Sei sulla pagina 1di 4

CENTRO UNIVERSITRIO CATLICO SALESIANO AUXILIUM METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTFICA

PROF HELOISA HELENA ROVERY DA SILVA

REGISTROS DE LEITURA
Fichamento o registro em fichas das informaes obtidas em leitura, bem como o registro das idias e reflexes associadas s informaes obtidas. (COLOGNESE; TOMAZI; BALTAR, 2005, p. 66)

Os registros constituem parte indispensvel para uma eficiente e proveitosa leitura acadmica. Os registros so necessrios, pois alm de fazerem parte da documentao pessoal de cada um, obriga-nos a expor o nosso entendimento do texto, bem como evitam que se percam as reflexes e interpretaes realizadas neste momento. O Fichamento corresponde base da documentao pessoal do pesquisador, no fichamento estaro anotadas as informaes provenientes da leitura de textos, bem como as informaes adicionais que a leitura tenha sugerido ao pesquisador (reflexes, interpretaes, dvidas...) Fichar um texto significa registrar a leitura. Este registro serve para que o pesquisador possa ter uma base de reflexo sobre o texto que esteja alm da simples memorizao da leitura. No se deve confiar muito na memria quando se l um texto. Alm de ser um antdoto para a falta de memria, o fichamento tem outro objetivo: servir de guia para a lgica argumentativa do texto. Serve ainda para no caso de se necessitar utilizar citaes no momento da escrita de trabalhos cientficos. Portanto, qualquer leitura acadmica que merea um estudo mais aprofundado deve ser registrada.

IMPORTANTE: Toda informao lida deve ser registrada. LEMBRE-SE: A memria fraca.

Organizar a sua documentao pessoal uma forma de agilizar e tornar mais eficiente o trabalho intelectual. Perder tempo procurando uma coisa que poderia

CENTRO UNIVERSITRIO CATLICO SALESIANO AUXILIUM METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTFICA


PROF HELOISA HELENA ROVERY DA SILVA

estar mo e que a preguia e a falta de cuidado empurraram para um ba perdido desanimador. Toda idia e toda informao lida deve ser registrada. O registro em fichas ou equivalentes deve ser feito de forma a ser facilmente recupervel. Todo material fichado dever ser organizado, identificado e colocado em lugar de fcil acesso. (COLOGNESE; TOMAZI; BALTAR, 2005, p. 68) Manter seu fichrio no computador uma boa forma de organizar seus registros mas, no se esquea jamais das duas leis que orientam a vida dos usurios de informtica: a) se alguma coisa pode dar errado, dar errado; b) quem tem dois tem um, quem tem um no tem nenhum. Portanto, salve-os em disquetes de segurana e imprima-os.

O QUE DEVE SER REGISTRADO E COMO DEVE SER REGISTRADO? Basicamente trs tipos de informaes devem ser registrados: as idias do autor que se est lendo; comentrios seus sobre o que est lendo; e outras notas de referncia sobre o texto. Comear sempre com as notas de referncia sobre o texto: Nome do autor, ttulo completo da obra, local, editora e ano de publicao. Isso facilita transpor as referncias para o trabalho que estiver realizando e lembrar-se sempre de anotar o nmero da pgina de onde foi retirada a informao registrada.

Registro simples das idias do Autor Registrar as idias principais de um autor na mesma seqncia em que

aparecem no texto (sempre com a referncia pgina de onde foi extrada a informao). Objetivo nico de registrar dados, informaes e idias contidas no texto e no propriamente a lgica de construo do raciocnio do autor. Objetivo central: reproduzir de forma resumida e esquemtica a seqncia de argumentos do autor.

Hierarquia das idias do Autor Nesse caso o registro no aparece na ficha exatamente na mesma ordem que
2

CENTRO UNIVERSITRIO CATLICO SALESIANO AUXILIUM METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTFICA


PROF HELOISA HELENA ROVERY DA SILVA

est no texto. So trs as informaes a serem registradas: a premissa, os argumentos que sustentam a premissa e as concluses do autor. A premissa a idia inicial dela que o autor parte para fazer sua anlise. Ela parte de uma dvida, uma interrogao que o autor se prope a responder atravs do texto. A resposta que o autor prope para o problema a explicao, a idia principal que ele vai defender (sustentar) ao longo do texto Os argumentos so as afirmaes que sustentam as premissas. Podem estar fundamentadas em dados, testemunhos, exemplos, ilustraes ou em explicaes tericas. Os argumentos constituem as evidncias, as pistas ou mesmo as provas em base das quais o autor sustenta suas concluses, ou seja, as respostas dadas interrogao. A concluso o resultado final a que chega o autor a partir da exposio dos seus argumentos. uma explicao que refora a premissa e est ancorada nos argumentos que visam atestar a veracidade da resposta proposta pelo autor e convencer o leitor acerca disso. Concluindo, pode-se dizer que o fichamento faz parte da organizao pessoal do pesquisador. No existe um modelo nico que seja vlido, depender muito do jeito de cada um. O importante lembrar que: toda idia e toda leitura devem ser registradas. No exagere no fichamento, ele deve ser menor que o livro! Mas, no seja muito econmico nas anotaes de suas idias e, sobretudo, no ponha palavras na boca do autor, tente ser fiel ao pensamento dele. Tenha sempre em mente que para criticar algo com maturidade necessrio antes entender do que se trata.

This document was created with Win2PDF available at http://www.daneprairie.com. The unregistered version of Win2PDF is for evaluation or non-commercial use only.

Potrebbero piacerti anche