Sei sulla pagina 1di 12

FACULDADE ESTCIO DO RECIFE CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAO ACADMICO: RAPHAEL DE MOURA ALMEIDA

ESTENTENDO O MTODO GIL SCRUM, PARA DEFINIO DE UM MODELO DE PROCESSO EM GESTO DE RISCOS.

RECIFE/ 2011

FACULDADE ESTCIO DO RECIFE CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAO

ESTENTENDO O MTODO GIL SCRUM, PARA DEFINIO DE UM MODELO DE PROCESSO EM GESTO DE RISCOS.

Projeto

de

pesquisa

do

trabalho

de

concluso do curso de graduao em sistemas de informao do acadmico Raphael de Moura Almeida, sob a orientao da Professora. Patrcia Moser.

RECIFE/ 2011

SUMRIO INTRODUO ................................ ................................ ................................ ................. 4 PERGUNTA DE PESQUISA ................................ ................................ ............................ 5 OBJETIVOS................................ ................................ ................................ ...................... 6 OBJETIVO GERAL ................................ ................................ ................................ .......... 6 OBJETIVOS ESPECFICOS ................................ ................................ ............................. 6 JUSTIFICATIVA ................................ ................................ ................................ .............. 7 METODOLOGIA ................................ ................................ ................................ .............. 7 LOCAL DE ESTUDO ................................ ................................ ................................ ....... 7 POPULAO DO ESTUDO ................................ ................................ ............................ 7 CRITRIOS DE INCLUSO ................................ ................................ ............................ 8 CRITRIOS DE EXCLUSO ................................ ................................ ........................... 8 RISCO E BENEFCIOS ................................ ................................ ................................ .... 8 ANLISE ESTATSTICA ................................ ................................ ................................ 8 CRONOGRAMA ................................ ................................ ................................ ............ 10 REFERNCIAS ................................ ................................ ................................ .............. 11

INTRODUO
O envelhecimento um dos grandes enigmas da vida por ningum compreendido at os dias atuais, uma vez que se trata de um processo de maturao iniciado desde o nascimento, finalizando-se com o fenmeno da morte. A partir disso, o processo de envelhecimento pode ser compreendido como um conjunto de alteraes estruturais e funcionais desfavorveis ao organismo que se acumulam de forma progressiva, especificamente em funo do avano da idade1. Essas modificaes prejudicam o desempenho de habilidades motoras, como a coordenao, o equilbrio e a marcha, que iro dificultar a adaptao do indivduo ao meio ambiente, pondo em risco a qualidade de vida do idoso, limitando assim a sua capacidade para realizar as atividades do cotidiano1. O Brasil, nas ltimas trs dcadas, tem testemunhado o aumento acentuado da populao idosa2. O ndice de envelhecimento aponta para mudanas na estrutura etria da populao brasileira. Em 2008, para cada grupo de 100 crianas de 0 a 14 anos existiam 24,7 idosos de 65 anos ou mais. Em 2050, o quadro muda e para cada 100 crianas de 0 a 14 anos existiro 172,7 idosos3. Por esses fatores, aumenta a preocupao em realizar estudos que contemplem a abordagem em indivduos idosos2. Um dos aspectos mais amplamente estudados, em idosos, so os distrbios da marcha e do equilbrio, fatores esses que contribuem para problemas srios de quedas e perda da independncia, ante a limitao da mobilidade funcional2. Diante disso, no Brasil, 30% dos idosos caem pelo menos uma vez por ano e quanto maior a idade maior sera chance de queda, sendo que 32% esto entre os 65 e os 74 anos, 35% entre os 75 e os 84 anos e 51% acima dos 85 anos. Estas quedas ocorrem mais nas mulheres do que nos homens da mesma faixa etria4. Os idosos dos 75 aos 84 anos, que necessitam de ajuda para as atividades da sua vida diria (comer, tomar banho, higiene ntima, vestir-se, sair da cama, incontinncia urinria e fecal), tm uma probabilidade de cair 14 vezes mais do que pessoas da mesma idade que so independentes.5 De todas as quedas, 5% resultam em fraturas e 5 a 10% em ferimentos importantes que necessitam de cuidados mdicos, razo pela qual compreender os processos fundamentais do envelhecimento essencial no s para determinar suas causas como tambm para avaliar a necessidade de procedimentos para interferir, retardar ou at mesmo deter esse processo5.

Para que isso acontea necessrio aprimorar as condies de recepo e de informaes sensoriais do sistema vestibular, visual e somatossensorial, de modo a ativar os msculos antigravitacionais e estimular o equilbrio6. Um dos meios empregados para promover os estmulos acima citados a prtica da atividade fsica. A atividade fsica uma estratgia eficaz que promove o aumento da fora muscular, do condicionamento aerbico, da flexibilidade e do equilbrio aumentando a autoconfiana das pessoas mais idosas em suas capacidades, o que por sua vez aumenta a mobilidade e autonomia na execuo das tarefas7. Outro meio empregado so os exerccios aquticos que permitem criar situaes de instabilidade fornecendo grande quantidade de informaes sensoriais os quais promovem atravs das propriedades fsicas da gua (empuxo, flutuao, turbulncia) melhora nas reaes de equilbrio corporal, segurana ao idoso, melhora do condicionamento fsico, fora, frequncia cardaca, postura, mobilidade das articulaes, entre tantos outros8. Diante disso, a sociedade em geral e principalmente os idosos comeam a enxergar as atividades fsicas, seja ela aqutica ou terrestre, como uma forma de preveno e reabilitao da sade, tendo em vista estarem elas relacionadas independncia e autonomia, desses idosos, permitindo prolongar por mais tempo a execuo das atividades de vida diria8. Assim, o presente trabalho tem como objetivo avaliar a coordenao, o equilbrio e a marcha dos idosos praticantes de atividades fsicas no solo e na gua.

PERGUNTA DE PESQUISA
Como avaliar, categorizar e priorizar os riscos em projetos gerenciados com o framework Scrum?

OBJETIVOS OBJETIVO GERAL


y

Propor um modelo de processo em Gesto de Riscos, sem denegrir os pilares do processo gil do Scrum.

OBJETIVOS ESPECFICOS
y

Analisar o processo de Gesto de Riscos que o Scrumfornece e apontar possveis falhas. Mapear as prticas de Gerenciamento deRiscos de outros frameworks de gerenciamento de projeto, tais como CMMI-SW, PMI/PMBOK,RUP. Compilar a falhas detectadas no mapeamento de Gesto riscos e encontrar solues para estas falhas. Sugerir um modelo de processo em Gesto de Riscos, sem denegrir os pilares do processo gil Scrum.

JUSTIFICATIVA
Expor as falhas do SCRUM quando trata-se de Gerenciamento de Riscos. Sugerir um novo modelo de processo para Gesto de Riscos sem que ocorra um desvirtuamento aos pilares que regem as metodologias geis. Esta pesquisa est sendo desenvolvida devido ao fato da maioria dos projetos que utilizam o SCRUM como framework de gerenciamento, no tem planos de categorizao de riscos muitos menos de mitigao de riscos.

METODOLOGIA
Utilizarei como procedimento metodolgico, um questionrio de pesquisa quantitativo que ser disponibilizado via web, que por sua vezser aplicado em projetos que utilizam o Scrum como framework de trabalho, tendo com objetivo identificar os causas por esses projetos no terem um plano de Gesto de Riscos Pesquisa qualitativa disponibilizada na Internet. Pblico Alvo: gerentes de projetos que atuam em empresas de Tecnologia da Informao de Recife. Estimado aplicao do questionrio para 100 gerentes/lderes de equipe.

LOCAL DE ESTUDO
O estudo ser realizado nas empresas instaladas no Porto Digital, os quais foram escolhidos por atender as caractersticas necessrias para a realizao do trabalho, alm de ser um lugar de referncia tratando-se de Tecnologia da Informao, logo irar acrescentar de forma positiva para o presente projeto.

POPULAO DO ESTUDO
A populao do presente estudo ser composta de aproximadamente 100 indivduos voluntrios que exeram papel de Gerente de projeto e ou lderes de equipe, em

empresas instaladas no Porto Digital e que contenham fbrica de software presentes em suas organizaes

CRITRIOS DE INCLUSO
y y y

Empresas de tecnologia da informao que possuem fbrica de software Indivduos que exeram papel de Gerentes de projetos e ou lderes. Indivduos que aceitem participar da pesquisa.

CRITRIOS DE EXCLUSO
y

Empresas de tecnologia da informao, que no possuem fbrica de softwares.

RISCO E BENEFCIOS
O presente estudo oferece riscos mnimos, como o possvel incmodo ou desconforto ao responder os questionrios. Os pesquisadores garantem que os participantes estaro livres de riscos morais, uma vez que os dados colhidos sero mantidos em absoluto sigilo, j que as informaes obtidas na aplicao dos questionrios estaro relacionadas a uma numerao sequencial e no ao nome ou iniciais dos pesquisados. Como benefcios, esta pesquisa atravs dos questionrios utilizados pode acrescentarinformaes cerca de como a organizao/gerente de projetos se planejatratando-se darea de processo de Gesto de riscos, proporcionando uma melhor perspectiva sobre os riscos maneira de melhorar a qualidade de vida, nessa populao. O presente estudo tambm poder render trabalhos cientficos que podero ser apresentados em congressos e/ou publicao em peridicos cientficos.

ANLISE ESTATSTICA
Os dados coletados sero submetidos a uma anlise descritiva e analtica com a aplicao de testes estatsticos pertinentes para se alcanar os objetivos descritos, onde

logo aps ser entregue para anlise. Iniciaremos um teste piloto com no mnimo 100 indivduos, como valor de referncia, para a partir da dimensionarmos a amostra.

ORGANIZAO Introduo SCRUM Gerenciamento de Projetos Gerenciamento deRiscos Apresentao do Processo de Gerenciamento de Riscos para Projetos de Software (CMMI, PMBOK,RUP) Mapeamento das falhas Formulao do Processo de Gesto de Riscos utilizando o SCRUM Pesquisa compilada Consideraes finais

CRONOGRAMA
ATIVIDADES Escolha do tema Levantamento do material bibliografico Elaborao do anteprojeto Apresentao do anteprojeto Coleta de dados Anlise de Dados Elaborao do roteiro Discuro/Adaptao Redao do trabalho Reviso da monografia Correo de ajustes da revisao Entrega da monografia Apresentao da monografia mar/11 abr/11 mai/11 jun/11 jul/11 ago/11 set/11 out/11 nov/11 dez/11

REFERNCIAS
[1] Cockburn, A. e Highsmith, J. "Agile Software Development: The Business of Innovation",IEEE Computer, Sept.,(2001), pp. 120 -122 [2] Agile Manifesto, http://agilemanifesto.org/, acessado em 01 de Abril de 2011. [3] SCHWABER, Ken; BEEDLE, Mike. Agile Software Development with SCRUM.Prentice Hall, 2002. [4] GUSMO, C. M. G.: Um Modelo de Processo de Gesto de Riscos para Ambientes de Mltiplos. Projetos de Desenvolvimento de Software. Tese de Doutorado, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Brasil (2007). [5] Ribeiro, L., Gusmo, C.: "Definio de um Processo gil de Gesto de Riscos em Ambientes de Mltiplos Projetos", SIMS 2008 - Simpsio de Software e Mostra de Software Acadmico, PURCRS, Uruguaiana, 2008. [6] PMBOK Guide-Project Management Body of Knowledge. Pennsylvania; PMI, 2004.PRESSMAN, R. S. Engenharia de Software. 5 ed. Trad. Mnica Maria G. Travesso.Rio de Janeiro: McGraw-Hill, 2002. [7] Ribeiro, A. L. D. e Arakaki, R. (2006) Gerenciamento de Projetos Tradicional x Gerenciamento de Projetos gil: Uma Anlise Comparativa, In: 3rd CONTECSI International Conference on Information Systems and Technology Management, So Paulo, Brasil. [8] Rocha, P. C. e Belchior, A. D. (2004) Mapeamento do Gerenciamento de Riscos no PMBOK, CMMI-SW e RUP, In: VI Simpsio Internacional de Melhoria deProcessos de Software SIMPROS, So Paulo, Brasil.

Potrebbero piacerti anche