Sei sulla pagina 1di 7

Esta avaliao tem a finalidade de verificar o seu grau de reteno do contedo deste curso.

Quando terminar de respond-las, obter um feedback com a indicao da porcentagem de respostas corretas e a indicao dos mdulos que devem ser revistos. A avaliao pode ser realizada quantas vezes forem necessrias, entretanto para aprovao e emisso de certificado necessrio acertar todas as questes. 1 - O regime de prorrogao com compensao da jornada de trabalho: A - ) passvel de adoo apenas considerada a unidade de tempo ms. B - ) Deve observar a carga horria semanal normal e o limite mximo de oito horas dirias quando o empregado estiver sujeito a jornada normal de oito horas. C - ) Obriga empresa o pagamento das horas excedentes da jornada normal, com acrscimo de vinte e cinco por cento. D - ) vlido quando for objeto de um Acordo Coletivo de trabalho, independentemente do nmero de horas compensadas. E - ) vedado em lei. 2 - Assinale a afirmao correta: A - ) O Repouso Semanal Remunerado um prmio que o empregado recebe se no faltar durante toda a semana anterior. B - ) O Repouso Semanal incide sobre todas as parcelas salariais que o empregado receber no ms. C - ) Se o empregado faltar durante a semana, perde o direito a receber o Repouso Semanal, mas fica garantido o recebimento do feriado da semana. D - ) Para o empregado mensalista, o Repouso Semanal corresponde ao valor de oito horas de trabalho. E - ) A falta ao trabalho no repercute no recebimento do Repouso Semanal. 3 - Considera-se que o empregado poder deixar de comparecer ao servio trs dias consecutivos no caso de casamento. Admitindo-se a hiptese de um empregado que no trabalha aos sbados e que venha a faltar ao servio na sexta-feira para casar, que dia dever retornar ao trabalho? A - ) Na segunda-feira seguinte. B - ) Na tera-feira seguinte. C - ) Na quarta-feira seguinte.

D - ) Na quinta-feira seguinte. E - ) Na sexta-feira seguinte. 4 - O Direito Coletivo do Trabalho regula as relaes decorrentes da prestao de trabalho entre grupos de empregados representados pelo sindicato e as empresas. Assinale a proposio errada: A - ) Em decorrncia, no provocaria o afastamento do Estado como elaborador das leis. B - ) Transfere aos particulares a elaborao das regras que iro regular as relaes de trabalho. C - ) Provoca um estmulo elaborao da negociao coletiva como soluo dos conflitos entre capital e trabalho. D - ) Provoca de imediato uma socializao do processo legislativo, j que as regras so estabelecidas pelos agentes sociais. E - ) Constitui num meio mais eficaz para a composio dos conflitos decorrentes da relao de trabalho. 5 - Num contrato de experincia de 90 dias com clusula de que qualquer das partes poder rescindir mediante aviso, o empregador que rescindir antes do trmino o contrato dever: A - ) Pagar os salrios integrais at o tmino do contrato. B - ) Pagar o aviso prvio. C - ) Pagar, a ttulo de indenizao, a metade dos salrios at o termo do contrato. D - ) Por ser contrato a prazo, no existe nus para o empregador. E - ) O empregador est dispensado de qualquer pagamento. 6 - Pela lei, considera-se o trabalho noturno para o trabalhador urbano o desenvolvido: A - ) Entre as 18 horas de um dia e as 6 horas do dia seguinte. B - ) Entre as 20 horas de um dia e as 8 horas do dia seguinte. C - ) Entre 22 horas de um dia e 5 horas do dia seguinte.

D - ) Conforme estabelecido pelo empregador no contrato de trabalho. E - ) Conforme acordo entre empregado e empregador no contrato de trabalho. 7 - O caso de um empregado que desvia dinheiro da conta bancria da empresa para a sua conta particular, praticando ato lesivo contra o patrimnio da empresa, denominado: A - ) incontinncia de conduta B - ) improbidade C - ) mau procedimento D - ) desdia E - ) negociao habitual 8 - Qual o nmero mnimo de horas do repouso semanal remunerado? A - ) 24 horas B - ) 12 horas C - ) 18 horas D - ) 35 horas E - ) 11 horas 9 - A opo pelo FGTS: A - ) ato formal, escrito, com anotao na CTPS. B - ) S pode ser feita no primeiro ano da admisso na empresa. C - ) retratvel a qualquer tempo, desde que as partes acordem na retratao. D - ) irretratvel. E - ) No h necessidade de ato formal, todo empregado fundirio (optante do FGTS). 10 - Segundo a legislao atual sobre a matria, a conta vinculada no Fundo de Garantia do Tempo de Servio no pode ser movimentada pelo empregado, dentre outras hipteses (indique a hiptese correta):

A - ) Na resciso do contrato de trabalho por iniciativa do empregado (pedido de demisso). B - ) Na extino do contrato de trabalho por prazo determinado. C - ) Na aposentadoria concedida pela Previdncia Social. D - ) Na resciso do contrato pelo empregador sem justa causa do empregado. E - ) No falecimento do empregado. 11 - O empregado no perder o direito a frias no caso de (assinale a alternativa falsa): A - ) Permanecer de licena com autorizao da empresa e recebendo salrios por mais de 30 dias. B - ) Afastar-se por acidente por 90 dias, embora descontnuos no perodo aquisitivo. C - ) Haver faltado cinco vezes injustificadamente no perodo aquisitivo. D - ) Licenciamento da mulher para receber salrio maternidade de 120 dias. E - ) Afastar-se por doena por 60 dias no perodo aquisitivo. 12 - Se uma nova lei do trabalho, imperativa, iniciar sua vigncia no curso da relao de emprego: A - ) No afetar os contratos firmados anteriormente a sua publicao. B - ) Ter aplicao imediata aos contratos existentes, salvo estipulao diversa oriunda da vontade das partes. C - ) Aplica-se imediatamente alterando as condies de trabalho que sejam contrrias s suas disposies, ainda que contra a vontade do empregado e do empregador. D - ) Tornar nulo o contrato de trabalho. E - ) Aplica-se somente aos contratos ajustados aps o advento da nova norma legal. 13 - O empregador dever pagar as frias em dobro: A - ) Quando o empregador no conceder no perodo aquisitivo do direito s frias.

B - ) Quando o empregado se afastar por mais de seis meses por motivo de doena no perodo concessivo. C - ) Quando o empregador no conceder as frias para serem gozadas no perodo aquisitivo. D - ) Quando houver resciso por justa causa do contrato de trabalho, por culpa do empregado. E - ) Quando as frias forem concedidas nos doze meses seguintes aps decorrido o seu perodo concessivo. 14 - O princpio da primazia da realidade significa: A - ) Que o empregador poder contratar o empregado sem definir as suas atribuies. B - ) Que o empregador poder alterar as condies de trabalho do empregado mesmo com prejuzo. C - ) Que o modo do empregado de trabalhar, horrio, funo, local, atribuies e salrio que definem existncia de uma relao de emprego. D - ) Que o empregador poder transferir o empregado sem a sua anuncia, mesmo alterando seu domiclio. E - ) O empregador poder suprimir vantagem instituda anteriormente. 15 - Entende-se como tempo disposio o tempo do empregado: A - ) disposio do empregador no local de trabalho. B - ) O tempo efetivamente trabalhado. C - ) disposio do empregador no local de trabalho ou fora dele. D - ) Enquanto o empregado se encontrar de sobreaviso. E - ) Quando no trabalhar. 16 - Assinale a alternativa errada: A - ) Indisciplina o descumprimento de ordens gerais. B - ) Insubordinao o descumprimento de ordem pessoal. C - ) Negociao habitual ato de concorrncia desleal.

D - ) Desdia a negligncia fora do servio. E - ) Improbidade o ato lesivo ao patrimnio da empresa ou de terceiros, relacionado com o trabalho. 17 - O descumprimento de ordens gerais dadas pelo empregador ao empregado, sobre o uso de equipamento de segurana no trabalho, configura a justa causa denominada: A - ) indisciplina B - ) insubordinao C - ) mau procedimento D - ) desdia E - ) negociao habitual 18 - O empregado admitido em 10 de maro de 2003 que rescinde o contrato por sua iniciativa, isto , pede demisso, em 30 de novembro de 2003, ter direito a frias? A - ) Ter direito a 8/12 avos de frias proporcionais. B - ) Ter direito a 9/12 avos de frias proporcionais. C - ) Ter direito a 10/12 avos de frias proporcionais. D - ) No ter direito a frias proporcionais. E - ) S teria direito no caso de falecimento. 19 - Com base nos objetivos que definem a relao de emprego e a terceirizao, poderamos distinguir a relao de emprego da terceirizao. Indique a afirmao correta: A - ) Um tem como objetivo a relao de emprego, o outro relao de parceria. B - ) Um caracterizado pela subordinao e o outro por uma inter-relao com mudana na cultura e nas regras de poder dentro da empresa. C - ) Um concentrador de atividades da empresa, o outro privilegiando a fragmentao das atividades. D - ) Um com foco no trabalho individual, o outro com foco no negcio da empresa.

E - ) Todas as alternativas esto corretas. 20 - Concedido aviso prvio pelo empregador, este poder ser reconsiderado? A - ) No, por ser irrenuncivel. B - ) No, porque a resciso do contrato torna-se efetiva. C - ) Sim, caso seja aceita a reconsiderao. D - ) Sim, desde que seja reduzido o horrio normal do empregado. E - ) No, porque obrigatria a reduo da jornada.

Potrebbero piacerti anche