Sei sulla pagina 1di 2

Sergio Buarque de Holanda Razes do Brasil

Nasceu em 1902 e morreu em 1982. Formou-se em direito(mas no exerceu a profisso). Contato com a literaturas, escrevia prosa e verso, gostava de msica e de danar.

Levou uma vida sobretudo urbana (morou no centro urbano de So Paulo). Vida Bomia. Carreira iniciada como literrio e jornalista. Depois de uma estadia na Alemanha (onde recebeu a influencia de Weber e Simmel), publica Razes do Brasil- tem uma perspectiva sociolgica e psicolgica com um objetivo poltico, onde o autor tenta, atravs de nosso passado, ver o nosso futuro.

Contemporneos de Sergio Buarque e obras Caio Prado Junior- Evoluo Poltica do Brasil (1933) e Formao do Brasil Contemporneo (1942); Gilberto Freyre-Casa Grande e Senzala (1933); Sobrados e Mocambos(1936);

RAZES DO BRASIL Foi publicado em 1936. Interpretao do Brasil: quer romper com o passado colonial; revoluo.

Influncias: Semana de Arte moderna 1922. Anos 1930: intenso debate e transformaes polticas, poca de radicalizao ideolgica; Revoluo de 1930. Fronteiras da Europa: mostra que os pases Ibricos eram os que faziam fronteiras entre a Europa com o mundo atravs do mar, e por isso eles so menos europeizados do que os demais pases. Eles ficam um pouco margem do resto da Europa mesmo nas navegaes que foram pioneiros. Para os pases Ibricos cada homem tinha que depender de si prprio. Eles no possuam uma hierarquia feudal to enraizada, por isso a mentalidade da nascente burguesia mercantil se desenvolveu l primeiro. Somando a isso, havia toda uma frouxido organizacional que estaro muito presentes na histria de Portugal e conseqentemente do Brasil. Para Srgio Buarque, a aparente anarquia Ibrica

era muito mais correta, muito mais justa que a hierarquia feudal, pois, no continha muitos privilgios. A nobreza portuguesa era muito flexvel, o que o autor chamar de mentalidade moderna. Havia uma igualdade entre os homens. O pioneirismo de Portugal nas navegaes se deve a um incentivo prprio.. Os Ibricos no gostavam do trabalho fsico, queriam ser senhores, mas sem ter que fazer o trabalho manual. Brasil tem muitas caractersticas ibricas e sua construo cultural vem da e Aventura:

Trabalho

Em seguida Srgio Buarque fala que existem dois tipos de homens: um com olhar mais amplo, o aventureiro, e outro com olhar mais restrito, o trabalhador. No entanto esses dois homens se confundem dentro da mesma pessoa O gosto pela aventura foi o que possibilitou a colonizao no Novo Mundo. Nenhum outro povo como o portugus foi capaz de se adaptar to bem na Amrica. A economia escravista colonial era a forma pela qual a Europa conseguiu suprir o que faltava na sua economia. O portugus vinha para a colnia buscar riqueza sem muito trabalho, alm disso, eles preferiam vida aventureira a o trabalho agrcola, com isso a mo-de-obra escrava aparece como elemento fundamental na nossa economia. O trabalho mecnico era desprezado no Brasil, e por isso no houve a construo de um verdadeiro artesanato, s se fazia o que valia a pena, o que era lucrativo. A moral da senzala era a preguia. O holandeses trazem para o Brasil um aspecto que no se adequa aqui, que a formao do seu carter urbano, quase liberal. Srgio Buarque ainda afirma, que a prpria lngua portuguesa era mais fcil para os ndios e os negros, o que ajudou muito na colonizao. Um fator que auxiliou na comunicao colonial foi a Igreja catlica que tinha uma forma de se comunicar muito mais simptica que as igrejas protestantes. Conclui o captulo mostrando que o resultado de tudo isso foi a mestiagem, que possibilitou a construo de uma nova ptria.

Potrebbero piacerti anche