Sei sulla pagina 1di 23

PORTUGUS

MANUAL DE INSTALAO UTILIZAO E MANUTENO


Tokio
CALDEIRA EM FERRO FUNDIDO PARA AQUECIMENTO COMBUSTVEIS SLIDOS DE BIOMASSA

verso. Abr. 2011

Agradecemos a aquisio do nosso produto. Antes de utilizar o equipamento, leia cuidadosamente este manual e guarde-o para referncias futuras.

PORTUGUS

Manual de Instalao, Utilizao e Manuteno

INDICE

INTRODUO .................................................................................................................................... 2 CARACTERSTICAS TCNICAS .......................................................................................................... 3 DESCRIO ....................................................................................................................................... 5 ELEMENTOS DE REGULAO E CONTROLO DA CALDEIRA ......................................................... 6 PRECAUES DE SEGURANA ....................................................................................................... 7 INSTALAO ..................................................................................................................................... 9 MONTAGEM .................................................................................................................................... 11 INSTRUES DE FUNCIONAMENTO .............................................................................................. 18 MANUTENO ................................................................................................................................ 20

www.zantia.com

PORTUGUS

Manual de Instalao, Utilizao e Manuteno

INTRODUO
As caldeiras automticas de biomassa da srie Tokio foram concebidas para a produo de guas quentes sanitrias mediante a utilizao de combustveis slidos como pellets, casca de amndoa, bagao e caroo de azeitona. Para a utilizao de outros combustveis slidos, contacte o nosso departamento tcnico.

Existem trs modelos com potncias mximas de 25, 35 e 50 kW.

Todos os modelos cumprem com os requerimentos da norma: EN 303/5 Caldeiras de aquecimento. Parte 5 Caldeiras especiais para combustveis slidos

E as directivas seguintes: Directiva das Mquinas (98/37/CE) Directiva de Baixa Tenso (2006/95/CE) Directiva de Compatibilidade Electromagntica (89/336/CEE)

A presso mxima de funcionamento das caldeiras da Srie TOKIO de 4 bar.

As caldeiras Tokio so compostas pelos seguintes componentes: Corpo da caldeira em ferro fundido. Depsito de combustvel e sem-fim alimentador Queimador e ventilador. Quadro de controlo electrnico.

Caractersticas principais: Caldeira de funcionamento automtico Quadro electrnico para controlo de sistemas de aquecimento. Corpo da caldeira fabricado em ferro fundido o que favorece uma vida mais longa, ao reduzir consideravelmente os danos resultantes da condensao. Adaptvel a qualquer depsito de combustvel e com a possibilidade de o colocar em qualquer dos lados da caldeira. Funcionamento silencioso e com manuteno mnima. A estrutura interna do corpo da caldeira assegura uma grande capacidade de intercmbio entre os gases da combusto e a gua. Rendimentos elevados com eficincia energtica acima dos 85%. Baixas emisses com um impacto ambiental mnimo. As cinzas da combusto depositam-se na parte inferior da caldeira onde so recolhidas num depsito de chapa de grande capacidade.

www.zantia.com

PORTUGUS

Manual de Instalao, Utilizao e Manuteno

CARACTERSTICAS TCNICAS
A srie de modelos Tokio pode utilizar combustveis slidos tais como pellets, casca de amndoa, caroos e bagao de azeitona. O uso de diferentes combustveis origina diferentes potncias. A experincia de cada utilizador, em funo das caractersticas do combustvel que utiliza, a humidade que este detm e as necessidades de gua quente, determinaro a regulao mais adequada da caldeira. A tabela que se segue apresenta as principais caractersticas de cada modelo da caldeira:

TOKIO 25
N Elementos Potncia til nominal Potncia til mnima Consumo combustvel (p.c.i. 4.100 kcal/kg humidade 10%) Rendimento Potncia mnima em modo repouso Consumo combustvel em modo repouso Temperatura dos gases Peso Volume de gua no corpo Dimetro sada de fumos Capacidade do depsito de combustvel Autonomia com pellets, caroo de azeitona ou similar Autonomia com casca de amndoa ou similar Dimenses: largura x altura x profundidade Presso mxima de trabalho Presso de teste Temperatura mnima de retorno de gua Temperatura mxima de trabalho Tiragem da chamin Caudal de fumos: - a potncia til nominal - a potncia til mnima Ligaes - Impulso - Retorno Alimentao elctrica Tenso mxima admitida Isolamento da caixa elctrica kW kcal / h kW kcal / h kg / h % kW kg / h C kg l mm l kg h h mm bar bar C C mbar kg / s kg / s 5 24 20.700 7 6.000 1,8 5,9 85

TOKIO 35
7 35 30.100 10 8.600 2,9 9,1 80 1,5 0,37 150 235 530 50,3 160 725 470 51 - 160 29 - 90 1940 x 1405 x 1330 4 8 60 90 0,20 0,30 0,024 0,015 G 1 1/2 G 1 1/2 ~ 230 V 50 Hz +T 295 IP 65

TOKIO 50
10 48 41.300 13 11.200 3,9 12,6 80

150 235 441 40,9

145 - 240 645 64,4

80 - 260 45 - 146 1940 x 1405 x 1140

36 - 116 20 - 64 1940 x 1405 x 1615

0,15 0,25 0,017 0,011

0,20 0,30 0,032 0,020

230

295

www.zantia.com

PORTUGUS

Manual de Instalao, Utilizao e Manuteno

Os combustveis utilizados tero de possuir as seguintes caractersticas: Granulometria: mx. 40 mm Capacidade calorfica: mn. 3.100 kcal/kg Humidade: mx. 25%

www.zantia.com

PORTUGUS

Manual de Instalao, Utilizao e Manuteno

DESCRIO
CORPO EM FERRO FUNDIDO A parte fundamental da caldeira o seu corpo, fabricado em ferro fundido de acordo com a norma EN 1561. O corpo formado por elementos de ferro fundido unidos mediante casquilhos cnicos de ao nos pontos de comunicao de gua, e de massa refractria resistente temperatura no contorno dos elementos e fixados com vares roscados. Estes elementos formam a cmara de combusto e o espao previsto para a bandeja de recolha de cinzas. O alojamento para esta bandeja esta termicamente separado da cmara de combusto. Entre a cmara de combusto e a zona de intercmbio de calor, existem umas peas cermicas que influenciam positivamente as emisses dos gases e no seu rendimento. Nos tubos destinados passagem dos gases da combusto existem retentores que favorecem o intercmbio do calor contido nesses gases As entradas de impulso (superior) e retorno (inferior) da gua (G 1 ou 1) encontram-se na zona posterior da caldeira. A parte frontal da caldeira dispe de duas amplas portas para se aceder cmara de combusto e para a limpeza de cinzas e fuligem. A porta frontal superior dispe de uma entrada regulvel para o ar de combusto secundrio. No tubo de sada dos gases para a chamin existe um regulador manual de sada de fumos, cujo comando se situa na frente da caldeira, junto porta superior. Todo o conjunto do corpo da caldeira revestido com um isolamento trmico para evitar radiaes trmicas e com um revestimento exterior de chapas envolventes que lhe conferem limpeza, esttica visual agradvel e proteco contra queimaduras.

QUEIMADOR E ALIMENTADOR DE COMBUSTVEL O queimador tem uma forma cncava longitudinal, onde recebe o combustvel a queimar proveniente de um sem-fim que por sua vez alimentado mediante um tubo flexvel por outro sem-fim ligado ao depsito de combustvel. O fornecimento de ar proporcionado por um ventilador acoplado ao queimador e provido de uma regulao para o caudal que entra. O funcionamento destes componentes programa-se mediante um controlador electrnico da caldeira. A disposio do queimador impede que se d acumulao de material impedindo o risco do mesmo ficar obstrudo com material queimado. Este continuamente substitudo por material novo. O material queimado no adere s paredes da cmara de combusto depositando-se no depsito para esse propsito Consequentemente a combusto extremamente segura, ainda mais se considerarmos que, devido s caractersticas das linhas de transporte de material, a transmisso de calor ao depsito de combustvel impossvel.

www.zantia.com

PORTUGUS

Manual de Instalao, Utilizao e Manuteno

ELEMENTOS DE REGULAO E CONTROLO DA CALDEIRA REGULADOR ELECTRNICO Assumir o controlo automtico em funo dos parmetros introduzidos, tendo permanentemente em conta os dados que lhe chegam dos sensores de temperatura. Existe a possibilidade de fazer funcionar todos os elementos de forma manual para a manuteno e para o ajuste dos parmetros de modo que se consiga o mximo rendimento em funo do combustvel utilizado.

TERMOSTTO DE SEGURANA Pr-instalado no controlador. Est calibrado para os 95 C impedindo assim qualquer operao acima dessa temperatura. Em caso de sobreaquecimento, este activa-se acendendo-se o indicador de alarme no quadro de controlo. Tem de se esperar que a temperatura volte a normalizar para proceder ao seu rearme. Este efectua-se de forma manual pressionando o boto protegido por uma tampa enroscada. No caso do termstato de segurana disparar repetitivamente, imperativo desligar a caldeira e solucionar a avaria existente. Se se acender a luz vermelha do termstato de segurana, significa que: - A temperatura da caldeira ultrapassou os 95C. Apenas se pode rearmar quando a temperatura baixa at ao valor programado (desenroscar a tampa e pressionar). - H uma sobrecarga nos motores dos sem-fins devido a uma obstruo no tubo. Soluciona-se o problema e apaga-se e acende-se com o interruptor principal.

MANMETRO Mede a presso da gua que h no circuito.

VENTILADOR Liga-se na parte externa do queimador no tubo previsto para esse efeito. A entrada de ar regula-se atravs de uma clapeta instalada na entrada de ar do mesmo. Tambm se pode controlar o caudal de sada de fumos desde o comando situado na parte superior esquerda da parte frontal da caldeira. Este comando actua sobre uma clapeta situada no colector de gases.

COMPORTA ENTRADA AR DE COMBUSTO Nas caldeiras da srie TOKIO no se utiliza esta regulao para o ar de combusto, j que, esto equipadas com um ventilador cujo funcionamento regulado pelo controlo electrnico. Consequentemente, deve permanecer sempre totalmente fechada.

ATENO

Para um controlo adequado consultar o manual de regulao electrnica entregue com a caldeira.

www.zantia.com

PORTUGUS

Manual de Instalao, Utilizao e Manuteno

Elemento intermdio Elemento frontal Casquilho Elemento posterior Bainha sondas Brida sada de gua Caixa de fumos
Maneta reguladora da sada de fumos

Controlo electrnico

Manmetro Piloto e termstato de segurana Tecto

Tubo chamin Borboleta Retentor Tampa da limpeza de sada de fumos Espao do queimador Retorno gua

Fechadura porta superior (Modelos Biomax)

Porta/acesso superior
Regulador entrada de ar

Fechadura porta inferior

Porta/acesso inferior

Comporta

Bandeja cinzas Rejilla da porta Peas cermica

PRECAUES DE SEGURANA
favor prestar ateno s seguintes indicaes antes da instalao e da colocao em funcionamento da caldeira. No colocar a caldeira em funcionamento sem uma boa instalao de chamin. A chamin muito importante para o bom funcionamento da caldeira e deve proporcionar a tiragem mnima indicada na tabela de caractersticas segundo o modelo da caldeira. A chamin dever ser de material inoxidvel, isolada termicamente e homologada. A caldeira deve sempre funcionar em depresso. A instalao deve efectuar-se de acordo com as leis e os regulamentos en vigor para este tipo de caldeiras e respeitando sempre os requisitos mnimos de segurana para as pessoas e os edifcios onde se encontram. Em especial deve ter-se em conta os regulamentos vigentes sobre condies de proteco contra incndios em edifcios Deve cumprir-se o disposto na norma relativa aos aspectos da ventilao, nvel de iluminao, segurana elctrica, dimenses mnimas da sala, separao entre mquinas para facilitar a sua manuteno assim como o que diz respeito adequada proteco perante a humidade exterior e a um eficaz sistema de drenagem. Na sala onde est instalada a caldeira, necessrio assegurar uma boa entrada e renovao de ar fresco e limpo. No se poder instalar a caldeira em salas ou zonas onde se podem armazenar produtos inflamveis ou explosivos. No instalar a caldeira em espaos ou zonas de uso contnuo de pessoas, quarto, salo, vestbulos, etc.

www.zantia.com

PORTUGUS

Manual de Instalao, Utilizao e Manuteno

A caldeira deve ser instalada assegurando que o circuito hidrulico incorpora as medidas de segurana do aumento de temperatura e presso da gua, mediante a incorporao de um vaso de expanso aberto na zona mais alta da habitao ou de um vaso de expanso fechado com vlvula de segurana programada com uma presso de 4 bar. Assegurar que a bomba de recirculao de gua na instalao est em funcionamento de forma contnua, salvo se estiver controlada por um termstato de temperatura mnima da gua na caldeira. Qualquer incorreco na instalao elctrica deve ser reparada. Controlar e manter de forma regular a gua contida na caldeira e na instalao.

ATENO

No retirar gua da instalao nem esvaziar a caldeira excepto em casos extremos de manuteno ou reparao. Em caso algum deve utilizar a gua da caldeira para uso domstico. No encher o corpo da caldeira com gua fria enquanto esta est em funcionamento ou com o corpo muito quente; tal operao poderia provocar fissuras devido ao contraste trmico frio-quente. A qualidade da gua muito importante. A dureza recomendada da gua de: 1-3 mol/m3 (1 mol/m3 = 5,6 d), PH: 8-9,5

www.zantia.com

PORTUGUS

Manual de Instalao, Utilizao e Manuteno

INSTALAO
A caldeira ser instalada de forma que no seja necessrio mud-la de posio durante as operaes de limpeza, manuteno, revises, reparaes, etc. Aconselha-se apoiar a caldeira sobre uma base nivelada firme e resistente ao fogo, com as seguintes dimenses e na forma apresentada na figura que se segue:

Largura (A) Altura

TOKIO 25 610

TOKIO 35 800 Mn. 50

TOKIO 50 1.100

Para una combusto correcta imprescindvel que o combustvel esteja seco, pelo que se recomenda um armazenamento adequado do mesmo que ter de ser a uma distncia prudente da caldeira (pelo menos 1m) ou num local diferente. Em caso algum se deve armazenar combustvel atrs da caldeira.

A sala onde se situa a caldeira ter obrigatoriamente de ter uma contnua e suficiente entrada de ar. Os consumos de ar para cada modelo de caleira so aproximativamente os seguintes:

TOKIO 25 80 m3/h

TOKIO 35 120 m3/h

TOKIO 50 160 m3/h

www.zantia.com

PORTUGUS

Manual de Instalao, Utilizao e Manuteno

ATENO

No circuito de aquecimento ter de se instalar uma torneira para esvaziamento, situada no ponto mais baixo e to perto da caldeira quando O espao livre volta da caldeira deve respeitar o seguinte esquema:

Chamin

Depsito cinzas (Opcional)

Sala das Caldeiras

Chamin

Sala das Caldeiras

10

www.zantia.com

PORTUGUS

Manual de Instalao, Utilizao e Manuteno

MONTAGEM
A caldeira entregue em duas caixas ou blocos: o corpo de ferro fundido montado, e uma outra caixa com as chapas envolventes, o isolamento, as placas de cermica da cmara de combusto, o queimador, o sem-fim alimentador, o depsito de combustvel desmontado e os restantes acessrios necessrios para a sua montagem. CORPO DA CALDEIRA 1. Retirar o corpo da caldeira da palete de transporte e instalar no seu local definitivo em cima da base anteriormente referida. 2. Colocar os tubos de sada e retorno da gua (5) com as suas respectivas juntas (13). 3. Ligar a sada de fumos chamin. Recomenda-se que a chamin seja de um tamanho similar ao da sada da caldeira (160mm). 4. A chamin montada ter de permitir a sua limpeza e/ou a substituio de alguma seco sem ser necessrio mudar a posio da caldeira. 5. A sada de gases da caldeira, no deve suportar o peso do tubo da chamin. Este tubo ter de ser fixado a outros elementos mas nunca caldeira. 6. Colocar a tampas (20) com as suas juntas (19) nas duas sadas frontais que no so utilizadas assim como a tampa (17) no orifcio superior da frente. 7. De seguida, efectuar a restante instalao hidrulica e a instalao dos elementos de segurana: - Ligao dos tubos de ida e retorno com torneira de corte sada da caldeira. - Colocao da torneira de enchimento ligando-a ao tubo inferior (retorno da gua). Deve colocar-se uma vlvula anti-retorno que evite a comunicao da gua da caldeira com a gua da rede quando a presso da rede desce e a vlvula de enchimento se abre. - Instalao de purgadores de ar e vlvula de segurana. - Instalao de vaso de expanso de gua. Pode ser fechado ou aberto. Aconselha-se a utilizao do sistema de expanso fechado por se conseguir controlar o seu funcionamento de forma mais adequada, evitar o enchimento frequente de gua e facilitar a sua instalao no conjunto da instalao. - Recomenda-se a instalao de uma vlvula termosttica para proteger a caldeira da corroso motivada pelo retorno da gua com uma temperatura excessivamente baixa. - Efectuar a ligao da vlvula de segurana e do tubo de esvaziamento at rede de drenagem de esgotos. - Instalao de qualquer outro componente, para alm dos indicados, que seja necessrio para respeitar as normas vigentes para este tipo de instalao.

www.zantia.com

11

PORTUGUS

Manual de Instalao, Utilizao e Manuteno

CHAPAS ENVOLVENTES (MONTAGEM E DESMONTAGEM)


De seguida, procede-se montagem final do corpo da caldeira com o isolamento trmico e as chapas envolventes exteriores. 1. Colocar a manta isolante (7) sobre o corpo. 2. Montar os reforos superiores (1), fixando-os mediante porcas e anilhas aos extremos dos vares superiores de unio dos elementos (16). Montar tambm os suportes laterais (2), fixando-os s varillas inferiores com parafusos e porcas. Situar a envolvente lateral com a barra do obturador de tiro (25), com todos os elementos descritos no esquema seguinte. A barra do obturador deve ser colocado de forma que quando se empurra a mesma em direco caldeira, se abra a tiragem e ao contrrio, quando se puxa a barra, se feche a tiragem.

Barra reg. (25) Orifcio na chapa envolvente Porcas

Passadores (26) Orifcio na chapa envolvente Barra (28 )

4. Montar as chapas envolventes laterais (3) e (4) apoiando-as no reforo superior e no suporte lateral. Aparafusar as laterais ao reforo superior atravs dos parafusos (11). Ver esquema das chapas envolventes.

12

www.zantia.com

PORTUGUS

Manual de Instalao, Utilizao e Manuteno

2 1

5. Situar sobre o reforo a base do quadro de comandos (1), sobre ela o suporte do quadro de comandos (2) com os parafusos rosca-chapa (13). Ver esquema do quadro de comandos.

ATENO

Assegurar-se de que o mdulo de regulao electrnico est totalmente montado e que o cabo est fixado base do quadro de comandos, para facilitar a montagem e a sua instalao.

6. Montar a parte superior envolvente (5) tendo previamente fixado nos orifcios destinados para tal ao clip centrador com a porca correspondente, e ajustar no devido local da lateral, nas cavidades da pestana superior do clip de fixao. 7.Colocar a caixa do quadro de comandos (com os centradores montados) nos orifcios da envolvente superior.

www.zantia.com

13

PORTUGUS

Manual de Instalao, Utilizao e Manuteno

DEPSITO DE COMBUSTVEL
A montagem deve ser efectuada com parafusos e porcas M10, segundo o esquema seguinte:

Nmero Cdigo Denominao 1 2 3 4 5 56456 Lateral 56457 Lateral com orifcios Sem-fim 56458 Apoio tremonha 56459 Fundo tremonha 56460 Tampa tremonha

Quant. Nmero Cdigo Denominao 3 1 4 4 1 6 7 8 9 56463 Reforo apoio tremonha 50244 Parafuso M-6x15 51027 Anilha DIN 125 d6 51025 Porca DIN 934 M-6

Nmero 4 85 85 85

14

www.zantia.com

PORTUGUS

Manual de Instalao, Utilizao e Manuteno

QUEIMADOR, ALIMENTADOR E ELEMENTOS INTERIORES DA CMARA DE COMBUSTO


1. O queimador montado une-se caldeira atravs de 4 parafusos (14) e com anilhas (17). Colocar a junta do queimador (10) para proporcionar estanquicidade. Ver esquema do queimador. 2. Atravs das portas da frente colocaremos a pea de cermica cncava (2), no local previsto, sobre o queimador, com a parte aberta para a porta. Ver esquema do queimador. 3. Colocar o resto das placas cermicas segundo a ordem descrita na figura seguinte:

TOKIO-25 TOKIO-35

TOKIO-50

Nmero Cdigo Denominao 70 71 72 73 74 56445 56448 56446 56449 56447 Pea de cermica de trs 115x115x345 Pea de cermica central 40x115x345 Pea de cermica dianteira 40x115x345 Pea de cermica dianteira 40x70x345 Pea de cermica frontal 40x90x255

Quant. 5 el. 7 el. 10 el. 2 1 1 2 1 1 1 3 3 1 1

www.zantia.com

15

PORTUGUS

Manual de Instalao, Utilizao e Manuteno

4. Atravs da porta superior acedemos s 4 passagens de fumos onde teremos que colocar os retentores de fumos (23). Ver esquema do corpo a caldeira. 5. Colocaremos de seguida o depsito de combustvel no seu local, prximo da caldeira. Uma vez este passo executado, introduzir o sem-fim do depsito pelo seu orifcio e fixar o suporte.

Tampa Depsito

SemFim Depsito DEPSITO

Suporte Tubo Flexvel Ventilador Queimador

Semfim Queimador

6. Fixar o tubo flexvel (3) ao sem-fim do depsito mediante a abraadeira. (4). Na outra extremidade, unir o tubo flexvel ao queimador. De seguida, ajustar e apertar os ps suporte do sem-fim (5) para obter o maior ngulo de queda possvel e evitar a possvel reteno de combustvel no tubo flexvel. Ver esquema do alimentador do combustvel. 7. O ventilador (6) coloca-se com a orientao adequada para se conseguir aceder clapeta de regulao do ar (7) fixada com os parafusos (11). Ver esquema do queimador. 8. Conectar os cabos elctricos dos motores, ventilador, etc. do terminal do quadro elctrico segundo o indicado no esquema de ligaes do manual de regulao. (No prprio quadro elctrico est tambm includo este esquema de ligaes junto ao terminal).

16

www.zantia.com

PORTUGUS

Manual de Instalao, Utilizao e Manuteno

Placa frontal Placa dianteira

Placa central Placa posterior

Placa cncava

Queimador

Vista seccionada do corpo com as placas de cermica ( TOKIO 50 )

INSTRUES DE FUNCIONAMENTO

ATENO

Para o seu controlo adequado consultar o manual de regulao electrnica includo nos elementos fornecidos com a caldeira.

REGULAO DA POTNCIA VALORES DOS PARMETROS DE FUNCIONAMENTO A regulao da potncia obtida na caldeira realiza-se mediante os parmetros de tempo de funcionamento e o tempo de paragem do alimentador de combustvel. Modificando os valores destes parmetros obtm-se um ciclo de funcionamento com um consumo de combustvel diferente. A potncia deve seleccionar-se mediante a necessidade da instalao, assim a caldeira pode alcanar a temperatura de trabalho seleccionada e o controlo passar ao modo de pausa do queimador at que a temperatura da gua da caldeira baixe. Na tabela que se segue indicam-se os valores aproximados destes parmetros para vrios combustveis. Estes valores devero corrigir-se em funo das caractersticas concretas do combustvel utilizado (humidade, densidade, impurezas, ).

www.zantia.com

17

PORTUGUS

Manual de Instalao, Utilizao e Manuteno

Por exemplo, se no se alcanar a temperatura de funcionamento programada dever aumentar-se o ciclo de carga do combustvel (maior tempo de funcionamento do alimentador e menor tempo de paragem), se pelo contrrio se observa nas cinzas pedaos de combustvel por queimar, dever reduzir-se a carga do combustvel (menor tempo de funcionamento do alimentador ou maior tempo de paragem).

POTNCIA kW kcal/h 7 10 6.020 8.600

PELLETS Tempo CARGA 5 5 5 10 10 10 10 15 15 15 15 Tempo PARAGEM 85 60 45 65 55 45 35 40 35 30 25

CASCA DE AMNDOA Tempo CARGA 5 5 10 15 20 20 20 25 25 35 45 Tempo PARAGEM 45 30 45 45 50 40 25 25 20 20 20

BAGAO DE AZEITONA Tempo CARGA 5 5 5 10 10 10 15 15 20 20 20 Tempo PARAGEM 90 75 55 85 70 55 65 50 60 50 45

CAROO DE AZEITONA Tempo CARGA 5 5 5 10 10 10 15 15 20 20 30 Tempo PARAGEM 65 45 35 50 40 30 35 30 30 25 35

13 11.180 17 14.620 20 17.200 24 20.640 30 25.800 35 30.100 40 34.400 45 38.700 48 41.280

INSTRUES DE FUNCIONAMENTO
O caudal de ar de combusto pode regular-se mediante a clapeta do ventilador (7). O caudal necessrio variar fundamentalmente segundo a potncia requerida, ou seja, segundo a quantidade de combustvel que queimamos; no entanto tambm sero importantes as caractersticas concretas do combustvel que utilizamos (humidade, densidade, impurezas, ). Para orientao, pode indicar-se que com uma chamin que proporcione uma tiragem adequada, o grau de abertura da clapeta dever ser: - Para a potncia mxima: entre 75% e 90%. - Para a potncia mnima: entre 10% e 20%. Devido s grandes diferenas que podem existir entre os vrios combustveis, para obter um caudal ptimo de ar, ser necessrio verificar se a combusto dentro da caldeira se est a desenvolver correctamente e se a temperatura dos gases na chamin se encontra entre os valores indicados neste manual.

18

www.zantia.com

PORTUGUS

Manual de Instalao, Utilizao e Manuteno

LIGAO
Antes da ligao da caldeira deve verificar se os seguintes elementos funcionan correctamente e se se encontram em bom estado: Juntas de estanquicidade da caldeira, incluindo as juntas das portas, a placa do queimador e as ligaes das condutas de fumos/chamin. Controlo electrnico e restantes elementos de regulao e controlo da caldeira. Instalaes de electricidade e combustvel. Instalao hidrulica. Verificar o funcionamento do circulador e comprovar que as torneiras de corte na sada da caldeira esto abertas. Sistemas de segurana de acordo com as normas vigentes. Nvel da gua da caldeira. Comprovar que a presso de pelo menos 1,5 bar.

A continuao, proceder ao acendimento da caldeira: 1. Se necessrio, limpar a cmara de combusto, o queimador e a bandeja de recolha das cinzas . 2. Verificar se as peas de cermica esto devidamente colocadas e pela ordem descrita no presente manual. 3. Encher o depsito de combustvel 4. Fechar as portas e deixar que o combustvel presente no queimador comece a arder (3 5 min.). 5. Aps a ignio, passa-se ao modo automtico e o controlo electrnico comea a efectuar os ciclos de funcionamento segundo a programao efectuada

ATENO

Para um controlo adequado consultar o manual de regulao electrnica includo nos elementos fornecidos com a caldeira.

www.zantia.com

19

PORTUGUS

Manual de Instalao, Utilizao e Manuteno

DESLIGAR
O primeiro passo para desligar consiste em retirar todo o material quente contido no queimador, na parte inferior ou na bandeja que recolhe as cinzas. Este procedimento deve efectuar-se em modo manual e utilizando os panos fornecidos com a caldeira, para prevenir qualquer perigo de acidente com o sem-fim ou as brasas residuais. Qualquer situao de manipulao da caldeira implica que esta seja apagada, e que se espere pelo menos duas horas. Em caso de paragem prolongada recomenda-se desligar electricamente a caldeira. Mesmo assim, o esvaziar da bandeja deve ser efectuado com a certeza que as cinzas esto apagadas e que a bandeja est fria, para evitar o risco de queimaduras ou de incndio (recomenda-se armazenar temporariamente as cinzas num recipiente no inflamvel). O facto de todos os elementos estarem fechados e a tampa do depsito de combustvel esteja colocada consiste num elemento extremamente importante aquando do apagamento do queimador para evitar que a sala da caldeira se encha de fumo. A porta da caldeira apenas se deve abrir rapidamente para comprovar o correcto funcionamento do apagamento.

MANUTENO
INSPECES PERIDICAS Estas inspeces podem descobrir irregularidades que poderiam causar perdas de rendimento e/ou uma possvel falha no equipamento. Seguem-se exemplos de inspeces peridicas: Limpeza das superfcies de transmisso de calor da caldeira. Verificao dos valores introduzidos na programao do controlador. Controlo de ajustes do queimador utilizando um analisador de combusto. Reviso do estado do isolamento trmico. Comprovao da ausncia de: o Fumos (odores) em especial txicos. o Fugas de gases combustveis (depsitos de fuligem/manchas). o Rudo (excessivo ou inusual). o Vibrao (excessiva ou inusual). o Fuga de gua.

20

www.zantia.com

PORTUGUS

Manual de Instalao, Utilizao e Manuteno

LIMPIEZA DE LA CALDERA A limpeza e a manuteno da caldeira e da sua instalao so essenciais para um funcionamento correcto, limpo, econmico e seguro. A cmara de combusto e as passagens de gases da combusto devero limpar-se para eliminar depsitos de fuligem que prejudiquem e reduzam o ndice de transmisso de energia da combusto gua. Uma perda de rendimento pode manifestar-se por um aumento na temperatura de sada dos gases da caldeira. Um aumento da temperatura de 100C na conduta dos gases indica que se pode estar a produzir uma reduo de 5% no rendimento da caldeira. O utilizador deve seguir as seguintes recomendaes para efectuar a manuteno e a limpeza da caldeira: 1.) Para esvaziar a bandeja das cinzas sem apagar a caldeira, coloca-se o regulador em modo manual e retira-se a bandeja com luvas de proteco trmica. As cinzas devem ser recolhidas temporariamente para um recipiente no inflamvel at se apagarem por completo. Este recipiente ter, por sua vez, que estar afastado de qualquer material combustvel. 2.) Recomenda-se esvaziar a bandeja das cinzas pelo menos uma vez por semana, independentemente do combustvel utilizado. 3.) Recomenda-se tambm a limpeza das cinzas depositadas sobre as placas de cermica. 4.) As entradas de ar, tanto do ventilador como dos motores dos sem-fins tero de ser mantidas limpas. Para as limpar necessrio desligar electricamente a caldeira. Apenas se deve utilizar um pano SECO. No se recomenda a utilizao de produtos qumicos. 5.) Uma vez por ano recomenda-se apagar totalmente a caldeira e deix-la esfriar para retirar os retentores e limpar todo o corpo com os utenslios de limpeza fornecidos. 6.) Una vez efectuada qualquer operao de limpeza necessrio verificar todos os elementos da caldeira (tubo flexvel, sistemas de fecho de tampas e portas, ligaes, etc) antes de a voltar a colocar em funcionamento. 7.) Nos sem-fins, no necessrio repor o leo, apenas limpar a entrada de ar dos motores..

NOTAS O fabricante no assume quaisquer danos e prejuzos causados a pessoas ou bens resultantes de acidentes que no sejam da exclusiva responsabilidade da caldeira enquanto unidade individual. O fabricante reserva-se o direito de alterar os seus produtos sem qualquer aviso prvio, mantendo sempre as caractersticas essenciais para que a caldeira cumpra os objectivos para os quais foi concebida.

www.zantia.com

21

Potrebbero piacerti anche