Sei sulla pagina 1di 7

Agronegcio e indstria cultural: Mercantilizao e homogeneizao da vida e da arte

So drsticas as mudanas e trgicas as conseqncias provocadas pelo atual modelo capitalista de produo no campo da agricultura, com a implantao e a expanso do monocultivo em grandes extenses de terras, ameaando de extino tanto a biodiversidade quanto a diversidade cultural, to necessrias a vida Assim procurei contribuir com o debate no XXIII Encontro Nacional do MST, em Sarandi-RS, aps Joo Pedro Stdile, da coordenao nacional do MST, ter-se referido aos danos causados pelo agronegcio biodiversidade e acrescentei que o agronegcio e a indstria cultural, tendo como nico objetivo o lucro, unem-se sob a gide do capital e pem em prtica seu projeto de padronizao e mercantilizao da vida social em toda sua dimenso. O sucesso do casamento desses dois setores celebrado em grandes festas populares, tradicionais, como o caso dos festejos juninos, que foram transformados em mega-eventos para o entretenimento e alienao de um pblico que cada vez mais se rende, sem questionamentos, aos encantos apelativos da sociedade espetacular de consumo. Essa situao exige uma reflexo por parte daqueles que pensam a realidade social atravs do campo da cultura. O pensador francs, Guy Debord, em A Sociedade do Espetculo (1967, analisa criticamente o mundo contemporneo ps-moderno e sua intencionalidade de fragmentar tudo que tenha autenticidade. Toda a vida das sociedades nas quais reinam as condies modernas de produo se anuncia como uma imensa acumulao de espetculos. Tudo o que era diretamente vivido se afastou numa representao. Ou seja, esta uma sociedade em que a vida real pobre e fragmentria e os indivduos so obrigados a contemplar e consumir passivamente as imagens de tudo o que lhes faltam em sua existncia real, o espetculo uma abstrao do real. Os produtos da indstria cultural e do agronegcio so apresentados nos grandes centros de consumo como se fosse a mais moderna traduo da nossa diversidade cultural, quando na verdade suas imagens apenas fantasiam os seus lugares de origem. Produtos alimentares, eletrodomsticos, roupas, calados, livros, revistas, vdeos, automveis so postos em promoo num ambiente produzido intencionalmente para envolver e estimular as pessoas ao consumo.

O agronegcio no Brasil se expande de maneira acelerada e o seu sucesso divulgado atravs de propagandas veiculadas pelos grandes rgos de imprensa, onde regies do CentroOeste e do Nordeste brasileiro so mostradas como se estivessem saindo do mais extremo atraso social e econmico, e entrando na mais nova era da modernidade camponesa, onde no h lugar para contradies; porm a realidade totalmente diferente. A revista Sem Terra (n 52, set/out/09) denuncia as contradies do sucesso do agronegcio numa reportagem intitulada Municpio do Tocantins lidera ranking de soja e de pobreza. Vejamos o que diz a matria, Aditivado por projeto controverso que enriquece fazendeiros e transnacionais, Campos Lindos (TO) lder estadual de produo de soja. Localidade tem a maior proporo de pobres de todo pas, segundo pesquisa do IBGE. De acordo com esta matria, em Campos Lindos 62% dos moradores encontram-se na extrema indigncia e 84% na pobreza. Para se ter uma idia da ambio de crescimento do agronegcio trs estados do Nordeste (Maranho, Piau, Bahia) esto sendo tomados pelo agronegcio e sendo anexados ao Estado de Tocantins no Centro-Oeste, formando um grande plo desse novo modelo de produo capitalista no campo da agricultura. A anexao desses quatro estados j recebeu o nome de Mapitoba. Na realidade o que est em curso um projeto degradante e excludente, para alcanar seus objetivos no leva em considerao nem o ser humano, nem tampouco a natureza. Representantes de grandes empresas chegam a essas regies com a promessa da mais moderna forma de vida para o campo e introduzem novos valores na viso de mundo do povo campons, induzindo-o a rejeitar os seus valores tradicionais em nome do que lhe apresentado como sendo o mais moderno e ideal para uma nova vida no campo. Com a introduo de novos elementos na maneira da populao camponesa ver e se relacionar com a sua realidade, consequentemente ela vai perdendo suas referncias culturais.
A globalizao do lucro impe a uniformidade dos seres humanos: todos devem ser iguais e consumir igual, vestir igual e comer o mesmo hambrguer da mesma vaca louca? A Globalizao impe, consciente, ou subliminalmente, normas de comportamento, valores morais, ideologia e gosto esttico. (BOAL, 2001, p.42)

Constatamos que h uma perversa intencionalidade nesse processo, que destruir as culturas locais e promover um modo de vida padronizado de acordo com os interesses do mercado globalizado. A destruio da cultura de um povo a destruio da sua identidade e consequentemente de cada indivduo enquanto ser social. importante, para este modelo de produo e consumo, que no nos reconheamos atravs da arte que expressamos at porque

a nossa imagem no est to boa na vida real, e poderamos querer transform-la atravs da arte, mas, para este sistema, a arte deve ter uma funo decorativa, deve ser mero instrumento de diverso e entretenimento, manter o pblico animado, fascinado e vido para o consumo. Vejamos nos grandes espetculos de rodeio, como tambm nas exposies agropecurias, ambientes prprios para a realizao e comemorao deste negcio to lucrativo para o capital. Neste ambiente a arte perde totalmente o seu carter transformador e humanizador e posta a servio de um projeto menor, nivelador e degradante tanto dos bens naturais, quanto dos valores culturais. Aqui, a arte no est para questionar, como cantamos no refro deste samba:
Enquanto a indstria cultural, Se a prpria da arte pra gerar mais capital. Arte tambm para questionar, Arte tambm para questionar. (Arte tambm para questionar, Turma do curso de Artes da UFPI-MST)

Deve ser questionada a construo de barragens sobre o curso do Rio So Francisco, como tambm a transposio de uma parte de suas guas para outros estados do Nordeste brasileiro, sob a justificativa de se estar levando melhores condies de vida para a populao carente desta regio, que de fato sofre por falta dgua e tem todo direito de ter suas necessidades atendidas: o que questionvel por que razo em outras regies do Nordeste, onde o mesmo rio (So Francisco) passa naturalmente como nos estados da Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco, a populao no menos carente passa tambm por srias dificuldades principalmente em perodos de grandes estiagens, onde plantaes inteiras so perdidas, como tambm uma parte dos animais. Ns sabemos muito bem que a falta dgua no Nordeste e o sofrimento com a seca, no um castigo divino que cai sobre o sertanejo Deus no seria to cruel assim com um povo que j to explorado O nosso grande poeta campons, Patativa do Assar (1909-2002) j nos advertia poeticamente.
No Deus que lhe castiga/ E nem a seca que obriga/ Sofrermos dura sentena/ No somos nordestinados/ Ns somos injustiados/ e tratados com indiferena.

Na verdade, essas dificuldades resultam de uma injusta distribuio dos bens naturais, por parte dos rgos federais. Coexistem nessa regio as mais dspares condies de vida, no mesmo campo onde o agronegcio cresce, florescem e frutifica em abundncia, o povo passa

graves necessidades, ou vive do assistencialismo poltico; no mesmo campo onde se transporta gua em charretes ou esperam por caminhes-pipas, o rio no est to distante. No falta gua sobre a plantao dos grandes projetos da nova burguesia agrria, em plena Caatinga suas sedes-manes representam uma verdadeira afronta realidade do povo injustiado que vive nesta regio. So promovidas grandes festas no semi-rido dos estados do Piau, Pernambuco, onde se comemora o bom desenvolvimento da produo de uva na regio, como o caso do Festival da Uva em So Joo do Piau no ms de dezembro, e a Festa da Uva em Lagoa Grande no serto de Pernambuco no ms de outubro, em que grandes bandas musicais da cultura de massa atual do o tom da festa, tudo dentro de uma combinao perfeita entre a indstria cultural e agronegcio. Mas a questo no bem o fato de um produto agrcola externo como, no caso a uva, poder se desenvolver to bem numa regio tpica de caatinga, o que deve ser questionado a expanso do monocultivo, neste caso, um produto de uma cultura externa se promovendo em detrimento de uma cultura originria da regio. Para implantao desse sistema de produo varias espcies de planta nativa so eliminadas como a imburana de cheiro que tem um grande valor medicinal para o povo da regio, e o umbuzeiro que d um fruto saboroso e tem um grande valor nutritivo. So plantas que se desenvolvem naturalmente nesta regio e que, no caso do umbuzeiro frutifica em abundncia. Ento por que no reconhecer esses valores? Por que o governo federal no investe no desenvolvimento endgeno, atravs de seus rgos de pesquisa e de assistncia tcnica para o desenvolvimento de uma produo organizada e qualificada, incentivando a populao local a valorizar a sua prpria cultura bem como encontrar alternativa de ordem econmica para a regio. Porm, o que deve nos chamar ateno que em meio a esse processo de homogeneizao cultural, ultimamente fala-se muito sobre diversidade cultural e da importncia de seu reconhecimento na edificao de um mundo democrtico e receptivo ao dilogo entre povos e cultura como est escrito na Declarao Universal da UNESCO sobre a diversidade cultural (Paris, 02 de novembro de 2001). Esse tema tem sido historicamente uma preocupao de estudiosos, as diferenas culturais do ser humano, a ponto de quatro sculos antes de Cristo, Confcio ter anunciado que: a natureza dos homens a mesma, so os seus atos que os mantm separados. Porm, o mais irnico que ao mesmo tempo em que organizaes governamentais e no governamentais promovem todo um debate sobre a importncia do reconhecimento da diversidade cultural num processo de conscientizao e conciliao do gnero humano, promovem tambm um modelo de produo totalmente

incompatvel com os princpios que levariam a uma verdadeira integrao entre povos e cultura e a uma harmonizao harmoniosa com a natureza. J que a diversidade cultural para o gnero humano to necessria quanto a biodiversidade o para os organismos vivos. Estamos aqui tratando de algo fundamental na vida de qualquer sociedade: nenhuma sociedade teria condies de sobrevir sem os valores culturais que so transmitidos de gerao para gerao, qualquer sociedade, da mais antiga mais contempornea, sustentada por esses valores. A revolucionria Rosa Luxemburgo afirma que quando uma sociedade tem seus reais valores degenerados s lhe resta barbrie. Essa invaso cultural ou novo processo de colonizao no se d diante de uma atitude passiva por parte do povo. Camponeses, ndios, negros, historicamente sempre lutaram, sempre resistiram contra as formas de opresso que lhes foram impostas. Canudos, Palmares e mesmo o Cangao provam que o povo oprimido sempre procurou, a seu modo, e de acordo com suas condies reais, enfrentar a tirania dos regimes opressores - por mais que a histria oficial tente ocultar e a mdia procure distorcer os fatos tirando-lhes o carter de luta e de resistncia. Atravs destas reflexes, constatamos que estes problemas envolvem profundamente a base da nossa sociedade, a cultura, dimensionada de acordo com o processo de desenvolvimento da nossa vida social. Entendidas dessa maneira, percebemos que ela campo de disputa de poder e que este campo vem sendo tomado pelos interesses da classe dominante. Pois se atravs da cultura podemos reconhecer as desigualdades e contradies causadas por esse modelo de desenvolvimento nossa sociedade, podemos tambm, a partir dessa compreenso, reconhecer a cultura como campo na prxis social, como espao ideal de luta por justia, liberdade e superao de toda forma de opresso e explorao prprias desse sistema. J adverte Karl Marx1: As idias da classe dominantes so, em cada poca, as idias dominantes. Isso significa que a ideologia burguesa, na sociedade contempornea, atua hegemonicamente sobre todos os setores da vida social. A classe dominante que tem os meios de produo materiais sob o seu poder e o seu controle, tambm exerce o seu domnio na esfera espiritual, no campo do conhecimento e da cultura, onde difunde suas idias como se fossem universais. Ideologicamente esse domnio se faz pelos meios de comunicao de massa, atravs da manipulao da opinio pblica, difundindo novos valores de comportamentos em relao ao consumo.

MARX, Karl Apud NAVES, Mrcio Bilheteria. Cincia e Revoluo. 1952.

As grandes corporaes tecnocrticas dos meios de comunicao de massa veiculam propagandas comerciais e difundem valores a elas associadas que tornam o consumo a moral do mundo contemporneo. O consumo surge como modo de resposta global que serve de base a todo o nosso sistema cultural. (CARVALHO, Horcio Martins, apud cf. Baudlaud, p. 03)

Sabemos que a cultura no estanque, que ela se transforma medida que a sociedade transformada e, conseqentemente, as expresses culturais sofrem alteraes em suas formas estticas. Historicamente, o ser humano se expressa, atravs da arte, de acordo com sua realidade e condicionado ao meio em que vive e a sua compreenso do mundo, das primitivas pinturas rupestres nas cavernas da Serra da Capivara, em So Raimundo Nonato, no estado do Piau, aos grafites contemporneos dos grandes centros urbanos, a arte, enquanto ato cultural, est sempre condicionada ao tempo e ao espao em que foi produzida. O agronegcio est para agricultura camponesa, assim como a indstria cultural est para a cultura popular. Tanto agronegcio quanto indstria cultural desenvolvem-se a partir da explorao e empobrecimento dos valores culturais e dos bens naturais e assim vo eliminando todas as formas de sociabilidades possibilitadoras de uma convivncia harmoniosa e justa entre seres humanos e natureza. A crtica feita por Adorno (provavelmente o mais radical da Escola de Frankfurt), industria cultural, em 1962, valeria perfeitamente tambm para este novo setor da produo capitalista, o agronegcio, A indstria cultural 2 padroniza o gosto do consumidor tirando-lhe, inclusive, o senso crtico. Transformando-o em objeto seu, incentivando-o ao consumo e, ao mesmo tempo, trata-o como se fosse o sujeito dessa indstria. (CALDAS, Wadenyr, apud, cf. Adorno, p.87). Se entendermos cultura enquanto uma construo histrica e como algo que no se resume a uma parte da sociedade, mas que est relacionada a todos os aspectos da vida social, reconhecemos a atualidade dessa crtica e a sua clareza sobre os problemas do mundo contemporneo. Aqui no se trata de nos fecharmos em relao a outras culturas, pois nenhuma cultura se desenvolve de forma isolada, nem tampouco de querermos ignorar a importncia da cincia e da tecnologia num processo de construo de desenvolvimento social; trata-se na verdade de sabermos como, a partir de um olhar crtico, perceber o que sinceramente pode contribuir com o nosso desenvolvimento, atravs de trocas de conhecimentos fundamentadas em critrios
2

Na Alemanha dos anos 30, um grupo de intelectuais da cidade de Frankfurt voltou-se para o estudo crtico da nova ordem social que surgia: a sociedade de massa. Com formao cientifica extremamente slida e sofisticada formaram o que ficou conhecida como, a Escola de Frankfurt. Faziam parte desta escola Herbert Marcuse, Walter Benjamim, Max Horkheimer, Theodor Adorno, entre outros. Este grupo tinha como principal objetivo examinar profundamente as repercusses sociais, polticas e ideolgicas dos veculos de comunicao em alguns pases europeus e nos Estados Unidos.

democrticos e integrativos, onde as relaes entre povos e culturas possam se dar baseadas no respeito e reconhecimento das diversas formas de culturas existentes. Portanto, ergamos nossas bandeiras, cantemos nossas canes, dancemos as nossas danas. S assim poderemos ser verdadeiramente universais.
Luprcio Damasceno Barbosa Coordenador do setor de cultura do Estado de Sergipe / MST Membro do Coletivo Nacional de Cultura do MST Educando Curso Licenciatura Plena Arte e Educao MST UFPI

REFERNCIAS
BOAL, Augusto. Revista caros amigos (fala-se em cultura: o que ?) Janeiro, 2001. CALDAS, Waldenyr, 1943 Cultura / Valdeniyr Caldas. So Paulo: Global, 1986. CARVALHO, Horcio Martins, O oligopoliio a produo de sementes e a tendncia padronizao da dieta alimentar mundial. Curitiba, maio de 2001. apud cf. Baudlaud p. 03) DEBORD, Guy. A sociedade do espetculo, Paris, 1967. DECLARAAO UNIVERSAL DA UNESCO Sobre a Diversidade Cultural. Adotada pela 31 Sesso da Conferencia Geral da UNESCO. Paris, 2 de novembro de 2001 NAVES, Marcio Bilharinho, 1952. Marx: cincia e revoluo - So Paulo: Moderna; Campinas, SP: Editora da Universidade de Campinas, 2000. REVISTA SEM TERRA (Mobilizaes o MST nas ruas), ano XII n 52. Set-out/09.

Potrebbero piacerti anche