Sei sulla pagina 1di 4

A anlise do tema exige algumas reflexes preliminares, uma vez que se faz necessrio conceituar e delimitar o campo de abrangncia

da Sociologia e do Direito, para som ente depois relacion-los. A dificuldade dessa empreitada avulta-se ante as vrias a cepes que envolvem as cincias mencionadas.

Poderia-se dizer, sem maiores digresses, que Sociologia cabe o estudo da sociedad e. Dessa assertiva exsurge a seguinte indagao: mas o que sociedade? No estaria de t odo errado conceb-la como uma associao de indivduos que vivem em coletividade num es pao determinado e com peculiaridade de costumes comuns a todos. Nessa perspectiva Aristteles afirmou que o homem essencialmente um animal gregrio, que no encontra r azo para viver e tampouco se desenvolver se considerado isoladamente dos seus sem elhantes. Em ltima anlise, sociologia cumpre o estudo do homem e suas instituies "to imparcialmente quanto a biologia estuda os animais e o meio onde vivem" (1), sem , contudo, prescindir das cincias sociais como um todo (antropologia, economia, c incia poltica, histria e psicologia) na medida em que tm como objeto de pesquisa e e studo o "comportamento social humano e suas vrias formas de organizao" (2). O conceito de Direito no unvoco, porquanto h pensadores que ora aproximam-no da mor al, ora da tica, o que requer a uma investigao, ainda que perfunctria, do que se ent ende por essas palavras. Aristteles doutrinava em sua obra "A Repblica" uma tica da s virtudes, considerando-as como "funes da alma (Rep., I, 353 b) determinadas pela natureza da alma e pela diviso das suas partes (Ibid., IV, 434 e)" (3). Para Ado lfo Sanches VSQUEZ tica uma "teoria ou cincia do comportamento moral dos homens em sociedade" (4). Moral, por seu turno, compreende "um conjunto de normas e regras destinadas a re gular as relaes dos indivduos numa comunidade social dada" (5), o que significa diz er que se circunscreve numa determinada sociedade, subsumindo-se s suas caracterst icas econmicas, sociais e religiosas. No raro encontra-se quem sustente que "a tica como tcnica de conduta primeira vista parece mais ampla que o direito como tcnica de coexistncia, mas se refletirmos qu e toda espcie ou forma de conduta uma forma ou uma espcie de conduta, ou vice-vers a, logo veremos que a distino dos dois campos apenas circunstancial, com vistas a delimitar problemas particulares, grupos de problemas ou campos especficos de con siderao e estudo" (6). Juridicamente, Direito significa um conjunto de regras (ou normas de conduta) co ercitivas engendradas por um Poder estatal visando convivncia harmnica entre os in divduos de uma sociedade. Observe-se, por oportuno, que o Direito, ao lado da Soc iologia e de outras cincias, ainda que sob outro enfoque, o da normatizao de regras de conduta, tem como objeto de conhecimento a sociedade.

No demais lembrar que o Direito coercvel, heternomo e bilateral (7), enquanto a mor al incoercvel, autnoma e unilateral, e, ainda, que no h sociedade sem direito ("ubi societas ibi jus"), ou ainda que no h direito sem sociedade ("ubi jus ibi societas "). Afinal, que razo haveria de impor-se "o direito na ilha do solitrio Robson Cru so antes da chegada do ndio Sexta-Feira?" (8). Nesse particular, vale transcrever os lcidos ensinamentos de Jos de Aguiar DIAS ao se referir necessidade do direito para o convvio social pacfico: "Seja dom dos deuses, seja criao dos homens, o direit o tem como explicao e objetivo o equilbrio, a harmonia social. Estivesse o homem so zinho no mundo, como seu primeiro habitante ou seu ltimo sobrevivente, e no haveri a necessidade de direito, por ausncia de possibilidade de interpretao e conflito de interesses, cuja repercusso na ordem social impe a regulao jurdica, tendente pacifi ao ou, pelo menos, conteno desses conflitos" (9). Com efeito, o Direito transcende conceitos hermticos, porquanto mais que um conju nto de normas coercitivas de condutas; mais que um instrumento pacificador de co nflitos sociais, ou de controle social, pois, sob uma perspectiva ideolgica signi fica tambm um discurso do poder.

No obstante parea emergir cristalino o entendimento segundo o qual o direito no pod e ser estudado separadamente das outras cincias, porquanto incorpora valores soci ais, Hans KELSEN, eminente jurista austraco, de formao positivista, defendeu a teor ia pura do Direito sob o fundamento de que para a construo de um conhecimento cons istentemente cientfico o Direito deve abstrair-se dos "aspectos polticos, morais, econmicos e histricos" (10). No entanto, um pensamento coerente e estruturado no ad mite um estudo do Direito isolado das demais cincias, de sorte que a teoria pura do Direito de Kelsen sucumbiu ante a clareza com que a palavra Direito designa " um fenmeno que tem conexo com outro conjunto de fenmenos sociais que se inscrevem n o contexto do exerccio do poder em uma sociedade" (11). E sob essa tica de poder Karl Marx elaborou uma tese em que o Direito, como regra de conduta coercitiva, encontra sua origem na ideologia da classe dominante, qu e precisamente a classe burguesa. Necessrio fazer-se uma ressalva a esse pensamen to, uma vez que o Direito no o efeito exclusivo da vontade da classe econmica seno a sntese de um processo dialtico de conflito de interesses entre as classes sociai s, que Marx denominava de luta de classes. E a se insere a Sociologia Jurdica com o intuito de explicar as causas e os efeitos do Direito, uma vez que este se imi scui com os fenmenos sociais, construindo e organizando uma hierarquia social em que o poder exercido de forma legtima pela classe dominante, que de fato quem leg isla, ainda que no ilimitadamente em razo da resistncia da classe operria, entendida lato sensu.

Marx acreditava existir uma ingerncia extraordinariamente forte do poder econmico sobre o Direito, atingindo tambm a cultura, a histria e as relaes sociais. No esto po completo equivocados aqueles que vm a gnese da dominao secular, laicizada, de uma c lasse sobre a outra tendo como marco a Revoluo Francesa de 1789, momento em que os detentores do poder econmico conquistam tambm o poder poltico do Estado, rompendo com o "ancien regime" que tanto lhes comprimia a expanso mercantil. Com a Revoluo F rancesa, ao lado das revolues industriais, torna-se premente a regulao das relaes soc ais (12), surgindo ento o direito comercial e mais adiante o direito do trabalho, configurando-se este num autntico direito de classes. Assim, a dominao econmica de uns poucos sobre tantos outros se legitima por intermdio de um Estado de Direito, cujo princpio basilar a lei. No se pode olvidar, como lembra Marx, que o processo de dominao encontra suas razes na origem da humanidade, haja vista que inicialmente deu-se por fora do "direito escravagista; depois, feudal; finalmente burgus ou capitalista, acompanhando o de senvolvimento das foras produtivas que vo fazendo histria" (13).

Karl Marx via o direito da sua poca como uma forma de manuteno da ordem posta, como uma forma de legitimar a represso imposta ao proletariado pela democracia burgue sa. Mas avaliava que o direito pode e deve ter um papel transformador da socieda de da desigualdade numa sociedade mais justa, mais igualitria; em grande parte at ravs dele que se concretizaria os instrumentos para tornar a igualdade um fato. Durkheim foi uma espcie de fundador da sociologia jurdica, tendo teorizado sobre a s concepes de justia do ponto de vista extra-positivista. Num momento em que o posi tivismo ganhava fora na Europa, Emile Durkheim contestou, na tentativa de aplicar o carter social aos elementos jurdicos. Marx, por sua vez, de certa forma adotand o tais posicionamentos, chega ao auge da funo social do direito, admitindo, no ent anto, que o Direito era to somente um instrumento de legitimao da dominao burguesa, o u seja, era o rgo ou entidade capaz de regulamentar as atitudes opressoras da clas se dominante.

Concepo marxista do direito O marxismo no considera o direito como uma categoria ideal, objetiva, normativa o u metafsica, nem mesmo autnoma. Para o marxismo no existe filosofia ou cincia do dir eito, porque o jurdico no encontra explicao em si mesmo. O direito s pode ser compree ndido atravs da anlise da realidade econmico-social de uma coletividade em determin ada poca da histria. O que se chama "normatividade" do direito no passa de ser um reflexo das condies de vida material da sociedade, uma forma que recobre o conflito que existe em toda sociedade de classes, entre o modo de produo e as foras de produo. A luta de classes o verdadeiro motor que impulsiona a formao do direito. O direito no evolui nunca, o que evolui o modo de produo social, no se podendo falar em evoluo do direito romano, medieval ou moderno, mas to-somente em sistemas diver sos de propriedade: escravido, servido, capitalismo. As transformaes sociais sempre foram seguidas servilmente pelas transformaes do direito.

Todas as divergncias doutrinrias entre juristas pouco adiantam humanidade no camin ho de uma justia perfeita, porque esta s ser conseguida numa sociedade sem classes, que o proletariado ir instaurar de futuro, e tambm porque essas discusses no afetam a infra-estrutura social, no passam de ser ideologia de um regime de produo. No se pode descrever uma histria do direito ou fazer direito comparado, porque o direit o no norma mas apenas relao entre foras de produo antagnicas. O contedo do direit "jurdico", mas econmico, poltico ou social. O direito sempre uma forma desse contedo e inexplicvel sem ele. uma forma de opres so socialmente organizada, que se revela com toda clareza nos choques entre class es que pretendem o poder. a ideologia da classe dominante, sem nenhum valor tran scendental. a forma de impor a uma sociedade um determinado modo de produo. No exis te justia que no seja de classe, porque a fonte de todo direito a vontade da class e dominante.

Essa vontade tambm no livre, mas submetida ao jogo dialtico das foras sociais. Uma c lasse quando toma o poder, usa da violncia para instituir o seu direito, mas esse uso no arbitrrio, mas condicionado e determinado por imposies da prpria realidade s cial, e esse direito assim institudo no obedecido pela maioria por ser mais "justo " que o interior, mas porque reflete uma nova e mais adiantada acomodao entre as c lasses sociais. S h um momento em que o direito representa os interesses de toda a sociedade: quan do a classe revolucionria toma o poder. Mas logo depois da tomada do poder, tanto pela burguesia como pelo proletariado, o direito retoma o seu carter classista. S na sociedade socialista do futuro que desaparecero tanto o Direito como o Estado , passando a haver apenas uma administrao ou governo das coisas. Direito e Estado surgiram quando a sociedade se dividiu em classes e desaparecero com a extino delas . A ditadura do proletariado, na revoluo socialista, apenas uma fase transitria que s erve ao proletariado para fortalecer o seu domnio, mas como ele ir instituir a soc iedade sem classes, no ter mais razo de ser a existncia do Direito e do Estado, que sempre serviram de instrumento de explorao de uma classe contra outra, e sendo ele a maioria da nova sociedade, no ir explorar a si mesmo. No tem sentido a discusso sobre Estado de Polcia e Estado de Direito na sociedade b urguesa, porque nesta todo estado Estado de Polcia. Direito e Estado se identific am de forma absoluta, um no sobrevive ao outro, no h distino cronolgica entre eles. Pode haver sociedade sem Estado, mas este s surge onde existe diviso de classes. J uzes, tribunais, corpos legislativos e mtodos de interpretao da lei, no passam de ins trumentos da classe dominante, esto a seu servio, sendo ilusrias todas as chamadas

"tcnicas jurdicas" de aplicao do direito e todas as "garantias" de permanncia no carg o para as pessoas encarregadas de aplic-lo.

Potrebbero piacerti anche