Sei sulla pagina 1di 13

Gravitao universal

INTRODUO Observando o cu e analisando o movimento do Sol, da Lua, dos outros planetas e das estrelas, temos a ntida impresso de que tudo se movimenta ao redor da Terra. Com base nessas "evidncias", a Humanidade aceitou, durante 2 000 anos aproximadamente, a teoria geocntrica, acreditando que a Terra fosse o centro do universo. Mas, graas aos trabalhos de Coprnico, Galileu, Kepler,, Newton e muitos outros, a teoria heliocntrica estabeleceu a "verdade" em relao ao sistema solar: a Terra, juntamente com os demais planetas, girar ao redor do Sol. LEIS DE KEPLER Lei das rbitas ( primeira lei de Kepler ) Todos os planetas do Sistema Solar, incluindo a Terra, giram em torno do Sol em rbitas elpticas, sendo que o Sol ocupa um dos focos da elipse.

O perilio corresponde ao ponto em que um planeta do Sistema Solar fica mais prximo do Sol. O aflio corresponde ao ponto de maior afastamento do planeta em relao ao Sol. O perilio da Terra ocorre no final de dezembro, quando a distncia entre ela e o sol chega a 147 milhes de quilmetros. No aflio, que se d no final do ms de junho, a distncia entre o nosso planeta e o Sol chega a 152 milhes de quilmetros. As rbitas dos planetas geralmente so elpticas; eventualmente podem ser circulares, caso em que as estrelas ocupa o centro da circunferncia. Lei das reas (segunda lei de Kepler) Um planeta em rbita em torno do Sol no se move com velocidade constante, mas de tal maneira que uma linha traada do planeta ao Sol varre reas iguais em intervalos de tempo iguais.

Lei dos Perodos ( terceira lei de Kepler ) "Os quadrados dos perodos de translao dos planetas em torno do Sol so proporcionais aos cubos dos raios mdios de suas rbitas."

OBSERVAO: A segunda lei prova que a velocidade de translao do planeta nas proximidades do Sol (perilio) maior do que em pontos mais afastados (aflio). As trs leis de Kepler so vlidas para quaisquer sistemas em que corpos gravitam em torno de um corpo central. Exemplos: planetas em torno de uma estrela, Lua em torno da Terra, satlites artificiais em torno da Terra. LEI DA GRAVITAO UNIVERSAL ( quarta lei de Newton ) Esta lei explica que os planetas so mantidos em rbita em torno do Sol devido a uma fora de atrao entre eles e essa estrela. "Matria atrai matria na razo direta do produto de suas massas e na razo inversa do quadrado da distncia entre elas." F ........ fora de atrao entre dois corpos de massa M e m. G ....... constante de gravitao universal = 6,67 x 10-11 N . m2 / kg2 d ....... distncia entre os corpos.

CAMPO GRAVITACIONAL Quando dois corpos de massas M e m se atraem, dizemos que cada um deles se encontra num campo de fora gerado pelo outro corpo, denominado campo gravitacional g. A intensidade do campo gravitacional gerado pelo corpo M ser calculado atravs de:

d ...... distncia que vai de um ponto considerado at o centro do corpo de massa M.

CORPOS EM RBITAS CIRCULARES Para que um satlite de massa m fique em rbita circular de raio d ao redor de um planeta de massa M necessrio que o satlite seja levado a uma regio que prevalea apenas o vcuo, possibilitando que atue unicamente a fora peso do satlite nessa regio (resultado da interao com o planeta). Sendo assim a fora peso a fora resultante no satlite, o qual, por ser sempre perpendicular velocidade, age como resultante centrpeta.

ANEXO:
Massa, raio, e campo gravitacional na superfcie do Sol, dos planetas do Sistema Solar e da Lua Astro Massa ( kg ) Raio ( m ) g ( m/s2 ) Sol 2,0 x 1030 7,0 x 108 274 Mercrio 3,3 x 1023 2,6 x 106 3,92 Vnus 4,8 x 1024 6,3 x 106 8,82 Terra 6,0 x 1024 6,4 x 106 9,80 Marte 6,4 x 1023 3,4 x 106 3,92 Jpiter 1,9 x 1027 7,2 x 107 26,5 Saturno 5,6 x 1026 6,0 x 107 11,8 Urano 8,6 x 1025 2,7 x 107 9,80 Netuno 1,0 x 1026 2,5 x 107 9,80 Pluto 6,0 x 1023 3,0 x 106 4,41 Lua 7,3 x 1022 1,7 x 106 1,67

Acstica
Som O ouvido ntegro pode ser sensibilizado por uma onda mecnica que se propaga num campo ondulatrio (meio material), como o ar, desde que essa onda apresente intensidade suficiente e sua freqncia encontre-se dentro de um certo intervalo subjetivo. estas sensibilizaes denominaremos por sensaes sonoras. Em geral, ao estudo da produo (fontes sonoras), propagao e fenmenos correlatos sofridos pela onda mecnica sonora ou audvel, denominase Acstica e, em particular, denominaremos por som toda onda mecnica nas condies acima especificadas (intensidade suficiente e freqncia limitada num certo intervalo). Se a freqncia da onda sonora pertence ao intervalo subjetivo (depende do observador), 16Hz -------- 20000 Hz, esse som audvel para o ser humano. Ultra-som e Infra-som Ondas longitudinais de freqncias superiores a 20 kHz, caracterizam sons inaudveis e denominam-se ultra-sons; e aquelas de freqncias inferiores a 16 Hz, tambm inaudveis, so ditas infra-sons.

Escala das Ondas Mecnicas

Freqncia Hz

Denominao

Mtodo de excitao Vibrao da gua em grandes reservatrios, batidas do corao.

Aplicao Prognstico do tempo, diagnstico de doenas do corao. Para comunicao e sinalizao, assim como para a medio de distncias. Deteo submarina por eco, limpeza e deteo de defeitos em peas e estruturas de construes, acelerao de

0,5 ---- 20

Infra-sons

Voz humana e dos animais, instrumentos 20 ---- 2.104 Sons Audveis musicais, apitos, sereias, alto-falantes ... 2.104---1010 Ultra-sons Emissores magnetostrictivos e piezoeltricos, apitos de Galton, tambm so excitados

reaes qumicas, por alguns animais e invesinsetos (morcegos, tigao em medicina, gribiologia e fsica los, gafanhotos etc.) molecular. 1011 .... Hipersons Vibraes trmicas das molculas Em investigaes cientficas.

Como citamos na tabela acima, os ultra-sons de altas potencias podem ser produzidos por emissores piezeltricos (quartzo vibrante) e encontram larga aplicao nos sonares. Em Qumica, os ultra-sons provocam oxidaes e despolimerizaes; em Fsico-Qumica, fazem cessar estados de equilbrio instveis (superfuso, supersaturao) e impressionam a chapa fotogrfica. Em Fsica, provocam a coagulao dos aerossis, determinam nos lquidos o fenmeno de cavitao, excitam a luminescncia de certos lquidos. Em Biologia, determinam a segmentao dos microrganismos e, por vezes, sua destruio (aplicao a esterilizao do leite). Sons Musicais e Rudos Quanto ao efeito sobre o ouvido, os sons so classificados em sons musicais e rudos. Subjetivamente esta classificao deixa muito a desejar, pois h quem (muito propriamente) considere o rock'n rol um rudo e outros (mais desprovidos de sensibilidade) um som musical.

Fisicamente, entende-se por som musical ao resultado da superposio de ondas sonoras peridicas ou aproximadamente peridicas; rudos correspondem a ondas sonoras no-peridicas e breves, que mudam imprevisivelmente de caractersticas. O som musical pode ser simples, quando corresponde a uma nica onda harmnica e composto quando compe-se de duas ou mais ondas harmnicas.

Superposio de 3 sons musicais simples (l3,l4 e l5) resultando num som composto.
Fontes Sonoras todo e qualquer dispositivo capaz de produzir ondas sonoras num meio material elstico (campo ondulatrio); citaremos alguns de destaque em Acstica: a) cordas vibrantes violo violino piano cordas vocais etc. b) tubos sonoros rgo - flauta clarineta obo etc. c) membranas e placas vibrantes: tambor cmbalos etc. d) hastes vibrantes: diapaso triangulo etc. Qualidades Fisiolgicas do Som Os sons simples distinguem-se uns dos outros por duas caractersticas, a saber, INTENSIDADE e ALTURA; os sons compostos, alm daquelas, diferenciam-se pelo TIMBRE. A intensidade fisiolgica do som esta ligada amplitude das vibraes (e, portanto energia transportada pela onda sonora); a qualidade pela qual um som forte (grande amplitude muita energia) se distingue de um som fraco (pequena amplitude pouca energia).

Apesar de variarem num mesmo sentido, preciso no confundir intensidade fisiolgica (ou intensidade auditiva ou ainda nvel sonoro) com a intensidade fsica (ou intensidade sonora, quando se trata de onda sonora) da onda que uma grandeza fsica associada ao fenmeno vibratrio. Vamos detalhar isso um pouco mais. Vale lembrar que, durante a propagao das ondas tem lugar um transporte de energia, no entanto, as partculas do meio no se deslocam no sentido da propagao das ondas, limitando-se a realizar movimentos oscilatrios nas proximidades da posio de equilbrio (quando a amplitude das ondas pequena e o meio em que se propagam no viscoso). A grandeza que numericamente igual energia mdia transportada pela onda, por unidade de tempo, atravs de uma unidade de rea da superfcie da onda denominada intensidade fsica da onda. Essa intensidade medida em W/m2. A intensidade das ondas acsticas denominada intensidade fsica do som ou, simplesmente, intensidade sonora. Durante a propagao das ondas mecnicas, a velocidade e a acelerao das partculas do meio variam de acordo com a mesmo tipo da lei do deslocamento (espao, elongao), ou seja, uma lei harmnica. Quando a 'amplitude' do deslocamento (elongao mxima) das partculas durante a propagao de uma onda harmnica plana de pulsao w apresenta o valor a,

a 'amplitude' mxima da velocidade da oscilao ter o valor a 'amplitude' mxima da acelerao da oscilao ter o valor e a intensidade fsica da onda ser dada por

vmx. = w.a gmx.= w2.a I = (1/2).V.r.w2.a2

onde r a massa especfica do meio onde a onda se propaga, V a velocidade de propagao. Como w = 2.p.f e, uma vez que r e V so caractersticas do meio elstico, supondo-o homogneo e temperatura constante podemos escrever: I = k.f2.a2 --- para uma dada freqncia, a intensidade fsica diretamente proporcional ao quadrado da amplitude; --- para uma dada amplitude, a intensidade fsica diretamente proporcional ao quadrado da freqncia (e isso explica claramente a alta energia transportada por um ultra-som). O nvel de variao da intensidade fisiolgica (DS) cuja unidade o bell (b) e a intensidade fsica (I) cuja unidade o W/m2 relacionam-se mediante uma lei experimental ou lei de Weber-Fechner: A variao da intensidade fisiolgica (DS), na zona central do campo de audibilidade proporcional variao dos logaritmos das intensidades fsicas correspondentes. Assim, seja So uma intensidade fisiolgica de referncia e Io a correspondente intensidade fsica. Se S outra intensidade fisiolgica qualquer e I a intensidade fsica correspondente, a lei de WeberFechner permite escrever: adotando-se So ==> Io e tomando-se S ==> I vem S - So = log(I/Io), em bell (b). Exemplo: Numa conversao fraca (conversa baixa), seja I1 = 10 mW/cm2 a intensidade fsica recebida por um ouvinte. Calcular qual ser a variao da intensidade auditiva percebida pelo ouvinte, quando a intensidade da onda sonora da conversao aumentar para I2 = 100 mW/cm2. Soluo: I1 = 10 mW/cm2 ==> S1 e I2 = 100 mW/cm2 ==> S2 , pergunta-se o valor de DS = S2 S1 ; pomos DS = log10(I2/I1) = log10(100/10) = log1010 = 1 bell Comumente, em vez de usarmos o bell como nvel de variao de intensidade auditiva, usa-se o decibel, de modo que, podemos por: DS = S2 - S1 = 10.log10(I2/I1) (db) Por conveno internacional, definiu-se So= 0, para Io = 10-12 W/m2 como sendo a intensidade auditiva de referncia, relativa a um som simples de freqncia 1000 Hz. Essa intensidade corresponde ao limiar de audio.

A intensidade do som captada pelo ouvido corresponde sensao do que se denomina popularmente de volume do som. Quando o som tem uma determinada intensidade mnima, o ouvido humano no capta o som. Essa intensidade mnima denominada nvel mnimo de audio, ou como colocamos acima, limiar de audio e esse mnimo difere segundo a freqncia dos sons. Quando a intensidade elevada, o som provoca uma sensao dolorosa. A intensidade mnima a que um som ainda provoca sensao dolorosa tem o nome de limiar da sensao dolorosa. A intensidade auditiva tambm pode ser referida em fons e, para tanto, basta que se fixe as seguintes referncias: freqncia de 1000 Hz; intensidade fsica de 10-12 W/m2 ==> So = 0 fon. Com essas convenes a lei de Weber-Fechner torna-se: S (em fons) = 10.log10 (I/10-12), com I em W/m2 . Exemplo: Sabendo-se que uma onda sonora apresenta intensidade fsica de 1 W/m2 dizer, em fons, a intensidade auditiva percebida por um observador. Soluo: So = 0 ==> 10-12 W/m2 S = ? ==> 1 W/m2 S = 10.log10(1/10-12) = 10.log101012 = 120 fons Notas: a) No ar, o som se propaga, normalmente, sob a forma de ondas esfricas, valendo: I1/I2 = d22/d12 , ou em palavras: a intensidade fsica da onda diminui com o quadrado da distncia fonte. b) No ar, o som se propaga, normalmente, sob a forma de ondas esfricas, valendo: a1/a2 = d2/d1 , ou em palavras: a amplitude de vibrao das partculas do meio diminui com a distncia da partcula considerada fonte. A altura do som est ligada unicamente sua freqncia; a qualidade pela qual um som grave (som baixo --- freqncia baixa) se distingue de um som agudo (som alto --- freqncia alta).

fcil perceber que essa caracterstica do som depende to somente da freqncia; sabe-se, por exemplo, que encurtando-se uma lamina elstica (gilete presa no bordo da mesa), aumenta-se a freqncia de suas vibraes e, correlativamente, constata-se que o som emitido se torna mais e mais agudo.

O quociente das freqncias de dois sons, define um intervalo sonoro (i), em particular, se i = 2, ou seja, f2/f1 = 2, teremos um intervalo de uma oitava a freqncia do som mais agudo o dobro da freqncia do outro. A definio dos diversos intervalos musicais levam ao estabelecimento de uma ESCALA MUSICAL. Em msica, usam-se apenas determinados sons, de freqncias convencionais e que se denominam notas musicais. Denomina-se gama ao conjunto das notas musicais pertencentes ao intervalo de uma oitava.

Gama natural de Zarlino


Intervalos fundamentais:

d1

r1 mi1 f1 sol1 l1 si1 d2

1) tom maior = 9/8 ... (f2/f1 = 9/8) 2) tom menor = 10/9 ... (f2/f1 = 10/9) 3) semi-tom = 16/15 ... (f2/f1 = 16/15)

Relao com a tnica (d1): 1 9/8 5/4 4/3 3/25/315/8 2 Notas Intervalos relativos Relao entre notas d1 9/8 24 27 r1 10/9 30 mi1 16/15 32 f1 9/8 36 sol1 10/9 40 l1 9/8 45 si1 16/15 48 d2

A fim de que os diversos instrumentos musicais possam dar as mesmas notas,foi necessrio fixar a altura absoluta de uma certa nota, isto , sua freqncia. Um congresso internacional fixou: freqncia do l3 = 435 Hz Em musica, utilizam-se nove oitavas, cada uma delas sendo caracterizada por um ndice compreendido entre -1 e +9 (no se usa o ndice zero): -1__1__2__3__4__5__6__7__8__9. Cada nota de uma certa oitava (por exemplo r4) tem freqncia igual ao dobro da nota correspondente da escala anterior (no caso, r3 ) assim, no exemplo: fr4 = 2.fr3 . Exemplo: Conhecida a freqncia do l3 = 435 Hz, determinar a freqncia do si-1. Soluo: Inicialmente deve-se determinar a freqncia do l-1(que pertence mesma gama do si1):

Os limites extremos da voz humana so cerca de 60 e 550 Hz para o homem e 110 e 1300 Hz para a mulher. Imagine a 'incompatibilidade auditiva' que deve existir entre um casal cujo homem fala na base dos 60 Hz e a mulher na base dos 1300 Hz! [Nota: Nos E.U.A. h casos de divrcios baseados em incompatibilidade auditiva.] O timbre depende dos harmnicos associados ao som fundamental no caso dos sons musicais ou das ondas que se superpem, no caso dos sons compostos em geral. No caso dos sons musicais, a qualidade que permite distinguir dois sons de mesma altura emitidos por fontes sonoras diferentes; uma flauta e um violino, por exemplo, ambos emitindo, digamos, o d3. o nmero (quantidade) e as intensidades dos harmnicos (que sempre existem ao se tocar um instrumento musical) que acompanham o som fundamental que do ao som musical essa caracterstica (enfeite) particular.

Abaixo, esquerda, ilustramos a forma de onda denominada dente de serra. O som correspondente produzido partir do som fundamental de freqncia f ao qual se superpem os sons de freqncias 2f, 3f, 4f, ..., respectivamente, com amplitudes 1/2, 1/3, 1/4, ... Mediante softwares geradores de grficos de funes, tal curva pode ser posta assim: f(t)=sin(2p440t)+sin(2p880t)/2+sin(2p1320t)/3+sin(2p1760t)/4+.... Nesse exemplo, a freqncia fundamental a de 440 Hz. Fazendo 2p440t = x, 2p880t = 2x, etc. a funo ser: y = f(x) = sinx + (sin2x)/2 + (sin3x)/3 + (sin4x)/4 + ...

Acima, direita, ilustramos a forma de onda denominada onda quadrada. O som correspondente produzido partir do som fundamental de freqncia f ao qual se superpem os sons de

freqncias 3f, 5f, 7f, ..., respectivamente, com amplitudes 1/3, 1/5, 1/7, ... Mediante softwares geradores de grficos de funes (Equation Grapher), tal curva pode ser posta assim: f(t)=sin(2p440t)+sin(2p1320t)/3+sin(2p2200t)/5+sin(2p3080t)/7+... Nesse exemplo, a freqncia fundamental a de 440 Hz. Fazendo 2p440t = x, 2p1320t = 3x, etc. a funo ser: y = f(x) = sin(x) + sin(3x)/3 + sin(5x)/5 + sin(7x)/7 + .. ...

Centro educacional Tancredo neves Aluno Leandro santos de Jesus Janecl oliveira santos Professor: Rafael

Trabalho De Fsica

Potrebbero piacerti anche