Sei sulla pagina 1di 4

A veste nupcial Portanto, agora j no h condenao para os que esto em Cristo Jesus (Rm 8:1).

Prvia da semana: Todos somos convidados para o banquete do casamento do rei, mas nem todos aceitam o convite. Entre os que realmente decidem comparecer festa, alguns optam por no usar as roupas fornecidas pelo rei: as vestes de justia de Cristo. No suficiente aceitar o convite; precisamos ter as roupas adequadas. Leitura adicional: Gn 3:7, 21; Ap 3:18. Leia tambm Como Jesus Tratava as Pessoas (Tatu, SP: Casa Publicadora Brasileira). Domingo, Extravagncia Como voc se sentiria se todas suas roupas preferidas fossem queimadas diante dos seus olhos? Foi exatamente isso o que aconteceu a Xaio Baoujuan, um sdito corrupto sob o poder do Imperador Liangwu, da China. Baoujuan era conhecido por suas atividades noturnas bomias e seus muitos chapus e vestes com cinco cores. Quando o Imperador Liangwu removeu Baoujuan do poder, ele queimou suas roupas extravagantes na avenida imperial para todos verem. Aps isso, muitas pessoas desistiram de sua tendncia extravagncia.1 Deve ter sido doloroso a Baoujuan ser despido de suas finas vestes e assisti-las serem queimadas. Espectadores riam enquanto as chamas destruam suas magnficas roupas. De certa forma, ele teve sorte. Foi-lhe dada a chance de ver quo arrogante ele vinha sendo e quo insignificantes tais roupas realmente eram. Com certeza, muitos espectadores achavam que Baoujuan mereceu ter suas roupas confiscadas e destrudas. Eles provavelmente envolveram seus mantos de justia bem apertados em volta deles, ao contrastarem sua melhor moral com a que levou Baoujuan queda. Ao apontarem seu dedo para ele, estavam, na verdade, apontando outros trs para si mesmos. Abriram bem seus olhos para o erro de seu irmo, enquanto eles prprios eram culpados de um mal muito maior pensar que eram muito melhores do que Baoujuan (Mt 7:3). A parbola de Mateus 22:1-14 ajuda a melhor compreendermos esse tipo de pensamento, tambm conhecido como justia prpria. Aps o terceiro convite, todos aqueles que foram convidados para a festa de casamento foram. Contudo, todos exceto um, usaram a veste nupcial que costumeiramente era oferecida aos convidados. Todos os que usaram a veste representam os verdadeiros seguidores de Cristo aqueles que aceitam Sua roupa de justia. A pessoa que se vestiu em suas prprias roupas representa os que se chamam de cristos, mas usam suas prprias vestes de justia prpria. Deus oferece Sua justia a todos, porm nem todos a aceitam. Nesta semana, estudaremos essa parbola e a dolorosa verdade que ela revela nem todos os que professam ser seguidores de Cristo o so realmente. Ao estudar, se lembre de que no cabe a ns fazer julgamento entre o fiel e o infiel (Mt 7:3). Somente Deus est qualificado para fazer isso.

Mos Bblia 1. O pano de fundo para a parbola de Mateus 22 est em Mateus 21. Entre tantas coisas que acontecem ali, qual o tema bsico? Que lies espirituais podemos tirar desse trecho? Segunda, Parbolas, vestes e ir para o Cu Resultados nus (Gn 3:9-19). Quando Ado e Eva desobedeceram uma ordem direta de Deus, suas vestes espirituais de inocncia foram retiradas deles. Ento fizeram suas prprias vestes de folhas de figueira para cobrirem sua nudez. Desafortunadamente, para Ado e Eva e para o resto da humanidade, o pecado tem feito a todos ns espiritualmente desgraados aos santos olhos de Deus. E nada do que tentemos fazer pode nos tornar dignos de entrar em Seu reino e participar da celebrao nupcial do Noivo e Sua Noiva. Julgamento (Ec 12:14; Dn 7:10; Mt 22:1-8). Deus no tolerar para sempre a quantidade de erros que continuam a fluir como um rio caudaloso desde o primeiro pecado at agora. Um tempo est chegando quando cada um ser julgado e o pecado ser removido do planeta por toda a eternidade. Os livros do juzo sero abertos e mesmo os motivos por trs das aes de cada um se tornaro conhecidos a todos. No entanto, agora j podemos ter certeza do resultado mas no porque o resultado seja manipulado ou o jri subornado. Podemos saber o resultado por causa do que Ele revelou a ns atravs da parbola das vestes nupciais. Ele estende a todos a escolha de aceitar a veste nupcial as roupas de Sua justia. Todas as pessoas tero que se pr em p diante de Deus e ser julgadas pelo que fizeram nesta vida. No poderemos usar as inconsistncias da vida como desculpas por termos falhado em viver propriamente. Para viver corretamente, precisamos (1) reconhecer que os esforos humanos parte de Deus so fteis; (2) colocar Deus em primeiro agora; (3) receber todas as coisas boas como um presente de Deus; (4) ter conscincia de que Deus julgar tanto os maus quanto os bons; (5) saber que Deus julgar a qualidade de vida de cada pessoa.1 O convite do evangelho (Mt 22:1-8). O convite para participar da festa de casamento do Rei foi estendido primeiramente ao povo judeu. Eles foram os que Deus originalmente escolheu para convidar o mundo a aceitar a salvao. Mas, sem dar muita ateno aos esforos feitos pelo Rei e Seus servos e para o amor que Ele expressou ao estender o convite a eles, por fim, O rejeitaram. O Rei, ainda os amando, deu-lhes outra chance. Novamente Ele os convidou. Uma vez mais, eles demonstraram nada mais que desprezo por Ele e Seu convite. E, a esse tempo, no somente recusaram Seu convite, mas tambm mataram Seus mensageiros. Como nao, o povo rejeitou a Jesus como seu Rei. Eles rejeitaram a veste da justia que Ele ofereceu para que cobrissem o pecado e os tornassem aptos a participar da ltima festa de casamento. Em vez disso, o juzo veio atravs da destruio de Jerusalm.

Gentios convidados (Mt 22:9-14; Ap 21:2, 9). Aps a nao judaica rejeitar a mensagem do evangelho, o convite foi aberto aos gentios ou seja, a todos os que no eram judeus. Se queremos entrar no reino e comparecer festa de casamento preparada pelo Rei, precisamos nos humilhar e aceitar no somente o convite do Rei, mas tambm a roupa de casamento determinada por Ele. Para entrar, precisamos usar o manto da justia que o Rei d a todos os que professam f nEle como seu Salvador. somente a justia de Cristo, que a veste nupcial representa, que nos permitir entrada no Seu reino. Se as vestes nupciais refletem a justia de Cristo, a rejeio da veste representa a rejeio daqueles traos de carter que qualificam os homens a se tornarem filhos e filhas de Deus. Como os convidados na parbola, no possumos algo apropriado para vestir. Somos aceitos na presena do grande Deus somente quando cobertos na perfeita justia de Jesus Cristo, pelos Seus mritos. Essas so as roupas brancas que os cristos so aconselhados a comprar (Ap 3:18; cf. cap. 19:8).2 Somente um carter que reflita a Jesus e que desenvolvido atravs de Seu poder nos adequar para o Reino. Hoje, Cristo continua a enviar Seu convite para o casamento e a festa. Ele ainda oferece vestes nupciais para aqueles que aceitam o convite. Se aceitarmos a veste de Sua justia, permitindo que cubra nossos pecados, Ele nos deixar entrar na festa celestial de casamento que Deus est preparando. Pense nisto 1. Voc aceitou a roupa que Jesus Cristo oferece? Por que sim ou por que no? 2. Por que nossas aes sero julgadas, sendo que seremos salvos pela graa atravs da f em Jesus, nosso Senhor e Salvador? 3. O que a perfeio crist significa? Que traos de carter nos qualificam a sermos filhos de Deus e como podemos desenvolver esses traos? 4. Os seguintes versos tambm envolvem metforas de vesturio relacionados justia e salvao. Qual desses versos fala mais a voc e por qu? Sl 132:16; Is 61:10; Ap 3:4, 5; 19:7, 8. 5. Leia sobre outro conjunto de roupas em Apocalipse 17:4 e 18:16. Como essa roupa se contrasta com a que estamos estudando nesta semana? Mos Bblia 2. Leia Mateus 22:1-8. Como essa parte da parbola se relaciona ao que vimos no captulo anterior? Que tema idntico aparece? Todos os preparativos foram feitos pelo rei. Tudo que o povo tinha a fazer era aceitar o que lhes era oferecido. Porm, alguns simplesmente ignoraram o convite. Outros perseguiram os mensageiros. Nas palavras do rei, os que rejeitaram o convite no eram dignos. Porm, luz da universalidade de todo o pecado humano, quem realmente digno de ser convidado para a festa do Rei? No fim, como veremos, dignidade no sentido bblico, vem do que Cristo faz por ns. Nossa dignidade no est em ns mesmos, mas no que permitimos que Deus faa por ns e em ns.

Tera, Sem mancha ou ruga Sempre acreditei que decncia importante em todo lugar e em todas as ocasies. Mas, vista de um Deus misericordioso, tenho algumas vezes me perguntado porque meramente atender festa de casamento no suficiente. A seguir, est a resposta minha pergunta. Pela veste nupcial da parbola representado o carter puro e imaculado que os verdadeiros seguidores de Cristo possuiro. Foi dado igreja que se vestisse de linho fino, puro e resplandecente (Ap 19:8), sem mcula, nem ruga, nem coisa semelhante (Ef 5:27). O linho fino, diz a Escritura, a justia dos santos (Ap 19:8). A justia de Cristo e Seu carter imaculado, , pela f, comunicada a todos os que O aceitam como Salvador pessoal (Parbolas de Jesus, p. 310). No bastante crermos que Jesus no um impostor e que a religio da Bblia no uma fbula artificialmente composta. Podemos crer que o nome de Jesus o nico debaixo dos Cus pelo qual devemos ser salvos, e contudo podemos no torn-Lo pela f nosso Salvador pessoal. No bastante crer na teoria da verdade. No bastante fazer profisso de f em Cristo, e ter nosso nome registrado no rol da igreja (Ibid, p. 312). O homem que foi ceia sem a veste de bodas representa a condio de muitos hoje em dia. Professam ser cristos e reclamam as bnos e privilgios do evangelho; contudo no sentem a necessidade de transformao de carter. [...] No venceram suas inclinaes para a injustia, herdadas e cultivadas. Contudo pensam ser bastante bons em si mesmos e confiam em seus prprios mritos em vez de nos de Cristo (Ibid., p. 315). A verdade deve estar plantada no corao. Deve dirigir o esprito e regular as afeies. Todo o carter deve ser estampado com a expresso divina. Cada jota e til da Palavra de Deus deve ser introduzido na vida diria (Ibid., p. 313, 314). Mos Bblia 3. Leia o restante da parbola (Mt 22:9-14). Quem eram os que foram festa do casamento? O que significa o fato de que, entre os que foram, havia maus e bons? Voc j percebeu que algumas das piores pessoas so cristos declarados? J notou que pessoas hipcritas ou ms tambm vo igreja, reivindicam as promessas bblicas e dizem ter certeza da salvao? No devemos julgar ningum. Mas Deus deve julgar e julgar (Rm 14:10; Hb 10:30; Ec 12:14; Dn 7:9, 10). Os adventistas do stimo dia chamam isso de juzo investigativo, que revelado nessa parbola. Quarta, A Veste nupcial O Instituto de Tecnologia de Massachusetts tem o lema Mens et manus, que significa Mente e mo. A parbola das vestes nupciais considera a mesma ideia. O

chamado do rei para a festa feito a todos. Qualquer um que escolha aceitar o convite deve ter uma atitude dupla: 1. Propsito (mente). O convite do rei para a boda est aberto a todos. Aqueles que aceitam tm razes especficas para isso. Sua aceitao vem do corao. 2. Preparao. As pessoas que planejam comparecer precisam fazer os arranjos necessrios. Essas preparaes requerem propsito. As razes por que pessoas escolhem comparecer definem a forma em que elas se prepararo. Nossa mente nos d propsito, por aceitar o convite do rei. Nossas mos traduzem esse propsito em aes (preparao). Os resultados de nossa mente e mo combinados nos definiro no somente para outras pessoas, mas, o mais importante, para o rei. O convite e nossa aceitao dele no se destinam a residir apenas em nossa mente. Eles tambm devem alcanar nossas mos. Apenas saber no suficiente. Fazer, preparar-se para a festa uma parte integral de nossa jornada at l. O convite de Deus para o Cu est aberto a todos. Ainda assim, no chegaremos ao Cu sem nos prepararmos para ele. O conhecimento de Seu convite precisa ser traduzido em aes aes que Deus mesmo definiu e nos mostrou atravs de Cristo. Uma amiga me convidou para ser sua dama de honra. Vindo de uma famlia filipina-chinesa, ela desejava agir de acordo com as prticas culturais chinesas para o almoo de noivado e a cerimnia de casamento. Sendo a nica filipina em sua festa de casamento, ela me instruiu sobre esses costumes. Por exemplo, um vestido de cor escura precisa ser usado no almoo. Sabendo a regra (propsito/vontade), eu planejo me vestir de acordo (propsito/mo). Porque sou amiga dela, eu desejo me vestir apropriadamente. Esse desejo se traduz em preparaes de minha parte. Ento, o lema Mens et manus define nossa amizade, mostrando a profundidade de nosso relacionamento. Mos Bblia 4. O que a veste nupcial representa na parbola de Mateus 22:1-14? Por que a rejeio dela deveria ser, literalmente, uma questo de vida ou morte eterna? Em algum momento da histria, Deus finalmente ir separar Seus seguidores declarados. Nessa ocasio, distinguir o trigo do joio (Mt 13:24-30), o sbio do insensato (Mt 25:1-13), o fiel do infiel (Mt 25:14-30) e os que esto verdadeiramente cobertos com o manto de Sua justia dos que no esto (Mt 22:1-14). Quinta, O vestido perfeito Planejar um casamento e fazer planos para comparecer boda nupcial de Deus no Cu tm alguns pontos em comum. Vejamos: Defina seu casamento. Ser formal, semiformal ou informal? Seu vestido precisa combinar com o tipo de casamento que voc est tendo. A parbola sobre a festa nupcial de Deus mostra que tambm precisamos nos preparar para aquele evento, especialmente quando o assunto o que usar.

Determine a poca do ano e o dia no qual o casamento se realizar. Ningum sabe exatamente quando Jesus voltar. Todavia, Sua Palavra fielmente nos relembra que Ele voltar e que ns devemos esperar por Ele com esperana, enquanto realizamos Suas boas obras. Trs a doze meses tempo suficiente para ter certeza de que a roupa servir apropriadamente e para escolher acessrios e cores para complementar o vestido. Isso dar tempo para que a costureira faa alteraes. Um vestido de noiva pode exigir cerca de cinco provas. E se voc ganhar peso ou perder alguns quilos? Voc tambm vai querer escolher flores e sapatos, vestidos para as daminhas e acessrios para o noivo e para aqueles que estaro com ele. Quando Deus disser que o tempo para o casamento celestial chegou, Jesus vir para buscar aqueles que estiverem vestidos em Sua justia, representando Sua noiva. Descubra se h algum requerimento que limite a seleo dos trajes. Algumas igrejas requerem que as vestes nupciais sejam modestas. Lembre-se de que modstia no exclui a beleza. Para comparecer festa nupcial celestial, no devemos vestir nossas esfarrapadas tentativas de justia prpria, mas o completo manto da justia de Cristo, o qual Ele graciosamente nos oferece. Seu vestido pode ser branco, no importa o que voc tenha feito no passado. Da mesma forma, todas as boas coisas que ns fizemos no nos tornam dignos do altar quando se trata do casamento celestial. No podemos produzir nossa prpria cura para o pecado. Ao contrrio, Deus nos aconselha a comprar dEle vestes brancas (Ap 3:18) que representam a justia de Jesus o nico remdio para o pecado. Ela prova de mancha pecaminosa, pois lavada em Seu sangue. Quando voc se ferir em sua luta com o pecado, pea a Deus para cur-lo. Quando Satans aponta nossa indignidade, olhe para Jesus e Sua justia. Mos Bblia 5. Leia Eclesiastes 12:14 e 1 Corntios 4:5 luz de Mateus 22:11. O que ser revelado pelo juzo? Sexta, O traje de um verdadeiro cristo Minha irm ama a cor laranja. Sua mochila escolar, camisas, roupas de ginstica, jaqueta, chinelos, lenis, at mesmo sua moto so laranjas. Por isso, eu no fiquei surpresa quando a cor que ela escolheu para seu casamento foi tangerina uma brilhante tonalidade de laranja. Pensei duas vezes antes de usar um vestido de cor tangerina. Realmente prefiro usar rosa. Ento eu falei com minha irm sobre isso. No pretendia depreciar a escolha dela. Mas foi exatamente o que fiz. Seus olhos se arregalaram quando ela ouviu meu pedido confusa se eu estava falando srio ou no. Ento rapidamente eu disse que ela esquecesse meu desejo. Eu no queria arruinar seu dia especial. Nem queria que as pessoas achassem que sou to egosta. Essa experincia me ajudou a compreender a parbola da veste nupcial. Muitas pessoas declaram estar do lado de Deus, mas suas aes demonstram o contrrio. Naturalmente a vida crist precisa levar ao desenvolvimento de um carter como o de

Cristo. A veste nupcial representa a justia de Deus. Ento, quando aceitamos Sua justia, Ele nos d Seu poder para sermos transformados. Muitos tm tentado se justificar, acreditando que, porque Deus amoroso e misericordioso, Ele compreender e aceitar suas imperfeies pecaminosas. No entanto, isso est longe da verdade. A veste da justia algo que as pessoas tm o privilgio de receber. como um uniforme que facilmente identificado. E, assim como os convidados de um casamento esperam que a noiva use um vestido de noiva, as pessoas esperam que os cristos sejam como o Salvador deles amorosos, bondosos, ajudadores e obedientes Sua Palavra. O prprio ato de usar a veste significa submisso a Ele. Podemos preferir outra roupa e usar uma diferente por um tempo. Mas estaramos fazendo em desacato ao desejo de Cristo para ns. Em nossa vida crist, vestir Sua justia igual a obedec-Lo. Mos obra 1. Convide a um amigo para ir a igreja ou a um estudo bblico/pequeno grupo, ou planeje uma refeio e convide pessoas com quem voc normalmente no se socializa. 2. Pegue um pano ou pea velha de roupa e escreva nela todas as coisas que podem impedi-lo de aceitar a oferta de Jesus de um manto de justia. Ore e pea a Deus para trocar este trapo por Seu manto de justia. 3. Parafraseie a histria da veste nupcial usando elementos modernos. Esteja preparado para compartilh-la durante a Escola Sabatina.

Potrebbero piacerti anche