Sei sulla pagina 1di 8

NCLEO DE FORMAO PARA ACTIVOS

FICHA DE TRABALHO

Designao da Aco: MV B2-2C - Matemtica para a Vida Formador: Mauro Lemos

Aco N. 01 Data: Julho - Agosto / 2011

A calculadora
A calculadora pode simplificar em muito a realizao de clculos. Pode utilizar a calculadora normal ou a calculadora que se encontra no seu computador igual que aqui se apresenta. Para abrir esta calculadora siga o seguinte percurso: Iniciar/ Programas/ Acessrios/ Calculadora.
Para apagar o que est no visor Visor

Para anular a ltima coisa que fez

Para comear um novo clculo Para dividir Para calcular a raiz quadrada Para multiplicar

Para limpar a memria

Para recuperar um nmero guardado na Para guardar na memria o que est no visor Teclado numrico Para adicionar o nmero apresentado ao nmero j existente na memria Para alterar entre nmeros positivos e negativos Para somar

Para fazer percentagens Para dividir o nmero que est no visor por 1 Para ver o resultado

Para inserir a , (casas decimais)

Para subtrair

Em vez de fazer clique com o rato na calculadora pode tambm utilizar o seu teclado. Para fazer os clculos bsicos (adio +; subtraco -; diviso /; multiplicao *):

1. 2. 3. 4.

Escreva a primeira parcela do clculo. Clique em + para adicionar, - para subtrair, * para multiplicar ou / para dividir. Escreva a parcela seguinte do clculo. Escreva os restantes operadores (*; -; /; +) e nmeros. 5. Clique em =.

Clculos
Adio O objectivo da adio juntar num s nmero todas as unidades de dois ou mais nmeros. Na adio a ordem das parcelas no altera o resultado. Por exemplo, 5+10 = 15 e 10+5 tambm igual a 15.
.....................................................................................................................

Subtraco
O objectivo da subtraco retirar a um conjunto de unidades um determinado valor.
.......................................... ...........................................................................

Multiplicao O objectivo da multiplicao adicionar o primeiro nmero (denominado multiplicando ou parcela), tantas vezes quantas so as unidades do segundo nmero (denominado multiplicador). Exemplo: 4 vezes 9 somar o nmero 9 quatro vezes: 4 x 9 = 9 + 9 + 9 + 9 = 36 O resultado da multiplicao denominado produto e os nmeros que geraram o produto, so chamados factores.

Usam-se os sinais ou ou * (nos teclados dos computadores), para representar a multiplicao.

Na multiplicao a ordem das parcelas no altera o resultado. Por exemplo, 5x2 = 10 e 2x5 tambm igual a 10. Para fazer a multiplicao essencial saber a tabuada. .....................................................................................................................

Diviso
s vezes necessitamos de saber quantas vezes um nmero est contido noutro. Por exemplo, tenho 25 para distribuir entre 5 pesso Ento, dividindo a quantia de as. dinheiro que tenho pelo nmero de pessoas j sei que a cada uma devo dar 5. Usam-se os sinais : ou ou / (nos teclados dos computadores), para representar a diviso. O primeiro nmero denominado dividendo e o outr nmero o divisor. O resultado o da diviso chamado quociente. Se multiplicarmos o quociente pelo divisor obteremos o dividendo. Exemplo: 6 a dividir por 2 igual a 3. Assim, 3 vezes 2 igual a 6. Para fazer a diviso essencial saber a tabuada. ..................................................................................................................... Exerccios

Lista de compras

Garrafa de gua 1,5 L Um pacote de arroz Lenos de papel Laranjas Sumos 6 pacotes de leite Iogurtes

1 0,85 0,68 1,25 2,40 3,24 2,30

Massas Papel higinico Champ

1,70 2 2,40

Total: _______ (Para fazer esta conta pode utilizar lpis e papel, a calculadora do telemvel ou a calculadora do computador)

Exerccio 1 Tendo em conta o valor total das compras, qual das hipteses que a seguir apresentamos est correcta? Assinale com um X a que est correcta:

A Pagava o valor das compras (Total) com uma nota de 20 Euros e recebia 1,18 de troco.

B Pagava com trs notas de 5 Euros, duas moedas de 1 Euro, uma moeda de 50 cntimos, uma moeda de 20 cntimos, uma moeda de 10 cntimos e uma moeda de 2 cntimos e no recebia troco.

C - Pagava com uma nota de 10 Euros, uma nota de 7 E uros, uma moeda de 50 cntimos, trs moedas de 10 cntimos e uma moeda de 2 cntimos.

Exerccio 2 A - Se pagar com uma nota de 20 Euros, quanto tem que receber de troco? Resposta ________________________________________________.

B - E se pagar com uma nota de 10 Euros, uma de 5 e trs moedas de 1 Euro?

Resposta _______________________________________________.

C - Se pagar com nove moedas de 2 Euros, quanto recebe de troco? Resposta _______________________________________________.

D - E se pagar com uma nota de 20 Euros e dar mais 0,82 ? Resposta _______________________________________________.

Exerccio 3

A - Se pagar em 3 prestaes, quanto paga de cada vez? Resposta ________________________________________________.

B - Se pagar 8 Euros na hora e o resto em 2 prestaes, quanto paga de cada vez? Resposta ________________________________________________.

Exerccio 4

A - Se pagar 5 Euros por dia, quantos dias precisa para pagar a conta? Resposta ________________________________________________.

B - Se pagar 7 Euros na hora, e pagar 5 Euros por cada dia seguinte, quantos dias precisa para pagar a conta? Resposta ________________________________________________.

C - Se pagar 8 Euros na hora, e pagar com 5 Euros por cada dia seguinte, quanto recebe de troco no ltimo dia? Resposta ________________________________________________.

Os nmeros
Os nmeros expressam quantidades. De acordo com o tipo de quantidades que expressam, os nmeros podem ser classificados em:
y

Nmeros Naturais

N = {1;2;3;4;5;6;7;8;9;10;11;12;...} .....................................................................................................................
y

Nmeros Inteiros Relativos

o conjunto dos nmeros naturais acrescido dos seus opostos negativos.Digamos que os nmeros inteiros expressam quantidades (inteiros positivos) e a falta de quantidades (inteiros negativos). Os nmeros negativos encontram assinalados pelo -se sinal menos (-). Este novo conjunto indicado por Z. Z = {...; -5; -4; -3; -2; -1; 0; 1; 2; 3; 4;5; ...} .....................................................................................................................
y

Nmeros Racionais

O nmero racional obtm-se quando se divide um nmero inteiro por outro nmero inteiro. Por exemplo: 6/2 =3,0; 1/2 = 0,5;

O conjunto de nmeros racionais indicado por Q. ....................................................................................................................

Representao dos conjuntos

Algumas observaes:
y

O zero maior que qualquer nmero negativo e menor do que qualquer nmero positivo;

y y

Qualquer nmero positivo maior do que qualquer nmero negativo; Entre dois nmeros negativos maior o que tiver menor valor absoluto (exemplo: - 1 maior do que - 3).

Para fazer arredondamentos utiliza-se a seguinte conveno: o Se o nmero a partir do qual se arredonda for igual ou superior a 5 soma-se um valor; o Se o nmero a partir do qual se arredonda for inferior a 5 mantm -se. Exemplo: 5, 345 arredondado = 5, 35 porque o nmero que se corta 5. Se fosse 6; 7; 8;... fazia-se o mesmo (porque igual ou superior a 5).

Tambm de pode arredondar para apenas uma casa decimal ou mesmo para nenhuma. Exemplo: 5, 344   um casa decimal - 5,3 sem casa decimal - 5

Para comparar nmeros usamos os sinais: o Menor (<); o Maior (>); o Igual (=).

Exerccios
Exerccio 1 Complete o quadro, marcando uma cruz quando o nmero pertence ao respectivo conjunto.
Nmero

3 7

1 25

14 2

2, 4
0 -11

Exerccio 2

Preencha os espaos vazios, com as opes >, < ou =, de modo a comparar correctamente os nmeros:

a) -2 ___ 1;

b) 0 ___ 2;

c) 1/4 ___ 1;

d) -1 ___ 1/2;

e) -5 ___ 9;

f) 3/2 ___ 1;

g) -5/9 ___ 6/8;

h) -7 ___ 8/9;

i) -4 ___ -7;

j) 4/4 ___ 1;

l) -1/4 ___ - 3/4;

m) 6/3 ___ 2;

Potrebbero piacerti anche