Sei sulla pagina 1di 10

t que Ele Venha...

1. Faa um painel com uma gravura da Vinda de Jesus ou uma gravura de Jesus e coloque em cima o ttulo do programa: At que Ele venha. 2. Distribua papelzinhos com as perguntas, colando-os debaixo dos bancos da igreja. 3. Na hora dessa atividade, pea aos irmos que vejam se h um papel colado debaixo do seu banco. 3. Convide aqueles que os encontraram para que, medida que voc for chamando-os, venham frente. Voc deve cham-los um a um e na ordem numrica. No necessrio que todos respondam ao mesmo tempo. Deve haver mensagens musicais a cada intervalo de duas ou trs pessoas. 4. Em cada papel numerado de 1 a 12 deve haver uma pergunta bblica. Se a pessoa no souber responder, a congregao poder ajud-lo. 5. Ao ser respondida a pergunta, uma frase ou ilustrao da mesma deve ser colada no painel. A pessoa que est coordenando essa atividade deve dizer: - Vamos conhecer nessa tarde alguns personagens que aguardavam a vinda de Jesus e vamos descobrir o que elas faziam enquanto O aguardavam. Uma vez que a vinda de Jesus est hoje muito mais prxima que nos dias deles, em que devemos imit-los enquanto esperamos at que Ele venha? Primeira pessoa: 1. No livro de Judas 14, diz: tambm profetizou Enoque, o stimo depois de Ado, dizendo: Eis que veio o Senhor entre Suas santas mirades. O que Enoque fazia enquanto aguardava a vinda de Jesus, que ns tambm devemos fazer? Ler Gn. 5:22 (A frase andar com Deus, deve ser colada no painel). Segunda pessoa: 2. No livro de Hebreus 11:10, diz: porque aguardava a cidade que tem fundamentos, da qual Deus o arquiteto e edificador. O que fazia Abrao enquanto aguardava a cidade santa, que ns tambm devemos fazer? Ler Isaas 41:8 (A frase ser amigo de Deus, deve ser colada no painel). Terceira pessoa: 3. No livro de J 19:25, diz: Porque eu sei que o meu Redentor vive e por fim se levantar sobre a terra...v-lO-ei por mim mesmo, os meus olhos o vero... O que fazia J enquanto aguardava ver a Jesus voltando que ns tambm devemos fazer? Ler J 13:15 (A frase confiar nEle, deve ser colada no painel). Quarta pessoa:

4. No livro de Gnesis 49: 10, diz: O cetro no se arredar de Jud, nem o basto de entre seus ps, at que venha Sil; e a Ele obedecero os povos. O que fazia Moiss enquanto aguardava o reino de Deus que ns tambm devemos fazer? Ler xodo 33:1 (A frase falar com Deus, deve ser colada no painel). Quinta pessoa: 5. No livro de Isaas 25:9, diz: Naquele dia se dir: Certamente este o nosso Deus; nEle confiamos, e Ele nos salvou. O que fazia Isaas enquanto aguardava o dia do Senhor que ns tambm devemos fazer? Ler Isaas 6:8 (A frase fazer o trabalho do Senhor, deve ser colada no painel). Sexta pessoa: 6. No livro de Jeremias 33:16, diz: Naqueles dias, Jud ser salvo e Jerusalm habitar seguramente; ela ser chamada Senhor, Justia Nossa. O que fazia Jeremias enquanto esperava essa terra renovada que ns tambm devemos fazer? Ler Jeremias 15:16 (A frase estudar a palavra de Deus,deve ser colada no painel). Stima pessoa: 7. No livro de Daniel 2:44, diz Mas, nos dias destes reis, o Deus do cu suscitar um reino que no passar a outro povo; esmiuar e consumir todos estes reinos, mas ele mesmo subsistir para sempre. O que fazia Daniel enquanto esperava pelo reino de Deus que tambm devemos fazer? Ler Daniel 6: 10 u. p. (A palavra orar, deve ser colada no painel). Oitava pessoa: 8. No livro de Joel 2: 1, diz: Tocai a trombeta em Sio e da voz de rebate no meu santo monte... porque o Dia do Senhor vem, j est prximo. O que fazia Joel enquanto aguardava o Dia do Senhor e que ns tambm devemos fazer? Ler Joel 2: 28-29 (A frase prepara-se para receber o Esprito Santo, deve ser colada no painel). Nona pessoa: 9. No livro de Ams 4: 12 u. p , diz; prepara-te, Israel, para te encontrares com o teu Deus. Como o profeta Ams se preparava para se encontrar com Deus e que devemos imit-lo? Ler Ams 5: 14 (A frase fazer o bem, deve ser colada no painel). Dcima pessoa: 10. No livro de Habacuque 2: 14 diz: Pois a terra se encher do conhecimento da glria do Senhor, como as guas cobrem o mar. Que fazia o profeta Habacuque enquanto aguardava esse dia, que devemos fazer tambm?

Ler Habacuque 2: 3 u.p. (A palavra esperar, deve ser colada no painel). Dcima primeira pessoa: 11. No livro de Sofonias 1: 14 diz, O grande dia do senhor est perto; sim, est perto, e se apressa muito. Que fazia o profeta Sofonias enquanto aguardava o dia do Senhor e que devemos fazer tambm? Ler Sofonias 2: 3 (A frase buscar ao Senhor, deve ser colada no painel). Dcima segunda pessoa: 12. No livro de Malaquias 4: 3 diz, Mas para vs, que temeis o Meu nome, nascer o sol da justia, trazendo salvao debaixo das suas asas. Que fazia o profeta Malaquias que nos tambm devemos fazer enquanto aguardamos esse dia? Ler Malaquias 3: 7. (A frase voltar-se para Deus, deve ser colada no painel).

ENCENAO

Narrador: Era uma vez um fazendeiro norte-americano, chamado Guilherme que era desta, ou seja, ele acreditava que Deus criou todas as coisas, mas aps as haver criado as havia abandonado sua prpria sorte. Assim, todas as coisas e circunstncias so frutos do acaso. Mas Guilherme teria que mudar de idia aps participar da II Guerra da Independncia Americana Encenao: (Entra um homem com uniforme militar com uma medalha. Ele entra, limpa a medalha e fala) - Medalha de heri! eu realmente sou um heri.. Mas existem algumas coisas que me deixam confuso. Se Deus criou a cada ser humano e depois os abandonou sua prpria sorte... Se Ele no Se interessa e no cuida das pessoas... Como eu sobrevivi a essa guerra? Meus amigos estavam ao meu lado, eles morreram e eu estou aqui, um heri de guerra. Acho melhor estudar melhor esse assunto. (se assenta e pega a bblia para estudar). Narrador: Guilherme promovia em sua casa discusses onde ele tentava provar suas idias destas. Mas agora, ao reestudar seus pontos de vista, ao realmente estudar a Bblia com o corao aberto, depois de muitos dias de pesquisa, fez uma grande descoberta. Encenao: (O homem l em voz alta)

- At duas mil e trezentas tardes e manhs, e o santurio ser purificado.Daniel 8:14. Qual o significado desse verso? Quando comeam os 23000anos? Quando terminam? O que ser purificado? (Olha no relgio) So 2 horas da manh, melhor deixar esse estudo para amanh. (sai) (Entra Guilherme com a Bblia na mo e mais dois amigos) Miller - Pois o que estou afirmando. Veja os 2300 anos se iniciaram com a ordem para reedificar Jerusalm, em 457 a.C., portanto, por volta de 1840, Jesus vir em glria e majestade para buscar Seus filhos! 1. - Mas isso fantstico! 2. - Interessante parece que eu nunca havia lido essa profecia antes. 1. - E est to claro. Guilherme, por que voc no prega sobre isso? Miller - Eu no! Vocs sabem que eu no sei pregar. No sei falar em pblico... 2. - Pois uma pena... quantos poderiam ser advertidos... (os trs saem) Narrador: Guilherme Miller orou e disse para Deus que se queria que ele pregasse, que ento lhe viesse um convite. Dias depois seu sobrinho Irvin viajou 20 quilmetros para busc-lo a fim de que ele pregasse para a sua pequena comunidade agrcola. Miller saiu para o quintal de sua casa e discutiu com Deus. Ele no queria pregar. Depois de muita luta resolveu aceitar. Depois desse sermo, muitos outros convites comearam a chegar e o fazendeiro se tornou pregador. Encenao: (Entra Miller e se assenta para escrever) Esposa- Querido, voc no vem almoar? Miller - Estou terminando meu artigo para o Vermont Telegraph. Voc sabe querida, esse peridico batista semanal e preciso escrever todas as descobertas que tenho feito nas Escrituras ultimamente. Mas, melhor deixar para terminar o artigo depois ou o almoo se esfriar. Vamos? (Ambos saem) (Entram trs mulheres conversando) 1. - Eu no consegui dormir a noite toda. 2. - E quem dormiu? 3. - Meu esposo disse que a chuva de estrelas s terminou com o nascer do sol. 1. - Sim, eu vi pela janela. E sabe o que mais eu vi? Como vocs sabem eu moro em frente a igreja, pois bem, a igreja esteve aberta a noite toda, e estava lotada. Algumas pessoas choravam, outras se escondiam debaixo dos bancos 2. - Mas claro, parecia o juzo final! Todas as estrelas do leste para o oeste cruzando o cu sem parar... 3. - No incio achei muito bonito o espetculo. Parecia um show de fogos, mas depois as crianas no queriam mais ver. Algumas choravam e outras se esconderam debaixo da

cama. 1. - L em casa s dormimos depois que nos acomodamos debaixo da cama. Foi assustador. O dia 11 de novembro de 1833 vai ficar marcado pelo resto da minha vida. 2. - Isso me faz lembrar que Guilherme Miller e seus colaboradores j esto a dois anos pregando sobre a vinda de Jesus, ser que essa chuva de estrelas tem algo a ver com isso? 3. - Foi exatamente o que disse meu marido. o que est em Mateus 24:29. 1. - Precisamos nos preparar para encontrar Jesus. O que voc acha que devemos fazer? (Elas vo saindo conversando) Narrador: Chega o ano de 1840... Encenao: (Entra um grupo trs homens) 1. - Vocs leram o jornal? 2. - Quais so as novidades? 1. - O imprio turco otomano deixou de existir. Eles se aliaram s naes catlicas. Paz no oriente. 3. - Quando aconteceu isso? Que diz o jornal? 1. - Deixe-me ver, aqui... ( procurando no jornal). Dia 11 de agosto de 1840! 2. - Cus, a data exata! No pode ser... 3. - O que voc quer dizer com data exata? 2. - Josias Litch, um dos colaboradores de Guilherme Miller previu a data certa da queda do poder turco! E ele acertou... Acha que os mileritas sabem do que esto falando quando dizem que Jesus voltar? 1. - Parece que sim. melhor comearmos a levar a srio, afinal, eles sabem interpretar as Escrituras como ningum mais. 3.- Que devemos fazer para esperar Jesus? (saem conversando) Narrador: Foi mais ou menos nessa poca que Josias Litch comeou a precisar melhor a data da vinda de Jesus. Ele comeou a ensinar que entre 1843 e 1844. Mas Deus faria mais ainda para despertar as pessoas. Encenao: (Entram dois homens e duas mulheres) 1. Homem - o que esto dizendo. Mesmo que no creiamos assim, mas o que tudo indica. 2. Homem - Est aqui no jornal. Fevereiro de 1840, na regio sul do pas, um cometa flamejante foi visvel at durante o dia. 1. Homem - Alguns esto falando que o olho da destruio final. 1. Mulher - No fale assim que isso me assusta. 2. Homem - No assusta s voc querida, at os que zombam de Miller e seus colaboradores esto agora tremendo de medo. 2. Mulher - Acha que o fim do mundo realmente est para acontecer? Que devemos fazer

para esperarmos por Jesus? (Todos saem conversando) Narrador: Apesar do clima de certa desconfiana e at mesmo de temor que pairava sobre os incrdulos, o objetivo de Miller no era assustar ningum. Sua voz solene, melodiosa e bondosa apelava aos homens para que se arrependessem para poderem estar em p diante de Jesus. Miller amava tanto o regresso de Cristo que para ele, a certeza de Sua volta era uma mensagem doce como o mel a encher seu esprito de esperana e f. (Entra a esposa de Miller com algumas peas de roupa e uma mala na mo) - No sei quantas vezes j arrumei as malas para o meu marido nesses ltimos 12 anos. Josu Himes disse que Miller j pregou quase 4500 sermes para pelo menos 500 mil pessoas... o que ser que eles esto fazendo para aguardar Jesus? (sai) (Entra outra mulher para atender porta) Senhora Himes - Bom dia senhor. Meu esposo no se encontra, mas o senhor deseja entrar? Senhor - Bom dia, obrigado. Josu nunca est em casa, no mesmo? Eu estive anotando os dados. Seu esposo j viajou mais de 30 mil Km. Ele realiza pelo menos uma conferncia por dia, portanto j pregou em mais de 5 mil reunies. Eu no sou pregador, mas Deus tem me abenoado com alguns poucos bens e quero do-los para a pregao seja a falada ou a escrita, ou ainda ajudando a pagar as despesas dos missionrios que esto indo pregar em outros pases. Quando eu penso que milhares de pessoas em todo o mundo esto recebendo literatura em suas diferentes lnguas alertando-as para a vinda de Jesus, vejo que posso fazer bem pouco. Senhora Himes - Ore por toda a literatura irmo. Ore pelos pregadores, por Guilherme Miller e os outros. Senhor - Sim, sim, tenho orado. Aqui est a minha contribuio para o trabalho.Tenha um bom dia, sra. Himes. Senhora Himes - Obrigada. Tenha um bom dia tambm senhor. (ele sai) Senhora Himes - Devido a liberalidade de pessoas como ele, o trabalho de Deus tem avanado. Essa a maneira como ele est se preparando para encontrar Jesus. E o que estaro fazendo os demais? (sai) Narrador: Enquanto muitos se preparavam, havia aqueles que eram cpticos. Entre os incrdulos estavam fazendeiros, donas-de-casa, operrios, pessoas cultas, etc. E havia o grupo daqueles que zombavam e se divertiam com a mensagem. Encenao: (Entram trs homens com algumas garrafas de bebidas e copos na mo)

1. - E ento, como vo os mileritas? 2. - Pr mim, o Sr. Miller est apenas interessado no dinheiro. Ouvi dizer que muita gente o patrocina. 3. - Como um dos legisladores desse pas, eu proponho que a data do fim do mundo seja postergada para 1860.(ri) 1. - Eu apoio. At l estarei velho e, portanto, no farei outra coisa seno rezar...(ri) 2. - Amanh vai sair em todos os jornais a minha proposta. Estou vendendo lugares num balo para todos os que quiserem escapar da vinda de Jesus. Estou cobrando s 200 dlares por pessoa. Uma verdadeira pechincha (ri). 3. - Sabia que os pastores esto excluindo de suas igrejas pessoas que falam, pregam, ensinam ou acreditam nessa histria de fim do mundo? Ser que vai sobrar algum nas igrejas (ri) 1. -Falando srio agora. Ouvi dizer que os mileritas encomendaram uma tenda para 6 mil pessoas, s assim eles tero onde se reunir. Que mais eles estaro fazendo para esperar Jesus? (todos saem) Narrador: Quando o tempo se aproximava, foi Samuel Snow quem marcou a data certa da vinda de Jesus: 22 de outubro de 1844. Miller que relutava em marcar uma data acabou cedendo. Com a data em mente, novo nimo foi tomado. Eletrizados, os crentes levavam as novas a todas as partes: de trens, de barcos a vapor, de carroas e at mesmo p. Assim, em cada cidade, vila e choupana do Canad a Maryland, do Atlntico ao Meio-Oeste, soavam as boas novas: Jesus vai voltar em 22 de outubro de 1844! O que essas pessoas estavam fazendo para estarem prontas para encontrarem Jesus? Encenao: (Entram duas senhoras) 1. - Aonde voc est indo? 2. -Vou ao mercado do Sr. Taylor, mais longe, mas desde que os mileritas fecharam seus comrcios, o nico lugar em que se compra alguma coisa para fazer po. 1. - E por falar nisso, meu marido no conseguiu consertar suas mquinas, pois as oficinas mecnicas da cidade foram todas fechadas tambm. Eles so mileritas. 2. - Ah, e agora existe muita vaga no comrcio e nas fazendas, os mileritas todos se demitiram. 1. - Voc sabe que a minha filha professora, pois ela me disse que as crianas mileritas tambm no vo mais a escola. 2. - Os mileritas realmente acreditam nessa histria de fim do mundo. 1. - Se Jesus realmente vier em 22 de outubro, eles estaro prontos para receb-lO. (saem) (Entram dois homens) 1. - Voc sabia que os mileritas j realizaram 125 reunies campais? Dez a 15 mil pessoas assistem as suas reunies, est aqui no jornal. 2. - Eu li numa revista que entre 50 a 100 mil deixaram suas igrejas e se uniram a Miller e seus associados.

1. - No jornal est dizendo que grandes somas de dinheiro esto sendo doadas para os pobres para que esses liquidem suas dvidas, antes que Jesus volte. 2. - Ah e eu li que a tesouraria dos EUA registrou uma grande quantia, no me lembro de quanto, de indivduos que haviam defraudado o governo e agora com essa moda de fim do mundo, resolveram saldar suas dvidas para estarem de bem com Deus. 1. - Uma coisa que me chamou a ateno que alguns criminosos que estavam sendo procurados sem xito pela justia, se entregaram voluntariamente, afetados pela pregao dos mileritas. 2. - Milhares de pessoas que tinha algum problema com seus vizinhos, amigos, patres ou empregados, se desculparam. Disseram que precisam estar de bem com o prximo para poderem se encontrar com Jesus. 1. - Voc sabia que nenhum milerita colheu nada do que plantou na ltima safra? As batatas permanecem na terra, as mas apodreceram nos pomares e o feno cai pelos campos. 2. - Olha s essa ltima notcias: agora que falta apenas uma semana para o dia 22 de outubro, postos oficiais, magistrados, juzes e professores mileritas apresentaram sua renncia. 1. - Eles realmente crem no que pregam. 2. - Eles realmente estaro preparados se o mundo acabar e Jesus vier buscar os fiis. (saem conversando) Narrador: Na ltima semana houve um intenso esquadrinhar de corao pelos fiis que felizes aguardavam o regresso do Senhor. A freqncia s reunies bateu todos os recordes, enquanto do lado de fora havia muita hostilidade. Encenao: (Entram dois homens) 1. -Hoje dia 19 de outubro. Podemos finalmente desligar as impressoras. Todos que precisavam saber da volta de Jesus j tiveram essa oportunidade. 2. -Os irmos estaro nos ajudando a dobrarmos a grande tenda pela ltima vez, pois no teremos mais reunies. 1. - Sim, hora de cada pregador voltar para casa e junto com a sua famlia aguardar o Rei Jesus! 2. - Vamos passar pela casa da Sra. Fitch e confort-la? 1. -Desde quinta-feira quando Carlos faleceu vtima de pneumonia, ela tem consolado suas quatro crianas com a esperana de que na tera-feira Jesus voltar e o pai ressuscitar. 2. - Oh! Bendita esperana. Josu cria nisso. Nesse ltimo batismo ele precisou quebrar a neve para realizar a cerimnia... 1. - Ficou tempo demais dentro da gua gelada, porque eram muitos os batizandos. uma pena que ele no estar com a famlia aguardando, mas, segundo a bblia ele ressuscitar e subiremos juntos para o encontro com Jesus nos ares. 2. - Oh! Bendita esperana. Mais doce do que o mel... 1. - Voc vai a Low Hampton, em Nova York? Alguns estaro l juntamente com Guilherme Miller aguardando Jesus nas rochas do bosque que fica ao lado de sua casa. Eles esto

chamando esse lugar de Rocha da Asceno! 2. - No, eu estarei com minha famlia orando, cantando, repetindo as promessas bblias e vigiando... Voc sabia que alguns irmos fizeram vestes brancas para esperar Jesus? (os dois saem conversando) Narrador: Chegou o dia 22 de outubro de 1844. Muito cedo na manh desse dia brilhante e de sol, uma tera-feira, os mileritas se reuniram em capelas, igrejas e casas de campo cheios de uma tremenda expectativa. Estavam vivendo no umbral da eternidade. Poucas horas mais e estariam acompanhando o Senhor em Seu regresso para o cu. O mundo esperou quase em suspense o desenrolar dos acontecimentos. As horas transcorreram em orao, hinos de gratido e louvor. Havia esperana e meditao silenciosa. Os fiis mileritas esperavam pelo Senhor e, em paz com Deus e com todos os homens. Seus pecados todos haviam sido confessados. Porm, o dia passou e, nada aconteceu. (Barulho de sino tocando) Quando os sinos das igrejas tocaram anunciando a meia-noite, houve choro Alguns choraram sem consolo durante toda a noite. No lar de Carlos Fitch as crianas perguntaram: - Por que o papai no veio hoje? Hoje sabemos que a profecia de Apocalipse 10:10 estava sendo cumprida, tomei o livrinho da mo do anjo e o devorei, e, na minha boca, era doce como o mel; quando, porm, o comi, o meu estmago ficou amargo. Hoje 2004 160 anos so passados. Por que Jesus no veio ainda? Duas pessoas devem ler: 1. O captulo da decepo, Apocalipse 10, conclu com uma ordem: necessrio que ainda profetizes a respeito de muitos povos, naes, lnguas e reis. 2. Essa foi a mesma ordem dada por Jesus e que foi acompanhada por uma promessa, e podemos l-la em Mateus 24:14: E ser pregado este evangelho do reino por todo o mundo, para testemunho a todas as naes. Ento vir o fim. Narrador: Os mileritas foram fiis a verdade que acreditaram. Eles creram e agiram em conformidade com a sua f. E ns, tambm cremos? O que estamos fazendo? O que precisamos fazer? O apresentador dever ler do painel: Assim como os fiis patriarcas e profetas, assim como os fiis mileritas, precisamos: 1. Ser amigos de Deus, como o foi Abrao. 2. Andar com Deus como Enoque andou. 3. E se formos amigos de Deus e andarmos com Ele, confiaremos nEle como J confiava.

4. Conversaremos com Ele como Moiss conversava. 5. Nos disporemos a fazer o Seu trabalho como Isaas. 6. Sentiremos prazer em estudar a Bblia como Jeremias. 7. Oraremos mais como Daniel. 8. Nos prepararemos para receber o Esprito Santo como Joel. 9. Faremos o bem como Ams. 10. Esperaremos o Senhor como Habacuque. 11. Buscaremos ao Senhor como Sofonias. 12. E nos voltaremos para o Senhor como Malaquias. S assim no estaremos retardando a Sua vinda como advertiu Pedro. E como disse Jesus, poderemos vigiar e orar com a cabea erguida aguardando a Sua vinda gloriosa. Narrador: J se passaram 160 anos desde aquele 22 de outubro. Os adventistas daqueles dias tinham f nas profecias e agiam em conformidade com esta f. Sua disposio em doar-se para a propagao do evangelho, seu amor a Jesus, seu desejo de apressar a Sua vinda, seu desejo de louvar a Deus e srio preparo para encontr-lO, so dignos de imitao. J ouo os passos de um Deus que Se aproxima. (tocar: Aleluia, de Haendel). Jesus voltando! Voc est pronto? Voc quer estar pronto? Se esse seu desejo coloque-se em p reconsagrando-se a Deus nesse momento e pedindo a Ele que lhe d o mesmo esprito, e a mesma disposio e o mesmo desejo dos fiis, para que no tenhamos que esperar mais 160 anos e para que nos preparemos e vivamos esse preparo at que Ele venha. Orao final.

Potrebbero piacerti anche