Sei sulla pagina 1di 16

A INVISIBILIDADE DAS MULHERES NA LINGUAGEM

Walfrido Menezes Faculdade Integrada do Recife FIR walfridomenezes@yahoo.com.br

RESUMO: O conceito de gnero refere-se ao conjunto de expectativas sociais sobre os comportamentos adequados e claramente distintos que a pessoa dever manifestar, conforme o sexo a que pertence. Os gneros feminino e masculino, ao longo da histria da humanidade, sempre foram pautados por relaes que implicam uma constante desigualdade e segmentao entre o feminino e o masculino. Embora essas relaes tenham passado por mudanas significativas a partir da segunda metade do sculo XX, com o avano dos movimentos feministas, estas ainda no contemplam a totalidade do universo feminino. Passo a passo, efetivas mudanas comearam a acontecer para as mulheres a partir das dcadas de 1950 e 1960, quando o mundo passou por grandes transformaes, tais como os movimentos hippie e feminista, a descoberta da plula e, com isso, a separao entre sexualidade e reproduo. Em decorrncia, pequenas conquistas foram afetando e mudando a realidade feminina, como a entrada cada vez maior de mulheres na universidade e no mercado de trabalho.

Palavras-chave: Invisibilidade. Gnero. Linguagem.

Tomando Saffioti (1992, p. 211) como referncia, pode-se dizer que gnero um processo infinito de modelagem-conquista dos seres humanos, que tem lugar na trama de relaes sociais entre mulheres, entre homens e entre mulheres e homens. Segundo a autora: O conceito de relao de gnero deve ser capaz de captar a trama de relaes sociais, bem como as transformaes historicamente por ela sofridas atravs dos mais distintos processos sociais, trama esta na qual as relaes de gnero tm lugar. (SAFFIOTI, 1992, p. 187). no bojo dessas relaes sociais que se vai construindo a identidade de gnero. Ela comea no nascimento e vai se estruturando na infncia, adolescncia e idade adulta, no trato das relaes sociais, familiares e na educao escolar. De acordo com Bourdieu (1999, p. 34), cada um dos dois gneros produto do trabalho de construo diacrtica, ao mesmo tempo terica e prtica, que necessrio sua produo como corpo socialmente diferenciado do gnero oposto, sob todos os pontos de vista culturalmente pertinentes.

Tais estruturas organizaram-se tambm em torno do sistema econmico, apoiando-se na idia de propriedade privada, bem como na continuidade da herana, portanto, no patriarcado. Os homens, historicamente, se apropriaram do poder, que lhes concedia o pleno e total direito sobre a mulher e a prole. Assim, a percepo de gnero inserida em um modelo de submisso da mulher diante do homem, reflexo de um longo, permanente e exaustivo processo de opresses e condicionamentos sociais. O sexismo no somente uma ideologia, reflete, tambm, uma estrutura de poder, cuja distribuio muito desigual, em detrimento das mulheres (SAFFIOTI, 2004, p. 35). Alm do mais, as relaes patriarcais, suas hierarquias, sua estrutura de poder contaminam toda a sociedade, o direito patriarcal perpassa no apenas a sociedade civil, mas impregna o Estado. (SAFFIOTI, 2004, p. 54). De acordo com a autora:
No h, de um lado, a dominao patriarcal e, de outro, a explorao capitalista. Para comear, no existe um processo de dominao separado de outro de explorao. Por esta razo, usase, aqui e em outros textos, a expresso dominao-explorao ou explorao-dominao. (2004, p. 130).

Na viso de Bourdieu (1989), como o poder tambm simblico, reflete-se em todos os mbitos da sociedade, gerando desigualdades na maioria das vezes difceis de serem modificadas. De acordo com esse autor (1998), o poder um processo invisvel, que ocorre onde menos se espera e no mais profundo do ser, isto , [...] pode ser exercido com a cumplicidade daqueles que no querem saber que lhe esto sujeitos ou mesmo o exercem. (BOURDIEU, 1998, p. 8). Dessa forma, o machismo no se organiza unicamente em torno do homem, mas faz parte tambm do discurso de muitas mulheres. Ele raramente questionado por grande parte delas. Como apontou Saffioti:
Imbudas da ideologia que d cobertura ao patriarcado, mulheres desempenham, com maior ou menor freqncia e com mais ou menos rudeza, as funes do patriarca, disciplinando filhos e outras crianas ou adolescentes, segundo a lei do pai. Ainda que no sejam cmplices deste regime, colaboram para aliment-lo. (2004, p. 102).

Balizado pelo patriarcado, fortalecido pela religio e pelo Estado, o processo androcntrico e capitalista perpetuou e continua perpetuando atitudes e posturas sexistas, que restringem tanto as mulheres como os homens. Assim, as meninas e os meninos, desde a mais tenra idade, vo incorporando os procedimentos e realizando as interpretaes dos papis sociais de gnero que cada um deve desempenhar em seu meio j pr-estabelecidos nos seus contextos de vida e apreendidos e internalizados na educao familiar, bem como ampliados e reforados no processo de socializao e de educao escolar.

Para Bourdieu (1999), tal processo surge em funo de uma viso interacionista ou mecanismo de vocao/cooptao psicossociolgica, que ignora as condies sociais de produo e ajusta os agentes ao seu posto ou s suas atitudes.
Quando os dominados aplicam quilo que os domina esquemas que so produtos da dominao ou, em outros termos, quando seus pensamentos e suas percepes esto estruturados de conformidade com as estruturas mesmas da relao da dominao que lhes imposta, seus atos de conhecimento so, inevitavelmente, atos de reconhecimento, de submisso. (BOURDIEU, 1999, p. 22).

Portanto, a identidade de gnero da mulher e do homem incorpora os comportamentos que foram e so traados ao longo da histria da humanidade e reforados pela educao escolar, definindo e estruturando os papis sociais em que cada um dos sexos dever agir, interagir e expressar sua feminilidade e masculinidade no mundo.

Gnero, educao e linguagem A Constituio Brasileira estabelece, em seu artigo 6, que a educao um direito social, e inicia a seo especfica sobre o tema com o seguinte artigo: A educao, direito de todos e dever do Estado e da famlia, ser promovida e incentivada com a colaborao da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exerccio da cidadania e sua qualificao para o trabalho.1 Esse aspecto reforado pela Constituio pernambucana em seu artigo 176.2 Porm, mesmo com todas essas leis e diretrizes, as questes educacionais no foram totalmente equacionadas, pois internamente tm-se problemas com o nvel da educao no Brasil como um todo e, principalmente, no que se refere s classes populares. Este o grande centro da questo, pois, mesmo diante das
1

Ttulo VIII DA ORDEM SOCIAL; Captulo III Da Educao, da Cultura e do Desporto; Seo I Da Educao, Art. 205. 2 Ttulo VII Da Ordem Social; Captulo II Da Educao, da Cultura, do Desporto e do Lazer; Seo I Da Educao.

mudanas ocorridas nos ltimos anos no pas, no se vem ainda implicaes concretas significativas na educao, de acordo com Rosemberg (1994). Outro aspecto destacado por esta autora que os movimentos feministas no incorporaram em sua agenda a temtica educacional, e chama a ateno para o fato de que tem sido muito
difcil ao movimento e teoria feministas enfrentar o desafio de interpretar, simultaneamente, um modelo de dominao de gnero e indicadores de escolaridade que apontam igualdade de acesso/permanncia no sistema escolar entre homens e mulheres ou mesmo superioridade feminina, especialmente nos pases subdesenvolvidos. (ROSEMBERG, 1994, p. 19).

Segundo Rosemberg (1994, p. 43), se a maioria das mulheres permanece por mais tempo na escola, isso ocorre porque possvel que a cultura escolar exija comportamentos mais prximos dos padres de socializao das meninas [comportadas, passivas, submissas] vigentes em nossa sociedade marcada por comportamentos patriarcais aspectos internalizados desde a mais tenra idade e que continuam se perpetuando nos anos escolares. No contexto da educao, desde o perodo colonial quando a situao da mulher ainda era bem pior, pois no tinha liberdade para estudar , a percepo de gnero foi inserida em um modelo de submisso da mulher diante do homem. O padro de ensino era o religioso imposto pelos jesutas , voltado para os valores morais, uma caracterstica da civilizao ocidental judaica-crist. Na concepo de Bourdieu (1989), esse modelo judaico-cristo se incorporou Histria a partir de uma viso filosfico-teolgica, por meio das estruturas sociais Igreja, famlia, escola, Estado , fazendo com que a dominao e discriminao assumissem o prprio discurso dominante, nesse caso o masculino, com a devida submisso da mulher. Segundo Berger e Luckman, a identidade se apresenta no meio social atravs dos papis que se adquirem nas relaes cotidianas, e
[...] ao desempenhar papis, o indivduo participa de um mundo social. Ao interiorizar estes papis, o mesmo mundo torna-se subjetivamente real para ele. [...] Em virtude dos papis que desempenha, o indivduo introduzido em reas especficas do conhecimento socialmente objetivado, no somente no sentido cognoscitivo estreito, mas tambm no sentido do conhecimento de normas, valores e mesmo emoes. (1985, p. 103, 106).

A escola funciona como o segundo local de socializao depois da famlia e, por sua vez, refora o processo discriminatrio/sexista, ao reproduzir o

discurso excludente de gnero percebido na linguagem, no contedo, no espao, nas brincadeiras, etc. , tolerado ou estimulado pelo ambiente. Embora no caso da lngua portuguesa a palavra homem seja utilizada para representar de forma generalizada o ser humano, sendo gramaticalmente correto o uso do gnero masculino para os dois sexos, isso no elimina a viso sexista. Como observa Freire, nenhum homem se acharia includo no discurso de nenhum orador ou no texto de nenhum autor que escrevesse: As mulheres esto decididas a mudar o mundo. Isso no um problema gramatical, mas ideolgico. (1992, p. 67). Consultando o verbete homem no dicionrio Houaiss (2001, p. 1545), encontramos, entre outras, as seguintes acepes: mamfero da ordem dos primatas, nico representante vivente do gn. Homo, da espcie Homo sapiens; a espcie humana; a humanidade; indivduo do sexo masculino; adolescente do sexo masculino j dotado de virilidade; homem em que sobressaem qualidades como coragem, fora, determinao, vigor sexual atributos cultuados no discurso androcntrico. J no verbete mulher (p. 1975) aparecem, entre os sentidos que o termo possui: indivduo do sexo feminino; na puberdade, com a chegada dos ciclos menstruais, quando ovula e pode conceber; na fase nbil, pronta para casar-se; moa, mocinha; companheira conjugal; esposa. Caractersticas socialmente atribudas ao universo feminino. Isso revela o que Carboni e Maestri afirmam em seu trabalho sobre A linguagem escravizada:
Na maioria das lnguas, o gnero feminino dissolve-se por detrs do masculino, expressando ideologicamente a ocultao patriarcal objetiva da mulher pelo homem. Assim, naturalizado no uso costumeiro, o conceito lingstico, atravs do carter aparentemente abrangente, sinttico e neutro do gnero masculino, impe sua essncia social, reforando as relaes de dominao patriarcal do mundo real. [...] Apesar do critrio sexual ser parte integrante de outras variveis sociais classe, idade, profisso, etc. , a origem patriarcal da maioria das civilizaes humanas deixou marcas concretas, profundas e multifacetadas na estrutura e no uso da grande maioria das lnguas do mundo (2003, p. 4 ).

Gramsci (1989, p. 13) evidenciou a fora da linguagem, ao afirmar que toda linguagem contm os elementos de uma concepo do mundo e de sua cultura [aqui a androcntrica e patriarcal], ser igualmente verdade que, a partir da linguagem de cada um, possvel julgar da maior ou menor complexidade da sua concepo do mundo. O autor tambm aponta que atravs do domnio da

linguagem de um povo que possvel a participao dos seres humanos como sujeitos de ao crtica, podendo interferir no contexto social. na linguagem que se encontra a maneira mais objetiva do processo de comunicao humana; e sendo a mesma centrada numa concepo androcntrica, transmite-se cotidianamente tal dominao simblica. Como afirma Freire:
Mudar a linguagem faz parte do processo de mudar o mundo. A relao entre linguagem-pensamento-mundo uma relao dialtica, processual, contraditria. claro que a superao do discurso machista, como a superao de qualquer discurso autoritrio, exige ou coloca a necessidade de, concomitantemente com o novo discurso, democrtico, antidiscriminatrio, nos engajarmos em prticas tambm democrticas. (1992, p. 68).

A comunicao expressa o discurso que a sociedade incorporou, reproduzindo-o em todas as situaes, perpetuando a excluso simblica das mulheres. O discurso lingstico reflete a linguagem sexista da nossa cultura, o que pode ser verificado nos dicionrios brasileiros, com termos que reproduzem tal processo, como ocorre nas duplas lexicais cozinheira/cozinheiro e costureira/costureiro. De acordo com o Houaiss (2001), cozinheira a mulher que cozinha profissional ou amadoristicamente, enquanto cozinheiro o indivduo que cozinha, que sabe fazer pratos triviais ou refinados, especialmente o que desenvolve profissionalmente esse conhecimento (p. 860); de modo semelhante, costureira a mulher que costura amadorstica ou profissionalmente, esp. roupas sociais, ao passo que costureiro aquele que atua profissionalmente na costura ou que dirige confeco de alta costura, criando roupas e acessrios exclusivos e originais, expostos por modelos em desfiles glamorosos, cobertos pela imprensa mundial (p. 855). Por outro lado, tambm encontra-se a reproduo de uma viso ainda marcadamente androcntrica nas propostas e documentos provenientes do Conselho Nacional de Educao e da Cmara Bsica de Educao, como se pode constatar na Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional (1996), nos novos Parmetros Curriculares (1998), nos Temas Transversais (1998)3 e, mais recentemente, no Plano Nacional de Educao (2001). O mesmo tambm pode ser observado no Plano Estadual de Educao de Pernambuco 2000/2009.

Os Temas Transversais, no tpico sobre sexualidade, s contemplam o Ensino Fundamental.

Na leitura4 do texto das Diretrizes Nacionais da Educao5, por exemplo, encontramos muitas referncias ao masculino envolvendo o universo feminino dos alunos (p. 71). Apenas em duas frases observa-se a referncia explcita aos dois sexos do jovem e da jovem e de homem e de mulher (p.:: falta pgina ) , mas ainda assim o masculino aparece frente, apesar disso no constituir fenmeno lingstico lgico, natural e universal, de acordo com Vianna e Unbehaum (2004). Porm, tendo incio j nos documentos bsicos sobre a educao, tal processo continua nos trs tpicos em que se subdividem os Parmetros Curriculares voltados para o Ensino Mdio: Linguagens e Cdigos; Cincias da Natureza e Matemtica; Cincias Humanas. Os trs contm em conjunto 835 palavras contemplando o masculino em primeiro plano. Segundo Vianna e Unbehaum (2004), todos esses instrumentos educacionais no consideram especificamente a questo de gnero, principalmente no Ensino Mdio e na Educao Infantil, em que tem incio o processo de educao e socializao. Apenas no Ensino Fundamental, dentro dos Temas Transversais, so contemplados alguns pontos de gnero.6 Apesar de constar nos temas transversais, a discusso sobre sexualidade e gnero no passa de apenas trs folhas, que mal apontam em alguma direo, e dificilmente estimular o livre pensamento por parte das alunas e alunos. Alm disso, tais temas no foram encontrados como pauta, nem tampouco trabalhados nas seis escolas pesquisadas na cidade de Caruaru. Como observa Dourado (2004, p. 1), no que se refere s questes curriculares, as relaes de gnero so cruciais para determinar as relaes de poder e o interesse que guia o conhecimento. No contexto do espao escolar brasileiro, a ordem masculina foi continuamente reproduzida, por um processo contnuo de histria recriada em que o currculo foi um dos veculos dessa imagem. De acordo com Silva:
O currculo oficial valoriza a separao entre sujeito e conhecimento, o domnio e o controle, a racionalidade e a lgica, a cincia e a tcnica, o individualismo e a competio. Todas estas caractersticas refletem as experincias e os interesses
4

No se trata aqui de nenhuma anlise de contedo, ou de qualquer outro mtodo cientfico de anlise, mas apenas de uma leitura exploratria, com vistas a um melhor entendimento, por parte de quem trabalha na rea de Educao. 5 O tpico encontra-se inserido nos Parmetros Curriculares Nacionais (Ensino Mdio), no item Identidade, diversidade, autonomia. 6 Dentro do tpico de Orientao Sexual 2 parte, entre as pginas 144 e 146, aparece como subtema: Relaes de Gnero.

masculinos, desvalorizando em troca as estreitas conexes entre quem conhece e o que conhecido, a importncia das ligaes pessoais, a intuio e o pensamento divergente, as artes e a esttica, o comunitarismo e a cooperao caractersticas que esto todas ligadas s experincias e aos interesses das mulheres. (1999, p. 94).

H, tambm, a existncia do currculo oculto, que reproduz a viso sexista da sociedade na sala de aula. Para alm do currculo oficial, os processos passam por atitudes, hbitos, posturas, etc., como chamaram a ateno No & Balassiano (2004). No que se refere especificamente ao Ensino Mdio, campo da nossa pesquisa, Rosemberg constatou que:
O 2 grau tem atuado no sentido de segregar rapazes e moas por ramos e reas de conhecimento, as conseqncias diretas em termos de trabalho profissional que este grau (como o 3) vem, pelo menos, fornecendo argumentos ou reforando mesmo a segregao ocupacional dos sexos, o que acarreta diferenas de salrios e de status entre trabalhadores homens e mulheres. (1994, p. 46-47).

Assim, Rosemberg (1994) aponta que embora as mulheres tenham terminado em maior nmero o 2 grau (atual Ensino Mdio) e chegado ao 3 grau (Ensino Superior), concluindo-o, isso se d geralmente em cursos menos valorizados pelo mercado de trabalho. Dessa forma, elas vo preponderantemente para as reas de humanas e sade mais estimuladas socialmente para as mulheres, por estarem de acordo com os prprios princpios do patriarcado, que vem na mulher uma extenso da docilidade, dos cuidados, do prestar servios aos outros. Em geral, as mulheres buscam funes profissionais que promovem empregos que disponibilizam um tempo suposto de sobra, para os cuidados da casa e a criao dos filhos, o que termina por reproduzir o processo sexista vivido pela cultura. J os homens so estimulados para as reas voltadas para os contedos cientficos e tcnicos. Portanto, mesmo com a maior participao das mulheres no mercado de trabalho e seu avano nas profisses outrora ditas masculinas, ainda aparece sua menor participao quando se trata de algumas reas de trabalho, como se pode constatar nos dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Ansio Teixeira (INEP) de 2001, referentes ao Exame Nacional de Cursos (ENC). O perfil dos formandos permite observar a persistncia, na dcada de 1990, de carreiras universitrias com predomnio masculino intenso (engenharias civil, eltrica, mecnica), outras com maior peso da presena feminina (odontologia, jornalismo, letras, matemtica) e algumas onde h um equilbrio entre os dois sexos: administrao, direito, medicina veterinria.

Cabe lembrar que isso no resulta de caractersticas inatas, mas faz parte de um conjunto de reprodues, internalizaes e acomodaes, que se processam em cada mulher, desde a mais tenra idade, comeado em casa e se perpetuando na escola, reproduzindo a ideologia dominante do patriarcado com base em suas estruturas androcntricas. Dessa forma, mesmo que haja nas classes populares uma maior permanncia das mulheres na escola, do que dos homens em geral, o quadro no permite uma viso de maior integrao e desenvolvimento educacional femininos, tendo em vista as mltiplas excluses que lhes so impostas. Porm, chama-se a ateno aqui, tambm, para a reproduo da ideologia dominante para alm do patriarcado, pois a sociedade brasileira, centrada no modelo neoliberal, cria fossos de distncia entre as classes, impedindo uma participao mais generalizada de estudantes no Ensino Mdio e nas universidades. De acordo com Gramsci (1985, p. 136)) a marca social dada pelo fato de que cada grupo social tem um tipo de escola prprio, destinado a perpetuar nestes grupos uma determinada funo tradicional, diretiva ou instrumental. O campo educacional no Brasil excludente para ambos os sexos. Os dados do INEP7 apontam que o pas possui cerca de 16 milhes de pessoas analfabetas com 15 anos ou mais e 30 milhes de pessoas analfabetas funcionais conceito que define as pessoas com menos de quatro anos de estudo8 , nmeros que somados do um total de 46 milhes de pessoas excludas do pleno processo de escolarizao. O Relatrio dos Direitos Humanos no Brasil (2003)9, aponta que 42 milhes de brasileiros 31,4% da populao no fazem uso da leitura e da escrita. [...] cerca de 50 milhes de pessoas acima de 14 anos quase 34% da populao nessa faixa etria no terminaram as primeiras quatro sries do Ensino Fundamental. Mzros corrobora tal fato ao assinalar que a educao exclui a esmagadora maioria da humanidade do mbito da ao como sujeitos, condenaos, para sempre, a serem apenas considerados como objetos (e manipulados no mesmo sentido), em nome da suposta superioridade da elite: meritocrtica, tecnocrtica, empresarial, ou o que quer que seja. (2005, p. 49).

O Inep, que traa um panorama da situao educacional de todos os municpios brasileiros, considera os indicadores produzidos em 2000 pelo IBGE, pelo Programa das Naes Unidas para o Desenvolvimento (PNDU) e pelo prprio Instituto. Dados na pgina do Inep: <www.inep.gov.br>. 8 So mulheres e homens que sabem ler rudimentarmente, e so incapazes de realizar a interpretao de um texto simples. 9 Relatrio elaborado pela Rede Social de Justia e Direitos Humanos (www.social.org.br), publicado parcialmente no jornal Brasil de Fato, ano 1, n. 40, 4 a 10 dez. 2003, p. 7.

O que lamentvel, uma vez que quanto maior a escolaridade melhores so as condies de vida de uma sociedade em todos os aspectos. Dados do IBGE (2003)10 apontam que a mortalidade infantil era de 40,2 mortes por mil crianas de menos de um ano no grupo cujas mes tinham at trs anos de estudo, mas caa para 16,7 por mil entre aquelas cujas mes tinham nvel de instruo superior a oito anos, o que representa um diferencial de 140%. No Nordeste, a situao ainda pior: so mais de 57 bitos de menores de um ano de idade por mil nascidos vivos, taxa que o dobro da observada para as regies Sudeste e Sul que sempre apresentaram maior ndice de escolaridade da populao. Pode-se encontrar ressonncia tambm no Frum Mundial sobre Educao11, atravs de seu Relatrio de Acompanhamento Global da Educao para Todos, que mostra ser a desigualdade educacional uma das grandes infraes dos direitos das mulheres e meninas e tambm uma barreira importante ao desenvolvimento social e econmico. Portanto, suas oportunidades e opes de vida so mais restritas que as dos homens. Assim, a desigualdade de acesso e de desempenho das meninas, em termos educacionais, tanto causa quanto conseqncia dessas disparidades. Como resultado desse processo, Saffioti aponta que:
Apresentando baixa cultura geral e nfima capacidade crtica, a maioria das brasileiras pode ser enquadrada na categoria conservadoras, ainda separando mulheres femininas de mulheres feministas, como se estas qualidades fossem mutuamente exclusivas. Isto dificulta a disseminao das teses feministas, cujo contedo pode ser resumido em igualdade social para ambas as categorias de sexo. (2004, p. 46).

Por outro lado, alm do currculo, das excluses, do reforo que os documentos possam oferecer para a discriminao de gnero, esta ainda fortalecida no prprio cotidiano da escola, tendo incio j na Educao Infantil, onde ocorre a ampliao do processo de socializao entre as pessoas, por meio das brincadeiras, dos jogos pedaggicos, dos textos orais e escritos e do convvio dirio que se d no espao ldico da escola. Aqui, so dados os primeiros passos em direo construo de repertrios de valores, hbitos e atitudes, porm pautados numa concepo de valorizao do masculino!!! Assim, pode-se dizer que atravs do ldico que comea a sistematizao do conhecimento na relao entre o informal da(o) aluna(o) e o formal da escola; por meio das brincadeiras que vo ocorrendo as internalizaes de papis diferentes no espao escolar; sendo assim, os jogos estimulam o ncleo bsico do processo de socializao. O brinquedo promove, portanto, a construo contnua,
10 11

Dados do Censo Demogrfico de 2000, resultados da amostra, sobre nupcialidade e fecundidade. O Frum foi realizado em 2000, em Dacar.

livre e espontnea, atravs do simblico, para que a criana conquiste sua relao com o mundo que a circunda e no qual convive. Todavia, as brincadeiras infantis em sala de aula, ou na hora do recreio, j comeam com a separao entre meninas e meninos. Tanto umas quanto outros reclamam de brincadeiras conjuntas as meninas dizem que os meninos so grossos e estpidos, e esses, por sua vez, que as garotas so bobocas e no sabem brincar12. Deduz-se, pois, que essa
maneira de encarar o mundo dos brinquedos construda pelas crianas a partir de suas vivncias em uma sociedade que define padres de comportamento (papis) especficos para cada um dos gneros [...] impostos de maneira declarada, manifesta ou de uma forma quase subliminar [...]. (CECHIN, 1996, p. 157).

Ao ldico, vo somar-se as imagens e a linguagem que so transmitidas pela escola, em torno das mulheres e dos homens. O processo vai avanando e, paralelamente s brincadeiras e jogos infantis, vo sendo introduzidos os primeiros textos atravs das leituras de livros de histrias e dos contos de fadas. Segundo Cromer, pode-se dizer que a leitura o veculo mais importante da reproduo da ideologia, porque atinge o mago do universo infantil, sendo assim mais forte do que qualquer agente externo como pais e mestres (2003, p. 2). Portanto, as imagens da mulher e do homem que as (os) alunas(os) recebem por meio dos contedos do ensino e nos livros contribuem intensamente para formar seu papel de gnero como mulher ou homem. No contexto escolar, observam-se os seguintes aspectos: um modelo lingstico acadmico, em que aparece a palavra no masculino em primeiro plano fato muito comum em nossa lngua, que adota nas regras gramaticais o contexto do masculino como dominante, reforando no inconsciente a discriminao entre os sexos; uma historiografia machista, na maioria dos livros do Ensino Fundamental e Ensino Mdio, na qual os homens so os protagonistas, relegando-se a papis secundrios a presena das mulheres quando estas aparecem so como enfermeiras, cuidando dos feridos, e em algumas situaes podem at inspirar os soldados, mas no na frente de batalha; e afirmaes e imagens estereotipadas, em cartilhas de alfabetizao e livros didticos, nos quais as mulheres, quando muito, aparecem cozinhando, lavando roupas, tomando conta de crianas, ou em situaes que as mostram com medo de barata, lagartixa, etc.

12

Extrado do Programa de Estudos de Gnero, Gerao e Etnia: demandas sociais e polticas pblicas (PEGGE). Depoimentos de crianas no documentrio em vdeo A histria de Dafne e Rafael: o futuro do gnero, produzido pelo Centro de Tecnologia Educacional (CTE) e Faculdade de Servio Social, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, 1999.

Tendo como referncia os dados mencionados anteriormente, pode-se perceber que a educao escolar reforou e refora at os dias de hoje a construo da identidade social de gnero de maneira que reproduz a desigualdade e a segregao entre a mulher e o homem. No fim, internalizada a viso discriminatria que passa a fazer parte do inconsciente de cada um, aparecendo atravs da conscincia como algo natural. Assim, a histria da educao em relao organizao e estruturao do gnero reproduz a viso androcntrica da cultura brasileira. Neste quadro o papel da escola na sociedade ocupa duas funes de gnero; por um lado ela feminina, e por outro, masculina. No aspecto feminino, reproduz prioritariamente o modelo da docilidade, do amor, que existe muito comumente na educao infantil. Essa funo feminina est relacionada ao aspecto cultural, ou seja, a escola deve reproduzir as relaes familiares e femininas da docilidade, do carinho, do afeto, etc., isto , o papel feminino no lar. J ela masculina por lidar, fundamentalmente, com o conhecimento, o qual, dada a represso e a excluso das mulheres ao longo dos sculos, foi basicamente produzido pelos homens. Tal caracterstica permite a reproduo da dicotomia mulher/homem, uma vez que, com poucas excees, o ensinado o resultado do que os homens criaram, produziram, quiseram e permitiram. No aspecto especfico das meninas, a escola reproduz a idia da escola como uma extenso da vida em casa, como reforo da mulher dona-de-casa, carinhosa, apoiadora do homem, etc., e com isso h a reproduo do espao privado, em que a sociedade patriarcal liga o universo feminino ao privado. Para os meninos, por outro lado, estimulada a viso do poder, da fortaleza e do provedor, capaz de lidar com o pblico e os problemas polticos e sociais. Sendo assim, os papis sociais femininos e masculinos elaborados e construdos no contexto social vo estimulando os garotos, nitidamente, a aprender um ofcio, portanto, a atingir um maior nvel de instruo e ser o nico provedor da famlia; so papis socialmente construdos e incorporados pela mulher e pelo homem desde o nascimento, como expressa o depoimento coletivo de rapazes, entre 12 a 17 anos, na pesquisa de Duque-Arrazola (1997): "Os meninos necessitam estudar mais porque quando crescem vo tomar conta da casa, vo ser o chefe da casa. A mulher vai tomar conta dos servios de casa: lavar, passar, cozinhar." Uma viso posta desta maneira, h apenas 10 anos atrs, expressa como as razes internalizadas do sexismo ainda acompanham o discurso dos rapazes na adolescncia, que no sofrer muitas mudanas com o seu crescimento. Dessa forma, as relaes hierrquicas entre os homens, assim como a solidariedade entre eles existente, capacitam a categoria constituda por homens a estabelecer e a manter o controle sobre as mulheres. (SAFFIOTI, 2004, p. 104).

Toda essa estrutura discriminatria na infncia termina estimulando e produzindo nas concepes femininas um sentimento de menor valor social, e com isso pouca influncia no desenvolvimento da histria da humanidade, como apontou Moreno (1999). Nesse contexto social, Saffioti refora tal aspecto ao apontar que o homem visto como essencial, a mulher, como inessencial. O primeiro considerado sujeito, a mulher, o outro. (2004, p. 130). Ou como diz Bourdieu (1999), as mulheres e os homens
[...] apreendem o mundo social e suas arbitrrias divises, a comear pela diviso socialmente construda nas estruturas cognitivas e sociais entre os sexos, como naturais, evidentes e adquirem, assim, todo um reconhecimento de legitimao [...] em todo o mundo social e, em estado incorporado, nos corpos e nos habitus dos agentes, funcionando como sistemas de esquemas de percepo, de pensamento e de ao (1999, p. 44, 17).

Trata-se de um processo da ordem simblica, "pois os dominados aplicam categorias construdas do ponto de vista dos dominantes s relaes de dominao, fazendo-as assim ser vistas como naturais" (BOURDIEU, 1999, p. 46). Cabe acrescentar aqui a observao feita por Mzros de que as internalizaes conseguem fazer o seu bom trabalho, assegurando os parmetros reprodutivos gerais do sistema do capital (2005, p. 44). As estruturas ideolgicas incorporadas e internalizadas promovem um processo de estabilidade social, ao manter os sujeitos sociais subordinados s estruturas de modelagem impostas pela classe dominante (Mszros, 2004). Esse poder assimilado e incorporado pelo outro, a partir da ordem simblica, reflete as relaes estruturantes do modelo educacional das famlias, que gradativamente vo determinando uma abertura para os filhos do sexo masculino e condicionando as meninas s tarefas da casa, dos cuidados com os irmos mais novos, quando os pais trabalham fora. Nesse processo, fica claro que a mulher tende a assimilar esse padro de comportamento. E mesmo quando reconhece a opresso, submete-se mesma, por ser vista como algo natural. Para Bourdieu:
O objetivo de todo movimento de subverso simblica operar um trabalho de destruio e de construo simblicas, visando a impor novas categorias de percepo e de avaliao, de modo a construir um grupo, ou, mais radicalmente, a destruir o princpio mesmo de diviso segundo o qual so produzidos no s o grupo estigmatizante, como tambm o grupo estigmatizado. (1999, p. 148).

Consideraes Finais
Para transformar essa situao, no se pode pensar em aes oriundas de um plano distante das mulheres como um todo, pois uma mudana histrico-social da humanidade em seus problemas e preconceitos tem que partir das prprias mulheres em seus movimentos sociais, para que elas comecem a pensar e repensar como foram e so construdas estas excluses e discriminaes, e ao mesmo tempo como so internalizadas e postas no contexto social. Nessa viso, fez-se e faz-se necessria a implantao de uma proposta social na rea da cidadania e educao, e especificamente na questo de gnero no feminino, para facilitar e ampliar as idias, propostas e conhecimentos, colocando as mulheres diante do terceiro milnio, como protagonistas. Romper com tais princpios a partir de novas leituras implica em mudanas concretas, objetivas e tambm subjetivas. necessrio o desenvolvimento de aes prticas no que se refere discusso de gnero, para alm das propostas sugeridas pelos Temas Transversais, incluindo uma reflexo num contexto de classe, poltico, educacional, ideolgico, que vise uma leitura participante e atuante para a reformulao das esferas de discriminaes e excluses de gnero. Um processo em que cada mulher vivencie a cidadania ativa, sendo efetivamente, e no apenas na fala, a verdadeira protagonista de uma histria, usando o espao escolar, de produo do conhecimento, mas tambm poltico e social. A escola poderia trazer importantes contribuies nesse sentido, entretanto, ainda permanece, tanto nos documentos oficiais que regem a educao no Brasil como na prtica lingstica e pedaggica, a reproduo da discriminao de gnero. importante assinalar que a linguagem tambm um dos fatores que contribui para a formao das identidades sociais. Assim, se a mulher, ao longo de sua existncia, sempre menosprezada lingisticamente, comum isso ter repercusses em outros aspectos de sua vida. A lngua representa, no contexto social, tambm um processo simblico, e como tal a sua utilizao vai delineando as estruturas gradativamente assimiladas pelas mulheres e pelos homens, o que termina por influenciar na formao dos papis e comportamentos com que ambos os sexos agem no meio. No que se refere ao processo de linguagem discriminatria que faz parte do dia-a-dia do nosso processo de comunicao, a escola constitui o melhor meio para promover grandes transformaes. O enfrentamento dessa questo pode se iniciar com a substituio de palavras discriminatrias que tomam o masculino

como seu nico representante, freqentemente utilizadas em nossa linguagem cotidiana, seja na fala ou na escrita, por outras que englobam os dois sexos, tais como: seres humanos, humanidade, adolescncia, alunado, juventude, povo nordestino, etc. No negamos alguns indcios de mudana, pois j encontramos a utilizao de palavras ou frases que integram hoje, no mundo e no Brasil, uma perspectiva de envolvimento real dos dois sexos, tais como: recursos humanos, ser humano, solidariedade humana, direitos humanos, da pessoa, da populao, etc.; palavras que j pertenciam ao nosso vocabulrio, mas que no faziam parte da cultura, da sociedade e dos costume dos seres humanos e sociais ao se dirigirem ou se referirem s mulheres e aos homens em conjunto. Um outro aspecto que pudemos constatar que em nenhuma das escolas que fizeram parte da pesquisa os Temas Transversais foram ou eram discutidos em seu cotidiano, a no ser esporadicamente, por intermdio de profissionais das reas de humanas e de sade, convidados para uma palestra especificamente voltada para a sexualidade: gravidez, DSTs e Aids, namoro, ficar, etc. ntido e compreensvel que essas palestras podem instigar e tirar pequenas dvidas algo que qualquer professora ou professor poderia realizar , mas no possibilitam nenhum aprofundamento e discusso permanente diante das excluses de gnero.

Assim, constatamos que at mesmo o tpico de orientao sexual contemplado nos Temas Transversais, e que tem em um de seus subtpicos a discusso de gnero, no passa da esfera de proposies, sem nunca transformar-se numa discusso efetiva da questo de gnero inserida nos contextos patriarcais e de classe. A escola, ainda hoje, com pequenas excees, no reformulou seus papis discriminatrios no campo educacional, reproduzindo, como vimos, antigas mensagens, na linguagem, nas imagens, nos discursos, nos livros, particularmente nos de histria, pois, muito embora a mulher tenha tido um papel social muito importante na histria da humanidade, isto no faz parte da histria oficial, extremamente androcntrica. Reverter a situao atual um passo lento e longo. A histria no se fez e nem se faz de um dia para o outro, mas na luta cotidiana e permanente que se pode construir uma histria participativa, consciente, dinmica e efetiva. Em pleno incio do sculo XXI, no se pode mais reproduzir o sistema social, as formas unilaterais de discriminaes sobre as mulheres, para no se cair em noes distorcidas que geram desigualdade para com o universo feminino.

Entendemos ser a educao a base central para a promoo e a aquisio dos direitos humanos e das transformaes, possibilitando a ruptura com o patriarcado e o androcentrismo peculiar a nossa cultura, a partir da democratizao do contexto poltico-social, econmico e ideolgico, criando possibilidades de integrao dos seres humanos em aes mais participativas. tambm a educao que pode promover a conquista da autonomia pelas mulheres, as mudanas que se fazem necessrias para o alcance da cidadania feminina ativa, permitindo que cada uma exera a capacidade de ser protagonista de sua prpria histria.

Potrebbero piacerti anche