Sei sulla pagina 1di 15

500

Dirio da Repblica, 1. srie N. 17 26 de Janeiro de 2009

PRESIDNCIA DA REPBLICA
Decreto do Presidente da Repblica n. 1/2009
de 26 de Janeiro

O Presidente da Repblica decreta, nos termos do artigo 135., alnea a), da Constituio, o seguinte: nomeado, sob proposta do Governo, o ministro plenipotencirio de 1. classe Joo Nugent Ramos Pinto como Embaixador de Portugal na Nambia. Assinado em 19 de Dezembro de 2008. Publique-se. O Presidente da Repblica, ANBAL CAVACO SILVA. Referendado em 20 de Janeiro de 2009. O Primeiro-Ministro, Jos Scrates Carvalho Pinto de Sousa. O Ministro de Estado e dos Negcios Estrangeiros, Lus Filipe Marques Amado. Decreto do Presidente da Repblica n. 2/2009
de 26 de Janeiro

dos de prestao de servio militar de antigos combatentes para efeitos de atribuio dos benefcios previstos na Leis n.os 9/2002, de 11 de Fevereiro, e 21/2004, de 5 de Junho, publicada no Dirio da Repblica, 1. srie, n. 8, de 13 de Janeiro de 2009, saiu com a seguinte inexactido, que ora se rectifica: No artigo 22., onde se l A presente lei entra em vigor com a Lei do Oramento do Estado referente ao ano econmico seguinte ao da sua publicao. deve ler-se A presente lei entra em vigor na data da entrada em vigor da Lei do Oramento do Estado para 2009.. Assembleia da Repblica, 21 de Janeiro de 2009. Pela Secretria-Geral, a Adjunta, Maria do Rosrio Bolo.

MINISTRIO DA JUSTIA
Decreto-Lei n. 25/2009
de 26 de Janeiro

O Presidente da Repblica decreta, nos termos do artigo 135., alnea a), da Constituio, o seguinte: nomeado, sob proposta do Governo, o ministro plenipotencirio de 2. classe Joo do Carmo Atade da Cmara como Embaixador de Portugal na Zmbia. Assinado em 19 de Dezembro de 2008. Publique-se. O Presidente da Repblica, ANBAL CAVACO SILVA. Referendado em 20 de Janeiro de 2009. O Primeiro-Ministro, Jos Scrates Carvalho Pinto de Sousa. O Ministro de Estado e dos Negcios Estrangeiros, Lus Filipe Marques Amado. Decreto do Presidente da Repblica n. 3/2009
de 26 de Janeiro

O Presidente da Repblica decreta, nos termos do artigo 135., alnea a), da Constituio, o seguinte: nomeado, sob proposta do Governo, o ministro plenipotencirio de 1. classe Jos Manuel dos Santos Braga como Embaixador de Portugal em Kabul. Assinado em 19 de Dezembro de 2008. Publique-se. O Presidente da Repblica, ANBAL CAVACO SILVA. Referendado em 20 de Janeiro de 2009. O Primeiro-Ministro, Jos Scrates Carvalho Pinto de Sousa. O Ministro de Estado e dos Negcios Estrangeiros, Lus Filipe Marques Amado.

ASSEMBLEIA DA REPBLICA
Declarao de Rectificao n. 3/2009 Para os devidos efeitos se declara que a Lei n. 3/2009, de 13 de Janeiro, que regula os efeitos jurdicos dos pero-

O Programa do XVII Governo consagra, no captulo dedicado justia, o objectivo da modernizao do sistema judicial, com a necessria reforma do mapa judicirio em todas as suas vertentes: territrio, recursos humanos, modelo de gesto e qualidade do servio pblico prestado aos cidados. Essa importante reforma teve o seu primeiro grande passo com a aprovao da nova Lei de Organizao e Funcionamento dos Tribunais Judiciais, a Lei n. 52/2008, de 28 de Agosto, a qual dever entrar em vigor em 14 de Abril de 2009, para as comarcas piloto a previstas. De acordo com os termos da reforma, os novos modelos de gesto e de diviso territorial devero ser aplicados, numa fase inicial, apenas a trs comarcas piloto: Alentejo Litoral, Baixo Vouga e Grande Lisboa-Noroeste. Assim, impe-se que sejam definidos os termos da aplicao experimental dos modelos referidos s comarcas mencionadas, determinando-se quais os juzos existentes em cada comarca e respectivo municpio, em resultado do desdobramento do novo tribunal de comarca. Em todas as comarcas piloto foram cumpridas as linhas fundamentais da reforma, verificando-se um ndice de especializao por comarca sem paralelo nas actuais circunscries e uma reafectao substancial dos meios humanos em cada comarca. Veja-se que em qualquer uma das comarcas piloto encontramos a especializao em matria do direito do trabalho e do direito de famlia e menores e, nas matrias cveis e criminais, os vrios ndices de especializao: grande instncia, mdia instncia e pequena instncia. De salientar que, para as comarcas do Alentejo Litoral e do Baixo Vouga, as preocupaes de proximidade ditaram a opo pelo sistema de colocao de juzes em afectao exclusiva ao julgamento em tribunal colectivo, os quais se deslocaro aos vrios juzos de instncia criminal da comarca. Evita-se, assim, que uma soluo exclusivamente centralizada obrigasse deslocao constante dos cidados. Mais, nas comarcas do Baixo Vouga e da Grande Lisboa-Noroeste, para alm das reas referidas, encontramos ainda a especializao nas reas do comrcio, instruo criminal e execuo. Por outro lado, assegura-se uma resposta especializada para a esmagadora maioria dos municpios das comarcas piloto, excepo de Odemira e Mafra, onde sero instalados os nicos juzos de competncia genrica previstos no mbito do perodo experimental.

Dirio da Repblica, 1. srie N. 17 26 de Janeiro de 2009 Sem esquecer as exigncias de proximidade, garantiu-se tambm que haveria alguma resposta judicial na generalidade dos municpios integrados nas comarcas piloto. Deu-se, portanto, com o presente decreto-lei, concretizao s linhas fundamentais e aos objectivos propostos para a reforma do mapa judicirio: uma resposta judicial num nvel mdio de especializao que esteja, simultaneamente, prxima das populaes, em especial no que respeita mdia e pequena criminalidade e mdia e pequena litigncia, e uma resposta judicial com um elevado ndice de especializao centralizada nos grandes centros populacionais de cada uma das comarcas piloto, a que se junta um novo modelo de gesto dos tribunais. Foram ouvidos o Conselho Superior da Magistratura, o Conselho Superior dos Tribunais Administrativos e Fiscais, o Conselho Superior do Ministrio Pblico e a Ordem dos Advogados. Foram promovidas as audies do Sindicato dos Magistrados do Ministrio Pblico, da Cmara dos Solicitadores e do Conselho dos Oficiais de Justia. Foram ouvidos, a ttulo facultativo, a Associao Sindical dos Juzes Portugueses, o Sindicato dos Oficiais de Justia e o Sindicato dos Funcionrios Judiciais. Assim: Nos termos da alnea a) do n. 1 do artigo 198. da Constituio, o Governo decreta o seguinte: CAPTULO I Objecto e mbito de aplicao Artigo 1.
Objecto

501
Artigo 4.
Desdobramento

O Tribunal da Comarca do Alentejo Litoral desdobrado num juzo de competncia genrica, com sede em Odemira, e nos seguintes juzos de competncia especializada: a) Juzo de instncia criminal, com sede em Santiago do Cacm; b) Juzo de grande instncia cvel, com sede em Santiago do Cacm; c) Juzo de mdia e pequena instncia cvel, com sede em Santiago do Cacm; d) Juzo de instncia criminal, com sede em Alccer do Sal; e) Juzo de mdia e pequena instncia cvel, com sede em Alccer do Sal; f) Juzo de instncia criminal, com sede em Grndola; g) Juzo de mdia e pequena instncia cvel, com sede em Grndola; h) Juzo misto do trabalho e de famlia e menores, com sede em Sines. Artigo 5.
Organizao judiciria

A sede, composio e rea territorial dos juzos do Tribunal da Comarca do Alentejo Litoral so as constantes do mapa I anexo ao presente decreto-lei, do qual faz parte integrante.
SECO II Converso dos tribunais existentes

1 O presente decreto-lei procede organizao das comarcas piloto do Alentejo Litoral, Baixo Vouga e Grande Lisboa-Noroeste, concretizando o disposto nos n.os 2 e 3 do artigo 171. da Lei de Organizao e Funcionamento dos Tribunais Judiciais, aprovada pela Lei n. 52/2008, de 28 de Agosto. 2 O presente decreto-lei procede ainda alterao do Regulamento da Lei de Organizao e Funcionamento dos Tribunais Judiciais, aprovado pelo Decreto-Lei n. 186-A/99, de 31 de Maio. Artigo 2.
mbito de aplicao

Artigo 6.
Converso

O presente decreto-lei aplica-se apenas aos tribunais com sede nas comarcas piloto do Alentejo Litoral, Baixo Vouga e Grande Lisboa-Noroeste, salvo indicao em contrrio. CAPTULO II Comarca do Alentejo Litoral
SECO I Tribunal da comarca

1 O Tribunal da Comarca de Santiago do Cacm convertido no Juzo de Mdia e Pequena Instncia Cvel de Santiago do Cacm. 2 O Tribunal da Comarca de Alccer do Sal convertido no Juzo de Mdia e Pequena Instncia Cvel de Alccer do Sal e no Juzo de Instncia Criminal de Alccer do Sal. 3 O Tribunal da Comarca de Grndola convertido no Juzo de Mdia e Pequena Instncia Cvel de Grndola e no Juzo de Instncia Criminal de Grndola. 4 O Tribunal da Comarca de Odemira convertido no Juzo de Competncia Genrica de Odemira.
SECO III Criao de juzos

Artigo 7.
Juzos

1 So criados os seguintes juzos, com sede em Santiago do Cacm: a) Juzo de instncia criminal; b) Juzo de grande instncia cvel. 2 criado um juzo misto do trabalho e de famlia e menores, com sede em Sines.

Artigo 3.
Criao

criado o Tribunal da Comarca do Alentejo Litoral, com sede em Santiago do Cacm.

502
SECO IV Extino

Dirio da Repblica, 1. srie N. 17 26 de Janeiro de 2009 dentes no Tribunal da Comarca de Grndola, data da converso do mesmo. 6 Transitam para o Juzo de Competncia Genrica de Odemira os processos que, no estando abrangidos pelo artigo anterior, se encontrem pendentes no Tribunal da Comarca de Odemira, data da converso do mesmo.
SECO VI Quadros de magistrados

Artigo 8.
Extino de crculo e de comarcas

1 extinto o crculo judicial de Santiago do Cacm. 2 So extintas as seguintes comarcas: a) Alccer do Sal; b) Grndola; c) Odemira; d) Santiago do Cacm. Artigo 9.
Extino de tribunal

Artigo 12.
Quadro de juzes

O quadro de juzes do Tribunal da Comarca do Alentejo Litoral o constante do mapa I anexo ao presente decreto-lei, do qual faz parte integrante. Artigo 13.
Quadro de magistrados do Ministrio Pblico

extinto o Tribunal do Trabalho de Santiago do Cacm.


SECO V Processos pendentes

Artigo 10.
Transio para os novos juzos

O quadro de magistrados do Ministrio Pblico da comarca do Alentejo Litoral o constante do mapa II anexo ao presente decreto-lei, do qual faz parte integrante. CAPTULO III Comarca do Baixo Vouga
SECO I Tribunal da comarca

1 Transitam para o Juzo Misto do Trabalho e de Famlia e Menores de Sines os processos que, nestas reas, se encontrem pendentes nos tribunais de comarca de Santiago do Cacm, Alccer do Sal, Grndola e Odemira, data da instalao do mesmo. 2 Transitam para o Juzo de Grande Instncia Cvel de Santiago do Cacm os processos que, cabendo no mbito da sua competncia, se encontrem pendentes nos tribunais de comarca de Santiago do Cacm, Alccer do Sal, Grndola e Odemira, data da instalao do mesmo. 3 Transitam para o Juzo de Instncia Criminal de Santiago do Cacm os processos criminais que se encontrem pendentes no Tribunal da Comarca de Santiago do Cacm, data da instalao do mesmo. Artigo 11.
Transio por converso

Artigo 14.
Criao

criado o Tribunal da Comarca do Baixo Vouga, com sede em Aveiro. Artigo 15.
Desdobramento

1 Transitam para o Juzo de Mdia e Pequena Instncia Cvel de Santiago do Cacm os processos cveis que, no estando abrangidos pelo artigo anterior, se encontrem pendentes no Tribunal da Comarca de Santiago do Cacm, data da converso do mesmo. 2 Transitam para o Juzo de Mdia e Pequena Instncia Cvel de Alccer do Sal os processos cveis que, no estando abrangidos pelo artigo anterior, se encontrem pendentes no Tribunal da Comarca de Alccer do Sal, data da converso do mesmo. 3 Transitam para o Juzo de Instncia Criminal de Alccer do Sal os processos criminais que se encontrem pendentes no Tribunal da Comarca de Alccer do Sal, data da converso do mesmo. 4 Transitam para o Juzo de Mdia e Pequena Instncia Cvel de Grndola os processos cveis que, no estando abrangidos pelo artigo anterior, se encontrem pendentes no Tribunal da Comarca de Grndola, data da converso do mesmo. 5 Transitam para o Juzo de Instncia Criminal de Grndola os processos criminais que se encontrem pen-

1 O Tribunal da Comarca do Baixo Vouga desdobrado nos seguintes juzos de competncia especializada: a) Juzo de comrcio, com sede em Aveiro; b) Juzo do trabalho, com sede em Aveiro; c) Juzo do trabalho, com sede em gueda; d) Juzo de famlia e menores, com sede em Aveiro; e) Juzo de famlia e menores, com sede em Estarreja; f) Juzo de famlia e menores, com sede em Oliveira do Bairro; g) Juzo de instruo criminal, com sede em Aveiro; h) Juzo de instruo criminal, com sede em gueda; i) Juzo de execuo, com sede em gueda; j) Juzo de execuo, com sede em Ovar. 2 O Tribunal da Comarca do Baixo Vouga ainda desdobrado nos seguintes juzos de competncia especializada cvel: a) Juzo de grande instncia cvel, com sede em Aveiro; b) Juzo de grande instncia cvel, com sede em Anadia; c) Juzo de mdia e pequena instncia cvel, com sede em Aveiro;

Dirio da Repblica, 1. srie N. 17 26 de Janeiro de 2009 d) Juzo de mdia e pequena instncia cvel, com sede em gueda; e) Juzo de mdia e pequena instncia cvel, com sede em Anadia; f) Juzo de mdia e pequena instncia cvel, com sede em Albergaria-a-Velha; g) Juzo de mdia e pequena instncia cvel, com sede em Estarreja; h) Juzo de mdia e pequena instncia cvel, com sede em lhavo; i) Juzo de mdia e pequena instncia cvel, com sede em Oliveira do Bairro; j) Juzo de mdia e pequena instncia cvel, com sede em Ovar; l) Juzo de mdia e pequena instncia cvel, com sede em Sever do Vouga; m) Juzo de mdia e pequena instncia cvel, com sede em Vagos. 3 O Tribunal da Comarca do Baixo Vouga tambm desdobrado nos seguintes juzos de competncia especializada criminal: a) Juzo de instncia criminal, com sede em gueda; b) Juzo de instncia criminal, com sede em Anadia; c) Juzo de instncia criminal, com sede em Albergaria-a-Velha; d) Juzo de instncia criminal, com sede em Estarreja; e) Juzo de instncia criminal, com sede em Oliveira do Bairro; f) Juzo de instncia criminal, com sede em Ovar; g) Juzo de instncia criminal, com sede em Sever do Vouga; h) Juzo de mdia instncia criminal, com sede em Aveiro; i) Juzo de mdia instncia criminal, com sede em lhavo; j) Juzo de mdia instncia criminal, com sede em Vagos; l) Juzo de pequena instncia criminal, com sede em lhavo. Artigo 16.
Organizao judiciria

503
3 So convertidos em instncias especializadas os seguintes tribunais de comarca: a) O Tribunal da Comarca de gueda convertido no Juzo de Mdia e Pequena Instncia Cvel de gueda e no Juzo de Instncia Criminal de gueda; b) O Tribunal da Comarca de Albergaria-a-Velha convertido no Juzo de Mdia e Pequena Instncia Cvel de Albergaria-a-Velha e no Juzo de Instncia Criminal de Albergaria-a-Velha; c) O Tribunal da Comarca de Anadia convertido no Juzo de Mdia e Pequena Instncia Cvel de Anadia e no Juzo de Instncia Criminal de Anadia; d) O Tribunal da Comarca de Estarreja convertido no Juzo de Mdia e Pequena Instncia Cvel de Estarreja e no Juzo de Instncia Criminal de Estarreja; e) O Tribunal da Comarca de lhavo convertido no Juzo de Mdia e Pequena Instncia Cvel de lhavo e no Juzo de Pequena Instncia Criminal de lhavo; f) O Tribunal da Comarca de Sever do Vouga convertido no Juzo de Mdia e Pequena Instncia Cvel de Sever do Vouga e no Juzo de Instncia Criminal de Sever do Vouga; g) O Tribunal da Comarca de Oliveira do Bairro convertido no Juzo de Mdia e Pequena Instncia Cvel de Oliveira do Bairro e no Juzo de Instncia Criminal de Oliveira do Bairro; h) O Tribunal da Comarca de Ovar convertido no Juzo de Mdia e Pequena Instncia Cvel de Ovar e no Juzo de Instncia Criminal de Ovar; i) O Tribunal da Comarca de Vagos convertido no Juzo de Mdia e Pequena Instncia Cvel de Vagos e no Juzo de Mdia Instncia Criminal de Vagos.
SECO III Criao de juzos

Artigo 18.
Juzos

A sede, composio e rea territorial dos juzos do Tribunal da Comarca do Baixo Vouga so as constantes do mapa I anexo ao presente decreto-lei, do qual faz parte integrante.
SECO II Converso dos tribunais existentes

1 So criados os seguintes juzos de competncia especializada: a) Juzo de famlia e menores, com sede em Estarreja; b) Juzo de famlia e menores, com sede em Oliveira do Bairro; c) Juzo de comrcio, com sede em Aveiro; d) Juzo de instruo criminal, com sede em Aveiro; e) Juzo de instruo criminal, com sede em gueda; f) Juzo de execuo, com sede em gueda; g) Juzo de execuo, com sede em Ovar. 2 So criadas as seguintes instncias especializadas: a) Juzo de grande instncia cvel, com sede em Aveiro; b) Juzo de grande instncia cvel, com sede em Anadia; c) Juzo de mdia instncia criminal, com sede em lhavo.
SECO IV Extino

Artigo 17.
Converso

1 So convertidos os seguintes tribunais, com sede em Aveiro: a) O tribunal do trabalho convertido no juzo do trabalho; b) O tribunal de famlia e menores convertido no juzo de famlia e menores; c) Os juzos de competncia especializada criminal so convertidos no juzo de mdia instncia criminal; d) Os juzos de competncia especializada cvel so convertidos no juzo de mdia e pequena instncia cvel. 2 O Tribunal do Trabalho de gueda convertido no juzo do trabalho, com sede em gueda.

Artigo 19.
Extino de crculos e de comarcas

1 So extintos os crculos judiciais de Aveiro e Anadia.

504
2 So extintas as seguintes comarcas: a) Albergaria-a-Velha; b) gueda; c) Anadia; d) Aveiro; e) Estarreja; f) lhavo; g) Oliveira do Bairro; h) Ovar; i) Sever do Vouga; j) Vagos.
SECO V Processos pendentes

Dirio da Repblica, 1. srie N. 17 26 de Janeiro de 2009 que, cabendo no mbito da sua competncia, se encontrem pendentes nos Tribunais das Comarcas de gueda, Albergaria-a-Velha, Anadia, Oliveira do Bairro e Sever do Vouga. Artigo 21.
Transio por converso

Artigo 20.
Transio para os novos juzos

1 Transitam para o Juzo de Famlia e Menores de Estarreja, data da instalao do mesmo, os processos que, nesta rea, se encontrem pendentes nos Tribunais das Comarcas de Estarreja e Ovar. 2 Transitam para o Juzo de Famlia e Menores de Oliveira do Bairro, data da instalao do mesmo, os processos que, nesta rea, se encontrem pendentes nos Tribunais das Comarcas de gueda, Anadia e Oliveira do Bairro. 3 Transitam para o Juzo de Comrcio de Aveiro, data da instalao do mesmo, os processos que, nesta rea, se encontrem pendentes nos Tribunais das Comarcas de gueda, Albergaria-a-Velha, Anadia, Aveiro, Estarreja, lhavo, Oliveira do Bairro, Ovar, Sever do Vouga e Vagos. 4 Transitam para o Juzo de Execuo de gueda, data da instalao do mesmo, os processos que, nesta rea, se encontrem pendentes nos Tribunais das Comarcas de gueda, Albergaria-a-Velha, Anadia, lhavo, Oliveira do Bairro, Sever do Vouga e Vagos. 5 Transitam para o Juzo de Execuo de Ovar, data da instalao do mesmo, os processos que, nesta rea, se encontrem pendentes nos Tribunais das Comarcas de Aveiro, Estarreja e Ovar. 6 Transitam para o Juzo de Instruo Criminal de Aveiro, data da instalao do mesmo, os processos que, nesta rea, se encontrem pendentes nos Tribunais das Comarcas de Aveiro, Estarreja, lhavo, Ovar e Vagos. 7 Transitam para o Juzo de Instruo Criminal de gueda, data da instalao do mesmo, os processos que, nesta rea, se encontrem pendentes nos Tribunais das Comarcas de gueda, Albergaria-a-Velha, Anadia, Oliveira do Bairro e Sever do Vouga. 8 Transitam para o Juzo de Grande Instncia Cvel de Aveiro, data da instalao do mesmo, os processos que, cabendo no mbito da sua competncia, se encontrem pendentes: a) Nos juzos de competncia especializada cvel do Tribunal da Comarca de Aveiro; b) Nos Tribunais das Comarcas de Estarreja, lhavo, Ovar e Vagos. 9 Transitam para o Juzo de Mdia Instncia Criminal de lhavo, data da instalao do mesmo, os processos criminais que, no estando abrangidos pelo n. 4 do artigo seguinte, se encontrem pendentes no Tribunal da Comarca de lhavo. 10 Transitam para o Juzo de Grande Instncia Cvel de Anadia, data da instalao do mesmo, os processos

1 Transitam para o Juzo do Trabalho de Aveiro os processos que, nesta rea, se encontrem pendentes no Tribunal do Trabalho de Aveiro, data da converso do mesmo. 2 Transitam para o Juzo do Trabalho de gueda os processos que, nesta rea, se encontrem pendentes no Tribunal do Trabalho de gueda, data da converso do mesmo. 3 Transitam para o Juzo de Famlia e Menores de Aveiro os processos que, nesta rea, se encontrem pendentes no Tribunal de Famlia e Menores de Aveiro, data da converso do mesmo. 4 Transitam para o Juzo de Pequena Instncia Criminal de lhavo os processos criminais que, cabendo no mbito da sua competncia, se encontrem pendentes, data da converso dos mesmos: a) Nos juzos de competncia especializada criminal do Tribunal da Comarca de Aveiro; b) Nos Tribunais das Comarca de lhavo e Vagos. 5 Transitam para o Juzo de Mdia Instncia Criminal de Aveiro os processos criminais que, no estando abrangidos pelo nmero anterior, se encontrem pendentes nos juzos de competncia especializada criminal do Tribunal da Comarca de Aveiro, data da converso dos mesmos. 6 Transitam para o Juzo de Mdia Instncia Criminal de Vagos os processos criminais que, no estando abrangidos pelo n. 4, se encontrem pendentes no Tribunal da Comarca de Vagos, data da converso do mesmo. 7 Transitam para os respectivos juzos de mdia e pequena instncia cvel os processos cveis que, no estando abrangidos pelo artigo e nmeros anteriores, se encontrem pendentes nos Tribunais das Comarcas de gueda, Albergaria-a-Velha, Anadia, Aveiro, Estarreja, lhavo, Oliveira do Bairro, Ovar, Sever do Vouga e Vagos. 8 Transitam para os respectivos juzos de instncia criminal os processos criminais que se encontrem pendentes nos Tribunais das Comarcas de gueda, Albergaria-a-Velha, Anadia, Estarreja, Oliveira do Bairro, Ovar e Sever do Vouga.
SECO VI Quadro de juzes

Artigo 22.
Quadro de juzes

O quadro de juzes do Tribunal da Comarca do Baixo Vouga o constante do mapa I anexo ao presente decreto-lei, do qual faz parte integrante.
SECO VII Ministrio Pblico

Artigo 23.
Departamento de Investigao e Aco Penal

1 criado o Departamento de Investigao e Aco Penal da comarca do Baixo Vouga, com sede em Aveiro.

Dirio da Repblica, 1. srie N. 17 26 de Janeiro de 2009 2 O Departamento de Investigao e Aco Penal integra seces em Aveiro, uma seco em gueda e servios de inquritos nos restantes municpios da comarca. Artigo 24.
Quadro de magistrados do Ministrio Pblico

505
3 O Tribunal da Comarca da Grande Lisboa-Noroeste tambm desdobrado nos seguintes juzos de competncia especializada criminal: a) Juzo de pequena instncia criminal, com sede na Amadora; b) Juzo de mdia e pequena instncia criminal, com sede em Mafra; c) Juzo de grande instncia criminal, com sede em Sintra; d) Juzo de mdia instncia criminal, com sede em Sintra; e) Juzo de pequena instncia criminal, com sede em Sintra. Artigo 28.
Organizao judiciria

O quadro de magistrados do Ministrio Pblico da comarca do Baixo Vouga o constante do mapa II anexo ao presente decreto-lei, do qual faz parte integrante.
SECO VIII Turnos aos sbados e feriados

Artigo 25.
Organizao

Na comarca do Baixo Vouga o servio de turno a que se refere o n. 2 do artigo 82. da Lei n. 52/2008, de 28 de Agosto, organizado no mbito de cada um dos seguintes grupos de municpios: a) gueda, Albergaria-a-Velha, Anadia, Oliveira do Bairro e Sever do Vouga; b) Aveiro, Estarreja, lhavo, Murtosa, Ovar e Vagos. CAPTULO IV Comarca da Grande Lisboa-Noroeste
SECO I Tribunal da comarca

A sede, composio e rea territorial dos juzos do Tribunal da Comarca da Grande Lisboa-Noroeste so as constantes do mapa I anexo ao presente decreto-lei, do qual faz parte integrante.
SECO II Converso dos tribunais existentes

Artigo 29.
Converso

1 So convertidos os seguintes tribunais, com sede na Amadora: a) O tribunal do trabalho convertido no juzo de famlia e menores; b) Os juzos de competncia especializada cvel so convertidos no juzo de mdia instncia cvel; c) Os juzos de competncia especializada criminal so convertidos no juzo de pequena instncia criminal. 2 O Tribunal da Comarca de Mafra convertido no Juzo de Mdia e Pequena Instncia Cvel de Mafra e no Juzo de Mdia e Pequena Instncia Criminal de Mafra. 3 So convertidos os seguintes tribunais, com sede em Sintra: a) O tribunal do trabalho convertido no juzo do trabalho; b) O tribunal de famlia e menores convertido no juzo de famlia e menores; c) Os juzos criminais so convertidos no juzo de mdia instncia criminal; d) Os juzos cveis so convertidos no juzo de mdia instncia cvel; e) As varas com competncia mista cvel e criminal so convertidas no juzo de grande instncia cvel.
SECO III Criao de juzos

Artigo 26.
Criao

criado o Tribunal da Comarca da Grande Lisboa-Noroeste, com sede em Sintra. Artigo 27.
Desdobramento

1 O Tribunal da Comarca da Grande Lisboa-Noroeste desdobrado nos seguintes juzos de competncia especializada: a) Juzo de famlia e menores, com sede na Amadora; b) Juzo de instruo criminal, com sede na Amadora; c) Juzo de famlia e menores, com sede em Sintra; d) Juzo do trabalho, com sede em Sintra; e) Juzo de comrcio, com sede em Sintra; f) Juzo de instruo criminal, com sede em Sintra; g) Juzo de execuo, com sede em Sintra. 2 O Tribunal da Comarca da Grande Lisboa-Noroeste ainda desdobrado nos seguintes juzos de competncia especializada cvel: a) Juzo de mdia instncia cvel, com sede na Amadora; b) Juzo de mdia e pequena instncia cvel, com sede em Mafra; c) Juzo de grande instncia cvel, com sede em Sintra; d) Juzo de mdia instncia cvel, com sede em Sintra; e) Juzo de pequena instncia cvel, com sede em Sintra.

Artigo 30.
Criao

1 So criados os seguintes juzos, com sede em Sintra: a) Juzo de comrcio; b) Juzo de execuo; c) Juzo de grande instncia criminal; d) Juzo de pequena instncia cvel;

506
e) Juzo de pequena instncia criminal; f) Juzo de instruo criminal. 2 criado um juzo de instruo criminal, com sede na Amadora.
SECO IV Extino

Dirio da Repblica, 1. srie N. 17 26 de Janeiro de 2009 3 Transitam para o Juzo de Famlia e Menores de Sintra, data da converso do mesmo, os processos que, nesta rea, se encontrem pendentes: a) No Tribunal de Famlia e Menores de Sintra; b) No Tribunal da Comarca de Mafra. 4 Transitam para o Juzo de Grande Instncia Cvel de Sintra, data da converso do mesmo, os processos cveis que, cabendo no mbito da sua competncia, se encontrem pendentes: a) Nas varas com competncia mista cvel e criminal do Tribunal da Comarca de Sintra; b) Nos juzos de competncia especializada cvel do Tribunal da Comarca da Amadora; c) No Tribunal da Comarca de Mafra. 5 Transitam para o Juzo de Mdia Instncia Cvel da Amadora, data da converso do mesmo, os processos cveis que, no estando abrangidos pelo artigo e nmeros anteriores, se encontrem pendentes no juzo de competncia especializada cvel do Tribunal da Comarca da Amadora. 6 Transitam para o Juzo de Mdia Instncia Cvel de Sintra, data da converso do mesmo, os processos cveis que, no estando abrangidos pelo artigo e nmeros anteriores, se encontrem pendentes nos juzos cveis do Tribunal da Comarca de Sintra. 7 Transitam para o Juzo de Mdia Instncia Criminal de Sintra, data da converso do mesmo, os processos criminais que, no estando abrangidos pelo artigo e nmeros anteriores, se encontrem pendentes nos juzos criminais do Tribunal da Comarca de Sintra. 8 Transitam para o Juzo de Mdia e Pequena Instncia Cvel de Mafra, data da converso do mesmo, os processos cveis que, no estando abrangidos pelo artigo e nmeros anteriores, se encontrem pendentes no Tribunal da Comarca de Mafra. 9 Transitam para o Juzo de Mdia e Pequena Instncia Criminal de Mafra, data da converso do mesmo, os processos criminais que, no estando abrangidos pelo artigo e nmeros anteriores, se encontrem pendentes no Tribunal da Comarca de Mafra.
SECO VI Quadro de juzes

Artigo 31.
Extino de crculos e de comarcas

1 So extintos os crculos judiciais da Amadora e de Sintra. 2 So extintas as seguintes comarcas: a) Amadora; b) Mafra; c) Sintra.
SECO V Processos pendentes

Artigo 32.
Transio para os novos juzos

1 Transitam para o Juzo de Execuo de Sintra, data da instalao do mesmo, os processos que, nesta rea, se encontrem pendentes nos Tribunais das Comarcas da Amadora, Mafra e Sintra. 2 Transitam para o Juzo de Instruo Criminal de Sintra, data da instalao do mesmo, os processos que, nesta rea, se encontrem pendentes nos Tribunais das Comarcas de Mafra e Sintra. 3 Transitam para o Juzo de Grande Instncia Criminal de Sintra, data da instalao do mesmo, os processos que, cabendo no mbito da sua competncia, se encontrem pendentes: a) Nas varas com competncia mista cvel e criminal do Tribunal da Comarca de Sintra; b) No Tribunal da Comarca de Mafra. 4 Transitam para o Juzo de Pequena Instncia Cvel de Sintra, data da instalao do mesmo, os processos cveis que, cabendo no mbito da sua competncia, se encontrem pendentes: a) Nos juzos cveis do Tribunal da Comarca de Sintra; b) Nos juzos de competncia especializada cvel do Tribunal da Comarca da Amadora. 5 Transitam para o Juzo de Pequena Instncia Criminal de Sintra, data da instalao do mesmo, os processos criminais que, cabendo no mbito da sua competncia, se encontrem pendentes nos juzos criminais do Tribunal da Comarca de Sintra. Artigo 33.
Transio por converso

Artigo 34.
Quadro de juzes

O quadro de juzes do Tribunal da Comarca da Grande Lisboa-Noroeste o constante do mapa I anexo ao presente decreto-lei, do qual faz parte integrante.
SECO VII Ministrio Pblico

1 Transitam para o Juzo do Trabalho de Sintra, data da converso do mesmo, os processos que, nesta rea, se encontrem pendentes no Tribunal do Trabalho de Sintra. 2 Transitam para o Juzo de Famlia e Menores da Amadora, data da converso do mesmo, os processos que, nesta rea, se encontrem pendentes no Tribunal da Comarca da Amadora.

Artigo 35.
Departamento de Investigao e Aco Penal

1 criado o Departamento de Investigao e Aco Penal da comarca da Grande Lisboa-Noroeste, com sede em Sintra.

Dirio da Repblica, 1. srie N. 17 26 de Janeiro de 2009 2 O Departamento de Investigao e Aco Penal integra seces em Sintra e na Amadora e servio de inquritos em Mafra. Artigo 36.
Quadro de magistrados do Ministrio Pblico

507
8 No caso da converso de tribunais de 1. acesso em juzos de acesso final e de a preferncia ser exercida pelo respectivo titular, a colocao no juzo s-lo- apenas at ao movimento judicial ordinrio de 2009. 9 Em caso de empate entre candidatos que tenham direito a preferir, respeitada a seguinte ordem de colocao: a) Juiz com classificao mais elevada; b) Juiz com maior antiguidade. 10 As preferncias previstas neste artigo no se aplicam aos juzes auxiliares. 11 Os juzes auxiliares que exercem funes nos tribunais, varas ou juzos eliminados ficam colocados no quadro complementar de juzes do distrito judicial em que exercem funes, at ao movimento judicial ordinrio de 2009, caso no obtenham a colocao pretendida. Artigo 39.
Colocao de juzes nas restantes comarcas

O quadro de magistrados do Ministrio Pblico da comarca da Grande Lisboa-Noroeste o constante do mapa II anexo ao presente decreto-lei, do qual faz parte integrante. CAPTULO V Disposies comuns
SECO I Magistrados

Artigo 37.
Movimentos extraordinrios

O Conselho Superior da Magistratura e o Conselho Superior do Ministrio Pblico realizam movimentos extraordinrios para o preenchimento, nomeadamente, dos quadros das comarcas piloto. Artigo 38.
Colocao de juzes nas comarcas piloto

1 Sem prejuzo de outras preferncias legalmente previstas, os juzes colocados em tribunais, varas ou juzos eliminados ou convertidos pelo presente decreto-lei tm preferncia na colocao nos novos juzos ou juzos convertidos, nos termos dos nmeros seguintes. 2 Os juzes dos tribunais convertidos tm preferncia absoluta na colocao nos novos juzos que lhes correspondam. 3 Os juzes de crculo ou equiparados colocados em tribunais, varas ou juzos eliminados tm preferncia na colocao nos novos juzos da mesma categoria da mesma comarca. 4 Os juzes colocados em tribunais ou juzos eliminados tm preferncia na colocao nos novos juzos da mesma categoria da mesma comarca. 5 A preferncia referida no nmero anterior exercida: a) Relativamente a juzos de idntica competncia especializada, ou, no caso de competncia genrica do tribunal ou juzo eliminado, relativamente aos juzos de competncia especializada situados no mesmo municpio; b) Caso no seja possvel operar a preferncia estabelecida na alnea anterior, relativamente aos restantes juzos da comarca piloto, para os quais renam os requisitos. 6 Com excepo dos juzes que exercem funes em tribunais classificados de 1. acesso, para os novos juzos de execuo tm preferncia os juzes que exerciam funes nas comarcas abrangidas, nos tribunais cujos processos so para aqueles remetidos. 7 Para os novos juzos de instruo criminal tm preferncia os juzes afectos instruo criminal nas comarcas abrangidas, desde que renam os requisitos.

1 Caso no seja possvel operar as preferncias estabelecidas no artigo anterior, os juzes dos crculos, tribunais, varas e juzos eliminados ou convertidos pelo presente decreto-lei que no sejam colocados em lugares dos quadros da respectiva comarca piloto de idntica competncia especializada e categoria tm preferncia na colocao em quaisquer outros lugares resultantes do movimento extraordinrio referido no artigo 37., desde que possuam os requisitos. 2 A preferncia prevista no nmero anterior pode ser exercida no movimento judicial ordinrio de 2009, caso o juiz no tenha conseguido qualquer colocao pretendida no movimento extraordinrio referido no artigo 37. 3 Nesse caso, o juiz fica colocado no quadro complementar de juzes do distrito judicial em que exerce funes, at ao referido movimento judicial. 4 As preferncias previstas neste artigo no se aplicam aos juzes auxiliares. 5 Exceptua-se da previso do n. 2 a situao referida no n. 8 do artigo anterior. Artigo 40.
Colocao de magistrados do Ministrio Pblico nas comarcas piloto

1 Os magistrados do Ministrio Pblico que esto actualmente colocados em quadros dos crculos judiciais ou das comarcas agora extintos tm preferncia na colocao nos quadros das correspondentes comarcas piloto. 2 A preferncia exercida no movimento extraordinrio referido no artigo 37. 3 A preferncia pode ser exercida relativamente ao municpio da comarca piloto da actual colocao ou relativamente a diferente municpio da mesma comarca. 4 Em caso de empate entre candidatos que tenham direito a preferir, atende-se seguinte ordem de preferncia, em cada categoria: a) Colocao actual no mesmo municpio; b) Classificao mais elevada; c) Maior antiguidade. 5 Os magistrados auxiliares beneficiam da preferncia prevista neste artigo.

508
Artigo 41.
Colocao de magistrados do Ministrio Pblico nas restantes comarcas

Dirio da Repblica, 1. srie N. 17 26 de Janeiro de 2009 Artigo 46.


Afectao de funcionrios

1 Os magistrados do Ministrio Pblico que tenham pretendido fazer operar a preferncia estabelecida no artigo anterior e que no tenham obtido colocao em lugar do quadro da correspondente comarca piloto tm preferncia na colocao em vagas de outras comarcas que surjam no movimento extraordinrio referido no artigo 37., desde que possuam os requisitos. 2 A preferncia prevista no nmero anterior pode tambm ser exercida em movimento ordinrio de 2009, caso o magistrado no tenha obtido qualquer das colocaes pretendidas no movimento extraordinrio referido no artigo 37. 3 Nesse caso, o magistrado fica colocado em quadro complementar do distrito judicial em que exerce funes, at ao movimento ordinrio. 4 aplicvel ao disposto neste artigo o n. 5 do artigo anterior. Artigo 42.
Distribuio de servio

1 Independentemente da categoria que detenham, os oficiais de justia que passem situao de supranumerrio podem ser afectos, por despacho do director-geral da Administrao da Justia, a equipas de recuperao de pendncias processuais. 2 A afectao no pode implicar deslocao de durao superior a noventa minutos entre a localidade da residncia e a do local de trabalho, em transporte colectivo regular. CAPTULO VI Extino e instalao de crculos, comarcas e tribunais
SECO I Extino

Artigo 47.
Efeitos da extino

A distribuio de servio entre os magistrados do Ministrio Pblico da mesma comarca no d lugar, em nenhum caso, a acumulao de funes.
SECO II Funcionrios

Salvo disposio em contrrio, a extino de crculos, comarcas, tribunais e lugares prevista no presente decreto-lei considera-se feita a 14 de Abril de 2009. Artigo 48.
Juzos de pequena instncia cvel liquidatrios do Tribunal da Comarca de Lisboa

Artigo 43.
Movimento

1 A Direco-Geral da Administrao da Justia realiza um movimento extraordinrio de oficiais de justia para o preenchimento, nomeadamente, dos lugares existentes nas comarcas piloto. 2 No realizado o movimento ordinrio de Fevereiro de 2009. Artigo 44.
Transio

A transio dos funcionrios de justia efectuada nos termos da portaria que aprove os novos quadros de pessoal. Artigo 45.
Supranumerrios

1 Passam situao de supranumerrio os funcionrios de justia que, de acordo com a situao existente na data do termo do prazo de apresentao das candidaturas ao movimento extraordinrio previsto no n. 1 do artigo 43., no possam ser abrangidos pela transio referida no artigo anterior. 2 A passagem situao de supranumerrio verifica-se na data do termo do prazo de apresentao das candidaturas ao movimento extraordinrio previsto no n. 1 do artigo 43., segundo o critrio definido na portaria que aprove os novos quadros de pessoal.

1 So extintos, com efeitos a 31 de Agosto de 2009, os juzos de pequena instncia cvel liquidatrios do Tribunal da Comarca de Lisboa. 2 Os processos pendentes transitam para os juzos de pequena instncia cvel do Tribunal da Comarca de Lisboa. 3 O resultado da redistribuio divulgado no stio da Internet com o endereo www.tribunaisnet.mj.pt, no carecendo de qualquer notificao, salvo quando as partes tenham fornecido os dados de correio electrnico, caso em que haver notificao por via electrnica. 4 Os juzes efectivos tm preferncia na colocao em lugares de tribunais da comarca de Lisboa para os quais possuam os requisitos exigveis. 5 A preferncia pode ser exercida no movimento judicial ordinrio de 2009 e, caso o juiz no tenha conseguido a colocao pretendida, no movimento seguinte. 6 Incumbe Direco-Geral da Administrao da Justia providenciar pelo destino do equipamento, bem como dos livros, objectos e papis que se encontrem nos juzos extintos, que no devam acompanhar os respectivos processos.
SECO II Instalao

Artigo 49.
Comarcas piloto

As comarcas piloto previstas no presente decreto-lei consideram-se instaladas a 14 de Abril de 2009.

Dirio da Repblica, 1. srie N. 17 26 de Janeiro de 2009 Artigo 50.


Novos juzos e departamentos de investigao e aco penal

509
Quadro de juzes de crculo: 2. [...]
MAPA VI

Os juzos criados ou convertidos e os departamentos de investigao e aco penal criados pelo presente decreto-lei consideram-se, consoante os casos, instalados e convertidos a 14 de Abril de 2009. CAPTULO VII Alteraes legislativas Artigo 51.
Alteraes ao Regulamento da Lei de Organizao e Funcionamento dos Tribunais Judiciais, aprovado pelo Decreto-Lei n. 186-A/99, de 31 de Maio

Tribunais judiciais de 1. instncia

[...]
Tribunais de competncia especializada

[...]
Tribunais de famlia e menores

[...]
Tribunal de Famlia e Menores de Coimbra

1 So revogadas as referncias aos municpios integrados nas comarcas piloto do Alentejo Litoral, Baixo Vouga e Grande Lisboa-Noroeste constantes do Decreto-Lei n. 186-A/99, de 31 de Maio, e respectivos mapas anexos, salvo no que respeita ao mapa I, para efeitos de distribuio de competncia dos tribunais da Relao, em conformidade com o disposto no artigo 174. da Lei n. 52/2008, de 28 de Agosto. 2 Os mapas II, VI, VII e VIII do Decreto-Lei n. 186-A/99, de 31 de Maio, so alterados nos seguintes termos:
MAPA II

Sede: Coimbra. rea de competncia: a) Crculo judicial; b) Comarcas do distrito judicial de Coimbra, excepto a comarca piloto do Baixo Vouga, para efeitos de execuo das convenes internacionais em que a Direco-Geral de Reinsero Social autoridade central. Composio: 2 juzos. Quadro de juzes: 1 por juzo. [...]
Tribunal de Famlia e Menores de Lisboa

Crculos judiciais

[...] Coimbra: Sede em Coimbra. Comarcas: Arganil, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Lous, Mealhada, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela e Tbua. Quadro de juzes de crculo: (a). [...] Figueira da Foz: Sede na Figueira da Foz. Comarcas: Cantanhede, Figueira da Foz, Mira e Montemor-o-Velho. Quadro de juzes de crculo: 2. [...] Oliveira de Azemis: Sede em Oliveira de Azemis. Comarcas: Arouca, Oliveira de Azemis, So Joo da Madeira e Vale de Cambra. Quadro de juzes de crculo: 3. [...] Santa Maria da Feira: Sede em Santa Maria da Feira. Comarcas: Espinho e Santa Maria da Feira. Quadro de juzes de crculo: 4. [...] Torres Vedras: Sede em Torres Vedras. Comarcas: Cadaval, Lourinh e Torres Vedras.

Sede: Lisboa. rea de competncia: a) Crculo judicial; b) Comarcas do distrito judicial de Lisboa, excepto a comarca piloto da Grande Lisboa-Noroeste e as pertencentes aos crculos judiciais de Almada, Angra do Herosmo, Barreiro, Cascais, Funchal, Loures, Oeiras, Ponta Delgada e Vila Franca de Xira, para efeitos de execuo das convenes internacionais em que a Direco-Geral de Reinsero Social autoridade central. Composio: 3 juzos. Quadro de juzes: 3 por juzo. [...]
Tribunal de Famlia e Menores de Setbal

Sede: Setbal. rea de competncia: a) Crculo judicial; b) Comarcas do distrito judicial de vora, excepto a comarca piloto do Alentejo Litoral e as pertencentes aos crculos judiciais de Beja, Faro e Portimo, para efeitos de execuo das convenes internacionais em que a Direco-Geral de Reinsero Social autoridade central. Composio: 2 juzos. Quadro de juzes: 1 por juzo. [...]

510
Tribunais de comrcio Tribunal de Comrcio de Lisboa

Dirio da Repblica, 1. srie N. 17 26 de Janeiro de 2009 CAPTULO VIII Disposies transitrias e finais
SECO I Disposies transitrias

Sede: Lisboa. rea de competncia: comarcas de Almada, Barreiro, Cascais, Lisboa, Loures, Moita, Montijo, Oeiras, Palmela, Seixal, Sesimbra, Setbal e Vila Franca de Xira. Composio: 4 juzos. Quadro de juzes: 1 por juzo. [...]
MAPA VII

Artigo 52.
Transio e redistribuio de processos

1 Salvo nos casos expressamente previstos no presente decreto-lei, no transitam para os novos juzos quaisquer processos pendentes. 2 Nos casos no expressamente regulados no presente decreto-lei, a redistribuio dos processos pendentes feita por deliberao do Conselho Superior da Magistratura. Artigo 53.
Recuperao de pendncias

Magistrados do Ministrio Pblico

[...]
Procuradores-adjuntos

[...] Lisboa 94 (a) (b). [...]


(b) 55 no DIAP.

MAPA VIII

Organizao dos turnos a que se refere o n. 1 do artigo 32.

[...] Servio de turno do crculo judicial de Coimbra: Comarcas: Arganil, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Lous, Mealhada, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela e Tbua. [...] Servio de turno do crculo judicial da Figueira da Foz: Comarcas: Cantanhede, Figueira da Foz, Mira e Montemor-o-Velho. [...] Servio de turno do crculo judicial de Oliveira de Azemis: Comarcas: Arouca, Oliveira de Azemis, So Joo da Madeira e Vale de Cambra. [...] Servio de turno do crculo judicial de Santa Maria da Feira: Comarcas: Espinho e Santa Maria da Feira. [...] Servio de turno do crculo judicial de Torres Vedras: Comarcas: Cadaval, Lourinh e Torres Vedras.

1 Nas comarcas piloto, a recuperao dos processos pendentes feita de modo autnomo. 2 A recuperao dos processos pendentes feita pelos magistrados dos quadros das comarcas piloto, at aos limites a fixar pelo Conselho Superior da Magistratura e pelo Conselho Superior do Ministrio Pblico, tomando em considerao os novos processos que sero distribudos no decurso de 2009. 3 Os processos que no forem distribudos nos termos do nmero anterior so distribudos a magistrados especialmente afectos recuperao de pendncias, colocados em nmero adequado pelo Conselho Superior da Magistratura e pelo Conselho Superior do Ministrio Pblico. 4 A Direco-Geral da Administrao da Justia disponibiliza os meios humanos e logsticos indispensveis recuperao referida nos nmeros anteriores. Artigo 54.
Estatuto remuneratrio

O disposto no presente decreto-lei no pode resultar em qualquer diminuio do estatuto remuneratrio dos juzes e magistrados do Ministrio Pblico cujos lugares sejam extintos ou convertidos.
SECO II Disposio final

Artigo 55.
Entrada em vigor

O presente decreto-lei entra em vigor no dia seguinte ao da respectiva publicao. Visto e aprovado em Conselho de Ministros de 27 de Novembro de 2008. Jos Scrates Carvalho Pinto de Sousa Fernando Teixeira dos Santos Alberto Bernardes Costa. Promulgado em 15 de Janeiro de 2009. Publique-se. O Presidente da Repblica, ANBAL CAVACO SILVA. Referendado em 16 de Janeiro de 2009. O Primeiro-Ministro, Jos Scrates Carvalho Pinto de Sousa.

Dirio da Repblica, 1. srie N. 17 26 de Janeiro de 2009


ANEXO
MAPA I

511
Juzo de Competncia Genrica

Comarca do Alentejo Litoral Tribunal da Comarca

Sede: Odemira. Juzes: 1. rea territorial: municpio de Odemira.


Comarca do Baixo Vouga Tribunal da Comarca

Sede: Santiago do Cacm. Distrito judicial: Alentejo. rea territorial: Municpios: Alccer do Sal, Grndola, Odemira, Santiago do Cacm e Sines. Juiz-presidente: 1 (sediado em Santiago do Cacm). Administrador judicirio: 1 (sediado em Santiago do Cacm). Juzes em afectao exclusiva ao julgamento em tribunal colectivo: 2 (sediados em Santiago do Cacm).
Juzo Misto do Trabalho e de Famlia e Menores

Sede: Aveiro. Distrito judicial: Centro. rea territorial: municpios de gueda, Albergaria-a-Velha, Anadia, Aveiro, Estarreja, lhavo, Murtosa, Oliveira do Bairro, Ovar, Sever do Vouga e Vagos. Juiz-presidente: 1 (sediado em Aveiro). Administrador judicirio: 1 (sediado em Aveiro). Juzes em afectao exclusiva ao julgamento em tribunal colectivo: 4 (a).
(a) 2 sediados em gueda, com competncia para os juzos dos municpios de gueda, Anadia, Oliveira do Bairro, lhavo e Vagos; 2 sediados em Aveiro, com competncia para os juzos dos municpios de Albergaria-a-Velha, Aveiro, Estarreja, Ovar e Sever do Vouga. Juzo do Trabalho

Sede: Sines. Juzes: 1. rea territorial: municpios de Alccer do Sal, Grndola, Odemira, Santiago do Cacm e Sines.
Juzo de Grande Instncia Cvel

Sede: Santiago do Cacm. Juzes: 2. rea territorial: municpios de Alccer do Sal, Grndola, Odemira, Santiago do Cacm e Sines.
Juzo de Mdia e Pequena Instncia Cvel

Sede: Aveiro. Juzes: 2. rea territorial: municpios de Albergaria-a-Velha, Aveiro, Estarreja, lhavo, Murtosa, Ovar, Sever do Vouga e Vagos.
Juzo do Trabalho

Sede: Alccer do Sal. Juzes: 1. rea territorial: municpio de Alccer do Sal.


Juzo de Mdia e Pequena Instncia Cvel

Sede: gueda. Juzes: 1. rea territorial: municpios de gueda, Anadia e Oliveira do Bairro.
Juzo de Famlia e Menores

Sede: Grndola. Juzes: 1. rea territorial: municpio de Grndola.


Juzo de Mdia e Pequena Instncia Cvel

Sede: Aveiro. Juzes: 1. rea territorial: municpio de Aveiro.


Juzo de Famlia e Menores

Sede: Santiago do Cacm. Juzes: 1. rea territorial: municpios de Santiago do Cacm e Sines.
Juzo de Instncia Criminal

Sede: Estarreja. Juzes: 1. rea territorial: municpios de Albergaria-a-Velha, Estarreja, Murtosa, Ovar e Sever do Vouga.
Juzo de Famlia e Menores

Sede: Alccer do Sal. Juzes: 1. rea territorial: municpio de Alccer do Sal.


Juzo de Instncia Criminal

Sede: Oliveira do Bairro. Juzes: 1. rea territorial: municpios de gueda, Anadia, lhavo, Oliveira do Bairro e Vagos.
Juzo de Comrcio

Sede: Grndola. Juzes: 1. rea territorial: municpio de Grndola.


Juzo de Instncia Criminal

Sede: Aveiro. Juzes: 1. rea territorial: municpios de gueda, Albergaria-a-Velha, Anadia, Aveiro, Estarreja, lhavo, Murtosa, Oliveira do Bairro, Ovar, Sever do Vouga e Vagos.
Juzo de Instruo Criminal

Sede: Santiago do Cacm. Juzes: 2. rea territorial: municpios de Santiago do Cacm e Sines.

Sede: gueda. Juzes: 1. rea territorial: municpios de gueda, Albergaria-a-Velha, Anadia, Oliveira do Bairro e Sever do Vouga.

512
Juzo de Instruo Criminal

Dirio da Repblica, 1. srie N. 17 26 de Janeiro de 2009


Juzo de Mdia e Pequena Instncia Cvel

Sede: Aveiro. Juzes: 2. rea territorial: municpios de Aveiro, Estarreja, lhavo, Murtosa, Ovar e Vagos.
Juzo de Execuo

Sede: Oliveira do Bairro. Juzes: 1. rea territorial: municpio de Oliveira do Bairro.


Juzo de Mdia e Pequena Instncia Cvel

Sede: gueda. Juzes: 1. rea territorial: municpios de gueda, Albergaria-a-Velha, Anadia, lhavo, Oliveira do Bairro, Sever do Vouga e Vagos.
Juzo de Execuo

Sede: Ovar. Juzes: 2. rea territorial: municpio de Ovar.


Juzo de Mdia e Pequena Instncia Cvel

Sede: Ovar. Juzes: 1. rea territorial: municpios de Aveiro, Estarreja, Murtosa e Ovar.
Juzo de Grande Instncia Cvel

Sede: Sever do Vouga. Juzes: 1. rea territorial: municpio de Sever do Vouga.


Juzo de Mdia e Pequena Instncia Cvel

Sede: Vagos. Juzes: 1. rea territorial: municpio de Vagos.


Juzo de Instncia Criminal

Sede: Anadia. Juzes: 2. rea territorial: municpios de gueda, Albergaria-a-Velha, Anadia, Oliveira do Bairro e Sever do Vouga.
Juzo de Grande Instncia Cvel

Sede: gueda. Juzes: 2. rea territorial: municpio de gueda.


Juzo de Instncia Criminal

Sede: Aveiro. Juzes: 3. rea territorial: municpios de Aveiro, Estarreja, lhavo, Murtosa, Ovar e Vagos.
Juzo de Mdia e Pequena Instncia Cvel

Sede: Albergaria-a-Velha. Juzes: 1. rea territorial: municpio de Albergaria-a-Velha.


Juzo de Instncia Criminal

Sede: gueda. Juzes: 1. rea territorial: municpio de gueda.


Juzo de Mdia e Pequena Instncia Cvel

Sede: Anadia. Juzes: 1. rea territorial: municpio de Anadia.


Juzo de Instncia Criminal

Sede: Albergaria-a-Velha. Juzes: 1. rea territorial: municpio de Albergaria-a-Velha.


Juzo de Mdia e Pequena Instncia Cvel

Sede: Estarreja. Juzes: 1. rea territorial: municpios de Estarreja e Murtosa.


Juzo de Instncia Criminal

Sede: Anadia. Juzes: 1. rea territorial: municpio de Anadia.


Juzo de Mdia e Pequena Instncia Cvel

Sede: Oliveira do Bairro. Juzes: 1. rea territorial: municpio de Oliveira do Bairro.


Juzo de Instncia Criminal

Sede: Aveiro. Juzes: 2. rea territorial: municpio de Aveiro.


Juzo de Mdia e Pequena Instncia Cvel

Sede: Ovar. Juzes: 2. rea territorial: municpio de Ovar.


Juzo de Instncia Criminal

Sede: Estarreja. Juzes: 1. rea territorial: municpios de Estarreja e Murtosa.


Juzo de Mdia e Pequena Instncia Cvel

Sede: Sever do Vouga. Juzes: 1. rea territorial: municpio de Sever do Vouga.


Juzo de Mdia Instncia Criminal

Sede: lhavo. Juzes: 1. rea territorial: municpio de lhavo.

Sede: Aveiro. Juzes: 3. rea territorial: municpio de Aveiro.

Dirio da Repblica, 1. srie N. 17 26 de Janeiro de 2009


Juzo de Mdia Instncia Criminal Juzo de Grande Instncia Cvel

513

Sede: lhavo. Juzes: 1. rea territorial: municpio de lhavo.


Juzo de Mdia Instncia Criminal

Sede: Sintra. Juzes: 5. rea territorial: municpios de Amadora, Mafra e Sintra.


Juzo de Mdia Instncia Cvel

Sede: Vagos. Juzes: 1. rea territorial: municpio de Vagos.


Juzo de Pequena Instncia Criminal

Sede: Amadora. Juzes: 1. rea territorial: municpio da Amadora.


Juzo de Mdia Instncia Cvel

Sede: lhavo. Juzes: 1. rea territorial: municpios de Aveiro, lhavo e Vagos.


Comarca da Grande Lisboa-Noroeste Tribunal da Comarca

Sede: Sintra. Juzes: 2. rea territorial: municpio de Sintra.


Juzo de Mdia e Pequena Instncia Cvel

Sede: Sintra. Distrito judicial: Lisboa e Vale do Tejo. rea territorial: municpios de Amadora, Mafra e Sintra. Juiz-presidente: 1 (sediado em Sintra). Administrador judicirio: 1 (sediado em Sintra).
Juzo do Trabalho

Sede: Mafra. Juzes: 1. rea territorial: municpio de Mafra.


Juzo de Pequena Instncia Cvel

Sede: Sintra. Juzes: 1. rea territorial: municpios de Sintra e Amadora.


Juzo de Grande Instncia Criminal

Sede: Sintra. Juzes: 3. rea territorial: municpios de Amadora, Mafra e Sintra.


Juzo de Famlia e Menores

Sede: Sintra. Juzes: 6. rea territorial: municpios de Amadora, Mafra e Sintra.


Juzo de Mdia Instncia Criminal

Sede: Amadora. Juzes: 2. rea territorial: municpio da Amadora.


Juzo de Famlia e Menores

Sede: Sintra. Juzes: 4. rea territorial: municpios de Sintra e Amadora.


Juzo de Mdia e Pequena Instncia Criminal

Sede: Sintra. Juzes: 4. rea territorial: municpios de Mafra e Sintra.


Juzo de Comrcio

Sede: Mafra. Juzes: 1. rea territorial: municpio de Mafra.


Juzo de Pequena Instncia Criminal

Sede: Sintra. Juzes: 1. rea territorial: municpios de Amadora, Mafra e Sintra.


Juzo de Instruo Criminal

Sede: Amadora. Juzes: 1. rea territorial: municpio da Amadora.


Juzo de Pequena Instncia Criminal

Sede: Amadora. Juzes: 1. rea territorial: municpio da Amadora.


Juzo de Instruo Criminal

Sede: Sintra. Juzes: 2. rea territorial: municpio de Sintra.


MAPA II

Quadro de magistrados do Ministrio Pblico Comarca do Alentejo Litoral

Sede: Sintra. Juzes: 2. rea territorial: municpios de Mafra e Sintra.


Juzo de Execuo

Magistrado do Ministrio Pblico-coordenador: 1 (procurador-geral-adjunto, sediado em Santiago do Cacm).


Municpio de Alccer do Sal

Sede: Sintra. Juzes: 2. rea territorial: municpios de Amadora, Mafra e Sintra.

Procurador-adjunto: 1.

514
Municpio de Grndola

Dirio da Repblica, 1. srie N. 17 26 de Janeiro de 2009


Municpio da Amadora

Procurador-adjunto: 1.
Municpio de Odemira

Procurador da Repblica: 4 (a). Procurador-adjunto: 11 (a).


Municpio de Mafra

Procurador-adjunto: 1.
Municpio de Santiago do Cacm

Procurador-adjunto: 3.
Municpio de Sintra

Procurador da Repblica: 1. Procurador-adjunto: 3.


Municpio de Sines

Procurador da Repblica: 14 (a). Procurador-adjunto: 24 (a).


(a) Inclui o DIAP.

Procurador da Repblica: 1.
Comarca do Baixo Vouga

Magistrado do Ministrio Pblico-coordenador: 1 (procurador-geral-adjunto, sediado em Aveiro).


Municpio de gueda

MINISTRIOS DO AMBIENTE, DO ORDENAMENTO DO TERRITRIO E DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL E DA AGRICULTURA, DO DESENVOLVIMENTO RURAL E DAS PESCAS.
Portaria n. 91/2009
de 26 de Janeiro

Procurador da Repblica: 3 (a). Procurador-adjunto: 5 (a).


Municpio de Albergaria-a-Velha

Procurador-adjunto: 2.
Municpio de Anadia

Procurador da Repblica: 1. Procurador-adjunto: 2.


Municpio de Aveiro

Procurador da Repblica: 8 (a). Procurador-adjunto: 12 (a).


Municpio de Estarreja

Procurador da Repblica: 1. Procurador-adjunto: 2.


Municpio de lhavo

Procurador-adjunto: 3.
Municpio de Oliveira do Bairro

Procurador da Repblica: 1. Procurador-adjunto: 2.


Municpio de Ovar

Procurador da Repblica: 1. Procurador-adjunto: 3.


Municpio de Sever do Vouga

Procurador-adjunto: 1.
Municpio de Vagos

Pela Portaria n. 112/2003, de 29 de Janeiro, foi concessionada Associao de Caadores dos Juntos a zona de caa associativa da Herdade dos Juntos (processo n. 3218-AFN), situada nos municpios de Alcochete e Palmela, vlida at 29 de Janeiro de 2009. Entretanto, a entidade concessionria veio requerer a sua renovao. Cumpridos os preceitos legais, com fundamento no disposto no artigo 48., em conjugao com o estipulado na alnea a) do artigo 40. e no n. 1 do artigo 118., do Decreto-Lei n. 202/2004, de 18 de Agosto, com as alteraes introduzidas pelo Decreto Lei n. 201/2005, de 24 de Novembro, manda o Governo, pelos Ministros do Ambiente, do Ordenamento do Territrio e do Desenvolvimento Regional e da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, o seguinte: 1. Pela presente portaria renovada, por um perodo de seis anos, renovvel automaticamente por um nico e igual perodo, a concesso desta zona de caa, abrangendo vrios prdios rsticos sitos nas freguesias e municpios de Alcochete e Palmela, com a rea de 474 ha. 2. A concesso de terrenos includos em reas classificadas poder terminar, sem direito a indemnizao, sempre que sejam introduzidas novas condicionantes por planos especiais de ordenamento do territrio ou obtidos dados cientficos que comprovem a incompatibilidade da actividade cinegtica com a conservao da natureza, at ao mximo de 10 % da rea total da zona de caa. 3. A presente portaria produz efeitos a partir do dia 30 de Janeiro de 2009. Pelo Ministro do Ambiente, do Ordenamento do Territrio e do Desenvolvimento Regional, Humberto Delgado Ubach Chaves Rosa, Secretrio de Estado do Ambiente, em 14 de Janeiro de 2009. Pelo Ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, Ascenso Lus Seixas Simes, Secretrio de Estado do Desenvolvimento Rural e das Florestas, em 16 de Janeiro de 2009.

Procurador-adjunto: 1.
Comarca da Grande Lisboa-Noroeste

Magistrado do Ministrio Pblico-coordenador: 1 (procurador-geral-adjunto, sediado em Sintra).

Potrebbero piacerti anche