Sei sulla pagina 1di 3

Dicas de Economia de Energia Eltrica

Chuveiro Eltrico : um dos equipamentos que mais consome energia. Evite seu uso no horrio de pico (18 s 21h). Nos dias quentes, deixe a chave na posio vero. Feche a torneira ao se ensaboar. Limpe periodicamente os orifcios de sada de gua. Use somente resistncias originais. Evite adaptaes. Geladeira / Freezer : Prefira os modelos com o Selo Procel de Economia de Energia. Coloque o aparelho em local ventilado, desencostado de paredes (mnimo 15 cm), longe do fogo, aquecedores ou reas expostas ao sol. Guarde ou retire alimentos e bebidas de uma s vez. Evite abrir a porta por tempo prolongado. A entrada de ar quente faz o motor trabalhar mais. Arrume os alimentos de forma que voc possa encontr-los rapidamente. No forre as prateleiras da geladeira com vidros ou plsticos. Isto dificulta a circulao interna de ar. No guarde alimentos ou lquidos quentes. Descongele o freezer periodicamente para evitar que se forme camada de gelo com mais de meio centmetro. Conserve limpas as serpentinas (grades) de trs do aparelho e no as use para secar panos ou roupas. Quando se ausentar de casa por tempo prolongado, o ideal esvaziar a geladeira e o freezer e desligar da tomada. Mantenha as borrachas de vedao da porta em perfeito estado, evitando fuga de ar frio. Durante o inverno, regule o termostato para uma posio mnima. *Cuidado com geladeiras velhas pois o gs CFC pode vazar ameaando a camada de oznio. Lmpadas : Evite acender lmpadas durante o dia. Abra janelas, cortinas, persianas e deixe a luz do sol iluminar a casa. Na hora de comprar, d preferncia s lmpadas fluorescentes compactas ou circulares. Elas iluminam melhor, duram de 5 a 10 vezes mais e gastam menos energia. Instale-as na cozinha, lavanderia e garagem e qualquer outro local que fique com as luzes acesas por mais de 4 horas por dia. Apague sempre as luzes ao sair de um cmodo. Paredes e tetos de cores claras refletem melhor a luz, reduzindo a necessidade de luz artificial. Utilize iluminao dirigida para leitura e trabalhos manuais. Tire o p das lmpadas eltricas. Televiso : Desligue a TV se no tiver ningum assistindo. Evite dormir com a televiso ligada. Uma opo programar o aparelho para desligar sozinho (timer).

Eltrica ADS Comrcio de Materiais Eltricos Rua Sergipe, 1755 Mediianeira PR, 85884-000 (0xx)45 3264-3308

Ferro Eltrico : Acumule sempre a maior quantidade de peas de roupa possvel, para ligar o ferro o mnimo de vezes. Antes de ligar o ferro, retire as roupas do varal e separe as peas que no precisam ser passadas, como tecidos que no amassam. Passe primeiro as roupas delicadas que precisam de menos calor. No final, depois de desligar o ferro, aproveite ainda o seu calor para passar algumas roupas leves. Evite utilizar o ferro eltrico quando vrios aparelhos estiverem ligados para evitar que a rede eltrica fique sobrecarregada. No deixe o ferro ligado sem necessidade. Mquina de Lavar Roupa : S ligue a mquina com a capacidade mxima de roupas indicada pelo fabricante. Economize gua e energia. Mantenha o filtro sempre limpo. Use somente a dosagem correta de sabo, para no repetir o enxgue. Secar as roupas no varal e no na secadora. Ar Condicionado : Ao instalar, proteja a parte externa do aparelho da incidncia do sol, sem bloquear as grades de ventilao. Instale-o em local com boa circulao de ar. Mantenha portas e janelas fechadas quando o aparelho estiver funcionando. No tape a sada de ar do aparelho. Evite o frio excessivo, regulando o termostato. Limpe sempre os filtros para no prejudicar a circulao de ar. Antes de comprar, avalie a opo do ventilador de teto para atender sua necessidade. Computador No deixe impressoras e outros acessrios ligados sem necessidade. Configure o computador para que a tela do monitor seja desligada depois de um tempo de inatividade. Pea ajuda a um tcnico de informtica. Aquecedor Solar Uma excelente alternativa para economizar energia o coletor solar utilizado para o aquecimento de gua, geralmente colocado sobre o telhado das casas ou edifcios. A longo prazo, voc poupar energia e dinheiro. No ato da compra : Verifique se o produto tem o SELO PROCEL DE ECONOMIA DE ENERGIA que tem por objetivo orientar o consumidor, indicando os produtos que apresentam os melhores nveis de eficincia energtica dentro de cada categoria como : geladeira, freezer, ar-condicionado, coletor solar, lmpada fluorescente compacta e circular. O PROCEL - Programa Nacional de Conservao de Energia Eltrica, tambm objetiva estimular a fabricao de produtos mais eficientes, contribuindo para a reduo de impactos ambientais. J o Selo CONPET de Eficincia Energtica, destinado aos equipamentos consumidores de derivados de petrleo ou de gs natural como foges, fornos e aquecedores de gua a gs.

Eltrica ADS Comrcio de Materiais Eltricos Rua Sergipe, 1755 Mediianeira PR, 85884-000 (0xx)45 3264-3308

Lar ecolgico Edificaes Sustentveis - Arquitetos podem projetar construes ecolgicas utilizando : madeiras de reflorestamento, energia solar, reaproveitamento da gua (principalmente para descargas no vaso sanitrio), tecnologia para captao de chuva, camada de terra com vegetao para diminuir o aquecimento interno, sensores de presena para iluminao, ampla ventilao (janelas), tijolos de vidro e telhas translcidas para aproveitar a luz natural, etc. rvores do sombra e ajudam a refrescar a casa. Retire os eletrodomsticos da tomada quando no estiverem sendo usados. Dica de Segurana Lembre-se : mantenha os aparelhos eltricos longe de reas como pias, banheiras, superfcies molhadas ou midas, para evitar choques.

Energia dinheiro. No desperdice.

No site do Inmetro veja tabela de consumo e eficincia energtica de vrios produtos e marcas.

Eltrica ADS Comrcio de Materiais Eltricos Rua Sergipe, 1755 Mediianeira PR, 85884-000 (0xx)45 3264-3308

Potrebbero piacerti anche