Sei sulla pagina 1di 6

3.3.

Esquema Explicativo de como Elaborar uma Resenha A Resenha Fase 1: A Leitura Dirigida Passo 1: Faa a leitura do texto sem sublinhar nada, para identificar aidia/mensagem central. Ao final pergunte -se: qual aidia/mensagem principal do texto? E as secundrias? Do que tratao texto? Se voc no conseguir responder a essas perguntas, leianovamente. Se responder, passe para o segundo momento. Passo 2: Leia novamente o texto para destacar os trechos significativos e representativos da idia central, o s argumentos, oscomentrios do autor e informaes complementares. Observe aestrutura dos pargrafos e perceba a relao coesiva que existeentre eles. Agora sublinhe, marque, faa os destaques dospargrafos significativos. A Resenha Fase 2: O Momento de Re sumir Passo 3: Faa uma capa e uma folha de rosto para a sua resenha. Passo 4: Comece escrevendo a Referncia Bibliogrfica do texto

segundo as normas da ABNT (verificar normas no item 3.1). Passo 5 : Comece fazendo um resumo, sintetizando o contedo do texto. Use sempre o verbo na terceira pessoa.

Sugestes:

Dicas para resumir. 1)Seja fiel s idias do autor: fidelidade e objetividade so instrumentos importantes; 2)Desenhe o fio condutor do texto: apresente o plano lgico utilizado pelo autor; 3)Procure sintetizar as idias: conceitos fundamentais e idias centrais.
Passo 6: Faa citaes do autor para fundamentar melhor as idias

dos trechos que marcou, que sublinhou. Aps cada trecho coloque o nmero da pgina entre parnteses. Exemplo:Refere que: as relaes humanas devem ser preservadas(p.23).

A Resenha Fase 3: O Momento das idias pessoais Passo 7: Faa agora seus comentrios sobre o que entendeu e como entendeu o texto. Escreva sua opinio, seu entendimentosobre as idias contidas no texto. Faa referncia a outros autoreslidos. Use o verbo na primeira pessoa.

Sugestes:

1.Trata-se de uma avaliao que o resenhista faz do trabalhoanalisado, destacando aspectos positivos e negativos domesmo; 2.Pode-se iniciar mostrando se o autor conseguiu alcanar os objetivos a que se props; 3.Pode-se demonstrar se o tema tratado pelo autor relevante e se apresenta originalidade (conhecimentos novos); 4. Pode-se explicitar falhas, incoerncias e limitaes na abordagem adotada pelo autor. 14 Baseando-se em Lakatos e Marconi, apresentamos a seguinte Estrutura de Resenha : 01.Referncia Bibliogrfica; 02.Credenciais do autor: informaes gerais sobre o autor; 03.Conhecimento explicitado e detalhado do contedo da obra; 04.Concluses do autor da obra lida; 05.Apreciao pessoal: julgamento da obra, seu mrito, estilo, forma e pblico alvo.

Exemplo III:

1)REFERNCIA DA OBRA PEREIRA, J. B. B. Cor, profisso e mobilidade: o negro e o rdio de So Paulo. So Paulo: Pioneira, EDUSP, 1967. 285p. 2) CREDENCIAIS DA AUTORIA Joo Baptista Borges brasileiro. Graduou -se em Cincias Sociais pelaUSP.Obteve o grau de mestre na Escola Ps -Graduada de Cincias Sociais, daFundao Escola de Sociologia e Poltica de So Paulo; doutorouse pela Faculdadede Cincias e Letras da Universidade de So Paulo, sendo atualmente titular deAntropologia e chefe do Departamento de Cincias Sociais. Publicou as seguintes obras: Italianos no Mundo Rural Paulista e A Escola Secundaria numa Sociedade em Mudana. 3)CONHECIMENTO DETALHADO DA OBRA LIDA Depois da Primeira Grande Guerra Mundial inicia -se no Brasil o processo deindustrializao. E ao Brasil rural, cuja sociedade se divide em estamentos, contrape-se num Brasil urbano,cuja sociedade e de classe. Alm do crescimento natural, as populaes aumentam tambm o resultadodas migraes internas, que comeam a existir e, sobretudo, devido migraoestrangeira modificam o panorama tnico brasileiro. Modifica -se a pirmide social e asRevolues de 22, 24 e 30 atestam tal fato. O operariado aumenta em proporosuperior da populao, a publicidade comea a entrar em como estimuladora deconsumo. Como conseqncia dessas mudanas, a estrutura ocupacional se amplia ediversifica, abrindo nova s oportunidades de trabalho remunerado e fazendo surgirnovas profisses. Cor, nacionalidade, posio de famlia, fortuna e grau deescolaridade passam a ser fatores de posicionamento dos indivduos nos novosgrupos sociais. dentro desse quadro de efervesc ncia que surge e se desenvolve a radiodifuso. O rdio surgiu no Brasil como uma proposta educacional. Posteriormente, arealidade de seus altos custos obrigou que se recorresse publicidade como fonte dereceita. Por outro lado, o desenvolvimento industria l fazia necessria a procura denovas mdias, e o rdio oferecia -se como adequado para tal. Trs grupos, externos ao rdio mas a ele ligados, exercem influencias sobreseus rumos: os anunciantes, os publicitrios e o pblico. O anunciante pode tentarinfluir no padro da emissora, pois de seu interesse que a emissora obtenha boaaudincia. O publicitrio atua como intermedirio entre a emissora e o anunciante. Opblico atua de varias maneiras, de acordo com seu grau de interesse e participao.Amaioria s inf lui na programao numericamente, detectada atravs de pesquisa deaudincia. Uma pequena parcela participa atravs de cartas e telefonemas e outra,ainda menor, comparece aos auditrios. Por fim, existem os calouros e f-clubes.

O rdio, como estrutura empresarial, divide-se em trs setores: administrativo,tcnico e programtico, sendo que, nesse ltimo, a hierarquia no segue os padresformais, inexistindo a correspondncia entre cargo e poder. Tambm nesse setoraparecem oportunidades profissionais para aqueles que no tem escolaridade neminformaes tcnicas. O censo de 1950 acusava 37,5% da populao brasileira como sendo de cor,11,2% do Estado de So Paulo e 10,2% da populao do municpio de So Paulo.Para os indivduos de cor, a integrao no sistem a scio-econmico difcil, sendo asposies de maior destaque e melhor remunerao obtida mais facilmente pelosbrancos. Contudo, no setor programtico da rdio, em especial como cantor popular, onegro encontra possibilidade de participao e ascenso. Tambm a freqncia a programa de calouro importante. Alguns indivduosa vem como possibilidade de entrar para o meio radiofnico como profissionais,embora, na realidade, a porcentagem de aproveitamento desses elementos sejainexpressiva. Outros, mesmo conscientes dessa impossibilidade, apresentam -se comocalouros para obter uma compensao de sua realidade cotidiana, que lhe oferecidapelo contato com pessoas famosas e por uma notoriedade momentnea quando seapresenta no programa e visto, se v aplaudido . Entre as dificuldades que o negro encontra em penetrar no rdio, poucosentrevistados se referem cor como fator de influncia. Atribuem essa dificuldade falta de instruo, falta de padrinho e falta de talento. Tanto entre profissionais comoentre calouros, o tema cor um tabu, existindo pouca conscincia dos problemasraciais. Os negros que obtm sucesso servem como mitos e incentivos aos quebuscam.A partir da dcada de 20 surgem no meio musical brasileiro uma procura das razes nacionais em contraposio aos valores europeus. Nesse contexto, a msicanegra obtm aceitao e destaque. A expanso do rdio colaborou para difuso damsica urbana, permitindo maior destaque para musica de origem negra divulgadaatravs do rdio. A revalorizao da msica e de todo complexo cultural a ela ligadotrouxe consigo a valorizao do elemento humano identificado com ela: o negro. 4)CONCLUSES DO AUTOR DA OBRA LIDA O meio radiofnico representa uma rea de excepcional aproveitamentoprofissional do negro ao mulato, em bora existam algumas resistncias, manifestas ouno, ampliao das atividades desses elementos humanos nesse meio e no campoocupacional adjacente. Esse aproveitamento excepcional sobretudo no que se referes possibilidades de acesso do homem de cor a inditas e variadas oportunidadesexistentes em nossa sociedade para os que se dedicam profisso de radialista.

No todo da sociedade brasileira, o negro enfrenta dois estgios de barreiras sua ascenso: o primeiro representado por fatores sociais e educacionais, resultantesdo fato de pertencer o negro, geralmente, s camadas sociais mais baixas dapopulao; o segundo estgio, que se refere ao problema racial propriamente dito,atinge apenasaqueles indivduos que obtiveram condies profissionais de competirem reas mais destacadas da atividade profissional, e que so uma minoria. O primeiro passo na marcha-ascensional da carreira de radialista negrorefere-se ao fator econmico. Ao obter uma remunerao melhor, ele procura adquirirbens de consumo e smbolos de status, tais como: uma moradia melhor do quepossua anteriormente, eletrodomsticos, roupa s etc. Num segundo momento vem apreocupao com a instruo de filhos, pois ele acredita que o problema do negro nasociedade brasileira seja, sobretudo, um problema de falta de instruo. Vem a seguiro lazer, em especial as viagens de frias. A poupana no foi detectada com um fatormarcante nas aspiraes e praticas do grupo estudado. Estas conquistas so resultados que o homem de cor obteria com outrasprofisses, caso lhe fosse possvel alcanar nelas o mesmo nvel de rendimentoeconmico. Como resultados diretos de sua atividade de radialista, o negro obtmpopularidade e destaque, bem como a possibilidade de viajar, algumas vezes at parao exterior. Por outro lado, se no plano profissional ele recebe dos colegas um tratamentode igualdade e cordialidade, esse relacionamento no se estende para fora doambiente profissional. A profisso de radialista alvo de esteretipos negativos quanto a moralidade.Desta maneira, o negro radialista duplamente atingido pelos esteretipos: por sernegro e por ser radialista. Finalizando, verifica-se que, nos primeiros estgios de sua carreira, o negroradialista vivea euforia dos bens materiais obtidos, e somentenum estgio posteriorele descobreque essa ascenso econmica no corresponde a uma ascenso social.

5)APRECIAO PESSOAL DO RESENHISTA Entendo que se trata de obra de cuidadoso rigor metodolgico, que explora econclui sobre os problemas que se prope a estudar, sem desvios ou distores.Utiliza vrias tcnicas de coletas de dados, obtendo assim maior riqueza de informaes. uma obra original e valiosa porque aborda um dos tabus da sociedade brasileira: o preconceito racial e a situao do negr o. Apresentados no estilo simples e claro, os resultados e anlise destespermitem, inclusive extrapolaes para outros campos de atividade que no o rdio,logicamente se respeitadas as peculiaridades de cada atividade. Esta obra apresenta especial interess e para estudantes e pesquisadores deSociologia, Antropologia, Etnografia e Comunicao Social. Pode ser utilizada tantopara alunos de graduao e como de ps -graduao, pois apresenta linguagemsimples, sendo tambm til como modelo, do ponto de vista metodolgico

Potrebbero piacerti anche