Sei sulla pagina 1di 4

A ORDEM MUNDIAL BIPOLAR

A ordem internacional bipolar durou cerca de 45 anos, desde o final da Segunda Guerra Mundial at por volta de 1989-91

Essa ordem bipolar tinha como trao marcante e essencial a forte oposio entre o Leste e o Oeste, Isto , entre o socialismo real e o capitalismo, considerados dois modelos societrios alternativos e at antagnicos.

Duas superpotncias, com enorme poderio econmico e principalmente poltico-militar, comandavam cada um desses campos ou blocos: os estados Unidos, no mundo ocidental ou capitalista, e a ex-Unio Sovitica, no mundo dito socialista ou comunista.

Mapa elaborado pelo autor Jos William Vesentini da obra geografia sociedade e espao

A GUERRA FRIA
O aspecto mais marcante da ordem geopoltica bipolar foi a chamada Guerra Fria. Ela consistiu simultaneamente numa disputa e numa conivncia entre Estados Unidos e ex-Unio Sovitica.

Foi uma disputa tanto poltico-militar e econmica como diplomtica cultural e ideolgica.

Outro elemento tpico da bipolaridade e da Guerra Fria foram as duas principais alianas militares das duas ltimas dcadas, a OTAN (Tratado do Atlntico Norte 1949) e o PACTO de VARSVIA 1955.

A Guerra Fria serviu igualmente para tentar impedir o surgimento de novas alternativas nessa realidade bipolar. Tentou-se reduzir os caminhos dos povos somente a duas vias ou opes. Reprimiam-se as novas possibilidades que podiam ir alm de socialismo e capitalismo.

A Guerra Fria foi, assim, acompanhada por uma fantstica corrida armamentista. Da bomba atmica chegou-se termonuclear.

O mundo bipolar possua uma ideologia, que consistia supervalorizao da oposio entre capitalismo e socialismo.

na

A NOVA ORDEM MUNDIAL


Um dos principais motivos que levaram ao desmoronamento do edifcio bipolar e construo da chamada nova ordem multipolar foi sem duvida alguma o desenvolvimento desigual das naes nas dcadas de 70 e 80. O ritmo desigual de desenvolvimento dos pases, que penalizou as duas superpotncias, beneficiou antigas potncias mdias como Japo, a Alemanha e at a China, veio progressivamente minar esse alicerce. Quais foram os motivos que levaram a esse desenvolvimento desigual nas ltimas dcadas, que penalizou as duas superpotncias mdias?

1. Os gastos militares das duas superpotncias foram um elemento importante nesse processo. Foram gastos astronmicos, na casa dos trilhes de dlares. Todos esses gastos militares podem ser considerados improdutivos, isto , sem utilidade a longo prazo para a economia; eles no ampliam em nada o padro de vida das povos e ainda ocasiona danos irreparveis biosfera.

2. Com a globalizao e a modernizao da economia internacional das ltimas dcadas, o Japo e a Alemanha Ocidental, estiveram entre os pases que menos gastaram em militarismo. Praticamente todo seu esforo de desenvolvimento tecnolgico, industrial e comercial voltou-se para o setor da economia civil.

3. A partir dos anos 1980, inicia-se o esgotamento do modelo socialista (em particular a economia planificada) adotado pela Unio Sovitica e demais pases desse bloco.

DEFININDO A NOVA ORDEM MUNDIAL


A nova ordem mundial costuma ser definida por alguns como monopolar, ou por outros como multipolar.

Aqueles que falam em monopolaridade valorizam basicamente o poderio militar e enfatizam que s os Estados Unidos tm capacidade de agir militarmente com eficcia em todo o planeta.

Os que apregoam multipolaridade, porm, no valorizam tanto o poderio militar e sim o poder econmico e tecnolgico.

Normalmente, consideram-se trs ou quatro grandes potncias ou centros mundiais de poderio econmico, tecnolgico e at mesmo polticodiplomatico: os Estados Unidos, a Unio Europia (Europa Ocidental, com destaque para a Alemanha) e o Leste asitico (o Japo e a China).

Mapa elaborado pelo autor Jos William Vensentini da obra geografia sociedade e espao

Potrebbero piacerti anche