Sei sulla pagina 1di 5

Benedito Bastos Barreto "Belmonte"

Cartunista criador do Juca Pato

Por Pedro Nastri *

"O artista tem que viver entre o povo, embora no deva fazer concesses popularidade. Ser popular no o mesmo que ser vulgar. O "xis" da questo est em tomar um assunto complicado e difcil, diger-lo, simplific-lo e torn-lo acessvel ao grande pblico. Resumir numa charge, por exemplo, um problema econmico ou financeiro, eis o ideal(...) fazer arte para ser entendido por algumas pessoas criar uma aristocracia artstica." Belmonte

Benedito Bastos Barreto, o Belmonte, caricaturista, desenhista, escritor, historiador, pintor e jornalista, morreu na madrugada de 19 de abril de 1947 no Hospital So Lucas, e foi sepultado naquela tarde chuvosa, no cemitrio So Paulo.

Nasceu em 15 de maio de 1896, na Liberdade, bairro da cidade de So Paulo, onde viveu seus 51 anos. Gostava de dizer que era um Paulista Paulistano da gema. Bemolte publicou seu primeiro desenho aos 17 anos, nas revistas Rio Branco, Alvorada, Zig-Zag e D. Quixote. Sem ter decidido pela carreira de caricaturista, conciliou por algum tempo a atividade com a de estudante de medicina. No dia do exame final, quando deveria ingressar definitivamente na carreira, saiu para remar no lago do atual Parque da Aclimao e optou pelo jornalismo. Aos 25, entrou para a Folha da Noite, onde permaneceu at 19 de abril de 1947, quando morreu vitimado pela tuberculose. Foi nesse jornal que laps e papel se transformaram em armas, segundo ele mesmo, contra "todos aqueles que contribuem de uma forma ou de outra para a desorganizao e anarquia to acentuadas nestes ltimos tempos". Nos anos 20, a So Paulo de Belmonte era uma cidade que crescia a todo o vapor, ou melhor, a todo quilowatt. A energia eltrica impulsionava o crescimento urbano e os ares de modernizao se instalavam na paulicia. Novos bairros, novos jornais, novos servios pblicos... A Ligth, detentora do monoplio da energia eltrica e do transporte coletivo, tambm vivia seus dias de expanso. Mas nem tudo era glria para a poderosa empresa canadense. Seus servios j no atendiam demanda da "cidade que mais cresce no mundo", motivo mais que suficiente para receber constantemente crticas e charges do mordaz cartunista.

Foi nesse contexto que Belmonte criou, em 1925, seu mais famosos personagem: o Juca Pato - baixinho, careca, culos de tartaruga, fraque, polainas e gravata borboleta -, cidado da classe mdia massacrado pelos polticos, pelas autoridades, sofrendo os problemas urbanos e os servios pblicos, principalmente a Ligth (falta de bondes, de iluminao, buracos nas ruas, contas de luz absurdas). Juca Pato tornou-se um smbolo do homem comum que no se conformava com os que queriam espezinh-lo. Juca representava o cidado comum, trabalhador, honesto, pagador de impostos, perplexo, irritado e s vezes apoplctico contra os desmandos do custo de vida, da burocracia, da corrupo poltica e da explorao do povo.

A simpatica e bem humorada figura de Juca Pato falava a linguagem popular - virou nome de cavalo de corrida, caderno, cigarro, gua sanitria e o inesquecvel Bar Juca Pato, no centro de So Paulo, ponto de encontro da boemia paulistana, principalmente dos artistas de teatro, rdio e jogadores de futebol. Alm de criar personagens, Belmonte tambm ilustrou livros de Monteiro Lobato e uma edio brasileira de "Primo Baslio", de Ea de Queirs.

Em 1962, por sugesto de Marcos Rey, ento segundo secretrio da Unio Brasileira de Escritores, foi criado o "Trofu Juca Pato". Este prmio seria dado ao melhor livro publicado no ano e, o autor, receberia o ttulo de "Intelectual do ano". E por que Juca Pato? Porque Juca Pato era figura inteligente, careca, mal vestido num fraque, sempre se defendendo dos apertos, tal qual a maioria dos escritores que ganham pouco e lutam bastante para publicar seus livros. O Trofu Juca Pato, a maior lurea do pas conferida a um escritor nacional, pela sua importncia e tradio, merecer, quando atingir os cinqenta anos de existncia e est prximo , um livro, contando a histria pormenorizada dessa personagem, que saiu das pginas do jornal, transformou-se em trofu para consagrar intelectuais, e jamais pensou em morrer...

Uma das caracteristicas de Belmonte era o amor que dedicava Capital paulistana, de onde nunca se afastou, nem mesmo doente. Amor de todas as horas, demonstrado em todas as oportunidades, a proposito de qualquer coisa e at de coisa nenhuma. Dez dias antes de sua morte, pediu ao amigo reporter Nelson Wainer que o acompanhasse num passeio pelos pontos mais caracteristicos da cidade. E l se foram, de automovel, pela noite a dentro, visitando as avenidas iluminadas, os monumentos distantes, os arranha-cus que estavam nascendo nas novas ruas abertas pela Prefeitura. Era a ultima visita, dizia ele. No queria morrer sem ter na retina as imagens da sua cidade de So Paulo. A cidade que tanto amou Com seus desenhos de trao limpo e riqueza de detalhes, em pouco tempo Belmonte ganhou projeo internacional. Porm, o auge de sua carreira foi em 1943, durante a Segunada Guerra Mundial (1938 - 1945), quando suas charges sobre o conflito e sobre Hitler provocaram a ira de Goebbels, ministro da Propaganda do chefo nazista, que o atacou violentamente pelo microfone da Rdio de Berlim. "Certamente", disse Goebbels, "o artista foi pago pelos aliados ingleses e norte-americanos".

"Criou Juca Pato, to paulistano quanto o Viaduto do Ch. Deu corpo ao Jeca Tatu, feliz parceria com Monteiro Lobato. Juca e Jeca, indispensveis e fundamentais para a compreenso do homem brasileiro", escreveu Jaguar. Belmonte ficou na histria como o grande caricaturista; publicou vrios livros de crnicas e

albuns de caricatura, mas seu talento vai alm: no ensaio "Nos tempos dos Bandeirantes", ele se revela tambm pesquisador minuncioso da histria de So Paulo e sua gente. Publicou as seguintes obras: "Angustias de Juca Pato" (album de caricaturas); "O amor atravs dos seculos" (album de caricaturas, edio de luxo); "Assim falou Juca Pato" (cronicas humoristicas, edio da Companhia Editora Nacional); "A cidade do Ouro" (livro para crianas); "Idias de Joo Ninguem" (cronicas humoristicas, edio da Livraria Jos Olimpio Editoria); "No reino da confuso" (album de caricaturas); "Msica, maestro!" (album de caricaturas); "A guerra do Juca" (album de caricaturas); "No tempo dos Bandeirantes" (livro de historia, duas edies do Departamento de Cultura e duas da Cia. Melhoramentos).

Autor Pedro Nastri / Pedro Oswaldo Nastri Jornalista - Escritor - Historiador

Esta obra est licenciada sob uma Creative Commons Atribuio-Uso no-comercial-Vedada a criao de obras derivadas 3.0 Brasil License. Utilizao de textos, desde que citada fonte e autor Pedro Oswaldo Nastri Esta obra est licenciada sob uma Creative Commons Atribuio-Uso No-Comercial-Vedada uma Criao de Obras derivadas 3.0 Licena Brasil.

Potrebbero piacerti anche