Sei sulla pagina 1di 7

DO DANO PATRIMONIAL Por todo o exposto, evidente que o AUTOR sofreu diversos prejuzos de ordem material, haja vista,

, que alm de ter sido necessrio a contratao de profissionais para a defesa de seu direito em Juzo o que se comprova com a juntada da Noticia Crime Autos n 012.09.003309 -6, onde se encontra cpia integral dos Autos dos Embargos de Terceiro n012.04.001575 -2, haja vista a necessidade de proteger o patrimnio adquirido de boa f, ainda verifica-se a depreciao do veculo em decorrncia do longo tempo que durou a demanda judicial, e que durante todo este tempo o autor ficou impossibilitado de dispor de seu veculo, inclusive para trocar referido veculo para aquisio de outro de valor mais elevado. No presente caso, prima-se pela reparao dos danos emergentes, ou seja, tudo aquilo que se perdeu. A fim de tratar a matria o legislador editou o seguinte dispositivo do Cdigo Civil: "Art. 402.Salvo as disposies expressamente previstas em lei., as perdas e danos devidas ao credor abrangem, alm do que efetivamente perdeu, o que razoavelmente deixou de lucrar." Assim, o autor REQUER seja julgado procedente o presente pedido de indenizao por danos materiais, em valores a serem determinados por liquidao por artigos, valores estes decorrentes da desvalorizao do veculo face a durao da demanda judicial cuja origem decorreu de ato ilcito dos requeridos, bem como dos valores despendidos a ttulo de contratao de profissionais de direito para a defesa de seus direitos em Juzo. DO DANO MORAL A FONTE DA LEGISLAO APLICVEL Passamos a elencar a legislao aplicvel ao presente caso, tudo em defesa do direito do autor da presente demanda. A CONSTITUIO FEDERAL Nossa Carta Magna, em seu artigo 5, garante aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no Pas, a inviolabilidade do direito vida, liberdade, igualdade, segurana e propriedade, e em especial nos incisos:
(...) V- assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, ALM DA INDENIZAO POR DANO MATERIAL, MORAL OU IMAGEM;(destaque nosso) X- so inviolveis a intimidade, a vida privada, A HONRA E A IMAGEM DAS PESSOAS, ASSEGURADO O DIREITO A INDENIZAO PELO

DANO MATERIAL VIOLAO.(...)

OU

MORAL

DECORRENTE

DE

SUA

Portanto a indenizao por dano moral, encontra -se previsto na matriz consitucional, sendo uma clusula ptrea imutvel e que pode e deve ser aplicada ao presente caso. O CDIGO CIVIL BRASILEIRO
Com efeito, h o encargo de reparar o dano quando existente efetivo prejuzo, eis a interpretao a ser retirada dos artigos 186 e 927, do Cdigo Civil, assim redigidos:
Art. 186. Aquele que, por ao ou omisso voluntria, negligncia ou imprudncia, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilcito. Art. 927. Aquele que, por ato ilcito (arts. 186 e 187), causar dano a outrem, fica obrigado a repar-lo.

De interpretao das normas legais antes transcritas, portanto, dvida no h quanto ao encargo de reparar o dano decorrente de ilcito, com prtica retratada por estar guindado condio de incontroverso o fato de o autor ter adquirido regularmente o automvel LYV 6835, consoante farta documentao acostada a presente exordial e ainda assim foi submetido a indevida situao vexatria decorrente a mesma da circunstncia de ter de defender seu direito a posse e propriedade aps apreenso do veculo em ao judicial (embargos de terceiro) com conseqente bloqueio administrativo do veculo at o ano de 2008.

A FONTE DOUTRINRIA Carlos Alberto Bittar categrico:


"Tambm so cumulveis os pedidos de indenizao por danos patrimoniais e morais, observadas as regras prprias para o respectivo clculo em concreto, cumprindo-se frisar que os primeiros se revestem de carter ressarcitrio, e os segundos, reparatrios, de sorte que insistimos na necessidade de, quanto a estes, na respectiva fixao, adotar-se frmulas que venham a inibir novas prticas atentatrias personalidade humana, para cuja defesa se erigiu a teoria do dano moral, que vem sendo aplicada, ora com tranqilidade, nos tribunais do pas. (Responsabilidade Civil, Teoria e Prtica, Rio, Forense Universitria, 1989, p.90)."

SRGIO CAVALIERI FILHO explica que


o dano moral existe in reipsa; deriva inexoravelmente do prprio fatoofensivo, de tal modo que, provada a ofensa, ipso facto est demonstrado o dano moral guisa de uma presuno natural, uma presuno hominisou facti, que decorre das regras da experincia comum. (Programa de Responsabilidade Civil. So Paulo: Malheiros, 3a ed., p. 92.)

A doutrina farta na caracterizao do dano moral bem como da necessidade de sua fixao quando verificado a ocorrncia do dano como no caso dos presentes autos. A FONTE JURISPRUDENCIAL Se nossa Legislao e a Doutrina so robustamente cristalinas e determinantes na proteo ao pleito da Autora, por bvio a Jurisprudncia , por ser o espelho do pensamento da Magistratura Nacional, no dissente, seguindo a mesma linha, seno vejamos:
SO CUMULVEIS AS INDENIZAES POR DANO MATERIAL E DANO MORAL ORINDO DO MESMO FATO(Smula 37, do STJ). RESPONSABILIDADE CIVIL - RESSARCIMENTO AUTNOMO DE DANO MORAL. SE A DOR NO TEM PREO, A SUA ATENUAO TEM. SO CUMULVEIS AS INDENIZAES POR DANO MATERIAL E DANO MORAL ORIUNDO DO MESMO FATO. SMULA 37 DO STJ.(RECURSO ESPECIAL n. 6301, RIO DE JANEIRO, rel. JOS DE JESUS FILHO, in RSTJ, VOL 00040, pgina 00143).

O Supremo Tribunal Federal registra precedente que reconhece o dever de indenizar, por dano moral, aquele que passa por situao de
desconforto, aborrecimento ou constrangimento, no importando o tamanho desse desconforto, desse aborrecimento ou desse constrangimento. Desde que ele exista, h o dano moral, que deve ser reparado, manda a Constituio, art. 5, X (RE 215.984, Rel. Min. Carlos Velloso, julgamento em 4-6-02, DJ de 28-6-02). Outra deciso admite a existncia de danos morais configurados esses pelo sentimento de desconforto, de constrangimento, aborrecimento e humilhao (RE 172.720, Rel. Min. Marco Aurlio, julgamento em 6-2-96, DJ de 21-2-97).

O Tribunal de Justia do Rio Grande do Sul, em recente julgado, assim se manifestou:


A conduta da r para com o consumidor, representando manifesto descaso e desconsiderao, causa de dano moral. Os inmeros contatos entretidos pela suplicada, sempre infrutferos, superaram a barr eira dos meros ( transtornos comuns do dia-a-dia. Recurso Cvel n 71001774256, Segunda Turma Recursal Cvel, Turmas Recursais, Relator: Maria Jos Schmitt Santanna, Julgado em 26/11/2008)

Em situao anloga a apresentada na presente exordial, assim decidiu o Tribunal de Justia do Rio Grande do Sul:
RESPONSABILIDADE CIVIL. INQURITO POLICIAL. EXERCCIO REGULAR DE UM DIREITO. INOCORRNCIA. dano moral. DEVER DE INDENIZAR Caracterizado. liberao da restrio. 1. O requerimento para abertura de inqurito policial com o intuito de apurar fatos possivelmente contrrios ordem legal, em geral, no legitima

pretenso indenizatria por dano moral, tratando-se, pois, do exerccio regular de um direito. No caso dos autos, porm, restou demonstrado que o ru comunicou fatos manifestamente inverdicos autoridade policial, manipulando documentos oficiais. Ato ilcito capaz de gerar dever de indenizar. 2. Dano moral configurado. Constrangimentos causados ao autor adquirente de veculo de boa-f , que foi obrigado a comparecer na Delegacia de Polcia para prestar esclarecimentos, bem como teve seu direito de propriedade restringido. Manuteno do quantum indenizatrio, considerada a capacidade econmica das partes, a extenso do dano e o carter inibitrio da indenizao. 3. O bloqueio sobre o veculo do autor registrado no DETRAN no encontra justificativa, ao menos em relao alienao fiduciria (jurisdio cvel), j que a prpria instituio financeira promoveu sua liberao. (TJRS - Apelao Cvel - N 70024566226 - Des. Luiz Ary Vessini de Lima RELATOR)

Na "Jurisprudncia Catarinense", vol.67, pg.93 e seguintes:


Danos morais - Os danos puramente morais so indenizveis. ... No nosso direito no padece mais dvida reparabilidade do dano moral puro. ... O Cdigo Civil contm diversos dispositivos que justificam a tese da reparabilidade do dano moral puro. O art.76 do Cdigo Civil ...; o art.1.538 ...; o art.1.543 ...; o art.1.547 ...; o art. 1.549.

Em todos esses casos, no se apura a patrimonialidade do dano.


Ante todas essas consideraes, de se ter como indenizvel o dano puramente moral. ... No h dvida de que com estas atribulaes sofreu a reprovao da sociedade, perturbaes e intranqilidade no seio da famlia e da classe funcional a que pertence, suportando dores morais indenizveis.

As citaes jurisprudenciais e doutrinrias so extensas, em nmero e contedo, e a continuidade de sua citao tornaria a pea inaugural extremamente cansativa; por este motivo, encerra-se a citao doutrinria e jurisprudncial mencionando que:
A doutrina e a jurisprudncia j superaram a divergncia acerca do direito reparao pecuniria do dano moral, enfim consagrado na Constituio de 1988. O entendimento de que nada desfaz a dor, ou de que nenhum restitutio possvel em caso de leso no patrimonial, conceito que pontilhou julgados at mesmo do Excelso Pretrio, est hoje eliminado pelo ponto comum no magistrio dos doutos e nos arestos dos tribunais: de que o dano extrapatrimonial passvel de indenizao.(Rui Medeiros, in Dicionrio de Responsabilidade Civil, Ed. Saraiva, 1a. ed., 1996, pg. 105)

Desta forma REQUER o autor seja julgada procedente a presente demanda indenizatria, em todos os seus termos.

ELEMENTOS CACTERIZADORES DO DANO MORAL Os elementos caracterizadores do dano moral encontram-se comprovados a saciedade seno vejamos: ATO ILCITO: Fartamente demonstrado quando os Rus agindo da forma em que agiram, locupletando-se de forma ilcita contra o autor, criaram a situao de vender um bem sabidamente financiado, como se liberado estivesse, possibilitando inclusive a incidncia de novo financiamento no mesmo bem, procedendo a obteno de 2 via do recibo de compra e venda, onde no esta inscrito nenhuma constrio administrativa.; NEXO CAUSAL: A AO DOS AGENTES, caracterizada e identificada pelos atos praticados pelos Rus, ficou robustamente comprovado, quando comercializaram um veculo liberado, de quaisquer restries administrativas, sendo que eram de seu conhecimento que tal veculo estava sim constritado administrativamente junto a instituiofinanceira ; OS DANOS PRODUZIDOS, sendo tanto de ordem material, decorrentes dos valores dispendidos a ttulo de pagamento de advogados, bem como, face a depreciao de veculo durante o trmite processual e a impossibilidade de efetuar uma troca face a demanda judicial, que os rus deram causa, como de ordem moral, posto todo sofrimento causado. No indenizar o dano moral a nica sano para os casos em que se perdem ou se tem lesados, a honra, a liberdade, o exerccio profissional e outros bens morais, mais valiosos que o mais valioso dos bens econmicos. Demonstrados a saciedade a existncia de seus elementos caracterizadores, bem como amparados na legislao, doutrina e jurisprudncia acima transcritas, claramente a existncia de dano moral, devendo os mesmos serem indenizados, com a conseqente condenao dos requeridos nos termos constantes do pedido abaixo descriminados. DA INDENIZAO PRETENDIDA A moderna tcnica processualstica tem utilizado a fuso dos artigos do Cdigo Civil e do Cdigo Penal, na determinao dos valores da indenizao a ser paga em matria de danos morais; assim, no caso "in concreto" de que se trata, h de considerar-se as disposies do art. 1521-III e 1547- nico, do Cdigo Civil, combinado com o art.49 e o art. 60 do Cdigo Penal. Como o Dano Moral est robustamente comprovado, decorrente da m-f e irresponsabilidade dos Rus, o Autor buscou na Doutrina, que tem estabelecido alguns fatores a serem considerados na Indenizao ao lesado, que deve lastrear-se em:

A intensidade e durao da dor sofrida robustamente demonstrado pelo contido na Noticia Crime, cuja cpia integral esta anexa a presente exordial. A gravidade do fato causador do dano facilmente identificada ao verificar-se que os requeridos utilizando-se de ardis, e objetivando vantagem ilcita, devidamente comprovada no Inqurito Policial originado da Noticia Crime Autos n 012.09.003309 -6, originada pelo autor. O grau de culpa dos Rus j fartamente demonstrado, quando os mesmos tentaram criminosamente obter vantagem financeira as custas do autor. A situao econmica da lesante/R pela prpria atividade dos Rus, dispensa maiores comentrios, data maximavenia. REQUER, expressamente o autor, seja arbitrado por Vossa Excelncia a quantia a ser adimplida a ttulo de Danos Morais, aplicadondo-se o art. 1553 do Cdigo Civil Brasileiro. ARBITRIO JUDICIS REUNQUITUR, QUOI IN JURE DIFINITUR(ao arbtrio judicial deixado o que no definido pelo direito) DOS PEDIDOS Ex positis, e j comprovado que os Rus perpetraram atos ilcitos ao comercializarem veculo, com restrio administrativa, como se o veculo fosse liberado, ou seja, como se o veculo estivesse sem qualquer restrio, ocasionando danos evidentes ao mesmo, REQUER a VOSSA EXCELNCIA: A expedio do competente mandado de citao aos Rus, no endereo j declinado, na pessoa do Seu Representante legal, bem como por si, para responderem no prazo legal, nos termos do art. 297 do CPC, sob pena de revelia e confisso, alm de serem tidos por verdadeiros os fatos alegados. Requer a produo de todos os meios probantes em direito admitidos, dentre eles, a prova documental, testemunhal, oitiva dos Rus, para que confirmem o teor de sua acusao contra o Autor, sob pena de confisso se no comparecer, ou, comparecendo, se negar a depor. A condenao dos Rus ao pagamento da indenizao, ttulo de danos morais, no valor requerido no tpico DA INDENIZAO PRETENDIDA, pelos ilcitos cometidos, apresentados e robustamente provados, que devem ser arbitrados por Vossa Excelncia, se assim entender.

Ratificando, seja por Vossa Excelncia arbitrada a referida indenizao, nos termos do artigo 1553 d o Diploma Substantivo Civil, em especial, dentro da teoria do valor de desestmulo, ou seja, quantum que faa os Rus refletirem e JAMAIS procederem da forma em que procederam, antes de repetir novos ilcitos, como os comprovados nos presentes autos, para que no exponha outras pessoas mesma situao vexatria e humilhante que submeteu-se o Autor, tudo, devidamente corrigido desde a data da prtica daquele ilcito. REQUER a condenao dos requeridos ao pagamento dos valores decorrentes dos danos materiais, representados pelos dispndios ocorridos para contratao de profissionais de direito para a defesa do patrimnio do autor, bem como dos valores decorrentes da desvalorizao do veculo face a durao da demanda 2004/2008. Pagamento das custas processuais, honorrios advocatcios a serem arbitrados por Vossa Excelncia, e demais cominaes de estilo. Termos em que, cumpridas as necessrias formalidades legais, sendo a matria estritamente de direito, aps a contestao apresentada pelos Rus, visto que a Audincia Conciliatria desnecessria, REQUER Vossa Excelncia o julgamento antecipado da lide, nos termos do art. 330, I, do CPC, como medida de Inteira e Salutar Justia. Por ser o Pedido dependente de elementos de convico que s sero obtidos posteriormente, e passvel de arbitramento por Vossa Excelncia, d-se valor causa de R$ 1.000,00. Nestes Termos, Pede e Espera Deferimento. Caador (SC), 03 de maro de 2010.

ALESSANDRE REIS DE FREITAS OAB/SC 14.230

Potrebbero piacerti anche