Sei sulla pagina 1di 22

NMEROS

OUTROS

FECHAMENTO LATERAL

COBERTURA

SUPERESTRUTURA

FUNDAO

CLIENTES

OBRAS

A CASSOL

A EMPRESA

HISTRIA
Em 1958 foi criada a madeireira Cassol, fundada por Ernesto Cassol e filhos. Com sede no municpio de So Jos (SC), a empresa comeou sua atuao com extrao, benefcio e comercializao de madeira. Com conscincia ecolgica e preocupao com o meio ambiente, a empresa desenvolve de forma paralela, um grande projeto de reflorestamento e beneficiamento de madeira. Em 1961, iniciase a fabricao de esquadrias e comrcio de madeiras em geral. A partir de 1963, a Cassol d incio a um programa de exportaes e em 1965 atinge os mercados da Argentina e Europa, adquire uma rea de 120 mil m em Florianpolis e instala uma unidade industrial na capital catarinense. A expanso das atividades da empresa indicava cada vez mais a necessidade de conquistar novas oportunidades de negcios, e em 1967 a empresa decide apostar no ramo de materiais de construo, nas cidades de So Jose e Florianpolis (SC) e iniciou a construo de um depsito e loja para a distribuio de madeira e material de construo. Com o milagre econmico, os investimentos no param, e em 1975 fundada a Kobrasol Empreendimentos Residenciais , decisiva na realizao das metas e objetivos traados pelo grupo. Aps o conhecimento de novas tecnologias no exterior, em 1976, a Cassol ingressa no ramo de pr-fabricado, inaugurando sua primeira fbrica em So Jos (SC).

Visto que o pr-fabricado atingiu excelentes resultados, sucessivamente a Cassol Pr- Fabricados inaugurou em 1991 a fbrica de Curitiba (PR) que hoje a matriz do grupo, em 1995 a fbrica de Porto Alegre (RS), no ano de 2001 a fbrica do Rio de Janeiro e em 2008 a fbrica de So Paulo (SP).

A CASSOL

CASSOL PR-FABRICADOS

GRUPO CASSOL

De pioneira na regio Sul, a Cassol se transformou no maior complexo industrial de prfabricados da Amrica Latina. Possui aproximadamente120 mil m de rea coberta nas fbricas do Paran, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e So Paulo e capacidade de produo superior a 20 mil metros cbicos por ms, o equivalente a 2.000 carretas. Com foco na verticalizao a Cassol refora sua posio de lder no segmento e garante a satisfao de mais de 4.000 clientes atendidos no Brasil e exterior. Com desempenho favorecido por localizaes privilegiadas e logsticas impecveis, utilizando equipamentos importados de ltima gerao e com frotas e maquinrios prprios, a Cassol conta com um setor de metalurgia responsvel pela produo e manuteno de mquinas, moldes e equipamentos para transporte e montagem. Parcerias com universidades e centros de pesquisas garantem um intercmbio de conhecimentos e ampliam as tecnologias aplicadas pela empresa.

Alm do pr-fabricado de concreto, as empresas do grupo Cassol englobam um conglomerado de empreendimentos que atuam em diferentes ramos:

CASSOL CENTERLAR
Uma rede de lojas especializadas no comrcio de materiais de construo e decorao que oferecem mais de 45 mil itens em 10 unidades instaladas nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paran, sendo a 5 maior rede de lojas do sul do Brasil. www.cassol.com.br

KOBRASOL
Criada em 1975, a Kobrasol Empreendimentos Imobilirios responsvel por diversos projetos residenciais e comerciais em Santa Catarina. Com sede em So Jos, responde por obras como o Beiramar Shopping, em Florianpolis, e o complexo empresarial So Jos da Terra Firme. Seu nome deu origem ao maior bairro da Grande Florianpolis.

C A S S O L R E F LO R E S TA M E N T O
Mantendo sua vocao inicial, a Cassol continua atuando nos segmentos de reflorestamento e beneficiamento de madeira. Com fazendas prprias no estado de Santa Catarina, atende aos mercados interno e externo.

FBRICAS

DIFERENCIAIS

A Cassol Pr-Fabricados possui cinco fbricas, com modernos laboratrios para anlises de materiais, centrais de concretos cobertas sendo automatizadas com dois misturadores, caldeiras para cura mida, e mecnicas com capacidade de produo para pontes rolantes, silos, prticos e demais equipamentos, alm de uma excelente logstica para atender grande parte do territrio nacional.

A Cassol Pr-fabricados possui uma equipe tcnica especializada que oferece as melhores solues aos clientes, bem como o acompanhamento integral montagem das estruturas. Alm do corpo tcnico prprio, mantm parcerias com os melhores escritrios de engenharia, clculo e arquitetura do pas para dar o suporte necessrio a qualquer tipo de projeto.

Fbrica I (Curitiba, PR) Localizada na divisa entre Curitiba / Araucria a matriz do grupo. Est situada em uma rea total de 120 mil m e rea coberta de 26 mil m. Possui um sistema integrado de abastecimento com laboratrios computadorizados para anlise do desempenho de peas em escala real.
5.000m de concreto/ms 1.250m de lajes/dia 20.000m de estacas/ms 300m de telhas/dia

QUALIDADE
Com instalaes amplas e modernas estruturas, a Cassol mantm um sistema integrado de abastecimento com laboratrios computadorizados para anlise do desempenho de peas em escala real. scia-fundadora da Associao Brasileira de Construo Industrializada de Concreto, atuando como membro do comit de reviso da nova Norma brasileira de estruturas pr-fabricadas. A Cassol vem participando ativamente do programa de qualidade especfico para o setor, Selo de Excelncia Abcic, desde o seu desenvolvimento manuteno da certificao de suas fbricas. Em Araucria - PR mantm um laboratrio central, que alm de dar suporte aos laboratrios das outras unidades, atua em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) de forma integrada com os processos de produo e projetos.

Fbrica II (Florianpolis, SC) A unidade II em Florianpolis, localiza-se em um terreno de 120 mil m, com cobertura de 30 mil m.
4.000m de concreto/ms 1.000m de lajes/dia 50.000m de estacas/ms 300m de telhas/dia

PRAZO
O sistema construtivo permite agilidade na execuo da estrutura. Todos os procedimentos da Cassol Pr-fabricados, desde a industrializao at a entrega efetiva da obra, fazem parte de um departamento de gesto integrada. Com uma logstica privilegiada e grande capacidade produtiva, a Cassol garante o cumprimento do cronograma de obra.

Fbrica III (Porto Alegre, RS) Localizada as margens do Rio Gravata, em Porto Alegre, tem um terreno de 104 mil m, com cobertura de 17 mil m.
4.000m de concreto/ms 1.000m de lajes/dia 40.000m de estacas/ms 400m de telhas/dia

Fbrica IV (Rio de Janeiro, RJ) A fbrica do Rio de Janeiro est localizada em uma rea de 200 mil m, com cobertura de 18 mil m.
4.000m de concreto/ms 1.000m de lajes/dia 50.000m de estacas/ms 200m de telhas/dia

S O LU E S T C N I C A S
Maior durabilidade devido reduo de patologias e dos custos de manuteno. Regularidade dimensional - Garantia dimensional, resultando em grandes redues de custos em outras etapas da obra. Versatilidade - Solues arquitetnicas personalizadas. Normalizao - O uso de normas tcnicas para o setor garantindo maior qualidade estrutural e uniformidade. Resistncia ao fogo - Elevada resistncia ao fogo tornando os prmios de seguro reduzidos em relao a outros sistemas industrializados. Solues / Sistemas - Possibilidade de integrao entre os diferentes sistemas construtivos.

Fbrica V (Campinas, SP) Localizada prxima regio de Campinas numa rea total de 190 mil m e cobertura de 28 mil m.
6.000m de concreto/ms 1.500m de lajes/dia 40.000m de estacas/ms 500m telhas/dia 6

SUSTENTABILIDADE
OBRAS

O Sistema Construtivo em Estruturas Pr-Fabricadas de Concreto, traz em seu prprio conceito o desenvolvimento sustentvel, isto devido a otimizao do consumo de materiais pela adoo de tecnologias e equipamentos avanados, culminando em produo de elementos resistentes e durveis. A organizao do canteiro de obras propicia um local favorvel produtividade, reduo de desperdcios e utilizao de mo de obra qualificada, pois os materiais e os componentes podem ser facilmente reutilizados e reciclados.

Obras
O desempenho da Cassol est presente em obras de grande destaque, distribudas por diversas regies do Brasil. Seus produtos oferecem flexibilidade, beleza e durabilidade ao projeto arquitetnico. O sistema construtivo de pr-fabricados permite uma maior agilidade, garantindo benefcios como: qualidade, segurana, organizao no canteiro, controle de custos e de cronograma; objetivando, deste modo, a alta produtividade. Confira algumas das principais obras executadas com produtos Cassol.

Para a Cassol Pr-fabricados, sustentabilidade no apenas uma questo de cumprir leis e regulamentos, mas atitudes que se traduzem em responsabilidade social, sade ocupacional, segurana, qualidade, e meio-ambiente.

OBRAS | ESPECIAIS

OBRAS | ESPECIAIS

Metragem quadrada 24.625,91m

ARENA DO PANAMERICANO
Rio de Janeiro - RJ

rea construda 64.299,30 m Volume de concreto 7.360m Produtos utilizados Pilares, vigas, lajes alveolares, bancos de arquibancada.

SO JOS DA TERRA FIRME


So Jos - SC

Volume de concreto 1.900m Produtos utilizados pilares in loco, lajes alveolares e vigas protendidas e armadas.

B
Metragem quadrada Volume de concreto Produtos utilizados
10 11

OBRAS | ESPECIAIS
rea construda 1.300,00 m Volume de concreto 200m Profundidade 18m Produtos utilizados: Pilares e viga armada.

OBRAS |SUPERMERCADOS

E S T A O C A N T A G A LO - M E T R R I O
Rio de Janeiro - RJ

S U P E R M E R C A D O A N G E LO N I
Curitiba - PR

rea construda 44.922,83 m2 Produtos utilizados: pilares, lajes, vigas

OBRAS | CONCESSIONRIAS

SUPER AUTOSHOW
Po r t o A l e g re - R S

rea construda 6.095 m2 Volume de concreto 870 m3 Produtos utilizados: Blocos de fundao, viga armada, pilares, lajes alveolares LP15 e LP26,5.

SUPERMERCADO BERGAMINI
S o Pa u l o - S P
12

rea construda 24.474,78m Volume de concreto 4.000m Produtos utilizados: Pilares, Vigas armadas, vigas protendidas, laje alveolar, painel alveolar horizontal PH15, escadas e placas.
13

OBRAS |EDUCAO

OBRAS |INDUSTRIAL

rea construda 10.464,60 m

POSIGRAF
Curitiba - PR

Volume de concreto 1.600 m3 Produtos utilizados: Pilares, vigas armadas, vigas protendida, telhas W53, painel horizontal PH20, laje alveolar LP20, laje alveolar LP26,5, painel alveolar vertical PV20, escada, placas, estacas e blocos.

FACULDADES CURITIBA
Curitiba - PR

rea construda 43.109,00 m Volume de concreto 4.795m Produtos utilizados: Pilares, Lajes, Vigas.

rea construda 8.412,35 m

COMPANHIA PROVIDNCIA
S o J o s d o s Pi n h a i s - P R

Volume de concreto 2.000 m3 Produtos utilizados: Pilares, vigas armadas, protendidas, vigas I140, vigas I80, vigas I105, telhas W34, painel alveolar horizontal PH20, painel alveolar vertical PV20, laje alveolar LP15, laje LP26,5, laje LP20, escada, estaca e blocos.

CENTRO UNIFICADO DE EDUCAO - CU


S o Pa u l o - S P rea construda 14.195,43 m

14

15

OBRAS |INDUSTRIAL

O B R A S | LO G S T I C A

SCHULZ
Rio de Janeiro - RJ

rea construda 37.474,00m

C O N D O M N I O LO G S T I C O JAGUAR
S O P A U LO S P

Volume de concreto 4.800m Produtos utilizados: Pilares, Vigas armadas, vigas protendidas, laje alveolar, painel alveolar horizontal PH15, vigas calhas, telhas W34 e placas.

rea construda 11.200,00 m

LO J A S R E N N E R
Pa l h o a - S C

Volume de concreto 3.500m Produtos utilizados: Vigas armadas e protendidas, lajes alveolares, telha W34, Brises e placas.

U N I LO G S T I C A
Serra - ES Volume de concreto 1.117m

rea construda 7.500,00m Volume de concreto 1.500,00m Produtos utilizados: Estacas, Pilares, lajes alveolares, vigas armadas e protendidas, vigas calhas, telha de concreto, painel alveolar, placas.

16

17

OBRAS |SHOPPING

OBRAS |SHOPPING

Volume de concreto 12.451m

SHOPPING IGUATEMI
Florianpolis - SC

Produtos utilizados: Pilares, Vigas armadas e protendidas, lajes alveolares. rea construda 40.515,72 m

CAMBORI SHOPPING
PARK SHOPPING BARIGI
Curitiba - PR rea construda 76.756,24 m Produtos utilizados: Pilares, vigas armadas e protendidas e lajes alveolares. Cambori - SC

Volume de concreto 10.243 m Produtos utilizados: Pilares, vigas armadas e protendidas e lajes alveolares.

18

19

OBRAS |SHOPPING

Clientes
SHOPPING BOURBON
Po r t o A l e g re - R S

LITORAL PLAZA SHOPPING


Praia Grande - SP

20

21

CLIENTES

CLIENTES

A parceria que a Cassol mantm com seus clientes fundamental para uma obra bem-sucedida. Confira a relao completa de obras no site. So mais de 4.000 clientes atendidos em diversos segmentos.

Produtos
ParkShoppingBarigi

22

23

FUNDAO

FUNDAO
PRODUTOS
ESTACAS - EMENDAS
Para comprimentos superiores aos fabricados, as estacas sero emendadas por luvas metlicas, ou se necessrio,

ESTACAS CENTRIFUGADAS
As estacas centrifugadas so obtidas em formas metlicas cilndricas e vazadas nas extremidades. No seu interior so depositadas as armaes e o concreto. Estas formas so posicionadas sobre os roletes que giram em alta velocidade ao redor do seu eixo longitudinal de seo circular, ao final do qual ligeiramente levantada em um dos lados para o escoamento do excesso de guas e finos. O resultado desta operao proporciona a confeco de peas bastante uniformes, com elevada impermeabilidade e baixo fator gua-cimento.

INFORMAES ADICIONAIS SOBRE ARMAZENAGEM E CRAVAO DE ESTACAS.


A estocagem das estacas deve ser feita com apoios de madeira a 1/5 de L(comprimento total da pea) da extremidade da pea.

ESTACAS
As estacas so fabricadas em concreto protendido, utilizando mquinas extrusoras, conferindo ao concreto um alto grau de compactao, caractersticas estas que auxiliam na cravao das estacas. O concreto das estacas tm fck superior a 35MPa/ armadura protendida CP170RB. A solicitao nas estacas refere-se a cargas de servio. A capacidade de carga das estacas indicada no grfico do elemento estrutural, devendo ser verificada pelo calculista de fundaes a capacidade do conjunto solo-estaca em funo das caractersticas geotcnicas do subsolo.

por solda. Consulte quadro abaixo: OBS: Para o dimensionamento da capacidade de carga do conjunto solo-estaca, adotar os procedimentos da NBR 6122.

1/3L

1/5L

3/5L

1/5L

C O M LU V A

Estaca (cm)
16X16 18X18

A (cm)
17,5 19,5 21,5 24,5 27,5 31,5 34,5

H (cm)
40 45

SEO TRANSVERSAL

A (cm)
60

B (cm)
40 32 26

C (cm)
10 9 8
1/5L 3/5L 1/5L

DIAGRAMA ESFORO NORMAL X MOMENTO FLEXOR


MOMENTO FLETOR (KN.m)
60
L7

20X20

50 50 60 65 75 85

50

40

L1 L2 L3 L4 L5 L6 L7

Estaca Estaca Estaca Estaca Estaca Estaca Estaca

16X16 18X18 20X20 23X23 26X26 30X30 33X33

23X23 26X26 30X30 33X33

B A

42

L6

30
L5

A cravao das estacas dever estar de acordo com os


ESTACAS CENTRIFUGADAS
26 24

20
L3 L2 L1

L4

preceitos da norma NBR 6122 e com o Manual de Especificaes de Produtos e Procedimentos ABEF(Associao Brasileira de Empresas de Engenharia de Fundaes e Geotecnia).

10 0
-200 0

MOMENTO FLETOR - MK (TF.M)

200

400

600

800

1000

1200

1400

1600

22 20 18 16 14 12 10 8 6 4 2 0
-50 -40 -30 -20 -10 0 10 20 30 40 50 60 70 80 90 100 110 120 130 140 150 160 170 180 190 200 210 220 230 240 250 260 270 280 290 300

ESFOROS NORMAIS (KN)

ESPECIFICAES TCNICAS
AFASTAMENTO MNIMO DO EIXO DIVISA (cm) AFASTAMENTO MNIMO ENTRE EIXOS (cm) COMPRIMENTOS (m) REA DE SEO DE CONCRETO (cm2)

Capacete

PERMETRO (cm)

CAPACIDADE ESTRUTURAL (tf)

PESO (Kg/m)

SEO (cm)

2cm
ESFORO NORMAL - NK (TF)

16 x 16 18 x 18 20 x 20 23 x 23 26 x 26 30 x 30 33 x 33

25 35 45 60 75 100 120

64 81 100 132 169 225 273

256 324 400 529 676 900 1089

64 72 80 92 104 120 132

30 30 30 35 40 45 45

40 45 50 60 65 75 85

6 8 10 6 8 10 12 6 8 10 12 6 8 10 12 6 8 10 12 6 8 10 12 6 8 10 12

Estaca 2 Elemento Anel Solda Anel Estaca 1 Elemento

Madeira de 2 cm ou 2 Placas de Madeirit 12 mm

ESTACA 42 - NK X MK ESTACA 50 - NK X MK ESTACA 60 - NK X MK

24

25

SUPERESTRUTURA

SUPERESTRUTURA

VIGAS BALDRAME
Servem de apoio para paredes de alvenaria ou prfabricadas. As vigas-baldrame podem ser moldadas in loco ou pr-fabricadas. A solidarizao com a fundao feita atravs de barras de ao.

VIGAS I
Em concreto protendido. Utilizadas normalmente como apoio de caminho de pontes rolantes, apoio de lajes, apoio de paredes de alvenaria ou pr-fabricadas e como vigas de fechamento para grandes vos.

VIGAS T
Em concreto protendido ou armado as vigas com seo T so utilizadas normalmente para apoio de lajes.

viga-baldrame

A 10 B

20

20

DIMENSES USUAIS: Base 40cm 40cm 40cm 40cm 50cm 50cm Altura 80 cm 90 c m 105cm 120cm 130cm 140cm

DIMENSES: A 10cm 15cm 20cm C 25cm 30cm 40cm 50cm B 25cm 35cm 45cm 55cm 65cm

PILARES
Em concreto armado, os pilares possuem, quando necessrio, duto central para escoamento das guas pluviais, e consolos para apoio das vigas. Os consolos podem ser de forma trapezoidal ou retangular. As dimenses transversais dos pilares podem variar de 5 cm em 5 cm.

Os detalhes de fixao do trilho com a viga devero ser estudados com o fabricante da ponte rolante.

26

27

SUPERESTRUTURA

SUPERESTRUTURA

L A J E S A LV E O L A R E S
As lajes alveolares protendidas apresentam alta resistncia e grande durabilidade devido ao moderno processo produtivo por extruso gerar um alto grau de compactao do concreto.

INFORMAES ADICIONAIS
- O concreto do capeamento dever ter fck = 30MPa e espessura mnima de 5cm; - Sobrecarga= SC acidental + SC permanente (no incluso capeamento nem o peso prprio da laje);
30 28 26 24 22 20 18 16 14 12 10 8 6 4 2 0
4,25 4,75 5,25 5,75 6,25 6,75 4,5 5,5 6,5 4 5 6 7
VO (m)

Lajes sem enchimento dos alvolos. Lajes com necessidade de preenchimento em concreto de dois alvolos nas duas extremidades com comprimentos definidos na fase de projeto.
60 55 50 45 40 35 30 25 20 15 10 5 0 5 6 7 8 9 10

LP15
SOBRECARGA (kN/m)

SOBRECARGA (kN/m)

Espessura: 15 cm Apoio Mn.: 8 cm

LP32
Espessura: 32 cm Apoio Mn.: 15 cm

LAJES TT
(sob consulta)
VO (m)

7,25

7,75

8,25

8,75

7,5

8,5

11

12

13

14
125

15

16

17

125 15
32

11.8

14.2

PESO= 240 Kg/m


40 36 32
SOBRECARGA (kN/m)

2
75 70 65 60 55 50 45 40 35 30 25 20 15 10 5 0 5 6 7 8 9 10 11 12

19.7

28.3

PESO = 400 Kg/m

LP20
SOBRECARGA (kN/m)

28 24 20 16 12 8 4 0 4 4,5 5 5,5 6 6,5 7 7,5


VO (m)

Espessura: 20 cm Apoio Mn.: 10 cm

LP40
Espessura: 40 cm Apoio Mn.: 20 cm
53.25 5 VARIVEL 0.5 _ < 60 18.5

250 106.5 18.5 53.25

0.5

57.25 13 14 15
125

114.5 10.5 125 10.5

57.25 62.5

8,5

9,5

10 10,5 11

16

17

18

62.5

VO (m)

125
20

Para a montagem deve ser utilizada um perfil I metlico, com capacidade compatvel e garras ou cabos para iamento das lajes.
SOBRECARGA (kN/m)

15.25

18.9

LAJES MACIAS
20.30 28.30

PESO = 260 Kg/m


60 55 50 45 40 35 30 25 20 15 10 5 0 4 5 6 7 8 9 10
VO (m)

2
80 75 70 65 60 55 50 45 40 35 30 25 20 15 10 5 0

40

PESO = 420 Kg/m

LP26,5
SOBRECARGA (kN/m)

LP50
Espessura: 50 cm Apoio Mn.: 25 cm

Espessura: 26,5 cm Apoio Mn.: 12,5 cm

Hairpin
5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17
125

11

12
125

13

14

15

18

19

20

VO (m)

Armaduras posicionadas nas lajes pr-fabricadas para garantir maior aderncia entre a pea pr-

26,5

< 100cm -

< 100cm -

17.7

22.4

PESO = 340 Kg/m

LP 50
20.05 28.3

50

fabricada e o capeamento
2

PESO = 600 Kg/m

(concreto "in loco")

28

29

SUPERESTRUTURA SUPERESTRUTURA

COBERTURA

ESCADAS
LAJE ESCADA Com largura de 125 cm e vo mximo de 500 cm. Como padro so adotados degraus de 32 cm x 18 cm e desnvel de at 160 cm, 9 degraus por lance. Demais medidas sob consulta.

SISTEMA DE CONDUTORES PLUVIAIS


As guas pluviais so coletadas pelas vigas-telha W e escoam at as vigas-calha. A contra-flecha destas vigas garante o escoamento das guas at os dutos dos pilares. A sada do condutor pluvial do pilar posicionada logo acima do colarinho da fundao, em qualquer das quatro faces.

COBERTURA COM BEIRAL


Quando desejado, o escoamento das guas pluviais do balano para a viga-calha permitido pelo enchimento de argamassa sobre o balano da viga-telha. Balanos maiores
tubo de pvc

sob consulta.

Balano de 125 cm nas vigas-calha e nas vigas-telha W.

ESCADA PARALELA A escada com largura maior que 125 cm formada por degraus, patamares e vigas independentes. Demais medidas sob consulta.
sada colarinho

Balano de 250 cm nas vigas-calha e nas vigas-telha W.

30

31

COBERTURA

COBERTURA

COBERTURA EM DESNVEL E BRISES


COBERTURA EM DESNVEL A colocao de veneziana possibilita a ventilao e a iluminao interna da obra.

VIGAS -CALHA
VC80 - VC105 - VC120 e VC140 Em concreto protendido, seo "I". So utilizadas como apoio das vigas-telha W.

VIGAS | TELHA W
Em concreto protendido para coberturas, onde o escoamento das guas pluviais garantido pela contraflecha. As vigas-telha W so solidarizadas entre si por (30 Kgf/m) para carga acidental e de 0,20 KN/m (20Kgf/m) para instalaes suspensas. Entre as vigastelha W podero ser colocados pendurais para fixao de forros, luminrias, tubulaes, etc. A carga mxima admissvel de 0,25 KN (25 Kgf) por metro linear de viga W e de 0,5 KN (50 Kgf) por pendural.
PESO PRPRIO (Kgf/m) VO(m) BALANO

Valores mximos admissveis:


COMPRIMENTO(m)

solda eltrica. A sobrecarga admissvel de 0,30 KN/m


TIPO

W34 W53 W53E

15,00 20,00 25,00

120 150 180

4,00 5,00 6,00

18,00 21,00 25,00

W 34 34 cm

W 53 53 cm 125 cm

VC60 Em concreto protendido, seo "U". Utilizadas como apoio das vigas-telha W ou outros tipos de cobertura.

125 cm

VIGAS - TELHA W

VIGAS - CALHA

TIPO

VO (m)

TIPO
VC 60 VC 80 VC 105 VC 120 VC 140
VC 60 VC 80 VC 105 VC 120 VC 140 VC 60 VC 80 VC 105 VC 120 VC 140

VOS (m) CENTRAL EXTREMA


12,25 17,50 18,75 22,50 25,00 11,25 16,25 17,50 21,25 25,00 12,50 15,00 17,50 20,00 25,00 10,00 12,50 15,00 20,00 23,75 8,75 11,25 12,50 17,50 21,25 11,25 13,75 17,50 21,25 25,00 10,00 12,50 16,25 20,00 23,75
10,00 11,25 15,00 18,75 22,50 7,50 10,00 12,50 15,00 20,00

W34

10,00

BRISES So placas de concreto pr-fabricados utilizadas nas fachadas para sombreamento. A altura e largura padres so de 125cm.

W34

12,50

W34

15,00

W53

20,00

VC 60 VC 80 VC 105 VC 120 VC 140

W53E

25,00

VC 60 VC 80 VC 105 VC 120 VC 140

6,25 8,75 10,00 11,25 16,25

Os vos apresentados referem-se s distncias entre os eixos de pilares. Outras modulaes devero ser mltiplas de 1,25m ou de 2,50m quando forem utilizados os painis e lajes alveolares ou TT. Admitem-se balanos de at 2,50m de vigas-telha W sobre as vigas-calha de extrema. Balanos maiores sob consulta.

32

33

COBERTURA

DOMOS

UTILIZAO DAS PLACAS DE ACABAMENTO


1
PLACA DE ACABAMENTO SUPERIOR PLACA DE FECHAMENTO SUPERIOR

PLACA DE ACABAMENTO SUPERIOR

PLACA DE FECHAMENTO SUPERIOR

ABA
VIGA-TELHA W

PAINEL ALVEOLAR

DOMOS*
Utilizados para garantir uma e ventilao e iluminao natural ao ambiente, aumentando o conforto trmico. So produzidas em plstico reforado com fibra de vidro, na cor

PLACA DE ACABAMENTO SUPERIOR

PLACAS DE FECHAMENTO SUPERIOR

PLACA DE FECHAMENTO INFERIOR COM VENTILAO

branco semi-leitoso.

TIPOS DE DOMOS Domos Convencional Ventilado Para ambientes onde existe a necessidade da sada de ar quente e a entrada de iluminao natural.

VIGA-TELHA W

Domos Convencional Fechado Usados em ambientes que no exigem vazo de ar quente, mas necessitam exclusivamente de translucidez natural para reduzir o custo de energia eltrica.
PLACA DE ACABAMENTO DO DOMO

DOMO

6
IMPERMEABILIZAO DAS VIGAS-TELHA W A impermeabilizao das juntas entre as vigas-telha W feita por manta asfltica alumizada. Domo Exaustor 70 Oferece iluminao e conforto trmico ideal para edificaes industriais onde h necessidade de maior sada de ar quente.

PAINEL ALVEOLAR

* Produzido e aplicado por fornecedores indicados pela Cassol.

34

35

SUPERESTRUTURA

FECHAMENTO L ATERAL

SISTEMA MISTO
Cobertura em estrutura de concreto com a combinao telha de concreto "W" com telhas metlicas autoportantes. A sobrecarga admissvel de 0,20 KN/m (20 kgf/m) para carga acidental e 0,20 KN/m (20 kgf/m) para instalaes suspensas (cargas diferentes sob consulta).

PAV I L H O P R - L E V E
C O RT E T R A N S V E R S A L

PA I N I S A LV E O L A R E S
Os painis alveolares so utilizados como paredes e podem ser dispostos tanto na horizontal como na vertical. A sua face externa poder ser revestida com granilha e as juntas so calafetadas com silicone. solidarizado atravs de elementos metlicos galvanizados a fogo. As dimenses mximas admissveis dos painis so de 10,00 m de comprimento para espessura de 15cm e 12,00 m de comprimento para espessura de 20cm.

FECHAMENTO L ATERAL C O M PA I N I S A LV E O L A R E S
Os painis alveolares so produzidos em concreto protendido pelo mtodo de extruso. Devido existncia dos alvolos, este fechamento propicia um melhor conforto trmico. A utilizao do painel alveolar conjugado com alvenaria permite ventilao atravs do desalinhamento entre as paredes.

VIGAS - TELHA W TIPO VO (m)

TELHA METLICA VO (m) 10 m

VIGAS - CALHA 15 m 20 m 25 m

Detalhe do apoio das teras nas tesouras

LP 15

Comprimentos maiores sob consulta.

W34 W34 W34 W53 W53 W53E

6 8 10 12 14 16

5 5 5 5 5 5

VC I80 VC I80 VC I80 VC I80 VC I80 VC I80

VC I80 VC I80 VC I80 VC I80

VC I105 VC I105 VC I105 VC I105

VC I105 VC I105 VC I120 VC I120 sob consulta sob consulta

VC I105 VC I120 VC I105 VC I120

A estrutura composta de vigas e teras de concreto protendido. Para a cobertura podem ser adotadas telhas metlicas ou placas cimentcias.

TIPO W34 W53 W53E telha metlica

peso - prprio kgf/m 120 150 180 6,6

PERSPECTIVA

O fechamento lateral pode ser feito com placas pr-fabricadas ou alvenaria. Modulaes Usuais:

2 PESO = 260 Kgf/m ( sem granilha) 2 PESO = 290 Kgf/m ( com granilha)

DETALHE DE FIXAO PARA PAINEL TT NA VIGA I

15 15

Vigas Protendidas ou Tesouras Vos das tesouras: 10.00m, 12.50m, 15.00m, 17.50m, 20.00m, 22.50m e 25.00m (vos maiores sob consulta) Espaamento dos pilares: 6.00m, 8.00m, 10.00m, 12.00m e 15.00m.
2 PESO = 240 Kgf/m ( sem granilha) 2 PESO = 270 Kgf/m ( com granilha)

15

10

PAINEL TT

36

66

125 125

PF1E COM PORCA E ARRUELA 80mm GALVANIZADA

37

FECHAMENTO LATERAL

125 125

20 20

Fechamento Lateral com Painis TT (sob consulta).

34

OUTROS

GALERIAS CELUL ARES


So normalmente utilizadas para canalizao de crregos ou para tubulaes subterrneas.
5 105 95 5

ARQUIBANCADAS
So estruturas compostas por bancos de concreto armado, possuem o formato T deitado e so apoiados sobre vigas inclinadas.

PONTES / VIADUTOS
Estrutura formada por vigas protendidas, pr-lajes macias e guarda-rodas pr-fabricados.

GALERIA
120 X 120 150 X 150 200 X 200 250 X 250 200 X 300 250 X 200

A(cm)
120 150 200 250 200 250

B(cm)
120 150 200 250 300 200

PA S S A R E L A S
So utilizadas para a travessia de pedestres sobre rodovias. Sua estrutura definida em funo do comprimento dos vos a serem vencidos.

VAR. < 60

PARA VOS AT 15 METROS. Estrutura pr-fabricada composta por lajes alveolares e pilares.

PARA VOS AT 25 METROS. Estrutura pr-fabricada composta por lajes macias, pilares e vigas protendidas.

GALERIAS ESPECIAIS

VAR. < 28

12

15

<100 VAR.

galerias celulares, garantindo maior flexibilidade.

Obs.: Vos maiores sob consulta.

38

39

OUTROS

Para sobrecarga e vos maiores e variveis, substituem as

12 8 5. 74.0 0 5. 7 9 0 12 8 5. 74.0 0 5. 7 9 0
NMEROS

Nmeros

NMEROS

CASSOL PR-FABRICADOS LTDA PRODUO


Em M

RELATRIO FINANCEIRO
Em R$ 1.000,00

2005
R$
100.814,00 89.295,00 12.116,00 55.938,00 14.769,00 30.236,00

2006
%
100 100 100 100 100 100

2007
R$
146.125,00 132.184,00 13.304,00 79.294,00 24.031,00 36.860,00

2005
M %
100 100 100 100

2006
M %

2007
M %

INFORMAES FINANCEIRAS
Receitas Brutas Receitas Lquidas Circulante Lquido Ativo Total Imobilizado Patrimnio Lquido

R$
131.500,00 120.557,00 19.962,00 64.628,00 15.925,00 40.109,00

%
130,44 135,01 164,76 115,54 107,83 132,65

%
144,95 148,03 109,81 141,75 162,71 121,91

VOLUME CONCRETADO
Canoas (RS) So Jos (SC) Araucria (PR) Soropdica (RJ) Monte Mor (SP) TOTAL

12.349,00 33.168,00 44.148,00 21.800,00 111.465,00

16.413,00 132,91 28.247,00 40.755,00 85,16 92,31

22.824,00 184,82 36.843,00 111,08 41.970,00 1.686,00 95,07 30.467,00 139,76

22.031,00 101,06

100

107.446,00

96,39

133.790,00 120,03

INFORMAES FINANCEIRAS (em R$ 1.000) 160.000 140.000

EVOLUO DA PRODUO (em 1.000 m) 160 140 120 100 80 60 40 20 0 Canoas RS So Jos SC Araucria PR Seropdica RJ Monte Mor SP
2005 2006

120.000 100.000 80.000 60.000 40.000 20.000 0 Receitas Brutas Receitas Lquidas Circulante Lquido Ativo Total Imobilizado
2005

Patrimnio Lquido
2006 2007

Total
INFORMAES SOCIAIS E TRIBUTRIAS
Encargos Sociais Contribuies Sociais Impostos

2005
2007

2006
% R$
4.118,00 7.340,00 7.396,00

2007
R$
5.385,00 8.582,00 8.457,00

R$
3.360,00 5.597,00 4.877,00

%
122,56 131,14 151,65

%
160,27 153,33 173,41

100 100 100

FATURAMENTO (em R$ 1.000,00)


160.000

FATURAMENTO (em R$ 1.000)

INFORMAES SOCIAIS E TRIBUTRIAS (em R$ 1.000) 10.000 8.000 6.000 4.000 2.000 0

MERCANTIL

OBRAS
72.734,90

TOTAL
99.414,35

140.000 120.000

2005 2006 2007

26.679,44

100.000 80.000

28.479,31

100.544,76

129.024,07

60.000 40.000

31.188,07

114.814,26

146.002,33

20.000 0

2005
Mercantil

2006
Obras

2007
Total

Encargos Sociais
2005

Contribuies Sociais
2006

Impostos

2007

42

Potrebbero piacerti anche