Sei sulla pagina 1di 18

Movimentao de carga e seus riscos associados: breves comentrios

Antonio Fernando Navarro

Inmeros so dos riscos decorrentes da movimentao de cargas. Nas indstrias, cada vez mais empregando processos de modularizao em seus processos produtivos, muitas vezes os riscos no so percebidos com a preciso adequada, razo pela qual apresentamos estes breves comentrios respeito, sob a forma de uma entrevista:

1. Quais so os fatores de riscos que podem surgir durante a movimentao das cargas? Os riscos dependem de vrios fatores como, por exemplo: a) Dimenses da carga transportada; b) Peso da carga transportada; c) Capacidade e dimenses do veculo de transporte; d) Grau de manipulao da carga durante o transporte; e) Acondicionamento da carga; f) Trajeto percorrido pelo veculo transportador; g) Capacidade de suporte do piso por onde transitar a carga e o veculo; h) Forma de posicionamento da carga, se em local definitivo ou no; i) Obstrues que possam representar obstculos nas passagens, como desnveis de piso, existncia de fios eltricos, projeo de construes, existncia de outras cargas depositadas no caminho, entre outras.

2. Como pode ser elaborada a anlise de riscos? A anlise de riscos pode e deve ser elaborada atravs de um plano de rigging, apoiado em uma lista de verificao, a qual contemple cada um dos riscos elencados acima. Para cada um dos riscos devem ser avaliadas as conseqncias e as alternativas mais acessveis. bom ressaltar que uma soluo adotada para uma carga de 50ton no necessariamente deve ser a mesma de uma carga de 5.000ton. Um guindaste sob pneu que tem mais mobilidade e largamente empregado para cargas abaixo de 100ton no deve ser adotado para cargas maiores. Quando a capacidade de suportao do solo baixa pode-se: fracionar a carga (o que custoso e demorado), estivar o caminho por onde trafegar o equipamento ou empregar equipamentos com base de contato com o solo maiores, como a substituio de pneus para lagartas.

3. Existe alguma ferramenta de anlise decisria para definir-se qual a melhor proposta em termos de segurana no transporte? Sim. A primeira e mais importante a da anlise do histrico de ocorrncias de acidentes com carregamentos semelhantes. Afora essa, pode-se desenvolver mtodos de srie de riscos e srie de eventos, modelos de anlise de deciso, que levem em considerao aspectos como: gravidade, urgncia e tendncia, entre outros mtodos. O importante, todavia, que essas consideraes se dem por ocasio da montagem do canteiro de obras. Se as cargas vierem de fabricantes externos, a avaliao deve contemplar aspectos como altura til de viadutos e passarelas, capacidade de suporte da pista de rolamento, horrios de liberao de trnsito, entre outros aspectos to ou mais importantes.

4. Que tipo de acidentes/sinistros pode ocorrer? Nessa rea os acidentes podem ser devidos a vrios problemas, como o rompimento de pontos de pega, ou de cabos de suportao e seus acessrios, impacto com objetos fixos ou mveis e outros. As conseqncias so inevitavelmente o dano s cargas transportadas.

5. Quais so os modais de transporte? As cargas podem ser transportadas manualmente, atravs de equipamentos simples sobre rodas (carrinhos) ou trilhos (vagonetes), atravs de embarcaes, sobre rodas ou lagartas em rodovias, pavimentadas ou no, atravs de canais, rios ou mares ou aereamente.

Carga transportada por carreta em rodovia.

Difcil transporte de carga empregando simultaneamente duas carretas.

Movimentao de carga empregando veculo especial

Movimentao de carga utilizando dollies independentes

Transporte de carga especial sobre carretas com pneus

Transporte de embarcaes sobre balsa.

Veculo sobre lagartas para a movimentao do nibus espacial.

Transporte de mdulos de fbricas, em skids.

Movimentao de cargas em estaleiro.

Movimentao de cargas especiais.

Transporte de plataforma semi-submersvel em navio especial.

Movimentao de carga de delicada geometria sobre veculo apoiado em trilhos ferrovirios.

Acidente provocado pelo rompimento de um cabo com a queda da carga sobre uma tubovia

Tombamento de guindaste durante iamento de carga por quebra de patola.

Queda da carga pela caracterstica da mesma, pela deposio na caamba do caminho e pelas irregularidades do terreno

Tombamento de guindaste porque o solo cedeu sob uma das patolas.

6. Que tipo de inspeo pode ser feita para se evitar acidentes? As inspees podem ser visuais, do ambiente, equipamentos, carga e seu acondicionamento, empregando-se check lists, podem se dar com anlise laboratorial de itens importantes na movimentao, como soldas, acessrios, cabos de ao, entre outros.

Defeitos nos cabos de ao - cabo com alma saltada

Cargas sendo movimentadas em polias

examinar a parte do cabo que passa sobre a polia para verificar: existncia de arames partidos; sinais de desgaste; indcios de corroso.

verificar sinais de deformao verificar o dimetro do cabo. verificar a existncia de falhas de enrolamento que causem deformaes e desgaste, que podem ser graves nas posies de desvio transversal. verificar deformaes causadas pelo alvio repentino de tenso.

Posicionamento dos grampos de fixao

CERTO

ERRADO

ERRADO

Emendas com grampos


ERRADO

CERTO

Eficincia dos olhais

COM CLIPS 80 %

TRANADO A MO 70 %

Tipo de defeito Dobra devido ao mau estado de conservao do cabo de ao

Tipo de defeito Gaiola de Passarinho

Tipo de defeito Destranamento de Perna do cabo

Tipo de defeito Reduo do dimetro do cabo

Aplicao de manilhas de carga no iamento de cargas

Risco da manilha soltar-se

ngulo onde a manilha no confivel

Inspeo em ganchos
DESGASTE E TRINCAS

TRINCAS

TRAVA E MOLA

DESGASTE, TRINCAS E DEFORMAES

Acidente devido a mau acondicionamento da carga e a cintas que no fixavam a carga como um todo

Deslocamento de veculo sobre terreno com baixa capacidade de suporte

Emprego de guindastes para a movimentao de cargas

Iamentos com mltiplos guindastes

Potrebbero piacerti anche