Sei sulla pagina 1di 19

Florianpolis, v. 11, n. 01, jan. / jul.

2010

LIVRO DIDTICO DE HISTRIA COMO DOCUMENTO HISTRICO: uma anlise do Projeto Ararib
Jeferson Rodrigo da Silva *

Resumo
O presente trabalho resultado de pesquisa realizada no ano de 2008, que teve como objetivo analisar as prticas de leitura de professores e alunos do livro didtico Projeto Ararib: histria. O trabalho foi fundamentado nos pressupostos terico-metodolgicos da histria da leitura e, sob este enfoque, prope-se refletir sobre a histria da leitura do livro didtico considerado como documento histrico. Neste sentido, so apresentados os pressupostos e a definio conceitual de livro didtico que nortearam a pesquisa, bem como os aspectos levantados durante a anlise desse material, a saber: o livro didtico enquanto mercadoria, os protocolos de leitura do autor e editor que definem um tipo de leitura autorizada e, por fim, indcios da apropriao do livro pelo professor. Palavras-Chave: Livro didtico. Histria da leitura. Histria e ensino.

Introduo
De trs em trs anos, professores de escolas pblicas cumprem a misso de escolher o livro didtico que ser utilizado junto aos alunos por mais um perodo. O momento abre espao para discusses, anlises e julgamentos sobre a escolha da obra mais adequada ao ensino de Histria. Esta tarefa atribuda aos professores desde as mudanas governamentais da dcada de 1980, que deram origem ao Programa Nacional do Livro Didtico - PNLD 1. O ano de 2010 possibilita aos professores vivenciarem este momento mais uma vez.

Mestrando do Programa de Ps-Graduao em Histria Social da Universidade Estadual de Londrina. Bolsita CAPES.Email: b_crowesbr@yahoo.com.br. 1 O Programa Nacional do Livro Didtico PNLD um programa vinculado ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educao que visa, por meio de equipe tcnica especializada, a avaliar e disponibilizar para as escolas livros considerados, segundo seus critrios, de qualidade.

LIVRO DIDTICO DE HISTRIA COMO DOCUMENTO HISTRICO uma anlise do Projeto Ararib Jeferson Rodrigo da Silva

Aproveitando dessa convenincia, apresentaremos, neste artigo, fragmentos de um trabalho de pesquisa, iniciado no ano de 2008, em escolas pblicas da cidade de Camb, no estado do Paran (trabalho ainda em andamento neste ano de 2010). A pesquisa visa, de modo geral, compreenso das prticas de leitura do livro didtico em sala de aula por professores e alunos, tomando como pressuposto que elas so prticas inventivas. Em uma das fases prticas do trabalho, no ano de 2008, foi realizada uma anlise de livro didtico de Histria porque, para chegar ao objetivo principal da pesquisa, era preciso conhecer o livro lido pelos alunos e professores das escolas visitadas. Este objetivo levou-nos ao encontro, quase inevitvel, de uma das mais bem avaliadas colees do PNLD de 2008, a coleo Projeto Ararib: histria2. A inteno, no presente texto, refazer o caminho analtico que realizamos na pesquisa, considerando os pressupostos terico-metodolgicos da chamada histria da leitura utilizados como alicerce daquele trabalho e que permitiram a anlise do livro didtico como documento histrico. Tambm sero apresentados os aspectos levantados durante a anlise desse material, a saber: o livro didtico enquanto mercadoria, os protocolos de leitura do autor e editor que definem um tipo de leitura autorizada e, por fim, indcios da apropriao do livro pelo professor.

De uma histria da leitura histria da leitura do livro didtico


Sendo uma ramificao da que ficou conhecida pelos historiadores como a nova histria cultural, a histria da leitura apareceu para dar conta de questionamentos que envolviam o interesse em entender como os indivduos liam e o que influenciava e determinava suas leituras. Se o problema for sintetizado em uma questo central, podemos dizer que o historiador francs Roger Chartier est correto na seguinte posio:

[...] como que um texto que o mesmo para todos que o lem, pode transformar-se em instrumento de discrdia e de brigas entre seus leitores, criando divergncias entre eles e levando cada um, dependendo de seu gosto pessoal, a ter uma opinio diferente? (CHARTIER, 2001, p. 211).

O livro analisado pertence coleo publicada em 2006 pela editora Moderna. Projeto Ararib: Histria foi composto por quatro volumes, que abordavam, respectivamente: da evoluo dos primeiros grupos humanos at a diviso do imprio romano, volume 1 (232 pginas); da formao da Europa feudal at a expanso colonial, volume 2 (248 pginas); do absolutismo ingls ao Segundo Reinado brasileiro, volume 3 (216 pginas) e da era do imperialismo at a nova ordem mundial, volume 4 (256 pginas).

Florianpolis, v. 11, n. 02, p. 62 80, jul. / dez. 2010

Pg. 63

LIVRO DIDTICO DE HISTRIA COMO DOCUMENTO HISTRICO uma anlise do Projeto Ararib Jeferson Rodrigo da Silva

Este caminho de anlise apresenta o pressuposto inicial para se pensar o livro, ou mais especificamente, o livro didtico dentro do enfoque da histria da leitura: trata-se do fato de que as leituras que ocorrem em relao a este objeto so diferentes do que determinado pelo autor ou pelo editor. Existe uma srie de fatores que possibilitam essas diferentes leituras, como a formao do leitor, seu meio social e a influncia de leituras anteriores. Alm disso, o prprio livro didtico tambm contm elementos que influenciam certas prticas. Mesmo considerando que a leitura, como define Chartier (1990), uma prtica criativa que inventa significados, devemos analisar com ateno os fatores inerentes ao livro didtico que delimitam essa prtica. Pensando dessa forma, possvel perceber que uma articulao com a histria da leitura permite outro olhar sobre esse tipo de produo. De modo geral, os aspectos relacionados ao livro que definem determinadas leituras seriam a diversidade de suportes do livro, o tipo de leitura, as interferncias dos editores e as variaes de tempo (CHARTIER, 1990). Com base nesta constatao, uma histria da leitura do livro didtico no se poderia restringir s impresses dos leitores. Apesar de seu papel, fundamental quando se fala em leituras do livro didtico, importante levar em considerao fatores externos para se entender o porqu de certas prticas de leitura. Na presente anlise do livro didtico como um documento histrico, entendemos a necessidade de compreender os limites que um texto pode impor s leituras. Dessa forma, com referncia aos limites da leitura enquanto prtica criativa, Chartier alerta:

Acima de tudo, sua raridade [dos testemunhos] impede que sejam considerados como os nicos vestgios a partir dos quais pode-se construir uma histria da leitura, que no pode ser uma coleo de estudos de casos. necessrio, portanto, esclarec-los por outro enfoque, que retorna ao prprio objeto impresso pois traz em suas pginas e em suas linhas os vestgios da leitura que seu editor supe existir nele e os limites de sua possvel recepo (CHARTIER, 1998, p. 95).

A proposta do autor de trabalhar a questo da leitura em duas frentes distintas, pois, orientado ou colocado numa armadilha, o leitor encontra-se, sempre, inscrito no texto, mas, por seu turno, este se inscreve diversamente nos seus leitores (CHARTIER, 1990, p. 123). Os limites de uma possvel leitura so definidos pelo autor como protocolos de leitura. Em sntese, possvel dizer que eles so a prpria estrutura de constituio do objeto impresso, pois, toda vez que um livro produzido, ele contm regras, implcitas ou explicitas, que buscam guiar os olhos dos leitores. Tal fato definido como leitura autorizada ou leitura

Florianpolis, v. 11, n. 02, p. 62 80, jul. / dez. 2010

Pg. 64

LIVRO DIDTICO DE HISTRIA COMO DOCUMENTO HISTRICO uma anlise do Projeto Ararib Jeferson Rodrigo da Silva

permitida. dentro desses limites que uma pessoa l um livro, seja ele qual for, inclusive o livro didtico. Para uma definio mais clara e precisa, Chartier faz uma separao entre os procedimentos de produo do texto e os procedimentos de produo do livro:

Com efeito, podemos definir como relevante produo de textos as senhas, explcitas ou implcitas, que um autor inscreve em sua obra a fim de produzir uma leitura correta dela, ou seja, aquela que estar de acordo com a sua inteno. Estas instrues, dirigidas claramente ou impostas inconscientemente ao leitor, visam definir o que deve ser uma relao correta com o texto e impor o seu sentido (CHARTIER, 1998, p. 95-96).

Partindo dessa ideia, os procedimentos de produo do texto so os protocolos de leitura definidos pelo autor (CHARTIER, 1998). Esses protocolos seriam a maneira de ler que um autor deixa marcado no texto. Isto pode ocorrer tanto de forma explcita quanto implcita. Pensar nesses protocolos, na anlise do livro didtico, torna necessria certa ateno aos elementos pr-textuais, como a apresentao do livro, e ps-textuais, como o manual do professor. Alm das imposies do autor, existem as imposies do editor, implcitas ou explcitas, nos procedimentos de produo do livro, que seriam, conforme Chartier (1998), a diviso do texto, sua tipografia e as ilustraes utilizadas. importante frisar que estes procedimentos so independentes dos primeiros e podem, inclusive, interferir nos protocolos de leitura definidos pelo autor. Quando refletimos sobre o livro didtico, necessrio considerar as interferncias editoriais na composio da obra, porque elas so produzidas visando avaliao do PNLD, escolha dos livros pelos professores e utilizao em sala de aula. Os procedimentos de produo do texto e os procedimentos de produo do livro no so elementos antagnicos; so complementares e, de certa forma, ligados por um movimento de constante tenso. Passando das discusses no campo da histria da leitura para os estudos envolvendo o livro didtico de Histria, diversos autores se destacam nos ltimos vinte anos. Neste sentido, Bittencourt (1998, p.73) alerta seus leitores para um aspecto importante quando diz que [...] necessrio enfatizar que o livro didtico possui vrios sujeitos em seu processo de elaborao e passa pela interveno de professores e alunos que realizam prticas diferentes de leitura e de trabalho escolar.

Florianpolis, v. 11, n. 02, p. 62 80, jul. / dez. 2010

Pg. 65

LIVRO DIDTICO DE HISTRIA COMO DOCUMENTO HISTRICO uma anlise do Projeto Ararib Jeferson Rodrigo da Silva

Dessa forma, o livro didtico torna-se um documento histrico importante a partir de um enfoque social e cultural, como o da histria da leitura, que possibilita pensar a circularidade de sentidos entre os professores, alunos e o prprio livro. Com um enfoque semelhante, Miranda e Luca mostram que pensar o livro didtico a partir da histria da leitura implica consider-lo como um produto cultural:

O livro didtico um produto cultural dotado de alto grau de complexidade e que no deve ser tomado unicamente em funo do que contm sob o ponto de vista normativo, uma vez que no s sua produo vincula-se a mltiplas possibilidades de didatizao do saber histrico, como tambm sua utilizao pode ensejar prticas de leitura muito diversas (MIRANDA; LUCA, 2004, p. 124).

Uma histria da leitura do livro didtico procura encontrar essas prticas que diferem das leituras autorizadas, constitudas pelos protocolos de leitura. Para Munakata, o leitor do livro didtico que pratica certa leitura no apenas o aluno. O professor tambm realiza suas leituras particulares do livro didtico, pois, [...] o professor no segue a ortodoxia, mesmo porque no tem como seguir. Faz coisas que nem o autor, nem o editor, nem os formuladores das atividades (que nem sempre coincidem com o autor), nem os avaliadores do PNLD imaginaram (MUNAKATA, 2007, p. 144). Partindo dessa ideia, podemos dizer que, ainda segundo este autor (2002), o livro didtico s se configura dessa forma quando h uma dupla de leitores permanentes, o professor e o aluno. importante considerar esse dualismo menos como uma oposio de contrrios do que como uma relao de tenso. Esta ideia marca, de forma definitiva, a passagem da histria da leitura para a histria da leitura do livro didtico e da configurao do livro didtico como um documento histrico. A evidncia dessa ligao est no que Batista (2002, p.554) define como contratos de leitura: [...] Uma dimenso desses contratos de leitura propostos tem a ver com as funes que os textos e impressos procuram atribuir a sua leitura ou utilizao.. A histria da leitura do livro didtico implica considerar este como o material a ser lido e os professores e alunos como leitores desse objeto, j que os dois tipos de leitores se relacionam mutuamente na sala de aula, articulando em suas prticas os contratos de leitura diretamente relacionados aos protocolos de leitura propostos pelo livro didtico.

Florianpolis, v. 11, n. 02, p. 62 80, jul. / dez. 2010

Pg. 66

LIVRO DIDTICO DE HISTRIA COMO DOCUMENTO HISTRICO uma anlise do Projeto Ararib Jeferson Rodrigo da Silva

Primeiro foco de anlise: a dimenso mercadolgica


No que se refere ao trabalho prtico de anlise do livro didtico, o primeiro foco a dimenso mercadolgica. Bittencourt (1998, p.71) define livro didtico como uma mercadoria, ou seja, [...] um produto do mundo da edio que obedece evoluo das tcnicas de fabricao e comercializao pertencentes lgica do mercado. A questo, a partir disto, : o que podemos perceber quando analisamos o livro didtico como uma mercadoria? A anlise da dimenso mercadolgica do livro didtico de fundamental importncia quando o consideramos um objeto de leitura(s), devido atuao dos editores na imposio de uma forma de leitura autorizada. Segundo Bittencourt, [...] importante destacar que o livro didtico como objeto da indstria cultural impe uma forma de leitura organizada por profissionais e no exatamente pelo autor (Id., ibid.). Partindo desses pressupostos, a primeira constatao observada na anlise foi a de que a coleo Projeto Ararib: histria foi uma das mais escolhidas para o ano letivo de 2008 pelos professores do ensino fundamental (PINHO; SELIGMAN, 2007). Isso explica, em parte, por que era to comum encontrar este livro nas escolas visitadas naquele ano, e nos fez pensar no porqu do seu elevado nmero de vendas. Neste sentido, o primeiro material analisado para a escolha de livros didticos do ano de 2008 foi o guia do PNLD. A forma de avaliao geral foi uma tabela em que todas as colees selecionadas eram listadas e classificadas em dez critrios com conceitos suficiente, bom ou timo. A coleo Projeto Ararib: histria recebeu, em oito critrios, o conceito timo, o que uma possibilidade de resposta para a questo, pois isso transmitia aos professores a ideia de um livro bem-aceito pelos avaliadores do PNLD daquele ano. No segundo momento de anlise da dimenso mercadolgica do livro didtico, no poderamos deixar de considerar as prprias estratgias de venda das editoras:

Cumpre destacar que para o segmento voltado para as compras do setor pblico importa menos a orientao metodolgica ou a ideologia contida em uma coleo didtica e mais a sua capacidade de vendagem e aceitao no mercado. Nesse contexto, o livro didtico assume claramente sua dimenso de mercadoria, sujeita a mltiplas interferncias em seu processo de produo e vendagem (MIRANDA; LUCA, 2004, p. 128).

Gatti Jr. (2004) mostra que, desde o fim dos anos 90, as editoras adotam estratgias cada vez mais agressivas para a venda de livros didticos, devido ao fato de as obras serem

Florianpolis, v. 11, n. 02, p. 62 80, jul. / dez. 2010

Pg. 67

LIVRO DIDTICO DE HISTRIA COMO DOCUMENTO HISTRICO uma anlise do Projeto Ararib Jeferson Rodrigo da Silva

revisadas em um intervalo mnimo de trs anos, por conta do incio da avaliao pedaggica dos livros pelo PNLD. Essa velocidade na atualizao levava a estratgias de venda mais agressivas e caras. Considerando a permanncia dessa lgica de mercado nos primeiros anos do sculo 21, no podemos deixar de lado o fato de que a coleo Projeto Ararib: histria possa ter sido submetida a um trabalho de edio e propaganda to eficiente que fosse capaz de torn-la mais utilizada pelas escolas pblicas para o ensino de Histria no ano de 2008. Folhetos de propagandas, visitas de vendedores s escolas, uma boa estratgia de venda e a prpria estrutura da editora permitem refletir sobre o porqu de um nmero to elevado nas vendas, pois, como afirmam Miranda e Luca (2004, p. 138), naturalmente, as empresas mais bemestruturadas desfrutam de larga vantagem frente s editoras menores.. Analisando a prpria coleo, existem alguns elementos que contribuem no sentido de problematizar sua escolha pela maioria das escolas pblicas brasileiras. De acordo com a reportagem publicada no site AbreLivros, [...] o livro tem linguagem menos coloquial que o anterior [referindo-se coleo Nova Histria Crtica] e foi elaborado por um grupo de autores (CAFARDO, 2007). Logo abaixo, nesta mesma reportagem, essa informao reforada novamente. Histria Projeto Ararib uma coleo recente, de 2006, que tem uma concepo diferente, em que no apenas um nico autor responsvel pelo contedo (Id., ibid.). Uma obra com uma concepo diferente pode tornar-se atrativa quando se considera que uma autoria coletiva signifique mltiplas vises e abordagens em relao aos contedos selecionados, concepo historiogrfica e ao mtodo de ensino. Dentre todas as obras aprovadas pelo PNLD, em 2008, a nica com referncia autoria coletiva a coleo em anlise neste texto. Portanto, possvel considerar esta caracterstica como destaque em relao s outras obras. Apesar disso, Gatti Jr. (2004, p. 52) chama a ateno para certa poltica adotada pelas editoras na publicao de livros didticos, no fim do sculo 20, quando diz que as manterem [...] colees de Histria com autores de rea diversa da publicao era, sem dvida, um risco que as editoras pareciam no querer correr mais. Existem duas possibilidades que talvez justifiquem a opo da obra Projeto Ararib: histria em fazer referncia a uma autoria coletiva: primeiramente, esta obra poderia estar na contramo da tendncia afirmada por Gatti Jr.; a segunda possibilidade a de que os anos que antecederam a publicao dessa edio em anlise talvez possam ter mostrado que publicar

Florianpolis, v. 11, n. 02, p. 62 80, jul. / dez. 2010

Pg. 68

LIVRO DIDTICO DE HISTRIA COMO DOCUMENTO HISTRICO uma anlise do Projeto Ararib Jeferson Rodrigo da Silva

livros com o envolvimento de diversos profissionais, em autoria coletiva, no fosse um risco to grande assim.

Segundo foco de anlise: os protocolos de leitura do livro didtico


Um segundo aspecto definido por Bittencourt (1998, p. 72), e pertinente com este trabalho, o fato de que o livro didtico um depositrio de contedos escolares e, portanto, [...] suporte bsico e sistematizador privilegiado dos contedos elencados pelas propostas curriculares. A afirmao da autora explica-se pelo fato de ela ter pesquisado livros didticos produzidos, em sua maioria, no Brasil do sculo 19, em que havia uma estreita ligao entre estes objetos e as propostas curriculares (BITTENCOURT, 2008). Na presente anlise, constatamos que o livro didtico, apesar de seu importante papel, no tinha uma ligao to estreita com as propostas curriculares do estado do Paran 3. O nosso propsito no comparar as propostas curriculares com o livro didtico. O que importante e, consequentemente, abre espao para o segundo foco de anlise do livro didtico, considerar a ideia do livro como suporte bsico de contedos, fornecer uma orientao para se compreender determinados protocolos de leitura atuantes na obra analisada. Alm disso, a abordagem permite levantar possveis leituras autorizadas contidas no livro didtico. Como definido anteriormente, os protocolos de leitura determinam os limites do texto em relao ao leitor. Na anlise do livro didtico Projeto Ararib: histria como um documento histrico, encontramos elementos que definiam a leitura autorizada dos autores e editores. Dessa anlise, foram selecionados alguns protocolos que permitem o conhecimento de suas caractersticas relevantes. O primeiro protocolo de leitura analisado corresponde opo historiogrfica da coleo que, basicamente, priorizava historiadores da primeira e da segunda fase da escola dos Annales, como Marc Bloch, Lucien Febvre e Fernand Braudel e, de forma secundria, agregava ideias de historiadores posteriores aos primeiros, como Jacques Le Goff e Eric Hobsbawm. Dentro da viso historiogrfica da referida obra, encontramos as seguintes definies ligadas ao pensamento histrico:
Dentre as particularidades que compreendiam a verso das propostas curriculares que vigoravam na poca, estavam a organizao dos contedos especficos dentro de contedos estruturantes dimenso poltica, socioeconmica e cultural , a obrigatoriedade de estudo da histria regional e a superao do que se denominou quadripartismo diviso entre Antiguidade, Idade Mdia, Moderna e Contempornea e do eurocentrismo.
3

Florianpolis, v. 11, n. 02, p. 62 80, jul. / dez. 2010

Pg. 69

LIVRO DIDTICO DE HISTRIA COMO DOCUMENTO HISTRICO uma anlise do Projeto Ararib Jeferson Rodrigo da Silva

a) Existe a necessidade de se conhecer o passado de acordo com os problemas do presente. Segundo o historiador Marc Bloch, a incompreenso do presente nasce da ignorncia do passado. Mas, para ele, de nada adianta conhecermos o passado se nada sabemos do presente [...] (PROJETO ARARIB: HISTRIA, 8 Srie, Guia de Recursos Didticos, 2006, p. 3). b) O historiador o guardio da memria coletiva. O historiador britnico Eric Hobsbawm, em seu livro Era dos Extremos, nos fala dos perigos da perda dos referenciais histricos e reafirma a importncia do historiador como guardio da memria coletiva (Id., ibid.). c) possvel estudar a histria a partir de uma multiplicidade de documentos vindos de variados suportes. A histria faz-se, sem dvida, com documentos escritos. Quando existem. Mas pode e deve fazer-se sem documentos escritos, se no existem. (FEBVRE, apud PROJETO ARARIB: HISTRIA, 8 Srie, Guia de Recursos Didticos, 2006, p. 4). d) Os documentos so historicamente construdos e no falam por si ss:

[...] realizar esse trabalho pressupe desmistificar os documentos, reconhecendo que eles no so registros inocentes e imparciais do real, mas construes que expressam uma intencionalidade e uma estrutura de poder determinada (PROJETO ARARIB: HISTRIA, op. cit., p. 5).

e) A histria uma cincia objetiva:

[...] preciso ter cuidado e no confundir mtodo crtico com relativismo absoluto, pois em histria o campo das opinies bem menos vasto do que se imagina. O historiador Jacques Le Goff chama a ateno para o compromisso que o historiador deve ter com a objetividade histrica, processo que se constri pouco a pouco, mediante revises sucessivas do conhecimento histrico, retificaes, perdas e contnuas descobertas (PROJETO ARARIB: HISTRIA, 8 Srie, Guia de Recursos Didticos, 2006, p. 13).

Com base nesses referenciais, foi possvel pressupor que a obra dava maior nfase histria poltica e socioeconmica, deixando a dimenso cultural em condio de dependncia e determinao em relao aos dois primeiros vieses histricos. Por que chegamos a essa concluso e por que ela se mostrava pertinente? O livro didtico Projeto Ararib: histria definiu que cotidiano, arte e religio devem ser abordados sem perder de vista a esfera poltica, econmica e cultural, pressupondo a articulao dos trs vieses no desenvolvimento do contedo. No manual do professor, os autores fazem a seguinte colocao:

Florianpolis, v. 11, n. 02, p. 62 80, jul. / dez. 2010

Pg. 70

LIVRO DIDTICO DE HISTRIA COMO DOCUMENTO HISTRICO uma anlise do Projeto Ararib Jeferson Rodrigo da Silva

As atividades de ampliao do conhecimento esto relacionadas aos novos contedos introduzidos, por exemplo, na seo Personagem, Arte e Histria ou Ontem e Hoje. Cada assunto escolhido explora um ponto particular da histria, sempre relacionado com o contedo anteriormente visto, que no foi desenvolvido no texto didtico. O objetivo ampliar a percepo do aluno em relao produo histrica do ser humano, mostrando-lhe as vrias fronteiras que o saber histrico pode explorar (Id., p. 10).

possvel perceber que de alguma forma se privilegiavam questes polticas e socioeconmicas no desenvolvimento dos contedos, em detrimento de questes de ordem cultural, deixadas para as ltimas sees de cada captulo e unidade. De certa forma, a liberdade dos editores para a constituio do livro lhes permitiria fazer outras organizaes se assim julgassem conveniente. Por exemplo, uma constituio totalmente inversa que existe, com sees finais falando sobre questes polticas e/ou econmicas, enquanto os contedos principais desenvolviam mais os aspectos culturais. O segundo protocolo de leitura analisado na obra tratava da metodologia de ensino e dos objetivos gerais da obra. Algo que chamou muita ateno foram as referncias utilizadas para a elaborao da metodologia contida no livro e como o PNLD a interpretou. Como foi citado anteriormente, o livro didtico Projeto Ararib: histria obteve oito conceitos timo do PNLD e dois conceitos suficiente. Um dos conceitos suficiente foi exatamente no item Manual do professor, pois, segundo os prprios avaliadores do PNLD, O Manual do Professor carece de indicaes bibliogrficas no campo pedaggico, no entanto rico e atualizado em relao aos contedos histricos (BRASIL, 2007, p. 63). Aparentemente, esta avaliao desconsiderou, em certa medida, os vrios autores citados na obra, que no eram da rea da pedagogia, mas pertenciam rea de ensino de Histria. Direcionando os olhos para os autores da rea de ensino de Histria, percebemos que so feitas referncias s obras de Circe Bittencourt: O saber histrico na sala de aula, publicada em 1998; Conceio Cabrini et al: O ensino de histria: reviso urgente, publicada em 1986; Selva Guimares Fonseca: Didtica e prtica de ensino de histria, publicada em 2003 e; Marcos Silva: Repensando a histria, publicada em 1984. Este livro didtico priorizou discusses, na rea de ensino de Histria, ocorridas, em sua maioria, na dcada de 1980 e incio de 1990. Consequentemente, a leitura autorizada transmitida pela obra reflete aquelas problemticas. Salientamos que, historicamente, as discusses sobre ensino de Histria passaram por vrias transformaes nos ltimos vinte anos.

Florianpolis, v. 11, n. 02, p. 62 80, jul. / dez. 2010

Pg. 71

LIVRO DIDTICO DE HISTRIA COMO DOCUMENTO HISTRICO uma anlise do Projeto Ararib Jeferson Rodrigo da Silva

O terceiro protocolo de leitura analisado na obra era relacionado s imagens (figuras, fotos, mapas e grficos), apresentadas como recursos relevantes para a aprendizagem dos contedos histricos. Havia imagens inseridas na obra para discutir os problemas do presente, os conhecimentos prvios dos alunos, imagens que ilustravam os contedos que estavam sendo trabalhados e que possibilitavam uma visualizao crtica de determinados temas por meio de exerccios. A maioria estava bem-identificada. Pensando no quesito mercadolgico das imagens no livro, as consideraes levantadas por Bittencourt (1998) e Munakata (2007) possibilitam a observao das mesmas limitaes que qualquer outro livro didtico pode ter, pois a questo de direitos autorais e custos de fabricao importantssima na hora de se escolher qual imagem ser ou no colocada e qual tamanho ela ter. No podemos desconsiderar que, neste quesito, so relevantes a localizao na pgina, o formato e o tipo de imagem, entre outros. O quarto protocolo de leitura analisado tratava de um conceito listado como eixo principal pela obra Projeto Ararib: histria, ou seja, a competncia leitora. Segundo o prprio livro:

O desenvolvimento da compreenso leitora um dos eixos norteadores desta coleo. Por compreenso entendemos, no geral, a capacidade de apropriarse do conhecimento e aplic-lo em situaes relativamente novas. A insuficiente capacidade leitora dificulta a aprendizagem, limita a capacidade de atuar com eficcia na vida cotidiana e diminui as possibilidades de desenvolvimento social (PROJETO ARARIB: HISTRIA, 8 Srie, Guia de Recursos Didticos, 2006, p. 8).

Apesar de fazer uma referncia inicial compreenso leitora no manual do professor, o prprio livro passou a utilizar o conceito competncia leitora nas referncias posteriores. primeira vista, este um conceito que pode facilmente ser associado s atuais discusses sobre ensino de histria principalmente sobre o conceito de conscincia histrica 4 porm, um conceito apropriado da rea de Educao:

Aprender a ler de forma competente muito mais do que decifrar mensagens; trata-se de procurar um sentido e questionar algo escrito a partir de uma realidade. Para isso, so colocadas em prtica estratgias de leitura que auxiliam os alunos a interpretar e compreender os textos lidos de forma mais autnoma.

Dentro da definio de conscincia histrica apresentado por Jorn Rsen (1992), podemos entender que seu objetivo consiste em compreender a funo do pensamento histrico com a vida prtica, ou seja, que ele possibilite o desenvolvimento de uma leitura do mundo pelo aluno.

Florianpolis, v. 11, n. 02, p. 62 80, jul. / dez. 2010

Pg. 72

LIVRO DIDTICO DE HISTRIA COMO DOCUMENTO HISTRICO uma anlise do Projeto Ararib Jeferson Rodrigo da Silva

O professor deve estar consciente desses processos para auxiliar seus alunos a construrem seu saber-ler e saber-escrever, formando competentes alunos leitores e escritores de texto (MORAES, 2007).

A apropriao do conceito pelo livro didtico implicou uma ampliao do significado. A competncia leitora deixou de objetivar a competncia do aluno para a leitura de textos e passou a se concentrar em uma competncia para a leitura do mundo (PROJETO ARARIB: HISTRIA, 8 Srie, Guia de Recursos Didticos, 2006, p. 8). Para justificar a centralidade do livro dentro da competncia leitora, os editores citaram resultados do PISA 5, afirmando que essa proposta tinha o intuito de reverter a situao atual da educao no Brasil mostrada na pesquisa (Id., ibid.). Na prtica, os autores apostaram, principalmente, na simplicidade dos textos, mostrando que esta era a forma que eles acreditaram ser a mais eficaz para transmitir claramente os contedos aos alunos. Sobre os contedos, eles dizem que:

Nessas pginas, procuramos apresentar os contedos necessrios para o entendimento do tema geral de cada dupla [de pginas], evitando apresentar um volume excessivo de informaes, que penalizam a compreenso leitora e levam disperso (PROJETO ARARIB: HISTRIA, 8 Srie, Guia de Recursos Didticos, 2006, p. 9).

Sobre a questo dos contedos pequenos e claros, Bittencourt (1998) chama a ateno para o fato de as editoras, por conta dessa necessidade de tornar o contedo o mais claro possvel para os alunos, terem realizado, em livros didticos publicados no sculo 19, simplificaes que limitavam uma formao intelectual mais crtica e autnoma dos alunos. Hoje em dia, possvel refletir sobre a possibilidade de os livros didticos conterem simplificaes e ao mesmo tempo possibilitarem uma formao intelectual mais autnoma, propiciando momentos de discusso e conflito de ideias. As observaes de Bittencourt so vlidas medida que a simplificao resulta na limitao de possveis leituras e anlises do contedo trabalhado. Entendemos que um texto com limites muito bem-definidos e uma postura que visa supresso do excesso de informaes, objetivando a no-disperso da classe, pode pagar um preo alto no sentido de alienar os alunos em relao a outras possibilidades de questionamento. O quinto e ltimo protocolo de leitura analisado era o da autonomia do professor em relao obra. Munakata, referindo-se a um livro bem-qualificado no PNLD de 2002, diz:
Segundo o INEP, o PISA Programa Internacional de Avaliao de Alunos uma avaliao internacional que mede o nvel educacional de jovens de 15 anos por meio de provas de leitura, matemtica e cincias.
5

Florianpolis, v. 11, n. 02, p. 62 80, jul. / dez. 2010

Pg. 73

LIVRO DIDTICO DE HISTRIA COMO DOCUMENTO HISTRICO uma anlise do Projeto Ararib Jeferson Rodrigo da Silva

Muitas vezes, o livro dirige-se diretamente ao leitor-aluno, solicitando-lhe, por exemplo, que se junte a seus colegas para formar um grupo de discusso. Em algumas ocasies, h ressalva de que isso deve ser feito com a orientao do professor, mas mais freqente encontrar propostas de atividade em que o professor est ausente. [...] essas solicitaes [...] procuram dirigir o modo como o aluno deve ler o texto, retirando a autonomia do professor de organizar a sua prpria prtica didtica (MUNAKATA, 2007, p. 142).

A afirmao aponta para a existncia de livros didticos que, pot sua estrutura, se tornaram autossuficientes em relao ao professor, que necessitaria, nestes casos, apenas seguir o que orientado pelo manual. Em uma pesquisa sobre as transformaes que sofreram os livros didticos entre as dcadas de 1970 e 1990, Gatti Jr. (2004) mostra que essas atitudes no dependem apenas do livro, mas tambm da abordagem e da formao do professor, uma vez que os livros, desde a dcada de 1970, foram se tornando cada vez mais autossuficientes por causa do despreparo dos professores decorrente das graduaes curtas em estudos sociais que buscavam por livros mais simples e fceis de utilizar em sala de aula. A ltima parte do manual do professor do livro analisado est repleta de sugestes de leitura e filmes para o professor e para os alunos. Quando os autores abordaram o estudo do tipo anlise de fontes pelos alunos, eles disseram:

Com este estudo, visamos no apenas estimular o aluno a interrogar os documentos e compreender as condies em que foram produzidos, mas desenvolver a competncia leitora e uma atitude questionadora e reflexiva. Por meio do trabalho de investigao histrica, pretendemos contribuir para a formao do juzo crtico (PROJETO ARARIB: HISTRIA, 8 Srie, Guia de Recursos Didticos, 2006, p. 6).

Verificamos, nesta postura do livro didtico, a capacidade que o livro tem em desenvolver as competncias necessrias para que o aluno se torne um sujeito crtico e questionador de sua realidade. Seria o papel do professor, segundo o livro didtico, apenas o de aplicar as atividades? A anlise apresentada permite levantar esta hiptese. De qualquer forma, como muitos outros livros, o manual do professor desta coleo tambm traz, ao final, as respostas s questes propostas nas atividades que poderiam ser acionadas pelo docente no momento das correes ou de orientao dos exerccios. Quando o manual do professor aborda o tema avaliao, h uma referncia autonomia do professor:

Florianpolis, v. 11, n. 02, p. 62 80, jul. / dez. 2010

Pg. 74

LIVRO DIDTICO DE HISTRIA COMO DOCUMENTO HISTRICO uma anlise do Projeto Ararib Jeferson Rodrigo da Silva

Para obter informaes a respeito do processo de aprendizagem, preciso utilizar uma diversidade de instrumentos de avaliao, que considerem as diferentes habilidades dos alunos. Nesta coleo apresentamos atividades de vrios gneros, em diferentes momentos da unidade, que podem ser utilizadas pelo professor para realizar uma avaliao continuada e proveitosa (Id., p. 14).

Caberia ao professor, segundo o prprio livro, escolher se as atividades propostas no decorrer da unidade seriam usadas como avaliao ou no.

Indcios da utilizao do livro didtico como objeto secundrio


Um ltimo aspecto importante abordado por Bittencourt (1998) diz respeito ao fato de que o livro didtico um instrumento pedaggico e veculo portador de um sistema de valores, de uma ideologia e de uma cultura. A concepo de livro didtico como portador de um sistema de valores aproxima-se da viso de Munakata (2007, p.138), que diz haver livros didticos quando so [...] instrumentos culturais de primeira ordem, ao lado de outros meios de comunicao de massa. Este trabalho compartilha da ideia de que o livro didtico elemento central nas aulas, mas h uma mudana dessa centralidade no uso do material. O terceiro foco de anlise do livro foi constitudo com base nesta utilizao desse princpio. Embora o objetivo, neste trabalho, no seja abordar as prticas de leitura do livro didtico, importante assinalar que, no momento da realizao da pesquisa de campo, percebemos que os professores adotavam uma utilizao secundria do livro didtico. Em outras palavras, o livro no era o objeto central das prticas de ensino observadas. Por conta disto, procuramos compreender o porqu deste tipo de utilizao. Historicamente, o livro didtico ocupou, desde a dcada de 1990, uma posio de objeto mal-visto pelos educadores, no sentido de que o livro didtico utilizado em demasia poderia significar falta de preparo profissional, deixando de ser objeto central no ensino e configurando-se como elemento secundrio nas aulas ou, em certos casos, apenas um ponto de partida para os contedos estudados na disciplina de Histria. Para entender a passagem do livro de objeto central para objeto de importncia secundria, necessrio situar o momento em que ele se tornou central, no ensino de Histria, nas ltimas dcadas do sculo 20 XX. Gatti Jr. (2004, p. 27) permite pensar esta questo da centralidade no livro didtico quando diz: [...] com a ampliao do nmero de escolas e com

Florianpolis, v. 11, n. 02, p. 62 80, jul. / dez. 2010

Pg. 75

LIVRO DIDTICO DE HISTRIA COMO DOCUMENTO HISTRICO uma anlise do Projeto Ararib Jeferson Rodrigo da Silva

a entrada de novos personagens sociais neste territrio [referindo-se s transformaes ocorridas no ensino na dcada de 1970], o livro tornou-se um recurso didtico indispensvel para a escola brasileira. Essa ideia perdurou pelas dcadas seguintes entre os envolvidos com a educao. Munakata, a esse respeito, fala sobre os livros financiados pelo banco mundial e sobre o porqu da centralidade deste ensino nos livros didticos, referindo-se ao ensino do incio do sculo 21:

[...] os professores so tambm suspeitos de no terem tido formao adequada. Os programas de capacitao, por outro lado, so considerados muito onerosos em relao a resultados, pois h sempre o risco de o professor abandonar a carreira uma vez concludo o processo de sua qualificao. [...] Numa poltica formulada a partir de tamanha desconfiana em relao ao professor, o livro didtico obviamente assume a centralidade (MUNAKATA, 2007, p. 139).

Aos poucos, as polticas voltadas mais ao livro didtico e menos para formao dos professores fizeram com que o livro assumisse um papel negativo entre muitos professores, e o seu uso se tornou sinnimo de incompetncia na profisso. Quando Batista (2002, p. 538) examina a produo de material didtico pelas escolas, deixa claro o porqu de a centralidade do livro, nas aulas de hoje, ser repudiada pelos professores. Segundo o autor, [...] tem-se difundido [...] um forte discurso contrrio utilizao de livros didticos, vistos como um dos principais fatores responsveis pela desqualificao profissional dos professores [...]. De certa forma, Miranda e Luca (2004) mostram que essa viso negativa se deveu, em parte, a problemas vindos com a segmentao entre o MEC e o FNDE, ainda na dcada de 1980, no incio do programa de avaliao do livro didtico em sua forma atual, como atrasos na recepo dos livros pelas escolas e em sua m utilizao por parte dos professores. Para mostrar essa utilizao secundria, foram selecionadas algumas passagens de um dos professores que participaram da pesquisa. A professora ressaltou o quanto ela considera bom o livro, mas fez um comentrio quanto sua utilizao na sala de aula:

[...] ele no abrange tudo que precisa ser... que o planejamento do governo quer que voc trabalhe... n. Deu uma mudada muito grande e linear, infelizmente. o que o governo no quer que seja... mas ele apresenta [..] de forma linear, que no o ideal, mas a gente no trabalha em linear. A gente acaba pegando o que tem ali... ce v que eu no uso muito o livro.

Florianpolis, v. 11, n. 02, p. 62 80, jul. / dez. 2010

Pg. 76

LIVRO DIDTICO DE HISTRIA COMO DOCUMENTO HISTRICO uma anlise do Projeto Ararib Jeferson Rodrigo da Silva

Voc deve ter percebido isso, n? Eu tenho o livro ali como um apoio s.. eu mando eles lerem para eles tomarem conhecimento. 6

Pela fala da professora, foi possvel observar que a Secretaria de Estado da Educao do Paran, de certa forma, estava contribuindo para a construo da imagem do livro como suporte auxiliar do ensino. Partindo do pressuposto de que o governo no deseja que os professores trabalhem com o que ela definiu por histria linear e, sendo o livro didtico analisado constitudo dessa forma, uma das sadas consiste na reduo de sua utilizao. Para visualizar um pouco mais essa utilizao secundria por meio da prtica da professora, tomemos um dos protocolos de leitura contidos no livro j mencionado: trata-se do desenvolvimento da competncia leitora. Em relao ao desenvolvimento dessa competncia, foi mostrado que o livro optou por textos simples e matematicamente organizados, de duas em duas pginas, o que facilitaria a compreenso pel do aluno. De acordo com Gatti Jr. (2004), os livros com linguagem simples sempre foram os mais escolhidos por professores, principalmente aqueles com formao mais precria, uma vez que o livro poderia atuar como suporte central para as aulas desses professores. As duas informaes indicam uma contradio no uso deste livro, e a sua pouca utilizao pela professora anula, em parte, a eficcia do desenvolvimento da competncia leitora, objetivada pelo livro pensado como documento histrico. A professora ressalta a clareza da linguagem da obra quando diz: O Ararib uma coleo boa - eu gostei. A linguagem, as atividades, os textos, so claros [...] densos... no um Pilleti 7 da vida porque o Pilleti muito... n... disserta muito... muito tradicional. Apesar disso, constatar uma utilizao secundria na prtica de sala de aula implica, neste caso, restringir sua eficcia no desenvolvimento dessa competncia leitora como visam os protocolos de leitura do livro didtico analisado.

Consideraes finais
A partir dos pressupostos da histria da leitura, apresentamos uma forma de analisar o livro didtico Projeto Ararib: histria com uma abordagem que no restringe os

Os fragmentos de entrevista citados neste texto foram recolhidos da professora, denominada no trabalho de pesquisa de Professora A, no dia 12 de novembro de 2008. 7 A professora se refere ao livro Histria e Vida Integrada, cuja autoria foi de Claudio e Nelson Pilleti. Este livro publicado pela editora tica.

Florianpolis, v. 11, n. 02, p. 62 80, jul. / dez. 2010

Pg. 77

LIVRO DIDTICO DE HISTRIA COMO DOCUMENTO HISTRICO uma anlise do Projeto Ararib Jeferson Rodrigo da Silva

questionamentos aos contedos nele contidos. O que definimos como histria da leitura do livro didtico ressalta a importncia de se considerar professor e alunos como leitores permanentes, mantendo uma relao importante entre si, nas prticas de leitura em sala de aula, juntamente com o livro didtico, entendido como um objeto cultural que dissemina uma leitura autorizada por meio de seus protocolos de leitura. Considerando o livro didtico como um documento histrico, a anlise foi ampliada, priorizando dois focos fundamentais relacionados com essa produo: a dimenso mercadolgica e os protocolos de leitura contidos no livro didtico. Pensar a dimenso mercadolgica foi fundamental, porque ajudou a compreender caractersticas que levaram a obra a ser to frequentemente consultada nas escolas visitadas. Alm disso, no podemos conceber o livro didtico como um documento histrico sem consider-lo mercadoria. Em relao aos protocolos de leitura, no seria possvel estudar as leituras feitas por professores e alunos sem definir os elementos que levam a uma leitura autorizada dessa obra. Da a ateno pela opo historiogrfica, pela metodologia de ensino e pelos objetivos gerais da obra, pelas imagens, pela competncia leitora e pela autonomia do professor em relao obra. Os cinco protocolos foram importantes no sentido de ressaltar as regras que apresentava para seus leitores. A influncia da histria da leitura permitiu uma anlise tambm dos protocolos contidos nos contedos. Feita a exposio da dimenso mercadolgica e dos protocolos de leitura, a parte final do texto mostrou como se relacionavam as prticas aqui restritas s do professor , as caractersticas que contriburam para que aquela obra fosse escolhida e sua leitura autorizada pelo livro didtico. Ressaltamos, novamente, que este artigo no pretendia aprofundar-se nas prticas de leitura analisadas no trabalho de pesquisa que lhe deu origem, mas era imprescindvel mencion-las porque compem um conjunto com o livro didtico que no pode ser ignorado. Os dados apresentados mostraram que uma prtica de leitura do livro didtico como objeto secundrio, nas aulas de Histria, tornou essa leitura diferente do que pretendia a obra. Essa constatao est no fato de a obra em anlise ter como um de seus protocolos o desenvolvimento da competncia leitora, mas, como a professora entrevistada evidenciou a pouca utilizao do livro, o objetivo da obra, consequentemente, no foi priorizado. Quanto aos outros protocolos apresentados, at que ponto uma utilizao secundria do livro didtico os tornaria diferentes na prtica? Constatamos que nenhum deles foi negado, mas transformados na prtica. Por isso a leitura seja ela do aluno ou do professor no pode

Florianpolis, v. 11, n. 02, p. 62 80, jul. / dez. 2010

Pg. 78

LIVRO DIDTICO DE HISTRIA COMO DOCUMENTO HISTRICO uma anlise do Projeto Ararib Jeferson Rodrigo da Silva

ser compreendida como uma prtica de assimilao passiva de informaes. A chave est na tenso entre os protocolos de leitura definidos pelo livro didtico e seus leitores. Como foi observado, considerar o livro didtico como um objeto cultural implica pressupor todo esse movimento. Por fim, o livro didtico ainda um elemento imprescindvel quando refletimos sobre o ensino de histria, e o momento em que vivemos oportuno para isso. Escolher o livro didtico tarefa inevitvel para a maioria dos professores. Este trabalho se props mostrar uma forma de focalizar historicamente os livros utilizados nas escolas. Para ns, ele se tornou um documento histrico desde o momento em que foram problematizados o seu surgimento, sua utilidade, suas formas de escrita, edio, divulgao, vendas e apropriao ao longo do tempo.

DIDACTIC HISTORY BOOK AS A HISTORICAL DOCUMENT: an analysis of the Ararib project


Abstract
The present study is the result of the research conducted in 2008, which had the purpose of analyzing the practices of reading of teachers and students of the didactic book Projeto Ararib: histria (Ararib Project: history). The study was based on theoretical-methodological assumptions of the history of reading and, under this focus, proposes to reflect on the history of reading a didactic book considered as a historical document. In this sense, the theoretical-methodological assumptions and the conceptual definition of the didactic book that guided the research are presented, as well as the aspects raised during the analysis of this material, namely: the didactic book as merchandise, the protocols of reading by the author and editor who define a type of authorized reading and, finally, evidence of the appropriation of the book by the teacher. Keywords: Didactic book. History of reading. History and teaching.

Referncias
BATISTA, Antonio Augusto Gomes. Um objeto varivel e instvel: textos, impressos e livros didticos. In: ABREU, Mrcia (Org.) Leitura, histria e histria da leitura, Campinas: Mercado de Letras/ALB/FAPESP, 2002. p. 529-575. BITTENCOURT, Circe. Livros didticos entre textos e imagens. In: BITTENCOURT, Circe (Org.). O saber histrico na sala de aula. 2. ed. So Paulo: Contexto, 1998. ______. Livro didtico e saber escolar: 1810 - 1910. Belo Horizonte: Autntica, 2008.

Florianpolis, v. 11, n. 02, p. 62 80, jul. / dez. 2010

Pg. 79

LIVRO DIDTICO DE HISTRIA COMO DOCUMENTO HISTRICO uma anlise do Projeto Ararib Jeferson Rodrigo da Silva

BRASIL, Ministrio da Educao. Guia de livros didticos: PNLD 2008 Histria. Braslia: MEC, 2007. CAFARDO, Renata. Novo livro didtico questionado. O estado de So Paulo, So Paulo, 3 out. 2007. Disponvel em: < http://www.abrelivros.org.br/abrelivros/01/index. php?option=com_content&view=article&id=2055:novo-livro-didatico-e-questionado& catid=1:noticias&Itemid=2>. Acesso em: 1 jul. 2010. CHARTIER, Roger. A histria cultural: entre prticas e representaes. Lisboa: Difel, 1990. ______. Do livro leitura. In: CHARTIER, Roger (Org.). Prticas da leitura. So Paulo: Estao Liberdade, 1998. p. 77-106. ______. Textos, impresso, leituras. In: HUNT, Lynn (Org.). A nova histria cultural. So Paulo: Martins Fontes, 2001. p. 211-238. GATTI Jr., Dcio. A escrita escolar da histria: livro didtico e ensino no Brasil (19701990). Bauru: EDUSC; Uberlndia: EDUFU, 2004. MIRANDA, Sonia Regina; LUCA Tnia Regina de. O livro didtico de histria hoje: um panorama a partir do PNLD. Revista brasileira de histria. So Paulo, v. 24, n. 48. 2004. p. 123-144. MORAES, Elody Nunes. Desenvolvendo a competncia leitora. So Paulo: Ed. Moderna, 2007. Disponvel em: <http://www.moderna.com.br/moderna/ didaticos/ei/artigos/2007/junho-01.htm>. Acesso em: 1 jul. 2010. MUNAKATA, Kazumi. Livro Didtico: Produo e Leituras. In: ABREU, Mrcia (Org.). Leitura, histria e histria da leitura. Campinas: Mercado de Letras/ALB/FAPESP, 2002. ______. O livro didtico e o professor: entre a ortodoxia e a apropriao. In: MONTEIRO, Ana Maria; GASPARELLO, Arlette Medeiros; e MAGALHES, Marcelo de Souza (Orgs.). Ensino de histria: sujeitos, saberes, prticas. Rio de Janeiro: Mauad, 2007. p. 137-147. PARAN, Secretaria de Estado da Educao. Diretrizes curriculares de histria para a educao bsica. Curitiba: MEMVAVMEM Editora, 2006. PINHO, ngela; SELIGMAN, Felipe. Compras do MEC fazem annimo virar best-seller. Folha online, So Paulo, 30 out. 2007. Disponvel em: <http://www1.folha.uol. com.br/folha/educacao/ult305u332592.shtml>. Acesso em: 1 jul. 2010. PROJETO ARARIB. Histria. Volume 4. 1 ed. So Paulo: Moderna, 2006. RSEN, Jrn. El desarollo de la competencia narrativa en el aprendizage historico.Una hiptesis ontogentica relativa a la consciencia moral. Proposta educativa. Buenos Aires, n. 7, 1992. p. 27-36.

Recebido: 30/07/2010 Aprovado: 30/09/2010

Florianpolis, v. 11, n. 02, p. 62 80, jul. / dez. 2010

Pg. 80

Potrebbero piacerti anche