Sei sulla pagina 1di 4

Modelo em trs camadas

Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre. Ir para: navegao, pesquisa Modelo em trs camadas, derivado do modelo 'n' camadas, recebe esta denominao quando um sistema cliente-servidor desenvolvido retirando-se a camada de negcio do lado do cliente. O desenvolvimento mais demorado no incio comparando-se com o modelo em duas camadas pois necessrio dar suporte a uma maior quantidade de plataformas e ambientes diferentes. Em contrapartida, o retorno vem em forma de respostas mais rpidas nas requisies, excelente performance tanto em sistemas que rodam na Internet ou em intranet e mais controle no crescimento do sistema.

ndice
[esc ond er]1 Def ini o 2 Ca ma das 2.1 C a m a d a d e a p r e s e n t a o 2.2 C a m a d a d e n e g

[editar] Definio
As trs partes de um ambiente modelo trs camadas so: camada de apresentao, camada de negcio e camada de dados. Deve funcionar de maneira que o software executado em cada camada possa ser substitudo sem prejuzo para o sistema. De modo que atualizaes e correes de defeitos podem ser feitas sem prejudicar as demais camadas. Por exemplo: alteraes de interface podem ser realizadas sem o comprometimento das informaes contidas no banco de dados.

[editar] Camadas
[editar] Camada de apresentao
a chamada GUI (Graphical User Interface), ou simplesmente interface. Esta camada interage diretamente com o usurio, atravs dela que so feitas as requisies como consultas, por exemplo.

[editar] Camada de negcio


Tambm chamada de Lgica empresarial, Regras de negcio ou Funcionalidade. nela que ficam as funes e regras de todo o negcio. Inexiste uma interface para o usurio e seus dados so volteis, ou seja, para que algum dado seja mantido deve ser utilizada a camada de dadoss.

[editar] Camada de persistncia


A terceira camada definida como o repositrio das informaes e as classes que a manipulam. Esta camada recebe as requisies da camada de negcios e seus mtodos executam essas requisies em um banco de dados. Alterando o banco de dados alteraria apenas as classes da camada de dados, e o restante das camadas no seriam afetados por essa alterao.

[editar] Aplicaes
[editar] Aplicaes monolticas
Nos tempos antigos do reinado do grande porte e do computador pessoal independente um aplicativo era desenvolvido para ser usado em uma nica mquina . Geralmente este aplicativo continha todas a funcionalidades em um nico mdulo gerado por uma grande quantidade de linhas de cdigo e de manuteno nada fcil. A entrada do usurio , verificao , lgica de negcio e acesso a banco de dados estava presente em um mesmo lugar. Podemos definir este tipo de aplicao como aplicao de uma camada ou monoltica.

[editar] Aplicaes em duas camadas


A necessidade de compartilhar a lgica de acesso a dados entre vrios usurios simultneos fez surgir as aplicaes em duas camadas. Nesta estrutura a base de dados foi colocada em uma mquina especfica, separada das mquinas que executavam as aplicaes. Nesta abordagem temos aplicativos instalados em estaes clientes contendo toda a lgica da aplicao (clientes ricos ou gordos). Um grande problema neste modelo o gerenciamento de verses pois para cada alterao os aplicativos precisam ser atualizados em todas as mquinas clientes.

[editar] Aplicaes em trs camadas


Com o advento da internet houve um movimento para separar a lgica de negcio da interface com o usurio. A idia que os usurios da WEB possam acessar sa mesmas aplicaes sem ter que instalar estas aplicaes em suas mquinas locais. Como a lgica do aplicativo , inicialmente contida no cliente rico no reside mais na mquina do usurio este tipo de cliente passo a ser chamado de cliente pobre ou magro.(thin). Neste modelo o aplicativo movido para o Servidor e um navegador Web usado como um cliente magro. O aplicativo executado em servidores Web com os quais o navegador Web se comunica e gera o cdigo HTML para ser exibido no cliente.

[editar] Concluso
Neste modelo a lgica de apresentao esta separada em sua prpria camada lgica e fsica.A separao em camadas lgicas torna os sistemas mais flexveis permitindo que as partes possam ser alteradas de forma independente. As funcionalidades da camada de negcio podem ser divididas em classes e essas classes podem ser agrupadas em pacotes ou componentes reduzindo as dependncias entre as classes e pacotes ; podem ser reutilizadas por diferentes partes do aplicativo e at por aplicativos diferentes. O modelo de 3 camadas tornou-se a arquitetura padro para sistemas corporativos com base na Web.

Potrebbero piacerti anche