Sei sulla pagina 1di 9

Dicionrios em sala de aula: como aproveit-los bem Guilherme Fromm

Dicionrios em sala de aula: como aproveit-los bem


Guilherme Fromm
dicionrio: substantivo masculino. Rubrica: lexicologia. Compilao completa ou parcial das unidades lxicas de uma lngua (palavras, locues, afixos etc.) ou de certas categorias especficas suas, organizadas numa ordem convencionada, ger. alfabtica, e que fornece, alm das definies, informaes sobre sinnimos, antnimos, ortografia, pronncia, classe gramatical, etimologia etc. ou, pelo menos, alguns destes elementos [A tipologia dos dicionrios bastante variada; os mais correntes so aqueles em que os sentidos das palavras de uma lngua ou dialeto so dados em outra lngua (ou em mais de uma) e aqueles em que as palavras de uma lngua so definidas por meio da mesma lngua.] Dicionrio Eletrnico Houaiss da Lngua Portuguesa

Introduo Os dicionrios so ferramentas antigas nas reas de traduo e ensino. Uma das tarefas bsicas do professor de ensino fundamental e mdio instrumentalizar seus alunos no uso dessas ferramentas, torn-los capazes de aumentar seu lxico e consultar suas dvidas sempre que necessrio. Os estudantes do ensino superior tambm sentem a necessidade de trabalhar com dicionrios, embora com obras mais especficas. Postos esses fatos, chamo ateno um grave problema que pude verificar em vrios anos como professor de ensino de lnguas e traduo: poucos (incluindo professores e alunos) sabem tirar bom proveito de um dicionrio. De um modo geral, o processo de consulta s obras deficiente, e o potencial de descobertas que elas proporcionam freqentemente desperdiado. Proponho, portanto, neste artigo, que aprendamos um pouco sobre essa ferramenta.

Domnios de Linguagem III - 2003 ISBN: 85-903532-1-4

Dicionrios em sala de aula: como aproveit-los bem Guilherme Fromm

Dicionrios, vocabulrios e glossrios H uma certa confuso reinante, especialmente por parte das editoras, sobre o que seja um dicionrio. Essa confuso se estende sobre os especialistas das reas afins: Lexicgrafos, Lexiclogos, Terminlogos e Termingrafos. Antes de continuarmos, convm entendermos alguns termos:

lexicologia: estudo do lxico, teoricamente todas as palavras existentes em uma determinada lngua, e procedimentos de como analisar esse lxico; lexicografia: o estudo sobre a construo de obras lexicogrficas (dicionrios, por exemplo) e como execut-las; terminologia: estudo de um lxico especfico de uma rea tcnica, representando um corte no lxico geral da lngua, e procedimentos de como analisar esse lxico; terminografia: estudo sobre a construo de obras terminolgicas (vocabulrios e glossrios) e como execut-las.

Existem vrias teorias para classificar obras que se encaixam na denominao geral de dicionrios. Optamos, entretanto, pela classificao proposta por Maria Aparecida Barbosa (2001) e aqui resumida (FROMM, 2002, p. 23):

Dicionrio

Vocabulrio

Glossrio
Nvel da fala Trabalha com conjuntos manifestados em um determinado texto Unidade: palavras (significado especfico; nica apario) Apresenta uma nica acepo do verbete (dentro de um contexto determinado) e Perspectivas: sincrnica, sintpica, sinstrtica e sinfsica

Nvel do sistema Nvel da norma Trabalha com todo o lxico Trabalha com conjuntos disponvel e o lxico virtual manifestados dentro de uma rea de especialidade Unidade: lexema Unidade: vocbulos/termos (significado abrangente; (significado restrito; alta freqncia regular) freqncia) Apresenta (teoricamente) Apresenta todas as acepes todas as acepes de um de um verbete dentro de uma mesmo verbete rea de especialidade Perspectivas: diacrnica, Perspectivas: diatpica, diafsica e sinfsica diastrtica sincrnica

Domnios de Linguagem III - 2003 ISBN: 85-903532-1-4

Dicionrios em sala de aula: como aproveit-los bem Guilherme Fromm

O que normalmente usamos em sala de aula (como uma aula de portugus, por exemplo) o dicionrio, obra com carter generalista e que teoricamente1 apresenta todo o lxico disponvel dentro de um sistema lingstico. Vocabulrios e glossrios (que as editoras insistem em denominar dicionrios, talvez com o intuito de prestigi-los e vender mais) tm um uso mais restrito na sala de aula: ensino de lngua instrumental e aulas de traduo so os destinos mais provveis. Os dicionrios, basicamente, dividem-se em duas categorias:

onomasiolgicos: a composio das entradas se d atravs de agrupamentos de assuntos, matrias ou conceitos. Portanto, a entrada parte do significado para o significante. Como exemplos, temos os dicionrios pictricos, ortogrficos, de formao das palavras, de construo e regime (valncia), de colocaes, de dvidas e de sinnimos. Esses dicionrios so particularmente teis nas aulas de produo textual; semasiolgicos: a composio das entradas apresentada em ordem alfabtica. A microestrutura parte do significante para o significado. Encaixam-se nessa descrio os dicionrios de fraseologia, modismos, refres, neologismos, histricos e os dicionrios de lngua em ordem alfabtica, os mais comuns. Todos bastante teis nas aulas de leitura.

As obras podem apresentar tambm um carter prescritivo (especialmente obras voltadas para estudantes) ou, na grande maioria, descritivo, contentando-se em mostrar o uso dos vocbulos. Quanto lngua, dividem-se em monolnges (como um dicionrio geral de uma lngua determinada) ou plurilnges (destacando-se a os dicionrios bilnges para aprendizagem de idiomas e os dicionrios multilnges tcnicos).

A estrutura de um verbete

Enfatizamos a palavra teoricamente porque nenhuma obra apresenta todo o lxico de uma lngua: h sempre um recorte, tendo em vista o tamanho fsico da obra. Isso sem contar os neologismos, que so novas palavras ou novos sentidos para palavras j existentes, que surgem a toda hora. Domnios de Linguagem III - 2003 ISBN: 85-903532-1-4

Dicionrios em sala de aula: como aproveit-los bem Guilherme Fromm

Os dicionrios so compostos de trs grandes estruturas: a macroestrutura, a microestrutura e o sistema de remissivas. A macroestrutura representada por uma seleo de palavras existentes na nomenclatura2. O princpio mais importante na ordenao da macroestrutura, segundo HAENSCH (1982, p. 452), a ordem alfabtica das entradas. Numa obra terminolgica, possvel tambm a ordenao por famlia de palavras, de modo que a primeira (um lema) seguida por suas derivaes. Existem vrias possibilidades de levantamento da macroestrutura, desde a cpia de outras obras lexicogrficas/terminolgicas, passando por opinies de especialistas sobre o que deveria compor essa nomenclatura, at uma obra que apresente todos (ou um nmero determinado) os verbetes baseados na freqncia com que apaream dentro de um corpus3 (de especialidade ou no). A microestrutura representa, a grosso modo, a definio da palavra. ANDRADE (2000) nos apresenta a microestrutura atravs do enunciado lexicogrfico (EL), que se compe de trs macroparadigmas:

Paradigma Informacional (PI): constitudo de abreviaturas, categoria gramatical, gnero, nmero, pronncia, conjugao, homnimos, etc. Ainda segundo HAENSCH (1982, pp. 480-501), teramos aqui tambm as diferenas ortogrficas, cronolgicas e geogrficas, a etimologia, nveis de estilo e conotaes, atribuio a uma matria ou especialidade, marcas registradas, denominaes oficiais;

Paradigma Definicional (PD): descrevem-se os semas ou unidades de significao; e a definio do verbete em si;

Paradigma Pragmtico (PP): contm informaes contextuais como exemplos e abonaes. HAENSCH (1982, p. 470) subdivide esse conceito entre parte sintagmtica (colocaes e fraseologia) e/ou parte paradigmtica (sinnimos, antnimos, parnimos e hipnimos).

2 3

A nomenclatura representa todas as palavras existentes em uma lngua. Conjunto de textos (orais ou escritos) selecionados como uma amostra representativa da lngua ou de uma rea de especialidade. Domnios de Linguagem III - 2003 ISBN: 85-903532-1-4

Dicionrios em sala de aula: como aproveit-los bem Guilherme Fromm

Existiria, ainda, um paradigma comum em dicionrios bilnges:

Paradigma de Formas Equivalentes (PFE): fornece a traduo do verbete.

As remissivas so as relaes, traadas dentro da obra lexicogrfica/terminolgica, entre os termos, mantendo a coerncia semntica dessa4. Segundo BACELLAR (2002, pp. 106-107), as remissivas corrigem o isolamento das mensagens no nvel da microestrutura (reconstruindo seu campo semntico) e renem entradas equivalentes (sinnimos) no nvel da macroestrutura. Elas seriam um tipo de ricochete de informao (citando FAULSTICH, 1990), formando a rede estrutural junto com as macro/microestruturas. Exemplificamos, a seguir, a estruturao de um verbete (ou entrada) proposta por FROMM (2003, p.67)

Verbete (entrada) Paradigma Informacional


USB. (USB). hard. Universal Serial Bus. s.f/m.s. Padro de comunicao entre o computador e perifricos, atravs do qual trafegam eletricidade (que alimenta esses perifricos) e dados ( 12 ou 480 Mpbs). Ex.: A interface USB prefervel, pois simplifica a conexo do modem e fornece a energia eltrica necessria ao funcionamento do acessrio. A maioria dos PCs modernos conta com pelo menos duas entradas USB. Ver: paralelo, serial, SCSI.

Paradigma Definicional Paradigma Pragmtico

Sistema de Remissivas
A entrada a sigla USB. Como paradigma informacional temos (na seqncia): forma mais comum, subrea (dentro da rea de informtica), forma por extenso, categoria gramatical (substantivo), gnero (masculino ou feminino) e nmero (singular); o paradigma definicional apresenta, neste caso, somente uma definio5; o paradigma pragmtico indica uma exemplificao para a definio proposta; o sistema de remissivas mostra, dentro do campo semntico do verbete, palavras relacionadas.
4 5

Esse tratamento permite que a obra atue, ainda que parcialmente, no nvel onomasiolgico. Quando os dicionrios apresentam mais de uma definio, chamamos estas de acepes (geralmente numeradas). O paradigma pragmtico pode ser encaixado em cada acepo diferente. Domnios de Linguagem III - 2003 ISBN: 85-903532-1-4

Dicionrios em sala de aula: como aproveit-los bem Guilherme Fromm

Como escolher um bom dicionrio A escolha de um dicionrio, por parte da escola, do professor ou do aluno, passa por vrios critrios. O primeiro, geralmente, o preo do mesmo. Depois vem o tamanho do livro, a fama de quem o escreveu, a editora, a facilidade de encontr-lo, etc. Todas essas questes podem ser deixadas de lado se nos preocuparmos com os detalhes que realmente fazem diferena na qualidade da obra:

Os dicionrios mais modernos devem ser baseados em corpus. A composio da macroestrutura obedece ao preceito da freqncia com que as palavras aparecem dentro desse conjunto de textos6. A construo da microestrutura e do sistema de remissivas segue as definies (implcitas ou explcitas) apresentadas dentro desse corpus para todas as palavras; a apresentao de um dicionrio deve ser clara. sensato desconfiar de dicionrios que vo direto ao ponto, ou seja, que j comeam a apresentar a lista de palavras. Uma apresentao explicitada (como nos dicionrios gerais de lngua), detalhando a construo interna da obra, evidencia a preocupao do autor ou da editora com a qualidade da mesma; a coerncia interna do dicionrio relevante. Todas as palavras que servem como definio de um verbete devem constar de um dicionrio geral de lngua. muito comum encontrarmos dicionrios cujas definies apresentem palavras que no constam no mesmo. Muitos no apresentam, ainda, um sistema de remissivas, essencial para que possamos ir alm, para que possamos aprender mais.

necessrio esclarecer, entretanto, que no existe obra lexicogrfica perfeita. Todas esto sujeitas a erros, mesmo que tenham sido produzidas sob um rigoroso processo de seleo, composio e inter-relao de palavras. De um modo geral, selecionar um bom dicionrio significa escolher a obra que apresenta menos problemas.

Dicionrios de lngua estrangeira


6

Ou seja, se queremos construir um dicionrio de 5.000 palavras, provavelmente escolheremos as 5.000 palavras mais freqentes da lngua. Essa freqncia pode ser facilmente verificada dentro do corpus atravs de programas de anlise lexical. Domnios de Linguagem III - 2003 ISBN: 85-903532-1-4

Dicionrios em sala de aula: como aproveit-los bem Guilherme Fromm

Podemos trabalhar, em sala de aula, com dicionrios bilnges ou monolnges. Os primeiros so indicados para alunos iniciantes, os outros para alunos de nvel mais avanado. Os cuidados na seleo da obra devem obedecer aos parmetros acima estabelecidos. Muitos desses dicionrios (especialmente os monolnges) j vem com CD-ROM. Isso possibilita ao aluno, alm da consulta, ouvir o verbete desejado. Alm de facilitar o trabalho do professor em sala de aula, acaba por aguar a curiosidade do aluno, fazendo com que progrida mais rpido na aprendizagem do idioma.

Quando no usar dicionrio Devemos ter em mente que o dicionrio uma ferramenta auxiliar no processo de ensino. Essa ferramenta, entretanto, nem sempre deve ser usada. Quando avaliamos o aluno por meio de uma redao, desejamos verificar, entre outras coisas, a quantidade de itens lexicais de que o mesmo dispe. Se o deixarmos usar dicionrio, essa verificao no ser possvel. Uma aula de lngua instrumental para leitura tambm representa uma armadilha quanto ao uso do dicionrio. Nesse tipo de ambiente so ensinadas tcnicas que descartam o uso do mesmo. Ceder s presses (inevitveis) dos alunos para us-lo pode resultar numa perda total dos objetivos propostos.

Concluindo Os dicionrios s se mostram uma ferramenta til, dentro ou fora da sala de aula, se o consulente souber como us-lo. Analisar e estudar uma obra antes de indic-la os alunos so atividades necessrias. No se deve esperar grandes resultados por parte deles se o prprio professor no souber como transmitir a estrutura e funcionamento da obra. A perfeita (ou mais prxima disso) compreenso por parte dos alunos abreviar o tempo de consulta a essa ferramenta auxiliar no ensino de lngua e, acima de tudo, os instrumentalizar, durante toda a sua vida fora da escola, a us-la sempre que necessrio.

Bibliografia ANDRADE, M.M. Conceituao/definio em dicionrios da lngua geral e em dicionrios de linguagens de especialidades. In: SILVA, Jos P. da (Org.). Semntica e
Domnios de Linguagem III - 2003 ISBN: 85-903532-1-4

Dicionrios em sala de aula: como aproveit-los bem Guilherme Fromm

Lexicografia. IV Congresso Nacional de Lingstica e Filologia. Rio de Janeiro: CiFEFiL, 2000. BACELLAR, F. Elementos para a Elaborao de um Dicionrio Terminolgico Bilinge em Cincias Agrrias. Tese de Doutorado. So Paulo: FFLCH/USP, 2002. BARBOSA, M. A. Dicionrio, vocabulrio, glossrio: concepes. In: ALVES, I. M. (Org.). A constituio da normalizao terminolgica no Brasil. 2 ed. So Paulo: FFLCH/CITRAT, 2001. FERREIRA, A. B. H. Dicionrio Aurlio Eletrnico Sculo XXI. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999. FROMM, G.. Proposta para um modelo de glossrio de informtica para tradutores. Dissertao de mestrado. So Paulo: FFLCH/USP, 2002. HAENSCH, G. Tipologa de las obras lexicogrficas e Aspectos prcticos de la elaboracin de diccionarios. In: ETTINGER, S. et allii. La lexicografa. De la lingstica terica a a la lexicografia prtctica. Madrid: Gredos, 1982. HOUAISS, A. Dicionrio Eletrnico Houaiss da Lngua Portuguesa. So Paulo: Objetiva, 2001.

Domnios de Linguagem III - 2003 ISBN: 85-903532-1-4

This document was created with Win2PDF available at http://www.win2pdf.com. The unregistered version of Win2PDF is for evaluation or non-commercial use only. This page will not be added after purchasing Win2PDF.

Potrebbero piacerti anche