Sei sulla pagina 1di 42

1

Universidade Estadual Vale do Acara

QUADRADOS MGICOS

Daniel Caetano de Figueiredo

Este Artigo uma adaptao da Monografia que apresentei como Trabalho de Concluso de Curso de Especializao em 1999. Fiz, algumas alteraes e o reapresento, agora.

INTRODUO

Este trabalho fruto, antes de tudo, da curiosidade do autor e de sua inteno em aprofundar os seus conhecimentos acerca do tema quadrado mgico muito pouco explorado no ensino da Matemtica. Ainda quando estudante do primeiro grau, travei pela primeira vez contato com este interessante assunto, mas confesso que ainda no possua as condies intelectuais necessrias para estud-lo de uma forma mais profunda. O tempo passava e, aqui ou acol, conversando com colegas de profisso, algum levantava assuntos relacionados com o tema em questo. Mas, afinal, quais so os objetivos do autor destas linhas em to desprezado tema, sobre o qual os livros didticos jamais dedicam uma linha sequer, de uma forma geral? Na realidade a bibliografia sobre o assunto quadrados mgicos muito escassa, da a dificuldade para discorrer melhor sobre o assunto, apesar de o mesmo ser muito antigo e termos visto que grandes matemticos se interessaram pelo tema, a exemplo do matemtico suo Leonhard Euler (1707-1783). Creio que determinados assuntos sobre jogos , quadrados mgicos, por exemplo, poderiam e deveriam ser mais explorados pelos professores no dia a dia da sala de aula. Citamos a antiga Unio das Repblicas Socialistas Soviticas, onde o xadrez disciplina obrigatria. O xadrez, assim como os quadrados mgicos levam os alunos a refletirem, a raciocinarem e a fazer uso da lgica. desnecessrio falarmos acerca do entrosamento e da irmandade existente entre a lgica e matemtica, pois ambas chegam a se confundirem muitas vezes. Segundo o matemtico Karl Poppev as fronteiras entre a Matemtica e a Lgica, nunca foram demarcadas. No sabemos onde termina a Matemtica e comea a Lgica, e reciprocamente. O estudo dos quadrados mgicos, alm disto, est longe de ser um assunto tedioso, antes, um assunto de fcil abordagem e que desperta a curiosidade at mesmo daqueles que no so estudantes de matemtica.

No estudo que fazemos abordamos os quadrados mgicos ditos puros e tambm aqueles que so considerados no-puros, ou imperfeitos. Isto ocorre porque julgamos o estudo do segundos, alm de interessante, no menos importante que o estudo dos primeiros. Nos dias atuais os quadrados mgicos perderam o valor que possuam como motivo de crenas misteriosas, mas em compensao a cincia lhes dedica ateno pois os quadrados mgicos so muito usados para projetar experincias que dependem de estatsticas.( Cf. Enciclopdia Conhecer, pgina 940) . Ainda discorrendo sobre a importncia cientfica dos quadrados mgicos : A teoria dos quadrados mgicos vem sendo formulada desde que Moschopulus publicou o Tratado de Quadrados Mgicos(1420), cujo interesse era basicamente recreativo. Mais tarde, no sculo XVIII, o suo Leonhard Euler desenvolveu essa teoria, aproximando seu estudo do clculo das matrizes e determinantes o que quer dizer que existem quadrados muito mais complexos do que aqueles apenas recreativos.(Enciclopdia Conhecer Universal 1982)

ORIGENS DOS QUADRADOS MGICOS


Pouco se conhece ainda hoje em dia sobre a histria primitiva dos quadrados mgicos, porm sua origem parece situar-se na China. Existem estudiosos do assunto que afirmam terem os mesmos (quadrados mgicos) surgido h cerca de 3000 anos na China, e ainda, segundo estes, tambm na ndia. Os quadrados mgicos so arranjos quadrados de numerais em que as linhas, colunas e diagonais tm a mesma soma. E o nome quadrado mgico foi dado a este tipo especial de arranjo geomtrico porque se acreditava que tivessem poderes especiais. O exemplo abaixo, em notao numeral moderna, atribudo ao imperador-engenheiro Yu, o Grande (c. 2200 A.C.). E, segundo diz a tradio, quando Yu estava observando o rio Amarelo, surgiu uma tartaruga divina, em cujo dorso estava o smbolo que hoje conhecido pelo o nome de lo shu. Por isto, h muitos e muitos anos os chineses acreditavam que quem possusse um quadrado mgico teria sorte e felicidade para toda a vida.

4 3 8

9 5 1

2 7 6

Os quadrados mgicos foram se propagando, chegando posteriormente ao Japo, ndia e Oriente Mdio, locais ligados ao misticismo. Apareceram na Arbia durante o sculo IX e na ndia durante o sculo XI ,ou at antes, e foram encontrados em escritos hebreus do sculo XII. Hoje em dia os quadrados mgicos servem de amuletos no Tibete, na ndia e em grande parte do sudeste da sia. Eram usados como talisms, e a crena em seus poderes

mgicos perduraria durante toda a Idade Mdia e mesmo no Renascimento, quando os matemticos os tomaram como objetos de estudo. A introduo dos quadrados mgicos na Europa atribuda ao escritor bizantino Manuel Moschopoulos, que os citou em sua obra intitulada Tratado de Quadrados Mgicos , isto durante o sculo XV. Moschopoulos viveu em Constantinopla numa poca incerta, constando, apenas, que morreu na Itlia em 1460. Os quadrados mgicos eram relacionados com a alquimia e a astrologia, e um quadrado mgico gravado numa placa de prata era usado como amuleto contra a peste. Mas, afinal, quando que temos notcia da primeira impresso de um quadrado mgico? A histria nos diz que o pintor e gravador alemo do Renascimento Albrecht Drer em sua gravura intitulada Melancolia, datada de cerca de 1500, nos traz impresso um dos primeiros quadrados mgicos. Este quadrado mgico tinha quatro numerais horizontais e quatro outros dispostos verticalmente, sendo as somas iguais a 34.Ver a gravura no anexo 4 pgina 37 . No livro "Histria da Matemtica", de autoria de Carl M. Boyer, est escrito pgina 216 : "(...) A mesma combinao de interesses matemticos e artsticos se encontra em Albrecht Drer, um contemporneo de Leonardo(da Vinci) e conterrneo de Werner em Nuremberg. Na obra de Drer vemos tambm a influncia de Pacioli, especialmente na clebre gravura de 1514 intitulada Melancolia. Aqui o quadrado mgico tem presena proeminente. Esse considerado freqentemente o primeiro uso do quadrado mgico no Ocidente.(..)". E a pgina seguinte do citado livro traz o desenho do quadrado, que transcrevemos abaixo:

16 5 9 4

3 10 6 15

2 11 7 14

13 8 12 1

Edwaldo Bianchini escreve que "Os primeiros trabalhos a respeito de tabelas numricas aconteceram na China antiga. Os calculistas daquela poca se interessavam bastante pelo estudo dos quadrados mgicos, (Bianchini Matemtica, vol.2, 1995).

Ainda com relao histria dos quadrados mgicos, sabe-se que durante o sculo XVII a teoria matemtica da construo dos quadrados mgicos foi estudada seriamente na Frana. O Rei Lus XIV enviou Antoine de La Loubre para o Sio por volta de 1687-88 e este descobriu um mtodo de construir quadrados mgicos de qualquer ordem mpar, o que, convenhamos, tratou-se de uma grande conquista. Por esta mesma poca, ou seja, em 1686, um polons chamado Adamas Kochansky conseguiu estender o estudo dos quadrados mgicos a trs dimenses. O interesse por quadrados mgicos voltou a surgir no final do sculo XIX, quando os quadrados foram aplicados na resoluo de problemas de probabilidade e anlise. Conclui-se, portanto, que a idia dos quadrados mgicos que possui razes profundas no misticismo e foi freqentemente considerada como mero passatempo, acabou se tornando uma parte importante da matemtica contempornea.

DEFINIES
Um quadrado mgico uma tabela de nmeros dispostos na forma de um quadrado, de tal modo que a soma dos elementos de uma linha, coluna ou diagonal seja uma constante. Estes nmeros devem ser inteiros e consecutivos, comeados por 1. Quando o quadrado no respeita a definio dada anteriormente, recebe o nome de quadrado imperfeito, defeituoso ou no puro. Ou ainda , segundo Malba Tahan: quando os elementos de um quadrado mgico no so nmeros tomados na ordem natural (1,2,3,4,5...) o quadrado denominado quase-mgico . Mais adiante, citamos trs exemplos de quadrados , sendo o primeiro exemplo de uma quadrado mgico puro de ordem trs e os dois seguintes de quadrados imperfeitos de ordem trs e quatro respectivamente :

8 3 4 4 11 6

1 5 9 9 7 5

6 7 2 8 3 10

17 6 10

3 12 8

4 11 7

14 9 13

15

16

Podemos dizer, ainda, que um quadrado mgico um arranjo de nmeros que vai de 1 at n2 numa matriz nxn, onde cada nmero ocorre apenas uma vez e este arranjo tal que a soma dos nmeros existentes em uma linha deve ser igual soma dos nmeros existentes em qualquer coluna como tambm em qualquer das diagonais. As diagonais so formadas pelas casas ou clulas que vo de um vrtice a outro do quadrado. Podemos partir do princpio que o valor desta soma deve ser igual a n(n2 + 1)/2 , sendo esta uma definio mais rigorosa sobre quadrado mgico, pois neste caso no pode ocorrer nem a repetio de nmeros nem a ocorrncia do nmero 0(zero). Ocorre porm que muitos autores aceitam no apenas a incluso do nmero 0(zero) quanto tambm a repetio de nmeros, desde que as condies das somas sejam satisfeitas com relao s linhas, colunas e diagonais. A estes quadrados mgicos assim obtidos dado o nome de quadrados mgicos no puros, conforme dito anteriormente. Existem, ainda, quadrados mgicos que apresentam mais propriedades que as normalmente apresentadas e recebem o nome de hipermgicos. A ordem n de um quadrado mgico o nmero de colunas ou de linhas que este comporta. Ao valor n(n2 + 1)/2, que deve ser constante para cada quadrado mgico, dado o nome de constante mgica ou soluo, sendo igual ao valor da soma de cada linha ou coluna. Podemos, ainda, dizer que o valor secreto que chamaremos de v, de um quadrado mgico igual soma de todos os nmeros que este contm, e cujo valor pode ser dado por v=n2 (n2 + 1)/2. Abaixo elaboramos uma tabela com a ordem, a soluo e o valor secreto para os 20 primeiros quadrados mgicos:

10

Ordem(n) 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

Soluo(S) 15 34 65 111 175 260 369 505 671 870 1105 1379 1695 2056 2465 2925 3439 4010

Valor secreto(v) 45 136 325 666 1225 2080 3321 5050 7381 10440 14365 19306 25425 32896 41905 52650 65341 80200

Sob a tica deste princpio podemos afirmar que o mais simples dos quadrados mgicos seria o quadrado 1x1 descrito abaixo:

1 S=1x(12 + 1)/2.

Foi utilizada a palavra seria com relao a este quadrado mgico de ordem 1, pois muitos estudiosos da Matemtica falam de sua inexistncia, ou seja, no o aceitam como sendo um quadrado mgico vlido, pois nem sequer possvel pensar em soma, neste caso. Ainda com relao ao quadrado de ordem 1, encontramos no livro As Maravilhas da Matemtica de Malba Tahan pgina 93: ...Segundo Cornlio Agripa(1486-1535), que era mdico e matemtico, o quadrado de ordem 1 (com uma casa) simbolizava a Eternidade.

11

E quanto ao quadrado mgico de ordem 2, que seria, de acordo com a definio o prximo quadrado ? fcil verificarmos sua inexistncia atravs da prtica, pois impossvel encontramos nmeros distintos que preencham as condies impostas para sua existncia, qual seja a de que a soma d a mesma tanto em relao s linhas, quanto s colunas e s diagonais. Com relao ao quadrado de ordem 2, encontramos no livro anteriormente citado As Maravilhas da Matemtica pgina 93: ...Segundo Cornlio Agripa(14861535)...(...) O quadrado de mdulo 2, com quatro elementos, no poderia existir, pois esse quadrado iria simbolizar o mundo material com os quatro elementos, o ar, a terra, o fogo e a gua e por causa das imperfeies desses elementos o quadrado mgico no poderia ter constante certa. Sendo assim, a teoria dos quadrados mgicos tem como ponto de partida o quadrado mgico de ordem 3, e por ser este o ponto de partida, conhecido como quadrado fundamental:

8 3 4 S= 3x(32 +1)/2.

1 5 9

6 7 2

E aqueles derivados deste por simetria. Notemos que este quadrado satisfaz a definio dada acima.

12

CONSTRUNDO UM QUADRADO MGICO


Construir um quadrado mgico obter aquele (quadrado) que venha a satisfazer as condies pr estabelecidas. Exemplificaremos com a construo de um quadrado de ordem 3, que o mais simples. Existem vrias maneiras de tentarmos resolver este problema, entre as quais podemos citar: a).resolver um sistema de equaes com nove variveis porm que s possui oito equaes, pois so oito somas que vo dar 15 por resultado. Claro est que esta maneira deve ser descartada. b).tentar trabalhar utilizando tentativas ao preencher as nove clulas do quadrado. Quanto a este mtodo, no preciso irmos longe para descart-lo, pois no quadrado mgico de ordem trs, que o mais simples, teremos nove maneiras distintas de preenchermos a primeira clula, oito de preenchermos a segunda, sete de preenchermos a terceira... A Anlise Combinatria nos mostra que haver 1x2x3x4x5x6x7x8x9 somas possveis ou seja, 181440 resultados diferentes. Quem escolhesse esse mtodo, se gastasse , digamos, 20 segundos para escolher os nmeros e verificar a soma dos mesmos, levaria cerca de 40 dias de trabalho contnuo! J imaginamos o que ocorreria quando esta pessoa tentasse encontrar o quadrado de 121 clulas, encontrado adiante, que construmos em poucos minutos e ilustra este trabalho. necessrio, portanto, que recorramos a mtodos mais simples e inteligentes.

13

CONSTRUNDO UM QUADRADO MGICO DE ORDEM MPAR Na Revista do Professor da matemtica, nmero 39, pg. ,existe um interessante artigo que nos fala acerca de quadrados mgicos. Este artigo nos diz como construir um quadrado mgico de ordem cinco, e o transcreveremos abaixo ipsis litris .

10 11 17 23 4

11 12 18 24 5 6 12 Q

19 25 1 7 13 19 25

2 8 14 20 21 2 8

15 21 22 3 9 15 16

23 4 10 16 17

"Para construir um quadrado 5x5 escrevemos os nmeros de 1 a 25 no quadrado Q do seguinte modo: Comeamos colocando o 1 na casa central da primeira linha de Q e andamos duas casas para cima e uma para a direita para colocar os nmeros seguintes. Se um nmero cai fora do quadrado Q, ficando nos quadrados A, B ou C, voltamos com o nmero na casa correspondente no quadrado Q. Veja por exemplo, a colocao do 2. Se encontramos uma casa ocupada, como, por exemplo, na colocao do nmero 6 a casa a ser usada j est ocupada pelo 1. Escrevemos ento o nmero ( no caso o 6 ) na casa abaixo do nmero anterior ( no caso o 5) e continuamos com a regra inicial. Completado o quadrado, obtemos soma 65 em todas as linhas, colunas e diagonais. ( Enviado por Hideo Kumayama). Uma outra maneira de montar o quadrado a seguinte:

14

Comeamos na mesma casa que o quadrado anterior, mas os movimentos para colocao dos nmeros seguintes so sempre para a direita, em diagonal. As outras regras so mantidas como acima. Voc pode, agora, montar quadrados 7x7, 9x9,.... Que tal ?" (Extrado do livro'Matematical Recreations' de M. Kraitchik, publicado pela Dover Publications.Inc).

17 23 4 10 11

18 24 5 6 12 18 Q

25 1 7 13 19 25

2 8 14 20 21 2

9 15 16 22 3 9

16 17 23 4 10

E foi justamente isto que o autor desta monografia procurou fazer, aceitando a sugesto e construindo , como exemplo, quadrados com 9, 49 , 81 e tambm com 121 clulas. Constru os quadrados seguintes usando a segunda maneira descrita acima e aproveitei a oportunidade para fazer observaes acerca de cada quadrado construdo.

15

Quadrado mgico de ordem 3 ( 9 clulas)

8 3 4

9 1 5 9

2 6 7 2

7 8 3

O que podemos observar de interessante no quadrado acima? Entre outras coisas podemos verificar que : a)os nmeros 4, 5 e 6 formam uma progresso aritmtica de razo 1; b) que a soma 8+2 = 6+4 = 3+7 eh igual ao valor do termo central dividido por dois, ou seja, este termo(central) a mdia aritmtica da soma de dois valores "simtricos" a ele; c)os nmeros 2, 5 e 8 tambm formam uma progresso aritmtica , cuja razo igual a 3. d)os elementos da coluna onde se encontra o valor central(5) formam uma P.A de razo igual a 4, ou seja , igual ao valor (n+1) sendo n o nmero de linhas ou colunas.

Quadrado mgico de ordem 7 (49 clulas) A B

31

40

49

11

20

29

16

30 38 46 5 13 21 22

39 47 6 14 15 23 31

48 7 8 16 24 32 40

1 9 17 25 33 41 49 Q

10 18 26 34 42 43 2

19 27 35 36 44 3 11

28 29 37 45 4 12 20

30 38 46 5 13 21

Podemos observar que este quadrado satisfaz a condio afirmada anteriormente que nos diz ser S=n(n2 + 1)/n, onde n o nmero de linhas(ou colunas) e S a soma de todos os nmeros do quadrado mgico. Notemos que, ainda, 25=S/49, sendo este o valor do termo que fica no centro do quadrado. Os elementos22,23,24,25,26,27 e 28 formam uma progresso aritmtica de razo unitria. Podemos observar que, tambm neste caso, a soma de dois elementos "simtricos" ao termo central 25 uma constante, no caso a mdia aritmtica da soma deste dois valores.(22+28 = 27+23= 30+20= 45+5= 14+36=....). Vemos, ainda, que os elementos da coluna onde est o elemento central, ou seja, a coluna central, formam estes elementos uma P.A de razo igual a 8, ou seja igual a n+1, sendo n igual ao nmero de linhas(ou colunas). O primeiro elemento da diagonal secundria, a contar de baixo para cima, igual a 22, ou seja, assume o valor n(n-1)/2 + 1.

17

Quadrado mgico de ordem 9 (81 clulas)

47 57 67 77 6 16 26 36 37

48 58 68 78 7 17 27 28 38 48

59 69 79 8 18 19 29 39 49 59

70 80 9 10 20 30 40 50 60 70

1 11 21 31 41 51 61 71 81

2 12 22 32 42 52 62 72 73 2

13 23 33 43 53 63 64 74 3 13

24 34 44 54 55 65 75 4 14 24

35 45 46 56 66 76 5 15 25 35

46 47 57 67 77 6 16 26 36

Podemos observar que: a).37,38,39,.......,44 e 45 formam ,ainda ,uma progresso aritmtica de razo unitria. b).A soma de dois elementos "simtricos" ao termo central (41) do quadrado uma constante. c). Verificamos, tambm que os elementos da coluna central formam uma P.A de razo igual a n+1, no caso igual a 10 . d). o elemento igual a 37 o valor de n(n - 1)/2 +1.

18

Quadrado mgico de ordem 11 (121 clulas)

69 68 80 92 104 116 7 19 31 43 55 56 81 93 105 117 8 20 32 44 45 57 69

82 94 106 118 9 21 33 34 46 58 70 82

95 107 119 10 22 23 35 47 59 71 83 95

108 120 11 12 24 36 48 60 72 84 96 108

121 1 13 25 37 49 61 73 85 97 109 121

2 14 26 38 50 62 74 86 98 110 111 2

15 27 39 51 63 75 87 99 100 112 3 15

28 40 52 64 76 88 89 101 113 4 16 28

41 53 65 77 78 90 102 114 5 17 29 41

54 66 67 79 91 103 115 6 18 30 42 54

67 68 80 92 104 116 7 19 31 43 55

A exemplo dos quadrados mgicos anteriores, neste quadrado de 121 clulas tambm podemos observar o seguinte: a)Os nmeros que constituem uma das diagonais do (56,57,58,....,66) formam uma progresso aritmtica de razo 1; quadrado

b)O nmero que ocupa a posio central do quadrado, no caso o nmero 61, continua sendo a mdia aritmtica de todos os nmeros (incluindo ele) que formam o quadrado mgico; No caso, 61 = 7381/121; c)Continua valendo aquela propriedade , qual seja a de que a mdia aritmtica de dois elementos "simtricos" ao termo central igual ao valor do termo central, no caso: (7+115)/2=(20+102)/2=(56+66)/2=.....=61; d)Os nmeros da sexta coluna constituem uma P.A de razo igual a 12, mantendo a lei de formao anteriormente citada, qual seja n+1. e)o elemento 56 continua sendo igual a n(n -1)/2 + 1.

19

CONSTRUO DE UM QUADRADO MGICO DE ORDEM PAR


Se por um lado a construo de qualquer quadrado de ordem mpar uma tarefa relativamente fcil, o mesmo no ocorre quando abordamos os quadrados de ordens pares. Descrevemos abaixo uma maneira de construir quadrados de algumas ordens pares. O autor desta linhas aproveita para, em seguida, construir quadrados mgicos de ordem 4, 8 e 12: Quadrado mgico de ordem 4 (16 clulas)

1 8 12 13

2 7 11 14

3 6 10 15

4 5 9 16

Como foi construdo este quadrado mgico? Preenchemos a primeira linha colocando os vinte e cinco por cento do total de nmeros do quadrado (nmeros 1,2,3 e 4)da esquerda para a direita. Em seguida colocamos os cinquenta por cento do total dos nmeros, em ordem crescente, da direita para a esquerda( seqncia 5,6,7 e 8 e em seguida a seqncia 9,10,11 e 12). Finalmente, colocamos os vinte e cinco por cento restantes novamente da esquerda para a direita. Conforme poderemos observar mais adiante, quando da construo de um quadrado de ordem 8, esta regra funciona tambm para este. Notamos, feito isso, que a soma de todas as colunas j apresenta o valor 34, que realmente deve ocorrer pois n(n2 + 1)/2 = 34 para o valor n=4. Devemos agora, trocar os cinqenta por cento centrais das linhas (2 e 3 por 14 e 15 e 7 e 6 por 11 e 10), obtendo o quadrado mgico procurado.

20

1 8 12 13

14 11 7 2

15 10 6 3

4 5 9 16

Podemos observar que a soma de dois nmeros que esto mesma distncia dos extremos a mesma, e, no caso, igual soma dos prprios extremos. Assim temos que 7+10=11+6=13+4=1+16= 17

Quadrado mgico de ordem 8 (64 clulas) 1 9 24 32 40 48 49 57 2 10 23 31 39 47 50 58

3 11 22 30 38 46 51 59

4 12 21 29 37 45 52 60

5 13 20 28 36 44 53 61

6 14 19 27 35 43 54 62

7 15 18 26 34 42 55 63

8 16 17 25 33 41 56 64

Tambm aqui podemos observar que, a contar de cima para baixo, as duas primeiras linhas ( vinte e cinco por cento das linhas) foram preenchidas colocando-se os vinte e cinco por cento dos primeiros nmeros do quadrado , em ordem crescente, da esquerda para a direita. As quatro linhas seguintes ( cinqenta por cento do total dos nmeros) foram preenchidas colocando-se os nmeros da direita para a esquerda, e , finalmente, os vinte e cinco por cento dos nmeros restantes foram colocados da esquerda para a direita, tal qual ocorrera quando construmos o quadrado de ordem 4 anterior.

21

Feito isso, notamos que em todas as colunas j atingimos a soma procurada, que ser igual a 260. Resta fazer a compensao entre as linhas para que estas atinjam o mesmo valor. Vamos fazer, novamente, a permuta entre as quatro colunas centrais, que correspondem a , igualmente, cinqenta por cento das colunas, de tal forma que os quatro elementos centrais da primeira linha ocupem o lugar dos quatro correspondentes da ltima linha, os da segunda linha ocupem o lugar dos elementos da penltima, os da terceira ocupem os lugares dos elementos da antepenltima linha e assim por diante. Feito isto, teremos o quadrado mgico de ordem 8 procurado:

1 9 24 32 40 48 49 57

2 10 23 31 39 47 50 58

59 51 46 38 30 22 11 3

60 52 45 37 29 21 12 4

61 53 44 36 28 20 13 5

62 54 43 35 27 19 14 6

7 15 18 26 34 42 55 63

8 16 17 25 33 41 56 64

Notamos que, aqui tambm, a soma de dois elementos eqidistantes dos extremos a mesma, no caso esta igual a 65.

QUADRADO MGICO DE ORDEM 12( 144 clulas)

22

1 13 25 48 60 72 84 96 108 109 121 133

2 14 26 47 59 71 83 95 107 110 122 134

3 15 27 46 58 70 82 94 106 111 123 135

4 16 28 45 57 69 81 93 105 112 124 136

5 17 29 44 56 68 80 92 104 113 125 137

6 18 30 43 55 67 79 91 103 114 126 138

7 19 31 42 54 66 78 90 102 115 127 139

8 20 32 41 53 65 77 89 101 116 128 140

9 21 33 40 52 64 76 88 100 117 129 141

10 22 34 39 51 63 75 87 99 118 130 142

11 23 35 38 50 62 74 86 98 119 131 143

12 24 36 37 49 61 73 85 97 120 132 144

Quadrado de 144 clulas depois de concludo

1 13 25

2 14 26

3 15 27

136 124 112

137 125 113

138 126 114

139 127 115

140 128 116

141 129 117

10 22 34

11 23 35

12 24 36

23

48 60 72 84 96 108 109 121 133

47 59 71 83 95 107 110 122 134

46 58 70 82 94 106 111 123 135

105 93 81 69 57 45 28 16 4

104 92 80 68 56 44 29 17 5

103 91 79 67 55 43 30 18 6

102 90 78 66 54 42 31 19 7

101 89 77 65 53 41 32 20 8

100 88 76 64 52 40 33 21 9

39 51 63 75 87 99 118 130 142

38 50 62 74 86 98 119 131 143

37 49 61 73 85 97 120 132 144

Podemos notar que a maneira de obtermos quadrados de ordem 4,8 e 12 foi bem mais trabalhosa menos mecnica - do que aquela utilizada na obteno dos quadrados de ordem mpar. Alm do mais, o processo para a obteno de quadrados de ordem mpar pode ser generalizado, valendo para todos os quadrados de ordem mpar, enquanto que o mtodo para a obteno dos quadrados de ordem par anteriormente citado, no pode ser estendido a todos aqueles de ordem par, pois o processo que utilizamos no serve para a construo de quadrados de ordem 6, 10, 14,..., cujas ordens no so mltiplas de quatro, apesar de serem pares. Ser porqu, nestes, impossvel obtermos os famosos vinte e cinco por cento em quantidades inteiras? Nos anexos encontramos exemplos de quadrados mgicos de ordens 6 e 10, cuja construo o autor desta monografia no conseguiu realizar, mas que servem de ilustrao para os estudiosos do assunto.

RELAO ENTRE OS QUADRADOS MGICOS E OS NMEROS TRIANGULARES

Podemos representar um nmero inteiro por meio de uma fila de pedras do jogo das damas, colocando tantas pedras quanto sejam as unidades.

24

Fazendo o que foi exposto acima, podemos dizer que nmeros triangulares so aqueles que formam tringulos ao disporem-se as carreiras de pedras uma a par das outras, ou seja, uma na primeira, duas na segunda, trs na terceira, e assim por diante. O desenho abaixo explica melhor o que foi dito:

No difcil verificarmos que a sequncia dos nmeros triangulares pode ser obtida pela frmula n( n + 1)/2 , que, para n = 1,2,3,... fornece os nmeros 1, 3, 6, 10, 15,... . Os quatro primeiros nmeros triangulares so, conforme o desenho, os nmeros 1, 3 , 6 e 10. Se continuarmos utilizando o mesmo processo de construo, veremos que os prximos nmeros triangulares sero os nmeros 10,15, 21 ,28 e assim por diante. Apenas a ttulo de curiosidade, podemos citar que existem, ainda , os nmeros quadrados(1,4,9,16,...) e os nmeros cbicos (1,8,27,...) Qual a relao, afinal, que existe entre os nmeros triangulares e os quadrados mgicos? Para exemplificarmos, peguemos um quadrado com nove clulas(3x3). Afirmamos que somar os nmeros de 1 a 9 o mesmo que acharmos o valor do nono nmero triangular. No caso, conforme pode ser verificado facilmente, a soma dos nmeros existentes no quadrado mgico e o valor do nmero triangular procurado, so ambos iguais a 45.

25

QUADRADOS MGICOS NO PUROS


Um interessante problema consiste em , dados os valores de trs clulas quaisquer em um quadrado mgico 3x3, determinar os nmeros que devem ocupar as seis clulas restantes. H de se supor que estes seis nmeros que faltam devem ser nicos, porm no o caso dos quadrados abaixo, existindo diversas solues para o mesmo problema:

1 8 6

10 5 0

4 2 9

9 8 10

10 9 8

8 10 9

O que ocorreu, ento? Notemos que o primeiro quadrado usou o nmero zero enquanto que o segundo repetiu trs nmeros , fugindo portanto definio de quadrado mgico puro e no podendo, assim, ser considerados quadrados mgicos autnticos.

QUADRADOS MGICOS NO PUROS FORMADOS POR NMEROS FRACIONRIOS Interessante exemplo de quadrado mgico pode ser considerado aquele onde, alm de nmeros inteiros, aparecem tambm nmeros fracionrios. Encontramos um destes exemplos pgina 236 do livro Raciocnio Lgico (volume 1) de autoria de Jonofon Srates, que nos prope o seguinte exerccio:

26

Dispor , nos quadradinhos da figura ao lado, os elementos do conjunto: {1/4, 1/2, 3/4, 1, 1 , 1 , 1 , 2, 2 } de tal modo que as somas nos sentidos horizontal, vertical e das duas diagonais sejam iguais a 3 .

E nos apresenta a resposta pgina 335 que, alis, no a nica soluo para o problema: 2 3/4 1 1 2 1 1

QUADRADOS MGICOS FORMADOS POR UMA SEQNCIA DE NMEROS PRIMOS Em nossas pesquisas pelas ondas eletromagnticas da Internet, constatamos existirem quadrados mgicos formados exclusivamente por nmeros primos sendo que, o que mais interessante, estes nmeros esto em seqncia. Estes quadrados esto apresentados no anexo 2, pgina 34 desta monografia, bem como tambm citado o site onde eles podem ser encontrados .

ESTUDO SOBRE O QUADRADO FUNDAMENTAL(COM 9 CLULAS)

MGICO

Esta parte de nosso estudo fruto de observaes efetuadas durante a disciplina do curso intitulada Metodologia do Ensino de Matemtica ministrada pelo Prof. Ms. Francisco Rodrigues da Silva em setembro de 1998, que abordava quadrados de ordem trs. Dado um quadrado de nove clulas, as quais indicaremos pelas letras A, B ,C....., I :

27

A D G

B E H

C F I

Foram feitas as seguintes observaes, vlidas para nmeros inteiros: Primeira: Se o nmero que ocupar A for um nmero par, o nmero em I tambm ser par; Segunda: Se o nmero em A tambm ser impar; for mpar, o nmero que ocupa a clula I

Terceira: existe uma relao entre as clulas B , F e G tal que: (B+F)/2 = G; Quarta: existe tambm uma relao entre as clulas D, H e C que a descrita abaixo: (D+H)/2 = C; Quinta: o nmero que ocupar a clula E a mdia aritmtica da soma de todos os nmeros, includo este, existentes no quadrado mgico quando o quadrado estiver concludo, ou seja, todos os nmeros ocuparem as posies corretas;

Sexta: Cada linha ou coluna ou diagonal do quadrado mgico 1/3 da soma dos nmeros existentes; Stima: vamos agora provar que, em um quadrado mgico de nove clulas o nmero que ocupa a clula central igual ao valor da soma de todos os nmeros existentes no quadrado (S) dividido pelo nmero de clulas, ou seja, S/9.

28

A + E + I = S/3 B + E + H = S/3 C + E + G = S/3 Somando as trs equaes obtemos: A + B + C + 3E + I + H + G = S Ocorre que A + B + C = S/3 e este tambm o valor de I + H + G, portanto teremos: S/3 + 3E + S/3 = S , donde se conclui que E = S/9. A seguir, novamente voltamos a nos valer de bibliografia alheia, reconhecendo porm que a cincia no possui donos e que todo o estudo e pesquisa tem por proprietrio a humanidade em s, os interessados em estudar e pesquisar, alm de aprofundar as descobertas anteriores. Os quadrados abaixo foram obtidos do site da Internet poderosa, democrtica e fabulosa fonte de consulta :
http://www.forum.swarthmore.edu/alejandre/magic.square/

2.7.1 - QUADRADOS MGICOS DE 9 CLULAS EM ORDEM NUMRICA.

8 3 4

1 1 5 9

6 7 2

17 12 13 6 46 50 54

2 10 14 18

15 16 11 7 55 59 63

26 21 22

3 19 23 27

24 25 20 8 64 68 72

35 30 31

4 28 32 36 9 80 73 75 76 77 81

33 34 29

5 44 37 39 40 41 45

42 43 38

53 48 49

51 52 47

62 57 58

60 61 56

71 66 67

69 70 65

78 79 74

QUADRADO MGICO DE ORDEM MPAR QUALQUER

29

Para uma ordem mpar qualquer, desde que n 3 e que o quadrado tenha sido preenchido conforme a regra citada pgina..., os nossos estudos levam s seguintes concluses:
1 N(n-1)/2+n

N+2

........

N+3

........

.........

.......

.......... (n2+1)/2

......

.......

........

.........

..........

.......

..........

N(n-1)/2+2

......... N2

N(n-1)/2+1

Considerando n a ordem do quadrado, podemos afirmar que: a). a razo da P.A formada pelos elementos da coluna central vale (n + 1); b).o termo central do quadrado mgico assume sempre o valor (n2 + 1)/2; c).o ltimo elemento da coluna central assume o valor n2; d).o primeiro elemento, a contar de baixo para cima, que ocupa a diagonal secundria vale n(n 1 )/2 + 1.

30

CONCLUSO

A que concluses podemos chegar ao findar o nosso trabalho? Diramos que a primeira concluso de que devemos continuar admirando esta maravilhosa Dama que se esconde sob o pseudnimo de Matemtica. Esta maravilhosa cincia, to antiga, to perfeita que, quanto mais a estudamos, mais cremos em nossa insignificncia, a medida que a compreendemos, j que ela nos mostra a soluo de problemas incrveis.

31

Convenhamos que para a maioria dos mortais no tarefa fcil colocar nove nmeros dispostos em um quadrado 3x3 de tal forma que a soma destes, quer em linhas, quer em colunas, quer em diagonais, seja a mesma. E nos admiramos ao saber que este o mais simples dos quadrados mgicos : falamos do quadrado mgico fundamental! O que diriam se pedssemos que as mesmas condies fossem satisfeitas para um quadrado mgico de ordem 1001x1001 , por exemplo? Certamente, seramos taxados como loucos... No entanto, prezado amigo, ao terminar de ler o trabalho que acabamos de concluir, eu lhe direi que, com certeza, sereis capaz de construir este quadrado de ordem 1001x1001 e, o que mais importante, no apenas este, mas qualquer quadrado mgico de ordem mpar! Isto porque existe algo chamado de mtodo, to importante para a Matemtica, que naquele se baseia! A Matemtica , certamente, a Rainha das Cincias! Somente aqueles que no a compreendem podem se dar ao luxo de falar o contrrio...As linhas que acabamos de escrever baseiam-se no fato de que existe um mtodo que nos permite resolver quadrados mgicos de qualquer ordem mpar. Convenhamos... Isto algo fabuloso, apesar de pouco valorizado , de pouco conhecido. Conclumos, tambm, que possvel formar quadrados mgicos de ordem par - 4x4, 8x8, 12x12..........10024x10024! Isto tambm porqu os mtodos matemticos nos ensinam. bem verdade que no podemos deixar de lamentar o fato de que, o mtodo descrito para resolver quadrados de ordem par, seja vlido apenas para aquelas ordens mltiplas de quatro( 4, 8, 12,....). Neste aspecto devemos reconhecer nossa limitao! Mas, certamente, concluiremos que um dia, inevitavelmente, algum aparecer para resolver este problema. uma questo de tempo... Outra concluso a que chegamos , depois de formular este trabalho, foi acerca da universalidade das Cincias a Matemtica includa neste rol e do conhecimento humano, que devem ser acessveis a todos e destes ser propriedade comum. Alis , o termo propriedade aqui especificado no aquele empregado em seu sentido vulgar, que designa posse de uma pessoa em detrimento de muitos... ou pelo menos no deve ser! Assim, a nossa concluso, refora a idia de que a Cincia propriedade de todos...Na realidade , quando se fala em sala de aula , por exemplo, acerca do Teorema de Pitgoras, este de representa no apenas aquele quem o descobriu, quem o criou, mas sim toda a humanidade. O Teorema de Pitgoras, portanto, uma das grandes contribuies de Pitgoras para a Matemtica. O matemtico Pitgoras com certeza deu uma grande contribuio para o conhecimento humano, mas jamais quis que aquilo que descobriu fosse apenas seu...

32

4 BIBLIOGRAFIA

BIANCHINI, Edwaldo e PACCOLA, Herval vol.2, Editora Moderna, So Paulo, 1995.

MATEMTICA,

BOYER, Carl Benjamin HISTRIA DA MATEMTICA, So Paulo,

33

Edgar Blcher, 1974. CONHECER: Enciclopdia, volume IV, pginas 938-940, Abril S.A Cultural E Industrial, So Paulo, 1973. CONHECER UNIVERSAL: Enciclopdia, volume XII, pginas 2434-2435, Abril Cultural, So Paulo, Brasil, 1982. GUNDLACH, Bernard H. HISTRIA DOS NMEROS E NUMERAIS, So Paulo, Atual Editora, 1992. O MUNDO EM QUE VIVEMOS : publicao sob a direo de FERNANDO GUEDES e ARTUR ANSELMO, Editora Verbo, So Paulo REVISTA DO PROFESSOR DE MATEMTICA, publicao quadrimestral da Sociedade Brasileira de Matemtica nmero 39, So Paulo, 1999. SRATES, Jonofon RACIOCNIO LGICO 6a Edio Braslia: Grfica e Editora Olmpica Ltda., 1997, volumes I e II. RIEGEL, Peter. [on line]. Disponvel: [ capturado em 21 de junho de 1999].
http://productivity.org/~priegel/promagic.html

SUZUKI,Mutsumi. [on line]. Disponvel: http://www.pse.che.tohoku.ac.jp/~ [capturado em 05 de julho de 1999]. ALEJANDRE, Suzanne . [on line]. Disponvel: http://forum.swarthmore.edu./ [capturado em 08 de julho de 1999]. 5 - ANEXOS

ANEXO 1

Na disciplina Metodologia do Ensino de Matemtica, lecionada pelo Ms. Francisco Rodrigues da Silva e que fez parte de nosso curso, nos foi apresentada em 19 de setembro de 1998 uma lista de exerccios intitulada Aplicaes e Jogos, cujo contedo sobre Quadrados Mgicos transcrevo na ntegra abaixo:

34

1. QUADRADOS MGICOS Em um quadrado mgico a soma das colunas, linhas e diagonais so as mesmas. A questo determinar, dados trs nmeros, os seis restantes e nicos, de forma que a caracterstica do quadrado permanea a mesma. Exemplo. A soma de qualquer linha, coluna ou diagonal 9. 1 4 4 Complete os quadrados mgicos: 6 3 0 2 2 5

3 2

3 1

1 1 1 0 0

35

2 3

5 1 10 8 9 3 5 7 7 3 5

8 7 5

25 40

36

10 110 90 100

50 60 80

0 30 15

105 100 110

110 140 160

37

ANEXO 2

No site da Internet
http://www.pse.che.tohoku.ac.jp/~msuzuki/MagicSquare.prime.seq.html

encontramos interessantes exemplos de quadrados mgicos formados por seqncias de nmeros primos que foram criados por G. Abe e A . Suzuki em 1957, e que forma publicados no livro Study of Magic Squares(Estudo dos Quadrados Mgicos) de autoria de Abe.

38

a). Quadrado 5x5 com os nmeros primos de 13 a 113, criado por Gakuho Abe 17 13 109 107 67 79 113 19 71 31 101 89 41 53 29 43 61 47 59 103 73 37 97 23 83

b). Quadrado mgico de ordem 6 com os nmeros primos consecutivos de 7 a 167, feito por Akio Suzuki.

167 47 7 103 53 107

37 71 23 131 59 163

127 157 17 43 31 109

11 97 151 67 139 19

101 83 137 61 89 13

41 29 149 79 113 73

c).Quadrado mgico de ordem 7 com os nmeros primos consecutivos de 7 at 239, feito por Akio Suzuki.

233 173 157 83

13 47 149 181

19 103 37 79

223 191 71 41

29 61 127 131

113 59 17 193

167 163 239 89

39

7 43 101

107 73 227

229 151 179

109 23 139

197 199 53

137 211 67

11 97 31

ANEXO 3

QUADRADOS MGICOS DE ORDEM 6 e 10


1 12 QUADRADO MGICO 6x6 32 3 34 35 29 9 10 26 6 25

40

13 24 30 31

14 20 11 5

22 16 28 33

21 15 27 4

23 17 8 2

18 19 7 36

QUADRADO MGICO 10x10

1 20 21 40 41 51 70 80 90 91

92 89 72 69 52 42 39 22 19 9

3 18 23 38 43 58 68 73 88 93

94 87 74 67 44 54 37 24 17 4

5 16 25 35 56 46 66 75 86 95

6 15 76 36 55 45 65 26 85 96

97 84 77 64 57 47 34 27 14 7

98 13 28 33 48 53 63 78 83 8

99 82 79 62 59 49 32 29 12 2

10 81 30 31 50 60 61 71 11 100

Estes exemplos foram retirados na Internet do site abaixo:


http://www.pse.che.tonoku.ac.jp/~msuzuki/

41

ANEXO 4

42

MELANCOLIA

Potrebbero piacerti anche