Sei sulla pagina 1di 27

INSTITUTO DE EDUCAO E ENSINO SUPERIOR DE SAMAMBAIA

ELIONAI FERNANADES PEREIRA

RELATRIO TCNICO CIENTFICO ESTGIO SUPERVISIONADO I

Samambaia - DF Julho de 2011

INSTITUTO DE EDUCAO E ENSINO SUPERIOR DE SAMAMBAIA

ELIONAI FERNANADES PEREIRA

RELATRIO TCNICO CIENTFICO ESTGIO SUPERVISIONADO I


Relatrio de Estgio Supervisionado I apresentado ao Curso de Histria do Instituto de Educao e Ensino Superior de Samambaia como requisito parcial obteno do ttulo de Licenciado em Histria.

Orientador: Prof. Tiago Gomes de Arajo

Samambaia - DF Julho de 2011

________________________________________________________ _____________

Aluna

RELATRIO TCNICO CIENTFICO Estgio Supervisionado I

Este Relatrio foi julgado adequado para obteno da aprovao na Disciplina Estgio Supervisionado I do Curso de Licenciatura em Histria do Instituto de Educao e Ensino Superior de Samambaia.

Observaes:________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________

Prof. Tiago Gomes de Arajo Orientador Prof. Snia Ferreira de Oliveira Coordenador do Curso de Histria

Samamabaia-DF Julho de 2011

Agradecimentos:

Agradeo a Deus pela oportunidade e a InstituiopeCarinho.Agradeo meu querido filho Samuel pelo apoIo.agradeo papai e mame pela confiana e minhas ir Ms e irmos,pela compreenso,tambm agradeo mi Nha cunhada que me indicou a Instituio e todos me Us parentes e amigos e amigas.agradeo a todos os me us professores e professoras cordenadora e direito no qual me apoiaram e a voc meu orientado e profes sor Tiago Gomes de Arajo.

Sumrio:

Introduo_______________________________________________________________ Memorial________________________________________________________________ Diagnose Da Escola_______________________________________________________ Referencial Terico Metodolgico___________________________________________ Reflexo Da Prtica De Estgio_____________________________________________ Referncias Bibligrficas__________________________________________________ Anexos _________________________________________________________________

06 07 09 17 24 27

Introduo

CCI- Centro de Criatividade Infanto Junvenil: O objetivo desse trabalho como uma ferramenta de experincias pessoais vivenciadas no espao escolar de conhecimentos e valores e atitudes. Que se reflete em valores culturais e sociais, em termos das expectativas de aprendizagem e prticas educativas. Desta forma envolve a generosidade, competncia e habilidade do profissional em um todo no qual o compromisso de quem se compromete no processo de significado na interao do ser humano, que visam atender os objetivos para uma educao no ambiente de vivncias com o mundo. Neste presente documento deixo minhas atividades que foram realizadas em sala de aula e no ambiente escolar de convivncias do cotidiano. Portanto, como referencial foram utilizado autor como Paulo Freire ``Pedagogia da Autonomia :saberes necessrios a prtica educativas. (Ano 1996) e tambm ``Educao e Mudana. (Ano 1979) de Paulo Freire. No posso deixar de citar o meu querido orientador e professor. Tiago Gomes de Arajo.

Memorial

Eu, Elionai Fernandes Pereira, nasci no dia dois de julho, no ano de mil novecentos e setenta e cinco, na cidade de Itabira no Estado de Minas Gerais, filha de Joaquim albino Pereira e Maria Fernandes Pereira. Em 1980, mudei para o Estado de Gois no Municpio de Niquelndia, onde passei minha infncia. Porm, comecei minha carreira escolar em 1983, na Escola Municipal onde tudo era muito simples, nos trs primeiros anos das sries iniciais, minha experincia no foi muito legal, mas o desejo de estudar falou mais forte. A professora era de gnio e personalidade difcil, para mim superar tudo o que ouvia dizer foi cruel, portanto, tenho um sonho a realizar e deixei que esse sonho falasse mais alto. As dificuldades que eu enfrentava para chegar at a Escola foram muitas, mas quando queremos algo no devemos desistir. Portanto eu estou caminhando na busca da realizao a meus sonhos e chegar ao meu objetivo. Em 1986, no incio das aulas a professora Jandira foi substituda pela professora Marina, mas uma nova experincia, essa foi legal, peguei como pontos referenciais a maneira na qual a nova professora trabalhava em sala de aula. O local no nos dava nenhum incentivo e nem mesmo o conforto merecido, mas quando a professora Marina chegava at as cores mudavam parecia que tinha surgido algo novo a cada dia, a professora alegre e sorridente. Isso para mim trazia algo novo e uma renovao ao voltar a grande caminhada de volta a minha casa. No ano de 1988, conclu a quarta srie e no tinha outra escola que oferecia as prximas sries, fiquei sem estudar, meus pais achavam normal pois eles no tiveram a oportunidade de estudar. Continuei sonhando que um dia mudaria para a cidade, onde eu pudesse continuar meus estudos, eu achava a minha vida uma loucura, o lugar no oferecia conforto algum nem transporte para ir a escola, tinha que fazer caminhada bastante longa, mas eu no desistia sonhava estudando entrando em lugares diferentes e imaginava que um dia eu iria ser formada e ser professora, minha famlia as vezes pensava que seria loucura mas, no, so meus objetivos.

Em 1990 meus pais decidiram mudar para o Distrito Federal, morei seis meses na cidade de Brazlndia, na casa de uma amiga do meu pai eu e toda a minha famlia. Na semana que eu cheguei de mudana pensei que iria voltar a meus estudos, mas eu fui trabalhar na casa de uma senhora por nome de Azanete, para ajudar nas despesas da casa, pois, venho de uma famlia que somos quatro irms, cinco irmos e com pouca condio financeira. Em 1991 meus pais conseguiram comprar uma pequena chcara em Santo Antnio do Descoberto no estado de Gois, eu feliz da vida para dar continuidade aos meus estudos no foi fcil, pois, eu comecei tudo do zero no teve como provar que eu j havia feito at a quarta srie, mas uma luta, eu passei estou aqui trabalhando pelos meus sonhos e objetivos. Em 2002 consegui concluir o ensino mdio mas no tinha como pagar uma faculdade. O que aconteceu pra eu chegar at aqui na faculdade IESA minha cunhada Valderlene Soares Marques estava cursando o terceiro semestre de letras em 2008 quando ficou sabendo que a faculdade IESA estava oferecendo bolsas de estudos. No mesmo momento ela me ligou e disse: - Voc s precisa de uma vaga. Comecei a chorar e acreditei que a minha hora havia chegado. Portanto estou realizando o meu sonho de menina, de criana do interior ou do serto que resistiu a momentos bastante difceis, mas no deixou que o sonho se apagasse mas sim que tornou realidade. Em 2011 aqui eu estou dando continuidade aos meus estudos e alcanando meus objetivos, concluindo o sexto semestre do meu curso de Licenciatura em Histria. Agradeo a Deus por me conceder essa oportunidade e tambm queria agradecer ao meu filho Samuel que faz parte desse momento maravilhoso. Ele me acompanhou no primeiro semestre da faculdade indo comigo e nunca sequer reclamou, agradeo a toda a minha famlia mas no posso deixar de agradecer a todo o corpo docente que me ensinou a chegar at aqui e mostrou novos caminhos pra eu continuar buscando e adquirindo conhecimento, se posso citar nomes, cito o nome do docente Tiago, voc no imagina o quanto voc me ajudou, valeu! Obrigada.

DIAGNOSE DA ESCOLA

A proposta pedaggica da escola representa com base orientadora do trabalho educativo desenvolvido no CCI Centro de Criatividade Intanto-Juvenil. Elaborado nos termos da legislao vigente, do Regime Escolar, com a contribuio de representante de todos os segmentos que compem a comunidade escolar, norteado por princpios. Entre os quais a responsabilidade, a solidariedade, a autonomia e o respeito ao prximo e o bem comum. O poltico da cidadania respeitando ordem democrtica, no qual o pedaggico com fundamentos para proporcionar ao educando o aprender, a conhecer e para fazer a conviver com o esttico e estimular a criatividade e emoo s diversas curiosidades. Os princpios que representam a educao escolar por seus fundamentos hoje, e por todos que integram a instituio. O papel fundamental da educao no desenvolvimento scio-cultural e tecnolgico da sociedade que cresce cada vez mais, vem exigindo a preocupao pela formao do indivduo, capaz de conviver com progresso cientfico, tecnolgico e consciente e, que vivemos numa era psindustrial. Definida como Era do Conhecimento. Portanto, quando o grupo de amigos fundou a Sociedade Educativa Braga e Eloi LTDA, decidiu pela criao de uma escola voltada para o desenvolvimento da criatividade e da formao do raciocnio do cidado, como um todo, tendo seus aspectos scio-culturais e morais, tambm cognitivos para efeitos a liberdade de expresso. Mas porm, tendo as duas individualidades respeitadas, por todos, que no existem seres humanos que aprendem da mesma maneira.

I Origem Histrica da Escola e sua Natureza

O CCI Centro de Criatividade Infanto Juvenil, localizado na QN 401 Conjunto B Lote 03, na cidade de Samambaia-DF, fundado e mantido pela sociedade educativa Braga e Eloi LTDA, tendo sua sede no mesmo endereo, registrada na junta comercial do Distrito Federal, sob o nmero 073925677/001-09, inscrito no

10

CNPJ/MF, sob o nmero 01-944.996/0001-56. Desde 1996, os responsveis pela Sociedade Educativa Braga e Eli LTDA, vem organizando para implantar na cidade de Samambaia, o CCI Centro de Criatividade Infanto Juvenil, com estrutura fsica sob a proposta pedaggica. No entanto o Centro de Criatividade Infanto Juvenil, foi inaugurado em 1997, com apenas 3 salas de aulas, suas primeiras atividades tiveram incio, comunidade local, como recreao infantil para crianas entre quatro e seis anos de idade. Porm aps anos foram construdas mais salas de aula para o atendimento da educao infantil e ao ensino fundamental, sendo a construo da seguinte maneira, fachada dos fundos em 1997 e 1998, fachada da frente em 1999 e fachada lateral no final do mesmo ano, para o incio de 2000, fachada frente e meados de 2001 final frente, fachada atual em 2003, Bloco A frente em 2002, e em 2003 fachada fundos. Bloco B fachada fundos em 2004 e lateral leste em 2005 e frente em 2006. Devido a demanda da comunidade local, em 2004 o CCI implantou Educao de Jovens e Adultos, que corresponde ao ensino fundamental e ao ensino mdio. A estrutura fsica suficiente para atender a 900 alunos por turno com segurana e tranquilidade. Tambm com reas de esporte e recreao. O CCI vem buscando integrar a vida escolar, tendo como exemplos do reconhecimento da comunidade local pelos servios prestados so diversos prmios ofertados pela organizao comunitria de Samambaia, entre elas podem ser citados: Prmio Trs Meninas-2001; Prmio Trs Meninas-2002; Prmio Trs Meninas-2005, oferecido pela ARCUS-Associao Recreativa Unida de Samambaia e ainda pelo Prmio Melhores do Ano, em 2003, 2004, 2005 e 2006. Destaque Empresarial, avaliado e conhecido pelo Sigma Publicidade e Pesquisa.

II Fundamentos Norteadores da Prtica Educativa

O CCI integra o sistema de ensino do Distrito Federal, tendo em sua filosofia educacional fundamentada nos seguintes princpios:

11

O respeito a pessoa do educando, pela qual o aluno considerado como ser ativo e participante e tambm construtor do seu presente e futuro, pelas perspectivas da liberdade na qual a educao deve estar voltada para a formao de discentes independentes, com solidariedade humana e tolerncia entre as pessoas de responsabilidades no meio social e participativo, gerando a igualdade de ensino a todos, e os alunos do Centro de Criatividade Infanto-Juvenil (CCI). O educados no CCI como um orientador, estimulador e organizador de todo o processo favorecendo ao aluno o alcance da auto expresso da soluo de problemas e da autonomia.

III Misso e Objetivos Educacionais

O Centro de Criatividade Infanto Juvenil Em sua misso objetiva oferecer a comunidade um ensino de qualidade na educao infantil ensino fundamental e para educao de Jovens e Adultos. Um trabalho voltado para o aperfeioamento sciocultural humano e solidrio em ambiente prazeroso. Tambm o CCI oferece a Educao Infantil e Ensino Fundamental de 8 e 9 anos, tendo objetivos institucionais: Oferecer Cidade Satlite de Samambaia uma escola de princpios qualitativos, voltados para o desenvolvimento do raciocnio. Gerar emprego, e por consequncia o crescimento econmico da comunidade local. Proporcionar a comunidade local, oferta de Educao Infantil e Ensino Fundamental. Podendo a mantenedora emitir bolsas de descontos para os filhos de famlias carente, dentro de limites permitidos, visto a regio local necessitar desse apoio. Incentivar a busca por parte dos alunos, o conhecimento de pais de alunos e comunidade local, participantes de palestras e cursos livres. Promover atividades que valorizem a tica, o meio ambiente, o respeito s culturas e individualidades. Incentivando democracia, o exerccio

12

cidadania e o amor a Ptria, visando a manuteno de um mundo e universo saudvel a um futuro seguro da humanidade. Proporcionar ajustes constantes comunidade escolar, e o desenvolvimento scio-poltico e cultural aos envolvidos no processo educativo. Estimular nos participantes, o compromisso com valores humanos e sociais, oferecer ao seu corpo discente condies para um ensino de reconhecida qualidade, atualizao e enriquecimento profissional aos professores e demais funcionrios, oferecendo meios de interao scio-cultural com a comunidade que serve. Criar condies para que o aluno desenvolva a capacidade de educao crtica dos fenmenos scio-polticos-econmicos e naturais. Estimular no discente a liberdade, a dignidade e a tolerncia recprocas entre as pessoas e demais direitos fundamentais do homem

De modo geral o CCI Centro de Criatividade Infanto Juvenil quer participar da consolidao de uma sociedade prspera, e uma sociedade livre, solidria, voltada para o bem de todos, sem preconceitos de origem, raa, sexo, cor ou idade.

IV Organizao Pedaggica

O CCI oferece a educao bsica, em suas etapas, na educao infantil e ensino fundamental, e na educao de jovens e adultos, tendo por finalidades desenvolver o educando, e fornecer-lhes meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores. Numa viso ampla e global. O Centro de Criatividade Infanto Juvenil, objetiva a promover a formao integral desenvolvendo os aspectos cognitivos, afetivos e social, visando a socializao, o equilbrio emocional e o crescimento harmnico e esprito crtico para tornar o educando um cidado consciente, tico nas relaes com o pblico e o privado e com o meio ambiente. A pensar livre e criticamente a realizar mediante o trabalho criador no sentido de construir a sociedade do futuro.

13

A educao infantil tem como objetivo de atuar de forma cada vez mais independente e confiante em sua capacidade e percepo de suas limitaes:

Descobrir e conhecer seu prprio corpo, seus limites e valorizar hbitos da prpria sade e bem estar. Estabelecer vnculos afetivos, com adultos e crianas, fortalecendo sua auto-estima de comunicao e interao social. Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, brincar expressando emoes, sentimentos e pensamentos. Utilizar as diferentes linguagens (corporal, musical, plstica, oral, escrita), e conhecer manifestaes culturais demonstrando atitudes de interesse, respeito e participao frente a elas e valorizando as adversidades.

Portanto, a Educao Infantil est organizada por faixa etria. O eixo de trabalho para atingir as metas e construo das diferentes linguagens, oral e escrita, matemtica e natureza, msica, noes e acesso informtica, educao fsica e jogos, danas, etc. Sendo que, o objetivo do conhecimento, desenvolver diversas capacidades especficas de sua rea que auxiliam a criana em sua formao intelectual, motora e criativa, participativa, alm da valorizao de si mesmo, do outro e do mundo ao seu redor.

ENSINO FUNDAMENTAL 8 E 9 ANOS

O Ensino Fundamental tem por objetivos: Promover a formao bsica do cidado, mediante, o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, de conhecimento e habilidades, formao de atitudes e valores.

14

Compreenso do social e do sistema poltico, da tecnologia, das artes e dos valores que fundamentam a sociedade. Pleno domnio da leitura, escrita e clculo. O fortalecimento dos vnculos de famlia, laos de solidariedade humana, tolerncia e da recproca vida social Ao aluno: o desenvolvimento de suas potencialidades como elementos de auto-realizao, exerccio consciente da cidadania, cumprimento de deveres e usufruindo seus direitos na formao integral da criana e do adolescente visando torna-lo apto a manejar, com criatividade, conceitos estticos e recursos artsticos a prosseguimentos dos estudos.

O CCI Centro de Criatividade Infanto Juvenil, tem como objetivo bsico que os alunos sejam capazes de compreender a cidadania com participao social e poltica, direito e deveres no dia-a-dia, tendo solidariedade e cooperao e respeitando o outro e exigindo para si mesmo o respeito. No entanto, posicionar e de maneira crtica e responsvel, construda nas diferentes situaes sociais usando o dilogo na mediao de conflitos e tomada de decises coletivas, contribuindo para melhoria do meio ambiente agindo com perseverana na busca de conhecimento em funo da cidadania, cuidando e valorizando os hbitos saudveis dos aspectos bsicos de qualidade de visa, usar fontes de informaes e recursos tecnolgicos e adquirindo e construindo conhecimentos. O Ensino fundamental Regular tem o currculo organizado na matriz curricular, contempla Nacional Comum, composta por Lngua Portuguesa. Matemtica, Cincias, Educao Artstica, Geografia, Histria e Educao Fsica. Tendo tambm, parte diversificada, Lngua Estrangeira Moderna Ingls, Desenho Geomtrico e Redao, dando nfase nas caractersticas regionais e locais da comunidade de Samambaia da sua economia e clientela. Esto includos nos contedos dos componentes curriculares temas transversais, tais como a tica, Sade, Meio Ambiente e Pluralidade Cultural, cuidando dos interesses dos alunos, da famlia e da comunidade.

A EDUCAO DE JOVENS E ADULTOS

15

A Educao de Jovens e Adultos destinada aos que no tiveram acesso escola em idade regular, ou que no continuaram os estudos no processo do Ensino Fundamental ou Ensino Mdio, mas tem por objetivo de suprir a escolaridade regular para aqueles que no puderam concluir seus estudos da Educao Bsica, em sua idade prpria.Portanto, tem como objetivo aproximar os alunos como pessoas humanas com autonomia intelectual e sentimento crtico, aperfeioar os conhecimentos adquiridos ao longo da vida e relacionar a teoria com a prtica. Porm os cursos de Educao de Jovens e Adultos, nvel de Ensino Fundamental e Mdio so organizados por segmentos, e em semestres. O uso do contedo faz parte do processo cognitivo, privilegiando o desenvolvimento do pensar e desenvolvimento do conhecimento e da habilidade do aluno e sua vivncia com as experincias do dia-a-dia.A Educao de Jovens e Adultos, no 1 segmento, corresponde aos cinto primeiros anos iniciais do Ensino Fundamental, o aluno matriculado em um nico bloco de componentes curriculares. O 2 segmento, corresponde aos quatro anos finais do Ensino Fundamental. O aluno pode ser matriculado em todo o bloco de componentes curriculares de acordo com interesse que atenda necessidade de horrio do prprio aluno. O 3 segmento, corresponde ao Ensino Mdio. O aluno tambm pode ser matriculado em todos os componentes curriculares possibilitando ao aluno a continuidade dos estudos. Nos trs segmentos oferecido por meio de aulas presenciais.Clientela: Na Educao De Jovens e Adultos, so exigidas idades mnimas para matrculas iniciais do 1 segmento, jovens e adultos no alfabetizados, com idade mnima de 14 anos e no 2 segmento com idade mnima de 14 anos completos, e no 3 segmento, jovens e adultos com idade igual ou superior a 17 anos. A frequncia ser exigida de 75%, sobre o conjunto das atividades em que os alunos se matricular.

Recursos Humanos

O CCI- Centro de Criatividade Infanto Juvenil dispe de estrutura composta pelos profissionais habilitados, ou qualificados, de acordo com a funo e cargo:

16

Diretor Pedaggico e Administrativo; Secretrio Escolar; Coordenador (es) pedaggico(s) ; Corpo Docente Orientador Educacional Auxiliares Administrativos e Pedaggicos Auxiliares de Zeladoria e ou Servios Ferais

Contratao

O CCI no seu quadro de contratao busca selecionar pessoas que tenhas as competncias e habilidades: Liderana tica Respeito s individualidades Capacidade de lidar com situaes e desafios Profissionalismo

Para os candidatos serem contratados eles passam por seleo de currculos, por entrevistas, dinmicas e testes escritos.

Atualizao e aperfeioamento

O CCI, prima pela valorizao do profissional da rea da educao, oferece oportunidades para atualizao, enriquecimento e aperfeioamento, criando condies para que ele possa exercer sua funo e esteja constantemente aprendendo e trocando experincias, por meio do contato com os alunos e colegas de trabalho, coordenadores e orientadores, com a comunidade, principalmente, por meio de estudos, pesquisas e participaes em eventos como seminrios, palestras, congressos, cursos e debates.

17

Recursos fsicos, didticos-metodolgicos

O CCI busca proporcionar um ambiente agradvel, limpo e seguro e adequados as qualidades do processo pedaggico, entre seus recursos possui:Cadeiras universitrias, tampo largo e almofadas, bebedouros duplos, computadores para uso dos alunos em laboratrio de informtica, com conexo banda larga de internet, computadores para uso de professores e coordenadores com conexo banda larga de internet, computadores para uso de alunos instalados na biblioteca, com conexo banda larga de internet. Salas de aula, com 48m, amplas, arejadas, contendo materiais pedaggicos. Laboratrio de Informtica para educao infantil. Laboratrio de Cincias, com diversos recursos de pesquisa, anlise e experincias para os componentes curriculares de Biologia, Fsica e Qumica. Biblioteca com aproximadamente 4000 livros. Grande ptio com 300m. Carrinhos mveis com TV, DVD, vdeos, sendo um conectado ao computador. Projetor (data-show), com tela de projeo mvel. Baterias de banheiros, com 2 a 4 boxes cada.

FORMAS DE GESTO ADMINISTRATIVA E PEDAGGICA

Exercida de forma democrtica, integrada e cooperativa com a participao de equipe tcnica pedaggica-administrativa, chamada de corpo Diretos, buscando compromisso coletivo de exercer a misso da escola. Tendo reunies peridicas de corpo do diretor, so promovidas pela direo com intuito de tomar decises e planejamento. Fazem parte do Corpo Diretos do CCI Membros da mantenedora e pedaggico; responsveis pelos diversos setores e membros da direo e coordenao. A Direo adota uma postura administrativa descentralizada, delegando a cada responsvel por setor, a autoridade e autonomia necessrias e compatveis a cada funo de acordo com as atribuies estabelecidas no regimento escolar.

18

V - REFERENCIAL TERICO METODOLGICO

SABERES NECESSRIOS PRTICA EDUCATIVA:

Segundo, Paulo Freire em suas primeiras palavras nesta obra. A questo da formao docente e a prtica educativa progressiva em favor da autonomia do ser dos educandos tambm a temtica central que se incorpora de saberes fundamentais, da incluso do ser humano, de sua insero num permanente movimento de procura. Em que formar mais do que treinar o educando no desempenho de destrezas. Para o autor, devemos sublinhar a ns mesmos, professores e professoras, a nossa responsabilidade tica no exerccio de nossa funo e tarefa docente para quem se encontra em formao para exerc-la. A prtica em que o autor se refere no restrita ao mercado que se interessa no lucro, mas da tica universal do ser humano. Da tica em que condena o cinismo e a explorao da fora de trabalho. Portanto, afirma o autor, que a tica que devemos lutar na qual sabe trada e negada nos comportamentos grosseiros e imorais, na manifestao discriminatria de taa e de gnero de classe. por uma tica inespervel da prtica, que devemos lutar, a melhor maneira de viver em nossa prtica e testemunhar, aos nossos educandos nossas relaes com eles, dentro e fora da sala de aula.

5.1 No h docncia sem discncia

Paulo Freire deixa bem claro que seu interesse central no texto saberes, indispensvel prtica docente que educadores e educadoras sejam crticos, progressistas, mas alguns deles so conservadores. Porm o que interessa para o autor alinhas e discutir alguns saberes fundamentais prtica-educativa crtica progressista, devem ser contedos obrigatrios organizao programtica da formao docente.

19

O contedo de compreenso deve ser claro e lcido, pois, estes saberes so indispensveis para a formao, desde o princpio de sua experincia formadora, que o ensinar no transferir conhecimento, criar possibilidades para sua produo ou sua construo. Ento historicamente, mulheres e homens descobriram que era possvel ensinar. Socialmente aprendendo ao longo dos tempos perceberam que era preciso trabalhar maneiras e caminhos e mtodos de ensinar. No entanto, o aprender precede do ensinar que o ensinar diluir na experincia fundante do aprender. O educador tem que viver a autenticidade exigida pela prtica de ensinar e aprender de uma experincia direta poltica e ideolgica pedaggica em que deve estas de mos dadas com a docncia e a serenidade. preciso aprender historicamente que ensinar descobrir como tarefa, no apenas embutida no aprender, mas um processo de curiosidade crescente e criador que quanto mais criticamente se exerce a capacidade de aprender se constri e se desenvolve no que o autor chama de curiosidade epistemolgica. Sem a qual no alcanamos o conhecimento do objetivo. Ao desenvolver a capacidade do lado crtico do aprender a educadora e o educador recusam o ensino bancrio

5.2 Ensinar exige rigorosidade metdica

O Educador no deve negar sua prtica docente, o reforo da capacidade crtica do educando uma tarefa primordial do educador trabalhar com os educandos a rigorosidade metdica como deve se aproximar dos objetos cognoscveis. Essas condies exigem a presena de educadores e educadoras, sendo criadores instigados e curiosos e tambm humildes e persistentes. Faz parte em que o aprender possvel por parte dos educandos que os educadores tem ou continua tendo experincia de certos saberes no qual os educandos no podem ser simplesmente transferidos. Pelo contrrios nas condies de aprendizagem os educandos vo se transformando em sujeitos da construo e da reconstruo do saber ensinando ao lado do educador, igual sujeito do processo. Do saber ensinando que o objeto ensinado aprender na sua razo de ser, portanto, aprender pelos educando.

20

A importncia do papel do educador louvvel que viva a certeza que sua tarefa docente no s apenas ensinar aos contedos mas tambm ensinar a pensar de maneira certa. O professor educador deixa transparecer aos educandos uma das belas maneiras de estar no mundo e com o mundo, como seres histricos capazes de intervir e conhecer mas sendo histricos com o ns o nosso conhecimento do processo que tem historicidade. fundamental conhecer o conhecimento existente e estarmos abertos e aptos a produo do conhecimento no existente. Ensinar aprender a pesquisar e lidar com momentos em que se ensina e aprende o conhecimento j existe em que trabalha a produo do conhecimento ainda no existente.

5.3 Ensinar exige pesquisa

O educador tem que estar em contnua busca do conhecimento, para conhecer o que no conhece e comunicas as novidades no s aos educandos mas todos ao seu redor. No s responsabilidade do professor ou da professoras mas todos aqueles que esto no contexto escolar. Pensar certo, em termos crticos, implicar o respeito ao senso comum no processo da capacidade criadora do educando. de grande responsabilidade o compromisso da educadora e do educados com a conscincia crtica do educando, isso no se faz automaticamente.

5.4 Ensinar exige respeito aos saberes dos educandos

dever dos educadores juntamente com a escola respeitar os saberes dos educandos de acordo com suas realidades e conhecimento de vida, trazendo para dentro do contedo uma reflexo no qual eles tem no meio em que vivem, no entanto, o contexto escolar tem que cativar os alunos caminhos que os levam a ser cidados com experincias sociais entre saberes curriculares e cotidiano.

21

5.5 Ensinar exige criatividade

uma das tarefas que nos educadores e educadoras temos que praticar, a prtica educativa progressista que exatamente o desenvolvimento da curiosidade crtica com que podemos nos defender do irracionalismo.

5.6 Ensinar exige esttica e tica

Temos que ter cuidado com a crtica pois, podemos transformar a experincia educativa em puro treinamento tcnico, isto , amesquinhar no exerccio educativo, o carter formador e tambm respeitar a natureza do ser humano, pois o ensino dos contedos no pode ser alheio formao moral do educando. Portanto, o educador substantivamente formar.

5.7 Ensinar uma especificidade humana

Que a possibilidade democrtica docente deve revelar qualidades em quais relaes com as liberdades dos alunos demonstrando a segurana em si mesmo. A forma que se expressa e na firmeza com que atua;

5.8 Ensinar exige segurana, competncia profissional e generosidade

O professor e professora que tem sua formao mas no leva a srio a sua funo, isso desqualifica a competncia profissional. Porm a generosidade uma qualidade indispensvel para os profissionais, no entanto, o respeito que nasce entre as relaes com humildade e generosidade da parte da autonomia docente as liberdades dos alunos assumem eticamente autenticamente o carter do espao

22

pedaggico. A reinveno do ser humano no aprendizado de sua autonomia o essencial entre educador e educando, entre autoridade e liberdade de seu cotidiano.

VI - EDUCAO E MUDANA

Para o autor o objetivo a temtica centra da obra Mudana. Que ao lado da conscientizao um tema gerador da prtica tica. A mudana de oprimidos para uma sociedade de igualdade no papel da educao e da conscincia no processo de mudana a preocupao bsica da pedagogia. Pode a educao operar a mudana? Que mudana? O autor cita que analisar as possibilidades e as limitaes da educao, nasce o pensamento pedaggico que leva o educador e todo profissional a engajar-se no social politicamente. Ao perceber a qualidade da ao social e cultural pela transformao das estruturas opressivas das estruturas opressivas conhecendo que a educao essencial, tambm um ato de conhecimento e de conscientizao por si s, no leva uma sociedade a se libertas da opresso. Para isso preciso uma educao libertadora e transformadora. Depois de Paulo Freire no possvel pensar a educao como universo preservado e uma sociedade sem luta. Na verdade o que interessa a questo da mudana e o carter de dependncia da educao com relao a sociedade. A tradio pedaggica ainda hoje insiste em limitar o pedagogo sala de aula, a relao professor e aluno, educador e educando. Enquanto os grandes debates e seminrios revolucionrios, viverem isolados dentro das escolas e fora das realidades e dos problemas, e decises polticas, no existir uma educao libertadora. Uma conscientizao que parte apenas do educados, e limita ao campo escolar, insuficiente para uma verdadeira mudana social. A educao o papel fundamental do educador, no pode limitar e conscientizar s dentro da sala de aula, mas porm o dever a conscientizao em massa.

23

O papel do educador tambm organizar a sociedade de um novo tempo. No condenar o dilogo pois supes e completa ao mesmo tempo, na organizao de classe na luta comum contra o opressor.

O COMPROMISSO DO PROFISSIONAL COM A SOCIEDADE

Alguns pontos devem ser analisados e exigem reflexo dos quais so necessrios para o esclarecimento do compromisso definido pelo completo, do profissional com a sociedade. No se trata de um compromisso qualquer mas de um profissional o qual orienta o ato comprometido do qual no termina, porm so palavras que implicam na estrutura das relaes com a determinada posio, que lhe diz respeito. O conceito do compromisso de aquilo que se faz, no qual podemos tambm aprender que o ato se constitua com compromisso diante da prpria curiosidade. A primeira condio de um ser assumir o ato comprometido tem que ser capaz de agir e refletir. Exemplo ao aproximarmos da natureza estaremos prximos da essncia do ato comprometido, que capaz de se comprometer. No entanto, no a homem abstrato, mas homem concreto, que existem numa situao concreta. O verdadeiro compromisso sempre solidrio, no qual a quem se compromete o sujeito ativo do trabalho comprometido com quem se compromete a indicncia de seu compromisso. Bem interessa analisar o compromisso do profissional com a sociedade teremos que reconhecer, antes de ser profissional homem. Que deve ser comprometido por si mesmo, dentro do contexto histrico social, a essncia do compromisso abraando a todos no nico gesto amoroso. O compromisso seria uma palavra oca e abstrata, se no envolver uma deciso lcida e profunda de quem o assume

A educao e o processo de mudana social

24

Segundo Paulo Freire, impossvel uma reflexo sobre o que educao sem refletir o prprio homem, algo que possa constituis o ncleo fundamental onde se sustenta o processo da educao. No qual se refere o inacabado ou inconclusivo do homem e por isso se educa, se o homem fosse um ser acabado no haveria educao, pois pode refletir sobre si mesmo, em determinado momento, uma busca constante. Eis a razo da educao. A educao possvel para o homem, portanto, uma busca pelo sujeito do homem de sua prpria educao, porm no pode ser objeto da educao. Exemplo ningum educa ningum. uma busca permanente de si mesmo

VII Reflexo Da Prtica De Estgio

O CCI Centro de Criatividade Infanto- Junvenil, a escola na qual eu realizei minha prtica de Estgio I, fui muito bem recebida pela escola e senti segurana e tranqilidade para realizar o meu trabalho.Na minha pesquisa de campo, observei que a estrutura da escola bastante ampla, com salas para jogos e dana, salo para festas que comporta aproximadamente setecentas pessoas contendo mesas e cadeiras, sala com enstrumentos musicais brasileiros e de origem de outros pases, tambm a escola tem um oratrio para celebrao de missas, cantina com variedades de lanches e restaurante self- service. A escola oferece aulas de natao, trs quadras, duas sendo para o uso de esportes e outra de areia, parquinho para educao infantil com diversos brinquedos e grama artificial e tambm uma brinquedoteca com .brinquedos especiais. Quanto as sala de aula observei que cada sala tem espao para comportar quarenta e cinco alunos, sendo salas amplas com ventilao e iluminao favorvel ao ambiente, tendo carteiras e lousas, mesas e cadeiras de bom aspecto e cada sala tem um armrio pequeno para o uso dos professores. A escola tambm oferece meios da tecnologia, como data show, permitindo que as aulas seja transmitida com mais objetivo. Porm a escola ainda oferece sala de vdeo e laboratrio de informtica para educao infantil. A biblioteca ampla tem boa ventilao e contm computadores com internet para o uso dos alunos.

25

Portanto, na minha pesquisa observei que a estrutura fsica da escola oferece espao com ambiente de qualidade, junto com a organizao gestora e o corpo docente ,a cordenao juntamente com a escola acompanha e elabora o processo de ensino de aprendizagem que os alunos merecem, para sua formao social.Mas percebi que a escola com toda a estrutura e tudo o que oferece ainda deixa a desejar muito na parte da alfabetizao que o mais importante para a base das sries iniciais na formao dos educandos. Em relao aos meus professores regentes so pessoas maravilhosas me transmitiram segurana e me deixaram bastante tranqila.Na minha observao e participao no primeiro dia em sala de aula foi muito legal, peguei uma turma do sexto ano ``B, primeiro e segundo horrio, turma agitada que tinha duplas, trios e quartetos, mas o que me chamou ateno foi o famoso quarteto, Daniel, Elho Cleison, Gabriel e Rodrigo Lisboa, quando entrei em sala de aula o quarteto j estava recebendo broncas e em seguida a conselheira de apoio ficou observando, principalmente o quarteto e logo aps que terminaram de fazer a atividade um dos componente por nome de Daniel teve que ser retirado da sala de aula. Deste ento eu bercebi o quanto nos precisamos parar para ouvir o que nossos alunos e alunas tem a falar, ento o aluno por nome de Rodrigo Lisboa a proximouse de minha pessoa e perguntou o que eu estava fazendo em sala, em poucas palavras expliquei, mas ele queria conversar, aproveitei enquanto meu professor regente estava passando a nota de uma avaliao para os alunos, parei para ouvir Rodrigo Lisboa, ele me contou um pouco de sua histria,a situao na qual ele se encontrava.Professora, tenho um amigo por nome Guilherme, que desde quatro anos de idade nos estudamos juntos e neste ano de 2011, o meu amigo ,junto com a me e a irm sofreram um acidente de carro,e neste acidente ele perdeu a me e a irm, e o meu amigo Guilherme perdeu as duas pernas.Com isso estou muito triste as vezes no consigo parar de pensar nessa perda , pois no tenho meu amigo aqui em sala de aula. No sei porque estou contando essa histria para voc mas valeu a pena professora, obrigado por me ouvir . No entanto, eu percebi o quanto importante ter o dialgo, em sala de aula, ouvir nossos alunos no acharmos que estamos ali s para ensinar o contedo, mas como fala, Paulo Freire, na Pedagogia da Autonomia nos apresenta elementos

26

construtivos da compreenso da prtica docente enquanto dimenso social e da formao humana. O educador um exerccio permanente a convivncia amorosa com os alunos. O autor nos adverti para a necessidade de assunirmos uma postura vigilante contra as prticas de desumanizao. O estgio me mostrou a realidade da sala de aula e o quanto temos que pensar no s como professores ou professoras ou como educadores mas como um todo, pois s vezes os educandos no desenvolvem as atividades no porque no sabem mas por causa da falta de algum para entender e compreender a situao na qual ele se encontra. Amei, no

27

Bibliografia Freire, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessrios prtica educativa/ Paulo Freire So Paulo: Paz e Terra. 1996 Freire, Paulo. Educao e Mudana: Agosto de 1979: Campinas So Paulo: Paz e Terra. 1979. Ed. 12

Potrebbero piacerti anche