Sei sulla pagina 1di 10

SUMRIO

Apresentao; 7
UM DOIS

Conceito de personalidade; 13 Id Ego Superego: as trs instncias virtuais; 17 Angstia Conflitos Defesas: trs temas nodais; 19 Quadro sintico das defesas; 25 Represso ou recalque: retorno do reprimido; 29 Atividades defensivas para ajudar a represso; 35 Para manter a represso; 49

TRS

QUATRO CINCO

SEIS

SETE

OITO NOVE DEZ

Regresso e fixao: as almas gmeas; 53 Mecanismo defensivo precoce; 59 Atividades defensivas envolvendo a relao com o outro; 63 Atividades defensivas para a superao de conflitos; 73 Destaque especial: sublimao; 77 Atividades defensivas encontradas nas psicoses; 81 Captulo completivo: vrios autores; 85 Adendos; 93 Glossrio; 97 Anotaes bibliogrficas; 109

ONZE

DOZE TREZE

CATORZE QUINZE DEZESSEIS

APRESENTAO

em anos aps o surgimento das revolucionrias ideias de Freud, os estratos intelectuais do mundo ocidental esto impregnados de conceitos psicanalticos. A psicanlise atravessou a cultura, interpretando-a e sendo por ela interpretada, fazendo pouso duradouro nas entranhas das cincias humanas e da filosofia. Todos os avanos da neurocincia e da psicofarmacologia no desbancaram a importncia e a necessidade das psicoterapias como processo de autoconhecimento, busca curativa dos transtornos mentais e equacionamento e superao dos conflitos existenciais. E, por isso mesmo, todas as formas de psicoterapia no podem abrir mo do que se conhece a respeito dos mecanismos de defesa.

WILSON CASTELLO DE ALMEIDA

Quando reconhecidas como fator de integrao, as defesas compem a personalidade saudvel; quando participam dos transtornos de personalidade, so diagnosticadas como fator de doena. E a forma como o paciente vivencia as suas defesas no comrcio da vida repete-se sempre na relao com o terapeuta e com o grupo teraputico. Nos seus primrdios, a agressividade e a sexualidade eram as principais justificativas para o surgimento dos mecanismos de defesa. Hoje, sem descartar o que pulsional, as psicoterapias ocupam-se de fatores diversos, responsveis por erigir barreiras emocionais e at mesmo funcionais no relacionamento intersubjetivo das pessoas. dessa perspectiva que este livro pretende iniciar o leitor no assunto, sempre do interesse das pessoas ligadas rea do conhecimento circunscrita pela sigla psi psicanlise, psiquiatria, psicodrama, psicologia , bem como do interesse de leigos cultos. Classicamente o temrio foi inaugurado pelos Freud, pai e filha, com o ttulo mecanismos de defesa do Ego. Outros autores, mesmo reconhecendo que a titulao consagrada no sofrer mudanas, propem denominaes mais condizentes com o entendimento que se foi formando em torno do tema. Assim: mecanismos de intercmbio do Ego, mecanismos de operao do Ego, dinmica de ajustamento do Ego, dinmica das relaes do Ego, dinamismos de troca e permutao do Ego e outras. Em sentido amplo, as defesas so distinguidas com as seguintes variveis: o lugar psquico, o agente, a finalidade, os motivos e, por fim, os seus mecanismos. desse ltimo parmetro que falarei.

DEFESAS DO EGO

Segundo o psicanalista Marco Aurlio Baggio1, esse um estudo dos mais bem explorados, no se esperando nada de substancialmente novo em seu ensino e, por isso mesmo, seria imperdovel ignor-lo ou conhec-lo superficialmente. Ouvindo-o produzi a presente matria, que no original no contedo, mas tem a inteno de ser diferente em sua sistemtica para torn-la compreensvel a quem comea. Os mecanismos de defesa compem argumento a que chamo patinho feio da psicanlise porque, ligados de certo modo s funes adaptativas do Ego, foi-lhes atribudo um colorido ideolgico, execrado pelos que veem na tarefa psicanaltica apenas a busca do objeto inconsciente do desejo. No entanto, essa discusso no ser encarada neste espao para evitar o debate acadmico que poria em risco a meta singela da proposta, que a dos primeiros ensinamentos. Historicamente, quatro so os nomes que se ligam montagem da proposio freudiana: o prprio Sigmund Freud, sua filha Anna, Freud, o mais dedicado continuador dos estudos sobre neurose, Otto Fenichel, e a mulher que revolucionou a psicanlise, Melanie Klein. Depois deles, muita gente opinou sem contribuies essenciais, apenas com complementaes pedaggicas. Os conceitos de Lacan ganham luz prpria. Na verdade, com uma crtica severa ao conceito de Ego defendido por Anna Freud e Fenichel, ele rebateu: Todo o progresso dessa psicologia do eu pode resumir-se nestes termos: o eu est estruturado exatamente como um sintoma. No interior do sujeito, no seno um sintoma privilegiado. o sintoma humano por excelncia, a doena mental do homem.
1

Baggio, M. A. O ego e seus mecanismos de operao psquicos. Belo Horizonte, Libergrfica, 1983.

10

WILSON CASTELLO DE ALMEIDA

Porm, toda essa argumentao no nos impede de conhecer o que sejam as defesas do Ego, at mesmo para question-las, particularmente na sua heterogeneidade de planos conceituais. Em Inibio, sintoma e angstia (1926), Freud concluiu melhor suas ideias e definiu os mecanismos de defesa como meios usados pelo Ego para obstar a ameaa da ansiedade2. Anna Freud, cuidadosamente, chamou a ateno para o perigo de se eliminar as medidas defensivas do Ego, sem estarmos em condies de ir imediatamente ao seu auxlio. Para ela, no seria boa meta teraputica quebrar defesas apenas por quebrar. Fenichel alertou-nos para o fato de os conflitos defensivos serem mais complicados do que se pode imaginar descrio dada pelos experts, pois nem sempre ocorreriam isolados e sim em interaes complexas. Acrescente-se a isso o fato de a noo apontar para vieses diversos, como so o intelectual e o pulsional, o consciente e o inconsciente, dificultando o entendimento operacional do conceito. Para Melanie Klein, todos os aspectos da vida mental, nos primeiros anos de vida, j seriam utilizados pelo Ego como defesa contra a ansiedade. Com especulaes intelectuais ousadas ela postulou que o complexo de dipo e o Superego se formassem em idade muito mais precoce do que propunha Freud e que a criana, ao nascer, j tivesse Ego suficiente para vivenciar angstias, fantasias e para construir mecanismos de defesa. Por tudo, as defesas no devem ser vistas como sinnimo exclusivo de patologia, mas como o mais primitivo recurso do Ego para permanecer ntegro e integrado. Elas fazem parte da

Utilizo os termos angstia e ansiedade como sinnimos intercambiveis.

DEFESAS DO EGO

11

estrutura constitutiva da personalidade, com expresso ntida no seu setor operativo-cultural que o papel. O seu uso adequado ou inadequado, sempre em plano inconsciente e automtico, que definir os polos sade-doena e determinar ou no a funo psquica equilibrada e necessria para a sade global. Vamos ao texto, no sem antes pedir aos doutos simpatia para o propsito didtico do livro e aos iniciantes, a graa de sua leitura inteligente. WILSON CASTELLO DE ALMEIDA

UM

Conceito de personalidade

omecemos por examinar o conceito, nas palavras de G. W. Allport: A personalidade a organizao dinmica, no indivduo, dos sistemas psicolgicos e fsicos que determinam seu comportamento e seu pensamento caractersticos. Ao demonstrar sua personalidade, uma pessoa desvelar inmeros comportamentos e pensamentos gerais universais, comuns a todos os da sua espcie. O que permitiu Conan Doyle falar pela boca de Sherlock Holmes:
Embora cada homem seja um quebra-cabea insolvel, no conjunto se torna uma certeza matemtica. Voc nunca pode prever o que determinado homem far, mas voc pode dizer, com preciso, o que um nmero mdio ser capaz de fazer. Os indivduos variam, mas as porcentagens permanecem constantes.

14

WILSON CASTELLO DE ALMEIDA

No entanto, estatsticas parte, o acontecimento distintivo da espcie humana que no cerne dessa mesma personalidade encontra-se um fator fundamental com caractersticas singulares, que torna cada qual um ente especfico. Olhada desse vrtice particular, a personalidade seria como a impresso digital, nica para o sujeito. Usando tema da moderna biologia, ela anloga ao DNA gentico: tem segredos, potencialidades e expresses vitais exclusivas para cada indivduo. A personalidade que modela a individualidade e esta, no dizer do citado Allport, a marca suprema da natureza humana. Harry S. Sullivan (1953) abre a conceituao para situaes interpessoais, definindo personalidade como aquele padro relativamente duradouro, recorrente, caracterstico da vida humana, a partir das relaes entre pessoas. A personalidade constri-se com o seguinte material: o equipamento gentico dado pela hereditariedade (gentipo); a estrutura fsica do seu desenvolvimento biolgico (fentipo); as combinaes bioqumicas estimuladas no metabolismo; a morfofisiologia do sistema nervoso; a variabilidade de todas as funes psicolgicas conhecidas; a capacidade de desenvolver papis; a oportunidade de diversificadas educaes e aprendizagens; acolhimento ou no de valores morais, ticos e religiosos e, por fim, a inter-relao com o meio ambiente, onde se incluem: pessoas, famlia, sociedade, coisas, animais, natureza, cultura e cosmos, como quis J. L. Moreno. Coube a Freud demonstrar, de modo irretorquvel, os processos inconscientes da formao da personalidade, pois verdade que desconhecemos inmeros meandros dessa formao e pouco suspeitamos de que forma certos acontecimentos ocultos marcam nossa histria pessoal e nosso modo de ser.

Potrebbero piacerti anche