Sei sulla pagina 1di 52

A CRIMINOLOGIA NO SCULO XXI Eduardo Luiz Santos Cabette, Delegado de Polcia, Especialista em Direito Penal e Criminologia, Mestre em Direito

Social (enfoque em Processo Penal), Professor de Direito Penal, Processo Penal, Legislao Penal e Processual Penal Especial e Criminologia na graduao e ps graduao da Unisal. RESUMO: O texto apresenta a evoluo do pensamento criminolgico, passando pelos suas diversas fases at a moderna configurao crtica. Pe em destaque especialmente os momentos de alterao epistemolgica no trato dos problemas criminais, desde o surgimento do interesse nos estudos criminolgicos at o desenvolvimento desse pensamento de acordo com novos paradigmas de conhecimento. SUMRIO: 1. Introduo - 2. Conceito e objeto da criminologia - 3. A evoluo do pensamento criminolgico: 3.1 Preliminares; 3.2 A escola liberal Clssica do Direito Penal; 3.3 O Positivismo e o nascimento da criminologia: Criminologia Clnica e Criminologia Sociolgica; 3.3.1 O Positivismo; 3.3.2 Criminologia Clnica e Criminologia Sociolgica; 3.3.3 Teorias Estrutural - Funcionalistas; 3.4 A Nova Criminologia: Criminologia Crtica, Dialticas, Radical, Interacionista ou da Reao Social; 3.4.1 Preliminares; 3.4.2 "Labeling Approach" ou Teoria da Reao Social; 3.4.3 A Sociologia do Conflito e a Criminologia - 4. Concluso - 5. Referncias Bibliogrficas. PALAVRAS - CHAVE: Criminologia - Criminologia Clnica - Criminologia Sociolgica - Criminologia Crtica - Criminologia Integrada - Positivismo - Direito Penal - Estrutural Funcionalismo - "Labeling Approach" - Reao Social - Defesa Social - Sociologia Criminal - Sociologia do Conflito.

1 - INTRODUO

O estudo do fenmeno criminoso sempre esteve em pauta e na atual fase do desenvolvimento social, marcada por uma forte heterogeneidade a acirrar os ensejos de conflito, torna-se tema obrigatrio e de alta relevncia. A cincia em qualquer de seus ramos deve contextualizar-se e tomar conscincia do seu papel social, pois que ela "est no mago da sociedade e, embora bastante distinta dessa sociedade, inseparvel dela, isso significa que todas as cincias, incluindo as fsicas e biolgicas, so sociais."1 preciso ter em mente o enorme potencial transformador do conhecimento e do trato cientfico dado a um problema. Um modelo ou uma espcie de abordagem imprimidos a determinadas questes levar a conseqncias prticas positivas ou negativas. Morin adverte para essa realidade ao asseverar: "E, no entanto, essa cincia elucidativa, enriquecedora, conquistadora e triunfante, apresenta- nos, cada vez mais, problemas graves que se referem ao conhecimento que produz, ao que determina, sociedade que transforma. Essa cincia libertadora traz, ao mesmo tempo, possibilidades terrveis de subjugao. Esse conhecimento vivo o mesmo que produziu a ameaa do aniquilamento da humanidade. Para conceber e compreender esse problema, h que acabar com a tola alternativa da cincia 'boa', que s traz benefcios, ou da cincia 'm', que s traz prejuzos. Pelo contrrio, h que, desde a partida, dispor de pensamento capaz de conceber e de compreender a ambivalncia, isto , a complexidade intrnseca que se encontra no cerne da cincia."2 Transportando estas observaes para a questo do pensamento criminolgico, constata-se a necessidade de buscar a construo de um saber complexo, evitando reducionismos, preconceitos e idealizaes que distoram a realidade e produzam concluses que orientem aes meramente simblicas,
1 2

Edgar MORIN, Cincia com conscincia, p. 20. Ibid., p. 16.

incapazes de ensejarem transformaes efetivas, mas, ao contrrio, atuando como elementos reprodutores e perpetuadores de um quadro social marcado pela violncia e desigualdade. No decorrer deste trabalho procurar-se- expor sumariamente o caminho percorrido pelo pensamento criminolgico, desde o seu surgimento at a atualidade, propiciando a constatao dos frutos (positivos e negativos) produzidos em conformidade com o referencial terico adotado para o estudo do fenmeno criminal.

2 - CONCEITO E OBJETO DA CRIMINOLOGIA

A conceituao e a delimitao do campo de atuao da criminologia apresenta uma variao de acordo com o modelo de interpretao do surgimento do fenmeno criminal. Etimologicamente, criminologia deriva do latim "crimino" (crime) e do grego "logos" (tratado ou estudo).3 Trata-se, portanto, consensualmente, do estudo do crime. Entretanto, podem variar as naturezas das abordagens aplicadas a este estudo, de modo a implicarem em diversas concepes da cincia criminolgica. Pode-se falar de um verdadeiro divisor de guas entre uma concepo tradicional da criminologia e a revoluo que emergiu com o florescimento da chamada "Nova Criminologia" ou "Criminologia Crtica". Essa guinada conceitual constitui, em verdade, o cerne da evoluo criminolgica e o principal tema desta exposio. Tradicionalmente o crime era encarado como uma realidade em si mesmo, ou seja, ontologicamente considerado. O criminoso como um indivduo diferente, anormal ou at mesmo patolgico. Desse modo todos os esforos eram alocados para as pesquisas em torno dos fatores produtores da delinqncia e os

Newton FERNANDES, Valter FERNANDES, Criminologia integrada, p. 24.

mecanismos capazes de prevenir, reprimir e corrigir as condutas desviantes. Crime e criminoso vistos como entes naturais, embora deletrios. A Criminologia Crtica abandona definitivamente tais concepes e desmistifica a crena no crime como realidade ontolgica e natural, bem como a ideologia da figura do criminoso como um anormal. "A considerao do crime como um comportamento definido pelo direito, e o repdio do determinismo e da considerao do delinqente como um indivduo diferente, so aspectos essenciais da nova criminologia."4 Essa mudana de enfoque possibilita a concluso crucial para um estudo mais realista, de que "o delito no um ente de fato, mas um ente jurdico". "O delito um ente jurdico porque sua essncia deve consistir, indeclinavelmente, na violao de um direito."5 Durkheim assinala que o crime um fato rotineiramente tomado como patolgico pela maioria dos criminologistas, devido a uma atitude precipitada e irrefletida. Afinal de contas o crime no encontrvel somente em certas sociedades com estes ou aqueles caracteres. Trata-se de algo presente em toda e qualquer sociedade; um elemento constante. Nem mesmo a evoluo social conduz, juntamente com o seu maior nvel organizativo, a um decrscimo nos ndices de criminalidade. Na verdade, opera-se justamente o oposto: nas sociedades mais complexas ocorre um avano da criminalidade. "No h, portanto, fenmeno que apresente de maneira mais irrefutvel todos os sintomas de normalidade, dado que aparece como estreitamente ligado s condies de qualquer vida coletiva. Transformar o crime numa doena social seria admitir que a doena no uma coisa acidental mas que, pelo contrrio, deriva, em certos casos, da constituio fundamental do ser vivo; seria eliminar qualquer distino entre o fisiolgico e o patolgico"6 Tendo em vista essa alterao do enfoque epistemolgico, observar-se- uma grande diferena entre os conceitos tradicionais de criminologia e aquele hoje preconizados pelos autores crticos.
4 5

Alessandro BARATTA, Criminologia Crtica e crtica do Direito Penal, p. 30. Francesco CARRARA, Apud, Ibid., p. 36. 6 mile DURKHEIM, As regras do mtodos sociolgico, p. 82 - 83.

Em um primeiro plano pode-se destacar alguns conceitos que bem ilustram a concepo tradicional: Edwin H. Sutherland define a criminologia como "um conjunto de conhecimentos que estudam o fenmeno e as causas da criminalidade, a personalidade do delinqente, sua conduta delituosa e a maneira de ressocializlo."7 Em sintonia com esse modelo tambm pode-se arrolar a definio de Newton Fernandes e Valter Fernandes: "Criminologia a cincia que estuda o fenmeno criminal, a vtima, as determinantes endgenas e exgenas, que isolada ou cumulativamente atuam sobre a pessoa e a conduta do delinqente, e os meios labor - teraputicos ou pedaggicos de reintegra-lo ao agrupamento social".8 Ainda nesta mesma linha de pensamento apresenta-se a conceituao de Frederico Marques, para quem "a criminologia a cincia que cuida das leis e fatores da criminalidade, consagrando-se ao estudo do crime e do delinqente, do ponto de vista causal - explicativo".9 Estes so apenas alguns exemplos de conceituao fulcradas na aceitao do crime como entidade natural e do criminoso como sujeito anormal. Verifica-se claramente um intento de obter uma determinao daquilo que causaria o fenmeno da criminalidade, seja como fator intrnseco no ser - humano, seja como algo proporcionado pelo ambiente. De qualquer forma, opera-se um corte epistemolgico artificial entre o crime (pretensamente tomado como realidade ontolgica) e as normas jurdicas produzidas pela vida social, afora a total ausncia de preocupao com a atuao do sistema penal. Enfim, desconsiderase a caracterstica fundamental do fenmeno criminal, ou seja, sua realidade essencialmente normativa. Considerando essa concepo tradicional, o objeto de estudo da criminologia cinge-se basicamente etiologia e profilaxia do crime.

7 8

Apud, Newton FERNANDES, Valter FERNANDES, Criminologia integrada, p. 24. Ibid., p. 25. 9 Jos Frederico MARQUES, Curso de Direito Penal, Volume 1, p. 52.

Por seu turno, a "Nova Criminologia" apresenta conceituaes bastante diferenciadas, ensejando uma ingente reformulao na conduo dos estudos do fenmeno criminal. Zaffaroni e Pierangeli conceituam a criminologia como "a disciplina que estuda a questo criminal do ponto de vista biopsicossocial, ou seja, integra-se com as cincias da conduta aplicadas s condutas criminais".10 Para os criminologistas radicais ou crticos a criminologia a cincia que estuda a gerao do fenmeno delinqencial pela ordem social, buscando uma prtica social transformadora, com profundas e radicais alteraes nas estruturas sociais como meio para o equacionamento do problema do crime e da criminalidade.11 Dessa forma, no s o conceito, mas tambm o objeto de estudo alteramse significativamente. O enfoque principal desloca-se do ato e do agente criminosos para o Sistema Penal e os processos de criminalizao, ensejando a revelao de uma funo velada da antiga criminologia como uma "ideologia de justificao do sistema penal e do controle social de que este forma parte."12 Este o parecer de Baratta ao afirmar que "de fato, as teorias criminolgicas da reao social e as compreendidas no movimento da 'criminologia crtica', deslocaram o foco de anlise do fenmeno criminal, do sujeito criminalizado para o sistema penal e os processos de criminalizao que dele fazem parte e, mais em geral, para todo o sistema da reao social ao desvio."13 Ao invs de justificar, legitimar e perpetuar todo o aparato repressivo organizado em torno do fenmeno criminal, a nova criminologia presta-se a levar a efeito uma rigorosa crtica ao Sistema Penal e aos processos criminalizadores, abrindo os horizontes inclusive para maiores preocupaes com campos importantes de proliferao do crime, normalmente relegados a um segundo

10 11

Eugenio Ral ZAFFARONI, Jos Henrique PIERANGELI, Manual de Direito Penal Brasileiro, p. 158. Newton FERNANDES, Valter FERNANDES, Criminologia integrada, p. 473. Ver ainda: Alessandro BARATTA, Criminologia Crtica e Crtica do Direito Penal, passim. 12 Eugenio Ral ZAFFARONI, Jos Henrique PIERANGELI, Manual de Direito Penal Brasileiro, p. 159. 13 Alessandro BARATTA, Criminologia Crtica e crtica do Direito Penal, p. 49.

plano, como os casos da criminalidade econmica, ambiental etc., afeitas s classes socialmente melhor posicionadas. Como se v, com a "Criminologia Crtica" emerge uma radical mudana de paradigma no trato da questo criminal. Este fenmeno, segundo o pensamento de Thomas Kuhn, constitui a natureza mesma de qualquer cincia, pois que esta encontra-se atrelada a determinados modelos ou paradigmas que mudam com o tempo e as revolues cientficas. Para o autor enfocado, a chamada "Cincia Normal" " baseada no pressuposto de que a comunidade cientfica sabe como o mundo. Grande parte do sucesso do empreendimento deriva da disposio da comunidade para defender esse pressuposto - com custos considerveis se necessrio. Por exemplo, a cincia normal freqentemente suprime novidades fundamentais, porque estas subvertem necessariamente seus compromissos bsicos."14 As revolues cientficas desintegram a tradio ligada chamada "Cincia Normal", atravs do embate entre segmentos da comunidade cientfica. Este " o nico processo histrico que realmente resulta na rejeio de uma teoria ou na adoo de outra".15 A crise da criminologia tradicional exsurge exatamente desse conflito entre um velho paradigma que no mais se sustenta em confronto com o novo modelo criminolgico que desvela os seus pressupostos equivocados e a sua natureza ideolgica no sentido de encobrir fatores deslegitimantes do Sistema Penal. Bastante incisiva a exposio de Baratta quanto a essa questo, razo pela qual torna-se imperativo proceder sua transcrio em arremate: "Sobre a base do paradigma etiolgico a criminologia se converteu em sinnimo de cincia das causas da criminalidade. Este paradigma, com o qual nasce a criminologia positivista perto do final do sculo passado, constitui a base de toda a criminologia 'tradicional', mesmo de suas correntes mais modernas, as quais, pergunta sobre as causas da criminalidade, do respostas diferentes daquelas de orem antropolgica ou patolgica do primeiro positivismo, e que

14 15

Thomas S. KUHN, A estrutura das revolues cientficas, p. 24. Ibid., p. 25 - 27.

nasceram, em parte, da polmica com este (teorias funcionalistas, teorias ecolgicas, teorias multifatoriais etc.). O paradigma etiolgico supe uma noo ontolgica da criminalidade, entendida como uma premissa preconstituda s definies e, portanto, tambm reao social, institucional ou no institucional, que pe em marcha essas definies. Desta maneira, ficam fora do objeto de reflexo criminolgica as normas jurdicas ou sociais, a ao das instncias oficiais, a reao social respectiva e, mais em geral, os mecanismos institucionais e sociais atravs dos quais se realiza a definio de certos comportamentos qualificados como 'criminosos'. A pretenso da criminologia tradicional, de produzir uma teoria das condies (ou causas) da criminalidade, no justificada do ponto de vista epistemolgico. Uma investigao das causas no procedente em relao a objetos definidos por normas, convenes ou valoraes sociais e institucionais. Aplicar a objetos deste tipo um conhecimento causal - naturalista, produz uma 'reificao' dos resultados dessas definies normativas, considerando-os como 'coisas' existentes independentemente destas. A 'criminalidade', os 'criminosos' so, sem dvida alguma, objetos deste tipo: resultam impensveis sem interveno de processos institucionais e sociais de definio, sem a aplicao da lei penal por parte das instncias oficiais e, por ltimo, sem as definies e as reaes no institucionais."16

3 - A EVOLUO DO PENSAMENTO CRIMINOLGICO

3.1 - PRELIMINARES

16

Alessandro BARATTA, Criminologia Crtica e crtica do Direito Penal, p. 209 - 210.

Neste item pretende-se apresentar um breve esboo das diversas correntes do pensamento criminolgico, desde seu surgimento e desenvolvimento "tradicional" at os dias atuais, com as suas formulaes crticas ou radicais. Duas observaes devem ser feitas antes da exposio das diversas concepes: as linhas de pensamento criminolgico no tm, em sua seqncia, uma diviso estanque, de maneira que convivem em algumas pocas orientaes distintas e s vezes complementares. Por outro lado, a diversidade de orientaes no estudo do fenmeno criminal, inclusive passando pelos mtodos e instrumentos de diversas cincias, revela uma tendncia de isolamento de cada linha de pesquisa, cada qual arrogando-se a descoberta da melhor explicao para o fenmeno criminal. notvel que isso ocorra num campo nitidamente complexo como o da criminologia, cujo caminho natural seria o de integrao ou interdisciplinaridade, conforme bem destacam Newton e Valter Fernandes.17

3.2 - A ESCOLA LIBERAL CLSSICA DO DIREITO PENAL

A figura do crime, da violncia, acompanham a sociedade humana desde os primrdios. A infrao s normas de conduta social e sua punio so temas constantes na histria da humanidade. Desde a Antigidade, passando pela Idade Mdia, o fenmeno criminal tem sido objeto de curiosidade. Entretanto, a abordagem inicial do tema detinha-se basicamente em concepes msticas no Direito Antigo18 ou de afirmao dos poderes dos soberanos, na era absolutista.19 Todo desvio somente apresentava duas explicaes: uma ofensa a Deus ou ao Prncipe, no havendo qualquer preocupao explicativa do seu germe ou a considerao de fatores externos a essas relaes (legitimidade da punio, utilidade da pena, legalidade etc.).
17 18

Newton FERNANDES, Valter FERNANDES, Criminologia integrada, p. 589 - 607. Ibid., p. 54 - 60. 19 Michel FOUCAULT, Vigiar e Punir, p. 47.

Com o advento do Iluminismo no sculo XVIII, inicia-se uma fase de estudos e preocupaes com a face jurdica do crime e das penas. Surge o Princpio da Humanizao das sanes e a busca de uma utilidade ou funo para estas, sem a qual qualquer punio tomada como simples crueldade gratuita e injustificvel.20 A Escola Clssica Liberal desenvolve-se nesse contexto na Europa no sculo XVIII e primeira metade do sculo XIX. Entretanto, sua preocupao no se dirige ao estudo do fenmeno criminal ou ao criminoso. Seus postulados referemse ao contedo jurdico - penal, procurando desenvolver uma formulao terica do Direito Penal. apenas com o Positivismo e o surgimento da Antropologia Criminal que se opera um voltar de olhos ao crime para o criminoso e a ateno ao estudo do fenmeno criminal em si. O interessante notar que embora na Escola Clssica no se possa falar especificamente de uma criminologia, a qual nascer com o Positivismo, como se ver posteriormente, existem alguns pontos de contato entre a viso clssica de delito e a teorizao da Criminologia Crtica em oposio tradicional. Efetivamente a Escola Liberal Clssica no considera o delinqente como um ser diferenciado dos demais, detendo-se basicamente sobre o crime entendido como um conceito jurdico. Para os clssicos a conduta criminosa deriva simplesmente do "livre arbtrio" do criminoso e no de causas patolgicas ou influncias ambientais. Desse modo a pena no visa intervir sobre o delinqente para reforma-lo, mas apenas subsiste como uma "contramotivao em face do crime". Essa concepo do crime como ente jurdico - normativo e no natural, bem como do criminoso como um ser - humano no diferenciado, resgatada pela Criminologia Crtica ao rebater os pressupostos da Criminologia Tradicional. Alm disso, ao destacar que o poder punitivo do Estado deveria ser assinalado pela "necessidade e utilidade" da pena e pelo "Princpio da Legalidade", a Escola Liberal Clssica funcionava como uma "instncia crtica em face da prtica penal e penitenciria do antigo regime". Aqui tambm apresenta
20

Ver neste sentido: Cesare BECCARIA, Dos Delitos e das Penas, passim.

um ponto de contato com a Criminologia Moderna que, "contestando o modelo da criminologia positivista, desloca sua ateno da criminalidade para o direito penal, fazendo de ambos o objeto de uma crtica radical do ponto de vista sociolgico e poltico".21

3.3 - O POSITIVISMO E O NASCIMENTO DA CRIMINOLOGIA: CRIMINOLOGIA CLNICA E CRIMINOLOGIA SOCIOLGICA

3.3.1 - O POSITIVISMO

A doutrina filosfica do positivismo floresceu no sculo XIX, generalizando na Filosfica Ocidental um esprito antimetafsico e antiteolgico. Ou seja, pretende-se transplantar at mesmo para a Filosofia o rigor do mtodo cientfico,22 reduzindo o conhecimento humano quele "claro e distinto", obtido pela anlise de fatos e coisas concretas no melhor estilo cartesiano.23 O principal expoente desse perodo foi Augusto Comte (1798 - 1857), cuja doutrina, divulgada a partir de 1826, costuma, em um sentido mais restrito e histrico, ser designada como o prprio positivismo. A doutrina de Comte abrange "uma teoria da cincia, uma reorganizao da sociedade e uma religio".24 Segundo Comte, "o carter essencial do novo esprito filosfico consiste na sua tendncia necessria a substituir por toda parte o absoluto pelo relativo".25 Assim sendo, o significado emprestado ao termo "positivo" aquilo que "vigora de

21 22

Alessandro BARATTA, Criminologia Crtica e crtica do Direito Penal, p. 30 - 32. Ren DESCARTES, Discurso do Mtodo, passim. 23 Urbano ZILLES, Grandes tendncias da filosofia do sculo XX, p. 131. 24 Ibid., p. 131. 25 Augusto COMTE, Discurso sobre o esprito positivo, p. 50.

fato ou tem realidade efetiva".26 Neste sentido afirma Comte que "a palavra positivo designa o real em oposio ao quimrico".27 Dessa maneira, o positivismo procura estender a todas as reas o mtodo cientfico (at mesmo filosofia e religio), destacando a importncia do conhecimento puro e simples dos fatos e de suas relaes. Zilles expe sumariamente as teses fundamentais do positivismo:28 a) O nico conhecimento verdadeiro possvel o cientfico e seu mtodo o nico vlido. Afastam-se quaisquer ingerncias metafsicas, devido ao fato de que esta incessvel ao mtodo da cincia. b) O mtodo cientfico exclusivamente descritivo, investigando somente os fatos e a relao entre eles. c) Sendo o mtodo da cincia o nico vlido, deve ser estendido a todos os campos da pesquisa e da atividade humana. Para Comte, "tudo obedece s leis imutveis da natureza", cabendo "ao homem descobrir essas leis e reduzi-las a uma unidade, restringindo-se aos fatos".29 O autor sob comento apresenta a chamada "Doutrina dos Trs Estados" ou "Lei da Evoluo Intelectual da Humanidade". Por esta doutrina, todas as investigaes humanas esto inevitavelmente e positivo". elucidativa: "No estado teolgico, o esprito humano, dirigindo essencialmente suas investigaes para a natureza ntima dos seres, as causas primeiras e finais de todos os efeitos que o tocam numa palavra, para os conhecimentos absolutos, apresenta os fenmenos como produzidos pela ao direta e contnua de agentes sobrenaturais mais ou menos numerosos, cuja interveno arbitrria explica todas as anomalias aparentes do universo.
26 27

sujeitas passagem por "trs

estados tericos diferentes e sucessivos", denominados de "teolgico, metafsico


30

Sobre o tema transcreve-se a narrativa do prprio Comte, bastante

Urbano ZILLES, Grandes tendncias da Filosofia do sculo XX, p. 132. Augusto COMTE, Discurso sobre o esprito positivo, p. 48. 28 Urbano ZILLES, Grandes tendncias da filosofia do sculo XX, p. 133. Ver ainda: Alfredo de Arajo LIMA, O que o Positivismo?, passim. 29 Ibid., p. 133. 30 Ibid., p. 133.

No estado metafsico, que no fundo nada mais do que simples modificao geral do primeiro, os agentes sobrenaturais so substitudos por foras abstratas, verdadeiras entidades (abstraes personificadas) inerentes aos diversos seres do mundo, e concebidas como capazes de engendrar por elas prprias todos os fenmenos observado, cuja explicao consiste, ento em determinar para cada um uma entidade correspondente. Enfim, no estado positivo, o esprito humano, reconhecendo a impossibilidade de obter noes absolutas, renuncia a procurar a origem e o destino do universo, a conhecer as causas ntimas dos fenmenos, para preocupar-se unicamente em descobrir, graas ao uso bem combinado do raciocnio e da observao, suas leis efetivas, a saber, suas relaes invariveis de sucesso e similitude. A explicao dos fatos, reduzida ento a seus termos reais, se resume de agora em diante na ligao estabelecida entre os diversos fenmenos particulares e alguns fatos gerais, cujo nmero o progresso da cincia tende cada vez mais a diminuir."31 Todo esse clima de efervescncia da supervalorizao do mtodo das cincias, teve seus reflexos no mbito do Direito e, conseqentemente, nas Cincias Criminais. No mbito do Direito o Positivismo Jurdico vem para contrapor-se ao Jusnaturalismo. O Positivismo Jurdico procura aproximar o Direito, ao mximo possvel, do mtodo das cincias naturais, reduzindo-o quilo que possui de palpvel, observvel, passvel de medida e descrio, ou seja, as normas legais. Tambm nesta rea faz-se presente a oposio entre o mtodo cientifico como nico norte vlido e as concepes supostamente equivocadas, tomadas como elementos a serem alijados do conhecimento humano (misticismo, metafsica etc.). Bobbio retrata sumariamente o antagonismo reinante entre as concepes Jusnaturalistas e Positivistas a respeito do conceito de "Justia": "Enquanto para um jusnaturalista clssico tem, ou melhor dizendo, deveria ter, valor de comando s o que justo, para a doutrina oposta justo s o que
31

Augusto COMTE, Curso de Filosofia Positivista, In: Ceticismo Positivista - Coleo Os Pensadores, Volume 33, p. 10.

comandado e pelo fato de ser comandado. Para um jusnaturalista uma norma no vlida se no justa; para a teoria oposta uma norma justa somente se for vlida. Para uns, a justia a confirmao da validade, para outros, a validade a confirmao da justia."32 O objeto da cincia jurdica passa necessariamente a ser as normas jurdicas. Segundo Kelsen, "na afirmao evidente de que o objeto da cincia jurdica o Direito, est contida a afirmao - menos evidente - de que so as normas jurdicas o objeto da cincia jurdica, e a conduta humana s o na medida em que determinada nas normas jurdicas como pressuposto ou conseqncia, ou - por outras palavras - na media em que constitui o contedo de normas jurdicas".33 Por seu turno, a questo de uma conceituao abstrata de justia posta em xeque, como um objetivo quimrico, inalcanvel atravs de um rigoroso procedimento cientfico, de modo que as definies obtidas pela cultura humana at ento no passariam de frmulas vazias, maleveis e servveis a quaisquer interpretaes.34 Para Kelsen, "nenhuma outra questo foi to passionalmente discutida; por nenhuma outra foram derramadas tantas lgrimas amargas, tanto sangue precioso; obre nenhuma outra, ainda, as mentes mais ilustres - de Plato a Kant meditaram to profundamente. E, no entanto, ela continua at hoje sem resposta. Talvez por se tratar de uma dessas questes para as quais vale o resignado saber de que o homem nunca encontrar uma resposta definitiva; dever apenas tentar perguntar melhor".35 Esse abandono das questes no submetveis ao mtodo experimental, conduziu, em sede de Cincias Criminais, ao surgimento de uma preocupao com a
32 33

descoberta de relaes e regras constantes capazes de explicar o

Norberto BOBBIO, Teoria da norma jurdica, p. 58 - 59. Hans KELSEN, Teoria Pura do Direito, p. 79. 34 Hans KELSEN, O que Justia?, passim. Hans KELSEN, A iluso da Justia, passim. interessante notar na primeira obra indicada sua crtica famosa definio de Justia ("dar a cada um o que seu"): "Atribui-se a uma das sete sabedorias gregas a famosa definio de justia: conceder a cada um aquilo que seu. Essa frmula foi aceita por muitos pensadores importantes, principalmente filsofos do Direito. fcil demonstrar que totalmente vazia, pois a questo decisiva - o que que realmente cada um pode considerar como 'seu' permanece sem resposta". Ibid., p. 14. 35 Ibid., p. 1.

fenmeno da criminalidade. Surge ento a Criminologia, proporcionando, pela primeira vez, uma mudana de enfoque no mbito criminal, dando maior relevncia ao estudo da figura do criminoso, que era praticamente deixada de lado no Direito Penal Clssico, afeito to somente teoria jurdica do crime.

3.3.2 - CRIMINOLOGIA CLNICA E CRIMINOLOGIA SOCIOLGICA

Tendo em vista a concepo positivista quanto a um suposto "progresso histrico" do pensamento humano, que direciona-se de forma ascendente de explicaes msticas, passando por uma fase metafsica, at chegar ao entendimento estritamente cientfico dos fenmenos; passa-se a tentar reduzir todo conhecimento experimentao, considerando-se primitivas quaisquer outras especulaes. Neste clima, o fenmeno criminal somente poderia ser pesquisado com base em dados empricos fornecidos pela realidade de leis naturais imutveis e experimentveis. A primeira conseqncia seria necessariamente a individualizao do criminoso como objeto de estudo. Isso operou-se atravs do afastamento absoluto do "livre arbtrio" pugnado pela Escola Clssica como elemento de legitimao da responsabilidade criminal. O resultado disso foi a considerao do delinqente como um "anormal". Segundo Ferri, "o homem que comente um delito, ou por seu preponderante impulso fisiopsquico (causa endgena) ou o fato, est em condies anormais".36 Seria necessrio dotar o pesquisador de instrumentos hbeis a selecionar, cientificamente, os criminosos (anormais), dentre a populao humana aparentemente homognea ou normal. por predomnio de condies de ambiente (causa exgena), pelo menos no momento em que realiza

36

Enrico FERRI, Princpios de Direito Criminal, p. 250 - 251.

O primeiro esforo neste sentido parte da doutrina de Cesare Lombroso, especialmente com a publicao da famosa obra "O Homem Delinqente", no ano de 1876.37 Lombroso pensou haver detectado no criminoso uma espcie diferenciada de "homo sapiens", que apresentaria certos sinais ("stigmata") fsicos e psquicos. Esses estigmas fsicos caracterizariam o "criminoso nato" (forma da calota craniana e da face, dimenses do crnio, maxilar inferior procidente, sobrancelhas fartas, molares muito salientes, orelhas grandes e deformadas, corpo assimtrico, grande envergadura dos braos, mos e ps etc.), alm daqueles psquicos (pouca sensibilidade dor, crueldade, leviandade, averso ao trabalho, instabilidade, vaidade, tendncia superstio, precocidade sexual etc.). Todos esses sinais seriam conseqncia de um "regresso atvico", dadas suas semelhanas com as formas primitivas dos seres humanos.38 Alm disso Lombroso julgou encontrar uma relao entre a epilepsia e a "insanidade moral". Entretanto, tendo em vista que durante suas prprias investigaes caractersticas constatou que nem todos os criminosos distino apresentam as preconizadas39, elaborou uma entre "criminosos

verdadeiros (natos)" e "pseudo - criminosos", sendo estes ltimos os "ocasionais" e os "passionais". Portanto, Lombroso "nunca disse que todo criminoso nato e, sim, que o verdadeiro criminoso nato".40 O determinismo lombrosiano levaria a concluses e conseqncias relevantes na seara da Poltica Criminal. Por exemplo, sendo portador no deliberado do impulso criminoso praticamente irresistvel,o infrator no poderia ser exposto a "expiaes morais e punies infamantes". A sociedade poderia, porm, defender-se aplicando-lhe desde a priso perptua at a pena de morte.41 Essa doutrina, contudo foi amplamente criticada e desmentida por pesquisas posteriores a indicarem no existir qualquer indcio seguro a demonstrar alguma diferena fisiolgica, fsica ou psquica entre os homens
37 38

Newton FERNANDES, Valter FERNANDES, Criminologia integrada, p. 74. Ibid., pl 74. 39 Lombroso realizou exames em detentos vivos e mortos recolhidos aos crceres italianos em sua poca. 40 Ibid., p. 75. 41 Ibid., p. 75.

encarcerados e aqueles que jamais foram submetidos a uma condenao criminal.42 Malgrado as caractersticas deterministas e at mesmo ensejadoras de atitudes preconceituosas, propiciadas por uma absoluta precipitao conclusiva de Lombroso; tem de ser a ele reconhecido o mrito de haver dado o primeiro impulso Criminologia, sob a forma da "Antropologia Criminal". A Lombroso cabem os louros pela inaugurao do estudo do homem delinqente, sendo considerado o "Pai da Criminologia".43 Tambm foi a partir de Lombroso que se iniciaram os diversos estudos acerca da pesquisa de elementos endgenos capazes de eclodirem a face criminosa de um ser humano. Diversas pesquisas em campos variados das cincias naturais e biolgicas formaram um conjunto de teorias explicativas do fenmeno criminal, ao qual costuma-se denominar de "Criminologia Clnica". Como j exposto anteriormente, essas teorias apresentam uma grave falha porque pretendem explicar isoladamente, dada uma com seus instrumentos, o crime e o criminoso. Apenas a ttulo exemplificativo e sumrio, passa-se a mencionar alguns campos de pesquisa desta orientao: a) Biologia Criminal - So estudos voltados caracteriologia e morfologia dos criminosos, visando sua classificao. So expoentes dessa linha de pesquisa Nicola Pende, Ernst Kretschmer e William Sheldon.44 b) Criminologia Gentica - Neste campo destacam-se os estudos acerca do cromossomo XYY, tomado como portador dos caracteres ensejadores da conduta violenta no ser humano. Entretanto, nenhum estudo conseguiu comprovar uma relao entre anomalias cromossmicas, como por exemplo a "Sndrome do Y extra", e a tendncia para o crime.45

42 43

Menciona-se especialmente as pesquisas de Baer e Bleuler na Alemanha. Ibid., p 75. Ibid., p. 82. 44 Ibid., p. 147 - 152. 45 Ibid., p. 156 - 157.

A relao entre gentica e criminologia torna-se, hoje, bastante atual, em face da grande potencialidade de manipulaes genticas propiciadas pelo avano cientfico dessa rea. Embora seja inadequado no atual estgio da criminologia pensar-se em uma origem gentica ou numa "Herana Patolgica" da criminalidade, no impossvel que a descoberta de certos genes responsveis por alguma caracterstica considerada arbitrariamente negativa, torne-se fator de tentao para a indevida ingerncia na individualidade humana. A questo neste tema , alm de cientfica e jurdica, de ndole tica, pois representa uma perigosa possibilidade de desrespeito personalidade e liberdade humanas. Neste sentido a manifestao de Stella Maris Martinez: "A tentao de modificar, conforme um plano preconcebido, o patrimnio gentico de significativos grupos sociais, apresenta-se como um dos principais riscos derivados das novas tcnicas de engenharia gentica. Em tal sentido, Rothley salientava: 'O benefcio da anlise do genoma coniste em seu uso na preveno de enfermidades. Frente a este benefcio se encontram graves riscos que as anlises genticas podem ocasionar. Os referidos perigos residem especialmente na possibilidade de que surjam imperativos eugnicos e preventivos de isolamento social de extratos inteiros da populao'."46 c) Psiquiatria e Psicologia Criminais- Trata-se dos estudos do crime como conseqncia de distrbios psquicos, procurando neste campo indicar a anormalidade do criminoso em relao ao restante da populao humana. So estudos acerca da formao da personalidade (caracteriologia), do narcisismo, das personalidades, molstias mentais (neuroses, psicoses e oligofrenias), desvios sexuais, parafilias etc.47 Especial destaque merece neste campo a "Teoria Freudiana do Delito por Sentimento de Culpa". Ela tem origem na doutrina freudiana da neurose e em sua aplicao no intuito de explicar o comportamento criminoso.

46 47

Manipulao gentica e Direito Penal, p. 258. Newton FERNANDES, Valter FERNANDES, Criminologia integrada, p. 118 - 219 / 250 - 255.

No que se refere ao crime e ao indivduo que o perpetra, "a psicanlise cuida de demonstrar que o crime no mera resultante de fatores exgenos; que o mundo externo no atua somente sobre a conscincia, mas, tambm, sobre os extratos mais profundos da personalidade; que esta tem seu comportamento determinado por seus componentes psquicos, sendo a conduta anti - social a forma de externalizao de um conflito interno. Essas so as idias centrais da psicanlise, das quais parte a criminologia psicanaltica".48 Especificamente no caso da "Teoria do Delinqente por sentimento de culpa", cujo escrito data de 1916 e teve enorme importncia, sendo texto fundamental como ponto de partida para todos os estudos criminolgicos que se seguiram49, relevante salientar que representou "uma radical negao do tradicional conceito de culpabilidade e, portanto, tambm de todo o direito penal baseado no princpio de culpabilidade".50 Segundo Freud, os instintos delituosos so reprimidos, mas no destrudos pelo superego, permanecendo sedimentados no inconsciente. Tais instintos so acompanhados, no inconsciente, por um sentimento de culpa e uma tendncia a confessar. Ento mediante o comportamento criminoso, o sujeito supera o sentimento de culpa e realiza sua tendncia confisso.51 Em seu trabalho ("I delinquenti per senso di colpa") ele relata que vrias pessoas respeitveis, ao falarem sobre sua puberdade, narravam a perpetrao de atos ilcitos (pequenos furtos, estelionatos, incndios etc.). Inicialmente Freud apenas creditava tais ocorrncias debilidade moral natural nessa fase da vida humana. Entretanto, sentiu a necessidade de aprofundar-se porque alguns pacientes narravam fatos que tais praticados na idade adulta. A constatao de Freud foi a de que a prtica dessas aes estava associada ao fato de serem proibidas e sua execuo propiciava um alvio psquico queles que as cometiam. Observou ainda que tais pacientes sofriam de um "oprimente sentimento de culpa" de origem desconhecida e que, depois da
48

Sheila Jorge Selim de SALES, Acerca da Criminologia Psicanaltica, Revista Brasileira de Cincias Criminais, 17/225. Ver ainda sobre o tema: Joe Tennyson VELO, Criminologia Analtica, passim. 49 Ibid., p. 231. 50 Alessandro BARATTA, Criminologia Crtica e crtica do Direito Penal, p. 50. 51 Ibid., p. 50.

prtica delituosa, a opresso da culpa era abrandada, tendo em vista que tal sentimento podia ser creditado a algo real. Havia, no caso, uma inverso, na qual o sentimento de culpa preexistia ao ilegal, ao invs de surgir depois de seu cometimento. O crime "era a resultante do sentimento de culpa", mais que isso, era a sua racionalizao.52 No somente pelo prestgio do autor, como tambm pela proposta etiolgica aplicvel a determinados casos de fatos criminosos, interessante o destaque dessa teoria freudiana. Entretanto, agora tomando a Criminologia Psicanaltica em geral, pode-se dizer que seu maior destaque est na pioneira incluso (j por volta dos anos 20 e 30) da sociedade, "sob um ngulo inteiramente diferente" na explicao do fenmeno criminal. Antecedendo a reflexo propriamente sociolgica proporciona em Freud e seus seguidores uma meditao acerca da validade do Princpio da Culpabilidade, constituindo-se em elemento crtico frente ao Direito Penal tradicional. Por outro lado, outro filo da Criminologia Psicanaltica, constitudo pelas "Teorias Psicanalticas da Sociedade Punitiva" (Theodor Reik, Franz Alexander, Hugo Staub, Paul Reiwald, Helmut Ostermeyer e Edward Naegeli), coloca "em dvida tambm o princpio de legitimidade e, com isto, a legitimao mesma do direito penal. A funo psicossocial que atribuem reao punitiva permite interpretar como mistificao racionalizante as pretensas funes preventivas, defensivas e ticas sobre as quais se baseia a ideologia da defesa social (Princpio da Legitimidade) e em geral toda ideologia penal. Segundo as teorias psicanalticas da sociedade punitiva, a reao penal ao comportamento delituoso no tem a funo de eliminar ou circunscrever a criminalidade, mas corresponde a mecanismos psicolgicos em face dos quais o desvio criminalizado aparece como necessrio e ineliminvel da sociedade".53 Embasado na teoria freudiana do "delinqente por sentimento de culpa", Theodor Reik apresenta uma teoria psicanaltica do Direito Penal. Defende a existncia de uma dupla funo da pena:
52

Sheila Jorge Selim de SALES, Acerca da Criminologia Psicanaltica, Revista Brasileira de Cincias Criminais, 17/ 231 - 232. 53 Alessandro BARATTA, Criminologia Crtica e crtica do Direito Penal, p. 49 - 50.

a) para o indivduo desviante, a pena dirige-se satisfao da necessidade inconsciente de punio que o impulsiona a uma ao proibida; b) para a sociedade, a pena satisfaz uma necessidade de punio, por meio de uma inconsciente identificao com o infrator. Desse modo, as concepes retributiva e preventiva da de fenmenos que fundam suas razes no inconsciente da psique humana."54 Toda essa identificao da sociedade punitiva com o infrator, apresentada por Reik, Alexander e Staub, baseada ainda no mecanismo de "projeo" freudiano, levou Paul Reiwald a desenvolver sua teoria do criminoso como um "bode expiatrio" da sociedade. Algum sobre quem recai a descarga de culpas inconscientes numa tentativa de purificao.55 Efetivamente em Freud desde logo encontra-se a definio do tabu como sendo algo desejvel mas proibido. "A base do tabu uma ao proibida, para cuja realizao existe forte inclinao do inconsciente".56 Assim sendo, as aes consideradas desviantes tm um caracterstico de serem atrativas aos integrantes da sociedade em geral (afinal no seria necessrio proibir algo que no fosse de modo algum desejado), gerando a concluso de que a punio dos infratores das regras sociais proibitivas se d por um mecanismo inconsciente de identificao de desejos reprimidos. Essa a concluso do prprio Freud ao asseverar que " igualmente claro por que que a violao de certas proibies tabus constitui um perigo social que deve ser punido ou expiado por todos os membros da comunidade se que no desejam sofrer danos. Se substituirmos os desejos inconscientes por impulsos conscientes, veremos que o perigo real. Reside no risco da imitao, que rapidamente levaria dissoluo da comunidade. Se a
54

pena,

tradicionalmente defendidas nos meios jurdicos, no passam de "racionalizaes

Ibid., p. 5l. interessante destacar que Franz Alexander e Hugo Staub enriqueceram a teoria psicanaltica da sociedade punitiva, transportando os conceitos de identificao da sociedade com o delinqente, para a identificao daqueles que incorporam os rgos do sistema penal com os desviantes. Existiria entre estas pessoas uma afinidade, consistente em fortes tendncias anti - sociais no suficientemente reprimidas, as quais levariam as pessoas ocupantes dos cargos afetos ao Sistema Penal a um zeloso exerccio da funo punitiva num af inconsciente de auto - punio por identificao com aqueles que so realmente punidos. Alm disso a violncia imprimida aos desviantes em forma de punio legal (violncia legal ou legtima), constituiria uma descarga de impulsos agressivos reprimidos. Ibid., p.53 - 54. 55 A figura do "bode expiatrio" est ligada ao costume de povos antigos em sacrificar um animal aos deuses como meio de purificao de seus pecados. Ibid., p. 55. 56 Sigmund FREUD, Totem e Tabu, p.41.

violao no fosse vingada pelos outros membros, eles se dariam conta de desejar agir da mesma maneira que o transgressor."57 Verifica-se que a Criminologia Psicanaltica, muito embora no apartada da explicao etiolgica para o crime, tem a qualidade de introduzir o elemento crtico do Sistema Penal na pauta de discusses, seja de um ponto de vista microssociolgico ("Teoria do Delinqente por sentimento de culpa"), seja de um ngulo macrossociolgico ("Teorias Psicanalticas da Sociedade Punitiva"). d) Endocrinologia - Estuda a atuao de secrees endcrinas (glandulares) para a produo do evento criminoso. Tratam-se de pesquisas voltadas para a "psicofisiologia criminal". Segundo Quintilhano Saldaa, as secrees internas ou endcrinas so de influncia reconhecida nas funes psquicas e sobre fenmenos psicofisiolgicos complexos. As glndulas endcrinas lanam produtos diretamente no sangue, que o elemento biolgico mais determinante das funes cerebrais. De acordo com essas pesquisas, "as secrees endcrinas influenciariam os estados emocionais, podendo produzir modificaes de condutas normais ou patolgicas." Podendo tambm "produzir psicoses e influenciar o cometimento de crime".58 e) Estudo das Toxicomanias Trata da pesquisa da relao entre as

toxicodependncias ou mesmo do simples consumo de drogas (legais e ilegais) como elemento criminogentico. Estes estudos, diferentemente dos demais casos at agora expostos, no tm a pretenso de apresentarem uma explicao de carter geral para o evento criminoso, mas somente procuram a eventual relao com a utilizao de txicos em casos concretos e especficos. A concluso a que se chega nesses casos a de que as toxicomanias so "um razovel fator de criminalidade e fenmeno de patologia social que, dia aps dia, perigosamente, ganha propores alarmantes e dificilmente controlveis."59

57 58

Ibid., p. 42 - 43. Newton FERNANDES, Valter FERNANDES, Criminologia integrada, p. 282. 59 Ibid., p. 580 - 581.

Apresentado um esboo dos principais aspectos da chamada "Criminologia Clnica", passa-se agora a expor os fundamentos da "Criminologia Sociolgica". A "Criminologia Sociolgica" surge como um elemento crtico da "Criminologia Clnica", expondo que sua insistncia nas causas endgenas da criminalidade deixava a descoberto as influncias ambientais ou exgenas presentes na gnese delitiva, estas, segundo seus defensores, amplamente preponderantes. Seu principal precursor no Positivismo foi Enrico Ferri, o qual no prefcio de sua obra "Princpios de Direito Criminal", assim se manifesta: "Esta cincia, a que eu chamo 'sociologia criminal' e que estuda a gnese natural do crime, como fato individual e social, e dele indica os meios de defesa preventiva e repressiva, compreende necessariamente tambm a organizao jurdica da represso, contida no Cdigo Penal e no Processo Penal".60 A "Criminologia Sociolgica" continua na senda da pesquisa da etiologia do delito. Apenas altera a natureza dessa etiologia, transplantando-a para a influncia do ambiente. No Brasil Tobias Barreto lapidou a afirmao de que "a sociedade co - r na maioria dos crimes julgados pelos tribunais".61 Os estudos sobre a influncia do ambiente na criminalidade so bastante abundantes e variados. Podem ser mencionados exemplificativamente estudos de influncias de diversas espcies:62 a) Geografia Criminal e Meio Natural - Estudos referentes repercusso do meio ambiente (em sentido amplo) na gnese criminal. b) Metereologia Criminal - Refere-se a estudos relativos influncia do clima na incidncia criminal.

60 61

Enrico FERRI, Princpios de Direito Criminal, p. 19. Apud, Newton FERNANDES, Valter FERNANDES, Criminologia integrada, p. 607. 62 Ibid., p. 315 - 389.

c) Higiene e Nutrio - Destaca a atuao criminognica da promiscuidade e da falta de meios bsicos de subsistncia, sublinhando crime. Ao tratar do problema do relacionamento eventual entre o crime e a condio social das pessoas interessante lembrar uma questo que muitas vezes passa despercebida como uma face oculta dos discursos que pregam atuaes assistenciais preventivas em bairros ou localidades pobres. Percebe-se, atravs de uma anlise mais acurada, que os benefcios levados ou projetados para essas localidades no esto focando em um primeiro plano a satisfao dos direitos bsicos dessas pessoas que vinham sendo desprezados, mas, na verdade, atuam como uma instncia preventiva no mbito criminal, visando atingir e neutralizar uma populao considerada potencialmente perigosa no aspecto delitivo. Essa constatao que leva Theodomiro Dias Neto a questionar onde ficariam as fronteiras entre a atuao poltica e social, visando garantia de direitos s pessoas e a mentalidade meramente preventiva e at mesmo preconceituosa de uma preveno voltada para os meios sociais menos favorecidos, rotulados como potenciais geradores de criminosos. Questiona o autor: "aes voltadas ao aprimoramento do ensino ou criao de espaos de lazer para jovens em uma rea de baixa renda e de alto risco criminal devem ser classificadas como medidas de preveno criminal? Como seriam as mesmas medidas classificadas se dirigidas a um pblico de maior poder aquisitivo?"63 Baratta tambm alerta para o risco de confuso entre polticas pblicas ou sociais e polticas criminais, mencionando o perigo da "criminalizao das polticas sociais". Passa a haver uma indevida promiscuidade entre a satisfao estatal de direitos fundamentais com o fim de preveno social do crime. Essa mentalidade acaba dividindo a sociedade infratores potenciais e potenciais vtimas ou entre vigiados e protegidos. A assistncia social no trabalhada como um dever do Estado para com cidados marginalizados e solapados em seus direitos
63

tambm a pobreza e a

misria como fatores importantes, embora no necessariamente vinculados ao

A Nova Preveno: uma poltica integrada de segurana urbana, Revista Brasileira de Cincias Criminais, 36/394.

fundamentais, mas sim como um dever de proteo contra criminosos potenciais.64 Essa uma viso crtica necessria para que a proposta de uma pesquisa etiolgica entre criminalidade e condio social seja sempre recebida com certa cautela, em face de seu contedo muitas vezes estigmatizante, produtor de esteretipos indevidos, em suma, geradora de preconceitos que, inclusive, ocultam-se at mesmo no bojo de discursos de carter assistencial. d) Sistema Econmico - Pe em evidncia a capacidade do Sistema Econmico em criar conflitos sociais, em especial devido desigualdade e ao consumismo alimentados pelo Capitalismo. O modelo econmico pode ser a origem de outros fatores considerados criminogenticos, tais como a pobreza, a misria, a fone, a desnutrio, o analfabetismo, a educao precria, desemprego, subemprego, xodo rural e industrializao, urbanizao e densidade demogrfica, dentre outros. Ainda ligada umbilicalmente ao Sistema Econmico, especialmente na realidade atual, est a Poltica, cuja atuao perpetuante das injustias sociais somente faz fomentar o arcabouo criminogentico existente. e) Mal vivncia - Trata-se da constatao do potencial crimingeno da adoo deliberada ou desafortunada de um modo de vida marginal. So os casos dos andantes, vagabundos, mendigos, prostitutas etc. f) Ambiente Familiar - A desestruturao do lar e da famlia apresentada como uma das causas determinantes da criminalidade precoce ou mesmo adulta. Seriam fatores exemplificativos: a violncia domstica, abusos sexuais no lar, alcoolismo e toxicomanias dos pais, carncias afetivas etc. g) Profisso - Indica-se, atravs de observaes do dia a dia, a relao entre determinadas profisses e a espcie de crime favorecido por elas. Muitas vezes a atividade profissional do indivduo pode inclin-lo prtica de certas infraes penais. Por exemplo: mdicos e crimes culposos por impercia ou abortos;
64

Alessandro BARATTA, Defesa dos Direitos Humanos e Poltica Criminal, Discursos Sediciosos.Crime, Direito e Sociedade, 3/60.

funcionrios pblicos e atos de corrupo; advogados e contadores e crimes de fraudes processuais ou fiscais; investidores e crimes financeiros; engenheiros e crimes culposos (desabamentos) etc. Newton Fernandes e Valter Fernandes fazem meno nesses casos aos chamados "Criminosos Situacionais", afirmando que " induvidoso que certas posies, ocupaes ou profisses, ensejam ao indivduo facilidades e benefcios, que confrontados com a situao em que vivem os demais, conferem-lhe privilgios, que a maioria das pessoas no consegue alcanar".65 h) Guerra - Constituem estudos sobre a influncia do ambiente criado durante e aps uma guerra como fator gerador de condutas criminosas. i) Migrao e Imigrao - Em especial autores norte - americanos apresentam trabalhos dedicados a este tema (v.g. Edwin Sutherland, Breckinridge, Abbot, Gillin, Healy, ngelo Vacaro, Zorbaugh, Clayton etc.), certamente devido grande incidncia de imigrantes ilegais naquele pas e seu relevante papel nas estatsticas criminais. Deixando de lado, por ora, a questo da "seletividade do Sistema Penal", que ser analisada no estudo da "Criminologia Radical", constatase como elemento criminogentico nos casos de migrao e imigrao, a heterogeneidade cultural que passa a avultar no ambiente social e as dificuldades de adaptao dos agregados, bem como seus sentimentos de frustrao ante as expectativas alimentadas quando de sua partida e a realidade encontrada no destino escolhido. Na realidade brasileira isso pode ser muito bem retratado com os migrantes de Estados Nordestinos que se instalam em precrias condies nas favelas de So Paulo. j) Priso e Contgio Moral - A influncia deletria da priso sobre os encarcerados e sua atuao contrria aos objetivos comumente preconizados tema j bastante comentado pela literatura criminolgica. O fenmeno do contgio moral pode ocorrer nas prises ou mesmo na vida em sociedade, devido convivncia com
65

Criminologia integrada, p. 506.

pessoas enfronhadas na marginalidade, no submundo do crime. Ocorre que nas prises tal fenmeno encontra todo o ambiente especialmente propcio para o seu desenvolvimento. O que se opera no ambiente carcerrio, ao contrrio da recuperao do delinqente, a sua adequao completa a um submundo criminoso, fenmeno conhecido como "prisionizao". Por isso, vige na doutrina a assertiva consensual de que "a realidade, (...), revela que a ressocializao impossvel de ser alcanada, seja porque ela, em si mesma, paradoxal, mito".66 Na verdade o tradicional discurso da recuperao ou ressocializao vai perdendo terreno na nova realidade econmica mundial em que as populaes marginalizadas tornam-se um entrave, um descarte necessrio do sistema, inexistindo qualquer preocupao com sua insero ou reinsero social. Ao contrrio, o objetivo maior tende para a sua excluso definitiva. 67 No outra a concluso de Minhoto: "Hoje, o enfraquecimento da ideologia de reabilitao e a guinada rumo valorizao da funo meramente incapacitadora do crcere, para alm do debate estritamente acadmico, parece ter mais a ver com a transformao da priso em fbrica de excluso social, na medida em que o confinamento tende a se configurar como uma alternativa ao emprego, uma estratgia de neutralizao dos setores da populao que se tornam descartveis ao olhos do sistema produtivo, para os quais no h trabalho ao qual se reintegrarem."68 Sobre este tema muito haveria a expor. Contudo, seu desenvolvimento excederia os objetivos do presente trabalho, razo pela qual remete-se o leitor farta literatura disponvel a respeito.69
66 67

seja porque os meios

oferecidos para a sua execuo so imprestveis. Por isso, hoje, no passa de um

Roberto LYRA, Joo Marcello de ARAUJO JNIOR, Criminologia, p. 192. Eduardo Luiz Santos CABETTE, Direito Penal e Globalizao, Boletim IBCCrim, 84/4. 68 Laurindo Dias MINHOTO, Crime, Castigo e Distopia no Capitalismo Global, Revista Brasileira de Cincias Criminais, 36/418. 69 Cezar Roberto BITENCOURT, Falncia da Pena de Priso, passim. Augusto THOMPSON, A questo penitenciria, passim. Erving GOFFMAN, Manicmios, Prises e Conventos, passim. Eduardo Luiz Santos CABETTE, A desmistificao do carter da pena: a ineficcia do Direito Penal como fator de conteno da criminalidade, Revista Direito & Paz, 1/7-23.

k) Meios de Comunicao - Os meios de comunicao podem ter uma atuao importante na preveno criminal, cumprindo sua funo educativa e cultural. Entretanto, o que se verifica a incontrolada busca por ndices de audincia, mediante a explorao de casos criminais reais, divulgando e banalizando a violncia, bem como "ensinando" modalidades de atuao criminosa. Afora isso, os meios de comunicao atuam de maneira relevante para inculcarem camadas mais baixas da sociedade. Zaffaroni constata essa atuao deletria dos "mass midia" e prope um controle equilibrado a fim de minimizar seus efeitos: "(), as notcias podem ser submetidas a um controle tcnico que evite sua difuso atravs da televiso de maneira a provocar ou implicar metamensagens reprodutoras ou instigadoras pblicas de violncia, de delito, de uso de armas, de condutas suicidas ou consumo de txicos. Sem dvida, este controle tcnico seria atacado como lesivo liberdade de expresso. No entanto, apesar de a liberdade de expresso consistir na livre circulao e no amplo direito informao, as idias podem circular com liberdade sem que isso seja incompatvel com a proteo da produo nacional, a criao de fontes de trabalho e a economia de divisas. O amplo direito informao no limitado quando no se impede a circulao das notcias, mas quando se probe inventar fatos violentos no ocorridos, mostrar pela televiso cadveres despedaados, explorar a dor alheia surpreendendo declaraes de vtimas desoladas e desconcertadas, violar a privacidade de vtimas humildes e outros recursos semelhantes, como a incitao de brigas entre vizinhos de bairros populares, inveno de pseudo - especialistas em matrias que desconhecem totalmente, apresentao de profissionais desconhecidos como catedrticos etc; isto , a propagao de mensagens irresponsveis que constituem uma deslealdade comercial com o simples objetivo de obter audincia, numa competio viciada ()."70
70

nas

mentes o furor consumista, consistindo em importante fator de frustrao para as

Eugenio Ral ZAFFARONI, Em busca das penas perdidas, p. 175 - 176.

Efetivamente fato notrio a capacidade reprodutora da violncia pelos meios de comunicao com sua atuao gananciosa e irresponsvel. Um exemplo histrico foram os casos de "vitriolagem" ocorridos em Frana em determinado perodo. Paul Aubry atribuiu a disseminao da prtica (jogar cido sulfrico no rosto das pessoas), a um fenmeno de "mimetismo" ou "contgio moral" propiciado pela divulgao dos casos de forma irresponsvel pela imprensa.71 Imagine-se, hoje, o quanto esse problema se agigantou, considerando o grau de desenvolvimento das comunicaes e o fenmeno da globalizao. Findo este quadro sumrio das pesquisas da "Criminologia Sociolgica" e das diversas etiologias sociais indicadas para a origem do crime, no prximo tpico apresentar-se- as chamadas "Teorias Estrutural - Funcionalistas", tambm de matiz sociolgico, mas que merecem ser estudadas separadamente, tendo em conta suas peculiaridades.

3.3.3 - TEORIAS ESTRUTURAL - FUNCIONALISTAS

As Teorias Estrutural - Funcionalistas tm por ponto de partida a constatao de que o crime produzido pela prpria estrutura social, tendo a sua funo dentro do sistema, razo pela qual no deve ser tomado como uma anomalia ou molstia social. O fundamento terico bsico e original ofertado por mile Durkheim ao apontar para a normalidade do crime em todas as sociedades. dele a afirmao de que "o crime normal porque uma sociedade isenta dele completamente impossvel".72 Mais que isso, para Durkheim, o crime "necessrio" para a coeso social e uma sociedade sem crimes que daria indcios de deteriorao. Para o autor o fenmeno criminal provoca uma reafirmao da ordem social e uma legitimao para a sua existncia. Portanto, toda vez que ocorre um crime, a
71 72

Apud, Newton FERNANDES, Valter FERNANDES, Criminologia integrada, p. 383 - 384. As regras do mtodo sociolgico, p. 83.

reao contra ele reafirma os laos sociais e confirma a vigncia e validade das normas regulamentadoras do convvio. isto que afirma textualmente: "O crime necessrio; est ligado s condies fundamentais de qualquer vida social mas, precisamente por isso, til; porque estas condies de que solidrio so elas mesmas indispensveis evoluo normal da moral e do direito".73 O desvio, sendo funcional, conforme demonstrado, somente ser perigoso para a existncia e o desenvolvimento da sociedade quando exceder certos limites. Nestes casos pode advir uma situao de absoluta desorganizao e anarquia, em que todo o sistema normativo de conduta perde seu valor. Ao mesmo tempo, outro sistema no se firma em substituio, gerando um estado de absoluta falta de regras ou normas, uma ausncia de qualquer orientao sobre a conduta humana. A este estado de coisas, Durkheim denomina "anomia" e esta sim pode ser um fator extremamente deteriorante da sociedade.74 Um exemplo sempre atual de uma situao de "anomia" a sensao de impunidade e de ausncia ou negligncia dos rgos oficiais, gerando um amplo descrdito no sistema normativo vigente, mas inoperante. Alis essa constatao no nova, encontrando-se intuda desde antanho na afirmao de Beccaria de que "no o rigor do suplcio que previne os crimes com mais segurana, mas a certeza do castigo (...)".75 A noo de "anomia" e da funcionalidade do crime na sociedade conduz a uma revoluo inclusive no que tange finalidade e fundamento da pena, pois que no mais devem ser buscados na profilaxia de um mal. "Com efeito, se o crime uma doena, a pena o remdio e no pode ser concebida de modo diferente; assim todas as discusses que suscita incidem sobre a questo de saber em que deve consistir para desempenhar o seu papel de remdio. Mas se o crime no tem nada de mrbido, a pena no pode ter como objetivo cura-lo, e a sua verdadeira funo deve ser procurada noutro lugar".76 Confirma-se assim a assertiva antecedente a este item, onde afirma-se que as teorias ora em exposio, embora de matiz sociolgico e buscando as origens do crime, apresentam peculiaridades
73 74

Ibid., p. 86. Alessandro BARATTA, Criminologia Crtica e crtica do Direito Penal, p. 59 - 60. 75 Cesare BECCARIA, Dos Delitos e das Penas, p. 80. 76 mile DURKHEIM, As regras do mtodo sociolgico, p. 88.

que as diferenciam das demais pesquisas sociolgico - criminais praticamente acrticas quanto viso maniquesta do crime, do criminoso e das funes do Direito Penal. Ainda sob a orientao estrutural - funcionalista h que mencionar a doutrina de Robert Merton. O autor sob comento se utiliza da noo de "anomia" para indicar como o desvio um produto da prpria estrutura social, absolutamente normal, na medida em que esta prpria estrutura acaba compelindo o indivduo conduta desviante, apresentando-lhe metas, mas no lhe disponibilizando os meios necessrios para a sua consecuo, de maneira a "tirarlhe o cho", abandonando-o sem possibilidades "normais" de obter seus objetivos. Ausentes os meios legais, mas presente a presso para a conquista dos objetivos impostos socialmente, esse vcuo ("anomia") necessitar ser preenchido de alguma forma. Essa forma a perseguio dos fins por meios ilegais, desviantes, j que os legtimos no esto disponveis. Segundo Merton, "a desproporo entre os fins culturalmente reconhecidos como vlidos e os meios legtimos disposio do indivduo para alcana-los, est na origem dos comportamentos desviantes".77 E mais: "a cultura coloca, pois, aos membros dos estratos inferiores, exigncias inconciliveis entre si. Por um lado, aqueles so solicitados a orientar a sua conduta para a perspectiva de um alto bem estar; por outro, as possibilidades de faze-lo, com meios institucionais legtimos, lhes so, em ampla medida, negadas".78 A maior crtica que se faz doutrina de Merton a de que ela somente explica a criminalidade das classes sociais mais baixas. Ela no serviria para desvelar a criminalidade de "Colarinho Branco" (v.g. econmica, fiscal, ambiental etc.). Isso porque tais sujeitos ativos ocupariam um "status" social elevado e teriam sua disposio os meios legtimos para o alcance dos fins culturalmente impostos. Mesmo assim incidiriam na senda do crime. A essa questo a orientao mertoniana no apresentaria uma resposta satisfatria. Na viso de Merton essa objeo no seria crucial. Para ele os "criminosos de colarinho branco" seriam exatamente a personificao do contraste entre os
77 78

Alessandro BARATTA, Criminologia Crtica e crtica do Direito Penal, p. 63. Robert MERTON, Apud, Ibid., p. 65.

fins culturais socialmente impostos e os meios legtimos para o seu alcance. Os chamados "homens de negcios" que incidem em prticas criminosas seriam, ento, aqueles que absorveram amplamente os fins culturais (sucesso econmico), mas, por outro lado, no interiorizaram as normas institucionais que determinam os meios legais para a consecuo daqueles fins. No obstante, Baratta afirma que "a criminalidade de colarinho branco permanece, substancialmente, um corpo estranho na construo original de Merton. Esta adequada somente para explicar, naquele nvel superficial de anlise ao qual chega, a criminalidade das camadas mais baixas".79 Aduz o autor que Merton, ao tentar adequar sua explicao criminalidade de "colarinho branco", se v "constrangido a acentuar a considerao de um elemento subjetivo - individual (a falta de interiorizao das normas institucionais) em relao a de um elementos estrutural - objetivo (a limitada possibilidade de acesso aos meios legtimos para a obteno do fim cultural, o sucesso econmico)."80 Razo parcial assiste a essa crtica. Efetivamente a adaptao feita por Merton privilegia um aspecto subjetivo em detrimento de um elemento objetivo original, de maneira a desvirtuar a teoria enquanto frmula explicativa geral. No entanto, no parece inadaptvel de forma absoluta a criminalidade de "colarinho branco" teoria mertoniana de desequilbrio entre fins culturais e meios institucionais, em sua formulao original. Essa correlao conturbada entre fins e meios, na realidade da sociedade capitalista, atinge a todos indistintamente. Dependendo da posio ocupada socialmente pelo indivduo, variar o grau de sofisticao dos fins almejados. No entanto, a presso exercida para a conquista destes ou daqueles fins, mais ou menos sofisticados, necessrios ou suprfluos, acaba no diferindo qualitativamente em face da interiorizao pelo indivduos em geral das

concepes de obteno sempre maior de bem estar e acmulo de riquezas. Para uns, o fim cultural em face sua condio social, pode ser somente um carro novo, uma casa ou at mesmo um simples tnis. Para outros, milhes em dinheiro, jatos particulares, jias etc. Na sociedade capitalista no existem limites
79 80

Ibid., p. 67. Ibid., p. 66.

para o acmulo e o consumo, estando invariavelmente submetidos a um af de progresso econmico infinito, todos aqueles que so submetidos e dominados por tal presso cultural. Nesse quadro, em qualquer caso, os fins culturais nunca estaro suficientemente equilibrados com os meios legais disponveis ao seu alcance. Se um empresrio j tem altos lucros e muitos bens materiais, estar sempre impelido a aumentar esse lucros e adquirir mais bens. Nem sempre essa operao vivel pelos meios institucionais, o que o levaria, igualmente quele indivduo das classes mais baixas, senda da ilegalidade para a consecuo de seus objetivos, os quais s diferem dos deste pelo grau de sofisticao. A "necessidade" de alcance de certos fins na sociedade capitalista muito mais psicolgica do que material e ento no h diferena substancial entre as expectativas de progresso econmico das classes baixas ou altas, a no ser, como j frisado, pelo grau de sofisticao. Na verdade se os fins culturais preconizados por Merton fossem aqueles bsicos, que constituem uma necessidade material mnima dos seres humanos, sua teoria no somente seria invlida para as classes superiores, mas tambm para qualquer uma que estivesse acima da linha da misria. Como j destacado, esses fins culturais exercem uma atuao muito mais psicolgica nos indivduos, do que constituem verdadeiras necessidades bsicas (v.g. roupas da moda, jias, carros, bebidas, mobilirio luxuoso etc.). Mesmo estando em uma situao econmica privilegiada podem haver certos objetivos inalcanveis pelos meios institucionais, mas almejados pelo indivduo dominado pelo modelo capitalista. Hobsbawn retrata essa realidade atual: "(...), evidente que se as pessoas vivem em um nvel de subsistncia, isto , sem garantia dos elementos bsicos de vida, como alimento, roupa, abrigo, ento muito importante sair dessa situao. Elas ficam felizes simplesmente por viver em uma situao na qual no mais precisam temer a fome. (...). Mas, quando se vive acima do nvel da misria, as coisas so muito diferentes. Mesmo um aumento na renda ou uma ampliao da gama de divertimentos no assegura, de modo necessrio ou automtico, um sentimento de realizao ou satisfao. Num mundo em que as pessoas podem

viver de bolo, em vez de po, no se pode evitar o estresse da inveja e da competio social. Para um indivduo rico em uma sociedade dinmica, difcil no fazer comparaes com a riqueza acumulada por outros membros do mesmo grupo social, mesmo tendo obtido j todo xito que esperava. (...). E isto, obviamente, reduz a felicidade e aumenta a insegurana."81 Do exposto conclui-se que, na verdade, o equvoco de Merton foi no sentido de pretender desvirtuar sua teoria original, inserindo um elemento subjetivo desnecessrio no caso dos crimes de "colarinho branco", ao invs de atentar para a natureza homognea da presso psiciolgica dos fins culturais na sociedade capitalista. Por outro lado, Baratta tambm critica a teoria mertoniana em virtude de sua negligncia quanto "relao funcional objetiva" entre a criminalidade de "colarinho branco" e a "estrutura do processo de produo e do processo de circulao do capital" legais. Segundo o autor, fato evidente que "uma parte do sistema produtivo legal se alimenta de lucros de atividades delituosas em grande estilo".82 Sem dvida, essa uma lacuna nos estudos de Merton, a qual, porm, no tem o condo de invalidar suas concluses nos limites a que se props. Uma teoria que surgiu como uma "alternativa teoria funcionalista" foi aquela apregoada por Edwin H. Sutherland, denominada de "Teoria da Associao Diferencial". Segundo ela, a criminalidade, semelhana de qualquer modelo de comportamento, aprendida, de acordo com os convvios especficos aos quais se submete o sujeito, em seu ambiente social e profissional.83 Tal pensamento serviu de base para a formulao da chamada "Teoria das Subculturas Criminais". O indivduo aprenderia o crime (tcnicas e fins) de acordo com o seu convvio em determinados meios e assumiria as feies de certos grupos aos quais estaria ligado por aproximao voluntria (convvio opcional com certos grupos sociais); ocasional (classe social) ou coercitiva (priso).84
81 82

Eric HOBSBAWN, O novo sculo, p. 126 - 127. Alessandro BARATTA, Criminologia Crtica e crtica do Direito Penal, p. 67. 83 Ibid., p. 66. 84 As subculturas so amplamente verificveis especialmente no ambiente carcerrio e o processo de aprendizagem do crime tambm constatado em vrios estudos, recebendo o nome de "prisionizao" a indicar no somente o aprendizado do crime, mas toda uma adaptao s normas e costumes do submundo da

Sutherland afirma que pelo processo de "associao diferencial" o indivduo, de acordo com seu convvio, aprende e apreende as condutas desviantes. Por isso, tal teoria poderia explicar tanto a criminalidade das classes baixas como das altas. Os criminosos menos abastados cometeriam sempre os mesmos crimes, porque estariam ligados ao convvio de pessoas de seu nvel social e somente poderiam aprender essas espcies de condutas delitivas, no tendo acesso a informaes que os tornassem hbeis a outras prticas mais sofisticadas. Por seu turno, aqueles mais privilegiados aprenderiam outras modalidades de crimes afetos a seus meios e, por isso, tambm raramente incidiriam nas condutas das classes mais baixas. Aqui residiria um ponto de contato ou sntese entre a teoria de Merton (fins culturais e meios institucionais) e a da "associao diferencial". Isso porque a modalidade de conduta seria distribuda de acordo com os meios dispostos aos indivduos para desenvolverem seus impulsos. Segundo Baratta, coube a Cloward, em um artigo publicado em 1959, proceder sntese entre as concepes de Merton e Sutherland, nos seguintes termos: "Entre os diversos critrios que determinam o acesso aos meios ilegtimos, as diferenas de nvel social so, certamente, as mais importantes (...). Tambm no caso em que membros de estratos intermedirios e superiores estivessem interessados em empreender as carreiras criminosas do estrato social inferior, encontrariam dificuldades para realizar essa ambio, por causa de sua preparao insuficiente, enquanto os membros da classe inferior podem adquirir, mais facilmente, a atitude e a destreza necessrias. A maior parte dos pertencentes s classes mdia e superior no so capazes de abandonar facilmente sua cultura de classe, para adaptar-se a uma nova cultura. Por outro lado, e pela mesma razo, os membros da classe inferior so excludos do acesso aos papis criminosos caractersticos do colarinho branco".85
priso. "O efeito da priso que se denomina prisionizao, sem dvida deteriorante e submerge a pessoa numa 'cultura de cadeia', distinta da vida do adulto em liberdade". Eugenio Ral ZAFFARONI, Em busca das penas perdidas, p. 136. Ver ainda sobre o tema: Carlos Alberto Marchi de QUEIROZ, O Direito de Fugir, p. 83 - 99. Jos Ricardo RAMALHO, O mundo do crime: a ordem pelo avesso, passim. 85 R.A. CLOWARD, Apud Alessandro BARATTA, Criminologia Crtica e crtica do Direito Penal, p. 70 71.

Mas, a concepo de Sutherland pretende ser mais abrangente e geral do que a de Merton, dispondo-se a fornecer uma frmula geral capaz de explicar a criminalidade das classes inferiores e tambm aquela de "colarinho branco". Referida frmula residiria na afirmao de que qualquer conduta desviante "aprendida em associao direta ou indireta com os que j praticaram um comportamento criminoso e aqueles que aprendem esse comportamento criminoso no tm contatos freqentes ou estreitos com o comportamento conforme a lei". Para Sutherland, uma pessoa torna-se ou no criminosa de acorco com o "grau relativo de freqncia e intensidade de suas relaes com os dois tipos de comportamento" (legal e ilegal), ao que chama propriamente de "associao diferencial".86 A "Teoria das Subculturas Criminais" demonstra uma coincidncia entre os mecanismos de aprendizagem e interiorizao das normas e paradigmas comportamentais ligados delinqncia e aqueles mesmos mecanismos da socializao normal. Deixa clara a relatividade do livre arbtrio pessoal frente a esses mecanismos de socializao. Desse modo, "constitui no s uma negao de toda teoria normativa e tica da culpabilidade, mas uma negao do prprio princpio de culpabilidade ou responsabilidade tica individual, como base do sistema penal".87 Finalmente releva tratar da chamada "Teoria das Tcnicas de Neutralizao", trazida a lume por Gresham M. Sykes e David Matza, como uma "importante correo da teoria das subculturas criminais". "A correo foi obtida pela anlise das 'tcnicas de neutralizao', ou seja, daquelas formas de racionalizao do comportamento desviante que so apreendidas e utilizadas ao lado dos modelos de comportamento e valores alternativos, de modo a neutralizar a eficcia dos valores e das normas sociais aos quais, apesar de tudo, em realidade, o delinqente geralmente adere".88 verificvel que o indivduo, mesmo que submergido numa subcultura criminal, sempre tem algum contato com a cultura oficial e, de algum modo,
86 87

Edwin H. SUTHERLAND, Apud, Ibid., p. 72. Ibid., p. 76. 88 Ibid., p. 77.

influencia-se e reconhece algumas de suas regras. Se assim no fosse, sequer poderia ter conscincia do carter desviante de sua conduta. A partir dessa constatao Sykes e Matza procuram expor os mecanismos utilizados pelos indivduos para justificarem para si mesmos e os outros, a prtica da conduta desviante em detrimento daquela normalizada. Dessa forma, demonstram como as regras oficiais atuam perante a conscincia dos desviantes, fato este no analisado pela "Teoria das Subculturas". Os autores descrevem alguns tipos fundamentais de "tcnicas de neutralizao": 89 a) Excluso da prpria responsabilidade - o delinqente se identifica como vtima das circunstncias, muito mais passivamente do que ativamente encaminhado para a atuao criminosa. Por exemplo: "Pratico roubos porque estou desempregado e preciso cuidar da minha famlia". b) Negao da ilicitude - o infrator interpreta suas aes somente como proibidas, mas no criminosas, imorais ou danosas e procura redefini-las eufemisticamente. Por exemplo: "um ato de vandalismo definido como simples 'perturbao da ordem'; um furto de automvel como 'tomar por emprstimo' etc ". Em nossa realidade emblemtica a frase reducionista em que a pessoa acusada de algum ilcito pergunta em tom de inconformismo: "O que que tem isso? No matei nem roubei!" c) Negao da vitimizao - interpreta-se a vtima como merecedora do mal ou prejuzo que lhe foi infligido. d) Condenao dos que condenam - atribuio de qualidades negativas s instncias oficiais. Por exemplo: Estado opressor; lei. explorao fiscal; polcia corrupta etc. Tambm a qualificao de "hipcritas" s pessoas cumpridoras da

89

Ibid., p. 78 - 79.

e) Apelo s instncias superiores - valorizao especial de pequenos grupos aos quais o desviado pertence, com suas normas e valores (v.g. "gangs", famlia, amizades etc.), em detrimento do organismo social e seus regramentos. Na realidade, a prpria formao de uma subcultura a maior e mais operante "tcnica de neutralizao", pois nada enseja uma capacidade to relevante de abrandar a conscincia e defender-se dos remorsos, quanto o efetivo apoio e aprovao por parte de outras pessoas que so aderentes ao mesmo modelo comportamental.90

3.4 - A NOVA CRIMINOLOGIA: CRIMINOLOGIA CRTICA, DIALTICA, RADICAL, INTERACIONISTA OU DA REAO SOCIAL

3.4.1 - PRELIMINARES

Como j visto, a Nova Criminologia constitui uma alterao radical do paradigma cientfico da pesquisa do fenmeno criminal. Implica no abandono da tese, tomada como premissa pela Criminologia Tradicional, do crime como uma realidade ontolgica reificada. O crime passa a ser considerado semente dentro de seus limites de uma realidade meramente normativa, criada pelo Sistema Social de que fazem parte as normas penais. Conseqentemente o criminoso deixa de ser rotulado como um "anormal" e o crime como "patolgico" semelhana do que j era adiantado por Durkheim. A compreenso da criminalidade passa a ser buscada no desvendamento da "ao do sistema penal que a define e reage contra ela, comeando pelas normas abstratas at a ao das instncias oficiais (polcia, juzes, instituies penitencirias) que as aplicam." Portanto, a atribuio do papel de criminoso a
90

Ibid., p. 81.

determinada pessoa depende da atuao das "instncias oficiais de controle social", uma vez que, mesmo praticando atos anti - sociais, um indivduo no tratado como criminoso enquanto no alcanado pela atuao dessas instncias que exercem um forte papel seletivo. O fato de ser ou no criminoso no se liga existncia ou no de uma molstia ou anormalidade individual, mas sim a haver ou no o sujeito sido apanhado pelas malhas das agncias seletivas que atuam com base nas pautas normativa e socialmente estabelecidas. 91 As teorias da Criminologia Radical que se passaro a expor significam, portanto, o abandono do antigo paradigma etiolgico para a construo de uma abordagem crtica do Sistema Penal, inclusive com o questionamento srio de sua legitimidade. Parte-se da idia de que o sistema punitivo organizado com base em uma ideologia da sociedade de classes (matiz marxista). Assim sendo, seu objetivo primordial no seria a defesa social ou a criao de condies para o convvio harmnico, mas sim a proteo de "conceitos e interesses que so prprios da classe dominante". O Sistema Penal e todos os demais instrumentos de controle social no passariam de dispositivos opressivos para a consecuo do domnio de umas classes sobre as outras. "O Direito Penal , assim, elitista e seletivo, fazendo cair fragorosamente seu peso sobre as classes sociais mais dbeis, evitando, por outro lado, atuar sobre aqueles que detm o poder de fazer as leis". O sistema tem por escopo manter "a estrutura vertical de poder e dominao" existente na sociedade, conservando as desigualdades e at mesmo alimentandoas.92 Essa viso impe a constatao da enorme diferena de intensidade do alcance do Direito Penal sobre os setores marginalizados e inferiores da sociedade. Ao mesmo tempo, verifica-se a sua fragilidade perante comportamentos de suma gravidade afetos s classes hegemnicas (v.g. delitos econmicos, ambientais etc.).

91 92

Ibid., p. 86. Roberto LYRA, Joo Marcello de ARAUJO JNIOR, Criminologia, p. 204 - 205.

"A criminologia radical tenta demonstrar que o Direito Penal no igualitrio, nem protege o bem como e, tambm que sua aplicao, (...), no isonmica".93

3.4.2 - "LABELING APPROACH" OU TEORIA DA REAO SOCIAL

A Criminologia Tradicional parte do pressuposto de que a qualidade criminal de um comportamento existe objetivamente e, alis, preexiste s normas que o definem como crime, as quais seriam mero reconhecimento de sua caracterstica negativa. E mais, entende que as normas sociais constituem um acordo universal, um consenso "vlido a nvel intersubjetivo". Para os tericos do "labeling approach" ou "etiquetamento" , um fato s considerado criminoso a partir do momento em que adquire esse "status" por meio de uma norma criada de forma a selecionar certos comportamentos como desviantes no interesse de um Sistema Social. Num segundo momento ainda, a atribuio da qualidade de criminoso a um sujeito depender do modelo de atuao (novamente seletivo) das instncias de controle social (Polcia, Ministrio Pblico, Juzes etc.). Em suma, "os criminlogos tradicionais examinam problemas do tipo 'quem criminoso?', 'como se torna desviante?', 'em quais condies um condenado se torna reincidente?', 'com que meios se pode exercer controle sobre o criminoso?'. Ao contrrio, os interacionistas, como em geral os autores que se inspiram no 'labeling approach', se perguntam: 'quem definido como desviante?', 'que efeito decorre dessa definio sobre o indivduo?', 'em que condies este indivduo pode se tornar objeto de uma definio?' e, enfim, 'quem define quem?'."94 A "Teoria do Etiquetamento" leva a uma derrocada do mito do Sistema Penal enquanto recuperador de indivduos desviantes. Ao inverso, a concluso a de que a rotulao inicial de um indivduo como desviante tende a exercer uma
93 94

Ibid., p. 205. Alessandro BARATTA, Criminologia Crtica e crtica do Direito Penal, p. 88.

presso para

sua permanncia nesse papel social, tendo em vista uma forte

estigmatizao. Por isso as instituies carcerrias ou penitencirias, ao contrrio de recuperar, somente produziriam um reforo da identidade desviante do detento, proporcionando seu "ingresso em uma verdadeira e prpria carreira criminosa". O Sistema Penal em um sentido amplo pode ento ser visto como um criador e reprodutor da violncia e da criminalidade. A represso penal apenas funciona nas aparncias como contentora da criminalidade, pois sua verdadeira atuao de reintroduo da violncia no seio social. Por derradeiro interessante notar que muitas vezes essa rotulao de que trata o "labeling approach" se apresenta at mesmo previamente atuao das instncias de controle social, atravs de conceitos anteriormente construdos em seu prprio seio e mesmo no senso comum. Esses "pr - conceitos" que acabam dirigindo a atuao seletiva das agncias repressivas, sempre conservando a estrutura vertical de poder da sociedade, de modo a atingir preferencial ou exclusivamente as classes inferiores ou marginalizadas. sob este prisma que Zaffaroni fala dos "esteretipos" do criminoso: "O sistema penal atua sempre seletivamente e seleciona de acordo com esteretipos fabricados pelos meios de comunicao de massa. Estes esteretipos permitem a catalogao dos criminosos que combinam com a imagem que corresponde descrio fabricada, deixando de fora outros tipos de delinqentes (delinqncia de colarinho branco, dourada, de trnsito etc.). Nas prises encontramos os estereotipados. Na prtica, pela observao das caractersticas comuns populao prisional que descrevemos os esteretipos a serem selecionados pelo sistema penal , que sai ento a procura-los. E, como a cada esteretipo deve corresponder um papel, as pessoas assim selecionadas terminam correspondendo e assumindo os papis que lhes so propostos". 95 Cabe aqui lembrar o chamado fenmeno do "self - fullfilling profecy" (Profecia que se auto - realiza), segundo o qual "a expectativa do ambiente circunstante determina, em medida notvel, o comportamento do indivduo".96

95 96

Eugenio Ral ZAFFARONI, Em busca das penas perdidas, p. 130. Alessandro BARATTA, Criminologia Crtica e crtica do Direito Penal, p. 174.

Toda essa carga crtica tem como sua principal qualidade a conduo a uma reavaliao do Sistema Penal e, especialmente de sua falta de isonomia, apontando-se a necessidade de emprestar maior ateno a gravssimas condutas afetas s classes dominantes, geralmente deixadas de lado, seja pela prpria atuao legislativa (falha ou lacunosa), seja pela benfica ou condescendente atuao das agncias repressivas. Alm disso, conduz a uma conscientizao quanto irracionalidade do agigantamento do Direito Penal e da constante criminalizao de conflitos que se traduzem em uma tendncia a um "pampenalismo"97 simblico que longe de resolver as questes sociais, apenas perpetua desigualdades e reintroduz mais violncia no seio da sociedade.

3.4.3 -

A SOCIOLOGIA DO CONFLITO E A NOVA CRIMINOLOGIA

A Sociologia do Conflito questiona o suposto consenso acerca de certos fins e valores protegidos pelas regras sociais. Essa concepo no passaria de uma fico construda no intuito de legitimar a ordem social vigente que, na verdade, seria produto do conflito de interesses de grupos antagnicos com a prevalncia daqueles que lograram exercer a dominao. Significa a libertao do mito da "sociedade fechada em si mesma e esttica, desprovida de conflito e baseada no consenso".98 No campo criminal conduz s seguintes concluses: a) os interesses que embasam a criao e aplicao das normas penais so aqueles dos grupos que tm o poder de influir sobre os processos de criminalizao. Desse modo, esses interesses no so comuns a todos os cidado de forma consensual.
97

Alberto Silva FRANCO, Crimes Hediondos, p.36 - 37. "Nunca demais advertir que o pampenalismo, isto , a utilizao do Direito Penal como uma espcie de 'panacia para todos os males', quando no traduz uma bastardizao deste instrumento de controle social, pode representar uma completa desmoralizao decorrente de sua inoperncia e ineficcia". 98 Alessandro BARATTA, Criminologia Crtica e crtica do Direito Penal, p. 122.

b) como a criminalidade criada por meio do processo social de criminalizao, regido pelo embate de diferentes interesses, toda ela e todo o Direito Penal so de natureza poltica. A primeira expresso relevante de uma teoria da criminalidade, baseada na sociologia do conflito, atribuda a Georg D. Vold em 1958.99 Entretanto, Baratta apresenta um escrito de Sutherland, datado dos anos 30, que bem descreve a teoria enfocada: "O crime parte de um processo de conflito, de que o direito e a pena so outras partes. Este processo comea na comunidade, antes que o direito tenha existncia, e continua na comunidade e no comportamento dos delinqentes particulares, depois que a pena foi infligida. Este processo parece que se desenvolve mais ou menos do seguinte modo: um certo grupo de pessoas percebe que um de seus prprios valores - vida, propriedade, beleza da paisagem, doutrina teolgica - colocado em perigo pelo comportamento de outros. Se o grupo politicamente influente, o valor importante e o perigo srio, os membros do grupo promovem a emanao de uma lei e, desse modo, ganham a cooperao do Estado no esforo de proteger o prprio valor. O direito o instrumento de uma das partes em causa, pelo menos nos tempos modernos. Aqueles que fazem parte do outro grupo no consideram to altamente o valor que o direito foi chamado a proteger, e fazem algo que anteriormente no era crime, mas que se tornou um crime com a colaborao do Estado. Este a continuao do conflito que o direito tinha sido chamado a eliminar, mas o conflito se tornou maior no sentido de que agora envolve o Estado. A pena um novo grau do mesmo conflito. Tambm ela, por sua vez, um instrumento usado pelo primeiro grupo no conflito com o segundo grupo, por meio do Estado."100 "O crime, neste sentido, comportamento poltico e o criminoso torna-se, na realidade, um membro de um 'grupo minoritrio', sem a base pblica suficiente para dominar e controlar o poder poltico do Estado".101
99

Ibid., p. 126. Edwin SUTHERLAND, Apud, Ibid., p.127. 101 Ibid., p. 128.
100

Esta explicao criminolgica tem sido taxada de simplista, considerando a descrio do processo pelo qual os grupos poderosos logram conduzir o processo legislativo, utilizando-se do Sistema Penal como um instrumento para subjugar condutas inconvenientes dos grupos adversos.102 Realmente trazem em seu bojo tais teorias algo assemelhado a uma idia de conspirao de classes, supondo um liame subjetivo interno que dificilmente poder ser empiricamente comprovado. No obstante, a sociologia do conflito aplicada ao mbito jurdico (no s penal), tem a vantagem de por a descoberto a fico, tomada como realidade pela maioria dos juristas, acerca do suposto consenso geral em torno de certos valores a legitimar toda a gama de normas legais reguladoras da vida humana.

4 - CONCLUSO

O surgimento e a evoluo da cincia criminolgica foram esboados neste trabalho, procurando-se dar especial destaque guinada conceitual e epistemolgica que sofreu no decorrer dos procedimentos investigatrios levados a efeito ao longo da histria. Especial evidncia merecem dois momentos: o primeiro, da transio entre a tradio terica do Direito Penal Clssico para o nascimento da Criminologia sob os auspcios do Positivismo, com as primeiras pesquisas da Antropologia Criminal de Cesare Lombroso, dando-se importncia central, pela primeira vez, ao homem criminoso e no apenas a formalidades terico - jurdicas; o segundo momento foi o da alterao radical do paradigma terico da Criminologia, com o advento das teorias integrantes da denominada "Criminologia Crtica", a qual ocasiona o abandono do modelo de pesquisa etiolgico - profiltico, para investigar a criao do fenmeno criminal pela prpria organizao social atravs de mecanismos estigmatizantes, seletivos e de dominao.

102

Ibid., p. 129.

Foram expostas as principais linhas de pesquisa desenvolvidas de acordo com ambos os paradigmas acima mencionados, passando pela "Criminologia Clnica", "Criminologia Sociolgica", "Teorias Estrutural - Funcionalistas", at chegar ao atual modelo da "Criminologia Dialtica". A virada epistemolgica constatada na cincia criminolgica no desmerece os estudos anteriores e, muito menos, desprestigia essa rea do conhecimento em face de uma possvel demonstrao da insegurana de suas concluses. Ao reverso, no dizer de Karl Popper, o que prova que uma teoria cientfica o fato de ela ser falvel e aceitar ser refutada. Sua cientificidade est abrigada na possibilidade de experimentao contnua e descoberta de erros, acertos e pontos frgeis, o que conduz a um processo dinmico de aperfeioamento. Eis o que literalmente afirma o autor: "Pero, precisamente porque nuestra finalidad es estabelecer la verdad de las teorias, debemos experimentarlas lo ms severamente que podamos; esto es, debemos intentar encontrar sus fallos; debemos intentar refutarlas".103 As novas indicaes possibilitadas pelo pensamento da "Nova Criminologia" tm o grande predicado de constiturem um frtil campos para o desenvolvimento de uma viso crtica da organizao social em geral e do Sistema Penal em especial, inclusive com repercusses no mbito legislativo e da Poltica Criminal.104 Contudo, no se pode olvidar sua lacuna ao desconsiderar a real existncia de condutas conflituosas inaceitveis e deletrias ao sadio convvio social, para as quais necessariamente ideologicamente. As pesquisas levadas a efeito sob a gide do modelo etiolgico - profiltico, embora apresentem algumas explicaes parciais para o fenmeno criminal e partam de um pressuposto equivocado (crime como entidade ontologicamente cognoscvel) , no devem ser lanadas ao fogo ou simplesmente relegadas a uma espcie de limbo do conhecimento. Assim como seria errnea a concepo de
103 104

deve haver mecanismos de controle,

independentemente de quaisquer relaes de poder subjacentes ou ocultas

La miseria del historicismo, p. 149. Note-se a atual efervescncia acerca da discusso e aperfeioamento legislativo e operacional para a represso macrocriminalidade (crime organizado, crimes de colarinho branco, criminalidade ambiental etc.).

que qualquer das linhas de pesquisa envolvidas poderia, sozinha, explicar o fenmeno do crime, tambm incidiria no mesmo erro quem desprezasse completamente e a "priori" as contribuies das hipteses etiolgicas do crime e da conduta violenta, ainda que se resumissem explicao apenas de certos casos concretos, sem uma validade de regra geral. Neste passo vale salientar a proposta de Newton Fernandes e Valter Fernandes quanto configurao de uma "Criminologia Integrada": "A preocupao com isolados arranjos conceituais ou em termos estticos e sem qualquer consistncia intrnseca, tem que acabar, pois o mais importante provar, empiricamente, como esto se processando os estimuladores criminais, quer sejam de ordem biolgica, mesolgica ou exgena. Muito mais importante para essa aferio no dispor de uma multiplicidade de teorias, que funcionam, muitas vezes, sem qualquer canal de comunicao, mas, sim, a adoo de uma teoria mestra, que no ignorando o mosaico de teorias que lhe deram nascimento e o multifacetado aspecto do fenmeno criminal, d especial ateno aos dados empricos que dever controlar; j que a resposta final a qualquer questo terica est nos dados empricos bem controlados, no exame vertente, venham eles de uma concepo biolgica, sociolgica ou de outra ordem. A natureza desses dados empricos s ser bem definida quando perquirida por uma s teoria, que lhe reconhea a origem mltipla, mas correlacionada. De se admitir, que uma s teorias bem desenvolvida e acompanhada por extensas investigaes e pesquisas empricas direcionadas para todas as variveis possveis, oferece mais esperana e segurana de progresso, que uma diversificao de teorias, praticamente estanques entre si, a redundarem em resultados pobremente expostos e precariamente relacionados no que diz respeito aos dados empricos."105 Somente uma abordagem multi e interdisciplinar sob um estilo dialtico pode levar a resultados mais seguros no campo da Criminologia que, tratando de um tema complexo, no pode ser submetida a modelos simplistas, redutores e hermticos. Essa a constatao de Morin ao enfocar a natureza do conhecimento moderno:
105

Criminologia integrada, p. 617 - 618.

"O conhecimento pertinente deve enfrentar a complexidade. 'Complexus' significa o que foi tecido junto; de fato, h complexidade quando elementos diferentes so inseparveis constitutivos de um todo (como o econmico, o poltico, o sociolgico, o psicolgico, o afetivo, o mitolgico), e h um tecido interdependente, interativo e inter - retroativo entre o objeto de conhecimento e seu contexto, as partes e o todo, o todo e as partes, as partes entre si. Por isso, a complexidade a unio entre a unidade e a multiplicidade. Os desenvolvimentos prprios a nossa era planetria nos confrontam cada vez mais e de maneira cada vez mais inelutvel com os desafios da complexidade".106 Aquilo que o autor em referncia chama de "esprito redutor", ou seja, a reduo do conhecimento complexo a um de seus elementos, considerado o mais importante, somente conduziria incompreenso com resultados ticos e prticos desastrosos.107 Na relao entre os paradigmas etiolgico e crtico da Criminologia essa assertiva leva a uma postura de no excluso mtua e sim de complementaridade. Joe Tennyson Velo aponta esse caminho ao expor que "os criminlogos crticos mais sensatos, dos quais talvez Alessandro Baratta seja o Criminologia, comprometida: a) com as causas dos processos de criminalizao, ou seja, que desenvolva questionamentos acerca do porqu alguns comportamentos so selecionados pelo sistema penal (criminalizao primria) e outros no, bem como por que algumas personalidades so selecionadas e outras no (criminalizao secundria), pois a base do raciocnio de que no existem diferenas essenciais entre personalidades, todos os seres humanos so iguais da perspectiva interna, com inclinaes, desejos e energias psquicas de igual performance; b) com a realidade de comportamentos socialmente danosos e de situaes conflituais ou problemticos, e neste aspecto no descartam a importncia dos
106 107

principal

representante, no rejeitam completamente a pertinncia de uma etiologia na mas defendem uma Criminologia cientfica duplamente

Edgar MORIN, Os sete saberes necessrios educao do futuro, p. 38. Ibid., p. 98.

conflitos psicolgicos serem determinantes para algumas formas de criminalidade, abrindo espao e ateno a estudos de psicologia ou psicopatologia."108 Uma cincia criminolgica ciente de seu papel social e da complexidade de seus problemas e respostas ensejar um "novo modelo integrado de cincia penal", consciente de sua ntima relao com as cincias sociais. Isso jamais importar numa subestimao do jurista como um mero "tcnico da sociedade". Na verdade, este ser alado a uma nova "dignidade cientfica", ser um cientista e no singelo tcnico, "na medida em que, finalmente, se tornar um cientista social e sustentar com a cincia sua obra de tcnico. O caminho longo, a meta distante, os pressupostos implicam, entre outros, uma radical reviso dos mtodos de formao do jurista, da qual, para sermos otimistas, se vislumbra s o princpio".109 Realmente os desafios da Criminologia e da Cincia Penal em geral so ingentes, especialmente considerando a heterogeneidade e complexidade reinantes no mundo atual, extremamente frtil na produo dos mais variados conflitos individuais e sociais. Porm, as dificuldades no devem paralisar o pesquisador, e sim tornarem-se fatores de incentivo para o seguimento de suas investigaes. Neste sentido oportuno encerrar esta exposio com os versos do literato ptrio Mrio Quintana, denominados "Das Utopias": "Se as coisas so inatingveis...ora! No motivo para no quer-las... Que tristes os caminhos, se no fora A presena distante das estrelas!"110

5 - REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

108 109

Criminologia Analtica, p. 74 - 75. Alessandro BARATTA, Criminologia Crtica e crtica do Direito Penal, p. 156. 110 Antologia Potica, p. 36.

BARATTA, Alessandro. Criminologia Crtica e crtica do Direito Penal. 2a. ed. Trad. Juarez Cirino dos Santos. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1999. ________, Defesa dos Direitos Humanos e Poltica Criminal. Rio de Janeiro: Discursos Sediciosos. Crime, Direito e Sociedade, Instituto Carioca de Criminologia, n. 3, p. 57 - 69, 1997. BECCARIA, Cesare. Dos Delitos e das Penas. Trad. Paulo M. Oliveira. Rio de Janeiro: Ediouro, 1997. BITENCOURT, Cezar Roberto. Falncia da Pena de Priso. So Paulo: RT, 1993. BOBBIO, Norberto. Teoria da Norma Jurdica. Trad. Fernando Pavan Batista e Ariane Bueno Sudatti. So Paulo: Edipro, 2001. CABETTE, Eduardo Luiz Santos. A desmistificao do carter da pena: a ineficcia do Direito Penal como fator de conteno da criminalidade. Lorena: Revista Direito & Paz, Unisal, n. 1, p. 7 - 23, 1999. ________, Direito Penal e Globalizao. So Paulo: Boletim IBCCrim, IBCCrim, n. 84, p. 4, nov., 1999. COMTE, Augusto. Curso de Filosofia Positiva. In: Ceticismo Positivista - Coleo Os Pensadores. Volume 33. So Paulo: Abril Cultural, 1973. ________, Discurso sobre o esprito positivo. Trad. Renato Barboza Rodrigues Pereira. Porto Alegre: Globo, 1978. DESCARTES, Ren. Discurso do Mtodo. Trad. Joo Cruz Costa. Rio de Janeiro: Ediouro, 1999.

DIAS NETO, Theodomiro. A nova preveno: uma poltica integrada de segurana urbana. So Paulo: Revista Brasileira de Cincias criminais, IBCCrim, n. 36, p. 383 - 399, out./dez., 2001. DURKHEIM, mile. As regras do mtodo sociolgico. Trad. Pietro Nassetti. So Paulo: Martin Claret, 2001. FERNANDES, Newton, FERNANDES, Valter. Criminologia Integrada. So Paulo: RT, 1995. FERRI, Enrico. Princpios de Direito Criminal. 2a. ed. Trad. Paolo Capitanio. Campinas: Bookseller, 1999. FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir. 14a. ed. Trad. Raquel Ramalhete. Petrpolis: Vozes, 1996. FRANCO, Alberto Silva. Crimes Hediondos. 3a. ed. So Paulo: RT, 1994. FREUD, Sigmund. Totem e Tabu. Trad. rizon Carneiro Muniz. Rio de Janeiro: Imago, 1999. GOFFMAN, Erving. Manicmios, Prises e Conventos. 6a. ed. Trad. Dante Moreira Leite. So Paulo: Perspectiva, 1999. HOBSBAWN, Eric. O Novo Sculo. Trad. Cludio Marcondes. So Paulo: Companhia das Letras, 2000. KELSEN, Hans. A iluso da Justia. 2a. ed. Trad. Srgio Tellaroli. So Paulo: Martins Fontes, 1998. ________, O que Justia?. 2a. ed. Trad. Lus Carlos Borges. So Paulo: Martins Fontes, 1998.

________, Teoria Pura do Direito. 6a. ed. Trad. Joo Baptista Machado. So Paulo: Martins Fontes, 1999. KUHN, Thomas S. . A estrutura das revolues cientficas. Trad. Beatriz Viana Boeira e Nelson Boeira. So Paulo: Perspectiva, 1998. LIMA, Alfredo de Arajo. O que o Positivismo?. So Paulo: Guarulhos, 1953. LYRA, Roberto, ARAJO JNIOR, Joo Marcello de. Criminologia. 3a. ed. Rio de Janeiro: Forense, 1992. MARQUES, Jos Frederico. Curso de Direito Penal. Volume 1. So Paulo: Saraiva, 1954. MARTNEZ, Stella Maris. Manipulao Gentica e Direito Penal. So Paulo: IBCCrim, 1998. MINHOTO, Laurindo Dias. Crime, Castigo e Distopia no Capitalismo Global. So Paulo: Revista Brasileira de Cincias Criminais, IBCCrim, n. 36, p. 410 - 419, out./dez., 2001. MORIN, Edgar. Cincia com conscincia. 4a. ed. Trad. Maria D. Alexandre e Maria Alice Sampaio Dria. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000. ________, Os sete saberes necessrios educao do futuro. 3a. ed. Trad. Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya. So Paulo: Cortez, 2001. POPPER, Karl R.. La miseria del historicismo. Madrid: Alianza Taurus, 1961.

QUEIROZ, Carlos Alberto Marchi de. O Direito de Fugir. So Paulo: Resenha Tributria, 1989. QUINTANA, Mrio. Antologia Potica. Porto Alegre: L & PM, 2001. RAMALHO, Jos Ricardo. O mundo do crime - A ordem pelo avesso. So Paulo: IBCCrim, 2002. SALES, Sheila Jorge Selim de. Acerca da Criminologia Psicanaltica. So Paulo: Revista Brasileira de Cincias Criminais, IBCCrim, n. 17, p. 222 - 256, jan./mar., 1997. THOMPSON, Augusto. A Questo Penitenciria. 4a. ed. Rio de Janeiro: Forense, 1993. VELO, Joe Tennyson. Criminologia Analtica. So Paulo: IBCCrim, 1998. ZAFFARONI, Eugenio Ral. Em busca das penas perdidas. Trad. Vnia Romano Pedrosa e Amir Lopes da Conceio. Rio de Janeiro: Revan, 1991. ZAFFARONI, Eugenio Ral, PIERANGELI, Jos Enrique. Manual de Direito Penal Brasileiro. 2a. ed. So Paulo: RT, 1999. ZILLES, Urbano. Grandes tendncias da filosofia do sculo XX. Caxias do Sul: Educs, 1987.

Potrebbero piacerti anche