquido num tanque, assim como a gerao de vapor atravs de uma caldeira. No elemento primrio tem a funo de ou transformar ou utilizar a energia proveniente do meio controlado, e que utilizam ou absorvem energia do prprio meio para fornecer ao sistema de medio uma resposta em funo a varivel. Exemplos de elementos primrios, termmetros, termopares, placas de orifcio, manmetros, Transmissor um dispositivo utilizado para transmitir o sinal vindo do elemento primrio e transmitem a distancia para outro lugar.o elemento primrio pode ou no fazer parte integrante do transmissor. Controlador produz um dispositivo que um sinal de sada, sendo esse a funo do sinal do desvio. Elemento final de controle um dispositivo que representa e manipulado pelo sinal de sada do controlador regula o fluxo de energia ou material para um processo. Exemplos de elementos finais de controle so: vlvulas de controle, reostatos, determinados tipos de bombas outros. Dentre os exemplos citados a vlvula a mais utilizada. Na estabilidade de um processo pode se alterar dependendo se opera em malha aberta ou malha fechada, e a funo do sistema de controle justamente alterar o comportamento dinmico do processo, de modo que o mesmo opere satisfatoriamente, com pouca oscilao. Durante a especificao dos sistemas de controle, especialmente quando da escolha do posicionamento dos sensores, deve-se reduzir o tempo morto a um mnimo possvel. Muitos processos so instveis, como, por exemplo reatores qumicos com operao em
-8-

ponto prximo de uma exploso; outros processos teoricamente estveis. So instveis na pratica, em funo da operao dos mesmos perto das condies limites de segurana. importante analisar a estabilidade em malha aberta e em malha fecha, onde alguns processos instveis em malha aberta so estveis na planta, uma vez que a funo do sistema de controle alterar o comportamento dinmico do processo, por outro lado devese garantir que um processo estvel em malha aberta no se torne em malha fechada.

Funcionamento de um Sistema de Controle Fechado O sistema de controle a juno de unidades combinadas que se juntam para obter determinados resultados. Com pouca ou nenhuma previso humana. Esses sistemas so classificados como sistema aberto e fechado. O sistema fechado exerce sua funo com a entrada de energia no sistema e que tambm exerce certo trabalho na sada. Todo e qualquer sistema apresenta os mesmo elementos, sendo eles: Processo, elemento primrio, transmissor, controlador e elemento final de controle.

Nas figuras abaixo so representadas o funcionamento do sistema de controle. Nessas figuras apresentadas um processo de aquecimento de certo fluido, em funo de troca de calor, tudo atravs do vapor da gua.

-9-

Levando em conta que certo fluido processado entra no trocador de calor com vazo constante e uma temperatura Te. Tem como objetivo manter ou estabilizar a temperatura desse determinado fluido logo aps o trocador no valor Tr. No caso do valor da temperatura que foi medida em TM, apresentar-se diferente do valor esperado Tr, o controlador apresentar uma diferena em desvio. = Tr-Tm, aps essa mudana ele mudar a entrada de calor no trocador atravs de um sinal enviado a vlvula de controle, para que a mesma tenha a funo de mudar de posio, aumentando ou diminuindo a entrada do vapor no trocador. Aps esse processo, corrigindo os erros a temperatura Tm for igual a Tr, o sistema est em equilbrio, ou seja, normalizado. O sinal de normalizao de estrema importncia nos casos do modo de controle. Sendo esses sinais uma funo de desvio, o mesmo pode-se encontrar em diversos tipos.

Modos de Controle do Controlador

O modo de controle como o controlador se apresenta quando ocorre um desvio da varivel controlada. Ou seja, como a vlvula de controle vai corrigir o erro ocorrido aps uma variao de cargas. A seleo do modo de controle apresenta-se pelas caractersticas do processo e pela preciso em que se quer alcanar. Com tem-se quatro modos de controle:

controle de duas posies ou controle biestvel controle proporcional controle integral controle derivativo

- 10 -

Esses modos podem ser adotados por qualquer controlador. Os modos apresentados podem dividir-se em dois grupos de muita importncia, um o controle biestvel e controle modulado. Apresentar um pouco dos controles como o Controle biestvel. Neste caso o sinal de sada do controlador assume dois valores, 0 ou 100%.

Com isso medida que a varivel estiver acima do valor desejado, o sinal de sada apresenta-se zero, j quando a varivel apresenta-se abaixo do valor desejado, o sinal de sada o mximo possvel. Ento no caso do controlador tipo Biestvel, o obturador da vlvula de controle desloca-se bruscamente de posio, ou seja, se preciso fechado para aberto, sem meios termos.

No Controle proporcional o sinal de sada do controlador proporcional ao seu desvio. P = Kc + Os

Onde: P = sinal de sada do controlador; Kc = ganho ou sensibilidade;


= desvio = valor desejado varivel medida;

Ps = constante. Diferenciando das demais o Controle proporcional o seu sistema capaz de conter o aumento ou a diminuio da varivel controlada, deixado-a em equilbrio. No Controle integral o sinal de sada proporcional integral do desvio. Nesse modo de controle tipo integral a vlvula cessar seu deslocamento somente quando a varivel controlada voltar aos valores esperados. Matematicamente apresenta-se por:

O Controle proporcional-integral um modo de controle combinado. A utilizao do controle isolada, pois sua ao corretiva no eficaz. Controladores tipo proporcional-integral, o sinal de sada definido por:

- 11 -

Controle derivativo o sinal de sada proporcional velocidade em que aumento do desvio. Apresentado por:

Sendo o Td, o tempo da ao derivada em minutos. Neste caso se o desvio apresentar-se constante, a sua ao derivativa no apresentar nenhuma correo. Com essa caracterstica no ocorre o seu funcionamento em caso isolado, somente em conjunto como o modo proporcional ou o modo proporcional-integral. Controle proporcional-derivativo apresentado como:

Neste caso se o desvio no apresentar-se variado, a derivao nula. Tornando um controlador proporcional. Controle proporcional-integral-derivativo combinao de trs modos de controle, com o intuito de um sistema sendo seu sinal de sada definido por:

Atravs deste o aumento da varivel controlada contida mais rpida, para que volte tambm ao seu valor original, apresentando poucas oscilaes. Logo aps apresenta-se na figura os principais tipos de modos de controle, simples ou combinado.

- 12 -

CONCLUSO Foi mostrado atravs deste o desempenho de cada modo de controle e tambm os comparando para obter resultados. No para compar-los, mas sim entender e saber diferenciar cada caracterstica dos processos. Na seleo de vlvula leva-se em conta que o primeiro passo a escolha depende se o processo pode ser controlado por um sistema de controle de tipo biestvel ou caso seria tipo modulado. Uma diferenciao obtida para seleo da caracterstica de vazo da vlvula.

- 13 -

REFERENCIAS BILIOGRAFICA: http://www.cin.ufpe.br/~aluizioa/Aut-Int/Aut-Int-10-sistemas-de-controle-introducao.pdf http://www.ece.ufrgs.br/~jmgomes/pid/Apostila/apostila/node6.html http://www.scribd.com/doc/3970272/controle-pdf Instrumentao industrial/Egidio Alberto Bega (organizador)... [et al.] - 2.ed. Rio de janeiro:Interciencia:IBP, 2006. ROBERTO, Carlos Chaves. Curso de Formao de Operadores Refinaria:Instrumentao Bsica. Curitiba: PETROBRAS : UnicenP, 2002. de

- 14 -

- 15 -

Potrebbero piacerti anche