Sei sulla pagina 1di 16

AS ORAES COORDENADAS PARENTTICAS FLUTUANTES COMO UMA INSTNCIA

As oraes coordenadas parentticas utuantes como uma instncia de adjuno1 Gabriela Matos & Madalena Colao
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa Centro de Lingustica da Universidade de Lisboa

Abstract Parenthetical coordinate sentences have a different behavior in what concerns their relationship with the host: they may be anchored into a constituent or oat within the host sentence. Appositive coordinate sentences have been treated in previous work as anchored adjuncts (Matos, 2009). In this article, we will extend this approach to oating parenthetical coordinate sentences. We claim that they are basically inserted, by External Merge, as left adjuncts of the verbal and sentence functional positions of the host sentence. Keywords: anchored sentence coordinate parentheticals, oating sentence coordinate parentheticals, adjunction, coordination, host. Palavras-chave: oraes coordenadas parentticas xas, frases coordenadas parentticas utuantes, adjuno, coordenao, hospedeiro. 1. Introduo A designao de construo parenttica abrange uma srie de construes em que ocorrem expresses que tm em comum o facto de, apesar de estarem linearmente presentes num enunciado e, em termos de contedo, com ele directa ou indirectamente relacionadas, aparentarem ser estrutural e, em muitos casos, prosodicamente independentes. Entre essas construes, encontram-se casos em que as expresses parentticas so introduzidas por conjunes coordenativas: trata-se das chamadas construes coordenadas parentticas, ilustradas em (1) - (3) (dados extrados de CETEMPblico).
Este trabalho foi realizado no mbito do projecto PTDC/LIN/660202/2006, nanciado pela Fundao para a Cincia e a Tecnologia. Agradecemos aos revisores de uma verso prvia deste trabalho pelos seus comentrios e pelas questes colocadas, que permitiram uma maior claricao de alguns aspectos referidos.
1

Textos Seleccionados, XXV Encontro Nacional da Associao Portuguesa de Lingustica, Porto, APL, 2010, pp. 607-622
607

XXV ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAO PORTUGUESA DE LINGUSTICA

(1) Pelo que eu pude ver e o Pedro Azeredo da mesma opinio o Maxi dever ser mais rpido e mais ecaz. (2) Afvel e sempre bem vestido, ou no fosse ele italiano, Picco, 43 anos, no ingere bebidas alcolicas, nem fuma. (3) Talvez ela lhe recordasse mas s conjectura as irms que deixara num convento de Frana. O objectivo deste trabalho o de fornecer algumas pistas para a anlise destas construes, tentando responder em especial s seguintes questes: (i) A unidade lingustica que introduz este tipo de expresses parentticas uma verdadeira conjuno coordenativa? (ii) Que tipo(s) de articulao sintctica se estabelece(m) entre a expresso coordenada parenttica e a frase hospedeira? Antes de nos debruarmos sobre as questes referidas, torna-se, porm, necessrio evidenciar a especicidade das oraes parentticas introduzidas por coordenadores relativamente coordenao regular. 2. As parentticas como expresses no plenamente integradas no seu hospedeiro 2.1. Propriedades gerais das oraes parentticas A designao parenttica aplica-se a construes que apresentam as seguintes propriedades: (i) sintacticamente, produzem uma ruptura na estrutura da expresso hospedeira; (ii) prosodicamente, apresentam pausas que as delimitam e uma prosdia especca, com variao de frequncia fundamental; (iii) semanticamente, exibem autonomia de contedo, apesar de estabelecerem um elo de signicado com a expresso hospedeira; (iv) pragmaticamente, tm uma funo comunicativa marcada: exprimem comentrios do locutor, fornecem uma informao adicional ou visam estabelecer contacto entre os interlocutores. As parentticas podem ter uma natureza oracional, (4), ou no-oracional, (5). Neste ltimo caso, podem ter diferentes naturezas categoriais: (4) a. Os Madredeus (leia-se Pedro, Carlos, Mariana e Rita) no esto sozinhos nesta aventura. (Expresso n1877, 18/10/2008, Actual: 9).
608

AS ORAES COORDENADAS PARENTTICAS FLUTUANTES COMO UMA INSTNCIA

b. O primeiro eleito foi, como se esperava, do PS. (Pblico, 21/10/2008: 5) (5) a. Entre as quatro paredes de pedra do Teatro Ibrico, antiga igreja do Convento de Xabregas, escreveu-se a bold parte da histria da msica contempornea portuguesa. (Expresso n1877, 18/10/2008, Actual: 9). b. As medidas mais positivas, na perspectiva da UGT, esto ligadas ao apoio s famlias (...) (Sol, 18/10/2008; Condencial: 9) c. Aqui neste hotel, efectivamente, gosto de trabalhar. Estas caractersticas gerais das parentticas, que apontam para uma no integrao plena na expresso hospedeira, esto igualmente presentes nas coordenadas parentticas. Nas seces seguintes centrar-nos-emos nas propriedades sintcticas que estas construes manifestam. Do ponto de vista da sua distribuio e do seu grau de mobilidade no interior da expresso hospedeira, existem dois tipos fundamentais de construes parentticas: as xas e as utuantes (cf., por exemplo, Kavalova, 2007). As oraes introduzidas por conjunes coordenativas correspondentes a estes dois tipos de parentticas esto ilustradas, respectivamente, em (6) e em (7)-(8): (6) a. O partido que ganhou (e ganhou bem) no atinge 50 por cento dos votos. (Pblico, 21/10/2008: 5) b. *O partido que ganhou no atinge (e ganhou bem) 50 por cento dos votos. Nos exemplos acima, a orao coordenada parenttica est semanticamente associada a um constituinte da frase hospedeira, no podendo ocorrer intercalada seno em adjacncia a esse constituinte (ganhou). (7) a. Esta realidade, e quem dera que fosse co!, mostra que a negociao resultou num falhano. b. Esta realidade mostra, e quem dera que fosse co!, que a negociao resultou num falhano. c. Esta realidade mostra que, e quem dera que fosse co!, a negociao resultou num falhano. d. Esta realidade mostra que a negociao, e quem dera que fosse co!, resultou num falhano. e. Esta realidade mostra que a negociao resultou, e quem dera que fosse co!, num falhano. (8) a. Pelo que eu pude ver e o Pedro Azeredo da mesma opinio o Maxi dever ser mais rpido e mais ecaz .

609

XXV ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAO PORTUGUESA DE LINGUSTICA

b. Pelo que pude ver, o Maxi e o Pedro Azeredo da mesma opinio dever ser mais rpido e mais ecaz. c. Pelo que pude ver, o Maxi dever e o Pedro Azeredo da mesma opinio ser mais rpido e mais ecaz. d. Pelo que pude ver, o Maxi dever ser e o Pedro Azeredo da mesma opinio mais rpido e mais ecaz. e. Pelo que pude ver, o Maxi dever ser mais rpido e o Pedro Azeredo da mesma opinio e mais ecaz. Diferentemente do que acontece em (6), em (7) e (8) o constituinte parenttico pode ocorrer em diferentes posies na frase hospedeira. Note-se que, tendo em conta a denio de construo parenttica que apresentmos atrs, de acordo com a qual a insero da parenttica provoca uma ruptura na estrutura sintctica da frase hospedeira, no consideraremos, no caso das parentticas utuantes, a posio inicial e a posio nal da expresso em causa, uma vez que assumimos que a parenttica coordenada tem sempre uma natureza interpolada. 2.2. A oraes parentticas iniciadas por Conj e a excluso da expresso correlacionada da estrutura coordenada Nas construes com coordenao parenttica oracional, o constituinte com o qual a parenttica est relacionada do ponto de vista do sentido no est includo na estrutura coordenada, tanto nos casos de coordenao parenttica xa, como nos de utuante. Esta armao parece ser posta em causa no caso da coordenao parenttica xa, pelo facto de a orao parenttica formar um constituinte com a expresso relacionada precedente, como se v em construes de clivagem, (9)-(10). (9) a. o partido que ganhou (e ganhou bem) que no atinge 50 por cento dos votos. b. * o partido que ganhou que (e ganhou bem) no atinge 50 por cento dos votos. (10) a. O partido que ganhou (e ganhou bem) que no atinge 50 por cento dos votos. b. *O partido que ganhou que (e ganhou bem) no atinge 50 por cento dos votos. Porm, nestes casos, fenmenos de concordncia mostram que o constituinte que alberga a expresso parenttica no funciona como primeiro termo da coordenao, (11)(12):

610

AS ORAES COORDENADAS PARENTTICAS FLUTUANTES COMO UMA INSTNCIA

(11) A deciso do Tribunal da Relao -- e agora a sua publicao -- acontece depois de o Ministrio Pblico ter recorrido da sentena proferida pelo tribunal de primeira instncia. (CETEMPblico) (12) Entretanto, eu e os milhares de pessoas que o leram no PBLICO (da passada segunda-feira) vou-me contentando com as suas Cartas de Inglaterra. (CETEMPblico) Com efeito, na coordenao copulativa padro, quando os termos coordenados so categorias nominais com valor referencial distinto, os valores dos traos- associados projeco ConjP resultam de uma combinao dos valores dos traos- dos termos coordenados. Desta combinao, poder resultar ou a criao de um novo valor (como acontece relativamente ao valor do trao de nmero, em (13) e (14)) ou prevalncia de um valor sobre o outro (como no trao de pessoa em (14), em que o valor de 1 pessoa prevalece sobre o de 3 pessoa): (13) a. O Pedro e a Maria foram ao jardim. b. *O Pedro e a Maria foi ao jardim. (14) a. Eu e ele fomos ao jardim. b. *Eu e ele foram ao jardim. No entanto, em construes com coordenao parenttica xa, a concordncia verbal estabelece-se apenas com o constituinte nominal que precede a expresso parenttica, como se viu em (11) e (12). Na coordenao parenttica utuante, a utilizao de estruturas de clivagem mostra que as parentticas podem no formar um constituinte com a expresso que as precede: (15) a. esta realidade, e quem dera que fosse co!, que mostra que a negociao resultou num falhano. b. ? esta realidade que, e quem dera que fosse co!, mostra que a negociao resultou num falhano. (16) a. Esta realidade, e quem dera que fosse co!, que mostra que a negociao resultou num falhano. b. ?Esta realidade que, e quem dera que fosse co!, mostra que a negociao resultou num falhano. De facto, nas construes com oraes parentticas, o constituinte nocionalmente associado parenttica frequentemente toda a orao hospedeira, (17): (17) a. A Cmara do Porto e o Pblico reconheceu-o debateu-se com diculdades nanceiras relacionadas com uma quebra de receitas.
611

XXV ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAO PORTUGUESA DE LINGUSTICA

b. A Cmara do Porto debateu-se e o Pblico reconheceu-o com diculdades nanceiras relacionadas com uma quebra de receitas. Como podemos observar nos dados de cima, a expresso parenttica e o Pblico reconheceu-o est ligada sintacticamente a diversas expresses da frase hospedeira, mas a interpretao, a nvel do contedo proposicional, a mesma: o constituinte que segue a conjuno est semanticamente associado a toda a frase hospedeira, sendo esta, inclusivamente, retomada pelo cltico invarivel complemento de reconhecer. Assim, difcil admitir que a estrutura coordenada parenttica inclui, como termo coordenado, a expresso que a precede ou a orao em que est hospedada. Tanto as oraes coordenadas parentticas xas como as utuantes no podem ocorrer em construes de coordenao correlativa, associadas expresso que as precede, ainda que as conjunes correlativas possam exibir o mesmo valor da conjuno que as introduz (e.g., valor aditivo). Este facto refora a ideia de que a parenttica no forma um constituinte com a expresso que a precede: (18) a. O documento aprovado ontem e que ser debatido por mais de mil delegados dene ainda seis questes prioritrias. b.* [No s o documento aprovado ontem mas tambm que ser debatido por mais de mil delegados ] dene ainda seis questes prioritrias. (19) a. Esta realidade, e quem dera que fosse co!, mostra que a negociao resultou num falhano. b. *[Tanto esta realidade, como quem dera que fosse co!,] mostra que a negociao resultou num falhano. (20) a. A Cmara do Porto e o Pblico reconheceu-o debateu-se com diculdades nanceiras relacionadas com uma quebra de receitas. b. *[No s a Cmara do Porto mas tambm o Pblico o reconheceu ] debateu-se com diculdades nanceiras relacionadas com uma quebra de receitas. Conclumos, pois, que o constituinte semanticamente relacionado com a expresso parenttica no est includo na estrutura coordenada que engloba a parenttica. 3. As oraes parentticas iniciadas por conjuno como um caso de coordenao O que foi dito na seco anterior leva-nos ento a considerar que, nas estruturas de coordenao parenttica, o primeiro termo coordenado no um constituinte da frase
612

AS ORAES COORDENADAS PARENTTICAS FLUTUANTES COMO UMA INSTNCIA

hospedeira. As especicidades manifestadas por estas construes suscitam assim a seguinte questo: Sero as oraes parentticas iniciadas por conjuno um caso particular de coordenao ou tratar-se- de um processo paratctico distinto de formao de frases complexas? H alguns argumentos empricos que mostram que o conector que introduz as expresses parentticas tem o estatuto de uma conjuno coordenativa. Vejamos: Alguns autores notaram que esse conector mantm o valor semntico das conjunes coordenativas (ex. Blakemore, 2005) adio, disjuno, contraste , ocorrendo nos contextos adequados expresso desses valores, como est ilustrado em seguida: (21) O documento aprovado ontem e/*ou/mas que ser discutido hoje clarica as questes. (22) Torcato Seplveda, que, pelos vistos, se orgulha de ter nascido em Braga (*e/ou/*mas, pelo menos, escreve-o) est muito mal enquadrado com as suas origens. (23) Isto tornou-se claro quando os revoltosos (e/*ou/mas no eram os capites os verdadeiros insurrectos?) foram libertados. Por outro lado, esses conectores esto excludos de parentticas que no podem assumir a forma de coordenaes: (24) Ele devia ( *e) penso eu visitar a famlia mais frequentemente. (25) Podemos perguntar-lhes, (*ou) no ?, se vo participar no workshop. Finalmente, note-se que o carcter parenttico de um constituinte no suciente para denir a sua natureza como uma instncia de coordenao ou de subordinao. Na verdade, a par de oraes coordenadas parentticas, existem igualmente oraes subordinadas parentticas: (26) Esse mdico, que uma sumidade, conhece cura para essa doena. (27) Esse mdico, se no me engano, uma sumidade na matria. Estes factos levam-nos, pois, a concluir que as construes parentticas iniciadas por conjuno coordenativa so efectivamente casos de coordenao, embora sem o primeiro termo realizado. 4. A articulao sintctica das oraes coordenadas parentticas com o seu hospedeiro Uma das questes que centralmente se coloca relativamente coordenao parenttica a que inicialmente explicitmos em (ii) e que aqui repetimos: Que tipo(s)
613

XXV ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAO PORTUGUESA DE LINGUSTICA

de articulao sintctica se estabelece entre as oraes coordenadas parentticas e a frase hospedeira? Na literatura, vrias propostas foram apresentadas para dar conta das expresses parentticas em geral. No caso particular das oraes coordenadas parentticas, duas hipteses se destacam: a hiptese de ausncia de integrao sintctica da orao parenttica na expresso que a alberga (que discutiremos em 4.1.) e a hiptese de adjuno da parenttica a um constituinte da expresso hospedeira (que discutiremos em 4.2.). 4.1. Ausncia de integrao sintctica da parenttica no hospedeiro Huddleston et al. (2002) assumem que as parentticas em geral, incluindo as coordenadas, apenas esto nocionalmente associadas s expresses com as quais linearmente ocorrem. De acordo com estes autores, frases como as de (28.a e b) teriam, em sintaxe, a representao que apresentamos em (28.c): (28) a. The necklace, which her mother gave her, was on the safe. (Huddleston et al, 2002:1354) b. A Cmara do Porto e o Pblico reconheceu-o debateu-se com diculdades. c. Orao Sujeito -----------------------Parenttica Predicado

the necklace a Cmara do Porto

which her mother gave her _ e o Pblico reconheceu-o

was on the safe debateu-se com diculdades

A defesa de uma radical no-integrao sintctica da parenttica no hospedeiro esteve presente em propostas sugeridas por outros autores. Por exemplo, Sar (1986) e Haegeman (1988; 2003), baseando-se, respectivamente, nas relativas apositivas e nas condicionais parentticas, admitem, no mbito da Teoria de Princpios e Parmetros, que apenas num nvel pragmtico, posterior a Forma Lgica, que estas parentticas so associadas ao seu hospedeiro e interpretadas. Esta anlise enfrenta, no entanto, alguns problemas. Em primeiro lugar, nas parentticas xas como, por exemplo, as relativas apositivas, no capta o facto de a parenttica formar um constituinte sintctico com a expresso em
614

AS ORAES COORDENADAS PARENTTICAS FLUTUANTES COMO UMA INSTNCIA

que est ancorada. Esta propriedade torna-se evidente em construes como a Elevao do Sujeito (29b) (Brito, 1991) e em frases clivadas (29c): (29) a. A me, que a adora, ofereceu-lhe um colar. b. A me, que a adora, parece ter-lhe oferecido um colar. /*A me parece, que a adora, ter-lhe oferecido um colar. c. Foi a me, que a adora, que lhe ofereceu um colar. /*Foi a me que, que a adora, lhe ofereceu um colar. Coloca igualmente o problema de se saber como que o sistema computacional constri a estrutura sintctica da frase hospedeira, uma vez que a parenttica interrompe essa estrutura. Como sabido, a operao de Merge constri sucessivamente fragmentos de estrutura sintctica, associando entre si dois constituintes estritamente locais. Por estes factos, a proposta de ausncia radical de integrao sintctica da parenttica no hospedeiro no nos parece sustentvel. 4.2. As oraes coordenadas parentticas apositivas como um caso de adjuno De entre as propostas para dar conta das oraes parentticas coordenadas, destaca-se a hiptese de adjuno, explorada em Matos (2006; 2009). Esta anlise assume, para as parentticas apositivas, a hiptese da Coordenao como Adjuno Direita, inicialmente proposta por Munn (1992; 1993) para a coordenao em geral. Veja-se (30):

(30) DP DP

TP TP ConjP=CP[+parenttico]

O Joo,

e [CP ele muito nosso amigo],

no veio visitar-nos.

Tendo em conta que a conjuno um ncleo funcional que herda a natureza categorial dos termos coordenados, Matos (2006; 2009) assume que o complemento de Conj que estabelece a categoria do constituinte coordenado. No caso das oraes coordenadas apositivas, o complemento de Conj um CP, uma frase plena com fora ilocutria prpria, (tipicamente) caracterstica dos constituintes parentticos. Como se pode observar, na representao (30), a estrutura coordenada reduz-se ao ConjP, e
615

XXV ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAO PORTUGUESA DE LINGUSTICA

o constituinte ao qual a orao apositiva se adjunge exterior a essa estrutura de coordenao. A hiptese de Adjuno capta, de acordo com a autora, propriedades centrais da coordenao apositiva, nomeadamente: 1) A orao coordenada apositiva e o constituinte a que est associada formam uma unidade, como mostra o teste clssico das frases clivadas: (31) a. Foi o Joo, e ele muito nosso amigo, que no veio visitar-nos. b. *Foi o Joo que, e ele muito nosso amigo, no veio visitar-nos. 2) Na estrutura compsita, o constituinte central aquele ao qual a coordenada se adjunge: o adjunto sempre opcional: (32) O Joo no veio visitar-nos. 3) Quando ocorre no DP sujeito, a concordncia verbal no envolve o aposto, como mostra o exemplo (12) simplicado em (33a): (33) a. Entretanto, eu e os milhares de pessoas que o leram no PBLICO vou-me contentando com as suas Cartas de Inglaterra. b. *Entretanto, eu e os milhares de pessoas que o leram no PBLICO vamo-nos contentando com as suas Cartas de Inglaterra. 4) A natureza adjunta da orao coordenada, associada ao seu estatuto parenttico, determina o bloqueamento de c-comando na orao apositiva, por parte de um constituinte externo. Assim, veja-se o contraste entre a coordenao parenttica apositiva em (34a)-(35a) e a coordenao padro em (34b)-(35b), no que diz respeito a efeitos de Ligao: (34) a. *[Todo o homem]i, e duvida d[ele prprio]i, tem momentos de desnimo. b. [Todo o homem]i tem momentos de desnimo e duvida d[ele prprio]i.2

Tal como foi notado por um dos revisores, exemplos como o seguinte parecem pr em questo que, nestas oraes, exista bloqueio de c-comando: Todos os homens e as mulheres que conam neles bem o sabem tm por vezes ataques de pnico. No entanto, note-se que esta frase no apresenta uma expresso quanticada totalmente desprovida de contedo referencial, como o caso de todo o homem. Este efeito de bloqueamento de ccomando verica-se igualmente nas oraes relativas apositivas, como foi notado por Sar (1986) e Brito (2005).
2

616

AS ORAES COORDENADAS PARENTTICAS FLUTUANTES COMO UMA INSTNCIA

(35) a. Nenhum irmo, ou um s amigo fez um esforo para o consolar, o procurou. (um s amigo nenhum amigo) b. Nenhum irmo o procurou ou um s amigo fez um esforo para o consolar. (um s amigo = nenhum amigo) Em Matos (2006; 2009), a autonomia da orao coordenada apositiva encarada como um resultado do Princpio de Earliness (Pesetsky, 1989; Chomsky, 2004; 2005). De acordo com o Programa Minimalista, a derivao processa-se de baixo para cima e cada Fase (Phase) transferida o mais cedo possvel para os nveis de interface. A parenttica coordenada apositiva uma Fase-CP, que pode ser transferida para as componentes Fonolgica e Semntica logo depois de a adjuno se ter processado, antes de o DP ncora ser transferido, desde que haja traos semnticos e fonolgicos no ncleo de CP que indiciem a independncia da frase adjunta relativamente ao constituinte a que se adjunge. O trao [+ parenttico] o elemento indiciador dessa independncia. A transferncia antecipada da parenttica adjunta apositiva relativamente ao DP que modica tem por consequncia a sua interpretao antes que os efeitos de c-comando desse DP (ou de outro elemento da frase exterior orao parenttica) se veriquem. 5. A sintaxe das oraes coordenadas parentticas utuantes A hiptese de adjuno, que parte da ideia de que as parentticas so sintacticamente associadas frase hospedeira atravs de Pair Merge, foi, anteriormente, proposta para outros tipos de construes parentticas (e.g. Costa, 2006; De Vries, 2007; Jackendoff, 1972; Potts, 2002). Neste trabalho, alargamos esta anlise s oraes coordenadas parentticas utuantes. O facto de, nas parentticas utuantes, a orao coordenada poder ocupar diversas posies no interior frase hospedeira coloca-nos duas questes inter-relacionadas: (i) A coordenao utuante deve ser tratada como um caso de adjuno a diferentes projeces na frase, ou, antes, como um caso de movimento a partir de uma posio bsica? (ii) Existe algum efeito semntico ou pragmtico decorrente das diferentes posies que a orao parenttica pode ocupar? 5.1. A distribuio das oraes coordenadas parentticas utuantes As parentticas utuantes tm uma distribuio semelhante das expresses preposicionais ou adverbiais modicadores das projeces verbais ou de frase. Assim, compare-se (36) com (37):

617

XXV ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAO PORTUGUESA DE LINGUSTICA

(36) a. Esta realidade, infelizmente, mostra que a negociao resultou num falhano. b. Esta realidade mostra, infelizmente, que a negociao resultou num falhano. c. Esta realidade mostra que, infelizmente, a negociao resultou num falhano. d. Esta realidade mostra que a negociao, infelizmente, resultou num falhano. e. Esta realidade mostra que a negociao resultou, infelizmente num falhano. (37) a. Esta realidade, e todos sabem que verdade, mostra que a negociao resultou num falhano. b. Esta realidade mostra, e todos sabem que verdade, que a negociao resultou num falhano. c. Esta realidade mostra que, e todos sabem que verdade, a negociao resultou num falhano. d. Esta realidade mostra que a negociao, e todos sabem que verdade, resultou num falhano. e. Esta realidade mostra que a negociao resultou, e todos sabem que verdade, num falhano. Os dados de (37) mostram que as oraes coordenadas parentticas utuantes se podem adjungir esquerda a categorias do domnio verbal e oracional, nomeadamente a TP, AspP, vP (e VP)3. Por outras palavras, estas oraes so tipicamente adjunes esquerda de projeces frsicas lexicais ou funcionais determinadas pelo verbo. 5.2. As oraes coordenadas parentticas utuantes como uma instncia de Late Adjunction Considerar que as diferentes posies ocupadas pela parenttica utuante resultam da ocorrncia de movimento implicaria, naturalmente, a determinao de uma posio bsica. No entanto, no existe uma motivao para considerarmos que alguma das posies que a parenttica pode ocupar corresponde sua posio bsica. Por outro lado, a motivao para esses movimentos tambm no seria clara, uma vez que, como veremos em seguida, as diferentes posies ocupadas pela parenttica no tm efeitos de sentido no nvel de interface FL, nomeadamente efeitos de escopo.

Costa (2006) chega a uma concluso semelhante acerca dos advrbios modicadores de frase em Portugus Europeu, embora considere as projeces Agr, T e VP.
3

618

AS ORAES COORDENADAS PARENTTICAS FLUTUANTES COMO UMA INSTNCIA

A soluo alternativa considerarmos que as parentticas so basicamente inseridas, por Pair Merge, em diferentes posies estruturais no interior da frase hospedeira. Quando as oraes coordenadas parentticas no incluem constituintes dependentes, do ponto de vista referencial, de expresses que ocorrem na frase hospedeira, as diferentes posies ocupadas pela parenttica no acarretam diferenas ao nvel da interpretao. Retomem-se os seguintes exemplos: (38) a. Pelo que eu pude ver e o Pedro Azeredo da mesma opinio o Maxi dever ser mais rpido e mais ecaz . b. Pelo que pude ver, o Maxi e o Pedro Azeredo da mesma opinio dever ser mais rpido e mais ecaz. c. Pelo que pude ver, o Maxi dever e o Pedro Azeredo da mesma opinio ser mais rpido e mais ecaz. d. Pelo que pude ver, o Maxi dever ser e o Pedro Azeredo da mesma opinio mais rpido e mais ecaz. e. Pelo que pude ver, o Maxi dever ser mais rpido e o Pedro Azeredo da mesma opinio e mais ecaz. No entanto, a orao coordenada pode conter um constituinte referencialmente dependente de uma expresso que ocorre na frase hospedeira. Neste caso, a posio da parenttica poder, eventualmente, afectar o signicado, embora apenas ao nvel da interpretao preferencial. A anlise dos exemplos que apresentamos em seguida sugere, no entanto, que tal no acontece com as construes em anlise. Em (39), o sujeito da orao subordinada includa na parenttica nulo, sendo interpretado atravs de uma relao de correferncia com uma expresso da frase hospedeira: (39) a. Esta realidade (e quem dera que [] fosse co!) mostrou ao governo recentemente eleito todos os problemas que tinha de enfrentar. b. Esta realidade mostrou (e quem dera que [] fosse co!) ao governo recentemente eleito todos os problemas que tinha de enfrentar. c. Esta realidade mostrou ao governo recentemente eleito (e quem dera que [] fosse co!) todos os problemas que tinha de enfrentar. Neste caso, a interpretao do sujeito nulo denota ambiguamente o sujeito da frase hospedeira esta realidade ou o seu contedo predicativo, o que se torna evidente quando se observam as possveis contrapartidas lexicais do sujeito em questo: (40) a. Esta realidade (e quem dera que [ela] / [isso] fosse co!) mostrou ao governo recentemente eleito todos os problemas que tinha de enfrentar. b. Esta realidade mostrou (e quem dera que [ela] / [isso] fosse co!) ao governo recentemente eleito todos os problemas que tinha de enfrentar.

619

XXV ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAO PORTUGUESA DE LINGUSTICA

c. Esta realidade mostrou ao governo recentemente eleito (e quem dera que [ela] / [isso] fosse co!) todos os problemas que tinha de enfrentar. A possibilidade de ocorrncia dos pronomes ela e isso em (40) mostra que a orao parenttica pode ser interpretada como sendo orientada para o sujeito ou para a predicao (vP), independentemente da sua posio no interior da frase hospedeira. Esta ambiguidade esperada, assumindo que as oraes parentticas exibem propriedades semelhantes s dos advrbios. Na verdade, certos advrbios possibilitam igualmente leituras orientadas para o sujeito ou para a predicao (e.g. Jackendoff, 1972; Costa, 2004). o caso, por exemplo, do advrbio erradamente: (41) a. Ela erradamente tinha resolvido todos os exerccios. b. Ela tinha resolvido erradamente todos os exerccios. No entanto, uma propriedade distingue as oraes parentticas dos advrbios: no caso das parentticas, a orientao para o sujeito ou para a predicao no parece ser to dependente da posio em que se verica a adjuno, o que mostra a autonomia do CP parenttico relativamente frase hospedeira. Em suma, no que diz respeito s parentticas utuantes, as diferentes posies ocupadas parecem no estar associadas a efeitos semnticos especcos. Este facto compatvel com a hiptese de Late Adjunction que seguidamente apresentamos. A hiptese de Late Adjunction permite explicar o bloqueio de c-comando que se verica nas oraes (coordenadas) parentticas utuantes, e que indcio da autonomia sintctica: (42) a. A Mariai arranjou emprego em Lisboa e (elai) vive no Porto. b. *Elai arranjou emprego em Lisboa e a Mariai vive no Porto. (43) a. Elai, e a Mariai vive no Porto, arranjou emprego em Lisboa. b. Elai arranjou, e a Mariai vive no Porto, emprego em Lisboa. No entanto, esta hiptese levanta o seguinte problema: Em que momento se verica a Late Adjunction? Se assumirmos que a Late Adjunction se aplica ps-ciclicamente (Stepanov, 2001) na sintaxe antes da transferncia para os nveis de interface (Chomsky, 2004; 2008), o c-comando no ser bloqueado. No entanto, se aceitarmos que a Late Adjunction uma operao contra-cclica que tem lugar aps a transferncia para a interface fonolgica (Ochi, 1999; Takahashi and Huslsey, 2009, entre outros), poderemos dar conta da sua autonomia e da ausncia de efeitos de c-comando: a orao parenttica e a frase hospedeira so derivadas de forma independente na sintaxe e transferidas autonomamente para a interface semntica, onde so conectadas semntica e pragmaticamente. Note-se, no entanto, que uma abordagem destas construes em termos do Earliness Principle, como proposto em Matos (2006; 2009) para as parentticas apositivas,
620

AS ORAES COORDENADAS PARENTTICAS FLUTUANTES COMO UMA INSTNCIA

capta sensivelmente os mesmos efeitos. A escolha entre as duas propostas , pois, uma questo emprica: apenas uma anlise sistemtica de cada uma destas hipteses para todos os casos de adjuno permitir vericar qual delas a mais adequada. Deixamos este desenvolvimento para trabalho futuro. 6. Concluses As concluses a que chegamos neste trabalho podem ser sintetizadas da seguinte forma: (i) As oraes coordenadas parentticas no tm um comportamento homogneo. (ii) O comportamento sintctico das oraes coordenadas parentticas permite distinguir dois tipos de construes: as xas (que ocupam uma nica posio no interior da frase hospedeira) e as utuantes (que podem ocupar diversas posies relativamente frase hospedeira). (ii.i) As oraes coordenadas parentticas xas so adjuntas ao constituinte ao qual esto associadas semanticamente, ocorrendo obrigatoriamente em adjacncia a esse constituinte. (ii.ii) As oraes coordenadas parentticas utuantes so tambm constituintes adjuntos. Podem ocupar, relativamente frase hospedeira, as mesmas posies em que tipicamente podem ocorrer elementos adverbiais, nas quais so inseridas por Pair Merge. (iii) A hiptese de Late Adjunction (ou, alternativamente, o Earliness Principle) permite explicar a independncia sintctica das oraes coordenadas parentticas utuantes, explicando, ao mesmo tempo, a inexistncia de efeitos semnticos decorrentes das diferentes posies que por elas podem ser ocupadas no interior da frase hospedeira Referncias Blakemore, D. (2005) And- Parentheticals. Journal of Pragmatics 37 (8), pp. 1165-1181. Brito, A. (1991) A Sintaxe das Oraes Relativas em Portugus. Porto: INIC. Brito, A. (2005) As relativas no restritivas como um caso de aposio. Actas do XX Encontro da Associao Portuguesa de Lingustica, APL, Lisboa, pp. 401-419. Cinque, G. (1999) Adverbs and functional heads: A cross-linguistic perspective. Oxford: Oxford University Press Colao, M. & G. Matos (2008) Coordenao com oraes parentticas em Portugus. Comunicao apresentada no I Workshop do SILC. Novembro, Lisboa. Colao, M. & G. Matos (2009) Estruturas coordenadas sem especicador em Portugus Europeu: defectividade vs elipse do primeiro termo coordenado. Comunicao apresentada no VI Congresso Internacional da Abralin. Universidade Federal da Maro, Paraba, Joo Pessoa, Brasil.

621

XXV ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAO PORTUGUESA DE LINGUSTICA

Costa, J. (2004) A multifactorial approach to adverb placement: assumptions, facts and problems. Lingua 114: pp. 711-753. De Vries, M. (2007) Parentheses as B-merged adverbial phrases. In N. Dh, & Y. Kavalova. (eds.) Parentheticals. Amsterdam/Philadelphia: John Benjamins, pp. 203-234. Haegemen, L. (1988) Parenthetical adverbials: the radical orphanage approach. In S. Chiba (ed.) Aspects of Modern Linguistics.Tokyo: Kaitakushi, pp. 232-254. Huddlestone, R., J. Payne & P. Peterson (2002) Coordination and Supplementation. In R. Huddlestone & G. Pullum (eds.). The Cambridge Grammar of the English Language, cap. 15. Cambridge: Cambridge University Press. Jackendoff, R. (1972) Semantic interpretation in generative grammar. Cambridge, Massachusets: MIT Press. Larson, R. (1988) On the double object construction. Linguistic Inquiry, 19: p. 335-392. Larson, R. (1990) Double objects revisited: reply to Jackendoff. Linguistic Inquiry, 21: pp. 589-632. Matos, G. (2009) Appositive Sentences and the Structure(s) of Coordination. In D. Torck, & L. Wetzels (eds.) Romance Languages and Linguistic Theory 2006. Amsterdam/ Philadelphia: John Benjamins, pp. 159-174. Potts, C. (2002) The Syntax and Semantic of As-Parentheticals. Natural Language & Linguistic Theory 20. pp. 623-689.

622

Potrebbero piacerti anche