Sei sulla pagina 1di 2

UMA CULTURA DO TARDIO PARA FALAR

ser humano falante por natureza. Fala alm da medida e proporciona harmonia ou desarmonia entre o ambiente. Quando falamos estamos semeando uma palavra que ir frutificar. O fruto que se colhe depende o que voc for plantar. Se voc plantar bondade, no resta a menor dvida, que voc colher bondade. Quando voc cumprimenta o outro, dizendo: Bom dia, o retorno ser um Bom dia. Nas relaes humanas podemos observar que existem relaes espirituais universais, teremos que saber e ter o domnio para ouvir o outro. Ou simplesmente manteremos numa posio superior e o outro na inferior. Quando se fala de seres humanos, lidamos com a mesma espcie, uma raa humana, existncia de humanizao.

humanidade tem a mesma necessidade biolgica, fisiolgica, natural, se alimenta, senta no trono, possui um esprito. Lembro do profeta Ams que pregou Eis que vm dias, diz o Senhor Deus, em que enviarei fome sobre a terra; no fome de po, nem sede de gua, mas de ouvir as palavras do Senhor (Confira em Ams 8). O Ser vivente clama por algo, alm deste simples corpo. Alguns fazem uma transversalidade com outros fatores. No podemos esquecer de respirar porque queiramos ou o homem veio do sopro divino. Ele soprou o seu hlito e passamos a ter vida (Veja no livro de Gnesis). Graas a Deus, acordei hoje, porque Ele conservou o seu sopro! O que faz outro melhor, a aparncia fsica, os dotes materiais, a posio que ocupa na sociedade, o status. Nossas relaes com outro deveria ser alm de meras formalidades humanas. Por trs, o homem esconde intenes do corao, Jeremias disse ele enganoso, contm maldades, entendo deveriam ser renovado pela presena do Senhor. Mas o homem precisa ter ouvido para ouvir a mulher, para ouvir as crianas, os jovens, os adolescentes. Eles clamam para serem ouvidos. No entanto, os desejos egostas de uns e assolam a alma humana de outro, pois a sociedade capitalista primazia os que tm, os que ajuntam em celeiros, e, portanto falam mais alto. Por isso, o sbio disse: O rico fala com dureza com o seu prximo, e o pobre fala com rogos.

Se no desenvolver a capacidade de ouvir o outro, no se completa. Ser tardio para ouvir; significa ser vagaroso para ter um corao aberto s necessidades do outro. Quando voc est em grupo. Consegue controlar sua fala, e esperar que o outro fale, e depois voc fala sem interromper o que est sua frente. Ou as falas se chocam e numa luta de perdigotos, um quer superar o outro. Pode ser a ausncia de domnio prprio no falar, que Paulo, apstolo, escreve aos galatenses como fruto do Esprito. Dominar um pequeno membro que Tiago, apstolo chamou muito difcil. Portanto, um instrumento que precisa ser afinado para produo musical da vida, poesias para alma, harmonia para orquestra. A vida uma grande sinfonia de pardais. Contudo, quando alteramos o tom da voz, estamos desafinando a sinfonia da vida, quando no deixamos o outro falar, estamos estragando a msica humana. Enfim, amigo ou amiga, aprendamos a falar, sejamos como a tartaruga para falar e competente para ouvir a msica que toca o corao da vida, a voz de seu prximo. . Pense nisso. Um grande abrao. No Senhor Jesus. lcio Cunha

Potrebbero piacerti anche