Sei sulla pagina 1di 5

Osciladores

Os esquemas aqui publicados no so meus, mas so da autoria de outras pessoas, cujos nomes e direitos de autor esto sempre mencionados por baixo de cada esquema. Na pgina "Circuitos com o 555" encontrar os esquemas duns osciladores com o 555, por exemplo um oscilador controlado por temperatura e um controlado por luz.

1 - Oscilador digital

Este oscilador digital um dos circuitos bsicos entre os osciladores digitais. Usando dois inversores e trs componentes passivos, a frequncia de trabalho pode ser calculada pela frmula dada. Os inversores podem ser qualquer integrado TTL ou CMOS (p.Ex. 74HC04). Autor: Desconhecido In: Saber Eletrnica All rights reserved (c) Editora Saber, Ltda.

2 - Oscilador digital com ciclo activo alterado

Este oscilador igual ao de cima (n1) mas tem o ciclo activo alterado, sendo possvel calcular os tempos de 1 e 0 com as duas frmulas dadas. Autor: Desconhecido In: Saber Eletrnica All rights reserved (c) Editora Saber, Ltda.

3 - Oscilador digital com ciclo activo controlvel

Mais uma vez o mesmo oscilador, mas desta vez a relao entre os tempos 1 e 0 do sinal (o chamado "ciclo activo") controlvel por meio dum pote ncimetro. Autor: Desconhecido In: Saber Eletrnica All rights reserved (c) Editora Saber, Ltda.

4 - Oscilador digital com portas NOR

Este oscilador semelhante ao do n1, mas em vez de inversores usa portas NOR ligadas como se fossem inversores. Autor: Desconhecido In: Saber Eletrnica All rights reserved (c) Editora Saber, Ltda.

5 - Oscilador digital com portas NAND

Este oscilador semelhante ao do n1, mas em vez de inversores usa portas NAND ligadas como se fossem inversores. Autor: Desconhecido In: Saber Eletrnica All rights reserved (c) Editora Saber, Ltda.

6 - Oscilador digital com porta Schmitt -Trigger

Este oscilador muito utilizado em circuitos digitais por causa da sua extrema simplicidade (apenas 2 componentes passivos) e pelo seu bom rendimento. Na parte inferior da imagem est o mesmo circuito mas desta vez com ciclo activo ajustvel por meio do potencimetro. Autor: Desconhecido In: Saber Eletrnica All rights reserved (c) Editora Saber, Ltda.

7 - Osciladores digitais a cristal

Estes dois osciladores funcionam com um cristal. O primeiro tem a vantagem de a sada passar por um buffer, de maneira a no ser possivel que a estabilidade do sinal oscilante seja afectada. O segundo tem a vantagem de ser duma montagem bastante mais simples. Autor: Desconhecido In: Saber Eletrnica All rights reserved (c) Editora Saber, Ltda.

8 - Oscilador digitail a cristal at 20 MHz

Mais um oscilador a cristal, mas desta vez capaz de usar cristais de frequncias elevadas, mais precisamente at 20 MHz. Autor: Philips Components In: Saber Eletrnica All rights reserved (c) Editora Saber, Ltda.

Potrebbero piacerti anche