Sei sulla pagina 1di 3

CENTRO DE EDUCAO PROFISSIONAL

GOVERNADOR OTVIO LAGE

CENTRO DE EDUCAO PROFISSIONAL GOVERNADOR OTVIO LAGE Disciplina: Anlise Orientada a Objetos Professor: Jean Trade Eleutrio ALUNOS:

Turma: Data: __/08/11

NVEL:

ESCRITRIO DE ADVOCACIA

DIAGRAMA CASOS DE USO:

Desenvolva a modelagem de um sistema para controle de processos jurdicos, atravs do Diagrama de Casos de Uso, de acordo com as seguintes afirmaes:
y Um cliente (pessoa fsica ou jurdica que paga o advogado para defendla ou para processar outra pessoa) procura o advogado. Se o cliente ainda no estiver cadastrado, o advogado dever registrar seus dados pessoais. y Em seguida, o cliente deve fornecer informaes a respeito do processo que deseja que o advogado mova contra algum ou que o defenda de outra pessoa. Obviamente o processo precisa ser registrado e receber diversas adies enquanto estiver em andamento. O cliente deve fornecer tambm informaes sobre a parte contrria (pessoa fsica ou jurdica que est processando ou sendo processada pelo cliente), que dever tambm ser registrada, caso ainda no esteja. Observe que uma mesma pessoa fsica ou jurdica pode ser tanto um cliente como uma parte contrria em peridicos diferentes, obviamente. y Um processo deve tramitar em um determinado tribunal e em uma determinada vara, no entanto um tribunal pode julgar muitos processos e uma vara pode possuir diversos processos tramitando nela. Um tribunal pode possuir diversas varas, porm um processo julgado por um determinado tribunal s pode tramitar em uma das varas pertencentes ao mesmo. O advogado pode achar necessrio emitir relatrios de todos os processos em andamento em andamento em um determinado tribunal e tramitando em uma determinada vara. y Cada processo possui no mnimo uma audincia, cada audincia relativa a um determinado processo deve conter sua data e a recomendao do tribunal. Para fins de histricos do processo, cada audincia dever ser registrada. y Um processo pode gerar custas (despesas com Xerox, viagens etc.). Cada custa dever ser armazenada de forma a ser cobrada da parte contrria caso o processo seja ganho. y Este sistema deve estar integrado a um sistema de contas a pagar e o receber, cada custa gera uma conta pagar. Caso o processo seja ganho, ele gerar uma ou mais contas a receber, dependendo da negociao com a parte contrria.

DIAGRAMA DE CLASSE:

Desenvolva o Diagrama de Classes para um sistema para controle de processos jurdicos, de acordo com as seguintes informaes:
y O escritrio possui um cadastro de diversas pessoas que participaram de processos como clientes ou como partes contrrias. Uma pessoa pode ser tanto fsica como jurdica e pode ter sido cliente do escritrio em uma determinada poca e parte contrria em outra. y Existe uma grande quantidade de processos cadastrados, alguns concludos outros em andamento. Cada processo deve armazenar informaes como o nmero do processo, o tribunal e a vara em que ele tramita, o cliente ao qual o processo se refere, a parte contrria envolvida, a data de abertura do processo e sua possvel data de concluso. y Um processo deve tramitar em um determinado tribunal e em uma determinada vara, no entanto um tribunal pode julgar muitos processos e uma vara pode possuir diversos processos tramitando nela. Um tribunal pode possuir diversas varas, porm um processo julgado por um determinado tribunal s pode tramitar em um das varas pertencentes ao mesmo. O advogado pode achar necessrio emitir relatrios de todos os processos em andamento em um determinado tribunal e tramitando em uma determinada vara. y Cada processo possui no mnimo uma audincia e pode possuir diversas. Cada audincia relativa a um determinado processo. Para fins de histrico do processo, cada audincia deve ser registrada, devendo-se cadastrar a data e a recomendao do tribunal relativa a cada uma das audincias do processo. y Um processo pode gerar custos (despesas em Xerox, viagens, etc.). Cada custo deve ser armazenado de forma ser cobrado da parte contrria caso o processo seja ganho. O registro de um custo deve conter a data em que foi gerado, sua descrio e valor gasto.

DIAGRAMA DE SEQUNCIA: Desenvolva o Diagrama de Sequncia referente ao mdulo de consulta de um processo j registrado para um sistema para controle de processos jurdicos, levando em consideraes fatos anteriores e as seguintes afirmaes adicionais: y Para consultar um processo j existente, o funcionrio dever informar o nmero do processo na interface do sistema. Se existir alguma processo com um nmero igual ao informado, o sistema ir retornar as informaes referentes a ele. y No entanto, as informaes gerais de um processo se encontram na classe de mesmo nome, porm um processo possui um cliente e uma parte contrria, bem como tramita em um tribunal e uma vara e informaes como o nome do cliente ou do tribunal devem ser buscadas em objetos de outras classes. y Da mesma forma, um processo possui em geral muitas audincias e muitos custos e estas informaes tambm esto contidas em objetos de classes diferentes. O usurio poder, aps consultar um processo, visualizar a listagem de audincias ou custos do mesmo.

DIAGRAMA MQUINA DE ESTADOS Desenvolva o Diagrama de Mquina de Estados referente ao registro de um novo processo para um sistema para controle de processos jurdicos, enfocando um objeto da classe Processo.
y Para gerar um novo processo deve-se primeiramente identificar o cliente ao qual o processo se refere e em seguida a parte contrria do mesmo processo. y Aps isso necessrio identificar o tribunal onde o processo ser julgado, bem como a vara onde o mesmo tramitar. y Se j houver alguma audincia marcada, esta dever ser tambm registrada, bem como qualquer possvel custo j identificado.

DIAGRAMA ATIVIDADE Desenvolva um Diagrama de Atividades referente ao registro de um novo processo para um sistema para controle de processos jurdicos, ilustrando as etapas percorridas para realizar esta tarefa, de acordo com as seguintes informaes:
y Deve-se identificar o cliente relativo ao processo em questo e em seguida sua respectiva parte contrria. y Em seguida o usurio deve identificar o tribunal onde o processo ser julgado. Esta seleo forar a apresentao de todas as varas pertencentes ao tribunal selecionado. y O usurio dever ento selecionar uma vara a partir da listagem das varas do tribunal selecionado. y Pode ser necessrio registrar tambm as audincias do proce sso, se j houver alguma audincia marcada. y O mesmo ocorre com as custas, caso alguma custa, j possa ser identificada, esta deve ser tambm registrada.

Potrebbero piacerti anche