Sei sulla pagina 1di 4

PROPOSTA DE GESTO DE INOVAO TECNOLGICA ATRAVS DE MELHORIAS CONTNUAS.

Embora as atividades de inovao da empresa no contemplem todas as dimenses da gesto de inovao, seguem alguns procedimentos adotados pelo departamento de controle tecnolgico em que se empregam alguns conceitos relacionados a este modelo de gesto. A proposta de uma gesto de tecnologia e inovao voltada para atividades de melhoria foi escolhida por ter aceitao imediata da gerncia e diretoria. Afinal, acompanhada de pequenas inovaes vem os indicadores econmicos: reduo de custo e aumento de produtividade. Os dados do controle tecnolgico da linha de produo de blocos de concreto da empresa, que corresponde a mais de 60% da produo atual, so manipulados trimestralmente sendo gerados relatrios que so apresentados a todos os nveis de cargos da empresa: diretoria, gerncia, coordenadores, encarregados e auxiliares de produo. O coordenador de inovao e tecnologia realiza reunies com cada setor separadamente e faz registro e divulgao dos assuntos discutidos aos funcionrios chaves da empresa, ligados direta ou indiretamente ao setor de produo de blocos. Alm dos relatrios trimestrais, para qualquer problema detectado aberta investigao do processo de produo, sendo que para cada investigao geram-se relatrios que so divulgados para os nveis de cargo supracitados. A deteco dos problemas realizada na maioria das vezes pelo controle de produo, controle tecnolgico e pelo departamento comercial atravs de fichas de reclamao de cliente. A principal metodologia adotada no processo de investigao o Diagrama de Ishikawa. A proposta de inovao empregada baseia-se no ciclo PDCA (Plan-Do-Check-Act), como ilustrado na Figura 1.

Figura 1

Para toda investigao so apontadas as possveis causas e solues em relatrios que so divulgados e armazenados para posterior consulta. Cria-se ento acervo de informaes sobre o setor de produo que podero ser teis em momentos futuros.

Conforme mencionado, uma das formas de abertura dessas investigaes o registro de reclamao do cliente. preenchido formulrio pelo comercial com informaes sobre o cliente, obra, produto entregue e problema detectado. Essa ficha encaminhada para a indstria que dever registrar as possveis causas e solues para problema do cliente. O principal objetivo da ficha eliminar a raiz desse problema atravs de investigaes que gerem informaes quanto causa e efeito da no conformidade. No processo de abertura e fechamento da ficha de reclamao do cliente prima-se pela interao entre comercial, produo e controle tecnolgico visando uma inovao aberta. O envolvimento entre os diferentes nveis de cargo tambm valorizado no momento da apresentao dos relatrios elaborados pelo departamento tecnolgico. Apesar de j elaborados, antes da apresentao diretoria, gerncia, coordenao e encarregados, o relatrio ainda considerado em aberto. Sendo assim, existe a possibilidade de alteraes e acrscimos de informaes, que se estendem no apenas para a discusso dos resultados, como tambm para a metodologia utilizada para obter e processar as informaes. Essas discusses so registradas e distribudas via e-mail para todos os nveis envolvidos na investigao. As melhorias no ambiente de trabalho tm sido conduzidas pelos resultados de pesquisa de clima realizada anualmente. Funcionrios que ocupam cargos de chefia tambm tm desempenho avaliado como forma de garantir saudveis inter-relacionamentos, pois o mesmo tem sido visto como fundamental para manter um ambiente de trabalho agradvel. Outra ao inovadora realizada pela diretoria foi a contratao de psicloga para o cargo de gerncia de RH que mantm linha aberta de comunicao com os funcionrios. A qualquer dificuldade de inter-relacionamento ou insatisfao, o funcionrio pode acionar a gerncia de RH e expor suas consideraes. Os funcionrios tambm so alertados como melhor se comunicar, seja atravs de e-mails ou em reunies. Algumas aes conduziram a pesquisas de satisfao dirias, como o caso da avaliao da satisfao do funcionrio com a refeio. Nesse caso, a empresa promoveu nova contratao de fornecedor e a pesquisa mantida pelo mesmo. A Figura 2 mostra a aplicao do ciclo PDCA para as atividades relacionadas ao departamento de RH.

Figura 2

A empresa incentiva e financia cursos de capacitao de lderes, participao em congressos e cursos de ps-graduao. O funcionrio em contrapartida com os

conhecimentos adquiridos inclui no plano de ao de seu departamento aes que visem o emprego das informaes absorvidas (Figura 3). A empresa est sempre atenta tambm a novos programas lanados pelas instituies de capacitao, como exemplos citam-se: Programa de Gesto de Talentos; Cursos de alfabetizao, cursos de capacitao de lderes, entre outros. O coordenador de inovao e tecnologia participa como membro do CDTI (Comit Temtico de Desenvolvimento, Tecnologia e Inovao) da FIEG. Nas reunies ordinrias o coordenador tem a oportunidade de atualizar-se em assuntos sobre gesto de inovao e expor as dificuldades, interesses e vises do empresrio.

Figura 3

O Benchmarking industrial foi realizado por duas vezes, nessa ocasio foi possvel medir o grau de maturidade na rea de P&D e o resultado do relatrio fornecido pelo mtodo influenciou no traado do planejamento estratgico elaborado em 2009 (Figura 4). Os planos de ao so elaborados anualmente e correspondem aos objetivos descritos no planejamento estratgico elaborado em 2009. A empresa atua na rea de pr-fabricados de concreto e pela caracterstica do seu negcio tem como estratgica atuar em melhorias incrementais de forma a est frente de seus concorrentes. A busca por parceiras com universidades, fornecedores e financiamentos para projetos de pesquisa uma constncia na empresa.

Figura 4

No ciclo PDCA a diretoria se encontra presente na etapa que antecede o planejamento, as decises tomadas com base nas anlises de resultados so discutidas com a diretoria. Portanto, existe apoio da direo da empresa ao departamento de tecnologia e inovao, mas a cultura da inovao ainda precisa ser difundida aos demais setores. Questes como: desenvolvimento sistemtico da gesto de tecnologia e inovao, cultura da inovao; inovao aberta, novas parcerias, inscries em congressos para divulgao dos trabalhos desenvolvidos dentro da empresa so constantes nas reunies entre o departamento de tecnologia e inovao e diretoria. Entretanto, falta insero dos demais setores, a gesto ainda no sistmica. Pretende-se organizar workshops internos na empresa para maior divulgao dos conceitos de inovao, nessa atividade o principal autor ser a alta direo da empresa. Embora a alta administrao perceba as diferenas com as implantaes, a mensurao do grau de inovao no realizada de maneira sistemtica. Alm de indicadores econmicos, ocorreu em anos anteriores a aplicao de Benchmarking industrial. Foi apresentado em ltima reunio com os gestores o radar de inovao da cartilha da CNI obtido com as respostas do questionrio (Figura 5). A diretoria aproveitou a oportunidade para discutir conceitos sobre inovao aberta e a importncia do envolvimento de todos os nveis de colaboradores no processo de inovao. O radar da inovao ser utilizado como indicador do grau de maturidade para que os demais departamentos participem de forma mais efetiva e ser gerado semestralmente.

Figura 5

Alm disso, houve a criao de centro de custo de gesto de tecnologia e inovao para mensurar a porcentagem de investimentos em P&D em relao ao faturamento bruto, esse indicador ser determinado anualmente.

Potrebbero piacerti anche