Sei sulla pagina 1di 3

O brasileiro que revoluciona os games Andr Julio O curitibano Alex Kipman, um dos crebros a servio de Bill Gates, cria

jogos comandados pelos movimentos do corpo

REAL E VIRTUAL Alex Kipman diante da tela que mostra o seu corpo escaneado e pronto para entrar no jogo Alex Kipman comea a trabalhar por volta das sete da manh em sua sala na sede da Microsoft, em Seattle (EUA). Normalmente, no volta para sua casa e sua mulher antes da meia-noite. Ele narra essa rotina, aparentemente estressante, com a mesma serenidade de algum que descreve um programa prazeroso de final de semana. Eu venho para a Disneylndia todos os dias. No me considero um workaholic porque meu trabalho uma diverso, afirma, por telefone, ISTO. O curitibano de 31 anos vive h mais de uma dcada nos EUA e , desde 2005, diretor de incubao para o Xbox, o videogame da empresa de Bill Gates ele mesmo, o bilionrio criador do sistema operacional Windows. Kipman o responsvel pelo desenvolvimento de uma tecnologia que promete transformar a maneira como interagimos no s com os games, mas com todo o entretenimento eletrnico, da tev ao cinema. Trata-se do Kinect para Xbox, ferramenta que permite que qualquer pessoa acione comandos na tela apenas a partir de seus movimentos, sem usar controles ou joy sticks. uma tecnologia supercomplexa do ponto de vista tcnico. Para quem a consome, no entanto, muito simples e divertida, diz Kipman. O Kinect produto do Projeto Natal uma homenagem capital do Rio Grande do Norte, onde o curitibano passou frias memorveis com a famlia na infncia. O equipamento escaneia o corpo da pessoa e registra sua voz. Depois, todos os movimentos e palavras so usados para interagir com o que se passa na tela (leia quadro).

Funcionrio desde 2001 de Bill Gates, a quem define como seu heri, Alex filho do embaixador do Brasil no Haiti, Igor Kipman. A paixo pelos games comeou aos cinco anos, quando ganhou um Atari 2600 um clssico, lembra. Aos 10 anos, comeou a programar. Passou seu ltimo ano de escola em Miami, depois de ter alternado os anteriores entre Roma e Curitiba. Seus pais foram ento para a Repblica Dominicana, mas ele ficou nos EUA para cursar engenharia de software no Instituto de Tecnologia de Rochester. Sou a ovelha negra, diz. Enquanto meus pais e meus irmos (um mais velho e uma caula) rumaram para o servio pblico, eu sempre fui alucinado por matemtica, cincia e programao. Quando o Xbox foi lanado, em 2005, Kipman j havia trabalhado em reas da Microsoft que nada tm a ver com games. E foi a que ele lembrou da razo de estar ali. Candidatou-se de pronto para trabalhar no projeto. Mais do que criar uma tecnologia, no entanto, o brasileiro pretende fazer uma verdadeira revoluo. Estamos na transio de um mundo velho para outro totalmente novo, diz. No primeiro, voc tem de aprender a lngua da mquina: apertar um boto, inserir um disco. No segundo, a mquina que aprende a lngua do humano. Hoje, voc precisa aprender a lngua da mquina para interagir com ela. Em breve, ela aprender a nossa Alex Kipman, engenheiro Suas palavras no so mera futurologia. Basta procurar por vdeos com as palavras Kinect Xbox no Google para se ter uma boa ideia do que a nova tecnologia. Uma famlia est na sala de casa. A filha dirige um carro de corrida virtual apenas mexendo os braos e o tronco. Ela estaciona para a troca de um pneu. O pai se levanta do sof, leva uma ferramenta virtual at a roda, retira a usada, pe uma nova e a fixa com firmeza. Tudo isso apenas mimetizando os movimentos que faria caso estivesse realmente naquela situao. Kipman explica que o Kinect reconhece at 16 pessoas num mesmo jogo. Mas, para tornar a jogabilidade melhor e levando em conta o tamanho mdio de uma sala de estar, s duas jogam simultaneamente. Os sensores tambm reconhecem objetos, como um skate, por exemplo, que pode ser usado dentro do game. A experincia, porm, vai alm. Em pouco tempo, voc poder virar o protagonista de um filme, diz. Tudo isso se aplica tambm televiso. Por isso a Microsoft firmou um acordo com a emissora americana ESPN, especializada em esportes, para que os telespectadores interajam com a programao. Voc vai entrar na sala com a sua camisa da seleo e a mquina vai reconhecer que chegou um torcedor brasileiro. A voc poder interagir com outros sujeitos de camisa amarela ao redor do mundo, exemplifica.

ATRAO Kipman na tela do game Kinect Adventures, um dos primeiros a chegar s lojas Os primeiros resultados dessa fuso de artes, como Kipman define a convergncia de games, vdeo, udio e interatividade, podero ser vivenciadas a partir do dia 4 de novembro, data de lanamento do Kinect para Xbox nos EUA. O brasileiro no sabe dizer quando a tecnologia chegar s lojas no resto do mundo, mas garante que at o Natal poderemos ter acesso a ela por aqui. S a, ento, suas mais de 15 horas dirias de trabalho tero valido a pena. Sempre digo para o meu time de desenvolvedores que para mudar o mundo preciso dedicao. por isso que so poucos que conseguem. Que seja um brasileiro, ento, a entrar nesse seleto grupo. Fonte: Isto, 14 jul. 2010. Disponvel em: <http://www.istoe.com.br>. Acesso em: 2 ago. 2010.

Potrebbero piacerti anche