Sei sulla pagina 1di 6

Algumas Crticas Reforma Sanitria Brasileira

Thiago Henrique dos Santos Silva

*Texto escrito em dezembro de 2008, por ocasio do trabalho de concluso do rodzio de Sade da Famlia do Internato I

A ousadia da crtica ao Movimento Sanitrio Brasileiro pode ter vrias interpretaes por parte de quem l, principalmente frente ao objetivo do sujeito que escreve tais criticas. Posso afirmar aqui que o objetivo deste sujeito levantar alguns debates,sem a mnima inteno de esgot -los, que creio serem necessrios ao momento poltico vivenciado, onde os prprios atores e atrizes constituintes da corrente hegemnica do Movimento Sanitrio Brasileiro j apontam que houve caminhos e descaminhos na Reforma Sanitria Brasileira. uma tentativa de um estudante de graduao, a partir da anlise da conjuntura atual do panorama de sade brasileiro, da histria do movimento sanitrio e de alguns referenciais tericos. Importante frisar que no se configura como tentativa isolada, descontextualizada, pois to da histria na graduao do Curso Mdico, na militncia no Movimento Estudantil, no Movimento de Sade e futura militncia na Sade Coletiva foram e sero partes deste movimento dialtico de construo deste pensamento critico que hora se materializa.

Por que a Crtica? Pequena Anlise de Conjuntura Atual

Na esfera mundial o capitalismo vive mais uma de suas crises cclicas, h muito tempo antevistas por Karl Marx. A crise atual, crise do capital financeiro e especulativo tem destrudo em segundos bilhes de dlares, que literalmente desaparecem no momento em que deixam de ser capital produtivo e passam a ser

capital especulativo. Esta nossa poca tem servido para derrubar alguns mitos do Liberalismo Econmico clssico, como a teoria de que o Mercado tudo podia regular, sem a interveno do estado. A crise, prova com toda fora o que os Comunistas vm falando desde tempos atrs: a burguesia e o capital necessitam da estrutura deste Estado para se manterem no poder. Eis um pequeno exemplo que me remete a ter clareza de que este formato de Estado Democrtico, que est assentado na desigualdade social, s serve para acumulao do capital nas mos de uma pequenssima parcela da sociedade: a burguesia. No Brasil, vivemos o final do sexto ano do Governo Lula, que por muito tempo foi o horizonte de boa parte da esquerda brasileira. Este governo, mesmo tendo um ex-operrio sua frente, deixou de atender aos i nteresses do povo Brasileiro mesmo antes de chegar ao poder, pois o Partido dos Trabalhadores no mais serve como um instrumento de organizao e disputa na luta de classes para os trabalhadores. Estes seis anos de gesto, a obedincia s determinaes do Banco Mundial, a continuidade do pagamento dos juros da dvida externa, a manuteno da base agrrio -exportadora do Brasil, os lucros dos grandes empresrios e a falta (at hoje) de uma poltica de Reforma Agrria so exemplos claros de que este mandato n o serve para os trabalhadores. Porm, no se trata de apontar o Governo Lula e o PT enquanto os principais inimigos. Lnin diz que preciso saber identificar com clareza o principal inimigo, e na anlise que fao atualmente o principal inimigo o Capital , a burguesia e o Estado burgus. As eleies tem se convertido num amplo processo de cooptao de lideranas populares, pois durante o processo de candidatura e chegada na estrutura do Estado, o individuo j passou por tantos processos de aceitao e corrupo de ideais, que j no faz mais parte da classe trabalhadora. No campo da Sade, vemos notrios avanos desde a gesto Humberto Costa no Ministrio da Sade, e alguns outros avanos na atual gesto do Ministro Temporo. Porm, as polticas pblicas desempenhadas por quaisquer gestores nunca conseguiram sair dos marcos da conteno social, uma vez que o que nos permite a herana histrica econmica e poltica do Brasil, que na diviso internacional do Trabalho sempre desempenhou o papel de se desenv olver em funo do Imprio de Planto.

Dentro dos marcos de um governo que no rompa com o capital internacional que sempre manteve abertas as veias da Amrica Latina, e sob o olhar paterno do Banco Mundial, nenhum governo conseguir avanar para alm do que j chegou o Governo Lula. Isto , dentro dos marcos da respeitabilidade ao Estado Burgus de acumulao de capital, impossvel termos qualquer governo que sirva aos interesses do povo Brasileiro.

Por que a Crtica? Movimento Sanitrio e Teoria Gramsciana

Boa parte (pra no dizer todos) dos integrantes e formuladores do pensamento Sanitrio Brasileiro atravessaram o fim do Ciclo do PCB enquanto encabeador dos processos da esquerda marxista brasileira, o nascimento do PT inclusive com vrios deles sendo fundadores deste partido o auge e o que agora considera-se o fim do Ciclo do PT enquanto instrumento de Classe. Esta uma anlise de Movimentos como o MST e organizaes como a Consulta Popular, da qual compartilho. interessante notar que as postu ras hegemnicas do movimento sanitrio tomaram majoritariamente os rumos que tomavam as gestes do PT espalhadas pelo pas afora, com experincias em municpios, governos estaduais e no governo federal. Experincias como Camaragibe, Sobral, Aracaju, Porto Alegre dentre outras, fizeram parte deste ciclo de experincias deste campo nas gestes de sade. Na verdade, a opo pela disputa por dentro das instituies e das gestes j era clara desde as formulaes criticas do movimento sanitrio ao modelo de ateno mdico-previdencirio, onde a maior parte das criticas se direcionava Engenharia Administrativa do sistema. Merhy, em seu livro entitulado A Cartografia do Trabalho Vivo deixa claro que entende a gesto enquanto lcus privilegiado de disputa para a construo de uma hegemonia alternativa, muito baseado nas leituras que o Movimento Sanitrio Brasileiro fez do Italiano Antnio Gramsci.E aqui entra a primeira critica que tecerei mais adiante.

O que aconteceu com os atores e atrizes que participaram do Movimento Sanitrio Brasileiro foi um processo que Michel Foucault poderia chamar de A Chamada da Mquina sua lgica. Este terico diz que todas as estruturas burocrticas tm uma lgica prpria, e que chega um determinado momento em que elas imprimiro sua lgica ao sujeito que a ocupa independentemente do carter e orientao poltica do sujeito. Em minha anlise, acredito que com o tempo o movimento sanitrio se adaptou lgica das instituies e as elegeu enquanto lugar privilegiado de disputa. Ist o , se entraram nas instituies a partir de uma viso Gramsciana de construo de hegemonia alternativa, democracia progressiva e quebra do Estado, hoje perderam estas perspectivas e suas aes tem mostrado claramente uma inteno mesmo que velada de manuteno deste modelo de Estado Democrtico. Isto me remete a acreditar que houve uma leitura errnea da teoria de Gramsci, uma vez que o mesmo nunca perdeu a perspectiva de que este modelo de Estado no servia classe trabalhadora, e que nunca se poderia portar de maneira a legitimar a democracia burguesa. E legitimar esta democracia o que mais tem sido feito. Outro apontamento de desvio que fao, que o prprio Gramsci dizia que a ocupao de espaos dentro do Estado s se configura enquanto estrat gica existir o povo organizado do lado de fora, se o movimento de massas estiver em ascenso e pressionando a quebra do Estado por dentro, por meio da posio estratgica que ocupou. Isto no foi o que aconteceu no Movimento Sanitrio Brasileiro. Desde a Lei Orgnica de 1990, o Movimento Popular que deve muito de sua articulao inicial aos intelectuais do movimento sanitrio perdeu fora e hoje se perde na disputa superficial dos espaos de controle social. Na verdade, no existia uma organizao advin da mesmo do povo, pois no vivamos um perodo de ascenso do movimento de massas, e sim uma reabertura democrtica colocada mesmo pelo prprio governo autoritrio, tanto que o primeiro Presidente da reabertura foi candidato dos militares. Este um fato que devemos levar em considerao, para que no confundamos este momento abertura para o debate democrtico com elevao do nvel de conscincia do povo e ascenso do movimento de massas. Desta feita, com o movimento Setorial de Disputa pela Sade no foi diferente. Existia uma esprito de consagrar a democracia na Carta Magna, e

houve sim grande movimentao por parte principalmente da Academia e dos profissionais de sade. Estes atores foram os impulsionadores do MOPS (Movimento Popular de Sade) que agreg ou mais setores da sociedade civil, mas que de fato nunca teve papel preponderante na formulao e acompanhamento das conquistas da Constituinte de 1988. por este motivo que coloco que houve um descolamento do povo, pois mesmo que os interesses colocados visem a atingir as demandas das classes populares, as mesmas seriam fundamentais para a continuidade da disputa por dentro do Estado dentro da concepo de Gramsci o que no aconteceu. Concluo pensando que os intelectuais do Movimento Sanitrio se preocuparam mais em formular reformas administrativas e polticas por dentro do Estado de que com organizar o povo para no perder a perspectiva.

A constituinte e a perda da Base Material

As prprias movimentaes durante a Assemblia Nacional constituinte de 1988 falam um pouco desta perda de Perspectiva. O prprio Arouca alertava o Movimento Sanitrio em 88, dizendo que: se no for assegurado o financiamento necessrio ao novo sistema com uma reforma tributria que garanta a descentralizao financeira par a Estados e Municpios, toda Reforma Sanitria corre o risco de vencer nas afirmaes de princpio e perder nas possibilidades materiais de sua implantao. As movimentaes do prprio Movimento Sanitrio durante a constituinte deram conta disso. Admitiu -se como derrota a relao do publico com o privado e a questo chave do financiamento, para conseguir que o resto fosse aprovado. O resultado que at hoje no se tem regulamentada uma Emenda Constitucional que obrigue os Estados e Municpios a cumprirem u m piso de financiamento, como tambm no se tem definido o percentual do PIB da unio destinado Sade. A PEC29 vai completar 9 anos enquanto proposta no ano que vem, e j sofreu tantas modificaes em seu projeto original que hoje j no representaria grandes ganhos para a Sade.

Terminando a crtica, por hora

Creio que outro equivoco a se levantar para o debate, era a concepo de vrios tericos do Movimento Sanitrio acerca da base social do mesmo, como Jairnilson Paim aponta neste trecho: Seria errneo a partir desta constatao (de que a luta pela sade se insere no contexto geral da Luta de Classes Brasileira) remeter a luta na rea de sade dicotomia classe operaria versus burguesia, sob pena de estreitar a base social e poltica do movimento s anitrio, e colocar em xeque o prprio projeto hegemnico.

Este trecho, presente no Livro entitulado Recortes do Pensamento Marxista em Sade (2006), em minha anlise traz um equivoco histrico, de que a burguesia Brasileira poderia ser aliada na luta pelo Direito Sade. No porque vrios dos intelectuais e profissionais que estavam fazendo o processo de disputa da sade eram pertencentes pequena burguesia que no poderiam ter clareza da dicotomia de classe. O prprio Lnin diz que em poltica no importa a origem de classe do individuo, mas sua disposio de lutar por uma das classes. Desta forma, apontar a burguesia brasileira histrica representante dos interesses do Imprio de planto como aliada foi um grande equivoco, que se materializa com as duas grandes derrotas durante a constituinte. Desta forma, concluo apontando estas questes enquanto necessrias ao debate, no me propondo a ser detentor de verdades, mas apenas tentando contribuir com o debate verdadeiro da consolidao do SUS e de um sistema poltico-econmico que o permita.

A luta de classes no existe - decreta-se -, mais que por culpa dos agentes forneos que a fomentam; em troca
existem as classes sociais, e se chama a opresso de umas por outras de estilo ocidental de vida.Eduardo Galeano

Potrebbero piacerti anche