Sei sulla pagina 1di 9

Aliana no Casamento

Textos do Antigo Testamento

Gnesis 2: 21 Ento, o SENHOR Deus fez cair pesado sono sobre o homem, e este adormeceu; tomou uma das suas costelas e fechou o lugar com carne. 22 E a costela que o SENHOR Deus tomara ao homem, transformou-a numa mulher e lha trouxe. 23 E disse o homem: Esta, afinal, osso dos meus ossos e carne da minha carne; chamar-se- varoa, porquanto do varo foi tomada. 24 Por isso, deixa o homem pai e me e se une sua mulher, tornando-se os dois uma s carne. PONTOS IMPORTANTES: Ado falou pelo Esprito Santo, expressando o pensamento de Deus; Um homem, para cada mulher, e, no caso de Ado, sem chance de nova relao; Unir = colar, no devendo mais ser desunido. Homem e mulher se tornam uma s carne atravs do casamento.

xodo 20.14 No adulterars. PONTOS IMPORTANTES: O adultrio era proibido pela Lei de Deus; A fidelidade no casamento era algo muito srio para Deus.

Deuteronmio 22: 22 Se um homem for achado deitado com uma mulher que tem marido, ento, ambos morrero, o homem que se deitou com a mulher e a mulher; assim, eliminars o mal de Israel. 23 Se houver moa virgem, desposada, e um homem a achar na cidade e se deitar com ela, 24 ento, trareis ambos porta daquela cidade e os apedrejareis at que morram; a moa, porque no gritou na cidade, e o homem, porque humilhou a mulher do seu prximo; assim, eliminars o mal do meio de ti. PONTOS IMPORTANTES:

O adultrio era punido com muito rigor, com a morte dos adlteros; Para essa punio de morte ser aplicada os adlteros deveriam ser pegos em flagrante delito; Lv 20.10 tambm afirma a morte dos adlteros, mas sem referir-se ao fragrante delito. Porm, esse assunto normalizado por Dt 22.22. Davi adulterou com Bete-Seba, mas no foi condenado a morrer, mas foi severamente punido por Deus (2Sm 12.9-13; 1Re 15.5); Jos, supondo que Maria tivesse adulterado, pois estava desposado com ela, para no infam-la (expor sua infmia publicamente e sujeit-la morte por apedrejamento), resolveu deix-la (apoluo = despedir, repudiar, divorciar) secretamente;

Deuteronmio 24: 1 Se um homem tomar uma mulher e se casar com ela, e se ela no for agradvel aos seus olhos, por ter ele achado coisa indecente nela, e se ele lhe lavrar um termo de divrcio, e lho der na mo, e a despedir de casa; 2 e se ela, saindo da sua casa, for e se casar com outro homem; 3 e se este a aborrecer, e lhe lavrar termo de divrcio, e lho der na mo, e a despedir da sua casa ou se este ltimo homem, que a tomou para si por mulher, vier a morrer, 4 ento, seu primeiro marido, que a despediu, no poder tornar a despos-la para que seja sua mulher, depois que foi contaminada, pois abominao perante o SENHOR; assim, no fars pecar a terra que o SENHOR, teu Deus, te d por herana. PONTOS IMPORTANTES:

Coisa indecente = ervah = nudez, vergonha. Ex.: Mostrar suas vergonhas, ou seja, sua nudez; O texto de Lv 18.6-19, ao tratar de relaes sexuais ilcitas, em todos os versculos usa o termo descobrir a nudez, ou descobrir as vergonhas (ervah) para referir-se ao ilcito sexual; O texto de Dt 23.13-14 usa o termo ervah para as fezes deixadas ao relento, sem serem enterradas; Coisa indecente, portanto, significa algo vergonhoso ligado nudez corporal. O homem encontrou alguma indecncia em sua esposa, algo sujo, vergonhoso, inconveniente e embaraoso. No texto em estudo, o primeiro marido, o que despediu a mulher, no poderia despos-la novamente, porque foi contaminada quando ela se casou novamente. Independente do motivo pelo qual a despediu anteriormente, isto seria uma abominao ao Senhor. Jeremias 3: 1 Se um homem repudiar sua mulher, e ela o deixar e tomar outro marido, porventura, aquele tornar a ela? No se poluiria com isso de todo aquela terra? Ora, tu te prostituste com muitos amantes; mas, ainda assim, torna para mim, diz o SENHOR ... 8 Quando, por causa de tudo isto, por ter cometido adultrio, eu despedi a prfida Israel e lhe dei carta de divrcio, vi que a falsa Jud, sua irm, no temeu; mas ela mesma se foi e se deu prostituio. 9 Sucedeu que, pelo ruidoso da sua prostituio, poluiu ela a terra; porque adulterou, adorando pedras e rvores. 10 Apesar de tudo isso, no voltou de todo o corao para mim a sua falsa irm Jud, mas fingidamente, diz o SENHOR. PONTOS IMPORTANTES:

Aqui temos uma situao figurativa, sendo Israel e Jud figuras de esposas e Deus sendo o marido; O motivo do divrcio aqui fica bem claro: o pecado de adultrio e a prostituio (zanah = fornicao). Portanto, certamente, a fornicao faz parte da coisa indecente de Dt 24.1. Malaquias 2: 13 Ainda fazeis isto: cobris o altar do SENHOR de lgrimas, de choro e de gemidos, de sorte que ele j no olha para a oferta, nem a aceita com prazer da vossa mo. 14 E perguntais: Por qu? Porque o SENHOR foi testemunha da aliana entre ti e a mulher da tua mocidade, com a qual tu foste desleal, sendo ela a tua companheira e a mulher da tua aliana. 15 No fez o SENHOR um, mesmo que havendo nele um pouco de esprito? E por que somente um? Ele buscava a descendncia que prometera. Portanto, cuidai de vs mesmos, e ningum seja infiel para com a mulher da sua mocidade. 16 Porque o SENHOR, Deus de Israel, diz que odeia o divrcio e tambm aquele que cobre de violncia as suas vestes, diz o SENHOR dos Exrcitos; portanto, cuidai de vs mesmos e no sejais infiis. PONTOS IMPORTANTES:

Falando a respeito do dever de lealdade com a mulher da mocidade, o profeta lembra que Deus fez um do homem e da mulher (uma s carne Gn 2.24) buscando uma descendncia piedosa; Deus odeia o divrcio (repdio) e esse tambm deve ser o nosso sentimento.

Ensino de Jesus sobre o Divrcio e o Novo Casamento


Mateus 5: 27 Ouvistes que foi dito: No adulterars. 28 Eu, porm, vos digo: qualquer que olhar para uma mulher com inteno impura, no corao, j adulterou com ela. 29 Se o teu olho direito te faz tropear, arranca-o e lana-o de ti; pois te convm que se perca um dos teus membros, e no seja todo o teu corpo lanado no inferno. 30 E, se a tua mo direita te faz tropear, corta-a e lana-a de ti; pois te convm que se perca um dos teus membros, e no v todo o teu corpo para o inferno. 31 Tambm foi dito: Aquele que repudiar sua mulher, d-lhe carta de divrcio. 32 Eu, porm, vos digo: qualquer que repudiar sua mulher, exceto em caso de relaes sexuais ilcitas, a expe a tornar-se adltera; e aquele que casar com a repudiada comete adultrio. Mateus 19: 3 Vieram a ele alguns fariseus e o experimentavam, perguntando: lcito ao marido repudiar a sua mulher por qualquer motivo? 4 Ento, respondeu ele: No tendes lido que o Criador, desde o princpio, os fez homem e mulher 5 e que disse: Por esta causa deixar o homem pai e me e se unir a sua mulher, tornando-se os dois uma s carne? 6 De modo que j no so mais dois, porm uma s carne. Portanto, o que Deus ajuntou no o separe o homem. 7 Replicaram-lhe: Por que mandou, ento, Moiss dar carta de divrcio e repudiar? 8 Respondeu-lhes Jesus: Por causa da dureza do vosso corao que Moiss vos permitiu repudiar vossa mulher; entretanto, no foi assim desde o princpio. 9 Eu, porm, vos digo: quem repudiar sua mulher, no sendo por causa de relaes sexuais ilcitas, e casar com outra comete adultrio e o que casar com a repudiada comete adultrio. 10 Disseram-lhe os discpulos: Se essa a condio do homem relativamente sua mulher, no convm casar. 11 Jesus, porm, lhes respondeu: Nem todos so aptos para receber este conceito, mas apenas aqueles a quem dado. 12 Porque h eunucos de nascena; h outros a quem os homens fizeram tais; e h outros que a si mesmos se fizeram eunucos, por causa do reino dos cus. Quem apto para o admitir admita. Marcos 10: 2 E, aproximando-se alguns fariseus, o experimentaram, perguntando-lhe: lcito ao marido repudiar sua mulher? 3 Ele lhes respondeu: Que vos ordenou Moiss? 4 Tornaram eles: Moiss permitiu lavrar carta de divrcio e repudiar. 5 Mas Jesus lhes disse: Por causa da dureza do vosso corao, ele vos deixou escrito esse mandamento; 6 porm, desde o princpio da criao, Deus os fez homem e mulher. 7 Por isso, deixar o homem a seu pai e me e unir-se- a sua mulher, 8 e, com sua mulher, sero os dois uma s carne. De modo que j no so dois, mas uma s carne. 9 Portanto, o que Deus ajuntou no separe o homem. 10 Em casa, voltaram os discpulos a interrog-lo sobre este assunto. 11 E ele lhes disse: Quem repudiar sua mulher e casar com outra comete adultrio contra aquela. 12 E, se ela repudiar seu marido e casar com outro, comete adultrio.

Lucas 16: 18 Quem repudiar sua mulher e casar com outra comete adultrio; e aquele que casa com a mulher repudiada pelo marido tambm comete adultrio. CONSIDERAES:

Mateus, Marcos e Lucas so os chamados Evangelhos Sinpticos (syn = junto e opsis = ver). Portanto, devem ser vistos em conjunto. Um evangelho completa a informao do outro. Por exemplo, se nos fixarmos somente em Mateus, o trecho de Mt 19.9-12 parece ser falado por Jesus para os fariseus. Porm, o evangelho de Marcos nos mostra que essas palavras de Cristo foram proferidas somente para os discpulos, em casa (Mc 10.10-12). Assim, o Evangelho de Marcos completa o de Mateus; Os Evangelhos de Mateus e Lucas falam somente do repdio por parte do homem. No entanto, o Evangelho de Marcos nos fala tambm do repdio por parte da mulher. Assim, podemos concluir que tudo que se aplica ao homem, se aplica indistintamente mulher, considerao esta muito importante ao estudarmos o assunto de divrcio e novo casamento luz da Nova Aliana.

Porm, sem sombra de dvida, os ensinos mais completos que tratam sobre o tema do divrcio e do novo casamento so encontrados no Evangelho de Mateus, visto em duas seces distintas: Mt 5.27-32 e Mt 19.3-12. Em Mt 5.27-32, no contexto do Sermo do Monte, Jesus est tratando com os discpulos sobre o conceito de adultrio, afirmando que apenas um olhar com inteno impura, diante de Deus, j caracterizado como adultrio. Ento, no versculo 32, interpreta o texto de Dt 24.1-4: i. Se um homem repudia sua mulher, sem ser por causa de fornicao, pode lev-la a se tornar adltera caso venha a se casar de novo. Note que Dt 24.4 afirma que a mulher repudiada se contamina ao se casar de novo. Sendo por causa de formicao, claro, ela j seria adltera; Aquele que se casar com a repudiada tambm comete adultrio;

ii.

iii. luz do Evangelho de Marcos, sabemos que podemos aplicar as mesma concluses no caso de uma mulher repudiar seu marido;

Fornicao (porneia): um termo geral que designa todo pecado de natureza sexual. Envolve sexo entre solteiros, adultrio, homossexualismo, lesbianismo, bestialidade (sexo com animais). Muitos consideram o termo porneia restrito relao sexual antes do casamento, mas isso no tem sustentao bblica. Fornicao parece ser esse o significado de coisa vergonhosa de Dt 24.1 interpretado por Jesus. A nica razo lcita para justificar o repdio por parte de um cnjuge seria a prtica de fornicao pelo outro. Essa interpretao coerente com o texto de Jr 3.8-10. Note-se que adultrio (moicheia) est includo em fornicao (porneia). Isso pode tambm ser visto no texto abaixo: Apocalipse 2: 20 Tenho, porm, contra ti o tolerares que essa mulher, Jezabel, que a si mesma se declara profetisa, no somente ensine, mas ainda seduza os meus servos a praticarem a prostituio (porneia) e a comerem coisas sacrificadas aos dolos. 21 Dei-lhe tempo para que se arrependesse; ela, todavia, no quer arrepender-se da sua prostituio (porneia). 22 Eis que a prostro de cama, bem como em grande tribulao os que com ela adulteram (moicheia), caso no se arrependam das obras que ela incita. Aqui se diz que cometem fornicao os que com Jezabel cometem adultrio. Vemos, pois, que adultrio fornicao.

O objetivo central do texto de Mt 5.27-31 condenar o repdio e os conseqentes pecados de adultrio. Mesmo no caso de haver fornicao, no nos manda repudiar, apenas concede. Para ns, cristos, h outra soluo muito melhor: podemos perdoar se h arrependimento da parte do ofensor. Esse o caminho que encontramos em toda a Escritura (Jr 3.1-14; Os 2.7; Mt 18.15-18). O divrcio s se justifica no caso onde o pecado de fornicao persiste sem arrependimento. A passagem de Mt 19.3-12 a principal passagem de ensino de Jesus a respeito de divrcio e novo casamento. Comea com uma conversa com os fariseus que vai at o versculo 8. Depois, em casa (como mostra o texto de Marcos) responde a perguntas feitas pelos discpulos. Para ver se pegavam Jesus em alguma armadilha para depois terem como acus-lo, os fariseus perguntam-lhe se seria lcito a um homem repudiar sua mulher por qualquer motivo. Note-se que Joo Batista

foi preso e depois morto porque tinha acusado de ilcito o casamento de Herodes com a mulher de seu irmo (Mc 6.17-19). Jesus, sabiamente, no entrou na armadilha, respondendo a partir do princpio criacional de Deus ter feito um homem e uma mulher, cuja unio os tornava uma s carne. Concluiu magistralmente, afirmando que o Deus uniu, o homem no deveria separar.

No contentes, os fariseus apelaram para o texto de Dt 24.1-4, distorcendo-o ao afirmarem que Moiss havia mandado dar carta de divrcio e repudiar. Jesus ento corrige essa distoro afirmando que Moiss no mandou, mas permitiu dar carta de divrcio por causa da dureza do corao do homem, mas que essa no era a inteno original de Deus para com o casamento. Que sada maravilhosa! E aqui se encerrou a entrevista com os fariseus. Em casa (como aprendemos de Mc 10.10), Jesus aprofunda o ensino sobre divrcio e novo casamento: 9 Eu, porm, vos digo: quem repudiar sua mulher, no sendo por causa de relaes sexuais ilcitas, e casar com outra comete adultrio e o que casar com a repudiada comete adultrio. Vemos neste texto certa repetio do ensino sobre adultrio em Mt 5.32. Naquele texto, em analogia a Dt 24.4, Jesus foca sua ateno no adultrio da mulher repudiada ao se casar de novo. Aqui Jesus vai um passo alm, afirmando que recproca tambm verdadeira: o homem que repudiar sua mulher, a no ser por causa de fornicao, tambm comete adultrio se vier a se casar novamente. O adultrio acontece porque, aos olhos de Deus, eles ainda estariam casados. bom deixar claro que, no caso do divrcio se dar tendo como causa formicao de uma das partes, somente o cnjuge inocente tem liberao para se casar de novo sem cometer adultrio. A pessoa que causou o divrcio, como j vimos de Mt 5.32, estaria impedida para se casar de novo.

Como o divorcio era coisa corriqueira naqueles dias, pelo fato de coisa indecente em Dt 4.1 ser interpretado como praticamente qualquer coisa que o marido no gostasse em sua esposa, os discpulos de Jesus se assustaram com a severa restrio de Jesus sobre o divrcio, dizendo-lhe que seria melhor, ento, no se casar, ou seja, viver como um eunuco. Jesus respondeu que este conceito (logos, palavra) s poderiam receber aqueles a quem lhes fosse concedido e que alguns se fariam eunucos por causa do reino dos cus. Neste ponto bom que faamos uma comparao dos textos de Mt 5.31-32, Mt 19.9, Mc 10.11-12 e Lc 16.18. Enquanto que em Mt 5.31-32 Jesus refere-se a Dt 24.1 e pe o foco do pensamento na pessoa repudiada, no assim nos outros textos. Os textos de Mt 19.9, Mc 10.11-12 e Lc 16.18 do um passo alm, focando o possvel adultrio em quem toma a ao de repudiar, caso venha a se casar de novo. Isso fica mais claro em Marcos, onde tanto o homem, como a mulher so descritos como agentes do repdio. Mateus e Lucas, refletindo a cultura judaica, onde a mulher no podia tomar a deciso do repdio, colocam a mulher como sofrendo o repdio. Para a nossa cultura ocidental, o modo de Marcos tratar o assunto fica mais adequado. Se, nesse assunto de divrcio e novo casamento, nos detivermos somente no Evangelho de Lucas, podemos tirar concluses precipitadas porque o texto pode levar ao entendimento de um seqenciamento concatenado de aes: repdio de uma mulher por parte de um homem casamento deste homem com outra mulher casamento daquela mulher repudiada com outro homem. Esse raciocnio tem levado muitas pessoas, ao se deterem no trecho de Lc 16.18, a tirarem concluses equivocadas, pelo aparente impedimento total de um segundo casamento. Porm, o texto de Mc 10.11-12 nos ajuda a ver o ensino dado por Jesus de uma maneira mais clara. Jesus est falando de duas aes no concatenadas: a de um homem que repudia sua mulher e/ou a de uma mulher que repudia seu marido. Temos que ver em Mt19.9 e Lc16.18 tambm duas situaes distintas: um homem que repudia sua mulher e/ou uma mulher que repudiada pelo seu marido.

Os textos de Mc 10.11-12 e Lc 16.18 tratam da regra geral de Jesus quanto ao divrcio e ao novo casamento, que sua proibio. O motivo de no apresentarem a clusula exceptiva contida nos textos de Mt 5.31-32, Mt 19.9 se explica pelo fato desta estar implcita na cultura judaica. Ningum tinha dvida a esse respeito, pois o Antigo Testamento reprimia at mesmo com morte os adlteros. Os textos que estudamos acima deixam claro esta questo.

Lei 9.278/96 - art. 1:

reconhecida como entidade familiar a convivncia duradoura, pblica e contnua, de um homem e uma mulher, estabelecida com objetivo de constituio de famlia.

Comentrios de um jurista sobre a Lei 9.278/96: a) Unio Estvel como Entidade Familiar A Lei 9.278/96, estabelecendo os parmetros para que a unio possa ser entendida como entidade familiar, veio substanciar a legislao ento vigente, regulamentando a disposio constitucional. Para que a unio seja alada condio de entidade familiar, portanto, valorizada e em vrias situaes equiparada ao casamento, so exigidos o atendimento de quatro requisitos fundamentais: que a convivncia seja duradoura, seja pblica, seja contnua, e finalmente, que a unio tenha o objetivo de constituir famlia. A exigncia para que a convivncia seja duradoura tem a finalidade de no deixar dvida quanto aos relacionamentos eventuais, de curta durao e que no esto protegidos pela Lei. A falta de publicidade do relacionamento, por outro lado, conduz a convico de que se trata de aventura furtiva, em que ambos sabem no ter consistncia e que no pode, por conseqncia, ensejar uma esperana de compromisso. Mas, o relacionamento pblico, sem subterfgios indica pelo menos a inteno de um relacionamento mais srio. Este relacionamento tambm deve ser contnuo, caso contrrio no produzir os efeitos jurdicos da Lei. Os relacionamentos que tm certa durao e depois se desfazem, mais adiante retornam e novamente se desfazem, no oferecem segurana para que a Lei os posicione em condies de equiparao ao casamento. Ora, se o relacionamento j no tem consistncia no incio no possvel emprestar-lhe o valor s atribudo aos relacionamentos durveis. de especial importncia, e por isso mereceu referncia explicita, que a convivncia tenha como objetivo a constituio de famlia. Famlia no sentido legal no exige filhos, estes sero conseqncia, se advierem. A exigncia de que haja o objetivo de constituir famlia destina-se a excluir os relacionamentos ainda que embora duradouros, pblicos e contnuos, possam ser mantidos por pessoas em busca apenas do desfrute recproco, sem envolvimento moral de real profundidade. Este tipo de situao no tal raro como possa parecer. As vezes uma mulher mais velha resolve manter um romance com um jovem, sem ocultar da sociedade este relacionamento, contudo, sem que qualquer deles tenha a pretenso de formar uma famlia. Sempre fica embutido nessa relao, embora duradoura, que ambos se encontram livres para novos relacionamentos e que o elo sentimental pode ser rompido a qualquer momento. Da mesma forma existem relacionamentos de homens mais idosos que assumem uma postura pblica de envolvimento, com uma mulher jovem e bonita, mais com o fito de exibio e auto-afirmao que propriamente para admiti-la no seu ntimo como uma verdadeira companheira. A Lei, sabiamente, trouxe efetiva garantia e tranqilidade para os relacionamentos, que, no fundo, tenham todos os ingredientes para no futuro se converterem em casamento. Exclui, da mesma forma, quaisquer benefcios especiais para os relacionamentos desprovidos destas qualidades inerentes formao de uma slida base familiar. b) Converso da Unio Estvel em Casamento No havendo casamento no h uma famlia legtima no sentido legal. Embora a Constituio Federal j h muito tenha reconhecido a unio estvel entre pessoas de sexos diferentes como fato gerador de direitos e obrigaes, para efeito da proteo do Estado, persiste a idia de que a sociedade exige compromisso formal, cerimonioso e pblico para conferir legitimidade uma famlia. Constituio Federal - Art. 226: 3 para efeito da proteo do Estado, reconhecida a unio estvel entre o homem e a mulher como entidade familiar, devendo a lei facilitar sua converso em casamento. Com menos formalidades, e com muito mais objetividade, embora no esteja definitivamente regulamentada a forma processual, a Lei faculta aos companheiros a converso da unio estvel em casamento. Por certo que a Lei visa dar especial valor ao relacionamento sadio, advindo de uma unio estvel, mas no abandona o princpio de que o casamento deve ser o caminho ideal para a constituio da famlia.

Lei 9.278/96 - art. 8: Os conviventes podero, de comum acordo e a qualquer tempo, requerer a converso da unio estvel em casamento, por requerimento ao Oficial do Registro Civil da Circunscrio de seu domiclio.

1Corntios 7.1-40 Premissas:

a) Esse texto trata da regra geral relativa ao divrcio e novo casamento, sem referir-se clusula
exceptiva de Mt 5.32 e 19.9, semelhana de Mc 10.1-12, Lc 16.18 e Rm 7.1-4. Portanto, ao ser analisado, deve-se considerar o pano de fundo definido pelos textos de Mateus.

b) Paulo aqui procura normatizar os casos de pessoas que esto se convertendo no mundo gentio, em uma
localidade onde havia muita impureza e prostituio, o incio de uma grande perseguio que no favorecia o casamento e onde havia, debaixo da lei romana, diversas situaes de casamento:

conturberium (entre escravos, com permisso de seus donos pelo tempo que estes determinassem); usus (espcie de unio estvel, um casamento consensual reconhecido aps um ano de convivncia conjugal; coemptio in manum (em que um pai vendia sua filha ao seu futuro esposo); confrarreatio (onde havia uma cerimnia religiosa com a presena de sacerdotes, das famlias e de dez testemunhas, uma festa onde se comia um bolo comemorativo, o panis farreus da o nome confarretio, troca de votos entre os nubentes, o vestido da noiva com vu, o oferecimento de um anel no terceiro dedo da mo esquerda, um buqu de flores, ...). A cerimnia moderna de casamento segue este modelo.

c) No texto h vrios tipos de atores:

Casados (gameo): pessoas advindo das vrias formas de casamento apresentadas acima; No casados (agamos): i. ii. De 7.8 depreende-se que o termo agamos no inclui os vivos; De 7.34 depreende-se que o termo agamos no inclui as pessoas virgens;

iii. De 7.11 depreende-se que o termo agamos inclui os separados. O texto diz: se, porem se separar (chorizo = separar, divorciar), permanea agamos; Pode-se ento concluir que o termo agamos refere-se aos solteiros que nunca se casaram (mas que no so virgens) e aos separados (divorciados).

Virgens (parthenos): esse termo pode referir-se tanto a mulheres como a homens castos, que nunca tiveram relaes sexuais (ver Ap 14.4). Vivos (chera): literalmente, vivas, mas usado no sentido geral para ambos os sexos.

1. Aos casados - versos 10 a 16 Referindo-se ordenao do Senhor Jesus nos evangelhos, Paulo diz aos casados (nas diversas
situaes acima), que marido e a mulher no deveriam se separar e que, caso se separassem, deveriam ficar sem se casar (se tornassem agamos verso 11). Por causa o Reino de Deus, deveriam, ento, se tornar como eunucos (Mt 19.12).

Assim como em Mc 10.1-12, Lc 16.18, entendemos que este texto trata da regra geral dada por Jesus a respeito do casamento, podendo-se aplicar a ele a clusula exceptiva de Mt 5.32 e 19.9, ou seja, se a separao for motivada por fornicao de um dos cnjuges, a exigncia do cnjuge inocente no se casar no se aplicaria aqui;

Em nossa cultura, muitos podem chegar ajuntados, semelhante do casamento tipo usus. Se essa

relao for vista pela sociedade como uma unio duradoura, pblica, contnua, estabelecida com objetivo claro de constituio de famlia, deve ser reconhecida como casamento. Contudo, o casal deve ser orientado a se casar formalmente, para que tenham todas as prerrogativas legais e sociais de um casamento pleno.

Tambm h os que chegam com um segundo, ou terceiro casamento. Como fazer nesse caso? Muito

embora essa seja uma situao que no confere com o plano original de Deus com respeito ao casamento, a orientao de Paulo para que continuem casados, isto , para que o casamento no seja desfeito. O pecado de adultrio, se houver, deve ser confessado e o casal deve dar incio a uma nova vida em Cristo. De agora em diante, conhecendo a vontade de Deus, no deveria mais haver divrcio, pois Deus o detesta (Ml 2.16). O texto no se refere a pessoas desobedientes que, embora alertadas para no se casarem de novo, assim o fazem, praticando adultrio de forma deliberada. Normalmente, por causa de sua insistncia no pecado, tais pessoas so desligadas da comunho da igreja, conforme ensina Mt 18.15-18. Neste caso, para que a pessoa possa ser reintegrada no Corpo de Cristo, deve renunciar ao casamento inquo e voltar condio de eunuco por causa do Reino de Deus (Mt 19.12). Um texto paralelo nas Escrituras que pode nos ajudar a embasar essa forma de proceder Dt 22.23-27. Se uma moa desposada fosse abusada estando no campo, onde no havia quem a pudesse socorrer caso gritasse, seria inocentada. Porm, se estivesse na cidade, onde teria todas a condies de ser socorrida, receberia a punio plena de adultrio, ou seja, morte por apedrejamento, pois o pecado seria consciente e deliberado.

Nos versos 12 a 16 Paulo faz um parnteses para tratar de um caso particular do mundo gentio no

considerado nas instrues do Senhor Jesus nos evangelhos: o casamentos misto de crentes com incrdulos (12 Aos mais digo eu, no o Senhor: ...). No velho testamento, se um homem tivesse desposado uma mulher de entre os gentios, contaminava-se e deveria despedir essa mulher; e os filhos que tivessem nascido dessa unio eram considerados impuros (Ed 10.1-3). O ensino dado por Paulo aos corntios reverte esse quadro. O cnjuge crente no deveria de apartar do incrdulo se este consentisse em coabitar com ele, porque agora, na Nova Aliana, o cnjuge incrdulo santificado pelo cnjuge crente, e os filhos no so mais imundos, mas santos. Aleluia! Que grande salvao nos foi outorgada por Cristo.

No verso 15 nos apresentada outra situao que pode surgir, onde o incrdulo deseja se apartar.

Isso pode acontecer pelo simples fato de um dos cnjuges ter se convertido a Cristo e abandonado certas prticas pecaminosas. Se assim for, Paulo sugere que se deixe o incrdulo se apartar, pois o cnjuge crente no precisa ficar sob o jugo de ser o responsvel pela converso se seu parceiro. Contudo, como caracteriza o contexto, deve ficar sem se casar, a no ser que o cnjuge incrdulo se case de novo, ou parta para uma vida dissoluta, o que caracterizaria adultrio de sua parte, podendo-se ento aplicar a clusula exceptiva de Mt 5.32 e 19.9.

2. Aos no casados (agamos) versos 8-9, 27-28 Como vimos anteriormente, Paulo afirma no verso 10 que devem permanecer no casados (agamos)
aqueles que se separaram de seus cnjuges (a regra geral, sem considerar a clusula exceptiva de Mt 5.32 e 19.9). Podemos ento concluir que a liberao para o casamento dada para os no casados e vivos apresentada nos versculos 8 e 9 somente se aplicam aos para os aos solteiros que nunca se casaram (mas no so virgens) e aos divorciados para os quais se verifica a clusula exceptiva de Mt 5.32 e 19.9. aqueles que esto livres de mulher no pecam se se casarem. O termo livres vem de lusis = separao, dissoluo, concluindo-se que o texto se refere a pessoas que se liberaram de um casamento; claro que esto includos os que nunca se casaram. Porm, devido restrio dos versos 10 e 11, chega-se concluso que podem se casar, sem pecado, os vivos, os solteiros que nunca se casaram e os divorciados para os quais se verifica a clusula exceptiva de Mt 5.32 e 19.9.

Da mesma forma deve ser vista a liberao para casamento dada nos versculos 27 e 28, onde se diz que

3. Aos virgens versos 25-26, 28, 34-38


Coerente com o ensino geral do captulo, Paulo d seu parecer s pessoas virgens para que permanecessem virgens porque, assim, poderiam se dedicar melhor s coisas do Senhor para melhor agrad-Lo, no se distraindo com as obrigaes e cuidados do casamento. Contudo, esclarece que, se as pessoas virgens resolvessem se casar, no pecariam. Talvez houvesse algum conceito do mundo religioso gentio segundo o qual, para servir aos seus deuses, algumas pessoas faziam voto de celibato. A Maioria das tradues, nos versos 36-38 fala de filha virgem. Porm, o texto grego fala apenas de sua virgem. A melhor interpretao serie sua virgindade, referindo-se condio de alguns crentes. Darby, em seu comentrio de 1 Corntios, diz assim:

Note-se que no se trata nesta passagem da filha do cristo, mas do prprio estado pessoal deste. Se o homem permanece firme e tem poder sobre a sua prpria vontade, est no melhor caminho. Se se casa, faz bem; se no se casa, faz melhor ainda. E o mesmo se d com a mulher.

4. Aos vivos versos 8; 39-40


Aos vivos no h impedimento que se casem de novo, contanto que seja no Senhor (com cristos).

Potrebbero piacerti anche