Sei sulla pagina 1di 8

Relatrio Experimentos da II unidade

Trabalho desenvolvido pelos alunos Andreza Pires, Arthur Esdras, Debora Rezende, Jade Saba e Lucas Moura; do curso Tcnico em Informtica integrado 3 ano, solicitado pelo professor de fsica Dielson Horenfeld.

ndice
Resistncia e Lei de Ohm ........................................................................................................................ 3 Resistores e Associao em srie ............................................................................................................ 3 Procedimentos Experimentais ................................................................................................................ 4 Experimento 1 - Lei de Ohm Painel ...................................................................................................... 4 Experimento 2 - Identificao de um resistor no hmico Painel ................................................... 5 Resultados Obtidos ................................................................................................................................. 5 Concluso ................................................................................................................................................ 8 Referncias .............................................................................................................................................. 8

Resistncia e Lei de Ohm

A resistncia a dificuldade que uma corrente eltrica encontra ao tentar passar por um fio condutor. A resistncia pode ser constante ou no, dependendo do condutor, podendo ser ele hmico ou no. Para os condutores hmicos o Fsico alemo Georg Simon Ohm (por isso a designao hmico), atravs de experimentos estabeleceu que apesar da resistncia de alguns condutores depender da tenso aplicada a eles, os condutores metlicos, se forem mantidos a uma temperatura constante, ter uma resistncia constante. Lei de Ohm: Para um condutor metlico mantido a temperatura constante, a resistncia constante:

Onde U a tenso, i a corrente e R a resistncia que constante. (Fonte: Universo da fsica 3, SAMPAIO, Jos e CALADA, Caio.) Enquanto que nos hmicos possvel, atravs da manipulao da temperatura, estabelecer uma resistncia constante, nos no hmicos no possvel. Dessa maneira sua resistncia ir variar proporcionalmente a tenso aplicada a ele.

Resistores e Associao em srie

Os resistores so condutores hmicos que possuem uma resistncia significativa que podem estar organizados em um circuito de tal forma que, podem estar em srie, em paralelo ou em uma mistura de ambos os modos. Estar em srie significa dizer que os resistores possuem terminais comuns e esto sendo percorridos por uma mesma corrente eltrica, ou seja, o terminal de entrada do resistor seguinte est conectado ao terminal de sada do resistor anterior. Devido a isto, derivam-se os resultados: A tenso total U na associao igual soma das tenses parciais dos resistores associados. Essa tenso total
3

fornecida pelo gerador. (SAMPAIO & CALADA, 2004). Tendo a resistncia total (ou tambm chamada equivalente) da associao de tais resistores equivalente soma das resistncias associadas. Enquanto que estar associado em paralelo se d quando dois ou mais resistores tm seus terminais ligados ao mesmo d.d.p. (diferencial de potencial) de maneira a oferecer caminhos diferentes mesma corrente.

Procedimentos Experimentais

Experimento 1 - Lei de Ohm Painel

Nesse experimento tomamos como objetivo geral determinar a relao entre a diferena de potencial aplicada aos extremos de um resistor e a intensidade de corrente que circula pela mesma, construir a curva caracterstica da um resistor hmico e Identificar um resistor hmico. Utilizamos um painel acrlico para associaes de resistores Amorim (1), uma fonte de alimentao CC regulvel

6028/MMECL (2), um galvanmetro 1000-100 mA e quatro conexes de fios com pinos de presso. Conectamos uma extremidade do primeiro fio condutor no resistor R3 do painel acrlico de resistores Amorim e a outra extremidade do fio ao
Fotografia 1

polo negativo do galvanmetro, em seguida conectamos uma extremidade do segundo fio ao polo positivo do galvanmetro e a outra extremidade do mesmo fio ao polo positivo da fonte de alimentao CC, depois conectamos do polo negativo da fonte a um polo da chave liga-desliga atravs do terceiro fio condutor e por ultimo conectamos a chave liga-deliga ao resistor R3 do painel acrlico fechando o circuito como na fotografia 1.

Experimento 2 - Identificao de um resistor no hmico Painel

Nesse experimento tomamos como objetivo geral desenvolver habilidade no manuseio do voltmetro, do ampermetro, do ampermetro e do voltmetro modelos standard, construir a curva caracterstica da um resistor no hmico. Utilizamos uma fonte regulvel, um painel acrlico para associao dos resistores, uma conexo com lmpada 12 V/21 W e pinos de presso, uma chave liga-desliga, quatro conexes de fios com pinos banana e um multiteste com fundo de escala prximo a 3 A CC. Conectamos as extremidades da conexo com lmpada aos Resistores R2 e R3, em seguida conectamos o resistor R12 ao polo negativo do multiteste, depois conectamos o polo positivo do multiteste ao polo positivo da fonte, em seguida conectamos o polo negativo da fonte a chave liga-desliga e por ultimo conectamos a chave liga-desliga ao resistor R1 fechando o circuito, como na fotografia 2.
Fotografia 2

Resultados Obtidos

Entre a chave liga-e-desliga, o ampermetro e o resistor, h uma associao em srie, uma vez que eles esto conectados em formao especfica [vide fotografia 3], ligando todos os instrumentos utilizados no circuito. Quando se liga a chave auxiliar do circuito, um fenmeno pode ser observado no miliampermetro: a agulha do mesmo passa at o sexto ponto, deslocando-se para a direita e resultando no valor de 30 mA. Ao se trocar os polos positivos e negativos conectados ao mesmo aparelho, o
Fotografia 3

deslocamento em igual valor ocorre para


5

esquerda. Essa inverso de polaridade acontece, como possvel perceber, graas troca dos polos x e y (positivo e negativo) feita antes de se ligar a chave auxiliar pela segunda vez. O miliampermetro utilizado para tais verificaes permite constatar que se chega ao mesmo valor na inverso dos polos por ser de um modelo especial, ou seja, por possuir um zero no meio da escala. Se o modelo utilizado no mesmo evento fosse standart possuindo um zero esquerda do painel e o ligssemos com as polaridades invertidas, o aparelho seria perdido, uma vez que seus limites mecnicos seriam forados, ainda que tal experimento pudesse ser realizado. Dessa maneira, para que uma corrente continua possa existir, deve-se ligar o aparelho indo do positivo da fonte para o positivo do miliampermetro. A partir do momento em que se ajusta a fonte de alimentao par a 1VCC, possvel notar que o ampermetro marca 0,01 na intensidade da corrente. Aumentando-se gradativamente o valor dessa voltagem, a intensidade da corrente tambm ir aumentar, em igual proporo, o que leva a perceber que a tenso aplicada e a intensidade da corrente esto

diretamente relacionadas, por serem diretamente proporcionais e formarem,


Grfico 1

em grfico, uma reta crescente [vide

grfico 1]. Essa reta crescente, a qual chamamos de resistncia, se mostra constante e com tendncia ao infinito. Assim, se a diferena de potencial aumentar, a corrente eltrica tambm aumentar, evidenciando mais uma vez a relao de proporcionalidade entre elas. Essas caractersticas fazem do resistor trabalhado em questo um resistor hmico, ou seja, que obedece Lei de Ohm, fundamentada experimentalmente pelo fsico Georg Simon Ohm, que comprovou ser a corrente eltrica, em condutor, diretamente proporcional diferena de potencial aplicada sobre a mesma.

Os postulados dessa lei, no entanto, so vlidos somente para condutores hmicos. justamente por isso que, no segundo experimento, que tem por resistor a pequena lmpada, a resistncia varia e no existe mais a proporo vista

anteriormente, j que o dito resistor no mais hmico, alterando assim o grfico 1, gerando o grfico 2 com base nos dados vistos no miliampermetro.
Grfico 2

A diferena entre os dois grficos pode ser explicada pela diferena entre os resistores, sendo o segundo no hmico se desfaz a proporcionalidade entre a corrente e a diferena de potencial, possibilitando a variao da resistncia no sistema como mostrado na tabela 1 e no grfico 3 com base nos dados da mesma tabela.

Tabela 1

Grfico 3

Concluso

Conclumos que no primeiro experimento podemos perceber a Lei de Ohm atravs dos dados levantados e da construo do grfico 1 e de como de fato a resistncia se mantem constante, j no segundo experimento ficou claro que no caso estvamos lidando com um condutor no hmico, visto que sua resistncia no constante e mais detalhadamente o filamento condutor interno da lmpada no obedece a lei de Ohm, pois a medida que aumenta a tenso sua temperatura aumenta.

Referncias
Universo da fsica, 3: ondulatria, eletromagnetismo, fsica moderna / Jos Luiz Sampaio, Caio Srgio Calada. - 2. Ed. So Paulo: Atual, 2005.- (Coleo universo da fsica)
http://vsites.unb.br/iq/kleber/EaD/Eletromagnetismo/LeiOhm/LeideOhm.html (acessado dia 23/07/11 s 21h02min)

Potrebbero piacerti anche