Sei sulla pagina 1di 6

MALA DIRETA E ETIQUETAS

1 - Criar base de dados O BrOffice.org possui suporte a vrios tipos de banco de dados. Neste tutorial vamos abordar apenas o uso de Planilhas simples como base de dados. Abra uma planilha do BrOffice.org , digite seus dados (utilizados na etiqueta) e salve. 2 - Ativar base de dados Depois que criou sua base de dados, necessrio fazer com que o BrOffice.org reconhea esse arquivo como um banco de dados. Para isso, siga os passos abaixo: Clique em Arquivo > Novo > Banco de Dados. Na tela que vai aparecer, na opo Conectar a um banco e dados existentes, escolha planilha e clique em prximo.

Na prxima tela, procure pela planilha que voc criou, atravs do boto procurar, e depois clique em prximo.

Na prxima tela, deixe marcado apenas a opo Sim, registre o banco de dados para mim. Clique em prximo.

Na ltima tela, apenas d um nome para o arquivo de banco de dados criado.

Feito isso, sua base de dados estar ativada. Agora voc poder usar esta base de dados para vrias finalidades, dentre elas, a criao de etiquetas. 4 - Criar as etiquetas usando a base de dados V em Arquivo > Novo > Etiquetas Ir aparecer a tela de criao da etiqueta, conforme abaixo:

No campo Banco de Dados, escolha o Banco que voc criou. (voc poderia escolher qualquer outro banco). No campo Tabela, escolha Dados Pessoais (voc poderia escolher qualquer outra tabela). Em Campo do Banco de Dados, escolha Nome. Clique na seta que aponta para a rea Inscrio. Faa o mesmo, colocando um em baixo do outro, com os campos Endereo e Telefone. Escolha a marca e tipo. :

Na aba Formato voc vai ver o formato de sua etiqueta.

Na aba Opes, voc pode definir como ser impresso a sua etiqueta (Pgina inteira ou Etiqueta simples). Caso deseje fazer alteraes nas etiquetas como: inserir figura ou desenho, marque a opo Sincronizar contedo. Assim, poderemos inserir uma figura, um desenho, ou qualquer outra informao, de tal forma que atualize todas as etiquetas.

Basta apenas clicar em Novo Documento e as etiquetas esto prontas. Salve este arquivo com o nome que desejar.

Se voc marcou a opo Sincronizar contedo, coloque uma figura, desenho ou texto, e clique na janela Sincronizar contedo que todas as outras etiquetas sero atualizadas.

Basta apenas salvar o documento e mandar imprimir. 5 - Imprimir Ao mandar imprimir deve aparecer uma tela que ir informar que seu documento contm campos de banco de dados. Clique em sim.

Na prxima tela, no campo Registros voc pode marcar a opo Todos para imprimir todos os registos. Pode marcar a opo De: para imprimir um intervalo de registros. Ou,se for o caso, usando simultaneamente a tecla ctrl+mouse, selecione para impresso apenas os registros que voc desejar.

Feito isso, s ir buscar na impressora as etiquetas.

Potrebbero piacerti anche